Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Compatibilidade Shimano Tiagra 4700 10v
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Compatibilidade Shimano Tiagra 4700 10v

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
sascencio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mai 2006
SJosé Campos-SP
Offline
Mensagens:908
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sascencio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Compatibilidade Shimano Tiagra 4700 10v
    Postado: 06 Out 2018 as 19:32

Pessoal, já vi alguma coisa sobre a incompatibilidade do Tiagra 4700 com outros grupos Shimano de 10v.

Como não conheço muito de mecânica de bike, preciso de uma ajuda da galera mais experiente.

Tenho uma bike Specialized Roubaix SL4 2016 toda Tiagra 4700 10v, com cabeamento interno e vou precisar trocar o câmbio traseiro Tiagra RD-4700.

Tenho em vista um câmbio traseiro Shimano 105 RD-5701 10v GS novo.

Ele é compatível com o grupo Tiagra 4700 (trocadores, cassete 11x34, etc...)?

Agradeço a ajuda, valeu...



Editado por sascencio - 06 Out 2018 as 19:44
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Out 2018 as 21:22

Eles não são compatíveis. Embora os cambios da linha 105 sejam relativamente mais fortes, o cambio tiagra tem uma vantagem de ser mais moderno, construido com corpo longo, aceita bem grupos compactos e cassetes grandes sem sacrificar a precisão. Acredito que não seja vantajoso pegar um cambio diferente, a menos que seja um tão moderno quanto.
Voltar ao Topo
sascencio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mai 2006
SJosé Campos-SP
Offline
Mensagens:908
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sascencio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Out 2018 as 10:23

Valeu, obrigado pela dica.

Verifiquei na tabela e segundo ela, o trocador ST-4700 só é compatível com os câmbios RD-4700-SS/GS.

O que achei estranho é que os cassetes são praticamente os mesmos para os câmbios, tanto o RD-4700-GS quanto os demais, inclusive o RD-5701-GS.

O que define a quantidade de cabo na troca não é o trocador? Se aceitam os mesmos cassetes, teoricamente não aceitariam os câmbios?

Desculpem mas sou meio leigo no assunto, só queria entender... rsrsrs...


Editado por sascencio - 08 Out 2018 as 10:27
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
Voltar ao Topo
jklaser Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2012
Portugal
Offline
Mensagens:1234
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jklaser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Out 2018 as 10:35
O que define a quantidade de cabo é o rácio, ambos trocador e câmbio têm de ter o mesmo...No caso por exemplo de 8,9 e 10v o rácio é o mesmo, então o mesmo câmbio traseiro pode funcionar nestes sistemas, aí sim o trocador vai mandar... No sistema shimano road 11 v já mudou o rácio, então não dá mais p misturar componentes antigos de 8,9 e 10...
A confusão gerada é pq azar dos azares no novo tiagra 4700, apesar de ser 10v , eles usaram já o rácio do sistema de 11, ou seja, não funciona com os restantes sistemas de 8,9 e 10v justamente por esta razão,enfatizando que o que vale é o rácio não o numero de marchas...
O cassete é o mesmo dos 10v "normais" pq no final vai funcionar da mesma maneira (trocando a mesma distância entre cogs) que os 10v antigos,só isso...
Voltar ao Topo
sascencio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mai 2006
SJosé Campos-SP
Offline
Mensagens:908
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sascencio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Out 2018 as 18:35

OK, valeu...

Então não vai ter jeito.

Não vu conseguir usar o câmbio 105 RD-5701-GS com o trocador do 4700.

Teria que ser ou um outro câmbio 4700 ou um 105 de 11 (5800)...
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
Voltar ao Topo
jklaser Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2012
Portugal
Offline
Mensagens:1234
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jklaser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Out 2018 as 05:02
Não sei os preços daí, mas aqui na minha zona incrivelmente o preço do 105 de 11 é mais barato que p 105 de 10 Smile

Voltar ao Topo
sascencio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mai 2006
SJosé Campos-SP
Offline
Mensagens:908
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sascencio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Out 2018 as 19:12

Valeu a dica mas ainda vou tentar resolver o desfiamento do cabo no câmbio traseiro Tiagra 4700-GS que veio a bike. Por esse motivo estava pensando em usar esse 105 5701-GS, que já estava na mão...

Se não conseguir resolver esse problema, vou ter que partir para um câmbio 105 de 11, mas devo comprar no exterior, quase sempre compensa...

Galera, mais uma vez, obrigado pelas dicas.


Editado por sascencio - 10 Out 2018 as 19:13
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
Voltar ao Topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Offline
Mensagens:838
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luyggi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2019 as 08:30
Por esses dias resolvi dar uma espiada no site da Shimano para ver compatibilidade das correntes no grupo 4700 e me deparei com dois modelos conforme foto que vou postar abaixo. A pergunta é: qual vcs usam no grupo 4700?
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2019 as 08:42
Originalmente postado por luyggi luyggi escreveu:

Por esses dias resolvi dar uma espiada no site da Shimano para ver compatibilidade das correntes no grupo 4700 e me deparei com dois modelos conforme foto que vou postar abaixo. A pergunta é: qual vcs usam no grupo 4700?


Pelo que observei um modelo é para 2x10 e o outro para o 3x10 ou 2x10, dependendo do setup do pedivela e transmissão.

Na página indicada no link abaixo tem um esquema de como o conjunto deve ser montado.
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Offline
Mensagens:838
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luyggi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2019 as 10:54
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2019 as 12:01
Seu grupo é 2x10 ou 3x10?
Seu pedivela é qual?
Sua transmissão dianteira é qual?
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Offline
Mensagens:838
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luyggi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2019 as 12:09
Tiagra 4700 50/34 e 11/34 e no site da Shimano recomendam corrente hg54 e hg600...(que é pra 11v)
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2019 as 12:21
No catálogo, indicam a CN-HG54, para 10v.


- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Offline
Mensagens:838
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luyggi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2019 as 12:34
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar ao Topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Offline
Mensagens:838
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luyggi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2019 as 12:42
Conforme o link acima, se clicar no item referente a correntes, a shimano indica sim hg54 mas também indica a hg600 que é pra 11v. Pergunto: está correto? Alguém usa essa corrente de 11v no grupo tiagra 4700?? Minha bike veio de fábrica com a corrente kmc x10 e tenho notado que lá muito de vez em quando num Sprint muito forte, utilizando o cor de 13 ou de 11 dentes a corrente tem dado uns pulos indesejados... foi revisado e regulado inúmeras vezes, por isso estou pensando se a corrente kmc x10 não seria muito larga pra esse grupo tiagra 4700.
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar ao Topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Offline
Mensagens:838
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luyggi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2019 as 12:44
E, também, se alguém sentiu esse mesmo problema que eu?
Qual corrente estão usando no grupo 4700? Grato
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2019 as 13:32
Bem, não sou usuário Tiagra e dei minha contribuição partindo da orientação contida na página 173 do catálogo de peças da Shimano, onde, por desenho, há a explicação de compatibilidade entre os componentes de uma determinada linha.

Boa sorte aí
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2019 as 16:33
Ouvi dizer que o 4700 é compatível com alguns grupos 11v, parece que a shimano usou uma passada mais curta com esse grupo e por isso ele seria incompatível com outros grupos 10v. Talvez o tal boato seja verdade e correntes 11v funcionem bem nesse grupo.


Editado por am.araujo - 23 Mar 2019 as 16:33
Voltar ao Topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Offline
Mensagens:838
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luyggi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2019 as 18:39
Caro Daniel... obrigado pela ajuda... vi o que tu escreveu e vi a página, também já vi outra página da Shimano onde tem muito mais opções de corrente, estou achando que tem erro nessas páginas, por isso minha dúvida,..
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar ao Topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Offline
Mensagens:838
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luyggi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2019 as 18:42
A.m.araujo... também é o que estou achando, só não estou com vontade de gastar numa corrente que não dá certo, estou com vontade de comprar a kmc de 11v já que a de 10v kmc não aprovei e corrente shimano pra mim sempre deu problema. Obrigado
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar ao Topo
sascencio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mai 2006
SJosé Campos-SP
Offline
Mensagens:908
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sascencio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2019 as 18:25

Minha bike (Specialized Roubaix SL4 2016), veio com a relação toda Tiaga 4700 (50x34 e 11/34).

Somente a corrente veio KMC, que  por sinal, durou bem pouco perto das Shmano que sempre usei nas outras bikes.

Tinha comprado uma corrente Tiagra HG 4601 quando comprei a bike. Quando substitui a KMC, estou usando essa corrente sem problemas.

O problema que tive e ainda estou avaliando com esse grupo Tiagra 4700, é o desfiamento do cabo do câmbio traseiro...
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
Voltar ao Topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Offline
Mensagens:838
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luyggi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2019 as 18:49
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X