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Conduite Flack Jacket (Gambiarra) |
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allmondega
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Postado: 04 Ago 2008 as 12:34 |
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Tópico do antigo fórum criado pelo brilhante pai da idéia Rodrigo Ramos Simão, que merece continuar existindo no novo fórum porque alem de ótima idéia, eu testei e fiz algumas adaptações e o resultado final foi ESPETACULAR!!!!!
http://www.pedal.com.br/forum_arquivo/topic.asp?TOPIC_ID=46313 Dando continuidade ao tópico, a idéia e transformar conduites normais em selados utilizando um compenente muito comum nas lojas de eletrônica chamado conduite ou espaguete termo-retrátil, que como o próprio nome já diz tem a capacidade de se retrair quando aquecido. Instalei o tal termo-retrátil na medida 4,5 mm direto sobre os conduites normalmente montados com suas terminações de metal sem alterar nada. deve-se tomar o cuidado de passar um pouco de graxa na terminação de metal da ponta do conduite para o termo-retrátil passar sem problemas. Passar graxa tanbém na parte do cabo que fica em contato direto com o termo-retrátil e que vai se contrair ao redor do cabo cuidado extra com as medidas porque o termo-retrátil se expande e aumenta de comprimento quando aquecido cereja no sundae, a borrachinha selante dos freios v-brake aplicada no câmbio traseiro que acaba de selar o conjunto todo e não prejudica o funcionamento do mesmo nem nas marchas mais leves. Pessoal, tudo testado e aprovado, quem faz muita trilha pode fazer que é DEZ!!!! Vale muito a pena, porque não precisa mais ficar lubrificando cabo toda hora. Grande abraço a todos, principalmente ao Simão genial pai da idéia |
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Até os macacos caem das árvores
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Ripper
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Ai allmondega, ótima dica, fiz aqui em casa e ficou muito bom, espero não me preocupar com cabos por um bom tempo.
Fazendo aqui em casa eu aprendi algumas coisas: Se vc quiser que o termo-retrátil fique retinho é só aquê-lo na boca do fogão sem o cabo de aço passando dentro dele, e enquanto ele ainda está mole com o calor esticar um pouco para que fique bem reto. Logo em seguida colocá-lo debaixo da torneira para esfriar. Assim ele fica retinho. Outra coisa, para não errar no comprimento do termo-retrátil é só fazer assim: Corta-se um pedaço de termo-retrátil do tamanho que ele vai ficar no quadro, na verdade pode-se cortar um pouco menor uma vez que ele vai esticar. Em seguida deve-se colocar uma ponta do termo-retrátil no conduíte (passe um lubrificante na ponta do conduíte, isso ajuda muito) e depois aquece todo o restante da forma que falei anteriormente, assim ela vai encolher e esticar um pouco. Depois é só medir no quadro o tamanho que ele tem que ser cortado, pois como ele já vai estar encolhido e esticado não tem como errar na hora de cortar. Mas agora é que vem o macete, como vc só colocou uma ponta no conduíte o outro lado do termo-retrátil vai estar encolhido, então como encaixá-lho no outro conduíte? Simples, é só pegar um pequeno pedaço de termoretrátil, enfiar no conduíte e depois por cima do outro termo-retrátil e aquecê-lo, assim ele vai abraçar o conduíte e o outro termoretrátil já encolhido, ficando tudo selado. A única forma desse sistema de cabo selado tabajara não funcionar é se os terminais dos conduítes forem muito grossos pois assim não dá para colocar o termo-retrátil por cima dele, pois fica muito grosso e não encaixa no quadro. Mas isso pode ser resolvido facilmente trocando-se os conduítes. |
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allmondega
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Fala ae ripper blz?
O mais legal dessa gambiarra é que ela é muito mais a idéia do que a execução O simão bolou de um jeito e o pessoal foi adaptando de acordo com suas experiencias na base da tentativa e erro! Uma bela idéia para quem não abre mão de usar as mtbs dentro de seu ambiente natural, o barro!!! Gostei da dica do fogão e quando tiver tempo vou fazer na outra bike que só roda na cidade para usar sua dica e ver se os efeitos do conduíte selado tabajara também se manifestam na cidade. Na trilheira funciona que é uma maravilha!!! É isso aí, em breve todas as minhas bikes vão ter conduítes selados e acho que até vou esquecer que eles existem |
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Até os macacos caem das árvores
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Rover
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Eu fiz algo parecido mas não tão completo como o do Almondega.
Passeio o conduite direto até o cambio traseiro, com isso, consegui deixar a curvatura do conduite com um raio maior. A ligação embaixo do Top tube continua a mesma. Tenho uma amigo que abriu o diâmetro dos suportes de conduite e passou direto por lá. Abração e bom pedal. |
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allmondega
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E ai rover?
Me tira uma dúvida, vc montou o conduíte inteiro para proteção contra lama ou foi por "ghost shift"? (acho que é assim que se fala quando as full passam marchas traseiras sozinhas né?) Acho que estou com um problema desse tipo numa outra full que eu tenho, que não é a XTC mas tb é 4 link. Tente instalar depois, (talvez quando já for mexer nisso) dois trechos de termoretrátil nas seções do top tube, vc vai ver que depois de selados dá para esquecer que os conduítes e cabos existem. Vale a pena. Até e boas pedaladas |
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Até os macacos caem das árvores
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Rover
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"Me tira uma dúvida, vc montou o conduíte inteiro para proteção contra lama ou foi por "ghost shift"
Allmondega.
Eu já tive problema de ghost shift e é bem fácil de resolver. Quando se troca o cabo do cambio traseiro na oficina, eles testam a bike no cavelete, ou seja, a regulagem fica perfeita. Mas quando você senta na bike, com peso do seu corpo, o conduite dá uma leve deslocada, o que acaba afetando a posição do cambio, daí é só passar por um pequeno buraco que a acontece o ghost shift.
O ideal é ver para onde seu cambio está deslocando quando você se senta na bike, para fora ou para dentro. Daí é só dar uma leve regulada no parafuso do conduite, para que o cambio vá para a posição contrária.
Peça a ajuda de um amigo na hora que for se sentar na bike, para que ele observe qual será a direção do deslocamento do cambio, se for mola normal, eu acredito que seja para fora, não me lembro muito bem agora.
Na verdade eu fiz essa gambi para evitar sujeira no cabo de aço e também para suavisar a curva do conduite, tanto que nem precisou regular depois que trocou o cabo.
Dá próxima vez que eu for mexer no conduite do cambio, vou colocar esses termoflexíveis, ficou legal.
Abração e bom pedal. Editado por Rover - 12 Ago 2008 as 11:14 |
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allmondega
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Então pessoal retomando a discussão, alguém já teve problemas de "ghost shift" (marchas passando sozinhas) em suas Fulls?
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Até os macacos caem das árvores
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danielbns
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um amigo meu teve com um astro defense, a solução dele foi trocar o sistema para sram, a relação 1;1 do sram varia bem menos com o funcionamento da suspa q os shimano 1;2
agora tem outra solução não sei se funciona mas acho q vale a pena tentar comprar conduite de bmx, existe conduites de bmx pra freio traseiro q suportam 2 a 3 giros do guidão sem modificar a frenagem, a barriga q cria no funcionamento da suspa dá uma variação bem menor q girar guidão 2 ou 3 vezes acredito q resolva o problema. se vc conseguir passar o conduite pela parte de baixo do quadro tbm resolveria o problema, passando pelo downtube e pelo chainstay ao invés de toptube e seat stay. |
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nanito
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Desenterrando o tópico!
Encontrei esse tópico nas buscas pelo google, pra me ajudar a resolver o problema da sujeira nos conduítes do meu câmbio traseiro. Seguido eu precisava trocar a mangueirinha lá de trás que se conectava no câmbio. Sempre tinha muita sujeira dentro, que acabava desgastando o conduíte, roçando o cabo de aço com areia no teflon. E por consequencia, acabava emperrando o cabo, fazendo com que o câmbio não obedecesse o passador. Quase que comprei um outro passador, achando que o defeito era dele. Essa idéia do tubo termocontrátil é fantástica. Mas no meu caso, não vi necessidade de esquentar o tubo, apenas encaixei nos terminais e instalei no quadro, precisei alargar as pontas para conseguir enfiar os terminais usando dois ferrinhos, forçando pra arregaçar. Ficou filé. Aparentemente não deve entrar mais sujeira nenhuma nos conduítes. Vou testar no próximo fim de semana. Assim que reaprender a mexer no imageshack, posto as fotos! hehehe |
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FAB1000
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O allmondega esteve aqui em casa agora pouco, se precisar de ajuda com alguma coisa eu dou uma cutucada nele para que venha dar os conselhos devidos de gambitech master.
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Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
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nanito
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FAB, pior que a instalação do meu ficou impecável! O tubo termocontrátil envolve os terminais dos conduítes de uma maneira que não tem como soltar ou entrar sujeira. Além do mais, o visual da bike fica bem melhor sem os cabos aparentes! Tudo isto por uma bagatela de R$ 1,90 o metro do tubo termocontrátil. Vou fazer isto na minha híbrida também, que tem bastante cabo exposto. |
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allmondega
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Nanito atualizando a gambiarra temos uma nova versão para quadros que passam os cabos por baixo. Mistura termoretrátil com tubo de teflon comum para cabos de bike.
Editado por allmondega - 16 Jul 2014 as 20:13 |
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Até os macacos caem das árvores
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gladiator25
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Cadastrado em: 13 Jan 2009 Almenara - MG Offline Mensagens:2164 |
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allmondega, tem como postar a foto ou o link dela em resolução maior? Esse não carrega a foto quando clico.
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Scale 965
Astro Xtrolite 27,5 Cannondale Scalpel Giant ATX Pro (Saudades) Caloi Aluminum Monark M. Bike Monark Monareta |
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allmondega
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http://www.pedal.com.br/forum/quadro-mob-29_topic45944_page2.html
Neste post tem mais fotos sobre a gambitechcom fotos maiores.
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Até os macacos caem das árvores
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nanito
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Demais Allmondega!! Na minha híbrida os cabos passam por baixo, vou aplicar essa! Esse tubo de teflon tem naquelas curvinhas de metal dos v-brakes! É bem fácil de desmontar. Abraços! |
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HeldAssis
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Pessoal, o que pode ser usado para aquecer o tubo termo retrátil?
Eu sei que os profissionais usam um soprador de ar quente, mas eu não tenho este material. Cheguei a pleitear a ideia de usar o secador de minha esposa, mas será que daria certo? O que vocês usam para aquecê-lo? Valeu.! |
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nanito
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Dá pra fazer com secador sim! Eu tenho um daqueles pequenos, de baixa potência, e funcionou! Demora um pouco, mas funciona. Com um soprador é questão de segundos. |
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HeldAssis
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Cadastrado em: 30 Jun 2014 F. de Santana Offline Mensagens:282 |
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Pois é, já ví um amigo usando o soprador. Mas como vc diz que dá pra fazer com o secador então vou meter as caras e posto aqui o resultado. O bom que achei o bico de precisão do secador, afina mais a boca e aí concentra mais o ar quente. Só não entendi muito bem como fazer a parte de baixo pois a imagem que postaram está pequena (meu quadro também passa os cabos por baixo do central). |
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SpeedVP
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Uma leve ressuscitada aqui, pra passar uma gambiarra pra vocês que tem me dado muito resultado bom - junto à solução com os termorretráteis. Depois do curso, me ocorreu que o algoo com uma proporção de 1/1 no pó de grafite - a embalagem tem 26gr, geralmente, proporcionaria uma interação boa dentro do conduíte, caso blindado com o termo retrátil.
Tem funcionado bem demais. Não sai pra fora dos conduítes por nada. Apenas apliquei calor com o isqueiro, porém os tubos termo eram do tamanho exato para a bitola do terminal do conduíte. E abaixo, por dentro, um da bitola imediatamente menor, que eu estiquei de leve para deixar bem snug. O sistema ficou literalmente liso e sem quaisquer perdas de fluidez desde instalado, há uns 2 meses. |
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