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Coroa oval realmente faz diferença?

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Lucas Portela Ver Drop Down


Registrado: 31 Out 2015
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Lucas Portela Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Coroa oval realmente faz diferença?
    Enviado: 19 Jan 2018 as 17:08
Olá galera do fórum! Após pesquisar um pouco achei uns tópicos de quase 10 anos atrás, porém a dúvida ainda ficou pairando, as coroas ovais fazem realmente diferença? ou elas só fazem o câmbio traseiro trabalhar mais sem necessidade?

Estou nessa dúvida por que vou trocar a relação da minha "pau pra toda obra". Recentemente eu comprei uma bike com o atual SLX 2x11, então comecei a fazer o teste usando somente a coroa de 38 dentes, pra ver se aguentaria uma relação de coroa única, dai acabei vendo que é possível, basta estar bem condicionado.

A bike que penso em usar a coroa única é minha Soul SL900, que ta com o grupo Deore 3x10. As polias do câmbio, corrente e central já estão em fim de vida, dai vou aproveitar a ocasião pra dar um UP na guerreira. 

Vou colocar o novo Deore M6000 11-42, sendo cassete, passador e corrente. Vou aproveitar a mesma pedivela e eliminar o passador e câmbio dianteiro, dai já estou certo de colocar uma 36 dentes, porém achei que seria uma boa pra usar uma coroa oval, mas quero saber a opinião de quem já usou pra ver se realmente vale a pena.

Desde já agradeço a colaboração de todos!
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Registrado: 26 Abr 2017
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ismah/Cabelo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Jan 2018 as 05:02
Ao menos em tese elas funcionariam, mas não temos essa comprovação. Penso, que a maior interessada seria a indústria automotiva, e ela continua com rodas dentadas, e não ovos dentados. LOL
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Weber Dias Ver Drop Down
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Registrado: 10 Mai 2016
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Weber Dias Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Jan 2018 as 12:58
Originalmente Postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo Escreveu:

Ao menos em tese elas funcionariam, mas não temos essa comprovação. Penso, que a maior interessada seria a indústria automotiva, e ela continua com rodas dentadas, e não ovos dentados. LOL


Na verdade as aplicações de engrenamentos ovais são bem específicas e sim a indústria automobilística faz uso de engrenagens ovais... até engrenagens variáveis (ora oval ora normal)... para as bikes a teoria é que trás um ganho sim, porém como em grande parte dos casos esse tipo de ganho é muito pouco perceptível e sempre gera a dúvida se funciona ou não... o melhor mesmo é se vc tiver vontade compra e experimenta... conheço gente que usou e não gostou e gente q ama rsrs
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Fabriciogc Ver Drop Down
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Registrado: 15 Mai 2013
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Fabriciogc Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Jan 2018 as 14:05
Originalmente Postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo Escreveu:

Ao menos em tese elas funcionariam, mas não temos essa comprovação. Penso, que a maior interessada seria a indústria automotiva, e ela continua com rodas dentadas, e não ovos dentados. LOL


https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=oval+chainring+&btnG=


Editado por Fabriciogc - 20 Jan 2018 as 14:06
https://pt.wikiloc.com/wikiloc/user.do?id=896107
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leandro1857 Ver Drop Down
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Registrado: 01 Set 2017
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de leandro1857 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Jan 2018 as 14:17

Essas coroas são antigas, desenterrada recentemente.  a teoria dela é q o ciclista tem mais força próximo do meio do movimento de pedala, [pe de vela mais ou menos no meio],  quando o pe de vela esta acima e abaixo, as chamadas zona morta da pedalada, onde o ciclista praticamente não exerce força no pedal. De modo geral as coroas ovais retiram carga da pedaladas próximo das zonas mortas e colocam carga quando o ciclistas tem maior capacidade de força

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TomSemFreio Ver Drop Down
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Registrado: 15 Set 2015
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de TomSemFreio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Jan 2018 as 14:42
A cada 15 anos, mais ou menos, as coroas ovais reencarnam em alguma modalidade. Acho que a última, salvo engano, foi no triathlon.
Estão condenadas a reencarnar indefinidamente, pois no papel fazem muito sentido, mas na prática nem tanto.
O problema será encontrar coroas de reposição, caso você goste.
Antonio Carlos
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Fabio Ver Drop Down


Registrado: 07 Out 2003
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Fabio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Jan 2018 as 02:47
Quando o ciclista produz menos torque ela tem uma relação mais curta e quando produz mais torque ela tem uma relação mais longa, para no geral resultar num torque mais homogêneo durante toda pedalada e evitar que a velocidade fique variando durante uma pedalada completa. Mas na prática deveria funcionar em velocidades bem baixas, pois em altas velocidades e inércia da bike/ciclista impediria essa variação de velocidade durante a pedalada como se fosse um volante inercial de motor a combustão. 
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Registrado: 26 Abr 2017
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ismah/Cabelo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Jan 2018 as 06:13
Originalmente Postado por Fabriciogc Fabriciogc Escreveu:

https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=oval+chainring+&btnG=


QuestionQuestionQuestion

Originalmente Postado por Weber Dias Weber Dias Escreveu:

 Na verdade as aplicações de engrenamentos ovais são bem específicas e sim a indústria automobilística faz uso de engrenagens ovais... até engrenagens variáveis (ora oval ora normal)...
 

Tá, elas existem... Mas estamos falando de transmissão, implícitamente pensei que isso estaria claro...
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dts Ver Drop Down
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Registrado: 01 Ago 2008
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dts Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Jan 2018 as 07:41
A Shimano usou este sistema a muito tempo, se chamava Biopace.
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Fabio Ver Drop Down


Registrado: 07 Out 2003
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Mensagens:5787
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Fabio Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Jan 2018 as 11:15
Originalmente Postado por dts dts Escreveu:

A Shimano usou este sistema a muito tempo, se chamava Biopace.



E a delas era ao contrário. Aumentar a força onde já tinha e diminuir onde já era menor.
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Fabriciogc Ver Drop Down
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Registrado: 15 Mai 2013
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Fabriciogc Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Jan 2018 as 11:54
Originalmente Postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo Escreveu:

Originalmente Postado por Fabriciogc Fabriciogc Escreveu:

https://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&as_sdt=0%2C5&q=oval+chainring+&btnG=


QuestionQuestionQuestion

Originalmente Postado por Weber Dias Weber Dias Escreveu:

 Na verdade as aplicações de engrenamentos ovais são bem específicas e sim a indústria automobilística faz uso de engrenagens ovais... até engrenagens variáveis (ora oval ora normal)...
 

Tá, elas existem... Mas estamos falando de transmissão, implícitamente pensei que isso estaria claro...

Originalmente Postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo Escreveu:

Ao menos em tese elas funcionariam, mas não temos essa comprovação.

"Aos menos em tese" "não temos comprovação".

Ué, te passei um link com vários artigos. 
Talvez, em tese, você leia e não fale mais besteira. 
https://pt.wikiloc.com/wikiloc/user.do?id=896107
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Registrado: 26 Abr 2017
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ismah/Cabelo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Jan 2018 as 16:49
Talvez na prática, pesquise os artigos indicados, siga um pouco do princípio de Karl Popper - para não cair no viés de confirmação. E espero que assim verá que os ganhos apesar de existirem matematicamente, são muito marginais na prática, e insuficientes para haver uma melhora no desempenho...

Mas se não crer em mim, leia o que me indicar da próxima vez e evite de passar vergonha. O que apareceu como sendo o primeiro link para mim foi isso:

https://www.thieme-connect.com/products/ejournals/abstract/10.1055/s-2007-1021264

Segue transcrição do resultado:

The results indicate no significant difference in any of the parameters measured between the two chainrings for any of the experimental conditions. The data indicate that the noncircular chainrings used in this study were not more efficient than the Standard circular chainring for trained cyclists. "

A parte sublinhada é que ainda deixa uma pequena dúvida, mas como o colega que inciou o tópico fala em "estar bem condicionado", presumo que a diferença entre ele e um atleta treinado qualquer, seja irrelevante.

EM TEMPO...

Vale dizer, que existem ovais (que são elipsoidais na verdade), em paralelos e transversais ao pedivela.

Uns argumentam que é a redução na zona morta da pedalada, minimiza o efeito desta.
Outro lado argumenta que a maior alavanca na zona morta é que minimiza o efeito desta...

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Cebo Ver Drop Down
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Registrado: 25 Fev 2009
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Cebo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Jan 2018 as 11:33
Então, tem alguns estudos que afirmam que funcionam sim. Um deles inclusive foi feito por uma cientista que acreditava no contrário e queria provar mas acabou convertida. Eu acho que, assim como quase tudo na vida, deve variar de caso para caso. 

Essas coisas devem gerar variações tão pequenas que deve ser complicado de mensurar em meio a tantas outras variáveis. Haja método....


Editado por Cebo - 22 Jan 2018 as 11:35
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Não Cebo, é meio unânime que funciona, mas também é meio que unânime que é irrelevante a diferença na prática.
Como várias coisas, sabemos que a tese, até aponta que de fato há uma melhora na performance. Mas que na prática essa melhora representa algo muito pequeno, a ponto de ser irrelevante.

Um exemplo bem bobo: camelback vs caramanhola...
Em tese, é indiscutível que termos 1,5~2 kg do peso da água (que no meu caso, seria 15 a 20 % do peso total ! ), o mais baixo possível na bike é muito melhor, do que ter esse peso elevado nas costas. Em outras palavras, a caramanhola é melhor, simplesmente porque baixa o centro de gravidade da bicicleta, melhorando o equilíbrio.

Agora na prática, o número de quedas não aumentou porque o pessoal usa camelback.
Isso não anula a teoria, mas torna o efeito do uso do camelback irrelevante...
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