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Coroa 50 x 34 ou 52 x 36

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lfonseca Ver Drop Down
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    Enviado: 17 Jul 2021 as 18:00
Boa tarde, possuo uma bike com conjunto Claris: coroas 46x34 e cassete 11-34.

Ela é uma gravel (SPZ Diverge) mas eu uso mais no asfalto. Pneus "lisos" de 35 mm roda 700.

Ela me atende bem nas subidas, faço muitas aqui no Rio de Janeiro (Alto da Boa Vista, Mesa do Imperador, Vista Chinesa, Sumaré etc)

Pensei em melhorar um pouco o desempenho nos planos, e vi que as vezes não consigo acompanhar as roads no plano. Claro que uma gravel não vai conseguir andar igual, mas li que se eu mudar as coroas eu posso ter um pequeno ganho no desempenho.

A minha dúvida é: faço upgrade para coroas 50 x 34 ou 52 x 36? O Cassete eu pretendo continuar com o 11-34.

Obrigado a quem puder ajudar.
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luyggi Ver Drop Down
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caxiasdosul rs
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de luyggi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Jul 2021 as 18:55
50x34
pedalar pra viver ou viver para pedalar
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acfsilva Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de acfsilva Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Jul 2021 as 22:04
Originalmente Postado por lfonseca lfonseca Escreveu:

Boa tarde, possuo uma bike com conjunto Claris: coroas 46x34 e cassete 11-34.

Ela é uma gravel (SPZ Diverge) mas eu uso mais no asfalto. Pneus "lisos" de 35 mm roda 700.

Ela me atende bem nas subidas, faço muitas aqui no Rio de Janeiro (Alto da Boa Vista, Mesa do Imperador, Vista Chinesa, Sumaré etc)

Pensei em melhorar um pouco o desempenho nos planos, e vi que as vezes não consigo acompanhar as roads no plano. Claro que uma gravel não vai conseguir andar igual, mas li que se eu mudar as coroas eu posso ter um pequeno ganho no desempenho.

A minha dúvida é: faço upgrade para coroas 50 x 34 ou 52 x 36? O Cassete eu pretendo continuar com o 11-34.

Obrigado a quem puder ajudar.


LFonseca, na minha opinião para Road a melhor opção é a 52x36, porém para Gravel e para o seu uso, acredito que vc tem q pensar em primeiro lugar nas subidas.
Neste caso, vc acha que aumentar de 34 para 36 iria pesar muito?

A 52 iria lhe proporcionar mais velocidade final em retas e descidas, que pelo jeito é seu objetivo.

MTB = Sense Impact Carbon Comp.
Speed = Emonda ALR 5.
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dimas2dimas Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dimas2dimas Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Jul 2021 as 22:54
Com pneu 35c vai de 50-34 (no Claris não temos nem o mid, tampouco o tradicional 53). Considere o pneu na relação também.

Eu diria que o 50-34 X 11-28 pra rodar sozinho e longe é eficiente, 52-36 X 11-30 é a relação mais versátil (vai bem no pelotinho, sobe bem e final legal e 53-39 x 11-28 pra andar forte, devidamente treinado.

Considerar o diametro no pneu é importante, o 35c tem circunferência cerca de 3,5% maior, fazendo a coroa 50 se aproximar de uma 52 com pneu 23c.
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
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Davi Silva Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Davi Silva Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Jul 2021 as 16:24
53x39 com 11-28 eu uso em corridas que são planas ou com pouca subida, troco pra 52x36 com subidas mais íngremes.

Eu não aconselho 52x36 pra iniciante pois é preciso treino pra subir com essa relação.

Vai de 50x34 e mantenha seu 11x34, e bem pra iniciante mas vai te ajudar a se manter atrás de um pelotão. Quando o 50x34 não é suficiente? Você vai notar que quando você vai pra frente do pelotão você precisa fazer mais esforço que o resto e consequentemente vai cansar mais rápido, e em um sprint não vai ter velocidade como a galera.


Kr >>> DV
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Degan Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Degan Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Jul 2021 as 20:01
50x34 com certeza sera melhor p vc, pega mta subida.
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IDatti Ver Drop Down


Registrado: 03 Out 2012
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de IDatti Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Jul 2021 as 21:22
minha opinião é que para iniciante, independente de onde anda, é 50-34. Só me faltou marcha uma vez voltando do hopi-hari em um pelotão bruto (vários caras da elite junto), me permitia subir razoavelmente bem (pinhão 10v-12/25) quase tudo e andar na frente em pelotão de boa (PJ velhos/B - o que meu nível permitia). 
Se já tiver algum nível de treino rola um mid-comp. 52/53-39 para mim é só cara muito treinado (dizem que nos tour do BR os caras fazem a Romeiros de volantão, mas também dizem que em Etapa de Montanha no WorldTour os prós andam de mid-comp...)


Editado por IDatti - 18 Jul 2021 as 21:25
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lfonseca Ver Drop Down
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Originalmente Postado por acfsilva acfsilva Escreveu:

Originalmente Postado por lfonseca lfonseca Escreveu:

Boa tarde, possuo uma bike com conjunto Claris: coroas 46x34 e cassete 11-34.

Ela é uma gravel (SPZ Diverge) mas eu uso mais no asfalto. Pneus "lisos" de 35 mm roda 700.

Ela me atende bem nas subidas, faço muitas aqui no Rio de Janeiro (Alto da Boa Vista, Mesa do Imperador, Vista Chinesa, Sumaré etc)

Pensei em melhorar um pouco o desempenho nos planos, e vi que as vezes não consigo acompanhar as roads no plano. Claro que uma gravel não vai conseguir andar igual, mas li que se eu mudar as coroas eu posso ter um pequeno ganho no desempenho.

A minha dúvida é: faço upgrade para coroas 50 x 34 ou 52 x 36? O Cassete eu pretendo continuar com o 11-34.

Obrigado a quem puder ajudar.


LFonseca, na minha opinião para Road a melhor opção é a 52x36, porém para Gravel e para o seu uso, acredito que vc tem q pensar em primeiro lugar nas subidas.
Neste caso, vc acha que aumentar de 34 para 36 iria pesar muito?

A 52 iria lhe proporcionar mais velocidade final em retas e descidas, que pelo jeito é seu objetivo.


Eu acredito que a 36 não pesaria muito, mas só testando mesmo. Talvez eu compre um pneu menor, estou pensando em colocar um de 28 ou 30. Eu tenho um par de pneus para terra, de 38 com cravos (SPZ Pathfinder) que uso quando faço gravel "de verdade". Mas acaba que na maioria da vezes faço asfalto e esse 35 é meio que um pato, não é bom nem no asfalto e nem na terra, por não ter cravos.

Com esse de 35mm e Claris eu fiz 103,04 km hoje com média de 30,3 km/h. bem plano, elevação total de 146 m.

Vou conversar com o mecânico da bikeshop aqui perto de casa e ver o que ele acha, pode me dar uma luz também. 

Pensei até em trocar a relação toda para um 105, mas fica muito caro.




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Originalmente Postado por Degan Degan Escreveu:

50x34 com certeza sera melhor p vc, pega mta subida.

Valeu, eu estou quase pegando essa coroa mesmo.
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Originalmente Postado por Davi Silva Davi Silva Escreveu:

53x39 com 11-28 eu uso em corridas que são planas ou com pouca subida, troco pra 52x36 com subidas mais íngremes.

Eu não aconselho 52x36 pra iniciante pois é preciso treino pra subir com essa relação.

Vai de 50x34 e mantenha seu 11x34, e bem pra iniciante mas vai te ajudar a se manter atrás de um pelotão. Quando o 50x34 não é suficiente? Você vai notar que quando você vai pra frente do pelotão você precisa fazer mais esforço que o resto e consequentemente vai cansar mais rápido, e em um sprint não vai ter velocidade como a galera.



Sim Davi, eu estou quase comprando essa de 50 mesmo, acho que vai me ajudar a melhorar um pouco mas não será nada que vai forçar muito minhas pernas, eu acho que tenho perfil mais de escalador do que de "passista", sou bem magro (1,70m e 59 kg), então falta musculatura para explodir nos planos, rs.
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Originalmente Postado por dimas2dimas dimas2dimas Escreveu:

Com pneu 35c vai de 50-34 (no Claris não temos nem o mid, tampouco o tradicional 53). Considere o pneu na relação também.

Eu diria que o 50-34 X 11-28 pra rodar sozinho e longe é eficiente, 52-36 X 11-30 é a relação mais versátil (vai bem no pelotinho, sobe bem e final legal e 53-39 x 11-28 pra andar forte, devidamente treinado.

Considerar o diametro no pneu é importante, o 35c tem circunferência cerca de 3,5% maior, fazendo a coroa 50 se aproximar de uma 52 com pneu 23c.

Sim Dimas, eu estou pensando inclusive em diminuir esses pneus, já tenho um par com 38 mm e cravos para pegar terra, esse de 35 não serve muito nem pro asfalta nem para a terra. A ideia seria pegar um de 28 ou 30, menos do que isso acho que é melhor trocar minha bike logo para um road, kkkkk.
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Originalmente Postado por luyggi luyggi Escreveu:

50x34

Valeu, Iuyggi.
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Originalmente Postado por IDatti IDatti Escreveu:

minha opinião é que para iniciante, independente de onde anda, é 50-34. Só me faltou marcha uma vez voltando do hopi-hari em um pelotão bruto (vários caras da elite junto), me permitia subir razoavelmente bem (pinhão 10v-12/25) quase tudo e andar na frente em pelotão de boa (PJ velhos/B - o que meu nível permitia). <div id="njcdgcofcbnlbpkpdhmlmiblaglnkpnj">
<div id="njcdgcofcbnlbpkpdhmlmiblaglnkpnj">
Se já tiver algum nível de treino rola um mid-comp. 52/53-39 para mim é só cara muito treinado (dizem que nos tour do BR os caras fazem a Romeiros de volantão, mas também dizem que em Etapa de Montanha no WorldTour os prós andam de mid-comp...)

É difícil dizer...
concordo que a 50x34 pra iniciante é a melhor coisa.

Mas a partir do momento que vc já conhece sua caracteristica dá pra arriscar.
Exemplo: se vc tem como característica mais força do que giro nas subidas, aí faz total sentido um 53/39.
No pelotão, como PJ, é bem comum ver gente usando 54 ou 55 e repare que a a maior parte do tempo usando os pinhões intermediários do cassete, onde cruza menos a corrente. Triatletas tbm é comum ver isso. Mas tenho amigos que andam na ponta do pelote e usam 50x34, eles vieram do MTB e estão bem acostumados a girar mais.

Para descobrir, só testando mesmo.
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Originalmente Postado por Degan Degan Escreveu:

Originalmente Postado por IDatti IDatti Escreveu:

minha opinião é que para iniciante, independente de onde anda, é 50-34. Só me faltou marcha uma vez voltando do hopi-hari em um pelotão bruto (vários caras da elite junto), me permitia subir razoavelmente bem (pinhão 10v-12/25) quase tudo e andar na frente em pelotão de boa (PJ velhos/B - o que meu nível permitia). <div id="njcdgcofcbnlbpkpdhmlmiblaglnkpnj">
<div id="njcdgcofcbnlbpkpdhmlmiblaglnkpnj">
Se já tiver algum nível de treino rola um mid-comp. 52/53-39 para mim é só cara muito treinado (dizem que nos tour do BR os caras fazem a Romeiros de volantão, mas também dizem que em Etapa de Montanha no WorldTour os prós andam de mid-comp...)

É difícil dizer...
concordo que a 50x34 pra iniciante é a melhor coisa.

Mas a partir do momento que vc já conhece sua caracteristica dá pra arriscar.
Exemplo: se vc tem como característica mais força do que giro nas subidas, aí faz total sentido um 53/39.
No pelotão, como PJ, é bem comum ver gente usando 54 ou 55 e repare que a a maior parte do tempo usando os pinhões intermediários do cassete, onde cruza menos a corrente. Triatletas tbm é comum ver isso. Mas tenho amigos que andam na ponta do pelote e usam 50x34, eles vieram do MTB e estão bem acostumados a girar mais.

Para descobrir, só testando mesmo.
o ponto é que esses caras não são iniciantes, são bem treinados, as vezes muito bem treinados, e com uma coisa muito específica, andam no plano (PJ é plano e triatleta quase sempre é plano, além de rodar com cadência um pouco mais baixa geralmente).
Muito difícil um iniciante achar de boa subir (as vezes nem consegue subbir) o pico do jaraguá de coroa 39, se tentar andar pelos lados de mairiporã ou algumas partes da romeiros não consegue mesmo.
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Originalmente Postado por IDatti IDatti Escreveu:

Originalmente Postado por Degan Degan Escreveu:

Originalmente Postado por IDatti IDatti Escreveu:

minha opinião é que para iniciante, independente de onde anda, é 50-34. Só me faltou marcha uma vez voltando do hopi-hari em um pelotão bruto (vários caras da elite junto), me permitia subir razoavelmente bem (pinhão 10v-12/25) quase tudo e andar na frente em pelotão de boa (PJ velhos/B - o que meu nível permitia). <div id="njcdgcofcbnlbpkpdhmlmiblaglnkpnj">
<div id="njcdgcofcbnlbpkpdhmlmiblaglnkpnj">
Se já tiver algum nível de treino rola um mid-comp. 52/53-39 para mim é só cara muito treinado (dizem que nos tour do BR os caras fazem a Romeiros de volantão, mas também dizem que em Etapa de Montanha no WorldTour os prós andam de mid-comp...)

É difícil dizer...
concordo que a 50x34 pra iniciante é a melhor coisa.

Mas a partir do momento que vc já conhece sua caracteristica dá pra arriscar.
Exemplo: se vc tem como característica mais força do que giro nas subidas, aí faz total sentido um 53/39.
No pelotão, como PJ, é bem comum ver gente usando 54 ou 55 e repare que a a maior parte do tempo usando os pinhões intermediários do cassete, onde cruza menos a corrente. Triatletas tbm é comum ver isso. Mas tenho amigos que andam na ponta do pelote e usam 50x34, eles vieram do MTB e estão bem acostumados a girar mais.

Para descobrir, só testando mesmo.
o ponto é que esses caras não são iniciantes, são bem treinados, as vezes muito bem treinados, e com uma coisa muito específica, andam no plano (PJ é plano e triatleta quase sempre é plano, além de rodar com cadência um pouco mais baixa geralmente).
Muito difícil um iniciante achar de boa subir (as vezes nem consegue subbir) o pico do jaraguá de coroa 39, se tentar andar pelos lados de mairiporã ou algumas partes da romeiros não consegue mesmo.

Como vocês definiriam um "iniciante"? Pelo tipo de equipamento que usa? Pela velocidade média que consegue atingir? Pela distancia/ tempo por semana numa bicicleta?  Eu tenho visto amigos meus com bicicleta de carbono, grupamento ultegra, que andam uma vez por semana, menos de 50 km percorridos e se acham "experientes".

Inclusive quando fui comprar minha bicicleta, falaram para eu fugir de bicicleta de alumínio, rs. Aí eu entrei no Strava deles e os caras com uma bike de 60 mil reais andam bem menos que pessoas com bike de 5 a 10 mil. 

Simplesmente eles se acham experientes por que sabem e podem comprar um bicicleta cara, mas não treinam e acham que a bicicleta sozinha faz milagre.  Canso de deixar gente com bike "top" para trás aqui na Mesa do Imperador, uma subidinha de 4,5 km com inclinação média de 8,9%, com pontos que chegam a 19% de inclinação. 
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IDatti Ver Drop Down


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tempo de selim é um parâmetro, mas acho que nesse caso vale mais usar FTP/FTP relativo. Minha opinião sem evidência algum além de experiência pessoal. Se FTP relativo menor que 3 quase com certeza não vale a pena, se menor que 4 provavelmente não vale a pena. Pensando em coroão, o FTP absoluto vale mais que o relativo, trocaria para cerca de 250W e 350W




Editado por IDatti - 21 Jul 2021 as 15:14
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Davi Silva Ver Drop Down
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Números não contam nada pra mim, já vi pessoas com sobrepeso com estamina impressionante, logicamente quanto mais tempo você pedala melhor você fica.

Quando a explicação da bike de carbono, nada haver pra mim. Cada um compra a bike que quer é usa o quanto quiser, tem muita gente que somente tem tempo pra pedalar de final de semana mas não sabemos se eles usam turbo ou academia durante a semana e isso muda toda a história.

Agora o que diria pra qualquer um, bike de carbono faz a diferença sim, e muito mais rígida e a transferência de potência e muito maior, eu não ligo pro peso da bicicleta pois pra mim o peso da barriga e mais relevante do que o da bike.




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Originalmente Postado por lfonseca lfonseca Escreveu:


Como vocês definiriam um "iniciante"? Pelo tipo de equipamento que usa? Pela velocidade média que consegue atingir? Pela distancia/ tempo por semana numa bicicleta?  Eu tenho visto amigos meus com bicicleta de carbono, grupamento ultegra, que andam uma vez por semana, menos de 50 km percorridos e se acham "experientes".

 

Pergunta difícil e subjetiva.

Pelo equipamento talvez: mesmo que o iniciante começou com uma bike boa, alguns itens ele ainda não deu a devida atenção, como roupas, capacetes, não se livrou da bolsa de selim;

Velocidade: não quer dizer nada, tem mto cara antigo e forte que vai andar devagar pq é o treino dele ou fase do treinamento ou mesmo pq não está bem.

Distancia: tbm é outro ponto que não diz nada, tem mto iniciante fazendo várias horas de treino. Alguns tem mania de achar que quanto mais longe, melhor.

Pra mim, consigo identificar um iniciante assim:
- Roupa: não aderiu a algumas peças ou comprou bermuda e camisa na decathlon. Usa a mesma jaqueta da corrida que tem gorro.
- Bike: geralmente está ajustada numa posição confortável demais, selim e rodas originais.
- Fisico: não raspou a perna (intermidiário), não tem marca de sol.
- Insumos: leva 2 garrafas de 700ml, bolsa de selim, bolso cheio de comida e vai pedalar 80k.
- Postura: Em pelotão não consegue manter linha reta, deixa a roda da frente fugir, os braços estão retos e as mãos sempre de prontidão nos freios, ombros tensos, sinaliza todos os buraquinhos e lombadas - inclusive com gritos
- Pedalada: cadência instável, antecipa todas as trocas de marcha quando pega um falso plano (não espera ficar pesado pra subir), não aprendeu a pedalar em pé com eficiência
- Orgulho: não todos, mas uma boa parte não admitem ser ultrapassados por aqueles que julgam ser mais fracos, o famoso tiozinho da barra forte. Ou saem com o pessoal mais forte, não pede para diminuir o ritmo e acaba quebrando. (quem nunca?)

Editado por Degan - 21 Jul 2021 as 18:58
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Originalmente Postado por Degan Degan Escreveu:

Originalmente Postado por lfonseca lfonseca Escreveu:


Como vocês definiriam um "iniciante"? Pelo tipo de equipamento que usa? Pela velocidade média que consegue atingir? Pela distancia/ tempo por semana numa bicicleta?  Eu tenho visto amigos meus com bicicleta de carbono, grupamento ultegra, que andam uma vez por semana, menos de 50 km percorridos e se acham "experientes".

 

Pergunta difícil e subjetiva.

Pelo equipamento talvez: mesmo que o iniciante começou com uma bike boa, alguns itens ele ainda não deu a devida atenção, como roupas, capacetes, não se livrou da bolsa de selim;

Velocidade: não quer dizer nada, tem mto cara antigo e forte que vai andar devagar pq é o treino dele ou fase do treinamento ou mesmo pq não está bem.

Distancia: tbm é outro ponto que não diz nada, tem mto iniciante fazendo várias horas de treino. Alguns tem mania de achar que quanto mais longe, melhor.

Pra mim, consigo identificar um iniciante assim:
- Roupa: não aderiu a algumas peças ou comprou bermuda e camisa na decathlon. Usa a mesma jaqueta da corrida que tem gorro.
- Bike: geralmente está ajustada numa posição confortável demais, selim e rodas originais.
- Fisico: não raspou a perna (intermidiário), não tem marca de sol.
- Insumos: leva 2 garrafas de 700ml, bolsa de selim, bolso cheio de comida e vai pedalar 80k.
- Postura: Em pelotão não consegue manter linha reta, deixa a roda da frente fugir, os braços estão retos e as mãos sempre de prontidão nos freios, ombros tensos, sinaliza todos os buraquinhos e lombadas - inclusive com gritos
- Pedalada: cadência instável, antecipa todas as trocas de marcha quando pega um falso plano (não espera ficar pesado pra subir), não aprendeu a pedalar em pé com eficiência
- Orgulho: não todos, mas uma boa parte não admitem ser ultrapassados por aqueles que julgam ser mais fracos, o famoso tiozinho da barra forte. Ou saem com o pessoal mais forte, não pede para diminuir o ritmo e acaba quebrando. (quem nunca?)

Interessante seus pontos.


Em relação à bolsa de selim, como se desfazer dela? Levo câmara e chaves ali. Você leva esses itens no bolso da camisa? Ou não leva nada e usa de outras pessoas ou tem um batedor de moto que faz o apoio? 
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dimas2dimas Ver Drop Down


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Originalmente Postado por lfonseca lfonseca Escreveu:

Originalmente Postado por Degan Degan Escreveu:

Originalmente Postado por lfonseca lfonseca Escreveu:


Como vocês definiriam um "iniciante"? Pelo tipo de equipamento que usa? Pela velocidade média que consegue atingir? Pela distancia/ tempo por semana numa bicicleta?  Eu tenho visto amigos meus com bicicleta de carbono, grupamento ultegra, que andam uma vez por semana, menos de 50 km percorridos e se acham "experientes".

 

Pergunta difícil e subjetiva.

Pelo equipamento talvez: mesmo que o iniciante começou com uma bike boa, alguns itens ele ainda não deu a devida atenção, como roupas, capacetes, não se livrou da bolsa de selim;

Velocidade: não quer dizer nada, tem mto cara antigo e forte que vai andar devagar pq é o treino dele ou fase do treinamento ou mesmo pq não está bem.

Distancia: tbm é outro ponto que não diz nada, tem mto iniciante fazendo várias horas de treino. Alguns tem mania de achar que quanto mais longe, melhor.

Pra mim, consigo identificar um iniciante assim:
- Roupa: não aderiu a algumas peças ou comprou bermuda e camisa na decathlon. Usa a mesma jaqueta da corrida que tem gorro.
- Bike: geralmente está ajustada numa posição confortável demais, selim e rodas originais.
- Fisico: não raspou a perna (intermidiário), não tem marca de sol.
- Insumos: leva 2 garrafas de 700ml, bolsa de selim, bolso cheio de comida e vai pedalar 80k.
- Postura: Em pelotão não consegue manter linha reta, deixa a roda da frente fugir, os braços estão retos e as mãos sempre de prontidão nos freios, ombros tensos, sinaliza todos os buraquinhos e lombadas - inclusive com gritos
- Pedalada: cadência instável, antecipa todas as trocas de marcha quando pega um falso plano (não espera ficar pesado pra subir), não aprendeu a pedalar em pé com eficiência
- Orgulho: não todos, mas uma boa parte não admitem ser ultrapassados por aqueles que julgam ser mais fracos, o famoso tiozinho da barra forte. Ou saem com o pessoal mais forte, não pede para diminuir o ritmo e acaba quebrando. (quem nunca?)


Interessante seus pontos.


Em relação à bolsa de selim, como se desfazer dela? Levo câmara e chaves ali. Você leva esses itens no bolso da camisa? Ou não leva nada e usa de outras pessoas ou tem um batedor de moto que faz o apoio? 


Eu levava bomba e câmara no bolso, mas caí um tombado e prancheta de costas e a miserável bomba bate na altura do rim. Comprei um porta treco ( https://www.zefal.com/en/front-bags/310-z-box-m.html ) e instalei o segundo suporte de caramanhola pra levar agora 2 câmaras leves e a minibomba (https://www.bike-components.de/en/Specialized/Air-Tool-MTB-Mini-V2-Mini-Pump-w-Frame-Mount-p78433/) mais 20 contos em dinheiro e um cartão.no bolso da camisa vai só um celular no central e mais nada.

Quando vou fazer pedal longo e sozinho, levo uma bolsa de seli minuscula ( https://www.bike24.com/p2472.html ) com mais uma câmara, uma chave multiuso e levo meia dúzia de saches de gel nos bolsos.

Com o tempo a gente vai ficando mais ligado em pequenas coisas, hoje pedalo sempre com sinalizador traseiro forte, calibro pneu todas as vezes que saio e não ando sem capacete nem no deslocamento ao trabalho (parti um no referido tombo, perdiamemoria momentaneamente e desde então só capacete com MIPS).

Quanto a iniciante, só os identifico por serem os mais motivados, os que mais quebram, os mais esforçados e por fim os que sempre vão, seja pra sofrer ou não! 9s "intermediários" são cheios de desculpas e orgulhos, equipamento tem que ser top, graxa da NASA, corrente vazada... pneu que economiza 1watt... e a turma do andar de cima tem duas subdivisões, os fortes de verdade, que pedalam qualquer trem rendendo absurdamente bem e a turma do status, que até anda forte, mas não se mistura, não se enturma e acha que é pro-tour (o equipamento realmente é)!

Bicicleta, rodas, selim, fit, tudo é muito relativo. O cara mais forte que encontro sempre rodando por aqui vai de Rossetti (genérica?) com um Sram Force misturado com 105, rodas VzanLev, fita da cor que tiver mais barata, pneu Pirelli Corsa... e manda ver!

Outro dia quase desisti de pedalar, fui de speed legalzinho acompanhar uma moça de mtb na estrada e tô procurando ela até hoje, a dita cuja estava de tênis, macaquinho colorido, Caloi Elite com Deore 20v com Crossking! Parecia "iniciante" mas era alienígena.

Logo que comecei a pedalar, eu e um colega com speeds de 10v levamos uma lapada de um tiozao de caloi 10 de perder o rumo!

Eu volto a pedalar mês que vem, dei um tempo, tô curtindo o frio em casa e serei por alguns meses um neo-iniciante, quem sabe um eterno iniciante!



Editado por dimas2dimas - 22 Jul 2021 as 02:26
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
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Degan Ver Drop Down
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Originalmente Postado por lfonseca lfonseca Escreveu:


Cnteressante seus pontos.


Em relação à bolsa de selim, como se desfazer dela? Levo câmara e chaves ali. Você leva esses itens no bolso da camisa? Ou não leva nada e usa de outras pessoas ou tem um batedor de moto que faz o apoio? 

É difícil mesmo e confesso que em pedais mais longos eu ainda levo. Mas está cada vez mais raro.
Nos pedais mais curtos, até 2 horas ou que terá paradas, levo só uma garrafinha e no outro suporte vai um porta treco com todas as tranqueiras, assim no bolso vai só carteira com celular e comida.

Camara: Geralmente levo 1, mas tem locais que sei que tem mais chance de furar então são 2. Uma vai na camisa e a outra fixada com um velcro entre a junção do downtube com o seatube, próximo ao cambio dianteiro. Nesse mesmo bolso cabe corta-vento e espatulas.

Bomba: No bolso do meio ou esquerdo, uso um modelo da TSW bem eficiente e pequeno. No mesmo bolso levo uma carteira da Session feita no formato do bolso da camisa e que cabe o celular.

Canivete: Só levo quando estou sozinho ou quando acabei de pegar a bike na revião, mexi em algum ajuste, troquei taquinho e etc. Fora essas situações nunca precisei usar, então não vejo necessidade de levar.

Comida: calculo o tempo de pedal, sei que preciso comer a cada 45 minutos uma bananinha, carbo em gel e etc. A maioria das minhas bermudas/breteles tem bolso lateral, ajuda.

No mesmo bolso da comida levo um spray de pimenta. Pode ser útil p se defender de um assalto com arma branca ou uma tentativa de agressão ou mesmo espirrar nos olhos daquele amigo que te deixou pra tras


Editado por Degan - 22 Jul 2021 as 09:18
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Originalmente Postado por dimas2dimas dimas2dimas Escreveu:

[
Outro dia quase desisti de pedalar, fui de speed legalzinho acompanhar uma moça de mtb na estrada e tô procurando ela até hoje, a dita cuja estava de tênis, macaquinho colorido, Caloi Elite com Deore 20v com Crossking! Parecia "iniciante" mas era alienígena.

Logo que comecei a pedalar, eu e um colega com speeds de 10v levamos uma lapada de um tiozao de caloi 10 de perder o rumo!


kkkkkkk quem nunca? são as arapucas.
Acontece muito isso mesmo! Qdo é iniciante o cara vai no embalo e acaba quebrando, depois de um tempo vc percebe que é normal passa a achar divertido.
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stefanob Ver Drop Down


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super subjetiva.. eu acho que o ponto é realmente o comportamento (postura e pedalada)
pq é isso que pega mesmo, é o cara aprender os macetes de pedalar, de como se comportar em grupo, saber os próprios limites, ter a pedalada fluída, usar bem cadência e relação, e a habilidade na bike tb que vai desenvolvendo com o tempo

distancia e fisico é mto relativo.. conheço alguns ciclistas de longa data, alguns ex-pro aqui de curitiba, que hoje por precisar se dedicar a outras atividades nao conseguem pedalar tanto, a forma já não é a mesma, mas é subir na bike que você vê que manjam da parada
equipamento tb, apesar de fazer sentido tb tem muitos casos de gente com menos poder aquisitivo e por isso tem o q dá pra ter, mas que pedalam muito.. inclusive uns meses atrás tive um problema na estrada e fui "resgatado" bem por um cara assim, bike boa mas roupa velha e bem batida, capacete barateza, óculos epi, uma bolsa de selim gigante (serio, gigante haha).. eu tava na beira da estrada numa serrinha aqui perto, camaras furadas e sem remendo, ja ligando pro resgate, o cara parou ajudou a remendar a camara e salvou o rolê.. na volta conversando o cara me conta que foi mecanico de equipe da cidade há anos atrás e hoje pedala quando dá entre os trampos e bicos..
até a postura eu ia trucar (pelo menos em pelotão) mas ai é mais pessoal, pq eu pedalo >90% sozinho e me considero intermediário, desenvolvi mto bem em várias areas assim, mas em pelotão eu sou travado, e é por falta de prática msm.. agora nos últimos 2 meses que eu tenho pedalado mais em grupos pequenos e ai to desenvolvendo essa conciência de seguir roda, avisos, etc..

Originalmente Postado por Degan Degan Escreveu:

Originalmente Postado por lfonseca lfonseca Escreveu:


Como vocês definiriam um "iniciante"? Pelo tipo de equipamento que usa? Pela velocidade média que consegue atingir? Pela distancia/ tempo por semana numa bicicleta?  Eu tenho visto amigos meus com bicicleta de carbono, grupamento ultegra, que andam uma vez por semana, menos de 50 km percorridos e se acham "experientes". 

Pergunta difícil e subjetiva.
Road Tropix Madrid 2018 - Rodas Superteam 50C (review)
https://www.strava.com/athletes/14288255
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lfonseca Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Degan Degan Escreveu:

Originalmente Postado por lfonseca lfonseca Escreveu:


Cnteressante seus pontos.


Em relação à bolsa de selim, como se desfazer dela? Levo câmara e chaves ali. Você leva esses itens no bolso da camisa? Ou não leva nada e usa de outras pessoas ou tem um batedor de moto que faz o apoio? 

É difícil mesmo e confesso que em pedais mais longos eu ainda levo. Mas está cada vez mais raro.
Nos pedais mais curtos, até 2 horas ou que terá paradas, levo só uma garrafinha e no outro suporte vai um porta treco com todas as tranqueiras, assim no bolso vai só carteira com celular e comida.

Camara: Geralmente levo 1, mas tem locais que sei que tem mais chance de furar então são 2. Uma vai na camisa e a outra fixada com um velcro entre a junção do downtube com o seatube, próximo ao cambio dianteiro. Nesse mesmo bolso cabe corta-vento e espatulas.

Bomba: No bolso do meio ou esquerdo, uso um modelo da TSW bem eficiente e pequeno. No mesmo bolso levo uma carteira da Session feita no formato do bolso da camisa e que cabe o celular.

Canivete: Só levo quando estou sozinho ou quando acabei de pegar a bike na revião, mexi em algum ajuste, troquei taquinho e etc. Fora essas situações nunca precisei usar, então não vejo necessidade de levar.

Comida: calculo o tempo de pedal, sei que preciso comer a cada 45 minutos uma bananinha, carbo em gel e etc. A maioria das minhas bermudas/breteles tem bolso lateral, ajuda.

No mesmo bolso da comida levo um spray de pimenta. Pode ser útil p se defender de um assalto com arma branca ou uma tentativa de agressão ou mesmo espirrar nos olhos daquele amigo que te deixou pra tras

Gostei do spray de pimenta , hhahahahahaha.

Vou tentar me desfazer da bolsinha de selim um dia, no momento ainda sou muito apegado. Tenho uma bem pequena, então não me incomoda. Levo uma câmara, canivete, espátula e remendos. Coisa que conseguiria levar no bolso. O canivete eu preciso pois a minha bike não tem blocagem rápida, se furar pneu preciso da chave. É vivendo e aprendendo mesmo, valeu pelas dicas.

Tem coisas que só tempo e a experiência mesmo, eu lembro quando eu andava de skate, só de olhar o tênis do cara a gente conseguia saber se ele tava começando ou não, rs. 

Por acaso vocês conhecem peças da empresa ICTUS? Fui procurar coroa e achei dela, será que presta?
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vlsantos Ver Drop Down
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50x11 com pneu 35mm a 90 rpm = 53.4 Km/h e a 110 rpm = 65.3 KM/h. Você vai empurrar mais do que isso numa Gravel ?

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Hugobh77 Ver Drop Down
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O que tá rolando aqui é a transcrição da bíblia do ciclismo?? 🤣🤣🤣🤣🤣
Tô confuso, nem sei se sou ciclista.
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Degan Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Hugobh77 Hugobh77 Escreveu:

O que tá rolando aqui é a transcrição da bíblia do ciclismo?? 🤣🤣🤣🤣🤣
Tô confuso, nem sei se sou ciclista.

Fica frequentando só a área de MTB da nisso… aposto q nem ta treinando, depois reclama q sobrou!

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lfonseca Ver Drop Down
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Originalmente Postado por vlsantos vlsantos Escreveu:

50x11 com pneu 35mm a 90 rpm = 53.4 Km/h e a 110 rpm = 65.3 KM/h. Você vai empurrar mais do que isso numa Gravel ?



Com certeza não, rs. Comprei um par de pneus 28mm, os de 35 eram muito pesados, tinha 450 gr cada devido a arame na composição, os 28mm tem 270 gr cada um.

A coroa eu estou pensando em comprar da ICtus, mas vejo pouca gente falar dessa marca. Será que vale a pena??
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williams.reis Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de williams.reis Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Jul 2021 as 23:25
A discussão boa demais! sou novato demais pelo jeito. kkk
Roupa: Uso bretelle bom, mas uso camisa gosto de usar do aliexpress mesmo de minhas equipes preferidas!
Sapata: Ainda pedalo de chuteira e plataforma, vou começar a adaptar mais ao pedal clip e sapatilha.
Bike: Selim fui na dica do Selim Absolute, Rodas são originais, ja a posição está bem agressiva e por ocasião a bike ja veio de 52/36 me amarrei principalmente no plano e descida.
Físico: Nunca raspei a perna, mas a marca tem não por causa da natação.
Insumos: esse me livrei Bolsa de selim nunca mais e fui de porta treco + Garrafa 700ml meu percurso sempre perto de 50km tranquilo.
Postura: Essa me incomoda, ando 100% treino solo, no pelotão pouquissimo, quando de Roda com amigos sinto incomodadissimo. preciso melhorar demais nesse aspecto.
Pedalada: minha pedalada mesmo de tenis e palataforma sempre foi bem redonda, inclusive teve gente chegando em mim pra elogiar no meio do pedal, tenho andado bem pesado no circuito que ando. 
Bom nem me preocupo muito nisso não, melhorar no treino tem sido bem legal, como maneira de avaliar meu desempenho observo a media de velocidade que vem aumentando. No circuito de 50km que faço sempre que saio para treinar depois sempre acompanho o desempenho dos outros ciclistas no trecho, costumo ja ficar sempre os 10 melhores e na maioria fico atras apenas dos alienigénas que competem. 
Em 1 ano do meu retorno a bike esta bem legal ver a evolução, Uso 52/36, Mas smpre fiz minhas correrias seja corrida, natação, malhação... logo não vim do sedentarismo talvez tenha me ajudado a adaptar no Mid Comp ja. Abrçs

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Svrstt Ver Drop Down
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52/36. 
Aproveitando, queria saber como procurar por uma nova coroa 52 (a atual já bem gasta) pra substituir? Sei que a minha é bcd110, mas os anuncios apresentam coroa single, que parece que não é para pedevela duplo, ou seja, talvez seja diferente.
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Davi Silva Ver Drop Down
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Tem difference tipos de Coroa, 

Não é difícil de achar uma que funcione pra você, eu sempre compro 110 com 4 bolts. A sua provavelmente tem o número do modelo que se você pesquisar vai ser capaz de comprar o mesmo modelo.


Editado por Davi Silva - 30 Jul 2021 as 17:29
Kr >>> DV
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Degan Ver Drop Down
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Normalmente vende o conjunto 52/36.
É provavel q p seu seja BCD 110 pois sao os mais modernos.
So checar qtos parafusos (4 ou 5).
Uma sugestao sao as coroas da Session, custam um pouco mais mas sao muito boas.
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Svrstt Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Degan Degan Escreveu:

Normalmente vende o conjunto 52/36.
É provavel q p seu seja BCD 110 pois sao os mais modernos.
So checar qtos parafusos (4 ou 5).
Uma sugestao sao as coroas da Session, custam um pouco mais mas sao muito boas.
Problema é que a 36 está boa. 
É BCD110 5 furos
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1959442163-coroa-ictus-single-bcd-110-5-furos-52t-_JM
O caro diz que essa não serve.
Coroa single significa que é somente pra pedevela coroa unica? Mesmo compativel com os 5 furos, BCD,  a aparencia seria diferente?
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Degan Ver Drop Down
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Estranho, pelo fato de ser dificil achar quem usa 52 single.
Quem anda em pista acredito q escolhe uma coroa maior.

Mas olhando as imagens no site da Ictus e comparando com a imagem de uma coroa recomenda para usar com shimano 105, repare a diferença nos dentes. Um é pontudo e o outro é indexado (dentes quadrados com algumas assimetrias)
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alguém sabe onde encontro uma coroa 40 ( ou próximo disso),  bcd 5x130, narrow Wide ? Não queria trocar o pedivela que é 53x39 originalmente.
Att.
Gustavo
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Degan Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Gustavoct Gustavoct Escreveu:

alguém sabe onde encontro uma coroa 40 ( ou próximo disso),  bcd 5x130, narrow Wide ? Não queria trocar o pedivela que é 53x39 originalmente.

Sua ideia é montar uma bike com coroa unica? Se sim, mais facil trocar o pedivela, nao é caro.
Nunca vi coroa 40 com BCD 130, vai achar facil na medida 96
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ghd Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Degan Degan Escreveu:

Originalmente Postado por Gustavoct Gustavoct Escreveu:

alguém sabe onde encontro uma coroa 40 ( ou próximo disso),  bcd 5x130, narrow Wide ? Não queria trocar o pedivela que é 53x39 originalmente.

Sua ideia é montar uma bike com coroa unica? Se sim, mais facil trocar o pedivela, nao é caro.
Nunca vi coroa 40 com BCD 130, vai achar facil na medida 96


Os bcd 130 deve ser maior que a própria coroa 40 dentes. Por isso não deve existir.
Tipo pra bcd 104 o limite é 30 dentes. Menos que isso é impossível.
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http://www.ictus.net.br/produto/coroa-ictus-indexada-bcd-130-speed-39/168
Tem, mas não é narrow. Do que vi, parece mesmo meio raro BCD130 nesse tamanho
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Svrstt Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Degan Degan Escreveu:

Estranho, pelo fato de ser dificil achar quem usa 52 single.
Quem anda em pista acredito q escolhe uma coroa maior.

Mas olhando as imagens no site da Ictus e comparando com a imagem de uma coroa recomenda para usar com shimano 105, repare a diferença nos dentes. Um é pontudo e o outro é indexado (dentes quadrados com algumas assimetrias)
Isso mesmo que disse, acredito. Dentes diferentes.
Indexada, a que preciso, os dentes são menores, provavelmente porque precisa espaço pra descer/subir na troca, diferente de unica, que então pode ter dentes maiores, até pra nao escapar.
http://www.ictus.net.br/produto/coroa-ictus-indexada-bcd-110-speed-52/179
Acho que é essa que preciso, mas talvez o kit 52/36 tenha preço similar, até porque a 52 é a mais cara
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iRodomiro Ver Drop Down
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Sério mesmo que tem gente que associa o número de dentes nas engrenagens com o nível do ciclista? Parece aqueles caras na academia olhando só quanto peso tá levantando, ao invés da execução e o resultado que está tendo.

Como diz Joe Friel, quer provar que é bom? Vai competir e ganha medalha. Chris Froome ganhou o Tour de France e usou 34x34, enquanto tem gente achando que é alguma coisa porque "empurra" 39x23. A diferença é que o Chris sabe o que está fazendo.

Ao autor do tópico, a escolha das marchas é algo bastante objetivo, o número de dentes nas engrenagens não quer dizer grande coisa, é necessário calcular o resultado final. Existem várias formas de fazer isso, gosto de considerar a velocidade pedalando a 100 RPM.

Usando o seu cassete 11-34 e o pneu 35 mm, você teria o seguinte range de velocidades para cada combinação:

46x34: 13.04 a 54.52 km/h

50x34: 13.04 a 59.35 km/h

52x36: 13.83 a 61.70 km/h

A marcha mais leve de todas não muda quase nada com essas mudanças, seria até difícil perceber diferença. Na 50x34 você ganha cerca de 5 km/h, e na 52x36, mais 2 km/h, seria até difícil perceber diferença também.

Com base nesses números você pode analisar a mudança.
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