Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Corrente de 9V em Pedivela 10V
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Corrente de 9V em Pedivela 10V

 Responder Página  <12
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
TFHG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2011
SP, Interior
Offline
Mensagens:990
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TFHG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jun 2013 as 15:50
corrente 8v funciona em coroa/pedivela 9v (eu uso assim) mas NAO FUNCIONA em cassete 9v. O que obrigatoriamente tem que casar é corrente/cassete: 8 com 8; 9 com 9 e 10 com 10.
Minha mtb possui 24v mas com pedivela 9v M542. Funciona muito bem.
KHS Flite 300 "upgrade" 105 + Ultegra
GT Avalanche Expert

Experiência traz consigo bom senso. E boa parte dela é adquirida pela falta dele!
Voltar ao Topo
Fabriciogc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Mai 2013
*
Offline
Mensagens:235
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabriciogc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jun 2013 as 16:07
Talvez o problema não seja tão perceptível na "dinâmica", funcionalidade.
Mas que vai haver um desgaste muito mais prematuro, vai.
Voltar ao Topo
magf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Abr 2013
Recife
Offline
Mensagens:178
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar magf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Ago 2014 as 10:26
Ressucitando o (ótimo) tópico, aproveitei uma promoção boa na grigolândia e comprei STI (6700), cassete(6700), passador dianteiro(7900) e corrente(6700), tudo 10v.

Hoje minha Allez é 9v, pedivela, corrente, cambio dianteiro e STI (4500), cambio traseiro 10v(6700). Pelo que eu andei lendo, tou achando que eu não vou precisar trocar a minha pedivela.

Realmente não queria gastar mais com isso agora, também não está tão gasta que necessite troca e achar 10v compacto aqui no Congo é difícil e/ou caro demais.

Então:

1) Dá pra manter pedivela 9v com todo o resto 10v? Quem já fez isso, rola tranquilo?
2) Senão, dá pra trocar só as coroas? Faz sentido isso?
Voltar ao Topo
iceman Ver Drop Down

Banido

Cadastrado em: 24 Jul 2014
Curitiba
Offline
Mensagens:54
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar iceman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Ago 2014 as 21:08
Depto. Técnico
SHIMANO LATIN AMERICA
Phone/fax:  +55 11 3884-5671

Boa tarde Sr Carlos,
Muito obrigado pela mensagem e pelo interesse nos produtos SHIMANO.
Esclarecendo rapidamente suas dúvidas:
 
Bicicletas de 27v utilizam componentes de 9 velocidades que possuem tecnologia SHIMANO MEGA9. Bicicletas de 30v utilizam componetes de 10v com tecnologia DYNA SYS.
Cada uma dessas tecnologias possuem características distintas e não conseguem serem “combinados” para trabalharem juntas.
Para sua dúvida sobre os pedivelas, infelizmente não será possível o Sr utilizar DEORE 27v com peças de 10v (30 speed) e vise e versa. Para poder utilizar corretamente e obter a melhor performance dos componetes de 30v, utilize todos os componentes de 10v. São eles: Trocadores dianteiro e traseiro, cambio dianteiro e traseiro, cassete, corrente e pedivela.
 
Para maiores esclarecimentos acesse: http://bike.shimano.com.br/publish/content/global_cycle/pt/br/index/suporte/documentacao_tecnica.html
 
Caso ainda precise de mais orientações, perguntas, dicas e ou imagens estamos à disposição.
Muito obrigado e boas pedaladas.
At,


 
Voltar ao Topo
iceman Ver Drop Down

Banido

Cadastrado em: 24 Jul 2014
Curitiba
Offline
Mensagens:54
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar iceman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Ago 2014 as 21:13
Originalmente postado por iceman iceman escreveu:

Depto. Técnico
SHIMANO LATIN AMERICA
Phone/fax:  +55 11 3884-5671

Boa tarde Sr Carlos,
Muito obrigado pela mensagem e pelo interesse nos produtos SHIMANO.
Esclarecendo rapidamente suas dúvidas:
 
Bicicletas de 27v utilizam componentes de 9 velocidades que possuem tecnologia SHIMANO MEGA9. Bicicletas de 30v utilizam componetes de 10v com tecnologia DYNA SYS.
Cada uma dessas tecnologias possuem características distintas e não conseguem serem “combinados” para trabalharem juntas.
Para sua dúvida sobre os pedivelas, infelizmente não será possível o Sr utilizar DEORE 27v com peças de 10v (30 speed) e vise e versa. Para poder utilizar corretamente e obter a melhor performance dos componetes de 30v, utilize todos os componentes de 10v. São eles: Trocadores dianteiro e traseiro, cambio dianteiro e traseiro, cassete, corrente e pedivela.
 
Para maiores esclarecimentos acesse: http://bike.shimano.com.br/publish/content/global_cycle/pt/br/index/suporte/documentacao_tecnica.html
 
Caso ainda precise de mais orientações, perguntas, dicas e ou imagens estamos à disposição.
Muito obrigado e boas pedaladas.
At,


 


Bom, minha posição é a seguinte. Muitos podem dizer que dá, pode até ser qe dê, mas pagar 500,00 num pedivela deore de 10v pra ter um desgaste prematuro ou pagar 300,00 num deore de 9v pra não poder tirar o máximo do seu equipamento, eu não vejo porque. Muitos podem dizer que isso é malandragem da Shimano para que se troque o grupo todo, eu acho até que exista malandragem, a ponto de fazerem correntes e dentes de coroa diferente para vender grupos completos, para que não sejam compatíveis, mas não acredito que haja mentira por parte deles, a ponto de dizer que não são compatíveis e serem. Essa é minha opinião.   
Voltar ao Topo
magf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Abr 2013
Recife
Offline
Mensagens:178
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar magf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Ago 2014 as 08:59
Originalmente postado por iceman iceman escreveu:


Bom, minha posição é a seguinte. Muitos podem dizer que dá, pode até ser qe dê, mas pagar 500,00 num pedivela deore de 10v pra ter um desgaste prematuro ou pagar 300,00 num deore de 9v pra não poder tirar o máximo do seu equipamento, eu não vejo porque. Muitos podem dizer que isso é malandragem da Shimano para que se troque o grupo todo, eu acho até que exista malandragem, a ponto de fazerem correntes e dentes de coroa diferente para vender grupos completos, para que não sejam compatíveis, mas não acredito que haja mentira por parte deles, a ponto de dizer que não são compatíveis e serem. Essa é minha opinião.   


Obrigado pela resposta iceman,

O caso é que minha bicicleta (Specialized Allez) é speed, então não faz sentido o Dynasys. Minha preocupação na verdade é: Existem diferenças suficientes entre as pedivela Tiagra 4600 e 4500 (minha atual) que, ao trocar para uma corrente/cambio dianteiro de 10v, me forcem a ter que comprar a 4600 (ou superior de 10v)?

Pelo que eu andei lendo o espaço entre os elos em todas as correntes é o mesmo, o que muda é a espessura. Então minha preocupação maior é se essa diferença vai fazer com que a corrente caia entre as coroas ou até que o cambio dianteiro não funcione corretamente, ou ainda que a corrente seja forçada a se alargar.

Voodoo, tu que és o cara das experimentações e misturas: Que tal manter a pedivela 4500 e comprar essas coroas aqui? A minha já é 50/34 BCD 110. Até gostei da ideia. Só não sei se vai ficar muito bonito! LOL Mas tou quase comprando esse "kit". Ouch

O foda é que pedivela é um troço que não se acaba por uso. Excluindo a necessidade/vontade de redução de peso e/ou novo sistema não vejo motivo para ficar trocando.

Voltar ao Topo
Binotto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2011
Blumenau
Offline
Mensagens:876
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Fev 2015 as 13:51
Pessoal comprei uma Cannondale Trail 6 ela é 8V , e troquei o pedevela na loja por um shimano alivio octalink 9v. Sem mudar nada no sistema, mantive a corrente KMC Z-51 8V, e o resultado...................... não deu certo. A corrente "ronca" na coroa do meio. Agora estou na dúvida se passo todo o sistema pra 9V (teria que trocar shifters, catraca e corrente) , que no meu caso é perda de dinheiro pois 8 atende tudo o que preciso no uso urbano, ou tento uma corrente de 8V da Shimano.
Alguém sugere algo?

Voltar ao Topo
bikerfromhell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2009
Rio Grande
Offline
Mensagens:155
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bikerfromhell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Ago 2016 as 17:32
esse é antigo mas tbem sou

até  meados dos anos 90 as correntes eram padrão HG SIS, dai vieram com o padrão Ig, na época
ninguem sabia de nada equem vendia as peças tava nem aew, queria era vender.

Aprendi na pratica e me ralando, corrente IG não funcina direito com padrão Hg, isso na época dos 7 para 8. Em condições secas ia de boa, mas quando pegava um barro/agua, era merda na certa.(mais para o pedivela do que para  o cassete) 

Aew apareceu as de 9 spd , obvio tem sempre uns que tentam e pagaram caro ate´aprender , se bem que lendo aqui, ainda tem uns que não aprenderam.

Então;

O pedivela de 9v as coroas são mais próximas e até funcionam com corrente de 8, mas moia toda a coroa e detonava a corrente que sempre(devido a espessura maior) fica raspando a coroa maior internamente quando esta na do meio e o cambio dianteiro tbem.

A solução é colocar uns espaçadores de 1/2 mm.

O segredo em pedivela de 3 coroas é a coroa do meio, ela quem manda.

aew aparece um/uns aqui dizendo que coroa é tudo igual, basta o BCD ser o mesmo  e pronto.

Tanta colocar uma coroa do meio de mesmo bcd  de 8 spd em um pedivela de 9 ou em 10. O cara que consegue isso deve ser cego, magico pra não mencionar coisa pior, a coroa fica toda torta.

Agora a coroa maior  e a menor é só desgaste mesmo por serem mais finas.

estava observando esses pedivelas de duas coroas, a maioria são para 10 agora, 11 spd,(chegou a sair da sram, fsa de 9v) acredito que usando  4 espaçadores(arruelas) nos parafusos entre as coroas e um cambio direct swing, vai de boa numa corrente de 9v.

To pensando em fazer essa gambiarra só pra ver.

analisando a grosso modo esses pedivelas foram retirados a coroa do meio que é a que mais sofre influencia do index especifico e colocaram a maior em seu lugar, um sistema mais inteligente.

Se a shimano  lançar um pedivela de duas coroas de 9 spd e um cambio, quem já tem as bikes com esse sistema vai aproveita as peças. Hoje vc é obrigado a trocar para 10 spd pq vc não acha nenhum grupo decente de 9 spd  com duas coroas.

Cansei    kkkk


BlAnCo
Voltar ao Topo
VitorMaia Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jul 2016
Amparo SP
Offline
Mensagens:426
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar VitorMaia Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Ago 2016 as 23:54
Aproveitando o embalo do topico me tirem 1 duvida mitos ...
Vou compra um Pedivela Alivio integrado para 3x9 
Porem irei usar 3 x 10 alguem sabe quem ja fez isso kkk
Voltar ao Topo
bikerfromhell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2009
Rio Grande
Offline
Mensagens:155
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bikerfromhell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Ago 2016 as 08:39
Po geralmente o pessoal faz é o contrario

Essa relação de 10 spd é bem especifica, corrente tem lado certo , é o index é bem diferenciado dessas coroas.

No seu caso vc teria q diminuir o espaçamento das coroas (não tem como)

Talvez a corrente trave entre uma coroa e outra.

Acho que vc vai ser a cobaia.

Outro problema é o index do cambio dianteiro com o rapid fire, o espaço das mudanças é menor que um rapid de 9. Via fica tudo raspando

Sei que um pedivela deore é o dobro, mas é garantia de que tudo vai funcionar.


BlAnCo
Voltar ao Topo
dinho.p Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Out 2016
florianopolis
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dinho.p Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Out 2016 as 15:10
Galera, sou novo aqui no fórum (já li bastante, mas é a primeira msg) preciso de uma ajuda; não encontrei as informações aqui no fórum nem pelo google.

Tenho bastante experiencia com motocicletas, mas recentemente passei a fazer umas viagens de bike.

Comprei uma bike com pedivela SR Suntour e cassete Sram 40nm. Preciso trocar a corrente, pois já está bem gasta (visualmente) e estalando, "deslizando" sobre os dentes, quando aplicado carga.Confused

Minha dúvida é, como sei se pedivela e cassete é 9v, 10v..? O que exatamente é esta medida? E quais outras especificações técnicas preciso considerar ao comprar a corrente (passo entre os elos, largura...)?

Obrigado.Smile
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Out 2016 as 23:57
dinho.p

7, 8, 9, 10,11 e 12v é o número de marchas que o cassete contém. Como a largura do núcleo do cubo, onde o cassete é instalado, é o mesmo, o espaçamento entre as marchas diminui quando o sistema de velocidade aumenta e a corrente precisa acompanhar este espaçamento.

Assim, para cada sistema de velocidade, a corrente tem uma largura externa própria.

Entretanto, o vão interno da corrente pode ter variação muito pequena. Eu uso corrente 11v com coroas de 10v.

Editado por furukawa - 13 Out 2016 as 00:01
Voltar ao Topo
dinho.p Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Out 2016
florianopolis
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dinho.p Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Out 2016 as 00:44
Obrigado, furukawa.

Minha bike tem 7 marchas no cassete (totalizando 21) logo preciso de uma corrente 7V? é isso?
Voltar ao Topo
bikerfromhell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2009
Rio Grande
Offline
Mensagens:155
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bikerfromhell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Out 2016 as 08:47
opa,  me metendo....... só observe o index, compre corrente de 7v index (se a relaçao for index), tem uma pirata chinesa "IG" que funciona bem com relações usadas.  Agora se estiver com desgaste alto, as marchas iram ficar pulando, neste caso terá quer trocar o cassete e talvez  até a coroa.

BlAnCo
Voltar ao Topo
dinho.p Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Out 2016
florianopolis
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dinho.p Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Out 2016 as 16:12
bikerfromhell, o que seria esta relação index? qual a diferença das outras?

Obrigado pela ajuda.Big smile
Voltar ao Topo
danielgcruz Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2014
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:465
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielgcruz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Out 2016 as 10:14
Eu sinceramente não sabia da diferença na corrente para câmbios indexados. O que eu conheço como cambio indexado é quando a troca não é feita com o clic, tem que empurrar o trocador até entrar na marcha certa, são trocadores bem antigos. Indexado geralmente tem o numero o posição da marcha, e quando você faz a mudança no trocador, só precisa de um movimento e o cambio já encaixa. Se a corrente já estiver nesse estágio de escapar do cassete, talvez precise trocar ele também. É recomendável fazer a medição do desgaste da corrente com certa regularidade, e quando o medidor começar apontar a troca, vc já substitui, e assim consegue usar duas ou três correntes com o mesmo cassete. Já o pedivela demora muito mais tempo para desgastar.
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Out 2016 as 12:43

Até 9v, as correntes da Shimano seguem o padrão Hyperglide (HG) que podem ser usadas de qualquer lado/sentido.

Na corrente 10v, a Shimano usa padrão HG-X com somente um único sentido de uso. Na corrente de 11v, o padrão é HG-X11.

Uma única vez tentei usar coroa de 9v SLX M665 de 36 dentes com corrente 11v HG600-11 e fazia muito barulho. Tirei imediatamente, substitui por uma de 10V SLX M675 de 38 dentes e ficou perfeita.

Já pedalei mais de 2.000 km e a coroa 38 SLX M675 de 10v está ótima com a corrente 11v HG600-11.

A primeira corrente de 11v troquei com 1600 km quando atingiu 0,75% de alongamento. Fiquei surpreso com a durabilidade pois as correntes de 9v HG93 duram no máximo 2000 km com 1% de alongamento.

Minha teoria sobre a diferença de durabilidade entre as correntes 9v e 11v é o fato da de 11v ser bem mais estreita e com menos folga nos elos. Assim, ocorre menos contaminação de pó e areia no interior dos elos, além do tratamento SIL-TEC ser bom.
Voltar ao Topo
bikerfromhell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2009
Rio Grande
Offline
Mensagens:155
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bikerfromhell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2017 as 13:44
opa desculpa a demora,

Index = compatibilidade entre sistemas.

o index são as ranhuras para cada sistema,(ranhuras da pinha, pedivelas e correntes) depois com as correntes de 9 já mexeram na espessura do conjunto e isso vala para todas atualmente.

Modificando a distancia/proximidade  de pinhas e coroas.

Correntes denominadas como , ``super estreitas ´´

O elo interno da corrente, contem index especifico tbem, poucos observam isso.  Nas correntes de 7 para 8 que começaram essas mudanças. Hoje já é comum em todas mas com diferenças entre marcas.
BlAnCo
Voltar ao Topo
c0sta Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Mar 2017
Recife, Pe
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar c0sta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2017 as 10:04
Caros , bom dia , vou comprar uma mtb com a seguinte configuração, cassete 7v e pedivela 3v. Posso trocar o pedivela por um deore para cassete 10v ??

Pedivela:
https://www.bike-discount.de/en/buy/shimano-deore-crankset-fc-m612-40-30-22-175mm-silver-85309

Bike:
https://www.orbea.com/us-en/bicycles/mx-50
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2017 as 11:33
Não acredito que seja interessante essa mudança, é muito pedivela pra pouco grupo. Se vc usar uma corrente mais estreita, como a HG40 ou PC830 deve funcionar sim, mas não sei se isso não aceleraria o desgaste do pedivela. Seria mais interessante usar o grupo atual até ficar gasto e ir juntando uma grana pra pegar logo um grupo fechado, assim vc teria 100% de certeza que funcionaria legal, fora que trocar somente o pedivela não vai mudar significativamente a performance da bike.
Voltar ao Topo
c0sta Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Mar 2017
Recife, Pe
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar c0sta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2017 as 16:58
newhouse, obrigado pela informação. gostaria que você tirasse outra dúvida, eu poderia trocar todo grupo por um alivio 3x9 v, o freehub que suporta o cassete com 7 velocidades precisa ser trocado para a colocação do de 9v????, lembrando que os dois são shimano:

Grupo:

http://www.ebay.com/itm/2015-Shimano-Alivio-M4000-Groupset-Group-set-3x9-sp-Hollowtech-for-650b-29er/231256058315?_trksid=p2047675.c100005.m1851&_trkparms=aid%3D2220072%26algo%3DSIC.MBE%26ao%3D2%26asc%3D41811%26meid%3D45d8b989f05449dea907bac15e41d417%26pid%3D100005%26rk%3D1%26rkt%3D6%26mehot%3Dpp%26sd%3D271548433768
Voltar ao Topo
dakurz Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Mar 2017
RS
Offline
Mensagens:147
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dakurz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2017 as 21:38
Off e OnTopic:
Tive o trabalho de ver o video da shimano sobre o DYNA SYS, é HILÁRIO!
Tenham esse trabalho! 
https://www.youtube.com/watch?v=t0E4D8GDBeE




Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2017 as 10:04
O grupo alivio é um ótimo grupo, um colega comprou 1 essa semana, achei muito bonito. No site da orbea eles não falam qual o modelo do cubo, mas tem uma forma fácil de saber. Se entre o k7 e a roda houver um espaçador pra acomodar o k7 no freehub, ele suporta 8/9/10v. Se o k7 for montado diretamente no freehub, então ele não deve suportar outras velocidades. Mas eu acredito que é possivel confirmar o modelo do hub antes da compra com o sac.
Voltar ao Topo
dakurz Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Mar 2017
RS
Offline
Mensagens:147
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dakurz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2017 as 20:17
bom, vou usar coroas de 10v com corrente de 9v :P - é o q deu.
Afinal, alguém tem MEDIDAS das correntes 9v e das 10v? 
Voltar ao Topo
Werllys_Paixão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jan 2015
Acre
Offline
Mensagens:114
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Werllys_Paixão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Out 2017 as 15:59
To pensando em fazer um up pra 10v, pretendo trocar primeiro o cambio traseiro e o k7. Sera q posso usar a corrente de 10v em um pedivela com coroas de 9v?

Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

A diferença de largura de uma corrente de 9v para uma de 10v é 0,6 mm. É pouco provável que ocorra o redimensionamento de todo o sistema por causa de uma diferença tão pequena.

Não tenho dúvida que que uma porcentagem enorme das ditas evoluções dos novos sistemas é mero marketing, são impossíveis de mensurar na prática.

É só comparar os sistemas, observar de perto sistemas Shimano Sram e Campagnolo (no caso da estrada). Os dois últimos apresentam bem menos perfumaria no desenho, tanto da corrente como do cassete, e de forma alguma são menos eficientes e lentos nas trocas.

Eu uso câmbios e trocadores Shimano, corrente KMC, cassete Sram e pedivela Campagnolo na minha bike. As trocas são exatamente as mesmas de quando eu usava todo o drivetrain Shimano Dura Ace.

Não caio nessa conversa de marketeiro, faço minhas experimentações e aí sim vejo o que pode e o que não pode.

Já usei e uso hoje corrente de 9v com pedivela de 10v e não vi nenhum desgaste acentuado ou mal funcionamento, mesmo depois de 15 mil km.
Voltar ao Topo
Binotto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2011
Blumenau
Offline
Mensagens:876
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Out 2018 as 11:12
Originalmente postado por bikerfromhell bikerfromhell escreveu:

esse é antigo mas tbem sou

até  meados dos anos 90 as correntes eram padrão HG SIS, dai vieram com o padrão Ig, na época
ninguem sabia de nada equem vendia as peças tava nem aew, queria era vender.

Aprendi na pratica e me ralando, corrente IG não funcina direito com padrão Hg, isso na época dos 7 para 8. Em condições secas ia de boa, mas quando pegava um barro/agua, era merda na certa.(mais para o pedivela do que para  o cassete) 

Aew apareceu as de 9 spd , obvio tem sempre uns que tentam e pagaram caro ate´aprender , se bem que lendo aqui, ainda tem uns que não aprenderam.

Então;

O pedivela de 9v as coroas são mais próximas e até funcionam com corrente de 8, mas moia toda a coroa e detonava a corrente que sempre(devido a espessura maior) fica raspando a coroa maior internamente quando esta na do meio e o cambio dianteiro tbem.

A solução é colocar uns espaçadores de 1/2 mm.

O segredo em pedivela de 3 coroas é a coroa do meio, ela quem manda.

aew aparece um/uns aqui dizendo que coroa é tudo igual, basta o BCD ser o mesmo  e pronto.

Tanta colocar uma coroa do meio de mesmo bcd  de 8 spd em um pedivela de 9 ou em 10. O cara que consegue isso deve ser cego, magico pra não mencionar coisa pior, a coroa fica toda torta.

Agora a coroa maior  e a menor é só desgaste mesmo por serem mais finas.

estava observando esses pedivelas de duas coroas, a maioria são para 10 agora, 11 spd,(chegou a sair da sram, fsa de 9v) acredito que usando  4 espaçadores(arruelas) nos parafusos entre as coroas e um cambio direct swing, vai de boa numa corrente de 9v.

To pensando em fazer essa gambiarra só pra ver.

analisando a grosso modo esses pedivelas foram retirados a coroa do meio que é a que mais sofre influencia do index especifico e colocaram a maior em seu lugar, um sistema mais inteligente.

Se a shimano  lançar um pedivela de duas coroas de 9 spd e um cambio, quem já tem as bikes com esse sistema vai aproveita as peças. Hoje vc é obrigado a trocar para 10 spd pq vc não acha nenhum grupo decente de 9 spd  com duas coroas.

Cansei    kkkk



Desenterrando o assunto é bom. MUita gente com mtb29 3x9, querendo passar para 2x9. Entendi tudo o que vc falou , mas é bem simples a solução. Só trocar as coroas 32 e 42, colocando uma 36 9v da shimano em aço mesmo, no lugar da 32. É só limitar o parafuso do cambio e ta resolvido. A coroa do meio alcança bem as engrenagens menores. E caso tenha problema, pode usar um movimento central com 5mm maior no eixo, assim o pdv vai mais pra fora. E claro precisa parafusos par auma coroa.
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Out 2018 as 01:07
Não precisa parafusos, pode usar arruelas (eu fiz 2x7 assim)...
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
 Responder Página  <12

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X