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Corrente KMC Z7 - dilatada pouco uso

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LeoCBS Ver Drop Down
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    Enviado: 05 Jul 2021 as 23:47
Boa noite pessoal,

Comprei uma corrente KMC 7v 116 elos porem com 400mk de uso ja esta apresentando dilatação para troca. 

Minha relação é toda nova.. comprei catraca e pedivela junto com a corrente.

O que pode ter acontecido? Instalacao errada? apenas coloquei na bike e botei o missing link...

Pooduto falsificado?

a cada 100km lavo a corrente e aplico oleo de novo... sera o desingraxante esta danificando a corrente?




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dwsmartins Ver Drop Down
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O desengraxante não alonga a corrente, quem faz isso é a sujeira que ajuda a desgastar os furos nos elos, isso sim a causa do alongamento.

Dizer que é falsificada é precoce ainda. Qual o seu perfil de uso? Se for trilha cascuda, com muita lama ou poeira que fica agarrada na relação, o recomendado é lavar a bike a cada sessão, ao invés de a cada X quilômetros. Se for estradão seco, precisa no mínimo dar um tapinha pra remover o grosso da poeira (pano com WD-40 serve bem pra isso). Uso urbano ou estrada são os únicos que eu me arrisco a dizer uma quilometragem pra manutenção.

O medidor pode estar com alguma diferença também. Vc mediu ela nova? Vejo casos em que o medidor condena correntes originais tiradas da caixa, o que é uma falha do medidor, obviamente. Algumas oficinas também adoram esses medidores, pois o cliente acaba comprando uma corrente nova...

Pra resolver essa dúvida, proponho fazer a medição manual, da maneira mais precisa possível, da distância entre dois pinos do maior segmento possível da corrente. Nova, cada elo teria exatamente 1/2 polegada, o que dá 12,7mm. Se você medir 20 elos, por exemplo, a medida daria 254mm pra uma corrente nova, mais do que isso pra uma usada. Por exemplo, se der um tiquinho a mais que 255mm, digamos 255,3mm, ela já estaria com 0,5% de alongamento, pelo cálculo abaixo

(( medida alongada / medida nova ) - 1 ) * 100
((255,3/254)-1)*100=0,512

Mede aí uma distância entre o centro de dois pinos na parte reta, de cima da corrente, com uma régua boa. Eu apoiaria o pé no pedal, pra tensionar um pouco, deixando só o peso mesmo. Você deve precisar da ajuda de alguém pra isso.

Boa sorte!
Bora pedalar, senão estressa!
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juniorcarp Ver Drop Down
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cabo frio
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de juniorcarp Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Jul 2021 as 17:36
Estranho a sua KMC Z7 veio com missing link? A minha não veio e o vendedor me disse que o modelo que vem é somente a z8.3 e z9. A minha está com 900km e ela ainda não dilatou para 0,25.

Outra coisa que estranhei é que na foto a corrente está muito "prateada" a minha nova era bem cinza claro. Nesse tempo a única coisa que aconteceu com a minha foi oxidação moro no litoral e na primeira vez que lavei relação, acabei não secando bem e ela acabou oxidando.
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sascencio Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de sascencio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Jul 2021 as 18:38

Não sei se foi falta de sorte mas as unicas vezes que usei correntes KMC, tive problemas...

Nunca comprei KMC, sempre Shimano Deore ou superior...

As KMC's já vieram nas bikes. Uma mtb Specialized Stumpjumper (corrente estourou com menos de 1.000 km) e outra road Specialized Roubaix (corrente deu folga com menos de 2.000 km)...

Posso ter sido "premiado"... rssrs... 
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
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hug0.dts Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hug0.dts Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Jul 2021 as 19:25
400km é durabilidade de corrente genérica, ainda mais considerando que o seu pedal é em asfalto (notei pelo pneu liso). Tudo indica que deve ser realmente falsa.

Corrente KMC e Shimano só comprando em revendedor autorizado, que pega direto na distribuidora BR (normalemente há um adesivo na embalagem com informações do distribuidor). Esses itens são MUITO falsificados e é difícil notar a diferença sem colocar lado a lado com uma genuína. Geralmente as correntes falsas tem baixa durabilidade e são mais frágeis.


Editado por hug0.dts - 06 Jul 2021 as 19:26
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LeoCBS Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de LeoCBS Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Jul 2021 as 09:56
Fala pessoal, obrigado pela ajuda.. estou achando que a corrente é falsificada ou de baixa qualidade mesmo.. até pelo preco que paguei..50 reais... 

juniorcarp a corrente nao veio com missing link não.. comprei separado..
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misera Ver Drop Down


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O preço é de original.

Editado por misera - 07 Jul 2021 as 11:13
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comprei essa corrente agora:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1480227695-corrente-shimano-deore-hg40-6v-7v-8v-116-elos-original-_JM?quantity=1

muitas avaliações positivas... como ter certeza que é original?


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LeoCBS Ver Drop Down
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Originalmente Postado por juniorcarp juniorcarp Escreveu:

Estranho a sua KMC Z7 veio com missing link? A minha não veio e o vendedor me disse que o modelo que vem é somente a z8.3 e z9. A minha está com 900km e ela ainda não dilatou para 0,25.

Outra coisa que estranhei é que na foto a corrente está muito "prateada" a minha nova era bem cinza claro. Nesse tempo a única coisa que aconteceu com a minha foi oxidação moro no litoral e na primeira vez que lavei relação, acabei não secando bem e ela acabou oxidando.

qual ferramenta você usa para medir a dilatação?
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LeoCBS Ver Drop Down
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Sao Jose
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Originalmente Postado por dwsmartins dwsmartins Escreveu:

O desengraxante não alonga a corrente, quem faz isso é a sujeira que ajuda a desgastar os furos nos elos, isso sim a causa do alongamento.

Dizer que é falsificada é precoce ainda. Qual o seu perfil de uso? Se for trilha cascuda, com muita lama ou poeira que fica agarrada na relação, o recomendado é lavar a bike a cada sessão, ao invés de a cada X quilômetros. Se for estradão seco, precisa no mínimo dar um tapinha pra remover o grosso da poeira (pano com WD-40 serve bem pra isso). Uso urbano ou estrada são os únicos que eu me arrisco a dizer uma quilometragem pra manutenção.

O medidor pode estar com alguma diferença também. Vc mediu ela nova? Vejo casos em que o medidor condena correntes originais tiradas da caixa, o que é uma falha do medidor, obviamente. Algumas oficinas também adoram esses medidores, pois o cliente acaba comprando uma corrente nova...

Pra resolver essa dúvida, proponho fazer a medição manual, da maneira mais precisa possível, da distância entre dois pinos do maior segmento possível da corrente. Nova, cada elo teria exatamente 1/2 polegada, o que dá 12,7mm. Se você medir 20 elos, por exemplo, a medida daria 254mm pra uma corrente nova, mais do que isso pra uma usada. Por exemplo, se der um tiquinho a mais que 255mm, digamos 255,3mm, ela já estaria com 0,5% de alongamento, pelo cálculo abaixo

(( medida alongada / medida nova ) - 1 ) * 100
((255,3/254)-1)*100=0,512

Mede aí uma distância entre o centro de dois pinos na parte reta, de cima da corrente, com uma régua boa. Eu apoiaria o pé no pedal, pra tensionar um pouco, deixando só o peso mesmo. Você deve precisar da ajuda de alguém pra isso.

Boa sorte!

obrigado pela ajuda amigo.. meu pedal eh só no asfalto.. media de 100km por fds...
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mountainbabylon Ver Drop Down
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Originalmente Postado por LeoCBS LeoCBS Escreveu:

comprei essa corrente agora:


muitas avaliações positivas... como ter certeza que é original?



No mercadolivre tem a loja oficial da shimano, ai sim vai ser certeza

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juniorcarp Ver Drop Down
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cabo frio
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Olá eu uso a ferramenta da Toopre que comprei no aliexpress

A medida da minha corrente tá muito boa depois de + 900km
Tenho praticamente certeza irei conseguir passar de +3000 KM nela.  A minha corrente anterior era um básica da TEC durou 750km e deu folga na lateral da corrente.  Paguei na Z7 55 reais. As condições de uso dela é basicamente asfalto com reaplicação de lubrificante a cada 70km. Limpeza por ter preguiça é de 2 em 2 meses hahahahaha.

Recentemente tive problema com corrente genérica (Eu desconfio que a corrente seja da marca Sette) na minha outra bika a MTB de 27v, Com menos de 500km de uso a corrente já tava totalmente dilatada (Testei justamente quando recebi essa ferramenta) fiquei muito irritado com a oficina que me vendeu a bike com uma corrente de baixa qualidade. E por ter uma boa experiência com a Z7, comprei a Z9 pra ela, porém tá vindo do aliexpress.

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LeoCBS Ver Drop Down
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Originalmente Postado por juniorcarp juniorcarp Escreveu:

Olá eu uso a ferramenta da Toopre que comprei no aliexpress

A medida da minha corrente tá muito boa depois de + 900km
Tenho praticamente certeza irei conseguir passar de +3000 KM nela.  A minha corrente anterior era um básica da TEC durou 750km e deu folga na lateral da corrente.  Paguei na Z7 55 reais. As condições de uso dela é basicamente asfalto com reaplicação de lubrificante a cada 70km. Limpeza por ter preguiça é de 2 em 2 meses hahahahaha.

Recentemente tive problema com corrente genérica (Eu desconfio que a corrente seja da marca Sette) na minha outra bika a MTB de 27v, Com menos de 500km de uso a corrente já tava totalmente dilatada (Testei justamente quando recebi essa ferramenta) fiquei muito irritado com a oficina que me vendeu a bike com uma corrente de baixa qualidade. E por ter uma boa experiência com a Z7, comprei a Z9 pra ela, porém tá vindo do aliexpress.


entendi junior.. engraçado que a minha corrente é diferente da sua.. as cores.. a minha parece ter dois tons...

comprei esse medidor de corrente tb agora no aliexpress.. achei por 27 reais.. é mais preciso que o meu... tem duas medidas...
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LeoCBS Ver Drop Down
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pessoal.. troquei de novo a corrente, agora por shimano.. HG40 a principio "original".. veio com pino de quebrar.. nao achei falsificação que vem com esse pino na internet.. porem a corrente tb durou +-400km...

o que pode estar acontecendo? mais uma falsificação? algo errado na minha relacao? no óleo? continuo fazendo limpeza a cada 100km.. só ando asfalto.. e deixo a corrente bem lubrificada..




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juniorcarp Ver Drop Down
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cabo frio
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Poxa que fria, porém acho que só tem duas chance disso acontecer 

A primeira relação totalmente gasta, oque parece impossível já que você rodou apenas 400km com a KMC falsificada, então a relação agora teria 800km oque é bem pouco para uma relação de 6,7 e 8v velocidades. A correntes desse tipo de relação são mais robustas que por exemplo as correntes de 9,10,11 e assim por assim em diante. 

A segunda seria outra corrente falsificada, oque seria um azar bem grande mais pode acontecer já que as correntes da shimano é a mais falsificada no mercado. 

Tenta mandar uma foto da sua relação para a gente ver como ela tá, da coroa e (catraca/cassete) e as polias do câmbio. 

Eu antes da Z7 usava uma corrente básica que era a TEC C30 que custa 25 conto em qualquer oficina que vem naqueles saco como embalagem. e cheguei a usar ela por pouco mais de 700km porém nesse KM eu reformei a minha bike de cidade e abri a corrente com prego e martelo. E quando eu tive que recolocar o pino de volta na corrente, Ela não ficou boa, e ficou batendo por mexer lateralmente na linha de baixo. Mas acho que ela duraria no mínimo uns 1500km fácil, se eu não tivesse a aberto de maneira errada. Eu tentaria testar essa corrente se fosse você por um 400Km para ver no que vai da. Se arregaçar pode ser problema da relação, se isso não acontecer novamente eu compraria uma corrente de maior qualidade de fonte confiável da KMC ou Shimano.  
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LeoCBS Ver Drop Down
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Originalmente Postado por juniorcarp juniorcarp Escreveu:

Poxa que fria, porém acho que só tem duas chance disso acontecer 

A primeira relação totalmente gasta, oque parece impossível já que você rodou apenas 400km com a KMC falsificada, então a relação agora teria 800km oque é bem pouco para uma relação de 6,7 e 8v velocidades. A correntes desse tipo de relação são mais robustas que por exemplo as correntes de 9,10,11 e assim por assim em diante. 

A segunda seria outra corrente falsificada, oque seria um azar bem grande mais pode acontecer já que as correntes da shimano é a mais falsificada no mercado. 

Tenta mandar uma foto da sua relação para a gente ver como ela tá, da coroa e (catraca/cassete) e as polias do câmbio. 

Eu antes da Z7 usava uma corrente básica que era a TEC C30 que custa 25 conto em qualquer oficina que vem naqueles saco como embalagem. e cheguei a usar ela por pouco mais de 700km porém nesse KM eu reformei a minha bike de cidade e abri a corrente com prego e martelo. E quando eu tive que recolocar o pino de volta na corrente, Ela não ficou boa, e ficou batendo por mexer lateralmente na linha de baixo. Mas acho que ela duraria no mínimo uns 1500km fácil, se eu não tivesse a aberto de maneira errada. Eu tentaria testar essa corrente se fosse você por um 400Km para ver no que vai da. Se arregaçar pode ser problema da relação, se isso não acontecer novamente eu compraria uma corrente de maior qualidade de fonte confiável da KMC ou Shimano.  

obrigado pela ajuda junior... ja posto fotos da minha catraca + coroa.. esta bem nova.. da pra ver os dentes bem uniformes e quadrados...

outro ponto.. em contato com o vendedor, o mesmo alegou que minha corrente dilatou pois minhas roldanas do cambio traseiro estão desgastadas. Isso é possivel? tem pressao suficiente nessas roldanas para dilatar a corrente? sempre achei que fosse ao contrario.. corrente dilatada que danificasse a relação...
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LeoCBS Ver Drop Down
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pensando se não vale a pena agora eu rodar com essa corrente e trocar depois a relacao toda...

meu medo eh comprar de novo outra corrente.. e durar de novo 400km.. por algo errado na minha relacao..

minha relação eh tourney... com a coroa nao reduzida.. de 48 dentes.. antes usava a reduzida.. e faltava marcha.. dai acabei botando essa coroa com mais dentes.. será que pode ser isso?

rodo uma media de 110km por final de semana..  será que minha bike é muito "simples"? e esse desgaste é natural?
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LeoCBS Ver Drop Down
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segue fotos da catraca + coroa




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hug0.dts Ver Drop Down
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Você pedala muito em pé? Mesmo que a HG40 seja a mais simples da linha Shimano, não era para durar tão pouco.

Qual lubrificante você tem utilizado?

Outras sugestões quanto ao lubrificante:
- Tire o excesso depois de lubrificar. Isso faz com a sujeira grude acelerando o desgaste da relação. O que precisa ser lubrificado é são os roletes, não a parte externa.
- Substitua por um para uso no seco (Cera/Teflon). Aqui uso o Elephant Wax e estou satisfeito. Dura bem e é barato, só não é resistente a água (padrão nesse tipo de lubrificante).

Na próxima vá de KMC X8. As correntes da linha X da KMC costumam ser bem duráveis. Mas é o que comentei antes, compre de vendedor oficial.
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juniorcarp Ver Drop Down
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cabo frio
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Então as roldanas do câmbio não tem força para dilatar a corrente assim. Se talvez fosse por falha de uso seria roda com a corrente cruzada, mas 400km é difícil disso acontecer normalmente em correntes de 6,7,8.

Se eu fosse você eu compraria essa corrente aqui básica da Tec C30 (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1156870840-corrente-fina-p-bicicleta-18v-21v-com-marchas-tec-c30-mtb-_JM#position=16&search_layout=stack&type=item&tracking_id=c342797e-4ca0-499c-a452-16050e3e181d) E iria testar pelos 400Km para ver se o mesmo aconteceria. essa corrente custa menos de 30 reais. E você encontra em qualquer lugar
 
Mostra uma foto da cambio traseiro mostrando as roldanas também
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hug0.dts Ver Drop Down
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Ah sim, outra coisa que pode estar acontecendo é a sua ferramenta não ser confiável. Leve numa oficina maior, que deve ter ferramentas melhores, e peça para medir o desgaste da corrente.
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LeoCBS Ver Drop Down
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Originalmente Postado por hug0.dts hug0.dts Escreveu:

Você pedala muito em pé? Mesmo que a HG40 seja a mais simples da linha Shimano, não era para durar tão pouco.

Qual lubrificante você tem utilizado?

Outras sugestões quanto ao lubrificante:
- Tire o excesso depois de lubrificar. Isso faz com a sujeira grude acelerando o desgaste da relação. O que precisa ser lubrificado é são os roletes, não a parte externa.
- Substitua por um para uso no seco (Cera/Teflon). Aqui uso o Elephant Wax e estou satisfeito. Dura bem e é barato, só não é resistente a água (padrão nesse tipo de lubrificante).

Na próxima vá de KMC X8. As correntes da linha X da KMC costumam ser bem duráveis. Mas é o que comentei antes, compre de vendedor oficial.

nao pedalo em pé.. e dificilmente subo morro..

estou usando ele lubrificante aqui


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Originalmente Postado por juniorcarp juniorcarp Escreveu:

Então as roldanas do câmbio não tem força para dilatar a corrente assim. Se talvez fosse por falha de uso seria roda com a corrente cruzada, mas 400km é difícil disso acontecer normalmente em correntes de 6,7,8.

Se eu fosse você eu compraria essa corrente aqui básica da Tec C30 (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1156870840-corrente-fina-p-bicicleta-18v-21v-com-marchas-tec-c30-mtb-_JM#position=16&search_layout=stack&type=item&tracking_id=c342797e-4ca0-499c-a452-16050e3e181d) E iria testar pelos 400Km para ver se o mesmo aconteceria. essa corrente custa menos de 30 reais. E você encontra em qualquer lugar
 
Mostra uma foto da cambio traseiro mostrando as roldanas também

obrigado pela dica junior.. vou comprar essa corrente baratinha agora a tarde... pra ver o comportamento

segue foto da roldana.. bem desgastada...


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juniorcarp Ver Drop Down
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É a roldana está bem desgastada. O câmbio tá com algum empenamento ou algo do tipo ??
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LeoCBS Ver Drop Down
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Originalmente Postado por juniorcarp juniorcarp Escreveu:

É a roldana está bem desgastada. O câmbio tá com algum empenamento ou algo do tipo ??

de olho o cambio parece ok.. sem empenamento.. acho q é desgaste de uso mesmo.. ja rodei 12 mil km com esse cambio.. porem nao acho as roldanas para trocar.. esta na hora de trocar o cambio?
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True Ver Drop Down
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Lubrificar a cada 100km não diz muita coisa.
Pelas fotos o quadro da bike e a relação estão imundas. 
Mesmo assim, 400km é muito pouco, ainda mais do uso que você diz fazer.
Já pensou no seu medidor estar errado? 
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hug0.dts Ver Drop Down
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Originalmente Postado por LeoCBS LeoCBS Escreveu:

Originalmente Postado por hug0.dts hug0.dts Escreveu:

Você pedala muito em pé? Mesmo que a HG40 seja a mais simples da linha Shimano, não era para durar tão pouco.

Qual lubrificante você tem utilizado?

Outras sugestões quanto ao lubrificante:
- Tire o excesso depois de lubrificar. Isso faz com a sujeira grude acelerando o desgaste da relação. O que precisa ser lubrificado é são os roletes, não a parte externa.
- Substitua por um para uso no seco (Cera/Teflon). Aqui uso o Elephant Wax e estou satisfeito. Dura bem e é barato, só não é resistente a água (padrão nesse tipo de lubrificante).

Na próxima vá de KMC X8. As correntes da linha X da KMC costumam ser bem duráveis. Mas é o que comentei antes, compre de vendedor oficial.

nao pedalo em pé.. e dificilmente subo morro..

estou usando ele lubrificante aqui



Realmente não consigo pensar em mais nenhuma possibilidade além do que mencionei. Definitivamente não era para essas correntes estarem Durando tão pouco. Nessa situação, até acho que vale a pena ir nas baratinhas. Mesmo que troque 5 vezes a peça, ainda terá um custo mais baixo que as que você usou.

Em relação ao lubrificante, não conheço mas pelos comentários no tópico de lubrificantes, os da zefal parecem uma cola para sujeira. Pode ser o que está afetando a durabilidade da corrente mas não consigo afirmar. Mesmo não sendo isso,  pelas suas fotos há muito excesso de lubrificante e eles estão indo para onde não deveriam, que é o lado de fora dos roletes, e de lá pro cassete. Uma gota é suficiente por elo e o excesso deve ser removido com um pano.

Quanto à roldana, devem ser de 13 dentes (olhe no manual ou conte na peça) . Em qualquer bicicletaria você encontra um par para reposição. Existem opções bem simples e baratas (5 reais a unidade); as originais da Shimano, que devem estar custando uns R$50 (R$40 foi o que paguei no final do ano passado); e as chinesas de rolamento (uns R$30 o par).

Sobre as últimas, dê uma olhada na Aliexpress. Nesta semana está rolando ótimas promoções por lá, com muitos itens com frete gratuito.


Editado por hug0.dts - 05 Ago 2021 as 11:26
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dwsmartins Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dwsmartins Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Ago 2021 as 06:32
Vou te sugerir uma máquina de limpeza de corrente e um pouco de querosene. Vejo que vc tá com excesso de lubrificação e parece estar bastante suja. Como os colegas disseram, isso não explicaria a baixa durabilidade da corrente, mas não é bom lubrificar em cima da sujeira.

Quando eu tinha uma rotina parecida com a sua (120km/semana na cidade), a cada mês eu lavava a relação com a máquina, primeiro usando querosene, depois desengordurante doméstico sem cloro (importantíssimo), escovando com escova de dentes as engrenagens, câmbios e roldanas, enxaguando com água morna (do chuveiro mesmo) em seguida. Se alguma parte não fosse cromada ou em alumínio, eu secava o melhor possível tb.

Geralmente, usava um spray tipo WD-40 pra ajudar a remover a água de dentro dos elos, mas passava um pano seco e deixava evaporar em seguida. O lubrificante de corrente era o lado final, uma gota por elo (quando tava com tempo e paciência) ou uma girada enquanto passava o lubrificante. Ficava um brinco e geralmente usava 2 correntes por ano, fazendo rodízio a cada mês. Ao final do ano, eu geralmente trocava as correntes, que já estariam alongadas, e o cassete, que já estaria pulando com a corrente nova. Cheguei a trocar o pedivela também, mas foi devido a outros problemas que ele apresentou.

Fiz ela geral ontem na minha bike inclusive. Vou sair com ela daqui a pouco e posto uma foto, pra ilustrar.
Bora pedalar, senão estressa!
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dwsmartins Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dwsmartins Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Ago 2021 as 23:10

Resultado da limpeza como eu descrevi.
Bora pedalar, senão estressa!
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LeoCBS Ver Drop Down
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obrigado pela ajudal pessoal.. estou aprendendo muito com voces

martins.. sua bike ficou um brinco mesmo... bem limpa..

junior comprei a corrente baratinha.. vamos ver quanto tempo dura...

sobre o excesso de oleo.. foi uma tentativa amadora minha na segunda corrente de tentar prolongar a vida util.. ja que com a primeira removendo o excesso.. a corrente nao durou 400km... agora na terceira corrente baratinha que comprei da tec.. botei apenas oleo nos elos e removi o excesso com um papel toalha... mais mesmo assim depois de pedalar hoje.. percebi a relação toda melada.. suja.. acho q esse oleo nao eh muito bom...

segue uma foto da relacao limpa e lubrificada... e com o medidor de dilatação informando que a corrente esta boa...




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juniorcarp Ver Drop Down
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Uma boa é limpar a catraca/cassete e a coroa no momento que se troca a corrente.

Eu mesmo não sou de limpar minha relação várias vezes a cada 1 mês ou mais eu limpo se eu usar a bike constantemente. Mas aquela foto que você nos mostrou ela realmente tava imunda.

Pra min a corrente só fica no estado de limpar quando os dentes da catraca e coroa também ficam com sujeira, agora sujeira dentro dos espaços de cada engrenagens e nas laterais da corrente não me importo muito.

Eu limpo com detergente neutro, água, escova de dente e escovão. Limpa bem a minha relação mais uso cera
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LeoCBS Ver Drop Down
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Originalmente Postado por juniorcarp juniorcarp Escreveu:

Uma boa é limpar a catraca/cassete e a coroa no momento que se troca a corrente.

Eu mesmo não sou de limpar minha relação várias vezes a cada 1 mês ou mais eu limpo se eu usar a bike constantemente. Mas aquela foto que você nos mostrou ela realmente tava imunda.

Pra min a corrente só fica no estado de limpar quando os dentes da catraca e coroa também ficam com sujeira, agora sujeira dentro dos espaços de cada engrenagens e nas laterais da corrente não me importo muito.

Eu limpo com detergente neutro, água, escova de dente e escovão. Limpa bem a minha relação mais uso cera

entendi junior.. acho q meu oleo nao é muito bom.. passei muito pouco.. e depois de pedalar.. minha relação estava encharcada...
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Alguns óleos são complicados porque fazem grudar sujeira. A minha eu limpo bem com removedor  (solvente) e um pincel para tirar os excessos. Depois lavo bem a corrente e o cassete com sabão de coco e uma escovinha de limpeza, sabão de coco é o melhor desengordurante que tem, a corrente fica limpinha. Depois de tudo limpo, dou jato de ar com a função soprar do aspirador de pó para retirar toda a água. E daí passo spray anti ferrugem, tipo WD 40, uso o Algoo Pro multiuso, mas já usei outros mais genéricos também. Em breve vou experimentar o Algoo à base de cera, acho que é melhor ainda. 
Vou acompanhar aqui o post para aprender, muito estranho essas correntes gastando assim. Não sei se vem ao caso, mas qual a marca do seu cassete? Não teria a possibilidade desse cassete estar danificando as correntes, ter algo errado com ele, mesmo sendo novo? A ver
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hug0.dts Ver Drop Down
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Originalmente Postado por ladybarbie ladybarbie Escreveu:

Alguns óleos são complicados porque fazem grudar sujeira. A minha eu limpo bem com removedor  (solvente) e um pincel para tirar os excessos. Depois lavo bem a corrente e o cassete com sabão de coco e uma escovinha de limpeza, sabão de coco é o melhor desengordurante que tem, a corrente fica limpinha. Depois de tudo limpo, dou jato de ar com a função soprar do aspirador de pó para retirar toda a água. E daí passo spray anti ferrugem, tipo WD 40, uso o Algoo Pro multiuso, mas já usei outros mais genéricos também. Em breve vou experimentar o Algoo à base de cera, acho que é melhor ainda. 
Vou acompanhar aqui o post para aprender, muito estranho essas correntes gastando assim. Não sei se vem ao caso, mas qual a marca do seu cassete? Não teria a possibilidade desse cassete estar danificando as correntes, ter algo errado com ele, mesmo sendo novo? A ver


Esse Algoo é muito ruim. Dura pouco e faz uma sujeira danada, mesmo sendo cera. Como sempre sugiro aqui, use o Elephant Wax. Pouca coisa mais caro que o Algoo, mas tem durabilidade muito maior mantendo a corrente limpa (só lembrar de remover o excesso após a aplicação).

Sobre o WD40, você não deveria utilizá-lo. Mesmo sendo um solvente, que teoricamente evaporaria com o tempo (outro motivo para não considerá-lo como um tratamento anti-ferrugem), já que sempre ficam resíduos que podem comprometer a eficiência do lubrificante.

Além disso, a corrente só vai enferrujar se você deixá-la molhada, se a corrente não tiver um bom tratamento (KMC a partir da linha Xx e Shimano a partir da linha HG-5x), ou se ficar muito exposta à maresia.
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