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Coroa danificada em pedivela triplo

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guster Ver Drop Down


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    Enviado: 13 Dez 2019 as 11:43
Bom dia a todos, primeiro tópico por aqui.

Pesquisei no fórum e já achei algumas informações que buscava, mas vou contar meu relato para que outras sugestões possam agregar e tomar a melhor decisão.

Sou iniciante no ciclismo, e ha cerca de um ano comprei uma MTB (GT Avalanche Comp), mas só passei a andar regularmente desde setembro/19.  No meu Strava está marcando 1600km, mas já tinha usado um pouco sem ele, então calculo que a bike deve estar próximo de 2000km. Nunca fiz nada além de limpar e lubrificar (serviço que acho bem difícil, creio que por ter usado óleo mineral na maior parte do tempo... a corrente tava sempre uma meleca preta, óleo, terra, areia, sei la... é difícil limpar.. água e sabão não faz nem cócegas.. algumas vezes usei diesel, que ajuda bastante, mas não deixa 100% limpa nunca). Moro num bairro onde todas as ruas são de areia, e costumo pedalar muito por lá, faço umas trilhas e tal.. então, mesmo que ande na cidade tbm, geralmente tem poeira/areia/lama envolvida.. praticamente, deveria limpar a cada saída com a bike, pelo que aprendi após o que vou relatar a seguir.

Bom.. nunca tinha identificado desgaste em peças nem nada, mas a última vez que fui na oficina fazer uma regulagem no câmbio (gancheira estava torta), o cara me disse que era p me preparar ($$$) pois teria de trocar em breve minha corrente (ele verificou que a mesma estava alongada, pois a ferramenta já estava encaixando por completo entre os elos). Bom, saí de lá, e não demorou muito a mesma começou a pular na coroa do meio (32T, pedivela triplo All Terra). Devo ter andado uns 200-300km, e agora chegou a um ponto que qualquer pedalada mais forte já pula. Então fui trocar a corrente.. na loja o cara me alertou que poderia não casar com a relação, mas colocou a Shimano HG 53 nova, e realmente não casou. Ficou muito pior que com a corrente velha, sem condições. Foi dar a primeira girada no pedal e já pulou geral (na mesma coroa, as demais nem testei). Na hora, percebi que a coroa intermediária realmente foi muito danificada, está BEM mais arredondada que as demais (claro, também sempre foi a mais usada). Se acharem interessante, posso postar fotos da mesma.

Coloquei de volta a corrente velha, que dá pra andar ainda, ao menos na coroa grande ou pequena. O lojista não tinha uma coroa para substituir e falou que o valor da coroa muitas vezes nem compensa, e que a troca do pedivela inteiro seria recomendável. Porém a bike eh 27v e o pedivela indicado seria um Shimano Alívio ou superior, que não é barato. Além disso, creio que só a coroa 32T está danificada, até porque muito pouco se utiliza as outras. Por sorte esse pedivela tem as coroas presas com parafusos, e pelo visto são substituíveis, coisa que eu nem pensava quando comprei a bike.

Minha dúvida está no que fazer agora. Acabei não comprando a corrente nova, pois não casou, e sem substituir a coroa do pedivela, nem ia conseguir pedalar com a bike. Nao sei se o cassete foi comprometido.. aparentemente nao, mas o proprio cara da loja falou que o K7 eh mais dificil de avaliar visualmente. Entao... Continuo rodando com a corrente velha até moer tudo e daí troco toda a relação, pedivela todo ou só coroas, K7 e corrente? Coloco a corrente nova após trocar a coroa do pedivela? Boto tudo fora e parto pra uma "single" (confesso que apesar de ser a tendência, me faria falta uma coroa grande), já que tudo pode estar comprometido, e dai ja trocaria K7 e pedivela, além da corrente..? O que me sugerem? Como avaliar se o K7 ta bom ainda?

Só complementando, o cara da loja me disse que uma relação como esta minha dura de 4 a 6 mil km se for bem cuidada (inclusive corrente). Quando disse que não tinha rodado mais do que 2000km, ele afirmou que com certeza foi "mau uso", ou seja, falta de manutenção/limpeza/lubrificação da mesma. Achei estranho, pois por tudo que já li, inclusive aqui no forum, a corrente dura menos que o resto (cerca de 1000~1500km), depois vem o cassete, e por último as coroas. De fato, pedalei com a corrente suja muitas vezes, pois com o óleo que usei inicialmente (óleo singer kkk), tava sempre suja... pra fazer corretamente, ia passar mais tempo limpando do que andando (aí não da né). Ha pouco tempo comprei um "dry lube" cera, mas que de dry não tem nada, pq ele não seca como eu imaginei que seria. E dura muito muito pouco.. um pedal de 50km já é o suficiente pra corrente começar a 'cantar'. Acho que comprei um de procedência ruim... mas de qualquer forma, ele não junta sujeira como o óleo comum que usei anteriormente. Vou me dar este desconto por ser um iniciante, mas agora ao investir uma grana na troca de peças, não quero fazer a cagada novamente.. pretendo fazer consertar e/ou fazer o upgrade necessário, e usar o lubrificante certo, com a manutenção melhor possível.

Desde já agradeço os amigos.
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cdamaso Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de cdamaso Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Dez 2019 as 12:08
Diria que o cara se "emocionou" ao falar do preço das coroas, um pedivela Alivio M4050 novo com as coroas custa algo em torno dos R$370 enquanto as 3 coroas avulsas para esse mesmo pedivela custam algo em torno de R$220(preços de MercadoLivre).

Nessa situação eu acho q vc acabou fazendo a escolha certa, compensa deixar gastar corrente, k7 e coroas e trocar tudo, ñ precisa trocar o pedivela se quiser economizar, mas EU trocaria esse pedivela por um com movimento integrado, como você disse que tentou usar uma HG53 acredito que sua relação é 27v, então um k7 Shimano HG201 11-36, corrente HG93 e um pedivela Alivio M4050 ficariam mt bons.

Sobre a manutenção, com 2000km já tava na hora de dar algum problema, ainda mais com a lubrificação que fazia, usando um lubrificante bom e tendo uma corrente extra pra fazer um rodizio vc consegue ganhar uns km a mais de vida pro k7 e pras coroas. Lembrando que com 27v vc consegue "repetir marchas" e distribuir o desgaste entre elas.


Editado por cdamaso - 13 Dez 2019 as 12:09
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hurry-gurits Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de hurry-gurits Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Dez 2019 as 13:28
Comprei a coroa 32 para um pededevela deore triplo por 53 reais em loja do ramo, original shimano.

Se nao tiver a ferramenta correta para segurar o lado de dento do parafuso(parece uma chave de fenda com um buraco), utilize o lado de tirar prego de um martelo, encaixa direitinho, funciona tanto pra tirar, quanto recolocar...

Editado por hurry-gurits - 13 Dez 2019 as 13:29
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guster Ver Drop Down


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Originalmente Postado por cdamaso cdamaso Escreveu:

Diria que o cara se "emocionou" ao falar do preço das coroas, um pedivela Alivio M4050 novo com as coroas custa algo em torno dos R$370 enquanto as 3 coroas avulsas para esse mesmo pedivela custam algo em torno de R$220(preços de MercadoLivre).

Nessa situação eu acho q vc acabou fazendo a escolha certa, compensa deixar gastar corrente, k7 e coroas e trocar tudo, ñ precisa trocar o pedivela se quiser economizar, mas EU trocaria esse pedivela por um com movimento integrado, como você disse que tentou usar uma HG53 acredito que sua relação é 27v, então um k7 Shimano HG201 11-36, corrente HG93 e um pedivela Alivio M4050 ficariam mt bons.

Sobre a manutenção, com 2000km já tava na hora de dar algum problema, ainda mais com a lubrificação que fazia, usando um lubrificante bom e tendo uma corrente extra pra fazer um rodizio vc consegue ganhar uns km a mais de vida pro k7 e pras coroas. Lembrando que com 27v vc consegue "repetir marchas" e distribuir o desgaste entre elas.

obrigado pela resposta. sim, é 27v. eu só to com receio de estar com o K7 bom e danificar ele por continuar a usar a corrente zuada. outro problema é o medo de ficar sem corrente no meio do pedal.. ainda não tenho as ferramentas de corrente e/ou link extra p esse tipo de situação. tenho evitado pedais mto longe de casa. 

sobre sua sugestao de peças, de fato a ideia é aproveitar e fazer um upgrade mesmo. mas pq voce sugere o pedivela com movimento integrado, o que muda nele? o M4000 é bem mais barato, alivio tbm, mas dai é só pedivela msm e continuaria usando o meu atual mov central. até cogitei utilizar single, por ser o o que vem nas bikes mais top, ou ate duplo (que acredito ser o ideal, mas ai tem que investir num trocador)
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Originalmente Postado por hurry-gurits hurry-gurits Escreveu:

Comprei a coroa 32 para um pededevela deore triplo por 53 reais em loja do ramo, original shimano.

Se nao tiver a ferramenta correta para segurar o lado de dento do parafuso(parece uma chave de fenda com um buraco), utilize o lado de tirar prego de um martelo, encaixa direitinho, funciona tanto pra tirar, quanto recolocar...

obrigado pela resposta. po, nesse valor é super aceitavel, vou procurar! quanto a furação, ainda não medi, mas imagino que seja esse padrão de 104mm das shimano... 
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cdamaso Ver Drop Down
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Originalmente Postado por guster guster Escreveu:

...sobre sua sugestao de peças, de fato a ideia é aproveitar e fazer um upgrade mesmo. mas pq voce sugere o pedivela com movimento integrado, o que muda nele? o M4000 é bem mais barato, alivio tbm, mas dai é só pedivela msm e continuaria usando o meu atual mov central. até cogitei utilizar single, por ser o o que vem nas bikes mais top, ou ate duplo (que acredito ser o ideal, mas ai tem que investir num trocador)
São mais leves e tem menos problemas com quebra/desgaste, por experiência tem válido a pena.

Sobre upgrades, qual seu cambio traseiro? Usar 1x9 vai limitar bastante, se for pra tirar coroas e manter o cassete de 9v eu recomendo 2x9.

Sobre gastar o k7, isso com certeza, na verdade é bem provável que já esteja bem gasto e ñ vá casar com corrente nova tb.
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am.araujo Ver Drop Down
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Geralmente quando a corrente passa muito da hora de trocar ela leva o pedivela junto, o desgaste da corrente acentua o desgaste de todo o resto. Eu tive um pedivela sugino que durou mais de 10 mil kms, porem eu fazia a manutenção correta na corrente. Só achei estranho essa bicicletaria, se a corrente passa dos 1,0 de desgaste, pode trocar o cassete que uma corrente nova nunca vai casar com ele, nem precisa testar pra saber.

No seu caso você terá que trocar toda relação, vc fez a escolha correta. Você pode tentar a troca só da coroa de 32 se as outras estiverem em bom estado, dá pra economizar um pouco e geralmente dá certo (no ML tem uns modelos com preço bom). Se vc quiser aumentar um pouco a vida util da sua relação compre um medidor de desgaste corrente, pode ser dos mais baratos, e faça rotação de corrente. Usando uma corrente mais simples como a HG53 dá pra fazer rotação a cada 1 mil kms, ou a cada 2 mil usando uma melhor como HG93.

Quanto ao lubrificante, esqueça oleo singer, principalmente se vc pegar muita sujeira, ele impregna a sujeira na corrente e acaba acelerando o desgaste, use um lub a base de cera, se tiver sem grana o tectire tec-50 é barato e funciona muito melhor. De tempos em tempos de uma lavada na corrente, se usar um lub a base de cera que nem o tectire nem precisa tirar a corrente da bike, é só esfregar a corrente com bucha usando desengordurante cítrico e a sujeira sai fácil. Agora se usar oleo singer, o ideal é tirar a corrente e deixar de molho em oleo diesel por um tempo.

Se vc tomar esses cuidados quando colocar a corrente nova, a bike vai ficar boa por muito tempo, é sucesso.


Editado por am.araujo - 13 Dez 2019 as 16:29
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guster Ver Drop Down


Registrado: 13 Dez 2019
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Originalmente Postado por cdamaso cdamaso Escreveu:

Originalmente Postado por guster guster Escreveu:

...sobre sua sugestao de peças, de fato a ideia é aproveitar e fazer um upgrade mesmo. mas pq voce sugere o pedivela com movimento integrado, o que muda nele? o M4000 é bem mais barato, alivio tbm, mas dai é só pedivela msm e continuaria usando o meu atual mov central. até cogitei utilizar single, por ser o o que vem nas bikes mais top, ou ate duplo (que acredito ser o ideal, mas ai tem que investir num trocador)
São mais leves e tem menos problemas com quebra/desgaste, por experiência tem válido a pena.

Sobre upgrades, qual seu cambio traseiro? Usar 1x9 vai limitar bastante, se for pra tirar coroas e manter o cassete de 9v eu recomendo 2x9.

Sobre gastar o k7, isso com certeza, na verdade é bem provável que já esteja bem gasto e ñ vá casar com corrente nova tb.

ah, entendi. bacana! eu ate quero fazer um upgrade como esse, mas eu to com a sensacao de nao ter gasto por completo as peças antes de troca-las, isso incomoda um pouco heheh meu pedivela e mov central, exceto essa coroa do meio, julgo que está 'novo' kkk mas valeu pelo toque

sobre o 2x9, acredito ser o ideal mesmo... meu cambio traseiro é deore 9v e k7 11-36 sunrace. se fosse fazer a troca por single, teria que colocar um k7 com uns 40 dentes no mínimo eu acho. considerando minha atual relacao (coroas 44-32-22 e k7 11-36), gostaria de ter uma opcao ainda mais leve p subidas ingrimes... nao sei se falta perna (sei sim, falta kkk) ou se falta relação subir algumas com essa relacao.
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Registrado: 13 Dez 2019
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obrigado pela resposta.

então, não sei quantos % alongou a corrente, mas pelo visto foi bastante.. a ferramenta entrou completamente entre os elos, quando o cara me deu o toque que deveria trocar em breve (nessa fase ainda nem pulava nada), e ainda andei mais uns 200 km com ela...

eu não consegui avaliar se o k7 foi comprometido, mas pelo que vc falou e pelo que sempre vi o pessoal falando, o k7 é o primeiro a estourar dps da corrente. no meu caso, se a coroa estourou, o k7 deve ter ido tbm.. mas visualmente, parece íntegro. será que é lixo ou vale tentar casar com outra corrente?

quando voce sugere trocar so a coroa 32, ta considerando manter o restante do conjunto (inclusive a corrente) até moer geral pra dai sim trocar tudo quando trocar?

e sobre essa questão de ter duas correntes e ir alterando me parece o mais interessante pelo que já vi o pessoal falando mesmo.. vou ter que me equipar de ferramentas p por e tirar correntes tbm (inclusive pois se manter essa minha relacao desgastada ate acabar tudo, vou ficar na mão uma hora ou outra sem a corrente kkk), essas da shimano nao usam o link ne. a original da bike é kmc z9, e vi uns falando bem e outros falando mal, entoa queria testar shimano p ver... alguma sugestão? o link me parece super interessante para poder fazer a manutenção, pq dai como vc falou, da p tirar da bike, deixar imerso em diesel, seca ela perfeitamente e dps lubrifica... deixa secar e coloca na bike dps...

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cdamaso Ver Drop Down
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Eu ñ tentaria usar uma corrente nova com esse k7, a situação vai inverter e ele aumentar o desgaste da corrente. Apontando uma lanterna pro k7 fica mais fácil de ver o desgaste, compara os cogs q vc mais usa com os q menos usa, se os cogs mais usados estiverem com os dentes mais "pontudos" que os menos usados é pq o desgaste já está aparente, pode postar uma foto dele ai para vermos.

Eu tenho 2 correntes, faço o rodizio a cada 1000km, meu grupo é o q sugeri pra vc, pedivela Alivio M4050, corrente HG93 e k7 HG 201 11-36, o funcionamento é mt bom, melhor do q quando usava k7 Sunrace 11-40 e corrente KMC.

Pode usar powerlink com corrente Shimano sim, ñ tem problema algum.

Sobre as ferramentas, um bom canivete multiferramenta já vem com extrator pra corrente, já alicate pra soltar o powerlink é dispensável, com um cadarço ou fio de nilon e o canivete vc consegue remover sem problemas.
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hurry-gurits Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hurry-gurits Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Dez 2019 as 18:46
Originalmente Postado por guster guster Escreveu:

Originalmente Postado por hurry-gurits hurry-gurits Escreveu:

Comprei a coroa 32 para um pededevela deore triplo por 53 reais em loja do ramo, original shimano.

Se nao tiver a ferramenta correta para segurar o lado de dento do parafuso(parece uma chave de fenda com um buraco), utilize o lado de tirar prego de um martelo, encaixa direitinho, funciona tanto pra tirar, quanto recolocar...


obrigado pela resposta. po, nesse valor é super aceitavel, vou procurar! quanto a furação, ainda não medi, mas imagino que seja esse padrão de 104mm das shimano... 


O BCD da minha é 104mm...
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guster Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de guster Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Dez 2019 as 19:55
Pessoal, segue fotos da relação para melhor entendimento da situação.

https://ibb.co/4tMpCgn
https://ibb.co/TL1Lx6t
https://ibb.co/CHbL3RR
https://ibb.co/8MgwgP8
https://ibb.co/mNQcyNb
https://ibb.co/M5CMBrY
https://ibb.co/gSTsrVf
https://ibb.co/HF824Hm
https://ibb.co/2gPVL05
https://ibb.co/jzGqLSL
https://ibb.co/s3yWF3q

Abraços.
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Joao Angú Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Joao Angú Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Dez 2019 as 21:43
Guster, visualmente a coroa maior e menor não apresentam desgastes significativos, já a do meio está bem acentuado. Já ocorreu comigo , e apenas substituí a coroa do meio do meu pedivela, porem minha relação era antiga e de 8v, porem a corrente utilizada era nova e o cassete tambem era novo. Na minha relação antiga de 8v eu sempre troquei correntes e quando o desgaste do cassete era mais acentuado os cogs mais utilizados ficavam pulando porém o 11, 13 e 15 sempre aceitavam as correntes novas e o que eu fazia era ir pedalar em um lugar plano que tem aqui para a corrente ir se adaptanto aos cogs , só que fazer isso exige muita paciencia pq isso demantas alguns km's até a total adequação.
Cansei de subir os morros aqui p chegar no lugar plano sempre me perguntando se isso era válido pq eu já estava acostumado a subir em marchas mais pesadas e no entanto eu era obrigado a subir mais leve e girando até a corrente "casar" com os cogs. Enfim, apenas minha pequena contribuição.
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Joao Angú Ver Drop Down


Registrado: 14 Mai 2018
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Joao Angú Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Dez 2019 as 21:48
demantas alguns km's até a total adequação.
desculpem pelo erro de portugues, era para ter escrito demanda.
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Kamikaze_Zero Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Kamikaze_Zero Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Dez 2019 as 20:48
Por 2 anos usei intensamente as coroas do meu pedivela Deore M590 até que em novembro desse ano elas pediram arrego (na verdade só a 44 e a 32. A de 22 tava praticamente zerada porque como usava k7 11-32 nunca usava nem ela nem as 2 últimas do k7) fui ver o valor do kit completo quase caí duro pra trás, no final das contas peguei um kit Alivio M430 44/32 9v porque também era BCD 104 (paguei R$100 nas duas), substituí a coroa menor de 22 por uma 24 para 10v (paguei R$40 nela) como o k7 e a corrente já tinham ido pro saco também peguei uma corrente kmc x9 e tô experimentando um k7 11-28 da sunrace (não sei quanto vai durar mas o acabamento é notoriamente superior às porcarias que a shimano tem empurrado nas 9v)

Editado por Kamikaze_Zero - 14 Dez 2019 as 22:21
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cdamaso Ver Drop Down
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Kamikaze_Zero, eu sai de um K7 M980 da Sunrace para um HG201 da Shimano, o Sunrace é "mais bonito" e por isso parece superior, mas por experiência está sendo o exato contrário, com o detalhe que no ML a diferença de preço entre os 2 era algo em torno de 5%, do meu ponto de vista ainda ñ vale a pena usr Sunrace.
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hurry-gurits Ver Drop Down
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são paulo
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hurry-gurits Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Dez 2019 as 20:44
Só vale a pena sunrace porque a shimano nao faz 11 x 40 tanto para 8v, como para 9v.

Essas marcas tem que comer muito feijão pra chegar na durabilidade da shimano, nego usa oleo singer na relação, e põe a culpa do desgaste prematuro na relação... nao sei se é o caso.. eu uso cera e a durabilidade esta na média esperada.
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Originalmente Postado por hurry-gurits hurry-gurits Escreveu:

Só vale a pena sunrace porque a shimano nao faz 11 x 40 tanto para 8v, como para 9v.

Essas marcas tem que comer muito feijão pra chegar na durabilidade da shimano, nego usa oleo singer na relação, e põe a culpa do desgaste prematuro na relação... nao sei se é o caso.. eu uso cera e a durabilidade esta na média esperada.


Discordo. Já à algum tempo que os k7 9v da shimano estão meio que intermitentes mesmo usando apenas algoo. Uns durando normal e outros bem menos com o mesmo uso em mesmas condicões (uso urbano, mais fácil de controlar do que quem faz trilha).

Inclusive alguns mecânicos (que também usam 9v nas suas bicicletas) já me relataram a mesma percepção de que estão durando menos, principalmente esses que vem pretos ou com a maior em preto e os demais cogs em cor cobre/marrom. Diziam que na época que eles vinham cromados costumavam durar mais (obviamente não tão somente pelo acabamento/cor)

No meu caso como tudo que é meia boca já estraga rápido se o sunrace 11-28 9v for ruim ou não durar em breve posto o relato.
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am.araujo Ver Drop Down
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Olha, vale a pena dar uma lavada nessa relação, talvez ela fique usável por mais alguns dias. Se sua corrente tiver missing link, tira ela e coloca de banho por 1 dia num pote com querosene, depois pega a corrente e lava com desengordurante cítrico, aproveita o desengordurante e lava o restante da relação, deve melhorar bastante.

Quanto trocar a coroa 32, parece que sua maior tá bem gasta também, se for trocar vai precisar trocar as 2. Vai usando o pedivela assim desse jeito até a corrente acabar, ai depois vc pensa se troca só as coroas ou todo o pedivela.
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am.araujo Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Kamikaze_Zero Kamikaze_Zero Escreveu:

Originalmente Postado por hurry-gurits hurry-gurits Escreveu:

Só vale a pena sunrace porque a shimano nao faz 11 x 40 tanto para 8v, como para 9v.

Essas marcas tem que comer muito feijão pra chegar na durabilidade da shimano, nego usa oleo singer na relação, e põe a culpa do desgaste prematuro na relação... nao sei se é o caso.. eu uso cera e a durabilidade esta na média esperada.


Discordo. Já à algum tempo que os k7 9v da shimano estão meio que intermitentes mesmo usando apenas algoo. Uns durando normal e outros bem menos com o mesmo uso em mesmas condicões (uso urbano, mais fácil de controlar do que quem faz trilha).

Inclusive alguns mecânicos (que também usam 9v nas suas bicicletas) já me relataram a mesma percepção de que estão durando menos, principalmente esses que vem pretos ou com a maior em preto e os demais cogs em cor cobre/marrom. Diziam que na época que eles vinham cromados costumavam durar mais (obviamente não tão somente pelo acabamento/cor)

No meu caso como tudo que é meia boca já estraga rápido se o sunrace 11-28 9v for ruim ou não durar em breve posto o relato.


A construção do cassete é muito particular e influencia demais na durabilidade. Os cassetes HG50 eram construidos em aço niquelado por exemplo, a linha atual acera / alivio já vem em aço carbono que dura menos. Na sunrace por algum motivo os cassetes de 9v 11-28 são construidos ainda em aço niquelado, mas o 11-40 já usa hi-tensile steel que dura mais, talvez por ser usado em sistemas com 1 coroa que acabam sobrecarregando o cassete. Então depende muito do modelo e da marca utilizada, os modelos mais baratos geralmente tem materiais menos resistentes também.
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cdamaso Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de cdamaso Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Dez 2019 as 10:36
Originalmente Postado por am.araujo am.araujo Escreveu:

....Na sunrace por algum motivo os cassetes de 9v 11-28 são construidos ainda em aço niquelado, mas o 11-40 já usa hi-tensile steel que dura mais, talvez por ser usado em sistemas com 1 coroa que acabam sobrecarregando o cassete. Então depende muito do modelo e da marca utilizada, os modelos mais baratos geralmente tem materiais menos resistentes também.
Ué, não foi essa a experiência que tive com o 11-40 da Sunrace, e uso o mesmo lubrificante desde quando passei a usar 3x9.
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Pedalchou Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de Pedalchou Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Dez 2019 as 11:25
Originalmente Postado por guster guster Escreveu:

Bom dia a todos, primeiro tópico por aqui.

Pesquisei no fórum e já achei algumas informações que buscava, mas vou contar meu relato para que outras sugestões possam agregar e tomar a melhor decisão.

Sou iniciante no ciclismo, e ha cerca de um ano comprei uma MTB (GT Avalanche Comp), mas só passei a andar regularmente desde setembro/19.  No meu Strava está marcando 1600km, mas já tinha usado um pouco sem ele, então calculo que a bike deve estar próximo de 2000km. Nunca fiz nada além de limpar e lubrificar (serviço que acho bem difícil, creio que por ter usado óleo mineral na maior parte do tempo... a corrente tava sempre uma meleca preta, óleo, terra, areia, sei la... é difícil limpar.. água e sabão não faz nem cócegas.. algumas vezes usei diesel, que ajuda bastante, mas não deixa 100% limpa nunca). Moro num bairro onde todas as ruas são de areia, e costumo pedalar muito por lá, faço umas trilhas e tal.. então, mesmo que ande na cidade tbm, geralmente tem poeira/areia/lama envolvida.. praticamente, deveria limpar a cada saída com a bike, pelo que aprendi após o que vou relatar a seguir.

Bom.. nunca tinha identificado desgaste em peças nem nada, mas a última vez que fui na oficina fazer uma regulagem no câmbio (gancheira estava torta), o cara me disse que era p me preparar ($$$) pois teria de trocar em breve minha corrente (ele verificou que a mesma estava alongada, pois a ferramenta já estava encaixando por completo entre os elos). Bom, saí de lá, e não demorou muito a mesma começou a pular na coroa do meio (32T, pedivela triplo All Terra). Devo ter andado uns 200-300km, e agora chegou a um ponto que qualquer pedalada mais forte já pula. Então fui trocar a corrente.. na loja o cara me alertou que poderia não casar com a relação, mas colocou a Shimano HG 53 nova, e realmente não casou. Ficou muito pior que com a corrente velha, sem condições. Foi dar a primeira girada no pedal e já pulou geral (na mesma coroa, as demais nem testei). Na hora, percebi que a coroa intermediária realmente foi muito danificada, está BEM mais arredondada que as demais (claro, também sempre foi a mais usada). Se acharem interessante, posso postar fotos da mesma.

Coloquei de volta a corrente velha, que dá pra andar ainda, ao menos na coroa grande ou pequena. O lojista não tinha uma coroa para substituir e falou que o valor da coroa muitas vezes nem compensa, e que a troca do pedivela inteiro seria recomendável. Porém a bike eh 27v e o pedivela indicado seria um Shimano Alívio ou superior, que não é barato. Além disso, creio que só a coroa 32T está danificada, até porque muito pouco se utiliza as outras. Por sorte esse pedivela tem as coroas presas com parafusos, e pelo visto são substituíveis, coisa que eu nem pensava quando comprei a bike.

Minha dúvida está no que fazer agora. Acabei não comprando a corrente nova, pois não casou, e sem substituir a coroa do pedivela, nem ia conseguir pedalar com a bike. Nao sei se o cassete foi comprometido.. aparentemente nao, mas o proprio cara da loja falou que o K7 eh mais dificil de avaliar visualmente. Entao... Continuo rodando com a corrente velha até moer tudo e daí troco toda a relação, pedivela todo ou só coroas, K7 e corrente? Coloco a corrente nova após trocar a coroa do pedivela? Boto tudo fora e parto pra uma "single" (confesso que apesar de ser a tendência, me faria falta uma coroa grande), já que tudo pode estar comprometido, e dai ja trocaria K7 e pedivela, além da corrente..? O que me sugerem? Como avaliar se o K7 ta bom ainda?

Só complementando, o cara da loja me disse que uma relação como esta minha dura de 4 a 6 mil km se for bem cuidada (inclusive corrente). Quando disse que não tinha rodado mais do que 2000km, ele afirmou que com certeza foi "mau uso", ou seja, falta de manutenção/limpeza/lubrificação da mesma. Achei estranho, pois por tudo que já li, inclusive aqui no forum, a corrente dura menos que o resto (cerca de 1000~1500km), depois vem o cassete, e por último as coroas. De fato, pedalei com a corrente suja muitas vezes, pois com o óleo que usei inicialmente (óleo singer kkk), tava sempre suja... pra fazer corretamente, ia passar mais tempo limpando do que andando (aí não da né). Ha pouco tempo comprei um "dry lube" cera, mas que de dry não tem nada, pq ele não seca como eu imaginei que seria. E dura muito muito pouco.. um pedal de 50km já é o suficiente pra corrente começar a 'cantar'. Acho que comprei um de procedência ruim... mas de qualquer forma, ele não junta sujeira como o óleo comum que usei anteriormente. Vou me dar este desconto por ser um iniciante, mas agora ao investir uma grana na troca de peças, não quero fazer a cagada novamente.. pretendo fazer consertar e/ou fazer o upgrade necessário, e usar o lubrificante certo, com a manutenção melhor possível.

Desde já agradeço os amigos.



Amigo
   pelo relato o corrente só pula na coroa intermediaria então está na hora de trocar a coroa, mas antes de comprar a coroa verifique o valor do BCD  (distancia diâmetro entre bolts), como o mecanico diz que corrente já está nahora da troca, então primeiro troque coroa e corrente o cassete vai demorar um pouco para ser trocado ainda, em geral a cada 3 troca de corrente troca-se o k7,  mas isso depende muito do uso (se troca muito velocidades traseira, pois quando mais trocas mais atritos entre metal e mais gasto). sugiro antes de efetuar as trocas das peças consulte no catalogo do shimano recente  (2018 ou 2019) no final do catalogo tem tabela de compatibilidade entre componente.
segue foto da tabela e link para consultar.

link : https://issuu.com/shimanobrasil/docs/catalogo_shimano_2018_2


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guster Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de guster Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Dez 2019 as 21:11
Originalmente Postado por Pedalchou Pedalchou Escreveu:

Originalmente Postado por guster guster Escreveu:

Bom dia a todos, primeiro tópico por aqui.

Pesquisei no fórum e já achei algumas informações que buscava, mas vou contar meu relato para que outras sugestões possam agregar e tomar a melhor decisão.

Sou iniciante no ciclismo, e ha cerca de um ano comprei uma MTB (GT Avalanche Comp), mas só passei a andar regularmente desde setembro/19.  No meu Strava está marcando 1600km, mas já tinha usado um pouco sem ele, então calculo que a bike deve estar próximo de 2000km. Nunca fiz nada além de limpar e lubrificar (serviço que acho bem difícil, creio que por ter usado óleo mineral na maior parte do tempo... a corrente tava sempre uma meleca preta, óleo, terra, areia, sei la... é difícil limpar.. água e sabão não faz nem cócegas.. algumas vezes usei diesel, que ajuda bastante, mas não deixa 100% limpa nunca). Moro num bairro onde todas as ruas são de areia, e costumo pedalar muito por lá, faço umas trilhas e tal.. então, mesmo que ande na cidade tbm, geralmente tem poeira/areia/lama envolvida.. praticamente, deveria limpar a cada saída com a bike, pelo que aprendi após o que vou relatar a seguir.

Bom.. nunca tinha identificado desgaste em peças nem nada, mas a última vez que fui na oficina fazer uma regulagem no câmbio (gancheira estava torta), o cara me disse que era p me preparar ($$$) pois teria de trocar em breve minha corrente (ele verificou que a mesma estava alongada, pois a ferramenta já estava encaixando por completo entre os elos). Bom, saí de lá, e não demorou muito a mesma começou a pular na coroa do meio (32T, pedivela triplo All Terra). Devo ter andado uns 200-300km, e agora chegou a um ponto que qualquer pedalada mais forte já pula. Então fui trocar a corrente.. na loja o cara me alertou que poderia não casar com a relação, mas colocou a Shimano HG 53 nova, e realmente não casou. Ficou muito pior que com a corrente velha, sem condições. Foi dar a primeira girada no pedal e já pulou geral (na mesma coroa, as demais nem testei). Na hora, percebi que a coroa intermediária realmente foi muito danificada, está BEM mais arredondada que as demais (claro, também sempre foi a mais usada). Se acharem interessante, posso postar fotos da mesma.

Coloquei de volta a corrente velha, que dá pra andar ainda, ao menos na coroa grande ou pequena. O lojista não tinha uma coroa para substituir e falou que o valor da coroa muitas vezes nem compensa, e que a troca do pedivela inteiro seria recomendável. Porém a bike eh 27v e o pedivela indicado seria um Shimano Alívio ou superior, que não é barato. Além disso, creio que só a coroa 32T está danificada, até porque muito pouco se utiliza as outras. Por sorte esse pedivela tem as coroas presas com parafusos, e pelo visto são substituíveis, coisa que eu nem pensava quando comprei a bike.

Minha dúvida está no que fazer agora. Acabei não comprando a corrente nova, pois não casou, e sem substituir a coroa do pedivela, nem ia conseguir pedalar com a bike. Nao sei se o cassete foi comprometido.. aparentemente nao, mas o proprio cara da loja falou que o K7 eh mais dificil de avaliar visualmente. Entao... Continuo rodando com a corrente velha até moer tudo e daí troco toda a relação, pedivela todo ou só coroas, K7 e corrente? Coloco a corrente nova após trocar a coroa do pedivela? Boto tudo fora e parto pra uma "single" (confesso que apesar de ser a tendência, me faria falta uma coroa grande), já que tudo pode estar comprometido, e dai ja trocaria K7 e pedivela, além da corrente..? O que me sugerem? Como avaliar se o K7 ta bom ainda?

Só complementando, o cara da loja me disse que uma relação como esta minha dura de 4 a 6 mil km se for bem cuidada (inclusive corrente). Quando disse que não tinha rodado mais do que 2000km, ele afirmou que com certeza foi "mau uso", ou seja, falta de manutenção/limpeza/lubrificação da mesma. Achei estranho, pois por tudo que já li, inclusive aqui no forum, a corrente dura menos que o resto (cerca de 1000~1500km), depois vem o cassete, e por último as coroas. De fato, pedalei com a corrente suja muitas vezes, pois com o óleo que usei inicialmente (óleo singer kkk), tava sempre suja... pra fazer corretamente, ia passar mais tempo limpando do que andando (aí não da né). Ha pouco tempo comprei um "dry lube" cera, mas que de dry não tem nada, pq ele não seca como eu imaginei que seria. E dura muito muito pouco.. um pedal de 50km já é o suficiente pra corrente começar a 'cantar'. Acho que comprei um de procedência ruim... mas de qualquer forma, ele não junta sujeira como o óleo comum que usei anteriormente. Vou me dar este desconto por ser um iniciante, mas agora ao investir uma grana na troca de peças, não quero fazer a cagada novamente.. pretendo fazer consertar e/ou fazer o upgrade necessário, e usar o lubrificante certo, com a manutenção melhor possível.

Desde já agradeço os amigos.



Amigo
   pelo relato o corrente só pula na coroa intermediaria então está na hora de trocar a coroa, mas antes de comprar a coroa verifique o valor do BCD  (distancia diâmetro entre bolts), como o mecanico diz que corrente já está nahora da troca, então primeiro troque coroa e corrente o cassete vai demorar um pouco para ser trocado ainda, em geral a cada 3 troca de corrente troca-se o k7,  mas isso depende muito do uso (se troca muito velocidades traseira, pois quando mais trocas mais atritos entre metal e mais gasto). sugiro antes de efetuar as trocas das peças consulte no catalogo do shimano recente  (2018 ou 2019) no final do catalogo tem tabela de compatibilidade entre componente.
segue foto da tabela e link para consultar.

link : https://issuu.com/shimanobrasil/docs/catalogo_shimano_2018_2



valeu pelas dicas amigo!!
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