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Coroas 22-32-42. Pode isso Arnaldo?

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GUS1979 Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Nov 2020
Guarulhos
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    Postado: 12 Fev 2021 as 18:56
Pessoal, minha dúvida é simples. Tenho uma relação 3x10 com coroas 24-32-42 e cassete 11-36. Quero aumentar um pouco o range, posso colocar uma coroa 22? Pergunto pq sempre q vejo relações 3x10 costumam ser 22-30-40 ou 24-32-42.
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hurry-gurits Ver Drop Down
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Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
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Originalmente postado por GUS1979 GUS1979 escreveu:

Pessoal, minha dúvida é simples. Tenho uma relação 3x10 com coroas 24-32-42 e cassete 11-36. Quero aumentar um pouco o range, posso colocar uma coroa 22? Pergunto pq sempre q vejo relações 3x10 costumam ser 22-30-40 ou 24-32-42.

Sim pode inclusive a minha é uma com 22-32-42 e cassete 11x40, sem problema algum.
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
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dwsmartins Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2021 as 19:31
A minha era originalmente 48-36-26, mas eu troquei a coroinha por uma 22. Trocar 24 pra 22 é fichinha!

Entenda que pode ocorrer quedas de corrente mais frequentes ao passar pra 22 e que a volta pra coroa média vai ficar mais complicada, o que acontece na minha tb. Mas nada que não se aprenda a conviver.
Bora pedalar, senão estressa!
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brunomedina Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jul 2020
Niteori
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Usa um cassete 11-42 com essa coroa 22-32-42
Mas eu tb pensaria num 11-46 so que usando coroas 22-36 
Ou se tiver muitaaaaaa disposição uma 32 com cassete 11-51
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GUS1979 Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Nov 2020
Guarulhos
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GUS1979 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2021 as 19:48
Vcs acham q quedas de corrente serão inevitáveis com coroa 22? Atualmente não tenho esse problema.
E com relação a a subir para para a coroa de 32, será o mesmo esforço de subir da 32 para 42?
Pensei em colocar um cassete 11-42, mas teria que trocar o câmbio, ou colocar um prolongador de gancheira, o q acham disso? Meu câmbio é um Deore M610 SGS.
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TFHG Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TFHG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Fev 2021 as 05:43
Usei um pedivela 9v em sistema 10v... era 22-32-44. Cassete 11-34. Nunca tive qualquer problema. Usei um bom tempo, e hj é a transmissão que está na bike do meu filho...
KHS Flite 300 "upgrade" 105 + Ultegra
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Experiência traz consigo bom senso. E boa parte dela é adquirida pela falta dele!
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dwsmartins Ver Drop Down
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Cadastrado em: 16 Abr 2018
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Fev 2021 as 09:55
Originalmente postado por GUS1979 GUS1979 escreveu:

Vcs acham q quedas de corrente serão inevitáveis com coroa 22? Atualmente não tenho esse problema.
E com relação a a subir para para a coroa de 32, será o mesmo esforço de subir da 32 para 42?
Pensei em colocar um cassete 11-42, mas teria que trocar o câmbio, ou colocar um prolongador de gancheira, o q acham disso? Meu câmbio é um Deore M610 SGS.

Algum problema vai ter, até pq não é a configuração indicada. Mas desencana, é contornável.

O que vc vai precisar tomar mais cuidado é pra evitar a todo custo configurações cruzadas (coroa pequena com engrenagem do cassete pequena, ou grande com grande). Vc tá levando o câmbio acima do que ele aguenta, então é normal que ele não consiga tensionar a corrente adequadamente nas combinação pequena com pequena, o que não vai te dar muito problema, mas a combinação grande com grande pode esticar demais o câmbio, conforme o dimensionamento da corrente, mas não acho que vai ser um problema no seu caso.

Meu caso é bem mais extremo: uso um pedivela triplo 48-36-22D com um cassete 11-40D de 8v. Os câmbios são os velhos FD-M371 na frente e RD-M370 de cage longo na traseira (usei prolongador por um tempo e depois experimentei um parafuso B mais longo, o que ficou melhor). O dianteiro é indicado pra combinações 48-36-26D ou 44-32-22D, daí eu achei que poderia manter a coroa 48D e colocar uma 22D. Talvez ficaría mais suave com uma coroa 34D no meio do caminho, mas eu simplesmente não encontrei.

Já o câmbio traseiro é indicado pra cassetes 11-34D de 9v e tem capacidade total de 45 elos de corrente. Essa capacidade total teria de ser igual ou menor à diferença entre a maior e menor engrenagens na frente somada à mesma diferença atrás: coroa 48 menos coroa 26 dá 22, engrenagem 34 menos engrenagem 11 dá 23, diferença dianteira de 22 somada com diferença traseira de 23 dá 45. Se fosse com o pedivela 44-32-22D, a diferença na frente ainda seria 22. Mas no meu caso a diferença dianteira é 26 e a traseira é 29, o que exigiria um câmbio que não existe, com capacidade de 56 elos de corrente. Assim, eu tive que estudar um pouco as combinações pra saber quais são possíveis e quais não são:

* usando a coroa grande, eu só poderia reduzir até a 2ª marcha na traseira, que é de 34 dentes (34-11=23, que é a diferença máxima na traseira que o câmbio aguenta);

* com a coroa média eu poderia teoricamente usar todas, mas vi na experiência que subir pra 1ª, com 40 dentes, coloca o câmbio numa posição bastante extrema, daí fiquei na mesma limitação da coroa grande;

* a coroa pequena de 22 me permite transitar somente da 1ª até a 5ª, que tem 18 dentes (40-23=17, daí joguei pra cima e a próxima tem 18).

Ficando nisso, não tenho problemas. Claro que as combinações que eu uso são ainda mais restritas por conta de combinações com relações que se sobrepõem ou que a corrente esfrega no câmbio dianteiro (chainrub), por exemplo:

* na coroa pequena eu uso somente da 1ª até a 4ª, pq na 5ª rola um chainrub e ainda tem a mesma relação da coroa média com a 3ª;

* na coroa média eu uso da 3ª até a 7ª, pois na 2ª e 8ª rola chainrub e elas são iguais a coroa pequena com a 4ª ou a coroa grande com a 6ª, respectivamente;

* já na coroa grande eu só uso da 6ª até a 8ª, pra evitar chainrub (apesar do que ainda rola algum nelas quando faço um sprint).

Técnico? Bastante... Mas não acho que o meu caso seja pra qualquer um. Como eu forcei os limites tanto do câmbio dianteiro quanto do traseiro, a bike parece um caminhão pra trocar de câmbio e ocasionalmente eu tenho que descer da bike, levantar a roda traseira e acionar o pedal pra marcha engatar (só ocorre quando faço navalhada...). Eu uso somente na cidade, pra mobilidade, mas moro em Belo Horizonte e pego uns morros bastante íngremes regularmente.

Mas a sua proposta de trocar apenas a coroa pequena não deve te levar a esses extremos meus. Considerando um caso extremo, vc teria a seguinte situação:

* não vai poder usar a engrenagem menor da traseira com a coroinha;

* a passagem da pequena pra média vai demorar um tiquinho a mais de tempo;

* sua corrente vai cair uma ou duas vezes por mês (pra dar uma ideia do quão ocasiona que é) ao passar da média pra pequena, mas isso vai reduzir e até eliminar depois que vc adequar a sua técnica.

Não vejo nenhum problema adicional. A coroa pequena é tb a mais barata das três e o investimento não é alto. Se ainda assim vc não gostar, pode voltar a coroa anterior, vender a 22D e aprender algo.

Mete as caras!
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GUS1979 Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Nov 2020
Guarulhos
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GUS1979 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Fev 2021 as 19:44
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Originalmente postado por GUS1979 GUS1979 escreveu:

Vcs acham q quedas de corrente serão inevitáveis com coroa 22? Atualmente não tenho esse problema.
E com relação a a subir para para a coroa de 32, será o mesmo esforço de subir da 32 para 42?
Pensei em colocar um cassete 11-42, mas teria que trocar o câmbio, ou colocar um prolongador de gancheira, o q acham disso? Meu câmbio é um Deore M610 SGS.

Algum problema vai ter, até pq não é a configuração indicada. Mas desencana, é contornável.

O que vc vai precisar tomar mais cuidado é pra evitar a todo custo configurações cruzadas (coroa pequena com engrenagem do cassete pequena, ou grande com grande). Vc tá levando o câmbio acima do que ele aguenta, então é normal que ele não consiga tensionar a corrente adequadamente nas combinação pequena com pequena, o que não vai te dar muito problema, mas a combinação grande com grande pode esticar demais o câmbio, conforme o dimensionamento da corrente, mas não acho que vai ser um problema no seu caso.

Meu caso é bem mais extremo: uso um pedivela triplo 48-36-22D com um cassete 11-40D de 8v. Os câmbios são os velhos FD-M371 na frente e RD-M370 de cage longo na traseira (usei prolongador por um tempo e depois experimentei um parafuso B mais longo, o que ficou melhor). O dianteiro é indicado pra combinações 48-36-26D ou 44-32-22D, daí eu achei que poderia manter a coroa 48D e colocar uma 22D. Talvez ficaría mais suave com uma coroa 34D no meio do caminho, mas eu simplesmente não encontrei.

Já o câmbio traseiro é indicado pra cassetes 11-34D de 9v e tem capacidade total de 45 elos de corrente. Essa capacidade total teria de ser igual ou menor à diferença entre a maior e menor engrenagens na frente somada à mesma diferença atrás: coroa 48 menos coroa 26 dá 22, engrenagem 34 menos engrenagem 11 dá 23, diferença dianteira de 22 somada com diferença traseira de 23 dá 45. Se fosse com o pedivela 44-32-22D, a diferença na frente ainda seria 22. Mas no meu caso a diferença dianteira é 26 e a traseira é 29, o que exigiria um câmbio que não existe, com capacidade de 56 elos de corrente. Assim, eu tive que estudar um pouco as combinações pra saber quais são possíveis e quais não são:

* usando a coroa grande, eu só poderia reduzir até a 2ª marcha na traseira, que é de 34 dentes (34-11=23, que é a diferença máxima na traseira que o câmbio aguenta);

* com a coroa média eu poderia teoricamente usar todas, mas vi na experiência que subir pra 1ª, com 40 dentes, coloca o câmbio numa posição bastante extrema, daí fiquei na mesma limitação da coroa grande;

* a coroa pequena de 22 me permite transitar somente da 1ª até a 5ª, que tem 18 dentes (40-23=17, daí joguei pra cima e a próxima tem 18).

Ficando nisso, não tenho problemas. Claro que as combinações que eu uso são ainda mais restritas por conta de combinações com relações que se sobrepõem ou que a corrente esfrega no câmbio dianteiro (chainrub), por exemplo:

* na coroa pequena eu uso somente da 1ª até a 4ª, pq na 5ª rola um chainrub e ainda tem a mesma relação da coroa média com a 3ª;

* na coroa média eu uso da 3ª até a 7ª, pois na 2ª e 8ª rola chainrub e elas são iguais a coroa pequena com a 4ª ou a coroa grande com a 6ª, respectivamente;

* já na coroa grande eu só uso da 6ª até a 8ª, pra evitar chainrub (apesar do que ainda rola algum nelas quando faço um sprint).

Técnico? Bastante... Mas não acho que o meu caso seja pra qualquer um. Como eu forcei os limites tanto do câmbio dianteiro quanto do traseiro, a bike parece um caminhão pra trocar de câmbio e ocasionalmente eu tenho que descer da bike, levantar a roda traseira e acionar o pedal pra marcha engatar (só ocorre quando faço navalhada...). Eu uso somente na cidade, pra mobilidade, mas moro em Belo Horizonte e pego uns morros bastante íngremes regularmente.

Mas a sua proposta de trocar apenas a coroa pequena não deve te levar a esses extremos meus. Considerando um caso extremo, vc teria a seguinte situação:

* não vai poder usar a engrenagem menor da traseira com a coroinha;

* a passagem da pequena pra média vai demorar um tiquinho a mais de tempo;

* sua corrente vai cair uma ou duas vezes por mês (pra dar uma ideia do quão ocasiona que é) ao passar da média pra pequena, mas isso vai reduzir e até eliminar depois que vc adequar a sua técnica.

Não vejo nenhum problema adicional. A coroa pequena é tb a mais barata das três e o investimento não é alto. Se ainda assim vc não gostar, pode voltar a coroa anterior, vender a 22D e aprender algo.

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Muito obrigado pelas explicações. Bem complexo, mas deu para entender uma parte, kkkkk...
Farei isso, vou trocar! Já pedi uma coroinha FSA compatível com sistemas 3x10, R$ 35.
No próximo sábado levarei para o mecânico mexer para mim, depois posto o que achei.
Valeu mesmo!
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