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Corrente - lubrificar ou não?? |
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Andre Biker
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Cadastrado em: 29 Mai 2009 Londrina(PR) Offline Mensagens:277 |
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Postado: 22 Abr 2011 as 01:56 |
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Olá, vejo muitas fotos aqui no Pedal de bikes com o sistema de transmissão limpinhos, sendo mais especifico a corrente, sem nenhuma lubrificação aparente. Isto é normal ou será que as bikes foram lavadas antes de postar? A lubrificação é essencial? Agradeço pelas opiniões de todos que puderem colaborar.
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Andre biker
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decz.
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Cadastrado em: 02 Mar 2009 SJ Campos-SP Offline Mensagens:3045 |
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pode parecer que não, mas sempre estão lubrificadas, isso diminui o desgaste da mesma, a minha quando limpo e lubrifico, nem parece que está com óleo, ela fica apenas brilhando, mas com óleo lá
alguns tipo de óleo quase nem aparecem, mas estão lá
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Pedalando sempre...
KHS XC204 2010 / Rodas Vzan Strike Fuji Roubaix 2010 / Rodas Aclass ALX200 Scott Aspect 60 2009 / Rodas Vzan Escape disc Astro Extrolite Ev-6 2013 / Rodas DTSwiss 445 |
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Joao Roberto
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Cadastrado em: 15 Jan 2010 São Paulo Offline Mensagens:65 |
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Não sei no caso dos outros, mas eu uso Teflon, então não fica preto.
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nettobvp
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Restrito Cadastrado em: 01 Nov 2009 Boa Vista - RR Offline Mensagens:471 |
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Brother
Vc não precisa lavar a corrente de óleo, só um fio de óleo é o suficiente, qdo a relação começar a fazer barulho (geralmente nas trilhas) vc faz uma nova aplicação, sempre sem exagero. É assim que eu faço e dá super certo. Abração e boas trilhas!!!
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rcaliman
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Cadastrado em: 25 Dez 2007 Colatina - ES Offline Mensagens:1152 |
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eu uso uma mistura de parafina com cera de abelha... alguns puristas odeiam, mas uso tem mais de 2 anos e não troco... só não funciona bem quando chove.
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<<< NA TERRA: Specialized Camber || NO ASFALTO: Specialized Roubaix Expert || www.twitter.com/rcaliman || www.nograu.com.br || Vanguarda Sports nunca mais >>>
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Wimmer
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Cadastrado em: 07 Nov 2007 Paraná Offline Mensagens:657 |
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Andre, entenda uma coisa: o principal atrito de uma corrente ocorre internamente, nos pinos que por sua vez mantêm os elos unidos. Portanto, não existe necessidade alguma de manter o lubrificante na parte externa da corrente.
Assim, após lavar e lubrificar (uma gota por elo é o suficiente), o ideal também é retirar o excesso de lubrificante, secando bem a corrente do lado externo com um pano. Além de ficar "limpinha" evita o acúmulo de sujeira. |
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Specialized Camber
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satoshi
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Cadastrado em: 19 Ago 2005 Campinas - SP Offline Mensagens:8206 |
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Estar lubrificado não significa necessariamente que a corrente deva estar pegajosa e impregnada de óleo ou graxa. Isso é pior pois acumula mais sujeira e compromete mais a corrente.
E não existe lubrificação "certa". Para cada tipo de uso um certo tipo de lubrificante é indicado. Óleos a base de teflon ou cera são ótimos para tempos secos e no asfalto. Não atraem sujeira, mas duram pouco tempo na corrente. Para dias de chuva e locais com muita lama ou poças d'água o ideal são aqueles óleos menos viscosos como o Finish Line verde. Quem tem conhecimentos específicos de química, pode até fazer seu lubrificante caseiro, mas eu prefiro pagar um pouco mais e comprar uma de marca pra não ter dor de cabeça.
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"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan |
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vrsilva
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Cadastrado em: 14 Out 2008 Sorocaba Offline Mensagens:2046 |
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Melhor uma corrente seca do que mau lubrificada... isso é fato... A melhor maneira de lubrificar é tirar ela fora, colocar numa garrafa Pet com desengraxante, sacudir até soltar toda a sujeira da mesma, depois tira o desengraxante e coloca um detergente neutro e chacoalha novamente, até que retire todo o desengraxante, e por fim sacudir com agua somente para tirar o detergente. Secar com toalha e esticala no chão e pingar uma gora em cada elo, e esperar que o oleo penetre na corrente para depois instalala novamente na bike...
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Vinícius Ribeiro.
Mosso 675Pro / Skareb Super 100mm / Mix de tudo um pouco. |
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crazykiller22
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Cadastrado em: 29 Jun 2009 Rio de Janeiro Offline Mensagens:271 |
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André
da uma olhada nesse tópico , tem quase tudo de lubrificação http://www.pedal.com.br/forum/lubrificante-de-bike_topic7468.html?KW= abçs |
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Andre Biker
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Cadastrado em: 29 Mai 2009 Londrina(PR) Offline Mensagens:277 |
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Valeu a todos pelas respostas até agora. Também estou usando o de teflon mas após aplicação não fazia a limpeza externa com receio de retirar o lubrificante. Refiz a lubrificação e usei um pano para retirar o excesso principalmente nas partes laterais. Quando utilizar o finish verde vou fazer o mesmo e ver o resultado. Vi o tópico sugerido pelo crazykiller e tem bastante informação útil também. Abraço a todos!!! |
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Andre biker
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crazykiller22
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Cadastrado em: 29 Jun 2009 Rio de Janeiro Offline Mensagens:271 |
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andré eu to usando atualmente o óleo 90 com uma bisnaga de molykote de caixa de marcha posso te dizer que em 1 litro de óleo 90 e mais o molykote vc vai gastar em torno de 1 finish line verde vermelho ou preto e vai durar horrores, pode testar isso e depois me fala 100% de satisfação. |
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dudu666
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Cadastrado em: 01 Abr 2010 Santa Cruz - RS Offline Mensagens:1777 |
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Com certeza sempre a corrente deve estar lubrificada, pois se não estiver a corrente em vez de durar 1500km - 2000km acredito que vai durar no máximo uns 300km e sem falar no desgaste precoce das outras peças da transmisão, cassete e coroas do pé - de - vela!
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http://pedalpcs.blogspot.com/
Caloi Elite 30(Roas VZAN Everest, Freios Shimano M446 e Pedivela Deore). CaLOI Elite 30 (Bike da Patroa) Speed Caloi Strada R |
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mats
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Cadastrado em: 29 Dez 2009 selim Offline Mensagens:1284 |
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Os dois erros mais cometidos pela galera em geral na hora de lubrificar é aplicar o lubrificante no lado externo da corrente e também não secar os excessos nas laterais. Se fizer não há óleo que não grude poeira
Editado por Matheus Riguetti - 26 Abr 2011 as 12:09 |
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"Brain before beauty, wear your helmet"
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gleisonsilva
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Advertência Cadastrado em: 26 Nov 2010 Contagem/BH/MG Offline Mensagens:56 |
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Faço exatamente o que o Wimmer disse, 1/2 pingo por elo, oléo finish line é muito caro!!!! |
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Hamud
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Cadastrado em: 12 Fev 2009 Curitiba - PR Offline Mensagens:7365 |
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Conta pra nós como consegue colocar 1/2 pingo por elo. A partir do momento que pinga é um pingo inteiro, não tem como ser 1/2, eehheheheh.
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"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".
MTB-Caloi Elite FS ROAD-Trek 1500 USPS |
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robertopp
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Restrito Cadastrado em: 02 Nov 2008 Pres. Prudente Offline Mensagens:83 |
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Fala pessoal,
trabalho com bikes a algum tempo, fiz um curso da Shimano o técnico disse que lubrificação de corrente pode ser feita da seguinte mandeira: 3 voltas com o pedivela, nessas 3 voltas lubrificando a corrente com um fio de oleo sempre no lado interno da corrente. acho que vale a pena a dica, pois o técnico que explicou sobre lubrificação foi o Ronaldo Huhm, chefe da equipe de mecanicos da Shimano no Claro Ride. abraço! |
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crmendesme
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Cadastrado em: 10 Abr 2009 serra -es Offline Mensagens:957 |
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se tem um tempo sobrando a melhor forma de lubrificar e uma gota por elo. se nao tem outra forma seria como disse o roberto, algumas voltas na corrente aplicando o oleo (lembrando que assim o consumo sera maior)
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A vida é assim.
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Horacio
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Restrito Cadastrado em: 16 Ago 2010 Santo André SP Offline Mensagens:466 |
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Existem as correntes auto-lubrificante da Clarks também.
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