Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Compatibilidade de relação MTB com STI
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Compatibilidade de relação MTB com STI

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Mizzuni Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Out 2017
Santa Catarina
Offline
Mensagens:31
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mizzuni Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Compatibilidade de relação MTB com STI
    Postado: 11 Fev 2022 as 15:15
Fala galera,

Estou com a ideia de montar uma gravel de baixo custo a partir do kit de quadro e garfo gravel da Show. Como minha namorada tem uma Caloi Kaiena Comp 2017 parada a mais de ano, pensei em utilizar as peças dessa mtb para montar a gravel.

O projeto seria montar com quadro e garfo Show, STI Micronew do Aliexpress e algum guidão drop.
Pelas minhas pesquisas a maior parte das peças são compatíveis, mas fiquei em dúvida em relação ao câmbio dianteiro e o pedivela (Shimano M311, 22-32-42T). Ambos da linha Altus de 3 velocidades.

Minhas dúvidas são: esse câmbio dianteiro e esse pedivela são compatíveis com STI? Fica uma boa relação para gravel junto com um cassete 8v 11-32?

Se tiver que comprar pedivela e câmbio dianteiro, talvez seja mais viável vender toda bike e comprar uma gravel usada já com componentes melhores.

Desde já agradeço a ajuda de todos.
Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2022 as 16:43
já conferiu a puxada do STI? se for a  mesma que os passadores da MTB dá tranquilo
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2022 as 17:04
a título de exemplo

Na minha finada/vintage Giant Cadex ALM-1 21v eu usava um trocador de MTB com cambio Sora 2300 de speed e ia NORMAL.
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
l.gustavo Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Dez 2012
Guarulhos
Offline
Mensagens:146
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar l.gustavo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2022 as 17:17
Mizzuni, dá vontade de garantir que é compatível só pra você comprar o quadro e monta-lo.
Eu tenho uma boa curiosidade com ele, ver um projeto montado desse seria legal.
Vou acompanhar o tópico para ver se essa Gravel vai nascer.
Boa sorte!
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Online
Mensagens:1822
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2022 as 17:22
Claris e Altus conversam na traseira. Funcionam 100%. Por outro lado, o cambio dianteiro é problema pela puxada da gravel ser por baixo diferente da mtb convencional que é por cima.

Conselho, vende a outra bikeencompre tudo compativel e não se incomode com isso. A possibilidade de gastat mais utilizando peças de bike antiga é maior do que se pensa.

Editado por dimas2dimas - 11 Fev 2022 as 17:23
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2406
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2022 as 20:07
Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Claris e Altus conversam na traseira. Funcionam 100%. Por outro lado, o cambio dianteiro é problema pela puxada da gravel ser por baixo diferente da mtb convencional que é por cima.

Conselho, vende a outra bikeencompre tudo compativel e não se incomode com isso. A possibilidade de gastat mais utilizando peças de bike antiga é maior do que se pensa.


A maioria dos cambios MTB é Dual Pull, puxando tanto por cima quanto por baixo. O que pode ser problemático é a razão de puxada do cabo. Acho que é diferente entre MTB e road.
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2022 as 23:15
Voltar ao Topo
Mizzuni Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Out 2017
Santa Catarina
Offline
Mensagens:31
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mizzuni Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2022 as 06:06
Pelo que vi na internet, tem muita gente montando esse quadro da Show com STI e pedivela de MTB, só que 2x 46-30 e câmbio dianteiro 2x de speed, o que eu acho uma relação mais acertada para gravel, só que encareceria meu projeto e talvez valesse mais a pena comprar uma bike já pronta.

Encontrei um vídeo onde foi utilizado câmbio dianteiro e pedivela 3x de MTB e STI, com uma pequena gambiarra
https://youtu.be/BxRmu2AXg0U

Aparentemente é possível, tenho curiosidade de montar e ver o resultado, ao mesmo tempo receio de não ficar bom e gastar mais que em uma bike pronta e mais acertada

Já tenho uma MTB mais voltada para enduro, e utilizaria essa gravel para ir ao trabalho e treinar dia de semana, e assim preservar a MTB, então acredito que essa configuração me atenderia.
Enfim, muitas dúvidas kkkk
Voltar ao Topo
Mizzuni Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Out 2017
Santa Catarina
Offline
Mensagens:31
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mizzuni Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2022 as 06:09
Não achei nenhuma informação oficial da puxada deste STI, mas na internet tem vários vídeos e relatos de pessoas usando esse STI com câmbio dianteiro de MTB, então, acredito que sejam a mesma
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2022 as 11:38
Oficialmente, não vai funcionar. Extra oficialmente, têm relatos de que funciona com adaptações que, aparentemente, são tranquilas. Na pior das hipóteses, vai ter de trocar o câmbio dianteiro. Eu tentaria até pra ver se dá certo.

P.S.: fiz um texto curto, como assim?🤣🤣🤣🤣
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2022 as 13:55
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

P.S.: fiz um texto curto, como assim?🤣🤣🤣🤣

Aparentemente, não usou os alforges de arroz, cansou e está sem condições de postar um textão!
Big smile 
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Fev 2022 as 01:53
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Aparentemente, não usou os alforges de arroz, cansou e está sem condições de postar um textão!
Big smile 

Vou nem comentar, viu?🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
Dm2w Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Set 2022
Guarulhos/sp
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dm2w Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2022 as 09:10
Aproveitando o tópico. Estou querendo comprar esse grupo micronew 2x10 e usar com pedivela de mtb com 44/28 ou 42/26. Será que dá certo? Eu tenho uma mtb e queria aproveitar algumas peças dela inclusive esse pedivela que atualmente está com coroas 24/38, se puder aproveita-lo, eu só compraria as coroas
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2022 as 08:28
Bom, já que falarm que "relação MTB com STI" não funciona, aqui vai a especificação e fotos de uma bike que montei e está "sem funcionar" desde 2009...

http://www.marcosnetto.com.br/bike/surly/lht.htm

Big smile

Ou aqui, parada.

http://www.marcosnetto.com.br/bike/serramar2010.htm

LOL


Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Out 2022 as 07:07
Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

Bom, já que falarm que "relação MTB com STI" não funciona, aqui vai a especificação e fotos de uma bike que montei e está "sem funcionar" desde 2009...

http://www.marcosnetto.com.br/bike/surly/lht.htm

Big smile

Ou aqui, parada.

http://www.marcosnetto.com.br/bike/serramar2010.htm

LOL



No teu caso, 3x9, ainda funciona bem, as puxadas dos cambios/STI/shifters são as mesmas e consegue-se ter compatibilidade!

O ruim é querer colocar um STI Ultegra de 11v com cambio Deore / SLX / XT de 11v... esses não são compatíveis (exceto em suas versões Di2).
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X