Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Corrente e cassete novo
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Corrente e cassete novo

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
mbrunotr Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Nov 2020
Três Rios
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mbrunotr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Corrente e cassete novo
    Postado: 10 Mai 2021 as 10:57
Bom dia pessoal.

Troquei toda a relação da minha bike, mas a corrente pula no cogue menor de 10 dentes.
Cassete, corrente e pedivela Shimano Deore 12v m6100.
Cambio e trocador Shimano XT 12v m8100.
Tudo novo, zero, mas no cogue menor quando forço a corrente pula.
Alguém tem alguma dica do que pode ser?
Troca de marchas está perfeita.
Será que com o uso a corrente casa melhor e isso não acontece mais.

Obrigado pela atenção.
Abraços, Michel
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mai 2021 as 11:14
Entendo que a sua descrição de troquei toda a relação inclua K7 e corrente novas. Sendo assim, o problema se limita a tensão da mola do câmbio ou comprimento da corrente.

Pergunta: Qual procedimento vc usou para ajustar o comprimento da corrente?
Voltar ao Topo
mbrunotr Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Nov 2020
Três Rios
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mbrunotr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mai 2021 as 11:26
Então amigo, eu levei a um mecânico que trocou todas as peças para mim.
Eu não sei dizer o procedimento que foi usado para ajustar o comprimento da corrente.
Mas obrigado pela dica, pois vou retornar a loja e informar que esses podem ser o problema.
Muito obrigado.
Voltar ao Topo
mbrunotr Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Nov 2020
Três Rios
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mbrunotr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mai 2021 as 11:26
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Entendo que a sua descrição de troquei toda a relação inclua K7 e corrente novas. Sendo assim, o problema se limita a tensão da mola do câmbio ou comprimento da corrente.

Pergunta: Qual procedimento vc usou para ajustar o comprimento da corrente?


Então amigo, eu levei a um mecânico que trocou todas as peças para mim.
Eu não sei dizer o procedimento que foi usado para ajustar o comprimento da corrente.
Mas obrigado pela dica, pois vou retornar a loja e informar que esses podem ser o problema.
Muito obrigado.
Voltar ao Topo
Gustavoct Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Abr 2019
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:419
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Gustavoct Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mai 2021 as 12:35
pode ser gancheira empenada também.
Att.
Gustavo
Voltar ao Topo
dudaoklein Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mar 2021
Igrejinha/RS
Offline
Mensagens:37
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dudaoklein Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mai 2021 as 12:57
Pode ser gancheira/câmbio fora de alinhamento, corrente muito longa (tem que ver como fica o braço do câmbio nessa marcha), elo onde foi feito a emenda duro (pode ter sido mal feito) ou se usaram link.
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mai 2021 as 17:38
Originalmente postado por mbrunotr mbrunotr escreveu:

Então amigo, eu levei a um mecânico que trocou todas as peças para mim.
Eu não sei dizer o procedimento que foi usado para ajustar o comprimento da corrente.
Mas obrigado pela dica, pois vou retornar a loja e informar que esses podem ser o problema.
Muito obrigado.

Então, mecânico tem que garantir a regulagem... 
Voltar ao Topo
FelipeV Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Out 2013
Gaspar SC
Offline
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar FelipeV Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2021 as 08:21
Originalmente postado por mbrunotr mbrunotr escreveu:

Bom dia pessoal.

Troquei toda a relação da minha bike, mas a corrente pula no cogue menor de 10 dentes.
Cassete, corrente e pedivela Shimano Deore 12v m6100.
Cambio e trocador Shimano XT 12v m8100.
Tudo novo, zero, mas no cogue menor quando forço a corrente pula.
Alguém tem alguma dica do que pode ser?
Troca de marchas está perfeita.
Será que com o uso a corrente casa melhor e isso não acontece mais.

Obrigado pela atenção.
Abraços, Michel


Se esta tudo novo e nao tem problema nas outras marchas eu diria que é o parafuso H que esta muito apertado.

Podia dizer que era o esticador do cabo no trocador, mas esse iria interferir na trocas das outras marchas, pelo menos 1 cog não iria descer.

Então volto pro parafudo H, cambio não vai até o onde devia e a corrente está raspando o degrau do cog acima.

É bem comum pq muito mecanico regula 12V igual fazia com os outros ou é muito cauteloso com medo da corrente cair nos finais do cassete, então deixam nenhuma ou pouca folga necessária dos fim do curso, parafuso High e Low, poucos milimetros que fazem muita diferença.

12V cada fabrica tem sua regulagem e caracteristicas, a Sram por exemplo agora tem três 12V no mercado cada um com regulagem diferente. (10-50/10-52 e AXS.)
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2021 as 09:04
Os componentes cada vez mais estão precisos e a margem de tolerância é cada vez menor!

Entretanto não é todo mecânico que se atualiza e busca conhecimento!

Aí acontecem dessas!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2021 as 09:56
Já rolou algo assim comigo no último cog da relação, que é 11d no meu caso. Solucionei tirando dois elos da corrente.

Sinceramente, foi por tentativa e erro. Na época, eu não forçava a relação (atualmente uso pedivela 48-36-22d 9v e cassete 11-40d de 8v, sendo que os câmbios são pra 48-36-26d e 11-34d, tudo 9v) e tudo estava de acordo com a tabela de compatibilidade da Shimano.

O dimensionamento da corrente foi passando pela maior coroa e pelo menor cog deixando o cage do câmbio na vertical, mas bateu com o método sugerido de passar pela maior coroa e maior cog fora do câmbio, deixando dois elos de excesso. Ambos os métodos são sugeridos por fontes razoáveis (ParkTool e Shimano).

A corrente pulava quando dava um sprint na marcha mais pesada. Tentei várias coisas, sem sucesso. Quando resolvi arriscar e tirei dois elos, tudo se resolveu. A corrente ainda pulava quando na coroa média e cog pequeno, mas não é uma combinação que eu uso.

Ontem a bike da minha esposa apresentou o mesmo problema. Pretendo solucionar desse mesmo jeito. Entenda que eu ainda chequei se não haveria alguma situação que poderia quebrar o câmbio (a corrente encurtada pode ser insuficiente pra contornar a coroa grande e o cog grande passando pelo câmbio, tem que tomar cuidado com isso). Se não rolar esse tipo de problema, tá OK.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
bike7 Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Mai 2021
alfenas
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bike7 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mai 2021 as 17:07
Tive o mesmo problema com um cassete sun race de 8v. Na penultima estalava, tudo novo. Troquei a catraca por hg shimano ,só que pra 7v, ae usei um calço e funcionou normalmente. A ultima geralmente nunca estala,só quando gasta muito. Verifique se a tampa tá bem apertada, caso contráio além de estalar vai zuar a corente. Reaperta a catraca e verifica o cambio trazeiro, com mais ou menos mola.
Em outra bike, uso um outro  k7 sunrace ,de 8v e não apresenta problemas. O k7 que ficava estalando, aposentei pra desmontar, ae usa-se a menor depois e as dua maiores vou desmontar pra fazer calços.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X