Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Compatibilidade de k7 com deore
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Compatibilidade de k7 com deore

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
jibão Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Jan 2022
RS
Offline
Mensagens:221
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jibão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Compatibilidade de k7 com deore
    Postado: 12 Mar 2022 as 20:31
Olá. Estou querendo fazer um upgrade na minha bike, colocando um grupo deore com 1x12.

Encontrei pela internet alguns kits com K7 que não são da shimano, e alguns tem relação 11-52, mas os originais que encontrei são no máximo 10-51. O deore 6100 consegue funcionar com 52 dentes de forma correta?

Outra dúvida: Na shimano não temos K7 com 9 dentes? Pois para mim a relação perfeita seria 9-50 com 30 na frente.
Voltar ao Topo
Solito Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Abr 2021
Tremembe SP
Offline
Mensagens:445
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Solito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2022 as 15:36
Boa tarde...
Sim, se seu cambio está com cassete de 51 dentes, vai funcionar com 52...
o problema é colocar um cassete de 52 em um conjunto que usa originalmente 42...
Bons Treinos !!!
Voltar ao Topo
jibão Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Jan 2022
RS
Offline
Mensagens:221
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jibão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2022 as 16:08
Originalmente postado por Solito Solito escreveu:

Boa tarde...
Sim, se seu cambio está com cassete de 51 dentes, vai funcionar com 52...
o problema é colocar um cassete de 52 em um conjunto que usa originalmente 42...
Bons Treinos !!!

Meu K7 hoje tem 38 dentes 9 velocidades (alivio). Para colocar um de mais velocidades não seria só trocar o free hub por um compatível com o deore m6100? 
Voltar ao Topo
furukawa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jun 2012
Floripa
Offline
Mensagens:1927
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2022 as 16:24

Para usar um cassete com cog menor de 10 (por exemplo, 10-51 como o M6100) vai ter que trocar o núcleo da roda traseira por um que seja padrão Microspline ou xD para cassetes SRAM.

Caso não queira mexer no núcleo da roda traseira, vale mais a pena usar 1x11 com o grupo Shimano M5100 com exceção da coroa NW que pode ser outro (Deckas, Nottable, etc).

Eu uso 1x11 com cassete 11-51 e câmbio traseiro Shimano M5100, trocador Shimano XT M8000, corrente KMC X11 de 118 links e pedivela Shimano SLX M660 com coroa Deckas de 36 dentes.

Editado por furukawa - 13 Mar 2022 as 16:25
Voltar ao Topo
jibão Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Jan 2022
RS
Offline
Mensagens:221
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jibão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2022 as 18:35
Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:


Para usar um cassete com cog menor de 10 (por exemplo, 10-51 como o M6100) vai ter que trocar o núcleo da roda traseira por um que seja padrão Microspline ou xD para cassetes SRAM.

Caso não queira mexer no núcleo da roda traseira, vale mais a pena usar 1x11 com o grupo Shimano M5100 com exceção da coroa NW que pode ser outro (Deckas, Nottable, etc).

Eu uso 1x11 com cassete 11-51 e câmbio traseiro Shimano M5100, trocador Shimano XT M8000, corrente KMC X11 de 118 links e pedivela Shimano SLX M660 com coroa Deckas de 36 dentes.

O meu cubo é um Shimano TX-505. Não daria para trocar somente o freehub por um Micro Spline?
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1810
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2022 as 18:49
Originalmente postado por jibão jibão escreveu:

Originalmente postado por furukawa furukawa escreveu:


Para usar um cassete com cog menor de 10 (por exemplo, 10-51 como o M6100) vai ter que trocar o núcleo da roda traseira por um que seja padrão Microspline ou xD para cassetes SRAM.

Caso não queira mexer no núcleo da roda traseira, vale mais a pena usar 1x11 com o grupo Shimano M5100 com exceção da coroa NW que pode ser outro (Deckas, Nottable, etc).

Eu uso 1x11 com cassete 11-51 e câmbio traseiro Shimano M5100, trocador Shimano XT M8000, corrente KMC X11 de 118 links e pedivela Shimano SLX M660 com coroa Deckas de 36 dentes.


O meu cubo é um Shimano TX-505. Não daria para trocar somente o freehub por um Micro Spline?


Tx com grupo 12v? Vai montar transmissão de competição em cubo de passeio leve? Não é melhor upar de bike? 12v fica até leval em bile boost, com suspensao a ar, bemgalas de 32mm, eixos passantes. Tenho visto muita gente colocar grupos muito bons em bikes com quadros e componentes que não merecem! Heresia!

Editado por dimas2dimas - 13 Mar 2022 as 18:51
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
Solito Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Abr 2021
Tremembe SP
Offline
Mensagens:445
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Solito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2022 as 18:58
Sei não, mas pelo visto vai fazer um upgrade agressivo...
Mas se lembre, é melhor um Alivio funcionando perfeito, que uma salada que não "conversa" entre si, pior ainda se tiver prolongador de gancheira, daí é uma fabrica de problemas...
Em tempo, seu cubo acho que aceita 10V sem problema algum....

Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2022 as 07:12
Cara

Funciona bem. Eu uso uma "salada" como muitos falam!

Cambio e passador Deore M6100
Cassete Sunshine 11-52
Corrente SRAM GX
Coroa Deckas NW 34T

A escolha do sunshine foi justamente para não ter que trocar o cubo e pelo custo: R$ 260,00 na época. Nem cassete 10v custa isso aqui!

A passagem de marchas está quase perfeita, pra descer apena um pequeno tranquinho, pra subir liso igual sabonete! mas como está passando todas as marcha bem, desencanei disso.

Mantendo a transmissão LIMPA E LUBRIFICADA, "vai que é um Dodge". Esse é o caso do Deore m6100, que lida pior com adversidades do que o m7100/m8100/m9100.

O "problema" de usar MicroSpline é que tem que trocar o freehub (nos cubos que aceitam - geralmente os mais tops ou chineses rolamentados) ou o cubo inteiro! A própria Shimano tem duas opções de cubo "non series" pra esse upgrade!

No mais, com cerca de 1000 bonoros tu consegue comprar o kit 12v (desde que não precise do pedivela).
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
jibão Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Jan 2022
RS
Offline
Mensagens:221
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jibão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2022 as 07:49
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Cara

Funciona bem. Eu uso uma "salada" como muitos falam!

Cambio e passador Deore M6100
Cassete Sunshine 11-52
Corrente SRAM GX
Coroa Deckas NW 34T

A escolha do sunshine foi justamente para não ter que trocar o cubo e pelo custo: R$ 260,00 na época. Nem cassete 10v custa isso aqui!

A passagem de marchas está quase perfeita, pra descer apena um pequeno tranquinho, pra subir liso igual sabonete! mas como está passando todas as marcha bem, desencanei disso.

Mantendo a transmissão LIMPA E LUBRIFICADA, "vai que é um Dodge". Esse é o caso do Deore m6100, que lida pior com adversidades do que o m7100/m8100/m9100.

O "problema" de usar MicroSpline é que tem que trocar o freehub (nos cubos que aceitam - geralmente os mais tops ou chineses rolamentados) ou o cubo inteiro! A própria Shimano tem duas opções de cubo "non series" pra esse upgrade!

No mais, com cerca de 1000 bonoros tu consegue comprar o kit 12v (desde que não precise do pedivela).


O detalhe é que para mim a menor vai tem que ser de 10 dentes no máximo, pois senão a mais pesada vai ficar leve demais. Na frente não colocarei uma maior do que 32 dentes.
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2022 as 07:57
Originalmente postado por jibão jibão escreveu:


O detalhe é que para mim a menor vai tem que ser de 10 dentes no máximo, pois senão a mais pesada vai ficar leve demais. Na frente não colocarei uma maior do que 32 dentes.

Aí é trocar cubo e usar o cassete Shimano mesmo! 
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
JoaoPaulo457 Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2023
Araraquara - SP
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JoaoPaulo457 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jul 2023 as 00:58
Tudo bem Gabriel? Perdoa retomar aqui tua resposta, mas a sua "salada" na bike é igual a minha kkk, a única diferença é a corrente, sendo a minha uma corrente da Shimano. Porém, diferente da sua relação, a minha tá bem problemática no quesito troca de marchas. Já vi vários comentários e muitas maneiras de tentar sanar o problema: regulagem de gancheira, chainline, trocar a roldana superior do câmbio pra não haver folga lateral na roldana, regulagem de câmbio e outras tantas. Já regulei a gancheira, o câmbio e tudo mais, só não fiz a troca da roldana e da corrente ainda, e algumas pessoas disseram que esse k7 sunshine é indexado pra SRAM. Pergunto: acha que melhoraria o problema com uma corrente SRAM ou KMC de 12v? Sei que talvez o problema não seja totalmente resolvido por não ser um K7 original Shimano, mas como não consigo trocar este por um original, queria tentar reduzir ao máximo esse problema sem ter que trocar o k7 e consequentemente o cubo da minha bike para um com freehub padrão MicroSpline. 
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jul 2023 as 07:40
Originalmente postado por JoaoPaulo457 JoaoPaulo457 escreveu:

Tudo bem Gabriel? Perdoa retomar aqui tua resposta, mas a sua "salada" na bike é igual a minha kkk, a única diferença é a corrente, sendo a minha uma corrente da Shimano. Porém, diferente da sua relação, a minha tá bem problemática no quesito troca de marchas. Já vi vários comentários e muitas maneiras de tentar sanar o problema: regulagem de gancheira, chainline, trocar a roldana superior do câmbio pra não haver folga lateral na roldana, regulagem de câmbio e outras tantas. Já regulei a gancheira, o câmbio e tudo mais, só não fiz a troca da roldana e da corrente ainda, e algumas pessoas disseram que esse k7 sunshine é indexado pra SRAM. Pergunto: acha que melhoraria o problema com uma corrente SRAM ou KMC de 12v? Sei que talvez o problema não seja totalmente resolvido por não ser um K7 original Shimano, mas como não consigo trocar este por um original, queria tentar reduzir ao máximo esse problema sem ter que trocar o k7 e consequentemente o cubo da minha bike para um com freehub padrão MicroSpline. 

Opa

Cara..... provavelmente tua corrente ainda dure bastante! Iria sugerir trocar a roldana primeiro (que deve ser mais barata), não resolvendo, espera a corrente chegar no ponto de troca e investe numa SRAM, nem que seja a SX. 

Outro ponto a ser debatido: tamanho da corrente: tem que ser exato! 2 elos a mais ou a menos a precisão nas trocas vai pro espaço! vi isso na pele quando quis trocar a coroa de 34 para 36 dentes! Com 34 estava bem satisfatório e ao trocar para 36, piorou. Voltei para a 34 e fiz a troca da coroa para 36 quando troquei a corrente!

Eu, quando optei por esta salada, comprei uma corrente SRAM GX (que seria um meio termo entre custo e durabilidade), sem nenhum conhecimento sobre a compatibilidade! 
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X