Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Coroa grande em quadro mtb
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Coroa grande em quadro mtb

 Responder Página  <12
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
gscs Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Nov 2009
João pessoa
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gscs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2020 as 05:51
Justifica sim. O Shimano vc pode usar sem medo, já o absolute não. ( pra mim nada dela é tão bom quanto o Shimano).
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2020 as 07:26
Exato, tb concordo que o Shimano "se paga" com o tempo... numa peça definitiva.

Agora se você "vai arriscar" pois não tem certeza se a peça vai dar certo, teste primeiro na mais barata... se ela não der certo o prejuízo é menor, se der, quando precisar trocar já coloca uma boa na ctza
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
gscs Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Nov 2009
João pessoa
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gscs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2020 as 08:09
Pra economizar ou fazer um teste de medida, vc pode colocar um anel espanador nesse movimento central que vc tem, depois é tirar a medida que ele vai apresentar. Esse espanador vc pode usar os do cog de k7, os de movimento hollowtech ou até mesmo arruelas de aperto de mov Central de esferas. O primeiro e o terceiro tem de desbastar um pouco para encaixar.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2020 as 08:33
Originalmente postado por alant alant escreveu:

Experiência prática: troquei o meu quadro de aço antigão que utilizava central de 122.5 pelo quadro Mosso 679TB7, eu utilizava o pedivela 48/38/28 nesse quadro antigo sem problemas no espaçamento com o chainstay, agora nesse novo quadro da Mosso eu nem arrisquei a apertar os parafusos do pedivela no eixo e já ficou perto assim:



Vou arriscar um movimento central de 127.5 para não abrir mão do pedivela e sacrificando um pouco a amplitude das marchas.

A minha dúvida é: movimento central Shimano por R$92 ou Absolute por R$42, ambos selados? A diferença de preço justifica?



Otima discussão técnica esse tópico. mas Vc está falando dos Shimano Un- 26 ou do Un- 100? Não sei o motivo mas declaram que o Un- 26 é melhor. De qualquer maneira iria de Shimano pela durabilidade. Se tiver Sunrace experimentaria tbm, se preco 20% menor que Shimano.

Editado por Ligeirinho - 25 Out 2020 as 08:34
Voltar ao Topo
alant Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Ago 2020
São Paulo
Offline
Mensagens:93
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alant Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2020 as 11:45
Obrigado pelas respostas, pessoal.

O central que eu tenho atualmente é o UN100, já está na hora de trocar mesmo pois começou a apresentar uma leve folga, quatro anos de uso, não sei dizer a quilometragem pois não usava ciclocomputador mas acho que sempre acabei forçando bastante ele, quando troquei a relação toda notei que gastou bem mais a coroa maior e o cog menor.

Putz, não tenho nenhum desses anéis espaçadores pra utilizar aqui mas acredito que 127,5 não será um grande problema e já vai aliviar bastante esse espaço entre o chainstay e as coroas. O meu k7 que é de 7v tem um espaço de 4mm entre cada cog, o eixo de 127,5 irá aumentar 2,5mm para cada lado.

Quanto ao modelo só encontrei o un26 com eixo de 127,5mm, os sunrace só achei em lojas de outros estados, não compensaria pelo frete.

Acho que é melhor ir de shimano un26 127,5mm.
Voltar ao Topo
Vinícius Marçal Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Jul 2019
Goiás
Offline
Mensagens:450
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinícius Marçal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2020 as 13:58
Originalmente postado por alant alant escreveu:

Experiência prática: troquei o meu quadro de aço antigão que utilizava central de 122.5 pelo quadro Mosso 679TB7, eu utilizava o pedivela 48/38/28 nesse quadro antigo sem problemas no espaçamento com o chainstay, agora nesse novo quadro da Mosso eu nem arrisquei a apertar os parafusos do pedivela no eixo e já ficou perto assim:



Vou arriscar um movimento central de 127.5 para não abrir mão do pedivela e sacrificando um pouco a amplitude das marchas.

A minha dúvida é: movimento central Shimano por R$92 ou Absolute por R$42, ambos selados? A diferença de preço justifica?

Se o Absolute tivesse R$50 e o shimano R$300...ainda assim valeria a pena o shimano, qd se quer algo mais barato que shimano, mesmo sabendo que estará muito abaixo, opte por NECO rolamentado.
Voltar ao Topo
gscs Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Nov 2009
João pessoa
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gscs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2020 as 14:21
Citar
Se o Absolute tivesse R$50 e o shimano R$300...ainda assim valeria a pena o shimano, qd se quer algo mais barato que shimano, mesmo sabendo que estará muito abaixo, opte por NECO rolamentado.
Verdade. E se futuramente desgastar os rolamentos, vc pode trocar apenas eles por um de marca melhor aproveitando o restante do jogo.
Voltar ao Topo
alant Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Ago 2020
São Paulo
Offline
Mensagens:93
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alant Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2020 as 16:05
Da neco fica o mesmo preço do absolute
Voltar ao Topo
gscs Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Nov 2009
João pessoa
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gscs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2020 as 20:07
Originalmente postado por alant alant escreveu:

Da neco fica o mesmo preço do absolute
O negócio é ir de Shimano e ser feliz
Voltar ao Topo
Vinícius Marçal Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Jul 2019
Goiás
Offline
Mensagens:450
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinícius Marçal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Out 2020 as 12:21
Originalmente postado por gscs gscs escreveu:

Originalmente postado por alant alant escreveu:

Da neco fica o mesmo preço do absolute
O negócio é ir de Shimano e ser feliz

Neco está há mais de 2 décadas sendo um razoável genérico, já a Absolute é uma marca da gigante Isapa(distribuidora), muito recente, vá de SHIMANO blindado 127,5mm(são 3 modelos dentro da SHIMANO, ponta quadrada e 127,5mm)- pesquise no site como diferenciar.
Voltar ao Topo
Vinícius Marçal Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Jul 2019
Goiás
Offline
Mensagens:450
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vinícius Marçal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Out 2020 as 12:26
Originalmente postado por Vinícius Marçal Vinícius Marçal escreveu:

Originalmente postado por alant alant escreveu:

Experiência prática: troquei o meu quadro de aço antigão que utilizava central de 122.5 pelo quadro Mosso 679TB7, eu utilizava o pedivela 48/38/28 nesse quadro antigo sem problemas no espaçamento com o chainstay, agora nesse novo quadro da Mosso eu nem arrisquei a apertar os parafusos do pedivela no eixo e já ficou perto assim:



Vou arriscar um movimento central de 127.5 para não abrir mão do pedivela e sacrificando um pouco a amplitude das marchas.

A minha dúvida é: movimento central Shimano por R$92 ou Absolute por R$42, ambos selados? A diferença de preço justifica?

Se o Absolute tivesse R$50 e o shimano R$300...ainda assim valeria a pena o shimano, qd se quer algo mais barato que shimano, mesmo sabendo que estará muito abaixo, opte por NECO rolamentado.

Qual a marca desse pedivela 48/38/28? Qual a marca do movimento central 122,5mm montado?
Se fosse pedivela e movimento SHIMANO(mesmo 48/38/28 e 122,5mm), estaria perfeito, outros fabricantes mais populares, não acertam muito nos padrões de medidas.
Voltar ao Topo
alant Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Ago 2020
São Paulo
Offline
Mensagens:93
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alant Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Out 2020 as 14:52
O pedivela é Shimano TY301, o central é também Shimano UN100 68x122,5mm.

A ansiedade falou mais alto e comprei o Neco que eu encontrei aqui perto de casa, depois de dar o aperto o pedivela ficou igual ao que eu mandei aí na foto kkkkkkkk, ou seja, ainda perto demais, deve ter menos de 1mm entre o chainstay e a coroa de 28.

Vou fazer uns testes, talvez colocar algum espaçador, o meu medo é dar alguma folga no eixo e a coroa raspar no quadro.

Confesso que estou bem indignado com esses quadros de MTB atuais, tem quase o espaço pra colocar peneus de fat bike kkkkkkk, quase partindo pra speed, o problema são os preços mais altos
Voltar ao Topo
alant Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Ago 2020
São Paulo
Offline
Mensagens:93
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alant Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Out 2020 as 23:46
É pessoal, joguei a toalha, voltei pro meu antigo pedivela 42,34,24 . Nem o movimento central maior deu jeito, pra compensar eu ainda teria que colocar uns 3mm pelo menos de espaçadores, somando o eixo maior já seria uns 5,5mm de deslocamento e eu iria ter problema de alcance do câmbio dianteiro.

Nesse pedivela menor após regular a altura do câmbio a braçadeira ficou em cima do furo para o parafuso da caramanhola

Fora isso o quadro no geral é muito bom, acabamento liso nas soldas, opção para disco, todo faceamento do central e tubo da caixa de direção bem feito, não posso reclamar.



Agora com o movimento central de 122,5mm e o pedivela 42 a distância é entre 4 a 5mm.



Furo coberto pela braçadeira.
Voltar ao Topo
gscs Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Nov 2009
João pessoa
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gscs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Out 2020 as 05:39
Originalmente postado por alant alant escreveu:

É pessoal, joguei a toalha, voltei pro meu antigo pedivela 42,34,24 . Nem o movimento central maior deu jeito, pra compensar eu ainda teria que colocar uns 3mm pelo menos de espaçadores, somando o eixo maior já seria uns 5,5mm de deslocamento e eu iria ter problema de alcance do câmbio dianteiro.

Nesse pedivela menor após regular a altura do câmbio a braçadeira ficou em cima do furo para o parafuso da caramanhola

Fora isso o quadro no geral é muito bom, acabamento liso nas soldas, opção para disco, todo faceamento do central e tubo da caixa de direção bem feito, não posso reclamar.



Agora com o movimento central de 122,5mm e o pedivela 42 a distância é entre 4 a 5mm.



Furo coberto pela braçadeira.

No caso ai teria de trocar o câmbio. Se você não vai usar o suporte não vai ter problema.
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Online
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Out 2020 as 16:58
Nesse caso você teria usar um câmbio com abraçadeira baixa.
Voltar ao Topo
alant Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Ago 2020
São Paulo
Offline
Mensagens:93
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alant Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Out 2020 as 11:31
Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Nesse caso você teria usar um câmbio com abraçadeira baixa.


Boa, bem lembrado, e era o que eu tinha na hora também
Voltar ao Topo
 Responder Página  <12

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X