Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Corredor de ônibus - como proceder?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Corredor de ônibus - como proceder?

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Aloneghost Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jul 2009
niteroi
Offline
Mensagens:2134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aloneghost Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Corredor de ônibus - como proceder?
    Postado: 28 Mar 2012 as 15:28
Vi uma reportagem com a Renata Cilibele em que um ciclo-ativista orientava a repórter a usar o corredor de ônibus, não só isso, mas usar todo o corredor.

Bem,

Partindo do princípio que bicicleta é veículo e tem todos os mesmos direitos e deveres de qualquer outro veículo motorizado, por que essa orientação?

Só porque é uma bicicleta?

Vejo, além do problema de invadir uma faixa destinada exclusivamente para os coletivos, infringindo a lei, o de ser socialmente irresponsável, prejudicando o tráfego de um veículo que deve ser um dos mais beneficiados no trânsito. Ele leva mais de 40 passageiros que não precisam e nem merecem terem sua viagem retardada por uma bicicleta.



Não vou mentir e dizer que não uso o corredor de ônibus. Em alguns lugares a dúvida é cruel. Ir pela esquerda ou trafegar pelo corredor? Normalmente opto pelo corredor, mas nunca ocupando a faixa toda e obrigando o coletivo a ficar me acompanhando. Normalmente uso a regra do 1,5...ou seja, fico a 1,5m da guia ou calçada.



Mas o que é realmente correto e seguro? E o que é realmente socialmente responsável e justo com todos?
AloneGhost
msn:aloneghosts(a)hotmail.com
http://aloneghosts.blogspot.com
Voltar ao Topo
pedrozaha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Set 2011
Niterói
Offline
Mensagens:569
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedrozaha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2012 as 15:56
Cara, pensa na rua da conceição em niterói mesmo. Se vc utilizar o corredor de ônibus ali é caixão na certa!

Acho que no caso de corredor na direita o correto (e seguro) é andar na extrema esquerda e vice-versa.

Não dá pra disputar espaço com aquela montanha de aço.
Voltar ao Topo
Aloneghost Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jul 2009
niteroi
Offline
Mensagens:2134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aloneghost Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2012 as 16:44
Originalmente postado por pedrozaha pedrozaha escreveu:

Cara, pensa na rua da conceição em niterói mesmo. Se vc utilizar o corredor de ônibus ali é caixão na certa!

Acho que no caso de corredor na direita o correto (e seguro) é andar na extrema esquerda e vice-versa.

Não dá pra disputar espaço com aquela montanha de aço.




Bem, na rua da Conceição, por enquanto só usei o corredor de ônibus...mas confesso que só nos fins de semana desde que colocaram o corredor.

Mas queria uma regra geral.

Achei que o que o cidadão do ciclo ativismo falou não teve sentido nenhum.
AloneGhost
msn:aloneghosts(a)hotmail.com
http://aloneghosts.blogspot.com
Voltar ao Topo
Oliva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2670
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Oliva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2012 as 21:20
cara, pra mim tem que ser na faixa da esquerda.

como vc falou, não rola invadir uma faixa específica pra transporte coletivo. se não tiver outra rota, melhor opção é do lado esquerdo.
Voltar ao Topo
Aloneghost Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jul 2009
niteroi
Offline
Mensagens:2134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aloneghost Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mar 2012 as 21:34




As vezes acho que ciclo-ativistas se acham o dono do mundo...


A indicação do cidadão foi usar o corredor de ônibus e ....dane-se os outros.
AloneGhost
msn:aloneghosts(a)hotmail.com
http://aloneghosts.blogspot.com
Voltar ao Topo
apoloesminteu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mar 2010
centro - SP
Offline
Mensagens:1039
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar apoloesminteu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2012 as 02:32
Eita.... ô cabra sem noção! Qualquer mané que tenha amor próprio não divide a pista com veículos grandes (ônibus e caminhões)!!! Sempre que possível corra deles... se o trânsito está travado ai é uma beleza, é só entrar no corredor das motos e se sentir numa ciclovia! rs
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2012 as 02:55
Acho que a reportagem foi muito bem feita e explicativa. O camarada falou tudo certinho, mas pecou apenas nessa informação sobre a obrigatoriedade de se pedalar do lado direito da pista. Não é obrigação, mas uma orientação esse fato.
Voltar ao Topo
Aloneghost Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jul 2009
niteroi
Offline
Mensagens:2134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aloneghost Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2012 as 04:15
No corredor de ônibus?
AloneGhost
msn:aloneghosts(a)hotmail.com
http://aloneghosts.blogspot.com
Voltar ao Topo
stevenson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2011
Campinas
Offline
Mensagens:528
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stevenson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2012 as 05:15
Aqui em Campinas no corredor de ônibus da avenida amoreiras (Uma das principais da cidade) sempre vejo bikers andando nele.... só que eu não me atrevo.... já vi muita gente morrer no corredor... tem uns ônibus articulados (121) que pensam que são formula 1, não entro lá nem se me pagarem, prefiro andar na avenida mesmo...bem mais seguro.
Voltar ao Topo
Dhiego Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Fev 2012
Paulista - PE
Offline
Mensagens:265
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dhiego Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2012 as 11:47
Eu acho suicídio. Não critico quem faz isso. Mas jamais colocaria minha vida em risco dessa forma.

É +- como o Stevenson disse, motorista de onibus, principalmente em corredor, se acha piloto de F1; imprudencia total.

E também concordo que andar no corredor seria ilegal, pois, também temos deveres a cumprir no transito. E atrapalharia muito tambem a vida dos usuarios dos coletivos.
Voltar ao Topo
bito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jul 2010
Niterói-RJ
Offline
Mensagens:422
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2012 as 14:31
Eu pego a Rua da Conceição diariamente.
Prefiro esta opção a ir pela esquerda. Só passam táxis e ônibus.
Minha experiência não tem sido ruim, tampouco agradável. É o trecho mais tenso do meu pedal, mas pedalo forte.
Há alguns buracos e lombadas no asfalto, acredito que principalmente por trafegarem muitos veículos pesados.
Geralmente os ônibus passam entrando um pouco na outra faixa, deixando bom espaço.
Nas curvas não se pode dividí-las com os ônibus, pois como são veículos longos muitas vezes a traseira ou o meio podem te espremer contra a calçada.
O ideal é evitar estes trechos, mas neste caso, eu precisaria fazer um trajeto que me custaria o dobro do tempo. Em vez de 10 minutos para chegar em casa, levaria 20. Eu faço isto aos fins de semana.
Pedalo pela orla até em casa.

Também tenho a dúvida de qual seria a orientação legal sobre isto. Pois a faixa a princípio é para ônibus e táxis, mas o CTB diz que o ciclista deve trafegar preferencialmente pela direita.
Vinicius
Voltar ao Topo
Vash77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jan 2011
Santa Catarina
Offline
Mensagens:2864
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Vash77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2012 as 14:50
Prefiro ir pela esquerda.

Pensa de forma coletiva: Um onibus leva em média 50 pessoas a seu destino. 

Um carro, quase sempre leva apenas o motorista (Já percebeu isso?)

pela esquerda, é mais facil um carro passar por você sem perigo algum, por ser mais leve e mais estreito do que um onibus, bem largo e pesado, aonde o motorista não tem um amplo campo de visão lateral.


Farão um corredorzão em Niterói, ali na Roberto silveira, e eu sugeri exatamente que fizessem a ciclo faixa a esquerda.

Agora, no geral, eu trafego bem mais pela esquerda do que pela direita. Por que? Oras, o motorista dirige o carro na esquerda, a visão dele em relação a mim, estando na esquerda, é MUITO mais facilitada do que na direita.

Se eu passo pela esquerda de um onibus, o motorista me enxerga 100% e sabe exatamente a distancia que está de mim.
Se passo um carro pela esquerda, o motorista me enxerga 100% e sabe exatamente a distancia que está de mim.


Eu acho melhor para mim, e para o motorista. Prejudico 0 ou quase nenhuma pessoa assim.
E na rua da conceição, eu ia pela esquerda em dias de Rush quando voltava do Barreto (antigo trabalho).
E seguia pela esquerda a vida inteira, até o sinal do Posto de gasolina ao lado do Abel (tendo em conta o trânsito quase todo parado devido ao tráfego intenso). Em um dia normal eu iria pela direita por conta das velocidades que os veículos menores impõem.


A gente de carro nem sempre consegue 'calcular' o quanto de capô tem a frente quando fazemos uma baliza ou paramos atrás de outro veículo no sinal, acontece o mesmo com o lado direito. Os motoristas mantém uma distancia no 'achismo' quando estamos pelo lado direito, porque é preciso pensar na largura do veículo, Imaginando hipoteticamente que estamos afastados, quando muitas vezes passam bem rente.

Se eu seguir no mesmo lado em que o motorista conduz o veículo, ele tem Absoluta noção da distancia que passará ao meu lado, pois ele não precisa 'imaginar' ou 'achar' que está distante o bastante, ele está me vendo do lado dele, sabe exatamente a olho nu a distancia em que está de mim.


Acho que digitei demais e embolei muito meus argumentos, espero que não tenha ficado confuso.

Voltar ao Topo
Bruno S.G. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Fev 2012
Nikity - RJ
Offline
Mensagens:57
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bruno S.G. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2012 as 14:55
Na boa, eu não ando em corredor de ônibus, nem tão pouco ando na rua disputando espaço com qualquer outro tipo de veículo. Além de ter amor a minha vida, não concordo com esse tipo de atitude.
Na minha opinião, a bike na maioria das vezes atrapalha sim o trânsito.
Sou a favor dos ciclistas terem um local próprio p/ eles, assim como ônibus tem. Além de ser mais incomparávelmente mais seguro, é mais prático e ninguém "disputa" com ninguém.
Se o local não tem via especial p/ bike, dou um jeito, mas no meio dos carros, ônibus e caminhões, eu não vou mesmo! A não ser que o trânsito esteja congestionado e a bike consiga ficar numa velocidade maior. Aí a coisa muda de figura.
www.myspace.com/exhumedchrist - brunoskull
Voltar ao Topo
Vash77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jan 2011
Santa Catarina
Offline
Mensagens:2864
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vash77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2012 as 14:56
Não dá para editar.. mas tem outro ponto.

Pela direita, no corredor, ainda há os pontos de onibus. Haverão onibus parados a sua frente mais cedo ou mais tarde, e tu terá de parar. Ficará respirando aquela fumaça densa quase o trageto inteiro e não terá uma boa visibilidade do que tem lá na frente, caso fique atrás do bus (Não to falando colado no onibus, mas atrás, mesmo a 5metros de distancia, não temos uma boa visão do que tem a frente dele).

Voltar ao Topo
bito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jul 2010
Niterói-RJ
Offline
Mensagens:422
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2012 as 15:18
Geralmente eu ultrapasso os ônibus quando estão parados nos pontos.
Vinicius
Voltar ao Topo
Vash77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jan 2011
Santa Catarina
Offline
Mensagens:2864
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vash77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2012 as 15:32

O onibus já ocupa a faixa em sua totalidade, pela largura. Ultrapassar ele, significa que tu terá de invadir uma faixa a esquerda do corredor e, a menos que não tenha nenhum carro para passar, não tem como fazer isso sem criar uma situação de risco, aonde um veículo terá de 'imaginar' que está longe de ti o bastante em relação ao lado direito do carro, você, entre o onibus e o carro ou você tomando uma faixa inteira a esquerda do corredor e forçando um possivel carro que vem atrás a brecar.


Há casos e casos, sei que quando o trânsito tá paradão mesmo é tranquilo, mas quando está com movimento, nem sempre é.

Voltar ao Topo
bito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jul 2010
Niterói-RJ
Offline
Mensagens:422
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2012 as 15:45
Sempre olho e sinalizo antes.
Vinicius
Voltar ao Topo
diogomorikawa Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Nov 2008
SP
Offline
Mensagens:199
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar diogomorikawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2012 as 15:59
Originalmente postado por Bruno S.G. Bruno S.G. escreveu:

Na boa, eu não ando em corredor de ônibus, nem tão pouco ando na rua disputando espaço com qualquer outro tipo de veículo. Além de ter amor a minha vida, não concordo com esse tipo de atitude.
Na minha opinião, a bike na maioria das vezes atrapalha sim o trânsito.
Sou a favor dos ciclistas terem um local próprio p/ eles, assim como ônibus tem. Além de ser mais incomparávelmente mais seguro, é mais prático e ninguém "disputa" com ninguém.
Se o local não tem via especial p/ bike, dou um jeito, mas no meio dos carros, ônibus e caminhões, eu não vou mesmo! A não ser que o trânsito esteja congestionado e a bike consiga ficar numa velocidade maior. Aí a coisa muda de figura.




Ai que tá o erro de muitas pessoas, elas acham que os veiculos com maior velocidade tem prioridade, mas na verdade o código de trânsito coloca os veículos de tração humana que são lentos como tendo prioridade nas vias. É claro que em vias expressas sem acostamento andar de bike é suicidio, mas existem caminhos alternativos dentro de bairros.

Olha eu evitaria ao máximo o corredor, já que tem menos trânsito os onibus vão vir arregaçando mesmo. Eu ando em um trecho de viaduto e que circula muito onibus. Como o transito é ruim nesse local eu geralmente vou atrás deles mantendo uma distância como disseram. Como consigo manter uma velocidade quase compatível, ele funciona como uma cobertura já que os carros não businam pra busão lerdo ehhe.


Bom eu tentaria ao máximo achar um caminho por dentro do bairro por mais que isso seja 1 -2km a mais. Se não for possível, realmente não sei oq fazer.
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2012 as 19:04
TEM QUE ANDAR PELO CORREDOR SIM!

Explico. Isso é evolução. Quem anda pelo corredor e atrasa um veículo coletivo é um egoísta, e egoístas são o que menos o mundo precisa. Aí o risco inerente ao local termina o serviço e diminui a porcentagem de egoístas no mundo!

Vamos incentivar...

O Alone já definiu muito bem no primeiro post:

Citar Vejo, além do problema de invadir uma faixa destinada exclusivamente para os coletivos, infringindo a lei, o de ser socialmente irresponsável, prejudicando o tráfego de um veículo que deve ser um dos mais beneficiados no trânsito. Ele leva mais de 40 passageiros que não precisam e nem merecem terem sua viagem retardada por uma bicicleta.


Voltar ao Topo
carlos.e Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mai 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:575
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carlos.e Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2012 as 20:07
Apoiado Alessandro! Também acho suicídio andar de corredor de ônibus. Mas realmente há males que vem para bem... rs
Pedalar é preciso...
Voltar ao Topo
Oliva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2670
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Oliva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2012 as 22:57
Originalmente postado por Vash77 Vash77 escreveu:

Prefiro ir pela esquerda.
this

Citar

Pensa de forma coletiva: Um onibus leva em média 50 pessoas a seu destino. 

Um carro, quase sempre leva apenas o motorista (Já percebeu isso?)

pela esquerda, é mais facil um carro passar por você sem perigo algum, por ser mais leve e mais estreito do que um onibus, bem largo e pesado, aonde o motorista não tem um amplo campo de visão lateral.


Farão um corredorzão em Niterói, ali na Roberto silveira, e eu sugeri exatamente que fizessem a ciclo faixa a esquerda.

Agora, no geral, eu trafego bem mais pela esquerda do que pela direita. Por que? Oras, o motorista dirige o carro na esquerda, a visão dele em relação a mim, estando na esquerda, é MUITO mais facilitada do que na direita.

and this!


Citar
Se eu passo pela esquerda de um onibus, o motorista me enxerga 100% e sabe exatamente a distancia que está de mim.
Se passo um carro pela esquerda, o motorista me enxerga 100% e sabe exatamente a distancia que está de mim.


Eu acho melhor para mim, e para o motorista. Prejudico 0 ou quase nenhuma pessoa assim.
E na rua da conceição, eu ia pela esquerda em dias de Rush quando voltava do Barreto (antigo trabalho).
E seguia pela esquerda a vida inteira, até o sinal do Posto de gasolina ao lado do Abel (tendo em conta o trânsito quase todo parado devido ao tráfego intenso). Em um dia normal eu iria pela direita por conta das velocidades que os veículos menores impõem.


A gente de carro nem sempre consegue 'calcular' o quanto de capô tem a frente quando fazemos uma baliza ou paramos atrás de outro veículo no sinal, acontece o mesmo com o lado direito. Os motoristas mantém uma distancia no 'achismo' quando estamos pelo lado direito, porque é preciso pensar na largura do veículo, Imaginando hipoteticamente que estamos afastados, quando muitas vezes passam bem rente.

Se eu seguir no mesmo lado em que o motorista conduz o veículo, ele tem Absoluta noção da distancia que passará ao meu lado, pois ele não precisa 'imaginar' ou 'achar' que está distante o bastante, ele está me vendo do lado dele, sabe exatamente a olho nu a distancia em que está de mim.

and f**king this!!!!!!


sou ruim pra caralho de desenho, mas se imagina parado atrás de uma van ou outro carro maior.

se você tentar olhar lá na frente, você nota que teu angulo de visão pela esquerda é obviamente maior.

isso faz com que um carro que esteja vindo atrás de uma van ou qualquer carro de maior porte, veja uma bicicleta do lado esquerdo MUITO mais rápido do que veria do lado direito.

fora que não consigo contar apenas com meus 20 dedos a quantidade de vezes que já vi pessoas dirigindo com o retrovisor do lado direito fechado. Se o cara tá dirigindo há um tempão e não viu que o retrovisor tá fechado, então ele não olha pra direita. FATO!


Voltar ao Topo
Papillon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2008
Sampa
Offline
Mensagens:1777
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Papillon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2012 as 23:53

Pra mim o ciclo-ativista que orientou a reportagem está errado.

Não há nada que distingua a bicicleta dos outros veículos no trânsito, é tão somente um veículo não motorizado. Assim o corredor exclusivo de ônibus, é...exclusivo de ônibus ora bolas!

A orientação é que veículos lentos fiquem a direita...assim em vias com faixa de ônibus a direita, o veículo lento  deve utilizar a primeira faixa da direita após o corredor.

É uma situação perigosa e justamente por esta situação a Juliana morreu na Paulista, mas em termos de legislação é o que está valendo.

Eu evito totalmente andar em vias que tenham corredor de ônibus na direita.


Voltar ao Topo
Papillon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2008
Sampa
Offline
Mensagens:1777
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Papillon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2012 as 23:58
 
Originalmente postado por Oliva Oliva escreveu:

Farão um corredorzão em Niterói, ali na Roberto silveira, e eu sugeri exatamente que fizessem a ciclo faixa a esquerda.

 

Sim, no caso do busão na direita a ciclio faixa é melhor a esquerda, embora em geral o planejamento é o inverso, busão na esquerda e ciclofaixa na direita.

a ordem mais utilizada é : pedestre<ciclista<motociclista<automóvel<ônibus


Voltar ao Topo
rodrigtti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Fev 2012
Santo andré
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigtti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2012 as 00:01
bom no meu caso eu EVITO andar no corredor de ônibus , mesmo levando em conta ou não sobre os diretos que o ciclista tem de utilizar esta via , eu por experiência própria sei que é mais perigoso disputar espaço com ônibus to que com carro , moto , etc . 
sem contar que alguns motorista de ônibus não tem muita "paciência " (pra não falar outra coisa) com ciclistas ou qualquer outro veiculo que retarde ele , costumar colar atras e buzinar que loucos , ou ultrapassar "rasgando" . O que acho falta de respeito com qualquer 1 .
Voltar ao Topo
Aloneghost Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jul 2009
niteroi
Offline
Mensagens:2134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aloneghost Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2012 as 00:40
Interessante saber que a maioria concorda que corredor exclusivo de ônibus é EXCLUSIVO DE ÔNIBUS.


Quanto a lugares que não existem corredores exclusivos, normalmente ando corretamente pela direita, nunca tive nenhum problema, nem em horários de pico. Se tinha um ônibus parando no ponto, ultrapassava ele normalmente pela esquerda e voltava, SEMPRE me colocando em uma posição que o motorista me veja pelo retrovisor...


Simples...mas cada cidade tem uma cultura e comportamentos diferentes e Niterói, no geral, não é das piores.

AloneGhost
msn:aloneghosts(a)hotmail.com
http://aloneghosts.blogspot.com
Voltar ao Topo
Aloneghost Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jul 2009
niteroi
Offline
Mensagens:2134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aloneghost Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2012 as 00:44
Vash77,

Como motorista, prefiro que o ciclista ande do lado direito, onde o Código determina. Você pela direita, atrapalha uma eventual ultrapassagem. O motorista não espera, apesar de TER de estar preparado, um veículo lento a esquerda em uma ultrapassagem.

Como ciclista, me sinto mais confortável realmente estar do lado esquerdo, com os pontos de ônibus ou não...
AloneGhost
msn:aloneghosts(a)hotmail.com
http://aloneghosts.blogspot.com
Voltar ao Topo
Oliva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2670
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Oliva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2012 as 01:00
Originalmente postado por Aloneghost Aloneghost escreveu:

Vash77,

Como motorista, prefiro que o ciclista ande do lado direito, onde o Código determina. Você pela direita, atrapalha uma eventual ultrapassagem. O motorista não espera, apesar de TER de estar preparado, um veículo lento a esquerda em uma ultrapassagem.

Como ciclista, me sinto mais confortável realmente estar do lado esquerdo, com os pontos de ônibus ou não...
o problema é que na cidade não funciona muito isso de passar pela esquerda somente.
grande maioria das ruas ou avenidas de pista dupla tem saídas ou entradas dos dois lados.
Absurda maioria dos motoristas ignora que a faixa da esquerda é pra quem vai mais rápido...

Normalmente eu passo por onde dá pra passar. Não fico esperando a boa vontade de ninguém dar passagem na esquerda pq já me stressei muito com isso.

Isso só funciona mesmo em vias expressas ou avenidas de transito rápido que só tem entrada e saída por agulhas.
Voltar ao Topo
diogomorikawa Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Nov 2008
SP
Offline
Mensagens:199
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar diogomorikawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2012 as 01:23
Dei uma pesquisada no assunto e achei essa noticia de 2010, olha só o prototipo da ciclovia de moema hehe.

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,projeto-poe-onibus-e-bicicleta-na-mesma-faixa,627574,0.htm

Essa parte da noticia me interessou:

Citar
LÁ TEM...

Paris, França
Embora inéditas no País, faixas compartilhadas entre bicicletas e ônibus são comuns na França - Paris e Bordeaux têm, respectivamente, 118 km e 40 km.

Londres, Inglaterra
Em Londres, bicicletas e motos podem usar todas as faixas de ônibus da cidade há três anos. Um estudo mostrou que, nas três vias onde houve a primeira experiência, em 2006, acidentes com ciclistas e motos caíram 44%.

Alemanha
Estudo do governo alemão de 2004 recomendou que as bicicletas fossem liberadas em todos os corredores de ônibus. Segundo a pesquisa, o modelo diminui riscos para ciclistas e não afeta a velocidade do transporte público.


Um reduziu o número de acidentes de ciclistas e o outro diz que não afetou a velocidade. Queria saber como são esses corredores.
Pelo menos uma coisa deve ser fato, esses onibus não devem ser rápidos mesmo nos corredores. Li em algum lugar que os onibus tem um número minimo de viagens em um periodo de tempo para não levarem multa. Se essa minha lembrança for verdade, não é a toa que os acidentes de onibus em sp são feios e andar no corredor é tenso.
Voltar ao Topo
Aloneghost Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jul 2009
niteroi
Offline
Mensagens:2134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aloneghost Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2012 as 10:58
Originalmente postado por Aloneghost Aloneghost escreveu:

EDITADO:

Vash77,

Como motorista, prefiro que o ciclista ande do lado direito, onde o Código determina. Você pela direita, atrapalha uma eventual ultrapassagem. O motorista não espera, apesar de TER de estar preparado, um veículo lento a esquerda em uma ultrapassagem.

Como ciclista, me sinto mais confortável realmente estar do lado DIREITO, com os pontos de ônibus ou não...



Mas como disse, cada cidade tem sua cultura...
AloneGhost
msn:aloneghosts(a)hotmail.com
http://aloneghosts.blogspot.com
Voltar ao Topo
Aloneghost Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jul 2009
niteroi
Offline
Mensagens:2134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aloneghost Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2012 as 11:02
Originalmente postado por diogomorikawa diogomorikawa escreveu:

Dei uma pesquisada no assunto e achei essa noticia de 2010, olha só o prototipo da ciclovia de moema hehe.

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,projeto-poe-onibus-e-bicicleta-na-mesma-faixa,627574,0.htm

Essa parte da noticia me interessou:

Citar
LÁ TEM...

Paris, França
Embora inéditas no País, faixas compartilhadas entre bicicletas e ônibus são comuns na França - Paris e Bordeaux têm, respectivamente, 118 km e 40 km.

Londres, Inglaterra
Em Londres, bicicletas e motos podem usar todas as faixas de ônibus da cidade há três anos. Um estudo mostrou que, nas três vias onde houve a primeira experiência, em 2006, acidentes com ciclistas e motos caíram 44%.

Alemanha
Estudo do governo alemão de 2004 recomendou que as bicicletas fossem liberadas em todos os corredores de ônibus. Segundo a pesquisa, o modelo diminui riscos para ciclistas e não afeta a velocidade do transporte público.


Um reduziu o número de acidentes de ciclistas e o outro diz que não afetou a velocidade. Queria saber como são esses corredores.
Pelo menos uma coisa deve ser fato, esses onibus não devem ser rápidos mesmo nos corredores. Li em algum lugar que os onibus tem um número minimo de viagens em um periodo de tempo para não levarem multa. Se essa minha lembrança for verdade, não é a toa que os acidentes de onibus em sp são feios e andar no corredor é tenso.



Não esta explicado como funciona.


Mas acredito que seja um modelo mais parecido com o de Curitiba. Onde não tem tantos ônibus trafegando no corredor. E, via de regra, tem um horário mais controlado.

Um simples corredor de ônibus, com muitas linhas, vindas de diversos pontos da cidade, bem, aí fica mais complicado adotar esse modelo de compartilhamento.

Nem todas as soluções servem para todas as cidades.

AloneGhost
msn:aloneghosts(a)hotmail.com
http://aloneghosts.blogspot.com
Voltar ao Topo
bito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jul 2010
Niterói-RJ
Offline
Mensagens:422
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2012 as 12:05
Como este assunto se tornou uma discussão de âmbito quase nacional, é importante contextualizar o trecho que estamos usando como exemplo.
A Rua da Conceição é uma rua que teve uma faixa exclusiva para ônibus e táxis na pista da direita. Ela tem 3 faixas em seu início. A faixa exclusiva é bem mais larga que as outras duas.

Esta rua encontra-se com outra rua e ganha uma 4ª faixa e neste ponto muda de nome para Dr. Celestino.

No primeiro trecho (Rua da Conceição, tem muitos sinais e o trânisto geralmente é bastante intenso, sendo portanto, a velocidade das bicicletas superior a dos outros veículos. Obviamente não se pode andar muito rápido por causa dos muitos pedestres e veículos.

No segundo trecho há menos pedestres e sinais, o trânsito é relativamente mais veloz, principalmente na faixa exclusiva, pois tem poucos ônibus e muitos carros, mas ainda assim o trânsito não anda rápido pois como é uma faixa única para os ônibus, sempre que um está no ponto descendo ou pegando passageiros os outros precisam ficar parados atrás esperando.

Este cenário descrito refere-se a dias de semana.

No final desta rua, chega-se à Av. Marquês de Paraná e em seguida tem-se a Roberto Silveira. São pistas com 3 faixas em mão dupla. Se for pela esquerda na Dr. Celestino, vai-se chegar na Marques de Paraná e ficar entre as pistas de sentido diferente. Isto é tenebroso, muito inseguro na minha opinião. Nem sempre se consegue atravessar as 3 pistas para voltar a ficar do lado direito.

E eu tenho em mente que estar no lado direito é mais seguro, pois é onde os motoristas esperam que estejamos, é o correto e o legal, ainda tenho, se necessário, a calçada para me abrigar.

O ideal seria ter uma infraestrutura cicloviária neste trecho, pois muitos ciclistas andam por lá. O caminho alternativo leva o dobro do tempo (+10 minutos).

Em geral não tenho problemas nesta pista, os motorista se mostram atentos e cuidadosos. Quando a pista fica estreita (principalmente nas curvas), eu me certifico que o ônibus não vai tentar me ultrapassar naquele trecho, geralmente sinalizando e ocupando a faixa.
Vinicius
Voltar ao Topo
Papillon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2008
Sampa
Offline
Mensagens:1777
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Papillon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2012 as 12:45

 Acredito também que em Londres os ciclistas não passaram a compartilhar a faixa de ônibus porque um deles assim decidiu... Todas mudanças deveriam ser precedidas de campanhas informativas, aqui somos invisíveis e caminhamos para sermos indesejáveis como as motos assim o são.   

1985:

2009:

Vale notar em Londres o ônibus e o ciclista vão à esquerda...mas a mão é invertida (o volante dos carros no lado direito) mantendo a mesma relação que temos aqui (do ciclista ser ultrapassado pelo lado inverso ao do volante).

Citar Em geral não tenho problemas nesta pista, os motorista se mostram atentos e cuidadosos. Quando a pista fica estreita (principalmente nas curvas), eu me certifico que o ônibus não vai tentar me ultrapassar naquele trecho, geralmente sinalizando e ocupando a faixa.

Também acho a melhor opção, quando pedalo aqui em SP na Av. Santo Amaro faço exatamente isso nos trechos mais estreitos, se noto que não há espaço para mim e um carro, ocupo o espaço pois senão um carro "irá tentar" passar e me jogará sobre a calçada.



Voltar ao Topo
diogomorikawa Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Nov 2008
SP
Offline
Mensagens:199
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar diogomorikawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2012 as 13:04
Não estou defendendo que se use o corredor de ônibus como ele está feito hoje. Pra isso funcionar tem que aumentar a faixa de ônibus a ponto dele ter espaço seguro para ultrapassar a bicicleta.


aqui
tem algumas fotos de bicicletas dividindo a faixa.

De qualquer forma, acho o limite de velocidade dos ônibus muito alta dentro da cidade.
Voltar ao Topo
edu_fasolin Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jan 2012
Curitiba
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edu_fasolin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2012 as 13:30
Aqui em Curitiba as canaletas exclusivas para ônibus são amplamente usadas por todos os tipos de ciclistas: speed, fixa, MTB, barra-forte... Seja para passeio, transporte, treino, trabalho. 
No começo do ano começaram uma pressão para que os ciclistas deixassem as canaletas, mas é inutil. O número só aumenta a cada dia.

Isso acontece porque Curitiba não tem ciclovias realmente eficazes, que sejam capazes de dar condições boas para o ciclista se locomover. As ciclovias aqui foram feitas pensando-se em um passeio ao domingo, e não no deslocamento no dia-a-dia.

Outro fator importante é que as canaletas são um local que, se não existissem os ônibus (huauahaha), seriam ideais para a pratica do ciclismo.
São largas, tem asfalto de boa qualidade, não tem carros, e o melhor, são funcionais. Existem 4 eixos fundamentais (norte-sul, leste-oeste, centro-sudeste e circular-sul) que permitem ao ciclista se deslocar de quase todos os lugares para outro com grande facilidade.

Um fato a ser considerado, já que está sendo discutido, é que pode ser notado que, quando na canaleta, 90% dos ciclistas andam pela faixa da esquerda. Isso porque todos sabem que as canaletas foram feitas para os ônibus, que são mais rápidos e não vão querer desviar de um ciclista que está atrapalhando. Quando se anda pela esquerda você tem total controle da situação: se vem um ônibus vem a seu encontro, você simplesmente olha para trás, verifica se a pista da direita está livre e troca de pista, abrindo passagem para o ônibus. Em ultimo caso se sobe no meio-fio.

Pelo menos aqui em Curitiba, na minha opinião, é mais seguro, mais prático e mais rápido andar pelas canaletas destinadas aos ônibus.
Voltar ao Topo
pedrozaha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Set 2011
Niterói
Offline
Mensagens:569
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedrozaha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2012 as 14:11
mas ao se chegar na marques de paraná o sujeito pode esperar o sinal fechar (se o trânsito à frente não estiver parado) para mudar de lado na pista. Geralmente faço isso....

Foda é atravessar a miguel de frias e seguir a roberto silveira.... tensa aquela esquina. às vezes até vou pela esquerda até ali no final da ilha e espero o sinal da roberto silveira fechar para, entre os carros, ir para a direita.
Voltar ao Topo
bito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jul 2010
Niterói-RJ
Offline
Mensagens:422
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2012 as 18:18
Originalmente postado por pedrozaha pedrozaha escreveu:

mas ao se chegar na marques de paraná o sujeito pode esperar o sinal fechar (se o trânsito à frente não estiver parado) para mudar de lado na pista. Geralmente faço isso....

Foda é atravessar a miguel de frias e seguir a roberto silveira.... tensa aquela esquina. às vezes até vou pela esquerda até ali no final da ilha e espero o sinal da roberto silveira fechar para, entre os carros, ir para a direita.


Pedro,

Como pedalo diariamente por ali, já peguei um macete que dá certo.

Quando chego na altura daquele condomínio grande, perto do rio cricket, onde tem um ponto de ônibus, aperto um pouco a pedalada, olho o trânsito sobre meu ombro esquerdo e sinalizado com a mão esquerda que vou atravessar. Mantenho o braço esticado por uns 5 segundos e me certifico que fui visto e me foi dado espaço.

Até hoje tem dado certo. Há cerca de um ano que faço isto e não tenho problemas. Quando é noite, sempre estou com muita iluminação, feita uma árvore de natal. Pisca sob o banco, no capacete e adesivos refletivos na bike. Isto também ajuda.

Abs.
Vinicius
Voltar ao Topo
pedrozaha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Set 2011
Niterói
Offline
Mensagens:569
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedrozaha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2012 as 19:44
é o qu eu faço tb qdo estou no lado direito.... sem sinalização de braço ali´é caixão na certa.

Sinalizando tem mto meliante que não respeita, qdo sem sem avisar...
Voltar ao Topo
Aloneghost Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jul 2009
niteroi
Offline
Mensagens:2134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aloneghost Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2012 as 20:04
Originalmente postado por bito bito escreveu:


Originalmente postado por pedrozaha pedrozaha escreveu:

mas ao se chegar na marques de paraná o sujeito pode esperar o sinal fechar (se o trânsito à frente não estiver parado) para mudar de lado na pista. Geralmente faço isso....

Foda é atravessar a miguel de frias e seguir a roberto silveira.... tensa aquela esquina. às vezes até vou pela esquerda até ali no final da ilha e espero o sinal da roberto silveira fechar para, entre os carros, ir para a direita.



Pedro,

Como pedalo diariamente por ali, já peguei um macete que dá certo.

Quando chego na altura daquele condomínio grande, perto do rio cricket, onde tem um ponto de ônibus, aperto um pouco a pedalada, olho o trânsito sobre meu ombro esquerdo e sinalizado com a mão esquerda que vou atravessar. Mantenho o braço esticado por uns 5 segundos e me certifico que fui visto e me foi dado espaço.

Até hoje tem dado certo. Há cerca de um ano que faço isto e não tenho problemas. Quando é noite, sempre estou com muita iluminação, feita uma árvore de natal. Pisca sob o banco, no capacete e adesivos refletivos na bike. Isto também ajuda.

Abs.



Quando morava em Icaraí também fazia assim...nunca tive grandes problemas....


Mas como a Roberto Silveira vai se tornar mão unica...não sei como vai ficar
AloneGhost
msn:aloneghosts(a)hotmail.com
http://aloneghosts.blogspot.com
Voltar ao Topo
Aloneghost Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jul 2009
niteroi
Offline
Mensagens:2134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aloneghost Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2012 as 20:08
Originalmente postado por edu_fasolin edu_fasolin escreveu:

Aqui em Curitiba as canaletas exclusivas para ônibus são amplamente usadas por todos os tipos de ciclistas: speed, fixa, MTB, barra-forte... Seja para passeio, transporte, treino, trabalho. 
No começo do ano começaram uma pressão para que os ciclistas deixassem as canaletas, mas é inutil. O número só aumenta a cada dia.

Isso acontece porque Curitiba não tem ciclovias realmente eficazes, que sejam capazes de dar condições boas para o ciclista se locomover. As ciclovias aqui foram feitas pensando-se em um passeio ao domingo, e não no deslocamento no dia-a-dia.

Outro fator importante é que as canaletas são um local que, se não existissem os ônibus (huauahaha), seriam ideais para a pratica do ciclismo.
São largas, tem asfalto de boa qualidade, não tem carros, e o melhor, são funcionais. Existem 4 eixos fundamentais (norte-sul, leste-oeste, centro-sudeste e circular-sul) que permitem ao ciclista se deslocar de quase todos os lugares para outro com grande facilidade.

Um fato a ser considerado, já que está sendo discutido, é que pode ser notado que, quando na canaleta, 90% dos ciclistas andam pela faixa da esquerda. Isso porque todos sabem que as canaletas foram feitas para os ônibus, que são mais rápidos e não vão querer desviar de um ciclista que está atrapalhando. Quando se anda pela esquerda você tem total controle da situação: se vem um ônibus vem a seu encontro, você simplesmente olha para trás, verifica se a pista da direita está livre e troca de pista, abrindo passagem para o ônibus. Em ultimo caso se sobe no meio-fio.

Pelo menos aqui em Curitiba, na minha opinião, é mais seguro, mais prático e mais rápido andar pelas canaletas destinadas aos ônibus.



Não tenho experiência em Curitiba, quando morei aí não andava de bike...

Mas a princípio, sem ter previsão para as bikes, acho perigoso, se bem que bem menos perigoso do que as faixas exclusivas divididas por várias linhas

Na época não notei nenhum ônibus correr feito louco nas canaletas. Coisa comum nas faixas exclusivas usadas por várias linhas de ônibus.



AloneGhost
msn:aloneghosts(a)hotmail.com
http://aloneghosts.blogspot.com
Voltar ao Topo
Ravell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Abr 2012
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:2513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ravell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2012 as 19:39
Tenho o pedalado aqui em São Paulo e eu sempre vou do lado contrário do corredor de ônibus. Mas nem fudenXX eu disputo no corredor com esses malucos! Tenho mantido um ritmo bem forte e qdo pego trechos de trânsito pesado, utilizo o espaço comum das motos, o famoso corredor das motos aqui em SP.

Não tive problemas fazendo isso, pois nesses trechos eu pedalo bem forte, algumas vezes até mais rápido que as motos que estão no corredor.

Pra quem é de fora de SP ou não conhece esse corredor das motos, é basicamente um espaço entre uma faixa e outra de carro, geralmente entre as faixas da esquerda, onde os motoristas de carro "deixam" as motos passarem, criando assim o corredor das motos.
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X