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Corrente esticada/não esticada |
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Ramon.flat
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Cadastrado em: 15 Ago 2017 SBC Offline Mensagens:11 |
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Postado: 15 Ago 2017 as 08:04 |
Pessoal, bom dia. Estou com problema chato na minha fixa, a corrente fica esticada em um certo ponto e frouxa em outro (a coroa e pinhão não estão ovalizados, são novos). Percebi que a coroa tem uma folga (coisa de 2 mm em cada braço) no BCD do pedivela. Alguém tem uma dica de como ajustar o centro dela?
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Fabio
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Cadastrado em: 07 Out 2003 - Offline Mensagens:8603 |
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Isso ocorre quando se tem um pinhão com poucos. Mas não sei se é seu caso.
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Ramon.flat
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Cadastrado em: 15 Ago 2017 SBC Offline Mensagens:11 |
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Poucos dentes? Sim, começou depois que coloquei pinhão de 14 dentes. Não tem jeito? Mas qual a influência do pinhão pequeno? Vlw
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Fabio
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Dizem que interfere na eficiência medmo que o resultando final da relação seja igual outra relação com coroa e pinhão com mais dentes. Mas o que muda mesmo deve ser a aspereza ao pedalar. Mas não acredito que deva trocar tudo por causa disso.
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Gryphon
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Cadastrado em: 05 Jun 2016 São Paulo Offline Mensagens:805 |
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Já vi isso em bicicletas antigas.
Uma das causas pode ser desgaste irregular do cubo (panela e esferas), deixando o conjunto com altos e baixos conforme roda. Esse é um dos motivos pelo qual prefiro rolamento. Outra, que não sei bem como explicar porque acontece, se cria um desalinhamento entre a catraca e o cubo. Quando se põe a roda traseira para rodar, a catraca fica "rebolando" por estar fora de centro. Conforme a catraca "rebola", é possível perceber que a corrente estica e encurta. Outra coisa que pode causar isso é um desgaste irregular dos elos da corrente. Se alguns elos se desgastam mais que outros, mesmo que pouca coisa, ao permanecerem nos ramos livres da corrente a folga dos elos vira uma maior folga da corrente como um todo, mas quando esses elos folgados engrenam na coroa ou na catraca/pinhão, a folga deles fica retida no engrenamento e a corrente estica. Esse defeito você percebe medindo a folga da corrente conforme movimenta a transmissão. Marque o elo que está entrando na coroa no instante de maior tensão da corrente. Se a corrente voltar a tensionar novamente quando o elo marcado estiver entrando na coroa, pode ser desgaste desigual. Aí puxe para fora do engrenamento os elos que estiverem no meio do arco sobre a coroa. Numa corrente em bom estado, nunca se deve ver mais que meio dente pela folga. Se o desgaste for irregular, a altura que você verá dos dentes da coroa vai variar. Toma cuidado com o esticamento da corrente. Toda corrente precisa trabalhar com uma folga. Máquinas possuem tensores com mola para que a corrente tenha folga mas trabalhe com alguma tensão. É a mesma ideia do câmbio traseiro. Mas quando você tem uma transmissão simples, como no caso de uma single ou fixa, a corrente precisa sem mantida com uma determinada folga, nem mais nem menos que isso. Essa folga absorve essas irregularidades. |
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Ramon.flat
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Cadastrado em: 15 Ago 2017 SBC Offline Mensagens:11 |
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O sistema de transmissão é novo, porém o pedivela não é highend, acredito que tenha muita folga no BCD.
Sim, o problema é a corrente cair no ponto de folga...hehe |
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VJoe
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Cadastrado em: 27 Set 2015 Br Offline Mensagens:200 |
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Eu uso pinhão de 14 dentes e nunca tive esse problema. A corrente é nova também?
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Ramon.flat
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Cadastrado em: 15 Ago 2017 SBC Offline Mensagens:11 |
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Sim, toda a transmissão é nova.
Ontem gastei umas duas horas mexendo nisso, com certeza é a folga no BCD do pedivela. Consegui deixar no centro e ficou bem melhor. Achei um outro cara com o mesmo problema, ele disse que com o passar do tempo volta a ficar a mesma m*rda, devido à folga dos bolts haha. |
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RichardND
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Cadastrado em: 24 Mar 2016 Blumenau Offline Mensagens:12 |
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Já que o conjunto é novo o mais indicado é afrouxar um pouco dos bolts, girar o conjunto até ele parar sozinho. A tendencia é que a coroa e o pedivela fiquem centralizados, aí é só apertar os bolts e sucesso.
Como foi dito acima esse problema volta aparecer, porque eventualmente fazemos muita força ou por conta dos skids também. |
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