| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Compatibilidade Cassete novo
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


%>

Compatibilidade Cassete novo

 Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
paulobardasson Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 16 Ago 2010
S.M. MADALENA
Desconectado
Mensagens:75
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de paulobardasson Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Compatibilidade Cassete novo
    Enviado: 12 Nov 2019 as 12:45
Boa Tarde Galera se o local do tópico nao for aqui, me desculpe. A dúvida e o seguinte, possuo uma caloi elite carbon com cambio SRAM X0 grupo de 2x10. Cassete 11x36 e cambio sram X0 cambio curto. O cambio em seu manual diz que o mesmo alcança até 36 dentes. Queria saber se colcoando um extensor de gancheira, eu conseguiria usar um cassete com 40 ou 42 dentes? Teve gente dizendo que sim, e outros dizendo que não. Algum de vcs já fez isso? deu certo?

Desde já grato pela ajuda
Voltar para o topo
adrianomtb Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 11 Out 2007
Nova Lima - MG
Desconectado
Mensagens:2572
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de adrianomtb Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Nov 2019 as 15:10
Provavelmente vai conseguir, o problema é que o uso de prolongador de gancheira deixa as trocas ruins porque o câmbio trabalha fora da posição para o qual foi projetado (o prolongador afasta o câmbio dos cogs menores).

Editado por adrianomtb - 12 Nov 2019 as 15:10
Voltar para o topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Desconectado
Mensagens:1515
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dwsmartins Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Nov 2019 as 20:21
Vai conseguir, mas como o Adriano comentou, vai rolar uma imprecisão na troca das cogs menores. Isso ficou bem evidente quando coloquei um cassete 40 dentes 8v num câmbio Altus M370, que é pra 34 dentes: as trocas dos cogs 6, 7 e 8 demoram um pouco mais, mas é algo a se acostumar. Acabou que eu tirei o prolongador e usei o parafuso B do câmbio pra afastar, o que diminuiu bastante a imprecisão.

Entenda que meu uso é urbano. Se vc fizer trilha muito técnica, pode não ficar legal.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar para o topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Desconectado
Mensagens:845
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de azazel66 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Nov 2019 as 20:24
além do já citado, o desgaste do cassete é maior, já que vai aplicar mais força em menos dentes dos pinhões.
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar para o topo
paulobardasson Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 16 Ago 2010
S.M. MADALENA
Desconectado
Mensagens:75
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de paulobardasson Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Nov 2019 as 20:32
Entendi. Mas assim, eu sinto que nas dúvidas íngremes falta um cassete maior, e como não tenho dinheiro para trocar a relação, creio que essa seja a única saída, alguma outra sugestão?
Voltar para o topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Desconectado
Mensagens:1515
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dwsmartins Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Nov 2019 as 05:28
Cassete maior ou coroa menor, ambos vão te deixar com uma relação mais leve na subida. No caso da coroa, vai perder na descida, mas relações com coroas duplas ou singles são assim mesmo: foca no centro, mas perde nas pontas. Se a amplitude for importante, uma coroa tripla poderia ser a solução.

A questão do desgaste eu não sei dizer ainda, mas com certeza vai rolar a queda na precisão. Lembra que é recomendável trocar a corrente junto com o cassete, pra evitar que a corrente velha cause o desgaste prematuro dele. Como vai ter esse gasto a mais, é melhor já pensar se não vale a pena aguardar pra trocar a relação e ter algo mais proveitoso.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar para o topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Desconectado
Mensagens:845
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de azazel66 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Nov 2019 as 06:53
qual a relação de coroas?
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar para o topo
paulobardasson Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 16 Ago 2010
S.M. MADALENA
Desconectado
Mensagens:75
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de paulobardasson Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Nov 2019 as 07:57
Tenho que confirmar, mas salvo engano e 24/38.
Voltar para o topo
adrianomtb Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 11 Out 2007
Nova Lima - MG
Desconectado
Mensagens:2572
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de adrianomtb Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Nov 2019 as 09:29
Trocando a coroa 24 por uma 22 já alivia nas subidas, e com um custo bem menor.
Voltar para o topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Desconectado
Mensagens:845
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de azazel66 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Nov 2019 as 11:44
Originalmente Postado por adrianomtb adrianomtb Escreveu:

Trocando a coroa 24 por uma 22 já alivia nas subidas, e com um custo bem menor.

22x36 = 0,611
24x36 = 0,666
24x42 = 0,571

Na minha opinião, menos que 0,6 de redução é inviável... qualquer trecho tecnico e já não vai... ou perde a frente, ou o excesso de torque destraciona...

22x36 é bastante leve, se estiver pesado, aí o problema não é na relação da bike LOL

24x36 é bastante leve, mas se estiver sem preparo pode ser um pouco cansativo...

usei 26x36 (0,722) e achava pesado... usei por uns 600km e troquei o cassete por um 42 (cambio SGS) e ficamos com 0,619, e é raro eu usar esse pinhão... geralmente paro no 26x37, pq no 26x42 ela destraciona (me acostumei com o cassete pesado, veja só!)... Sem contar que muito leve a gente gira, gira gira e não sai do lugar, as subidas ficam intermináveis!

Eu trocaria a coroinha nessa combinação de cambio (e talvez o coroão por um 36 se o Gap ficar muito grande).
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar para o topo
EduLima Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 06 Ago 2019
Florianópolis
Desconectado
Mensagens:22
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de EduLima Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Dez 2019 as 23:31
Galera, estou acompanhando o tópico pq estou estudando uma nova relação e tenho dúvida quanto a corrente. O que me dizem de usar uma 10v num cassete 8v? Acredito que para uso em coroa narrow wide uma corrente 10v fixa melhor, ou não interfere?
Voltar para o topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Desconectado
Mensagens:845
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de azazel66 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 03 Dez 2019 as 09:02
Originalmente Postado por EduLima EduLima Escreveu:

Galera, estou acompanhando o tópico pq estou estudando uma nova relação e tenho dúvida quanto a corrente. O que me dizem de usar uma 10v num cassete 8v? Acredito que para uso em coroa narrow wide uma corrente 10v fixa melhor, ou não interfere?

Vai dar ruim... os pinhões do cassete são grossos, a corrente não vai encaixar legal, e se encaixar, vai ser difícil pro cambio mudar ela entre os pinhões, desgastando mais em todos os componentes.

compatibilidade de correntes é:

6,7,8v
9v
10v
11v
12v

na linha são compatíveis, na coluna não são compatíveis.
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar para o topo

 Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X