Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Triathlon, Duathlon e modalidades mistas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Coroas Ovais
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Coroas Ovais

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
glauberlima Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 01 Abr 2010
Ceará
Offline
Mensagens:1177
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar glauberlima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Coroas Ovais
    Postado: 10 Jul 2012 as 17:16
Pessoal, a respeito das coroas ovais, aqueles que estão utilizando ou que em algum momento já utilizaram as mesmas, estou com umas coroas da ROTOR e ainda estou naquele período de 1000kms iniciais.
Estou utilizando a configuração recomendada pelo fabricante nos 1000kms.
Mas e após?

Pelo que vi são 5 combinações possíveis. Pensando em provas basicamente planas, com poucas ladeiras, nenhuma íngrime, qual seria a configuração mais adequada ?

Valeu!
Voltar ao Topo
cancelado01 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Mar 2008
-
Offline
Mensagens:721
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cancelado01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2012 as 17:57
Glauber, 

se a idéia principal é manter o passo constante  vc. não tem nenhum desconforto, pode deixar na posição "2". Qualquer coisa diferente disso me manda MP que te passo a dica. 

ab.
Voltar ao Topo
glauberlima Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 01 Abr 2010
Ceará
Offline
Mensagens:1177
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar glauberlima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2012 as 18:06
Max hoje foi 1 hora de contra-relógio, ou seja, 1 hora forte com vento no peito, subindo ladeira etc, e confesso que não tenho sentido nenhum desconforto ou estranheza. Nem parece que mudou alguma coisa, parece até que sempre pedalei com a coroa oval. Esta na posição ''padrão''. Passando esses mil kms volto a ''perturbar''.
Voltar ao Topo
cancelado01 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Mar 2008
-
Offline
Mensagens:721
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cancelado01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2012 as 21:44
Outra recomendação para esses primeiros 1.000km é pegar leve. Nada de forçar demais, para que o corpo (i.e. sistema neuromuscular) aprenda a realizar o novo trabalho com eficiência antes de ser exigido para realizá-lo com potência. 
Voltar ao Topo
vervloet Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jul 2008
Offline
Mensagens:822
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vervloet Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jul 2012 as 21:56
Max, não seria na posição 3 ?
E na dúvida!!

1-     What is the recommended regulation point for the first installation?

We recommend the regulation point #3 for the first miles of riding (Reg #2 for MTB). Cyclists who have tested the Q-Rings felt the most improved performance and quick adaptation in this position.

 

2-     What regulation point is the best?

The body, bike geometry, strength, cycling habits and seating position of each cyclist can be different.

Therefore it is not possible for us to say which regulation point is best for an individual. We suggest that you start with #3 (#2 for MTB) for both Q-Rings. After about 400 miles, experiment with different regula-tion point settings until you find the setting that is best for you.


Voltar ao Topo
cancelado01 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Mar 2008
-
Offline
Mensagens:721
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cancelado01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jul 2012 as 12:40
Marcelo, as instruções que eu tenho são essas:

There are two factors which affect the best orientation of the Q-Rings: GEOMETRY & INERTIA 

Geometry: The bike’s seat angle, the rider’s position on the bike and rider own body geometry affect when a rider can achieve peak force during the pedal. Normally, riders achieve peak force about 90º after the dead-spot, thus we created the Optimum Chainring Positioning (OCP) system so you can adjust the Q-Rings based around each rider’s dead-spot and riding style. 

Inertia: due to the variations of inertia during every pedal stroke, riders are actually able to push a larger gear AFTER you achieve peak force. Q-Rings are designed to be set up taking into account that a delay is needed between the rider’s peak power and where he/she can actually work with maximum gear, which is due to the acceleration of the complete bike and body that happens every downstroke. For example, if pushing 300 watts, at a high cadence, the overall force throughout the pedal stroke is small and acceleration is low; however, if the cadence is low, the amount of force needed is greater and the acceleration produced is higher as well, which will need for bigger delay. 

Essentially, with every pedal stroke we are accelerating the bike and the rider’s overall goals need to be taken into account when setting up the Q-Rings. The bigger the OCP number, the bigger delay: the max gear will happen later in the downstroke: 
  • If this delay is too short (by setting the Q-Rings to a lower number than your geometry requires) the max gear will come sooner in the pedal stroke, which is suitable for high cadence riders and may actually increase your cadence, but sprinting and climbing may be sacrificed, due to the pour acceleration performance.
  • If said delay is too long (by setting the Q-Rings to a higher number than your geometry requires) the max gear will come later in the pedal stroke, which is suitable for high gear riders, will improve your acceleration but it will not be as comfortable to pedal at a very high cadence or high speed unless you change your position on the bike.
  • When the proper delay is achieved, the rider will find a good compromise between good acceleration and high speed, including high and low cadence conditions.


Comments:
  • #3 is the best for 70% of all ROAD cyclists.
  • #4 (meaning that the maximum gear will come later, lower in the clock diagram) is favourable for most sprinters, but not for all of them.
  • #2 (meaning that the maximum gear will come earlier, higher in the clock) is worse for accelerations but good for high speed and/or high cadence.
  • For TT bikes (with steep seat angle), due to the geometry correction, the #4 setting is preferred, reaching #5 in some very aggressive geometry bikes for Ironman.
Voltar ao Topo
vervloet Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jul 2008
Offline
Mensagens:822
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vervloet Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2012 as 08:37
Max, posso usar as coroas rotor e a rotor oval com pedevela FSA SLK-Light ?

Voltar ao Topo
PSCABAR Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Set 2006
SP
Offline
Mensagens:1025
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PSCABAR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2012 as 16:41
Saiu uma matéria no Mundotri sobre o assunto...



Voltar ao Topo
PSCABAR Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Set 2006
SP
Offline
Mensagens:1025
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PSCABAR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2012 as 16:43
Originalmente postado por vervloet vervloet escreveu:

Max, posso usar as coroas rotor e a rotor oval com pedevela FSA SLK-Light ?


Marcelo,

É exatamente o que estou utilizando na minha bike... e não tive nenhum problema. Com câmbio shimano a troca fica perfeita na minha bike.

Pedivela FSA SLK-LIGHT + Coroa Rotor Oval TT 53/39

Abs,

Paulo Scabar
Voltar ao Topo
cancelado01 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Mar 2008
-
Offline
Mensagens:721
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cancelado01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2012 as 16:55
desde que haja compatibilidade com o padrão 130 ou 110, sim. 
Voltar ao Topo
cancelado01 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Mar 2008
-
Offline
Mensagens:721
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cancelado01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jul 2012 as 16:57
E desde que o seu câmbio dianteiro tenha amplitude de regulagem suficiente :-)
Voltar ao Topo
vervloet Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jul 2008
Offline
Mensagens:822
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vervloet Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2012 as 11:40

http://www.rotorbike.com/nueva/ingles/ocp.swf

Sem problemas com o câmbio!
Max, o que entendi, seria, basicamente na posição “3”,  posição padrão, a posição “2” seria pra alta velocidade e ou cadência e não muito boa para retomadas, então seria para percurso quase totalmente plano! Agora a “4” e “5”, a diferença seria a distância ? a “4” curta distância e a “5” longas distâncias ?

Max se as posições “5” e “3” estão inversamente com as posições “2” e “4”, ou seja, se a posição “3” ta no ponto morto “12 horas” a posição “4” ta no ponto morto “06 horas”!

Queria saber como uma simples mudança na posição OCP pode influenciar e qual real diferença!!



Voltar ao Topo
Voodoocaio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Dez 2009
SãoPaulo -Zelão
Offline
Mensagens:595
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoocaio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2012 as 13:29
Originalmente postado por vervloet vervloet escreveu:

...Agora a “4” e “5”, a diferença seria a distância ? a “4” curta distância e a “5” longas distâncias ? Max se as posições “5” e “3” estão inversamente com as posições “2” e “4”, ou seja, se a posição “3” ta no ponto morto “12 horas” a posição “4” ta no ponto morto “06 horas”!...




só para ajudar com um pouco de humor... também tenho coroas ovais e este assunto em interessa...
abrrrr



...de 110kg ao IronMAn... deve ser um bom desafio =)
Voltar ao Topo
glauberlima Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 01 Abr 2010
Ceará
Offline
Mensagens:1177
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar glauberlima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2012 as 14:16
Pelo texto eu entendi que para provas de triatlo o ideal seria a posição 2
mas logo depois o texto recomenda a posição 4 para as TT ou em bikes mais agressivas
a posição 5.
Me confundiu um pouco. Eu imagino que na 5 seria interessante para quem
tem o hábito de puxar os pedais na parte baixa (ciscando igual galinha rss)
E para quem gostar de socar os pedais para baixo seria na posição 1.
Voltar ao Topo
cancelado01 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Mar 2008
-
Offline
Mensagens:721
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cancelado01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jul 2012 as 16:11
Nusssssa. 

Vou precisar de um sabático pra responder isso :-)

Me aguardem. 





Voltar ao Topo
vervloet Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jul 2008
Offline
Mensagens:822
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vervloet Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jul 2012 as 12:15

By vervloet at 2012-07-14


By vervloet at 2012-07-14


By vervloet at 2012-07-14


By vervloet at 2012-07-14


By vervloet at 2012-07-14
Voltar ao Topo
Cuzzuol Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 13 Dez 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:103
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cuzzuol Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Abr 2015 as 09:35
Reativando o tópico.
Gostaria da opinião se há realmente ganhos na utilização destas coroas ovais?
Outro ponto é elas trabalham corretamente com o grupo Ultegra DI2 6800? Seria necessário trocar o pé de vela?
Valeu pela ajuda!!
Voltar ao Topo
padrerludovico Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2015
sao paulo
Offline
Mensagens:124
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar padrerludovico Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2015 as 16:30
Usei por dois meses e não vi diferença nenhuma 

minha opinião 
Voltar ao Topo
glauberlima Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 01 Abr 2010
Ceará
Offline
Mensagens:1177
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar glauberlima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2015 as 12:03
Elas não atrapalham nada.
Não precisa trocar o braço.
O único "trabalho" que elas dão é na hora da instalação regular o passador dianteiro.
Ponto final.

Senti diferença nos grupos musculares envolvidos.
Usei por uns meses a Rotor(QXL) - que agora estou vendendo - e agora estou usando desde novembro a Osymetric. Essa última sinto ainda mais do que a Rotor. Não volto pras redondas.

Mas independente de falarem q não muda ou q muda... recomendo simplesmente a pessoa testar.
Isso é muito pessoal.

ps: Uma oval não vai fazer vc pedalar mais rápido!
Voltar ao Topo
Cuzzuol Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 13 Dez 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:103
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cuzzuol Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2015 as 16:40
Originalmente postado por glauberlima glauberlima escreveu:

Elas não atrapalham nada.
Não precisa trocar o braço.
O único "trabalho" que elas dão é na hora da instalação regular o passador dianteiro.
Ponto final.

Senti diferença nos grupos musculares envolvidos.
Usei por uns meses a Rotor(QXL) - que agora estou vendendo - e agora estou usando desde novembro a Osymetric. Essa última sinto ainda mais do que a Rotor. Não volto pras redondas.

Mas independente de falarem q não muda ou q muda... recomendo simplesmente a pessoa testar.
Isso é muito pessoal.

ps: Uma oval não vai fazer vc pedalar mais rápido!



Valeu Glauber
Estou mesmo querendo testar e sei que é bem pessoal a adaptação. Vamos ver como me sairei.
Abraço
Voltar ao Topo
LucasC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jun 2012
Uruaçu - Goiás
Offline
Mensagens:674
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LucasC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2018 as 13:31
Metendo a Pá de Ouro...
Quem tem experiencia, com a coroa oval a corrente cai mais fácil? Quero comprar essas (https://pt.aliexpress.com/item/SNAIL-700C-Road-Bicylcle-110BCD-50-35T-Oval-Chainwheel-Kit-Bike-7075-T6-Alloy-Ultralight-Ellipse/32781641873.html?spm=a2g0s.13010208.99999999.269.1bf53c00xORxZf) pra minha bike, mas fiquei na duvida se cai mais facil (por conta de ter que colocar o cambio mais alto). E como fica pra passar de uma pra outra,  pq se mesmo regulado der trabalho acho que não vou entrar nessa.
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2018 as 18:20
Também estou pensando em ir para ovais, após ler os benefícios para o joelho...

Tenho condromalacia leve, estava pensando em aderir às ovais...
Voltar ao Topo
LucasC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jun 2012
Uruaçu - Goiás
Offline
Mensagens:674
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LucasC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2018 as 18:37
Eu tenho uma oval narrow wide na mtb, a sensação é que fica mais linear o esforço nos pedais. Ai quando pego a tradicional dá a impressão de estar pulando(pq varia o esforço durante o giro).
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2018 as 06:50
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Também estou pensando em ir para ovais, após ler os benefícios para o joelho...

Tenho condromalacia leve, estava pensando em aderir às ovais...


Condromalacia tem que fortelecer as penas com fisioterapia, natacao e musculacao
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2018 as 09:41
Pilates 2x por semana...

Condromalacia é uma quadro de degeneração das cartilagens, que infelizmente é um de nossos tecidos que não regenera, o tratamento visa diminuir ou ate parar (difícil) o processo de degeneração...

Tem que manter a musculatura fortalecida, estar no peso ideal, evitar escadas, ficar muito tempo sentado e também de pé, rs... E tomo vitaminas e colágeno para cartilagem...

Na bike o selim ligeiramente recuado do fit normal, cerca de 0,5cm, e na altura máxima que fit permitir... E depois de pesquisar bastante, dizem que as coroas ovais tendem a sobrecarregar menos a articulação do joelho....


Originalmente postado por christianmdt christianmdt escreveu:

Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Também estou pensando em ir para ovais, após ler os benefícios para o joelho...

Tenho condromalacia leve, estava pensando em aderir às ovais...


Condromalacia tem que fortelecer as penas com fisioterapia, natacao e musculacao


Editado por rafael_rtg - 25 Jul 2018 as 09:41
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X