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Compro bike nova ou aprimoro a minha?

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GuiSts Ver Drop Down
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Cadastrado em: 02 Jan 2022
Rj
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GuiSts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Compro bike nova ou aprimoro a minha?
    Postado: 03 Jan 2022 as 00:04
Fala pessoal, boa noite
Tenho uma Caloi sport comfort e estava pensando em melhorias que posso fazer com ela. Mas fiquei em dúvida se seria em conta aprimorar uma bike mais antiga ou se seria melhor adquirir uma nova...
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90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
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Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jan 2022 as 06:18
A bike é essa?



Dependendo do que vc faz ou vai fazer com a bike, tv fosse melhor partir pra uma outra já que essa bike é aro 26. Afinal, o que vc faz com ela?

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dwsmartins Ver Drop Down
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Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
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Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jan 2022 as 09:57
Depois de escrever o textão abaixo, fiz o seguinte resumo: não vale a pena, e pra mudar isso vc teria de virar mecânico e ainda conseguir peças difíceis de achar por um preço muito baixo. Ainda assim as limitações do quadro só seriam superadas trocando a bike, então volta a não valer a pena.

Mas, como eu gosto de textão, aqui vai na íntegra...

Vou reforçar a pergunta do Sid sobre o uso da bike e acrescentar minha experiência: não seja irreal quanto aos upgrades e melhorias. Já entrei nessa estrada, atravessei ela toda e posso dizer de cadeira: upgrade em bike de entrada raramente vale a pena, e tenho que frisar que no meu caso não valeu.

Observe que eu coloquei "raramente" e não "nunca". Há duas razões pra isso: primeiro, as peças avulsas são mais caras que uma bike nova, quando se analisa o valor total; segundo, a mão de obra pra fazer esses upgrades não é barata.

As únicas situações em que se pode fugir disso é fazendo compras de oportunidade, com preços mais baixos de peças específicas e bem pensadas, o que solucionaria o primeiro caso; e assumindo a mecânica você mesmo, pra solucionar o segundo caso, mas ainda há o custo das ferramentas.

No meu caso, eu cometi erros que me custaram tempo e dinheiro na compra de peças e ferramentas. E só investi em ferramentas mais tarde, já com muitos erros acumulados.

Valeu a pena? Depende. Eu sou meu mecânico e só pago por raiação de roda ou algum BO mais complicado que não dei conta. Eu reduzi a mão de obra das três bikes daqui de casa a um ponto em que valeu a pena comprar um ferramental relativamente extenso só pra isso. No processo, aprendi o suficiente pra até cogitar uma carreira como mecânico, mas deixei isso como segunda possibilidade. Esse é o lado bom da coisa...

O lado ruim é que até acumular conhecimento eu gastei muita grana na mão de mecânico mal intencionado e de fala mansa. E investi em muita coisa errada tb. Ao final das contas, o final da vida da minha finada Dama (minhas bikes tem nome...), que começou como uma Caloi Aspen 2011 de R$300,00 (R$330,00 com o frete), estava com um valor acumulado de peças instaladas de R$2800,00 (sem contar os cerca de R$1400,00 em erros que foram cometidos). Isso antes da pandemia, em 2019.

O quadro dela quebrou e eu acabei comprando outra usada, tb 26", pra não perder as peças que já havia investido tanto (só em rodas, foram uns R$700,00). A atual Xica me atende bem no meu uso urbano, e possui peças muito boas, mas ela é uma 26" de aço com v-brake e nada muda isso. E as peças dela estão ficando chatas de achar (e na maioria das vezes caras).

Entenda, gosto da Xica e ela é muito útil na minha rotina de viver sem carro. Mas a cada vez que rola algum problema e eu vejo os preços das peças dela subirem mais que outras mais comuns no mercado, eu me questiono. O último gasto grande que tive com ela foi um kit de v-brake Avid Single Digit 5 com manetes Avid Speed Dial, dando R$410,00 no pacote. Isso seria comparável a um kit de freio a disco hidráulico, mesmo com preço da pandemia. Freiam muito bem, melhor que muito disco hidráulico quando o tempo está seco, mas basta chover um pouco e já perco metade desse freio todo, o que não rolaria com o disco.

Espero ter ajudado. Boa sorte aí!
Bora pedalar, senão estressa!
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tupete11 Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Ago 2017
S.J. Rio Preto
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Mensagens:151
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tupete11 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2022 as 13:51
Eu tb já fiz essa c*g*da de fazer upgrades em bike (quadro) de entrada.
Vc começa fazendo um upgrade...
...dps faz outro...
...e outro...

No fim das contas vc não fica totalmente feliz e com a grana investida (com as peças e mão-de-obra) daria pra ter vendido a bike e parcelado outra nova, melhor, mais atual, com garantia, etc.

Sem contar que raramente vc "recupera" o valor de upgrades na revenda...agregam mto pouco valor na bike.

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90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
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Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jan 2022 as 19:40
Eu adoro qdo tem nego que se registra pra perguntar alguma coisa, tem a dúvida respondida na maior boa vontade (com a resposta de acordo com as expectativas do criador ou não), com quem responde tendo o trabalho de pesquisar pelo assunto e depois o criador não volta pra dizer a que decisão chegou ou pelo menos postar o que pretende fazer. Por isso acabei por diminuir a minha participação no fórum, nego perguntando por qual bike comprar tendo "dois milhões" de posts sobre o assunto e por aí vai... LOL 
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