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Corrente esticada/não esticada

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Ramon.flat Ver Drop Down
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Cadastrado em: 15 Ago 2017
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ramon.flat Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Corrente esticada/não esticada
    Postado: 15 Ago 2017 as 08:04
Pessoal, bom dia. Estou com problema chato na minha fixa, a corrente fica esticada em um certo ponto e frouxa em outro (a coroa e pinhão não estão ovalizados, são novos). Percebi que a coroa tem uma folga (coisa de 2 mm em cada braço) no BCD do pedivela. Alguém tem uma dica de como ajustar o centro dela?
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Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2017 as 08:51
Isso ocorre quando se tem um pinhão com poucos. Mas não sei se é seu caso.
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Ramon.flat Ver Drop Down
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Cadastrado em: 15 Ago 2017
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ramon.flat Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2017 as 08:59
Poucos dentes? Sim, começou depois que coloquei pinhão de 14 dentes. Não tem jeito? Mas qual a influência do pinhão pequeno? Vlw
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Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2017 as 09:06
Dizem que interfere na eficiência medmo que o resultando final da relação seja igual outra relação com coroa e pinhão com mais dentes. Mas o que muda mesmo deve ser a aspereza ao pedalar. Mas não acredito que deva trocar tudo por causa disso.
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Gryphon Ver Drop Down
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Cadastrado em: 05 Jun 2016
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2017 as 09:26
Já vi isso em bicicletas antigas.

Uma das causas pode ser desgaste irregular do cubo (panela e esferas), deixando o conjunto com altos e baixos conforme roda. Esse é um dos motivos pelo qual prefiro rolamento.

Outra, que não sei bem como explicar porque acontece, se cria um desalinhamento entre a catraca e o cubo. Quando se põe a roda traseira para rodar, a catraca fica "rebolando" por estar fora de centro. Conforme a catraca "rebola", é possível perceber que a corrente estica e encurta.

Outra coisa que pode causar isso é um desgaste irregular dos elos da corrente. Se alguns elos se desgastam mais que outros, mesmo que pouca coisa, ao permanecerem nos ramos livres da corrente a folga dos elos vira uma maior folga da corrente como um todo, mas quando esses elos folgados engrenam na coroa ou na catraca/pinhão, a folga deles fica retida no engrenamento e a corrente estica.
Esse defeito você percebe medindo a folga da corrente conforme movimenta a transmissão.  Marque o elo que está entrando na coroa no instante de maior tensão da corrente. Se a corrente voltar a tensionar novamente quando o elo marcado estiver entrando na coroa, pode ser desgaste desigual. Aí puxe para fora do engrenamento os elos que estiverem no meio do arco sobre a coroa. Numa corrente em bom estado, nunca se deve ver mais que meio dente pela folga. Se o desgaste for irregular, a altura que você verá dos dentes da coroa vai variar.

Toma cuidado com o esticamento da corrente. Toda corrente precisa trabalhar com uma folga. Máquinas possuem tensores com mola para que a corrente tenha folga mas trabalhe com alguma tensão. É a mesma ideia do câmbio traseiro. Mas quando você tem uma transmissão simples, como no caso de uma single ou fixa, a corrente precisa sem mantida com uma determinada folga, nem mais nem menos que isso. Essa folga absorve essas irregularidades.
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Ramon.flat Ver Drop Down
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Cadastrado em: 15 Ago 2017
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ramon.flat Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Ago 2017 as 10:08
O sistema de transmissão é novo, porém o pedivela não é highend, acredito que tenha muita folga no BCD.
Sim, o problema é a corrente cair no ponto de folga...hehe
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VJoe Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Set 2015
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar VJoe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2017 as 09:50
Eu uso pinhão de 14 dentes e nunca tive esse problema. A corrente é nova também?
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Ramon.flat Ver Drop Down
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Cadastrado em: 15 Ago 2017
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ramon.flat Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2017 as 09:56
Sim, toda a transmissão é nova.

Ontem gastei umas duas horas mexendo nisso, com certeza é a folga no BCD do pedivela. Consegui deixar no centro e ficou bem melhor. Achei um outro cara com o mesmo problema, ele disse que com o passar do tempo volta a ficar a mesma m*rda, devido à folga dos bolts haha.
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RichardND Ver Drop Down
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Cadastrado em: 24 Mar 2016
Blumenau
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar RichardND Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2017 as 11:03
Já que o conjunto é novo o mais indicado é afrouxar um pouco dos bolts, girar o conjunto até ele parar sozinho. A tendencia é que a coroa e o pedivela fiquem centralizados, aí é só apertar os bolts e sucesso.

Como foi dito acima esse problema volta aparecer, porque eventualmente fazemos muita força ou por conta dos skids também.
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