Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Corrente dura só 900km?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Corrente dura só 900km?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
kiorugui Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Ago 2007
Santa Maria/RS
Offline
Mensagens:3440
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kiorugui Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Corrente dura só 900km?
    Postado: 05 Nov 2013 as 09:28
Pessoal.
 
Estou impressionado com a baixa durabilidade da corrente. Estou usando a HG73, com pedivela e cassete usados, porém, aceitam tranquilamente corrente nova. Já estou na terceira corrente, e não passa de 1000km, com medição da ferramenta adequada.
 
A bike (Trance X, pedivela Deore, K7 PG970) é somente para trilha, ou seja, o uso é sempre em terra, areia, eventualmente com lama. (tenho outra bike para pedais em asfalto)
 
Eu lavo com detergente de cozinha (limpol) , retirando bem a sujeira, seco, e depois lubrifico com uma mistura de óleo sae90 x singer.
 
Não faço mais do que 2 pedais de 40 ~50 km sem realizar a limpeza, e se for 1 pedal com chuva, lama, etc...já chego e limpo.
 
É aceitável este desgaste, considerando o uso da bike?
Giant Trance X 26 /Fox RL 120mm/ Overland Vzan.
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2013 as 09:30
Tive um problema pontual com uma HG73, que durou isso também. Mas em estrada, o que é pior ainda, pois o desgaste é menor.

Tenho minhas dúvidas se a qualidade geral das correntes Shimano não está em declínio, ou simplesmente é um lote bichado.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
Carlos sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jun 2008
São Paulo/SP
Offline
Mensagens:3094
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2013 as 10:01
Que a durabilidade das correntes Shimano caiu,isso é fato,eu utilizava uma HG 53 e a primeira vez que ela viu maresia,já oxidou toda (não tinha 70km de uso),com 200 km já estava com folga e nem pensei duas vezes,troquei por uma KMC antes que detonasse as coroas e o cassete...
Agora,utilizar esses óleos baratos para maquinários estáticos (tipo Singer e similares),acelera o desgaste,utilizei um similar ao Singer mês passado,além dessa porcaria sair da corrente a contaminar as sapatas de freio e o aro traseiro,o que restou na corrente é um "imâ" para sugeira!A corrente parecia um lixa!Até para tirar esse óleo da relação é uma bostaAngry!
Na época que eu fazia mtb (década de 90,24V era mais que suficiente,ô saudade deste tempo!),só utilizava o Singer,mas era outra época,quando as peças Shimano eram reconhecidas pela sua alta durabilidade,então não fazia sentido gastar com lubrificantes caros!
Hoje,se não tiver um óleo bom específico para corrente,pode reduzir muito a durabilidade não só da corrente,mas toda as peças que entram em contato com ela!
O que não nos mata nos torna... Estranhos.
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2013 as 10:15
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Tive um problema pontual com uma HG73, que durou isso também. Mas em estrada, o que é pior ainda, pois o desgaste é menor.

Tenho minhas dúvidas se a qualidade geral das correntes Shimano não está em declínio, ou simplesmente é um lote bichado.


voodoo, eu comprei duas correntes hg-53 no ebay, e surpresa... me parecem falsificações! vc sabe que as correntes são feitas em aço carbono, com ou sem tratamento de superfície (cromo-duro, TiN, etc) mas o que define se uma presta ou não é a natureza desse aço carbono (meu medo com as falsificadas) ou alguma falha no tratamento térmico (pode atingir as originais).

sobre o desgaste, eu tenho uma HG-53 (certamente original, hehehe...) com ~1300km, que ainda não deu 0,5% de desgaste. o segredo é a parafina!
meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2013 as 10:16
Voltar ao Topo
Oscar Costa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Abr 2009
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:793
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Oscar Costa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2013 as 10:17
Aqui na região de BH (trilhas com muito minério) minhas HG53 geralmente duravam entre 1300 e 1500 km, isso sempre limpando depois das trilhas.
"Limitações são fronteiras criadas apenas pela nossa mente." - Provérbio Chinês
Voltar ao Topo
denisonzaskar Ver Drop Down
Avatar
Banido

Cadastrado em: 23 Mai 2013
Rolante
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar denisonzaskar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2013 as 10:19
Eu uso em media de 1000 a 1500.
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2013 as 11:05
Oscar e Denis, vcs usam medidor para ter certeza da durabilidade? Ou é no olho?
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2013 as 11:11
Correntes 10 V

SHIMANO de 900 a 1100 (XT\XTR).
SRAM de 850 a 1000 (XX).

*Medidas pelo gabarito.

Variei diversos tipos de óleos um tipo em cada corrente e não ví diferença no desgaste.
Os óleos: WD-40, MucOff (seco), Finish Line (Red - Seco).
O pior é o WD-40 que deve ser passado a cada 30 Km.
No XX estou indo para 5° corrente sem trocar nada com cerca de 4000Km. 
O certo é que com mais velocidades menos a corrente dura.

At.


Editado por dts - 05 Nov 2013 as 11:21
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2013 as 11:12
Originalmente postado por samuelgouvea samuelgouvea escreveu:

sobre o desgaste, eu tenho uma HG-53 (certamente original, hehehe...) com ~1300km, que ainda não deu 0,5% de desgaste. o segredo é a parafina!


esqueci de dizer que 100% dessa kilometragem é trilha/estradão, sendo que o cascalho dessas estradas é escória siderúrgica ou areia quartizítica, ambos absurdamente abrasivos...
meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
scofieldpedal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2009
Betim
Offline
Mensagens:1064
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar scofieldpedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2013 as 11:16
A muito tempo as correntes shimanos cairam de qualidade, gastam rápido e arrebenta fácil.

Você pode migrar para Sram 951 (uns R$ 70,00) ou KMC Z9000 (uns R$ 60,00).
Se quiser uma mais top eu aconselho a Sram 971 ou KMC gold (uns R$ 130,00 cada).

Usei por muito tempo as Sram 951 e KMC Z900, que em média rodam uns 1.500km, depois que aumentaram de preço eu passei usar a KMC Gold, a minha última está com um pouco a mais de 2.000km e está com 0.75% de desgaste, ainda tem um pouquinho para usar.

Para sua relação durar você precisa fazer rodízio de corrente (pesquisa sobre isto) manter limpa a relação e usar um bom lubrificante.
Esta sua mistura de lubrificante só trás transtorno, vai acumular muita sujeira, está utilizando um lubrificante diferente para sua necessidade.
Use um Muc OFF ou Finish Line. Tem para todo tipo de terreno (seco, molhado, úmido, etc). Eu uso o Finish Line verde (úmido), ele é bem viscoso e rende que é uma beleza.

Para limpar SOMENTE a relação o ideal é qualquer desengordurante (veja, Mr. músculo, Ypê, etc). São excelentes para limpeza e seu custo é baixo.
Em um recipiente você irá colocar uns 25ml de água e 25ml de desengordurante, com uma escova você vai lavando a relação. Verá como limpa super fácil.

É assim mesmo, para a relação durar muito você precisa de uma boa corrente, um bom lubrificante e manter sempre limpa.

Originalmente postado por kiorugui kiorugui escreveu:

Pessoal.
 
Estou impressionado com a baixa durabilidade da corrente. Estou usando a HG73, com pedivela e cassete usados, porém, aceitam tranquilamente corrente nova. Já estou na terceira corrente, e não passa de 1000km, com medição da ferramenta adequada.
 
A bike (Trance X, pedivela Deore, K7 PG970) é somente para trilha, ou seja, o uso é sempre em terra, areia, eventualmente com lama. (tenho outra bike para pedais em asfalto)
 
Eu lavo com detergente de cozinha (limpol) , retirando bem a sujeira, seco, e depois lubrifico com uma mistura de óleo sae90 x singer.
 
Não faço mais do que 2 pedais de 40 ~50 km sem realizar a limpeza, e se for 1 pedal com chuva, lama, etc...já chego e limpo.
 
É aceitável este desgaste, considerando o uso da bike?
Se lhe ajudei clica em Obrigado! Betim/MG
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2013 as 11:18
Originalmente postado por lemarco lemarco escreveu:

Oscar e Denis, vcs usam medidor para ter certeza da durabilidade? Ou é no olho?


o melhor jeito é medir com uma régua em polegadas!

bata um preguinho numa parede da garagem ou outro ponto da sua caverna (i.e., o cantinho do homem LOL) e meça 56 polegadas pra um corrente de 112 links (ou mais, é meia polegada por link). daí converta isso pra centímetros, e marque o zero (corrente nova) e os acréscimos de comprimento: 0,5; 0,75 e 1%.

daí vc mede a corrente inteira de uma vez só, só perde em praticidade pro medidor...
meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
Paulo Eduardo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Abr 2010
Registro/SP.
Offline
Mensagens:236
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo Eduardo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2013 as 11:18
Eu imaginei que uma corrente duraria mais que 3000 Km's.

A minha, que é uma HG-50, já passou dos 1500 Km's e a única diferença é que a roldana está solta, mas também não vi como era quando comprei.

O único tipo de limpeza que faço é passar um pano velho na corrente para tirar a sujeira grossa e eu uso óleo de motor, de vez em quando até queimado já.

http://www.causospedalisticos.blogspot.com/

https://www.strava.com/athletes/4421257
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2013 as 11:22
Originalmente postado por samuelgouvea samuelgouvea escreveu:

Originalmente postado por lemarco lemarco escreveu:

Oscar e Denis, vcs usam medidor para ter certeza da durabilidade? Ou é no olho?


o melhor jeito é medir com uma régua em polegadas!

bata um preguinho numa parede da garagem ou outro ponto da sua caverna (i.e., o cantinho do homem LOL) e meça 56 polegadas pra um corrente de 112 links (ou mais, é meia polegada por link). daí converta isso pra centímetros, e marque o zero (corrente nova) e os acréscimos de comprimento: 0,5; 0,75 e 1%.

daí vc mede a corrente inteira de uma vez só, só perde em praticidade pro medidor...
Apesar de usar correntes com PL, comprei o medidor por praticidade mesmo. Mas o seu método tb é válido e elimina a desculpa de não querer gastar dinheiro com isso!
Voltar ao Topo
Edu Bicicaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Abr 2012
Blumenau SC
Offline
Mensagens:1187
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edu Bicicaos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2013 as 11:46

Minha relação é alivio 9 velocidades e está com uma barulheira como se o K7 ou a corrente estivessem froxos e batendo em algum lugar, mas só quando utilizo as velocidades 7, 8 e 9. Será que é desgatste da corrente / relação? deve estar perto dos 1000 km pra mais.

Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2013 as 12:26
Originalmente postado por Edu Bicicaos Edu Bicicaos escreveu:

Minha relação é alivio 9 velocidades e está com uma barulheira como se o K7 ou a corrente estivessem froxos e batendo em algum lugar, mas só quando utilizo as velocidades 7, 8 e 9. Será que é desgatste da corrente / relação? deve estar perto dos 1000 km pra mais.


Boa tarde

Na verdade o desgaste das partes não dão diferença até que comece a quebrar a corrente.
Vc pode rodar assim sem troca nenhuma por vários Km 3, 4, 5 mil Km.
Mas se deixar assim quando for trocar a corrente terá que trocar tudo (Coroas, cassete e corrente).
Por conta disto é que precisa ter um gabarito de corrente pois é impossível verificar a olho.
No seu caso certamente não se trata de desgaste e sim de regulagem pois relações de 9v duram até 1200 até a troca da corrente.
Mas não deixe de ter o gabarito é barato e garante uma grande economia de forma geral.
*Eu considerei que o uso do Alívio esta sendo o recomendado pela Shimano, veja um exemplo do que o uso fora do recomendado pode causar:


At.


Editado por dts - 05 Nov 2013 as 12:30
Voltar ao Topo
G4rF13ld Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Out 2010
formosa-go
Offline
Mensagens:1915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar G4rF13ld Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2013 as 13:17
Originalmente postado por Paulo Eduardo Paulo Eduardo escreveu:

Eu imaginei que uma corrente duraria mais que 3000 Km's.

A minha, que é uma HG-50, já passou dos 1500 Km's e a única diferença é que a roldana está solta, mas também não vi como era quando comprei.

O único tipo de limpeza que faço é passar um pano velho na corrente para tirar a sujeira grossa e eu uso óleo de motor, de vez em quando até queimado já.



e pode durar, se fizer rodizio de correntes, mantê-la limpa e lubrificada, e se os trajetos forem maioria no asfalto.
Eterno aprendiz
Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2013 as 13:39
Já tive uma HG73 que vivia dando chainsuck, numa dessas ela torceu, tive que abrir e ajeitar e por último quebrou no meio de uma subida e quase me derrubou da bike. Mudei pra uma KMC X9SL, diminuiu os chainsuck (depende do quadro e pedivela tb), nunca torceu e tá 100% até agora.
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
Oscar Costa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Abr 2009
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:793
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Oscar Costa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2013 as 13:59
Originalmente postado por lemarco lemarco escreveu:

Oscar e Denis, vcs usam medidor para ter certeza da durabilidade? Ou é no olho?


Fala Marco, eu uso medidor sim, mas não fico "neurado", medindo a cada trilha... então quando a corrente chega ou passa do limite eu compro outra.
"Limitações são fronteiras criadas apenas pela nossa mente." - Provérbio Chinês
Voltar ao Topo
Zuelow Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Ago 2012
Curitiba
Offline
Mensagens:279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zuelow Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2013 as 14:09
putz, fiquei meio preocupado agora.Ermm
Tenho o grupo XT e já to com 1100 km
Como vejo se já preciso trocar a corrente?
Como sei que o ksset ou as coroas estão ruim já?
Ando em 90% asfalto.

Ciclista e Baterista - Mossinha Phanter XT.
...nada temas, porque estou contigo. Isaías, 41-10
Voltar ao Topo
scofieldpedal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2009
Betim
Offline
Mensagens:1064
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar scofieldpedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2013 as 14:50
Leia todo o tópico que você terá sua resposta.


Originalmente postado por Zuelow Zuelow escreveu:

putz, fiquei meio preocupado agora.Ermm
Tenho o grupo XT e já to com 1100 km
Como vejo se já preciso trocar a corrente?
Como sei que o ksset ou as coroas estão ruim já?
Ando em 90% asfalto.

Se lhe ajudei clica em Obrigado! Betim/MG
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2013 as 15:59
Originalmente postado por Hamud Hamud escreveu:

Já tive uma HG73 que vivia dando chainsuck, numa dessas ela torceu, tive que abrir e ajeitar e por último quebrou no meio de uma subida e quase me derrubou da bike. Mudei pra uma KMC X9SL, diminuiu os chainsuck (depende do quadro e pedivela tb), nunca torceu e tá 100% até agora.

Oi Hamud, chainsuck pode ser:

1 Alinhamento da corrente (se usa central shimano vc deve usar os 2 espaçadores do lado da corôa)

2 Desgaste das coroas.

3 Utilizar pedivelas e correntes de uso urbano em trilhas (eles acumulam mais lama).  

4 Ou séries de pedivela com defeito como é o caso do FSA Afterburner que é famoso por causar danos em quadros por chainsuck.

5 Lubrificação da corrente.

Verificando estes 5 itens diminuirá a ocorrência do chainsuck.

Boa sorte. 


Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X