| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | FORUM | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | SERVICOS | CONTATO | + |
Frum Incio Frum Incio > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Tpicos recentes Tpicos recentes RSS Feed - Construindo uma carretinha pra puxar com a bike
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no frum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Construindo uma carretinha pra puxar com a bike

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tpico Procurar Tpico Procurar  Opes do Tpico Opes do Tpico
dwsmartins Ver Drop Down

Belo Horizonte
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de dwsmartins Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Tpico: Construindo uma carretinha pra puxar com a bike
    Enviado: 10 Jul 2020 as 01:12
Salve, pessoal!

No meio dessa pandemia, to querendo colocar um reboque na bike pra facilitar as compras maiores. J pesquisei algumas opes e nenhuma delas me atendeu 100% no que eu acho necessrio. Como sou do tipo que gosta de meter a mo na massa, resolvi projetar e montar um, da queria algumas sugestes, principalmente de quem lida com fabricao em metal, serralheria, montagem com perfis estruturais em alumnio ou que j usa reboques.

J passei por algumas iteraes do projeto e defini alguns pr requisitos exigidos:

* construo com duas rodas paralelas
* altura mnima do solo de 17cm (medida do cho da minha bike at a coroa grande)
* capacidade de carga para uma caixa normatizada tipo Ceasa srie 64XX, com largura e comprimento externos de 40x60cm, com opes de altura de 38cm, 31cm, 24cm e 18cm, para at 35kg de carga lquida (pensei em duas caixas, mas vi que excesso)
* a prpria estrutura abraaria a caixa pela frente, lados e fundo, sem obrigatoriedade de amarrar a carga (obviamente mais seguro amarrar, mas a ideia construir um bero onde a caixa se encaixe firmemente)
* articulao do engate que permita inclinar a bike at deitar no cho sem tombar o reboque

Outros requisitos so desejveis ou opcionais:

* rodas do mesmo tamanho da bike (aro 26), pra no exigir que se tenha mais uma cmara de ar reserva
* o engate na bike pode ser por cambo lateral (no eixo traseiro ou no dropout de fixao do mesmo) ou por haste vertical no canote do selim
* uso de sistemas de fixao e desmonte rpido, pra facilitar guardar o mesmo desmontado

At o momento estou com trs projetos principais em avaliao:

1. Construo em tubos de ao galvanizado de seo redonda:

Foi minha primeira ideia e pensei em usar tubo de 22mm com parede de 1,5mm (seo de aproximadamente 95mm quadrados), minimizando as soldas atravs do uso de curvas e unies aparafusadas ou com abraadeiras. Me pareceu a melhor ideia a princpio, mas dois serralheiros que eu consultei disseram que no ficaria bom ou ficaria fraco. Na verdade, estou achando que eles no tem ferramental adequado ou habilidade pra trabalhar com tubos redondos.

A imagem no est atualizada, estou no celular agora, mas o conceito do projeto esse a.

2. Construo em tubos de ao galvanizado de perfil quadrado:

Aps as negativas dos serralheiros, eu pensei em usar perfil 20x20mm com parede de 1,5mm, o que deixaria a seo at um pouco maior que o tubo redondo (110mm2 contra 95mm2), mas tem solda pra todo lado e muito mais tubos do que eu achei necessrio, ficando pesado.

A imagem tb no condiz 100% com a verso mais recente, mas ilustra bem o conceito.

3. Montagem com perfil estrutural de alumnio extrudado

No tenho imagens dessa possibilidade ainda. Pensei nesse pra fugir dos serralheiros. No tenho experincia alguma com isso gostaria de saber se algum aqui j usou esses tipos de perfis pra construir algo.

Nessa verso, pensei em usar perfil 30x30mm, mas vi que o perfil 20x40mm tem maior resistncia no sentido vertical e ainda mais leve.

Perfil 30x30mm

Perfil 20x40mm

Pelos meus clculos, essa verso atende bem as cargas estticas com margem de at 4 vezes, mas tenho medo que a carga dinmica seja mais que isso. Ainda rola o problema desses perfis serem relativamente caros, principalmente as ferragens de conexo.

Tenho tambm curiosidade quanto ao engate com a bike. A Burley fabrica uma conexo com elastmero, capaz de absorver todos os movimentos de toro e inclinao do reboque (ele gira na vertical no engate com a bike), mas precisa ser trocado a cada 3-5 anos. Estou pensando em montar uma conexo com um terminal rotulado e algum esquema pra permitir giro livre, mas ainda estou pensando como. Acredito que isso atenda toda a movimentao necessria.

O que me dizem? Eu at acho trailers prontos por preos razoveis no MercadoLivre, mas acho a construo bem fraquinha e todos usam aro 20. Da preferi partir pra construir algo.
Bora pedalar, seno estressa!
Voltar para o topo
dwsmartins Ver Drop Down

Belo Horizonte
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de dwsmartins Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Jul 2020 as 01:13
Deu um pau estranho nas imagens. Elas estavam em PNG com fundo transparente, no era pra acontecer as manchas pretas que surgiram. Acho que d pra entender, no entanto.
Voltar para o topo
pf23 Ver Drop Down

Sampa -
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de pf23 Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Jul 2020 as 04:43
acho que a conexo com a bike ponto crtico, vale a pena comprar uma soluo pronta

esse perfil de alumnio uma aposta. Mas como uma coisa modular, sempre d para aproveitar em outro projeto. Vale a pena testar
Voltar para o topo
gm1987 Ver Drop Down

Sapucaia do Sul
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de gm1987 Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Jul 2020 as 08:27
a conexo com a bike usa terminal de direo de carro, v na autopeas e pergunte qual modelo o mais barato. Deve custar no mximo R$30 e ter uma conexo rotulada.

Quanto aos tubos, curvar eles exige uma mquina especial que serralheiros comuns no possuem.

A parede de 1,5mm tb um problema, dificuldade extrema de soldar por ser muito fina. 

A melhor construo a primeira, sem dvidas. Minimiza as soldas, esteticamente mais agradavel e de maior resistncia. O segredo procurar quem tenha uma curvadeira hidraulica de tubos, fazer o servio de corte e curva deles, e levar o "lego" para um soldador montar somente.
Voltar para o topo
dwsmartins Ver Drop Down

Belo Horizonte
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de dwsmartins Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Jul 2020 as 12:00
Originalmente Postado por pf23 pf23 Escreveu:

acho que a conexo com a bike ponto crtico, vale a pena comprar uma soluo pronta

As solues prontas so engates chineses com mola, muito frgeis (j peguei um na mo pra dizer):

Da a ideia de fazer algo. O terminal rotulado j algo simples de se achar, agora s precisa de um encaixe rotativo rolamentado, que eu j tenho algumas ideias.

esse perfil de alumnio uma aposta. Mas como uma coisa modular, sempre d para aproveitar em outro projeto. Vale a pena testar

A treta que testar ele custa um bocadinho, no pelo perfil, mas pelas conexes. Os fabricantes no divulgam qual a liga de alumnio que usada, quando muito uma frmula que permite obter a deflexo sob carga, mas no fala da deformao. At minha irm, que professora de engenharia de materiais, j disse que essa falta de informao parece levar a uma enganao...

Editado por dwsmartins - 10 Jul 2020 as 12:18
Voltar para o topo
dwsmartins Ver Drop Down

Belo Horizonte
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de dwsmartins Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Jul 2020 as 12:13
Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

a conexo com a bike usa terminal de direo de carro, v na autopeas e pergunte qual modelo o mais barato. Deve custar no mximo R$30 e ter uma conexo rotulada.

Sim, esse eu achei j. Estou pensando em colocar ele com um encaixe rolamentado, pra permitir giro livre. O que acha?

Quanto aos tubos, curvar eles exige uma mquina especial que serralheiros comuns no possuem.

Tenho que achar quem tenha. Se fosse pra produzir, comprar a curvadora seria interessante, mas s quero fazer um pra mim.

Pensei aqui agora: ser que mecnico especializado em off road teria isso, pra curvar tubos de gaiola?

A parede de 1,5mm tb um problema, dificuldade extrema de soldar por ser muito fina.

Mas o perfil quadrado 20x20 tb tem parede 1,5mm e eles preferiram. Acho que no procede, at pq existe parede BEM mais fina que isso disponvel em fornecedor de material pra serralheria. Na verdade, 1,5mm a mais grossa que eu achei nesse dimetro, acredita?

A melhor construo a primeira, sem dvidas. Minimiza as soldas, esteticamente mais agradavel e de maior resistncia. O segredo procurar quem tenha uma curvadeira hidraulica de tubos, fazer o servio de corte e curva deles, e levar o "lego" para um soldador montar somente.

Agora buscar esse profissional!

Editado por dwsmartins - 10 Jul 2020 as 12:14
Voltar para o topo
288vm Ver Drop Down

Jundia
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de 288vm Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Jul 2020 as 16:25
no sei se ja viu esses videos

https://www.strava.com/athletes/16179293
Bikes:
Scott Yz1 2003 - Aro 26 / 24 marchas
Scott Scale 980 2018 - Aro 29 / NX 1x11
Niner Air 9 RDO MY-19 - Aro 29 / GX 1x12
Voltar para o topo
dwsmartins Ver Drop Down

Belo Horizonte
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de dwsmartins Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jul 2020 as 11:37
Valeu pela dica, VM! Mas j vi esses vdeos (e muitos outros). A carretinha do Capivara e do Aguilera feita em compensado plastificado, material muito forte, mas tambm pesado.

Estou finalizando trs verses de projeto aqui no SketchUp com os trs materiais que eu citei. Minha irm est me ajudando nos clculos estruturais, ento no vai ser nada da cabea, mas tem alguns fatores que tem que ser assumidos, da queria a opinio de vocs.

Estou dimensionando o impacto mximo como uma queda de 20cm com carga mxima de 35kg, sendo a deflexo do pneu (efeito de absoro de impacto) como 2,5cm, o que d uma desacelerao mdia de 16G, mas estou considerando 20G por segurana. Esse impacto seria aplicado em um nico membro, o que muito improvvel, j que a estrutura divide a carga em pelo menos dois membros a todo momento, mas possvel (cair de lado, por exemplo).

Na teoria, isso d uma margem de 50%, sendo 25% na desacelerao e dobrando isso com o clculo sobre apenas um membro. Segundo minha irm, 30% j seria adequado, mas como as ruas so bastante esburacadas aqui no Brasil, achei adequado subir esse fator.

O que eu quero que vcs opinem sobre as justificativas pros valores, se o que estou pensando procede ou se estou me esquecendo de algo:

* A altura mxima do meio fio varia de cidade pra cidade, mas encontrei 15cm sendo indicado por vrias prefeituras. Colocando 30% de margem de segurana, cheguei a 20cm de queda dimensionada.

* A deflexo do pneu sob impacto difcil de ser calculada com exatido, tem um PORRILHO de fatores que entram na equao. Assumi que seria 50% do dimetro da carcaa e, considerando 50mm o pneu mais comum que se v por a, d 25mm. No acho que algum queira colocar um 25mm pra ser mais rpido enquanto reboca carga...

* Estou desconsiderando a flexo dos membros da estrutura pra simplificar, mas eles tambm tem algum efeito de absoro de impacto, o que aumentaria essa margem de segurana em um valor desconhecido.

* Da mesma forma, estou desconsiderando a distribuio da carga sobre dois membros e calculando o impacto sobre apenas um. Na verdade, essa situao possvel em uma queda de lado, mas extremamente improvvel.

Me digam a o que acham. Estou tentando colocar ele um pouco mais pesado do que o mnimo necessrio, mas no vejo sentido em ser weight weenie enquanto puxa carga.
Voltar para o topo
marcos_netto Ver Drop Down

Canoas - RS
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de marcos_netto Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jul 2020 as 16:25
Ver a imagem de origem
Marcos Netto

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar para o topo

Canoas - RS
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de marcos_netto Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jul 2020 as 16:26
Ver a imagem de origem
Marcos Netto

Voltar para o topo

Canoas - RS
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de marcos_netto Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jul 2020 as 16:26
Ver a imagem de origem
Marcos Netto

Voltar para o topo

Canoas - RS
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de marcos_netto Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jul 2020 as 16:27
Ver a imagem de origem
Marcos Netto

Voltar para o topo

Canoas - RS
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de marcos_netto Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jul 2020 as 16:29
Ver a imagem de origem
Marcos Netto

Voltar para o topo
dwsmartins Ver Drop Down

Belo Horizonte
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de dwsmartins Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Jul 2020 as 02:46
Valeu as fotos, Marcos! Alguns eu ainda no conhecia. O que feito em perfil de alumnio quadrado me deu algumas ideias pra fazer aqui.
Voltar para o topo
pf23 Ver Drop Down

Sampa -
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de pf23 Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Jul 2020 as 07:34
Originalmente Postado por dwsmartins dwsmartins Escreveu:

Valeu pela dica, VM! Mas j vi esses vdeos (e muitos outros). A carretinha do Capivara e do Aguilera feita em compensado plastificado, material muito forte, mas tambm pesado.

Estou finalizando trs verses de projeto aqui no SketchUp com os trs materiais que eu citei. Minha irm est me ajudando nos clculos estruturais, ento no vai ser nada da cabea, mas tem alguns fatores que tem que ser assumidos, da queria a opinio de vocs.

Estou dimensionando o impacto mximo como uma queda de 20cm com carga mxima de 35kg, sendo a deflexo do pneu (efeito de absoro de impacto) como 2,5cm, o que d uma desacelerao mdia de 16G, mas estou considerando 20G por segurana. Esse impacto seria aplicado em um nico membro, o que muito improvvel, j que a estrutura divide a carga em pelo menos dois membros a todo momento, mas possvel (cair de lado, por exemplo).

Na teoria, isso d uma margem de 50%, sendo 25% na desacelerao e dobrando isso com o clculo sobre apenas um membro. Segundo minha irm, 30% j seria adequado, mas como as ruas so bastante esburacadas aqui no Brasil, achei adequado subir esse fator.

O que eu quero que vcs opinem sobre as justificativas pros valores, se o que estou pensando procede ou se estou me esquecendo de algo:

* A altura mxima do meio fio varia de cidade pra cidade, mas encontrei 15cm sendo indicado por vrias prefeituras. Colocando 30% de margem de segurana, cheguei a 20cm de queda dimensionada.

* A deflexo do pneu sob impacto difcil de ser calculada com exatido, tem um PORRILHO de fatores que entram na equao. Assumi que seria 50% do dimetro da carcaa e, considerando 50mm o pneu mais comum que se v por a, d 25mm. No acho que algum queira colocar um 25mm pra ser mais rpido enquanto reboca carga...

* Estou desconsiderando a flexo dos membros da estrutura pra simplificar, mas eles tambm tem algum efeito de absoro de impacto, o que aumentaria essa margem de segurana em um valor desconhecido.

* Da mesma forma, estou desconsiderando a distribuio da carga sobre dois membros e calculando o impacto sobre apenas um. Na verdade, essa situao possvel em uma queda de lado, mas extremamente improvvel.

Me digam a o que acham. Estou tentando colocar ele um pouco mais pesado do que o mnimo necessrio, mas no vejo sentido em ser weight weenie enquanto puxa carga.

20 cm um drop muito grande, insano fazer isso carregando carga
Voltar para o topo

Canoas - RS
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de marcos_netto Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Jul 2020 as 09:48
Originalmente Postado por dwsmartins dwsmartins Escreveu:

Valeu as fotos, Marcos! Alguns eu ainda no conhecia. O que feito em perfil de alumnio quadrado me deu algumas ideias pra fazer aqui.

Eu gostei daquela onde o "assoalho" da carreta feito com uma grade vazada. Muito inteligente. Afinal, quando a bike puxar a carreta, a ltima coisa que tu vais querer rebocar peso desnecessrio.
Marcos Netto

Voltar para o topo
hug0.dts Ver Drop Down

DF
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de hug0.dts Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Jul 2020 as 12:24
Gostei da soluo em que usam meio quadro de uma Dutch bike para transportar a carga. Simples e no precisa se preocupar com articulaes ou desenvolver alguma estrutura para carregar a carretinha. Fora que da para encontrar isso abandonado ou vendido a preos irrisrios por a.

Editado por hug0.dts - 12 Jul 2020 as 12:25
Voltar para o topo
dwsmartins Ver Drop Down

Belo Horizonte
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de dwsmartins Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Jul 2020 as 13:31

20 cm um drop muito grande, insano fazer isso carregando carga

Concordo, mas 15cm bastante provvel, j que uma descida de meio fio. Mas concordo que a margem de 30% pode estar exagerada. To colocando margem em cima de margem nos clculos...
Voltar para o topo
gm1987 Ver Drop Down

Sapucaia do Sul
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de gm1987 Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Jul 2020 as 13:44
cara, estou achando muito preciosismo... Um tubo de 20x20 com parede 1,5mm vai lhe atender com folga...

Vai acabar colocando tantas consideraes de carga, que vai fazer uma carretinha mais forte que as de carro... e com peso igualmente! A vai acabar quebrando na solda, pois vai ter um tubo to rgido...

Voltar para o topo
dwsmartins Ver Drop Down

Belo Horizonte
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de dwsmartins Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Jul 2020 as 13:49
Fiz uma ltima reunio virtual com minha irm hoje e vi que estou colocando margem em cima de margem em cada etapa, o que t levando a superdimensionamento. Pro que to vendo, tem MUITA gordura pra queimar nos meus projetos!

Vou refazer e em breve posto as imagens. Pretendo fazer duas verses, no mnimo: uma feita com tubos quadrados, barras e cantoneiras soldados, que qualquer serralheiro pode fazer; e outra com perfil de alumnio estrutural, mais leve e que qualquer pessoa pode encomendar as peas e montar com parafusos.

A verso com tubos redondos eu at posso postar tambm, mas acho que no vai estar ao alcance de todo mundo, pq precisa de maquinrio especfico.

Acho que isso, por enquanto. Se isso puder ajudar algum, j vai ser bom.

Editado por dwsmartins - 13 Jul 2020 as 13:49
Voltar para o topo
dwsmartins Ver Drop Down

Belo Horizonte
Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de dwsmartins Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Jul 2020 as 13:56

cara, estou achando muito preciosismo... Um tubo de 20x20 com parede 1,5mm vai lhe atender com folga...

Vai acabar colocando tantas consideraes de carga, que vai fazer uma carretinha mais forte que as de carro... e com peso igualmente! A vai acabar quebrando na solda, pois vai ter um tubo to rgido...

Nem tanto, GM. S quero fazer algo mais adequado, que aguente o uso dirio. Como disse antes, concordo que um erro colocar margem de segurana a cada etapa, vou reduzir isso.

Na verdade, to partindo pra um tubo mais fino, com 0,9mm de parede, soldado com MIG (eletrodo precisaria do tubo mais grosso, segundo um serralheiro que eu consultei). O tubo de parede 1,5 tem 2/3 a mais de peso, mas a resistncia do tubo mais fino ainda atende.
Voltar para o topo

Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permisses do Frum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

X