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Corrente raspando deore 20v

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dagspina Ver Drop Down


Registrado: 25 Mar 2015
Jandira
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    Enviado: 22 Nov 2015 as 03:58
Pessoal, troquei minha relação que era de 27v, por um grupo deore de 20v m610, troquei absolutamente tudo, não houve nenhuma "gambiarra".
Pois bem, notei que quando uso pinhão de 11d com coroa de 24d a corrente raspa muito pouco no câmbio dianteiro.
Se uso pinhão de 36d com coroa de 38d a corrente também raspa.
Ela somente raspa nessas condições de uso.
Sei que nunca vou usar a relação nessas marchas, mas o fato de ficar raspando estou preocupado pois acredito que não deveria raspar pois o grupo todo foi comprado completo havendo 100% de compatibilidade.
A troca de marchas está perfeita, todas elas, e silenciosa, entra na hora, que acionado no passador
É normal isso de raspar ou devo pedir que o mecânico regule novamente?
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Bol Gola Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Bol Gola Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Nov 2015 as 04:16
Qual o sentido de pedalar cruzando tanto a corrente? Divida a metade do cassete para uma coroa e a outra metade para a coroa seguinte. Desconfio que no sistema de 20v o braço desviador do câmbio dianteiro seja mais estreito. Não é nessa peça que a corrente está raspando?
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
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dagspina Ver Drop Down


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Jandira
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de dagspina Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Nov 2015 as 12:16

Bol Gola, desculpe, eu não fui claro, eu noa estou pedalando dessa forma, eu notei isso quando coloquei a bike de ponta cabeça para ver se todas as marchas estavam entrando depois que peguei a bike na bicicletaria.

 

Sim, a corrente raspa dentro da guia da corrente, se uso o pinhão de 11d com a coroa de 24d a corrente raspa do lado direito dentro da guia, se uso o pinhão de 36d com a coroa 38d ela raspa do lado esquerdo dentro da guia.

Só gostaria de saber se isso e normal visto que o grupo e 100% compatível, para não ter que voltar à toa na bicicletaria.

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Bol Gola Ver Drop Down
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Registrado: 14 Jun 2006
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Bol Gola Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Nov 2015 as 15:41
Cara, se é normal não sei, mas seu relato não é o primeiro porque lembro de ter lido caso semelhante de gente que usa grupo 20v. Só não vou poder ajudar porque não sei mesmo Wink
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furukawa Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de furukawa Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Nov 2015 as 19:52

É bom saber exatamente o modelo do câmbio dianteiro.

Eu uso os Shimanos SLX M667 e XT M785 e não tenho problema da corrente raspar no guia de corrente.

Creio que você tenha que levar num mecânico para desmontar e recolocar no lugar certo pois acho que está alto e/ou torto.
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dagspina Ver Drop Down


Registrado: 25 Mar 2015
Jandira
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dagspina Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Nov 2015 as 23:26
O câmbio é o FD-M616B. Vou levar no mecanico, fiz um passeio de 20 km agora pouco para testar melhor e a corrente escapou 3 vezes quando passei a marcha da coroa de 38 para 24, foi como se a corrente estivesse com muita tensão e na hora de descer da coroa maior para menor ela desceu com força, como se fosse uma estilingada da corrente.
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dts Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dts Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Nov 2015 as 15:43
O DEORE raspa um pouco.
Os XT e XTR não raspam. 
Os SLX eu não sei dizer mas creio que não também.
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Royo Ver Drop Down
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Registrado: 27 Jan 2004
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (2) Obrigado!(2)   Citação de Royo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Nov 2015 as 16:44
Relação de 20v pode ser usada em qualquer relação de marchas..   o cruzamento da corrente é menor e não tem o mesmo problema de uma relação com 03 coroas..  

esse é o ponto de vantagem das 20v..   vc realmente usa todas as 20v...  não é como nas 27v q vc não pode usar as marchas dos extremos devido ao cruzamento de corrente. 

mas preste atenção q o cambio dianteiro tem limite de tamanho de coroa q pode ser usado e tb tem o ajuste corret do chain line...   se estiver tudo ajustado corrretamente, não é pra raspar nem qdo se uso marcha cruzada. 
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

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S.Q.N. Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de S.Q.N. Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Nov 2015 as 17:12
Originalmente Postado por dagspina dagspina Escreveu:

O câmbio é o FD-M616B. Vou levar no mecanico, fiz um passeio de 20 km agora pouco para testar melhor e a corrente escapou 3 vezes quando passei a marcha da coroa de 38 para 24, foi como se a corrente estivesse com muita tensão e na hora de descer da coroa maior para menor ela desceu com força, como se fosse uma estilingada da corrente.

Cambio com abraçadeira alta tem mola mais forte e dá essa “estilingada” que vc falou. Eu prefiro usar abraçadeira baixa, pois as trocas ficam mais macias e o peso é um pouco menor. Abraçadeira alta tbm tem suas vantagens, mas não vem ao caso mencionar, pois pra isso já tem tópico específico...

O cambio dianteiro é bem chato de regular, pois, além dos limitadores (parafusos) ele tem regulagem de altura e pode ser necessário ir pra frente ou pra trás girando no eixo do quadro. Ele não foi feito pra raspar, mas pra achar a regulagem ideal é bem complicado mesmo, só pedalando e sentindo onde pega pra realizar os ajustes finos. 

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TITA2015 Ver Drop Down
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Registrado: 03 Fev 2015
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de TITA2015 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Nov 2015 as 09:25
Originalmente Postado por Royo Royo Escreveu:

Relação de 20v pode ser usada em qualquer relação de marchas..   o cruzamento da corrente é menor e não tem o mesmo problema de uma relação com 03 coroas..  

esse é o ponto de vantagem das 20v..   vc realmente usa todas as 20v...  não é como nas 27v q vc não pode usar as marchas dos extremos devido ao cruzamento de corrente. 

mas preste atenção q o cambio dianteiro tem limite de tamanho de coroa q pode ser usado e tb tem o ajuste corret do chain line...   se estiver tudo ajustado corrretamente, não é pra raspar nem qdo se uso marcha cruzada. 


Royo tambem acha isso,  que 20v seria usado em todas as marchas, mais estou com um deore de 20v que na coroa grande posso sim usar as 10v, mais na coroinha os 3 primeiros pinhoes menores nao posso, a corrente fica folgada demais ao ponto de ficar um ""colo"" de uns 5cm entre esticada,  o que faz bater, cair corrente, e nao funciona.  será que o meu quadro é mais curto entre o eixo da roda traseira e o movimento central? mais se sim quando usar coroao e pinhao grande o cambio traseiro nao vai ter curso e ficar totalmente pra frente.

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dagspina Ver Drop Down


Registrado: 25 Mar 2015
Jandira
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Originalmente Postado por S.Q.N. S.Q.N. Escreveu:

Cambio com abraçadeira alta tem mola mais forte e dá essa “estilingada” que vc falou. Eu prefiro usar abraçadeira baixa, pois as trocas ficam mais macias e o peso é um pouco menor. Abraçadeira alta tbm tem suas vantagens, mas não vem ao caso mencionar, pois pra isso já tem tópico específico...

O cambio dianteiro é bem chato de regular, pois, além dos limitadores (parafusos) ele tem regulagem de altura e pode ser necessário ir pra frente ou pra trás girando no eixo do quadro. Ele não foi feito pra raspar, mas pra achar a regulagem ideal é bem complicado mesmo, só pedalando e sentindo onde pega pra realizar os ajustes finos. 


Estive lendo a respeito das abraçadeiras do cambio, porém nada que justifique a troca, já que nao esbarrou na juncao dos tubos e nem nos rebites da caramanhola, vou permanecer com ele, sábado voltarei no mecânico e vou explicar o que está acontecendo e pedir para regular novamente.


Originalmente Postado por TITA2015 TITA2015 Escreveu:


Royo tambem acha isso,  que 20v seria usado em todas as marchas, mais estou com um deore de 20v que na coroa grande posso sim usar as 10v, mais na coroinha os 3 primeiros pinhoes menores nao posso, a corrente fica folgada demais ao ponto de ficar um ""colo"" de uns 5cm entre esticada,  o que faz bater, cair corrente, e nao funciona.  será que o meu quadro é mais curto entre o eixo da roda traseira e o movimento central? mais se sim quando usar coroao e pinhao grande o cambio traseiro nao vai ter curso e ficar totalmente pra frente.


Pelo pouco que andei com a relacao de 20V, nao notei nenhuma "barriga" na corrente, sempre ficou muito bem tensionada em qualquer pinhao x coroa e isso nem estou  usando a trava do cambio.

Está usando cambio traseiro com cage medio ou longo? POis vi um relato no blog do Adil onde o mesmo sugeria (nao obrigatório) usar o cambio de cage medio, ele até fez um calculo.

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Uso o cambio dianteiro deore e posso cruzar a vontade que não raspa, depois que regulei, porque veio da loja raspando..
Pode ser bem simples a solução. Coloque na coroa grande e na maior pinha, então dê meia volta no parafuso H do cambio e veja se continua pegando, se sim, aperte mais. Caso comece a pegar quando estiver na pinha menor, solte um pouco o parafuso até achar o equilibrio.
Na coroa menor a mesma coisa, aperte um pouco o parafuso L até parar de pegar quando estiver na 11 e no ponto que ainda não pegue quando estiver na 36.

Pode cruzar todas no coroão, sem problemas. Mas tome cuidado quando tiver na coroinha, pois nas menores pinhas costuma ficar bem solta a corrente.


Editado por MTBRS - 24 Nov 2015 as 13:09
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MTBRS Ver Drop Down
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Originalmente Postado por TITA2015 TITA2015 Escreveu:

Originalmente Postado por Royo Royo Escreveu:

Relação de 20v pode ser usada em qualquer relação de marchas..   o cruzamento da corrente é menor e não tem o mesmo problema de uma relação com 03 coroas..  

esse é o ponto de vantagem das 20v..   vc realmente usa todas as 20v...  não é como nas 27v q vc não pode usar as marchas dos extremos devido ao cruzamento de corrente. 

mas preste atenção q o cambio dianteiro tem limite de tamanho de coroa q pode ser usado e tb tem o ajuste corret do chain line...   se estiver tudo ajustado corrretamente, não é pra raspar nem qdo se uso marcha cruzada. 


Royo tambem acha isso,  que 20v seria usado em todas as marchas, mais estou com um deore de 20v que na coroa grande posso sim usar as 10v, mais na coroinha os 3 primeiros pinhoes menores nao posso, a corrente fica folgada demais ao ponto de ficar um ""colo"" de uns 5cm entre esticada,  o que faz bater, cair corrente, e nao funciona.  será que o meu quadro é mais curto entre o eixo da roda traseira e o movimento central? mais se sim quando usar coroao e pinhao grande o cambio traseiro nao vai ter curso e ficar totalmente pra frente.


Sua corrente está muito comprida.
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Royo Ver Drop Down
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exato..   corrente deve estar comprida...    qdo comprei a minha bike atual ela veio com esse problema tb..  

foi so deixar a corrente no tamanho certo q da pra usar todas as marchas sem q fique folgado na coroinha e catraca menor. 


ou outra possibilidade é vc estar usando um cambio com cage curto que não tem a capacidade de absorver a variação de dentes da maior marcha ( coroa maior e catraca maioir - coroa menore e catraca menor) ..   
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dagspina Ver Drop Down


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Muito obrigado a todos, problema resolvido, levei na Bicicletária e foi regulado novamente, sem raspar em nenhuma das coroas x pinhão, foi muito rápido, muito bom usar 20 velocidades, uso a maior parte do tempo a coroa grande, subidas íngremes ainda apelo para acordos de 24 dentes.
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dts Ver Drop Down
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Desculpe só agora percebi que o sistema que citou usa coroa dupla e não tripla.
Neste caso não devia raspar.
Verifique se o câmbio dianteiro não é para 3 velocidades a gaiola dele é diferente e não pode ser usado em sistemas de 2 coroas.
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dagspina Ver Drop Down


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Originalmente Postado por dts dts Escreveu:

Desculpe só agora percebi que o sistema que citou usa coroa dupla e não tripla.
Neste caso não devia raspar.
Verifique se o câmbio dianteiro não é para 3 velocidades a gaiola dele é diferente e não pode ser usado em sistemas de 2 coroas.


Obrigado pela ajuda, mas já está tudo regulado e funcionando perfeitamente bem, o grupo foi comprado completo.
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MTBRS Ver Drop Down
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Originalmente Postado por dts dts Escreveu:

Verifique se o câmbio dianteiro não é para 3 velocidades a gaiola dele é diferente e não pode ser usado em sistemas de 2 coroas.

Eu uso cambio e trocador de 3 velocidades em duas coroas e funciona perfeito.
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dts Ver Drop Down
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Originalmente Postado por MTBRS MTBRS Escreveu:

Originalmente Postado por dts dts Escreveu:

Verifique se o câmbio dianteiro não é para 3 velocidades a gaiola dele é diferente e não pode ser usado em sistemas de 2 coroas.

Eu uso cambio e trocador de 3 velocidades em duas coroas e funciona perfeito.

Te falo com toda certeza não funciona não.

Testa o câmbio de 2 coroas e vai ver o quanto esta enganado.

A gaiola do de 3 velocidade é diferente e tem reentrâncias preparadas (para a distância a partir do centro das coroas) para as 3 coroas. 

Nos de 2 as reentrâncias são em posição diferentes dado a diferença do tamanho dos pratos e sua distância a partir do centro do movimento central.

A diferença se dá na subida de coroa em carga fica muito ruim o que te faz forçar demais o passador ou ter que aliviar demais o giro para mudança ficar boa.

Já testei isto em Deore e XT fica ruim quando comparado ao câmbio correto.

Quanto ao passador não tem problemas e alguns vem com um regulador para uso de 2x10 e 3x10.

Abraço   
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PHMessias Ver Drop Down
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Alguém de vcs sabe dizer se uma coroa SLX 38Dentes modelo AK, que teoricamente é feita para funcionar com uma de 26 dentes,  funciona com uma coroa pequena de 24 dentes?
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Mafu Ver Drop Down
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Se o câmbio dianteiro (e traseiro) tiverem alcance pra isso, não vai ter problema algum.

O dianteiro, porque o braço precisa ter altura suficiente para levar a corrente até às coroas sem ficar raspando (embaixo ou em cima). O traseiro porque o braço precisa ter alcance suficiente para esticar a corrente mesmo com o uso de uma coroa menor, já que na menor coroa a corrente folga mais.

Verificado isso, vai funcionar sem problemas.
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
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Dorfo Ver Drop Down


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As coroas de 38 dentes pro pedivela slx tem desenhos diferenciados no index de acordo com o tamanho da coroa menor. Esse desenho é como uma "escada" para a corrente subir. Fazendo essa alteração não vai ter a mesma precisão, mas funciona sim.
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PHMessias Ver Drop Down
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Comprei a coroa pela internet e veio AK, estou passando de uma relação 3x9 para 2x10 e os passadores são XT RT M786 SGS e XT FD M786, o K7 é 11-40 sunrace Mx3. Coroas como já disse serão 24/38.

 
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Leo Amaral Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Dorfo Dorfo Escreveu:

As coroas de 38 dentes pro pedivela slx tem desenhos diferenciados no index de acordo com o tamanho da coroa menor. Esse desenho é como uma "escada" para a corrente subir. Fazendo essa alteração não vai ter a mesma precisão, mas funciona sim.
   

tem como.identificar isso? A minha corrente arranha muito e cai muito, também
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"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
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