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Conversão v-brake para disco mecânico. Vale?

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lucas11 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 06 Ago 2021
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucas11 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Conversão v-brake para disco mecânico. Vale?
    Postado: 12 Set 2021 as 11:21
Olá foristas,

recentemente montei uma bike de uso urbano. Ela veio com v-brakes mas fiz questão de escolher um garfo/ quadro com furação para freio a disco. Acontece que dei mole e os cubos não vieram adaptados para o disco de freio!

Agora, se eu quiser fazer essa conversão, vou precisar gastar com cubos, discos, freios e mais a mão-de-obra. O dono da loja diz que nem vale a pena, considerando que é uma bike de uso urbano, para mobilidade, em ciclovias, etc.

Atualmente ela está com um freio v-brake Logan e penso em colocar um disco mecânico Bengal 700s.

Será que vale o investimento?

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Gustavoct Ver Drop Down
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Cadastrado em: 22 Abr 2019
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavoct Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Set 2021 as 16:43
Provavelmente não. Vale mais trocar a bike toda. O cubo é cassete ou rodalivre ? Se for r9da livre, esquece... troca a bike
Att.
Gustavo
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Joao Angú Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mai 2018
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Set 2021 as 20:43
Eu tambem concordo que não vale a pena, principalmente pelo gasto que voce terá e o uso é urbano. Se o freio que está nela está te limitando, ponha um shimano ou outro da mesma categoria e use a bike. Sei lá, apenas minha opinião.
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LDelta Ver Drop Down
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Cadastrado em: 08 Mar 2018
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LDelta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Set 2021 as 21:50
Qual é a razão para a mudança? É algo funcional ou se sente mal por ter v-brake?

Um bom v-brake (do modelo Alivio para cima) funciona bem. Tem alguns v-brakes (p.e.,Avid SD7) que são excepcionais. Se a razão for funcional, um upgrade sai mais barato.

Agora se é para parecer mais moderninho, acho que é mais simples trocar a bike mesmo.


---
Blog de cicloturismo pelo Brasil e América do Sul
https://eueamagrela.wordpress.com
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hug0.dts Ver Drop Down
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Cadastrado em: 21 Nov 2009
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Set 2021 as 22:11
Originalmente postado por lucas11 lucas11 escreveu:

Olá foristas,

recentemente montei uma bike de uso urbano. Ela veio com v-brakes mas fiz questão de escolher um garfo/ quadro com furação para freio a disco. Acontece que dei mole e os cubos não vieram adaptados para o disco de freio!

Agora, se eu quiser fazer essa conversão, vou precisar gastar com cubos, discos, freios e mais a mão-de-obra. O dono da loja diz que nem vale a pena, considerando que é uma bike de uso urbano, para mobilidade, em ciclovias, etc.

Atualmente ela está com um freio v-brake Logan e penso em colocar um disco mecânico Bengal 700s.

Será que vale o investimento?



Há realmente a necessidade de um freio a disco pro seu uso?
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Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Set 2021 as 13:14
Um freio V-Brake bem regulado é tão eficiente quanto um disco mecânico.
Tenho uma GT 26 pra uso de cidade que é v-brake e são muito bons.
Se seus freios tiverem manetes ou os proprios freios de plástico como tem vindo ultimamente sugiro trocar por um shimano ou outro de aluminio. São muito mais eficientes que os mesmos feitos de plástico.

A única ineficiência do v brake é sob chuva, fazem barulho e não freiam muito bem, mas pra uso urbano não vejo necessidade de ter freios a disco. Coloque um bom V-Brake e seja feliz.
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JosimarFreeride Ver Drop Down
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Cadastrado em: 01 Nov 2006
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JosimarFreeride Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2021 as 17:30
Não compensa se for só por estética.

Se for para ter maior poder de frenagem, vale mais a pena investir num bom V-brake e um bom par de manetes de alumínio (Se as suas forem de plástico).
É só pular e rezar pra não quebrar os dentes...FREERIDE...!!!
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ogum777 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Out 2021 as 10:01
O que compensa é colocar um par de freios V-Brake de melhor qualidade, como o colega acima falou, de Alivio pra cima vc tá no céu.

Quem fez essa troca não sentiu nenhuma melhora. E é um gasto que não compensa. 
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lucas11 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 06 Ago 2021
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucas11 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Out 2021 as 12:32
olá amigos,

primeiramente devo desculpas pela demora na resposta e por não ter pesquisado melhor dentro do próprio fórum antes de fazer a pergunta. Já tinha algum material por aqui respondendo essa questão e tomei minha decisão baseado nesse conteúdo.

Respondendo, quis trocar o freio pq achei que ele não é eficiente, não dá aquela travada na roda que chega a derrapar. Achei o freio fraco.

Agora o freio apresentou problema na regulagem, uma das hastes encosta no aro e não volta. Lembrando que é um freio da marca Logan.

Minha decisão foi a seguinte: cheguei à mesma coclusão que alguns amigos aqui e decidi comprar um v-brake da Shimano pelo AliExpress

https://pt.aliexpress.com/item/1005001393450779.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.2d4db90awHjChm

Aproveito para deixar uma nova questão, meus manetes de freio são aqueles da Shimano Tourney integrados com os trocadores, são de plástico. Vale a pena fazer um upgrade nessa parte também? Comprar manetes de freio e trocadores da Shimano separados?

Agradeço todos os comentários
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lucas11 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 06 Ago 2021
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucas11 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Out 2021 as 12:39

acrescentando mais uma informação, conversei novamente com o mecânico sobre a questão dos freios e ele disse que seu eu colocasse um freio a disco de má qualidade ele só traria problemas, um deles a ferrugem, já que estamos próximos ao mar.

Aquele caninho do v-brake Logan que passa o conduíte dentro já está enferrujado com dois meses de uso. O mecânico tocou num ponto fundamental

Se eu fosse colocar freios à disco teria que ser dos melhores.
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Pantoja Ver Drop Down
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Cadastrado em: 27 Fev 2013
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pantoja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Out 2021 as 16:08
Originalmente postado por lucas11 lucas11 escreveu:


acrescentando mais uma informação, conversei novamente com o mecânico sobre a questão dos freios e ele disse que seu eu colocasse um freio a disco de má qualidade ele só traria problemas, um deles a ferrugem, já que estamos próximos ao mar.

Aquele caninho do v-brake Logan que passa o conduíte dentro já está enferrujado com dois meses de uso. O mecânico tocou num ponto fundamental

Se eu fosse colocar freios à disco teria que ser dos melhores.

uai, ferrugem ataca qualquer sistema de freio, todos têm pelo menos alguma parte em metal. Rotores, pinças, cabos e até manetes. Freio ruim deve até oxidar menos por ter mais peças de plástico LOL

Na minha bike anterior, os rotores oxidaram depois de umas chuvas, e eram center locks shimano.

Por experiência própria, sugiro vc juntar um dindim e trocar sua bike por uma com freios à disco. A gente acaba gastando bem mais quando fazemos esses ajustezinhos picados. Lá por 2014/2015 eu tinha uma bike legal que fui melhorando aos poucos. Daí quando parei pra calcular, eu gastei picado mais que o dobro do que a bike valia.
Gabriel Hansen - http://bikedemia.blogspot.com
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lucas11 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 06 Ago 2021
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vc tem razão no sentido de trocar a bike. Os únicos upgrades que vou fazer são nesse freio, selim e num canote com amortecedor pq a bike é de suspensão rígida e tá bem dura.

De resto acho que vou deixar ela simples como está. Conjunto Tourney, etc... A partir daí acho que compensa mais trocar de bike. Valeu!
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ogum777 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
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um par de freios V-Brake Shimano já são um bom upgrade.

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lucas11 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 06 Ago 2021
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Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

um par de freios V-Brake Shimano já são um bom upgrade.



sim! acho que a bike vai ficar simples e funcional. Boa para o uso urbano. Como eu disse acima ela é de garfo rígido, conjunto Tourney (pedevila Prowheel), e pneu slick Phantom Street 29 X 32. Vou colocar esse v-brake Shimano, canote com suspensão da Zoom e um banco, talvez esse da DDK abaixo. Parece ser bom. Encerro os upgrades aí. A partir disso vou partir para a bike nova. Só aí já vão quase R$ 2.500 de preço.

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Pabloebani Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2021 as 11:54
Originalmente postado por lucas11 lucas11 escreveu:

olá amigos,

primeiramente devo desculpas pela demora na resposta e por não ter pesquisado melhor dentro do próprio fórum antes de fazer a pergunta. Já tinha algum material por aqui respondendo essa questão e tomei minha decisão baseado nesse conteúdo.

Respondendo, quis trocar o freio pq achei que ele não é eficiente, não dá aquela travada na roda que chega a derrapar. Achei o freio fraco.

Agora o freio apresentou problema na regulagem, uma das hastes encosta no aro e não volta. Lembrando que é um freio da marca Logan.

Minha decisão foi a seguinte: cheguei à mesma coclusão que alguns amigos aqui e decidi comprar um v-brake da Shimano pelo AliExpress

https://pt.aliexpress.com/item/1005001393450779.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.2d4db90awHjChm

Aproveito para deixar uma nova questão, meus manetes de freio são aqueles da Shimano Tourney integrados com os trocadores, são de plástico. Vale a pena fazer um upgrade nessa parte também? Comprar manetes de freio e trocadores da Shimano separados?

Agradeço todos os comentários


Problema de sapata pegando no aro e não voltando é só regulagem da tensão da mola do freio. Depois que pega a manha de regular só alegria. A posição que a sapata encosta no aro tbm influencia na frenagem, no Pedaleria (youtube) o Edu ensina a regular esses freios, facinho e fica top. E fica macio igual disco hidraulico, nem perto de freio a disco mecanico que é duro pra cacete. Os meus V-Brake consigo usar só com um dedo.
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lucas11 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 06 Ago 2021
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Originalmente postado por Pabloebani Pabloebani escreveu:

Originalmente postado por lucas11 lucas11 escreveu:

olá amigos,

primeiramente devo desculpas pela demora na resposta e por não ter pesquisado melhor dentro do próprio fórum antes de fazer a pergunta. Já tinha algum material por aqui respondendo essa questão e tomei minha decisão baseado nesse conteúdo.

Respondendo, quis trocar o freio pq achei que ele não é eficiente, não dá aquela travada na roda que chega a derrapar. Achei o freio fraco.

Agora o freio apresentou problema na regulagem, uma das hastes encosta no aro e não volta. Lembrando que é um freio da marca Logan.

Minha decisão foi a seguinte: cheguei à mesma coclusão que alguns amigos aqui e decidi comprar um v-brake da Shimano pelo AliExpress

https://pt.aliexpress.com/item/1005001393450779.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.2d4db90awHjChm

Aproveito para deixar uma nova questão, meus manetes de freio são aqueles da Shimano Tourney integrados com os trocadores, são de plástico. Vale a pena fazer um upgrade nessa parte também? Comprar manetes de freio e trocadores da Shimano separados?

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Problema de sapata pegando no aro e não voltando é só regulagem da tensão da mola do freio. Depois que pega a manha de regular só alegria. A posição que a sapata encosta no aro tbm influencia na frenagem, no Pedaleria (youtube) o Edu ensina a regular esses freios, facinho e fica top. E fica macio igual disco hidraulico, nem perto de freio a disco mecanico que é duro pra cacete. Os meus V-Brake consigo usar só com um dedo.



Valeu a dica! Tá aí uma vantagem do v-brake
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