Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Coroa única
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Coroa única

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Max Belfort Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Set 2016
Piaui
Offline
Mensagens:141
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Max Belfort Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Coroa única
    Postado: 31 Ago 2020 as 18:00
Amigos, tenho uma bike aro 26 com 21 velocidades,não queria mais usar o câmbio dianteiro,mais não quero perder performance nas retas.Tem como usar apenas uma coroa e continuar com a mesma velocidade de quando uso 48 x 11 ou 48 x 14 fora o restante que gostaria demais que ficasse igual mais com uma coroa apenas.
Max
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2084
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2020 as 18:17
Originalmente postado por Max Belfort Max Belfort escreveu:

Amigos, tenho uma bike aro 26 com 21 velocidades,não queria mais usar o câmbio dianteiro,mais não quero perder performance nas retas.Tem como usar apenas uma coroa e continuar com a mesma velocidade de quando uso 48 x 11 ou 48 x 14 fora o restante que gostaria demais que ficasse igual mais com uma coroa apenas.

sim , só vai ter que trocar o pé de vela e a coroa 48 para uma narrow, que não deixa a corrente cair, caso seja um pé de vela de rebites, se for coroas com parafuso, é só comprar uma coroa com BCD do padrão do seu pé de vela do tipo narrow 48(não sei se tem) e  acertar a linha da corrente e pronto. 
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
Marcelo_br Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jul 2005
Sorocaba - SP
Offline
Mensagens:666
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar Marcelo_br Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2020 as 20:17
Eu entendi a pergunta do max diferente mas perdão se eu esitver enganado.

Max, voce quer ter 1 coroa 48 que possa ter a velocidade de 48x11 e as outras marchas continuem mais leve ? Se for isso, não tem como pois o cassete tem um numero especifico de dentes que precisa pular ( nao pode ter 11-13-26-28 sem as intermediarias).

Tem um site http://gears.mtbcrosscountry.com/ que deixa voce comparar relação de bikes diferentes. O site é em ingles mas vc já cai na pagina principal, escolhe o tamanho da roda e seus componentes. Não precisa do modelo exato, só precisa do numero certo de dentes.

Qualquer coisa berra ai q eu ajudo a preencher ( precisa saber o tamanho da roda, o numero de dentes no seu pedivela atual, o numero de dentes no cassete atual  e as mesmas informaçoes do equipamento que for usar)

---------------------------------------------------------
Criando coragem (e condicionamento) para voltar a pedalar... 2011 que me aguarde...
---------------------------------------------------------
Voltar ao Topo
cerberus Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Nov 2013
Sampa
Offline
Mensagens:113
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar cerberus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2020 as 22:03
Não esqueça de ver o chainline também.

Na minha bike de 26 usando coroa única eu consigo usar no máximo 36 dentes, se for maior a coroa raspa no quadro. 

Parece coisa boba, mas já perdi bastante tempo tentando regular já que nunca ficava 100%, fora o desgaste prematuro da corrente e do cassete.

Voltar ao Topo
Max Belfort Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Set 2016
Piaui
Offline
Mensagens:141
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Max Belfort Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2020 as 22:41
Agradeço aos amigos pela ajuda,mais acho que não vai da certo
Queria ficar com uma coroa apenas,e com essa eu queria usar todos 
as marchas sem precisar ficar trocando de coroa para aumentar a velocidade
como faço agora,sempre tendo que me preocupar com corrente cruzada e manutenção 
de câmbio dianteiro que é um saco.
Max
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2020 as 23:14
Max, ter até que tem, mas além de caro fica sem amplitude.

Um câmbio com coroa tripla geralmente vai ter duas marchas mais leves e duas mais pesadas que um com coroa simples. Pra compensar, usa-se cassetes amplos com até 10-51d e câmbios especializados (e CAROS), mas ainda assim fica faltando marcha pesada

Coroa dupla tenta amenizar isso, dando uma coroa a mais com cassetes 11-42d, por exemplo. Aí vc ainda tem alguma amplitude e a banca não quebra tanto.

Eu ainda sou da antiga e uso coroa tripla. Me dou bem com isso é ainda faço eu mesmo a manutenção. Com um pouco de prática, não é tão difícil.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
Max Belfort Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Set 2016
Piaui
Offline
Mensagens:141
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Max Belfort Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2020 as 14:11
Marcelo_br,se eu te mandar certinho aqui o tamanho das 3 coroas e dos 
k7 você preenche pra mim? Não entendi nada no site kkkk 
Max
Voltar ao Topo
Max Belfort Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Set 2016
Piaui
Offline
Mensagens:141
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Max Belfort Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2020 as 14:39
dwsmartins,amigo os mecânicos aqui cobram R$20.00 reais para regular 
as marchas e no final nem presta,e um deles que dizem ser bom e especializado 
basta a marcha passar que ele diz que está bom,mesmo você dando o comando 
e a marcha passando uma semana depois.Ai não da pra mim 
Max
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2020 as 14:47
Originalmente postado por Max Belfort Max Belfort escreveu:

dwsmartins,amigo os mecânicos aqui cobram R$20.00 reais para regular 
as marchas e no final nem presta,e um deles que dizem ser bom e especializado 
basta a marcha passar que ele diz que está bom,mesmo você dando o comando 
e a marcha passando uma semana depois.Ai não da pra mim 

Max, cambio dianteiro é chato pra alguns ajustes (reduzir as vezes tracionado ele não engata mesmo) e pra subir, as vezes tem que dar uma meia empurrada a mais sem subir pra mais uma, varia.

Esse ajuste nas oficinas é delicado, pq tem o ajuste fino que precisa ser feito, para cada tipo de ciclista e estilo de pedalada, isso geralmente a gente faz em movimento, nos parafusos de microajuste do cabo (que ficam ou no cambio ou no passador), demora pra pegar o jeito, mas não é um bicho de 7 cabeças. procura os videos do pedaleria sobre regulagem de marchas, é em português e o edu explica bem demais.

Eu tinha esses problemas com cambio, mas depois que aprendi, o cambio de trás me perturba mais que o da frente (com pratica a gente vê que o da frente é mais tranquilo a pequenos desajustes que o traseiro).
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
Jr-Infanti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2017
sao roque sp
Offline
Mensagens:90
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Jr-Infanti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2020 as 06:05
Impossível da forma que você quer, uma coroa é inviável em bikes de 21v, já é loucura em bike 27v.
Se deixasse uma coroa grande como 44 ou 48 e nem tem coroas adequadas para ser única com esse tanto de dentes, ficaria extremamente pesada nas subidas, se colocar uma 34 numa 26 com 7 pinhões atrás, ainda ficaria bem pesado em alguns cenários e iria parecer um ventilador nos retões.

Mesmo se gastasse bastante dinheiro, trocando tudo para 1x10 (o que eu particularmente ainda acho pouco para uma coroa), e que poderia ser financeiramente inviável dependendo da bike que tem, por ser 21, pode ser que sua bike não tenha nem k7, aí além de câmbio, trocador, coroa, k7 e corrente até o cubo teria que trocar.

Cuidado com moda, nem tudo que vêm do profissional é adequado ao perfil do ciclista amador, e nem sempre algo que está todo mundo fazendo também é o melhor.
Leve em consideração seu tipo de pedal, se seu pedal é exclusivamente dentro de uma trilha, ou mixto como a maioria esmagadora dos amadores, a topografia dos lugares que mais anda.
E considere que mesmo mudando para 1x11 por exemplo, o que você acha que vai economizar com manutenção de um simples câmbio dianteiro, vai gastar 20 vezes mais trocando coroa, k7 e corrente muito mais cedo, pois o desgaste desses componentes é maior no sistema de uma coroa, uma simples corrente das básicas 11v está na média de 200 conto.


Viver é como andar de bicicleta: É preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio.
Voltar ao Topo
Max Belfort Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Set 2016
Piaui
Offline
Mensagens:141
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Max Belfort Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2020 as 11:40
Jr muito obrigado por comentar ,assim está me ajudando demais 
dando as dicas de como tudo funciona.Agradeço demais e vou aprender 
a regular meus câmbios que é a melhor coisa que vou fazer.
Max
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X