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Corrente - lubrificar ou não??

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Andre Biker Ver Drop Down
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Cadastrado em: 29 Mai 2009
Londrina(PR)
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Andre Biker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Corrente - lubrificar ou não??
    Postado: 22 Abr 2011 as 01:56
Olá, vejo muitas fotos aqui no Pedal de bikes com o sistema de transmissão limpinhos, sendo mais especifico a corrente, sem nenhuma lubrificação aparente. Isto é normal ou será que as bikes foram lavadas antes de postar? A lubrificação é essencial? Agradeço pelas opiniões de todos que puderem colaborar.
Andre biker
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decz. Ver Drop Down
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Cadastrado em: 02 Mar 2009
SJ Campos-SP
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar decz. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2011 as 02:08
pode parecer que não, mas sempre estão lubrificadas, isso diminui o desgaste da mesma, a minha quando limpo e lubrifico, nem parece que está com óleo, ela fica apenas brilhando, mas com óleo lá

alguns tipo de óleo quase nem aparecem, mas estão lá
Pedalando sempre...

KHS XC204 2010 / Rodas Vzan Strike

Fuji Roubaix 2010 / Rodas Aclass ALX200

Scott Aspect 60 2009 / Rodas Vzan Escape disc

Astro Extrolite Ev-6 2013 / Rodas DTSwiss 445
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Joao Roberto Ver Drop Down
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Cadastrado em: 15 Jan 2010
São Paulo
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao Roberto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2011 as 02:09
Não sei no caso dos outros, mas eu uso Teflon, então não fica preto.
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nettobvp Ver Drop Down
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Restrito

Cadastrado em: 01 Nov 2009
Boa Vista - RR
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nettobvp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2011 as 02:23
Brother

Vc não precisa lavar a corrente de óleo, só um fio de óleo é o suficiente, qdo a relação começar a fazer barulho (geralmente nas  trilhas) vc faz uma nova aplicação, sempre sem exagero. É assim que eu faço e dá super certo.

Abração e boas trilhas!!!
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rcaliman Ver Drop Down
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Cadastrado em: 25 Dez 2007
Colatina - ES
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rcaliman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2011 as 03:19
eu uso uma mistura de parafina com cera de abelha... alguns puristas odeiam, mas uso tem mais de 2 anos e não troco... só não funciona bem quando chove.
<<< NA TERRA: Specialized Camber || NO ASFALTO: Specialized Roubaix Expert || www.twitter.com/rcaliman || www.nograu.com.br || Vanguarda Sports nunca mais >>>
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Wimmer Ver Drop Down
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Cadastrado em: 07 Nov 2007
Paraná
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Wimmer Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2011 as 13:55
Andre, entenda uma coisa: o principal atrito de uma corrente ocorre internamente, nos pinos que por sua vez mantêm os elos unidos. Portanto, não existe necessidade alguma de manter o lubrificante na parte externa da corrente.

Assim, após lavar e lubrificar (uma gota por elo é o suficiente), o ideal também é retirar o excesso de lubrificante, secando bem a corrente do lado externo com um pano. Além de ficar "limpinha" evita o acúmulo de sujeira. Thumbs Up
Specialized Camber
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satoshi Ver Drop Down
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Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2011 as 15:07
Estar lubrificado não significa necessariamente que a corrente deva estar pegajosa e impregnada de óleo ou graxa. Isso é pior pois acumula mais sujeira e compromete mais a corrente.

E não existe lubrificação "certa". Para cada tipo de uso um certo tipo de lubrificante é indicado. Óleos a base de teflon ou cera são ótimos para tempos secos e no asfalto. Não atraem sujeira, mas duram pouco tempo na corrente. Para dias de chuva e locais com muita lama ou poças d'água o ideal são aqueles óleos menos viscosos como o Finish Line verde.

Quem tem conhecimentos específicos de química, pode até fazer seu lubrificante caseiro, mas eu prefiro pagar um pouco mais e comprar uma de marca pra não ter dor de cabeça.
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
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vrsilva Ver Drop Down
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Cadastrado em: 14 Out 2008
Sorocaba
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vrsilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2011 as 18:22
Melhor uma corrente seca do que mau lubrificada... isso é fato... A melhor maneira de lubrificar é tirar ela fora, colocar numa garrafa Pet com desengraxante, sacudir até soltar toda a sujeira da mesma, depois tira o desengraxante e coloca um detergente neutro e chacoalha novamente, até que retire todo o desengraxante, e por fim sacudir com agua somente para tirar o detergente. Secar com toalha e esticala no chão e pingar uma gora em cada elo, e esperar que o oleo penetre na corrente para depois instalala novamente na bike...
Vinícius Ribeiro.
Mosso 675Pro / Skareb Super 100mm / Mix de tudo um pouco.
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crazykiller22 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 29 Jun 2009
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar crazykiller22 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Abr 2011 as 01:58
André

da uma olhada nesse tópico , tem quase tudo de lubrificação


http://www.pedal.com.br/forum/lubrificante-de-bike_topic7468.html?KW=


abçs
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Andre Biker Ver Drop Down
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Cadastrado em: 29 Mai 2009
Londrina(PR)
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Andre Biker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2011 as 01:22

Valeu a todos pelas respostas até agora. Também estou usando o de teflon mas após aplicação não fazia a limpeza externa com receio de retirar o lubrificante. Refiz a lubrificação e usei um pano para retirar o excesso principalmente nas partes laterais. Quando utilizar o finish verde vou fazer o mesmo e ver o resultado. Vi o tópico sugerido pelo crazykiller e tem bastante informação útil também. Abraço a todos!!!

Andre biker
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crazykiller22 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 29 Jun 2009
Rio de Janeiro
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar crazykiller22 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2011 as 01:59
Originalmente postado por Andre Biker Andre Biker escreveu:

Valeu a todos pelas respostas até agora. Também estou usando o de teflon mas após aplicação não fazia a limpeza externa com receio de retirar o lubrificante. Refiz a lubrificação e usei um pano para retirar o excesso principalmente nas partes laterais. Quando utilizar o finish verde vou fazer o mesmo e ver o resultado. Vi o tópico sugerido pelo crazykiller e tem bastante informação útil também. Abraço a todos!!!



andré eu to usando atualmente o óleo 90 com uma bisnaga de molykote de caixa de marcha posso te dizer que em 1 litro de óleo 90 e mais o molykote vc vai gastar em torno de 1 finish line verde vermelho ou preto e vai durar horrores, pode testar isso e depois me fala 100% de satisfação.
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dudu666 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 01 Abr 2010
Santa Cruz - RS
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dudu666 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2011 as 11:57
Com certeza sempre a corrente deve estar lubrificada, pois se não estiver a corrente em vez de durar 1500km - 2000km acredito que vai durar no máximo uns 300km  e sem falar no desgaste precoce das outras peças da transmisão, cassete e coroas do pé - de - vela!
http://pedalpcs.blogspot.com/

Caloi Elite 30(Roas VZAN Everest, Freios Shimano M446 e Pedivela Deore).

CaLOI Elite 30 (Bike da Patroa)
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mats Ver Drop Down
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Cadastrado em: 29 Dez 2009
selim
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mats Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2011 as 12:08
Os dois erros mais cometidos pela galera em geral na hora de lubrificar é aplicar o lubrificante no lado externo da corrente e também não secar os excessos nas laterais. Se fizer não há óleo que não grude poeira

Editado por Matheus Riguetti - 26 Abr 2011 as 12:09
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gleisonsilva Ver Drop Down
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Advertência

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Contagem/BH/MG
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Originalmente postado por Wimmer Wimmer escreveu:


Assim, após lavar e lubrificar (uma gota por elo é o suficiente), o ideal também é retirar o excesso de lubrificante, secando bem a corrente do lado externo com um pano. Além de ficar "limpinha" evita o acúmulo de sujeira. Thumbs Up


Faço exatamente o que o Wimmer disse, 1/2 pingo por elo, oléo finish line é muito caro!!!!LOL
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Hamud Ver Drop Down
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Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
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Originalmente postado por gleisonsilva gleisonsilva escreveu:

Originalmente postado por Wimmer Wimmer escreveu:


Assim, após lavar e lubrificar (uma gota por elo é o suficiente), o ideal também é retirar o excesso de lubrificante, secando bem a corrente do lado externo com um pano. Além de ficar "limpinha" evita o acúmulo de sujeira. Thumbs Up


Faço exatamente o que o Wimmer disse, 1/2 pingo por elo, oléo finish line é muito caro!!!!LOL

Conta pra nós como consegue colocar 1/2 pingo por elo. A partir do momento que pinga é um pingo inteiro, não tem como ser 1/2, eehheheheh.LOL
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

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robertopp Ver Drop Down
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Restrito

Cadastrado em: 02 Nov 2008
Pres. Prudente
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar robertopp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Abr 2011 as 23:22
Fala pessoal,

trabalho com bikes a algum tempo, fiz um curso da Shimano o técnico disse que lubrificação de corrente pode ser feita da seguinte mandeira:
3 voltas com o pedivela, nessas 3 voltas lubrificando a corrente com um fio de oleo sempre no lado interno da corrente.

acho que vale a pena a dica, pois o técnico que explicou sobre lubrificação foi o Ronaldo Huhm, chefe da equipe de mecanicos da Shimano no Claro Ride.

abraço!
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crmendesme Ver Drop Down
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Cadastrado em: 10 Abr 2009
serra -es
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se tem um tempo sobrando a melhor forma de lubrificar e uma gota por elo. se nao tem outra forma seria como disse o roberto, algumas voltas na corrente aplicando o oleo (lembrando que assim o consumo sera maior)
A vida é assim.
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Horacio Ver Drop Down
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Restrito

Cadastrado em: 16 Ago 2010
Santo André SP
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Existem as correntes auto-lubrificante da Clarks também.

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