Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Conversão Rodas Zipp 10v para 11v
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Conversão Rodas Zipp 10v para 11v

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
rafaelcfg Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2013
Niterói
Offline
Mensagens:101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafaelcfg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Conversão Rodas Zipp 10v para 11v
    Postado: 30 Nov 2013 as 21:10
Caros companheiros do Pedal.com,

Procurei pela internet a fora, mas não encontrei uma resposta. Tenho um par de rodas Zipp Firecrest 808, ano 2011, para cassetes shimano de 10 velocidades, gostaria de saber se tem alguma possibilidade de adaptar ou converter para 11 velocidades. No site da Zipp diz que apenas os modelos 2012 podem ser convertidos. Alguém tem alguma idéia?

Rafael
Voltar ao Topo
RaulRockSeixas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2006
Cwb / Brusque
Offline
Mensagens:4568
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RaulRockSeixas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Nov 2013 as 21:16
A zipp recomenda que as rodas sejam enviadas para eles para q seja feita a conversão, que é basicamente trocar o cubo e acertar o enraiamento.

Imagino que se voce estudar bem, consiga fazer uma gambiarrazinha. Digo isso pq hoje mesmo vi uma Lightweight convertida para 11v. O dono mandou usinar uma parte do cubo, ajustou um pouco e entrou certinho.
Arrroooocha Pica-Pau!
Voltar ao Topo
rafaelcfg Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2013
Niterói
Offline
Mensagens:101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafaelcfg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Nov 2013 as 22:42
Pois é, tudo que encontrei foi nesse sentido mesmo, raspando alguma coisa ou outra e adaptando na base da gambiarra. 
Voltar ao Topo
Nemesis Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2011
Embu
Offline
Mensagens:37
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nemesis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Nov 2013 as 22:51
Depende do conceito de gambiarra, eu comprei um freehub novo powertap original e para minha surpressa se trata exatamente do freehub de 10 velocidades usinado para 11.
Gambiarra oficial.
Voltar ao Topo
rafaelcfg Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2013
Niterói
Offline
Mensagens:101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafaelcfg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Nov 2013 as 23:50
Ai já se trata de uma "gambiarra profissional", que com certeza deve ser de ótima qualidade, como eu disse ainda não achei uma solução melhor mesmo. Só quero ter certeza, antes de partir para essa linha de ação que não existe outra opção.
Voltar ao Topo
C.leandro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Abr 2008
rio de janeiro - rio de jan
Offline
Mensagens:572
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar C.leandro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2013 as 00:03
Fala !
Se o modelo da Zipp estiver dentro das específicações, não precisará de gambiarra. Veja no link abaixo "overview":
http://www.zipp.com/accessories/detail.php?ID=16732


Valeu !
"GTbicycles: The ride of your life!"
Voltar ao Topo
rafaelcfg Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2013
Niterói
Offline
Mensagens:101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafaelcfg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2013 as 00:58
Valeu Leandro! Mas não sei se o meu modelo se enquadra nessas especificações. De qualquer forma, aproveitei que vc me postou esse link para o site da Zipp, e tive a "brilhante" idéia de mandar um e-mail para o próprio fabricante. Assim que tiver uma resposta post aqui. 
Voltar ao Topo
Nemesis Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2011
Embu
Offline
Mensagens:37
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nemesis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2013 as 10:09
Se não se importar em trocar o cassete basta substituir por um freehub campagnolo, esta e uma das vantagens de 11 velocidades, compatibilidade entre campagnolo/shimano/sram.
A desvantagem e que cassete campagnolo normalmente e mais caro.
Eu tenho uma roda zipp e estava com este mesmo problema seu.
Voltar ao Topo
rafaelcfg Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2013
Niterói
Offline
Mensagens:101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafaelcfg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2013 as 18:33
Valeu Nemesis!

Boa pedida, vou considerar essa opção também.
Voltar ao Topo
KADU-Mobile Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Ago 2004
Paulínia - São Paulo
Offline
Mensagens:2691
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar KADU-Mobile Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2013 as 10:39
Acabei de viver o mesmo problema com rodas DT-SWISS.
Agora uma dúvida: este "problema" só ocorre com os grupos Shimano de 11 velocidades? Os Sram e Campagnolo não precisam de "adaptação"??
Tenho um amigo que migrou de um Ultegra 10v para um Record 11v em rodas Mavic Kisyrium e não me lembro dele ter falado em adaptar os freehub!!!
Valeu!
GIANT TCR ADVANCED SL
SCOTT CR1
TREK X-CALIBER
Voltar ao Topo
KADU-Mobile Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Ago 2004
Paulínia - São Paulo
Offline
Mensagens:2691
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar KADU-Mobile Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2013 as 10:41
Originalmente postado por Nemesis Nemesis escreveu:

Se não se importar em trocar o cassete basta substituir por um freehub campagnolo, esta e uma das vantagens de 11 velocidades, compatibilidade entre campagnolo/shimano/sram.
A desvantagem e que cassete campagnolo normalmente e mais caro.
Eu tenho uma roda zipp e estava com este mesmo problema seu.

Esta é nova pra mim, em 11 velocidades os cassetes Campy, Shimano e Sram são compatíveis???
GIANT TCR ADVANCED SL
SCOTT CR1
TREK X-CALIBER
Voltar ao Topo
RaulRockSeixas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2006
Cwb / Brusque
Offline
Mensagens:4568
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RaulRockSeixas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2013 as 11:17
Não é perfeitamente compatível não, o campagnolo ainda é mais estreito. Mas não duvido que fique pelo menos "usável"
Arrroooocha Pica-Pau!
Voltar ao Topo
T-Rodman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2012
Jaú
Offline
Mensagens:2111
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar T-Rodman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2013 as 12:25
de outro tópico:
Originalmente postado por Papillon Papillon escreveu:

Interessante, o k7 da esquerda Campy 11V e o da direita Shimano 11V,
os discos parecem perfeitamente alinhados e ao que parece perfeitamente intercambiáveis, será o fim da briga de freehub?


Voltar ao Topo
rafaelcfg Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2013
Niterói
Offline
Mensagens:101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafaelcfg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2013 as 13:23
Parece que sim, pesquisando na internet, encontrei um artigo na Velonews, que o autor testou as 3 marcas (Sram, Shimano, Campagnolo), com todas as combinações possíveis de cambio traseiro e cassete, e segundo ele, todas funcionaram perfeitamente, não sendo possível identificar nenhum problema. 
Procurei, mas não encontrei o Link, o autor é o Lennard Zinn.
Voltar ao Topo
rafaelcfg Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2013
Niterói
Offline
Mensagens:101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafaelcfg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2013 as 13:26
Originalmente postado por KADU-Mobile KADU-Mobile escreveu:

Acabei de viver o mesmo problema com rodas DT-SWISS.
Agora uma dúvida: este "problema" só ocorre com os grupos Shimano de 11 velocidades? Os Sram e Campagnolo não precisam de "adaptação"??
Tenho um amigo que migrou de um Ultegra 10v para um Record 11v em rodas Mavic Kisyrium e não me lembro dele ter falado em adaptar os freehub!!!
Valeu!

As mavics já são compatíveis com 11-velocidades  há um certo tempo, mesmo para Shimano e Sram.
Voltar ao Topo
Nemesis Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2011
Embu
Offline
Mensagens:37
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nemesis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2013 as 23:03
Originalmente postado por rafaelcfg rafaelcfg escreveu:

Parece que sim, pesquisando na internet, encontrei um artigo na Velonews, que o autor testou as 3 marcas (Sram, Shimano, Campagnolo), com todas as combinações possíveis de cambio traseiro e cassete, e segundo ele, todas funcionaram perfeitamente, não sendo possível identificar nenhum problema. 

Procurei, mas não encontrei o Link, o autor é o Lennard Zinn.


O link é este aqui: [URL=http://velonews.competitor.com/2013/09/bikes-and-tech/drivetrain-compatibility-hidden-in-plain-sight_303199][/URL]
E o trecho especifico para seu caso:
Reading this in your latest Technical FAQ (Drivetrain compatibility for 10- and 11-speed):
“However, there is a fix for those with wheels that are not convertible to Shimano 11-speed freehubs but that offer Campagnolo freehubs (as you might imagine, Shimano is not one of those). You can install a Campagnolo freehub body on your wheel and get a Campagnolo 11-speed cogset. It will shift fine with a Shimano or SRAM 11-speed system.”
I am just wondering if, instead of buying a conversion kit to 11-speed (Shimano/SRAM) in ZIPP 188 (beyond black 2012 model) and redishing the wheel, all I need to do is to purchase Campagnolo ZIPP 188 freehub and use Campy 11-speed cassette?
Voltar ao Topo
IvanCarlos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jan 2014
Jaragua do Sul
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar IvanCarlos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Fev 2014 as 14:31
ola
voce conseguiu fazer a alteração para 11v
Voltar ao Topo
viniciusmenezes85 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Nov 2014
Barcelos - AM
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar viniciusmenezes85 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2014 as 20:58
Olá! Estou com um problema semelhante.

Estou montando a bike e comprei o RIVAL 22 (11v). Porém a roda traseira é uma SRAM S27 com hub de 8, 9 e 10v.

O que eu preciso trocar para que funcione o K7 de 11v?

Valeu!
Voltar ao Topo
rcaliman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2007
Colatina - ES
Offline
Mensagens:1152
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rcaliman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jun 2015 as 23:05
Tenho um amigo com um problema parecido. Ele tem um par de rodas Campagnolo de 10v, e está querendo usar um grupo de 11v. Será que ele consegue apenas trocando o Freehub?
<<< NA TERRA: Specialized Camber || NO ASFALTO: Specialized Roubaix Expert || www.twitter.com/rcaliman || www.nograu.com.br || Vanguarda Sports nunca mais >>>
Voltar ao Topo
marcosf_1982 Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Jun 2015
Chapadão do Sul
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcosf_1982 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2015 as 09:23
Tenho uma Roda Shimano RS 30 com tiagra 10v, estou querendo colocar um conjunto 105 de 11v, será que consigo????
Voltar ao Topo
Tagima Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Fev 2017
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tagima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2017 as 17:11
Estou com esse mesmo problema, tenho uma roda com cubo campagnolo de 10 vel e queria colocar um cassete campagnolo de 11 vel. Cabe sem trocar nada?
Voltar ao Topo
PauloSampaio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Abr 2015
Caruaru-PE
Offline
Mensagens:233
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PauloSampaio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2017 as 13:34
Eu fiz a "adaptação" nas minhas Dura Ace C35. Agora elas pegam 11v tb...

É só tirar o freehub e fazer um desgaste de poucos milímetros que o cassete de 11v se ajusta perfeitamente

Foi um serviço muito bem feito, num torneiro mecânico de confiança :

 

Olhando com calma dá para ver na base do freehub o local que foi "rebaixado"...

Tem gente que faz com lima! Mas aí sim é gambiarra!
Confused
Cannondale Supersix + Dura Ace C35
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Dez 2017 as 16:07
Talvez eu não saiba para onde tenho de olhar... Alguém poderia me ajudar?
E para MTB é a mesma coisa?
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X