| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | TESTES | COMUNIDADE | CLASSIFICADOS | FORUM | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | SERVICOS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Comparativo das gravel bikes!
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Comparativo das gravel bikes!

Responder Responder Página  <12
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Silvio Taubate Ver Drop Down

Lauro Freitas
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Silvio Taubate Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Out 2019 as 22:58
Comprei uma diverge deste ano ..ela eh bem rápida.
Se seu objetivo é terra também fique atento a largura do pneu, a minha veio com pneu 30 e acho que fica restrito a pneus 32.
Voltar para o topo
leogc Ver Drop Down

Tijuca/RJ
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de leogc Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 08 Out 2019 as 09:45
não sei se é possível, mas eu tentaria dar uma volta em todas elas para escolher. 
Voltar para o topo
Binotto Ver Drop Down

Blumenau
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Binotto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Out 2019 as 12:31
Originalmente Postado por Silvio Taubate Silvio Taubate Escreveu:

Comprei uma diverge deste ano ..ela eh bem rápida.
Se seu objetivo é terra também fique atento a largura do pneu, a minha veio com pneu 30 e acho que fica restrito a pneus 32.

Sempre achei a DIVERGE mais adventure do que gravel. Como o próprio site sujere. estou pensadno em pegar uma pois ando 90% em asfalto e uso urbano, mas de vez em quando pego um estradão. Acho que a Diverge é ótima pra isso. Já tive 8 roads mas abandonei as Brs, agora só por aí. Se fosse para fazer estrada de terra mesmo, acho que a Diverge é a menos ideal. Ela aguenta. MAs falta espaço para um pneu mais off.  As outras marcas já estão com 700x38 e 700x40. Fora a niner 2020 que vem com capacidade para 700x50. As Gravel vão para esse caminho, pneu maiores.
Voltar para o topo
Gjfchaves Ver Drop Down

CE
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Gjfchaves Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Out 2019 as 09:39
Galera, atualmente tenha uma MTB, e pretendo adquirir, uma outra bike (speed ou gravel), já que no meu treino (nível amador) predomina o asfalto. 

Daí estou buscando fazer um comparativo entre a speed x gravel.

Em relação à gravel, li em alguns sites que seria mais confortável que a speed, e encararia melhor vias esburacadas (inclusive rodovias) que a speed.

Assim queria saber dos colegas, se:

1 - a gravel chega ser mais mais confortável que a speed?

2 - pelas características dela (tipo pneu mais largo), ela ficaria muito atrás num pelotão de speed, tendo os speedeiros o mesmo nível (amador) que o meu, ou a gravel tem um giro semelhante ao de uma speed (repito: não busco melhorar milésimos de segundos, só ampliar o leque do treino)? rsrsrs

3 - se a speed for a bike que recomendarem, qual um modelo atual (a partir de 2018) que recomendam dentro de minha faixa de orçamento (R$ 4.500,00)?

OBS: estou de olho na Sense Versa 2020, e queria a opinião dos senhores.
Voltar para o topo
miniic Ver Drop Down

Curitiba
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de miniic Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Out 2019 as 09:51
1 - Não.

2 - Ficaria.

3 - Nesse preço ou dá muita sorte de encontrar a Triban 540 em alguma loja ou vai ser alguma bike com Tiagra, como a Caloi Strada R e a Groove Overdrive 70.

Originalmente Postado por Gjfchaves Gjfchaves Escreveu:

Galera, atualmente tenha uma MTB, e pretendo adquirir, uma outra bike (speed ou gravel), já que no meu treino (nível amador) predomina o asfalto. 

Em relação à gravel, li em alguns sites que seria mais confortável que a speed, e encararia melhor vias esburacadas (inclusive rodovias) que a speed.

2 - pelas características dela (tipo pneu mais largo), ela ficaria muito atrás num pelotão de speed, tendo os speedeiros o mesmo nível (amador) que o meu, ou a gravel tem um giro semelhante ao de uma speed (repito: não busco melhorar milésimos de segundos, só ampliar o leque do treino)? rsrsrs

3 - se a speed for a bike que recomendarem, qual um modelo atual (a partir de 2018) que recomendam dentro de minha faixa de orçamento (R$ 4.500,00)?

Voltar para o topo
leogc Ver Drop Down

Tijuca/RJ
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de leogc Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Out 2019 as 10:04
na minha opinião e experiência, não fica atrás do pelotão não. ainda mais se tiver com um pneu slick (nem precisa ser fino). 

Voltar para o topo
ghd Ver Drop Down

SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Out 2019 as 10:48
Impossível responder essa de fica atrás ou não.
A pergunta é, a gravel tem a mesma eficiência que a road no asfalto? Não.
Agora se mesmo com essa eficiência menor a pessoa vai dar conta de ficar no pelotao é outra história...

Sobre ser mais confortável depende da gravel e do pneu, mas em geral vai ser mais confortável (melhor seria menos desconfortavel).
Guia de Bikes por faixa de preço => AQUI
Voltar para o topo
miniic Ver Drop Down

Curitiba
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de miniic Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Out 2019 as 11:06
Nas bikes de estrada com freio no aro vai tranquilo pneu tubeless até 28mm.
Não vejo como melhorar muito o conforto, até 28 eu considero exagero.
Voltar para o topo
miniic Ver Drop Down

Curitiba
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de miniic Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Out 2019 as 11:07
Uma sugestão: comece a andar com pelotões mais fortes.

Originalmente Postado por leogc leogc Escreveu:

na minha opinião e experiência, não fica atrás do pelotão não. ainda mais se tiver com um pneu slick (nem precisa ser fino). 

Voltar para o topo
Gjfchaves Ver Drop Down

CE
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Gjfchaves Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Out 2019 as 12:00
Mesma eficiência, impossível.

Mas refazendo a dúvida:

O mesmo speedeiro, que passe para uma gravel, vai ter seu rendimento muito prejudicado ao fazer o mesmo percurso de asfalto numa gravel?

A diferença de eficiência entre ambas é muito percetível para o ciclismo amador?

Obg A todos pelos esclarecimentos.
Voltar para o topo
miniic Ver Drop Down

Curitiba
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de miniic Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Out 2019 as 12:02
Depende do que é amador para vc.
Qual a velocidade?

Mesma eficiência, impossível.

Mas refazendo a dúvida:

O mesmo speedeiro, que passe para uma gravel, vai ter seu rendimento muito prejudicado ao fazer o mesmo percurso de asfalto numa gravel?

A diferença de eficiência entre ambas é muito percetível para o ciclismo amador?

Obg A todos pelos esclarecimentos.
Voltar para o topo
Gjfchaves Ver Drop Down

CE
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Gjfchaves Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Out 2019 as 12:02

Voltar para o topo
Gjfchaves Ver Drop Down

CE
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Gjfchaves Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Out 2019 as 12:08
Vm de 26-28 km/h.
Voltar para o topo
miniic Ver Drop Down

Curitiba
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de miniic Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Out 2019 as 12:27
Nessa velocidade a resistência do ar já é bem relevante.
Mas ainda é uma velocidade / potência baixa, se for mais forte que a média do pelotão vai acompanhar.
Se for mais fraco com certeza vai ficar para trás.
Voltar para o topo
Gjfchaves Ver Drop Down

CE
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Gjfchaves Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Out 2019 as 13:30
Vdd.

Mas tipo: o mesmo speedeiro que faça seus 30km/h de vm, ele vai sentir muita diferença pra manter essa velocidade na gravel?
Voltar para o topo
miniic Ver Drop Down

Curitiba
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de miniic Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Out 2019 as 13:41
Lembro de um teste a uma vm em torno de 27km/h, posição relaxada vs aero.
Dava em torno de 15 W, que é sim bem perceptível.

Vdd.

Mas tipo: o mesmo speedeiro que faça seus 30km/h de vm, ele vai sentir muita diferença pra manter essa velocidade na gravel?
Voltar para o topo
Gjfchaves Ver Drop Down

CE
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Gjfchaves Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Out 2019 as 13:44
Entendido.

E em relação a Bike gravel da Sense: a Versa 2020?

Vale o preço (em torno de 4.400,00)?
Voltar para o topo
Gjfchaves Ver Drop Down

CE
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Gjfchaves Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Out 2019 as 13:44
Especificações da Sense Versa 2020: 

Quadro: Sense Alumínio SL Hidroformado 6061 T4-T6 Dupla Espessura/ Tapered/ Cabeamento Interno
Garfo: Sense Alumínio

Transmissão:

Alavanca de Câmbio: Shimano Sora R3000 
Câmbio Dianteiro: Shimano Sora FD R3000
Câmbio Traseiro: Shimano Sora FD R3000
Pedivela: Shimano Sora R3000 34X50
Movimento Central: Shimano BSA Sora
Cassete: Shimano HG400-9 11x36
Corrente: KMC X9

Rodas da Sense Versa: 

Aros: Sense Disc SL 700c / Raios Sapim Leader
Cubos: Shimano Centerlock RM35
Pneus: Schwalbe G-One Classic Edition 700 x 40c
Discos: Shimano RT30 160mm

Componentes Originais:

Selim: Sense Royal Avio
Canote: Sense 31.6 350mm
Guidão: Sense RS2
Fita: Sense
Caixa de direção: Neco Integrado
Conjunto de Freio: Shimano BR317 Mecânico

Detalhes da Sense Versa:

Garantia: 5 anos do quadro, demais peças de acordo com cada fabricante
Peso Aproximado: 11,4 Kg
Voltar para o topo
miniic Ver Drop Down

Curitiba
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de miniic Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Out 2019 as 13:52
Eu particularmente acho um absurdo 4400 em uma bike com garfo de alumínio e 11,4kg.
Mas se quer gravel tem que aceitar isso...
Por 4600 tínhamos a Triban com grupo 105, rodas Mavic Aksium, abaixo dos 4 temos a Caloi absurdamente mais leve, garfo carbono, grupo 10v.
Voltar para o topo
luyggi Ver Drop Down

caxiasdosul rs
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de luyggi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Out 2019 as 15:31
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar para o topo
luyggi Ver Drop Down

caxiasdosul rs
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de luyggi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Out 2019 as 15:32
Voltar para o topo
luyggi Ver Drop Down

caxiasdosul rs
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de luyggi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Out 2019 as 15:37
Tá aí a diferença: mesmo treino na mesma intensidade. Speed x gravel com pneu 700x35. Obs.: no treino com a gravel tirando fora percurso que fiz muito lento morro acima fica com a média 26,9km/h. Dá quase 12% mais lenta a gravel.
Voltar para o topo
MatheusLPS Ver Drop Down

Ouro Branco-MG
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de MatheusLPS Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Out 2019 as 17:30
Originalmente Postado por luyggi luyggi Escreveu:

Tá aí a diferença: mesmo treino na mesma intensidade. Speed x gravel com pneu 700x35. Obs.: no treino com a gravel tirando fora percurso que fiz muito lento morro acima fica com a média 26,9km/h. Dá quase 12% mais lenta a gravel.

Me desculpe, mas você enviou imagens de treinos diferentes. Em um vc andou 16km e no outro, 26km.

Nem tem como comparar isso.

A propósito, a premissa da gravel não é ser eficiente como uma road puro sangue. A premissa é ser diversificada.

Editado por MatheusLPS - 30 Out 2019 as 17:33
Voltar para o topo
Gjfchaves Ver Drop Down

CE
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Gjfchaves Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Out 2019 as 19:28
Devido a essa versatilide da gravel é que tenho cogitado a compra.

Nao espero que ela tenha a mesma performance da speed puro sangue.

De fato, o colega postou imagens de treinos de com distâncias e elevação diferentes, sendo o treino da gravel mais puxado.

Mesmo assim, não achei que houve uma diferença tão grande entre ambas.
Voltar para o topo
luyggi Ver Drop Down

caxiasdosul rs
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de luyggi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Out 2019 as 19:57

Justamente... não é grande a diferença. Como citei mais acima, uns 12%.

Editado por luyggi - 30 Out 2019 as 20:23
Voltar para o topo
ogum777 Ver Drop Down

são paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ogum777 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Out 2019 as 20:01
Uma gravel tem traseira mais longa que uma speed.

Esse fator afeta substancialmente o desempenho no asfalto.

Não dá pra esperar duma gravel desempenho igual que uma speed.

Todavia, Gravel bikes são pra pegar estradinhas que speeds não pegam. Muitas possuem olhais pra bagageiros, o que as transformam em boas bicicletas também pra cicloturismo, sem falar no bikepacking.

Tenho feito minhas viagens ultimamente com minha Tricross, uma gravel que era gravel antes que o nome surgisse. Anda muito bem em estradas horrorosas que muitas vezes temos que pegar, e roda em estradinhas de terra, se necessário.

Está com pneus na mesma medida que os originais dela, 32mm, mas é um par de Schwalbe Marathon, pneu virtualmente a prova de furos.

Pesa 11 kg e uns quebrados.
Um peso bom pruma bike de cicloturismo, que o principal uso que dou a ela.

Não espero dela o desempenho igual ao das minhas speeds. Ando mais lento. Mas ando por locais onde as speeds não andam, o que é legal.

asbicicletas.wordpress.com

ecourbana.wordpress.com
Voltar para o topo
luyggi Ver Drop Down

caxiasdosul rs
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de luyggi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Out 2019 as 20:32
Matheus: o treino foi no mesmo local, mesmo ciclista, mesma elevacao, mesma intensidade, bikes diferentes. Costumo treinar por tempo, a unica diferença é que um treino foi de meia hora e outro de uma hora. E também os dois treinos fiz com a bunda colada no banco e na posição aero nas duas bikes. Outro dia vou treinar dando tudo nas duas, mas tenho certeza que a diferença vai aumentar.
Voltar para o topo
Gjfchaves Ver Drop Down

CE
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Gjfchaves Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Out 2019 as 20:36
Ogum777, foi um feedback muito bom esse seu.

Como falei acima, o que tem me atraído na gravel é a versatilidade, não de andar na terra, já que não seria o propósito para mim que já tenho uma mtb, mas em vias esburacadas, como ruas, e principalmente rodovias.

Andar em pavimentações adversas sem tanto receio de danificar a bike, furar ou rasgar pneus etc, comparado ao que ocorreria uma uma speed nessas condições.

Meu questionamento sobre o desempenho é só para ter uma ideia aproximada da gravel, quando usada para pedalar em pelotão speedeiros, já que esse seria meu uso mais frequente.
Voltar para o topo
Gjfchaves Ver Drop Down

CE
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Gjfchaves Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Out 2019 as 20:37
Luyggi obrigado pelas informações.
Voltar para o topo
MatheusLPS Ver Drop Down

Ouro Branco-MG
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de MatheusLPS Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Out 2019 as 23:04

Matheus: o treino foi no mesmo local, mesmo ciclista, mesma elevacao, mesma intensidade, bikes diferentes. Costumo treinar por tempo, a unica diferença é que um treino foi de meia hora e outro de uma hora. E também os dois treinos fiz com a bunda colada no banco e na posição aero nas duas bikes. Outro dia vou treinar dando tudo nas duas, mas tenho certeza que a diferença vai aumentar.

Discordo totalmente.

Vc deve ter se confundido com as imagens enviadas. Elas não possuem a mesma elevação.

No treino de 60 min, o dobro do de 30min, é esperado que a velocidade média diminua.

Vc está comparando banana com laranja.

Das imagens enviadas não se pode tirar comparação alguma. Ainda mais a gravel estando no reino mais longo.

Flw
Voltar para o topo
pthiago Ver Drop Down

São Paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de pthiago Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 31 Out 2019 as 09:11
Em se tratando de um post comparativo, a Oggi Velloce Disc entraria neste grupo?

Um vendedor me indicou ela no lugar da Versa  (que tem até tamanho 55 apenas), pois a mesma não serviria por conta da minha altura.

Voltar para o topo
luyggi Ver Drop Down

caxiasdosul rs
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de luyggi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 31 Out 2019 as 09:26
Voltar para o topo
luyggi Ver Drop Down

caxiasdosul rs
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de luyggi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 31 Out 2019 as 09:27
Voltar para o topo
luyggi Ver Drop Down

caxiasdosul rs
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de luyggi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 31 Out 2019 as 09:29
Matheus: Num treininho assim de meia hora a uma hora, se comeca mais lento e termina mais forte, como da para ver nos segmentos. Sabe nada dos meus treinos, mas se mrsmo assim discorda, o problema é seu...kkkk

Editado por luyggi - 31 Out 2019 as 09:32
Voltar para o topo
MatheusLPS Ver Drop Down

Ouro Branco-MG
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de MatheusLPS Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 31 Out 2019 as 18:01

Sabe nada dos meus treinos, mas se mrsmo assim discorda, o problema é seu...kkkk

Voltar para o topo
luyggi Ver Drop Down

caxiasdosul rs
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de luyggi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 31 Out 2019 as 21:10
Kkkkk.... agora num treino longo sim.... acabam-se as energias e a velocidade media diminui no final.
Voltar para o topo

Responder Responder Página  <12
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.