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Comparativo das gravel bikes!

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Silvio Taubate Ver Drop Down
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Lauro Freitas
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Silvio Taubate Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Out 2019 as 22:58
Comprei uma diverge deste ano ..ela eh bem rápida.
Se seu objetivo é terra também fique atento a largura do pneu, a minha veio com pneu 30 e acho que fica restrito a pneus 32.
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leogc Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de leogc Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 08 Out 2019 as 09:45
não sei se é possível, mas eu tentaria dar uma volta em todas elas para escolher. 
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Binotto Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Binotto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Out 2019 as 12:31
Originalmente Postado por Silvio Taubate Silvio Taubate Escreveu:

Comprei uma diverge deste ano ..ela eh bem rápida.
Se seu objetivo é terra também fique atento a largura do pneu, a minha veio com pneu 30 e acho que fica restrito a pneus 32.

Sempre achei a DIVERGE mais adventure do que gravel. Como o próprio site sujere. estou pensadno em pegar uma pois ando 90% em asfalto e uso urbano, mas de vez em quando pego um estradão. Acho que a Diverge é ótima pra isso. Já tive 8 roads mas abandonei as Brs, agora só por aí. Se fosse para fazer estrada de terra mesmo, acho que a Diverge é a menos ideal. Ela aguenta. MAs falta espaço para um pneu mais off.  As outras marcas já estão com 700x38 e 700x40. Fora a niner 2020 que vem com capacidade para 700x50. As Gravel vão para esse caminho, pneu maiores.
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Gjfchaves Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Gjfchaves Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Out 2019 as 09:39
Galera, atualmente tenha uma MTB, e pretendo adquirir, uma outra bike (speed ou gravel), já que no meu treino (nível amador) predomina o asfalto. 

Daí estou buscando fazer um comparativo entre a speed x gravel.

Em relação à gravel, li em alguns sites que seria mais confortável que a speed, e encararia melhor vias esburacadas (inclusive rodovias) que a speed.

Assim queria saber dos colegas, se:

1 - a gravel chega ser mais mais confortável que a speed?

2 - pelas características dela (tipo pneu mais largo), ela ficaria muito atrás num pelotão de speed, tendo os speedeiros o mesmo nível (amador) que o meu, ou a gravel tem um giro semelhante ao de uma speed (repito: não busco melhorar milésimos de segundos, só ampliar o leque do treino)? rsrsrs

3 - se a speed for a bike que recomendarem, qual um modelo atual (a partir de 2018) que recomendam dentro de minha faixa de orçamento (R$ 4.500,00)?

OBS: estou de olho na Sense Versa 2020, e queria a opinião dos senhores.
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miniic Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de miniic Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Out 2019 as 09:51
1 - Não.

2 - Ficaria.

3 - Nesse preço ou dá muita sorte de encontrar a Triban 540 em alguma loja ou vai ser alguma bike com Tiagra, como a Caloi Strada R e a Groove Overdrive 70.

Originalmente Postado por Gjfchaves Gjfchaves Escreveu:

Galera, atualmente tenha uma MTB, e pretendo adquirir, uma outra bike (speed ou gravel), já que no meu treino (nível amador) predomina o asfalto. 

Daí estou buscando fazer um comparativo entre a speed x gravel.

Em relação à gravel, li em alguns sites que seria mais confortável que a speed, e encararia melhor vias esburacadas (inclusive rodovias) que a speed.

Assim queria saber dos colegas, se:

1 - a gravel chega ser mais mais confortável que a speed?

2 - pelas características dela (tipo pneu mais largo), ela ficaria muito atrás num pelotão de speed, tendo os speedeiros o mesmo nível (amador) que o meu, ou a gravel tem um giro semelhante ao de uma speed (repito: não busco melhorar milésimos de segundos, só ampliar o leque do treino)? rsrsrs

3 - se a speed for a bike que recomendarem, qual um modelo atual (a partir de 2018) que recomendam dentro de minha faixa de orçamento (R$ 4.500,00)?

OBS: estou de olho na Sense Versa 2020, e queria a opinião dos senhores.
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leogc Ver Drop Down


Registrado: 03 Out 2014
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de leogc Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Out 2019 as 10:04
na minha opinião e experiência, não fica atrás do pelotão não. ainda mais se tiver com um pneu slick (nem precisa ser fino). 


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ghd Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Out 2019 as 10:48
Impossível responder essa de fica atrás ou não.
A pergunta é, a gravel tem a mesma eficiência que a road no asfalto? Não.
Agora se mesmo com essa eficiência menor a pessoa vai dar conta de ficar no pelotao é outra história...

Sobre ser mais confortável depende da gravel e do pneu, mas em geral vai ser mais confortável (melhor seria menos desconfortavel).
Guia de Bikes por faixa de preço => AQUI
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miniic Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de miniic Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Out 2019 as 11:06
Nas bikes de estrada com freio no aro vai tranquilo pneu tubeless até 28mm.
Não vejo como melhorar muito o conforto, até 28 eu considero exagero.
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miniic Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de miniic Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Out 2019 as 11:07
Uma sugestão: comece a andar com pelotões mais fortes.

Originalmente Postado por leogc leogc Escreveu:

na minha opinião e experiência, não fica atrás do pelotão não. ainda mais se tiver com um pneu slick (nem precisa ser fino). 


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Gjfchaves Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Out 2019 as 12:00
Mesma eficiência, impossível.

Mas refazendo a dúvida:

O mesmo speedeiro, que passe para uma gravel, vai ter seu rendimento muito prejudicado ao fazer o mesmo percurso de asfalto numa gravel?

A diferença de eficiência entre ambas é muito percetível para o ciclismo amador?

Obg A todos pelos esclarecimentos.
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miniic Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de miniic Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Out 2019 as 12:02
Depende do que é amador para vc.
Qual a velocidade?

Originalmente Postado por Gjfchaves Gjfchaves Escreveu:

Mesma eficiência, impossível.

Mas refazendo a dúvida:

O mesmo speedeiro, que passe para uma gravel, vai ter seu rendimento muito prejudicado ao fazer o mesmo percurso de asfalto numa gravel?

A diferença de eficiência entre ambas é muito percetível para o ciclismo amador?

Obg A todos pelos esclarecimentos.
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Gjfchaves Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Out 2019 as 12:02
Originalmente Postado por Gjfchaves Gjfchaves Escreveu:

Galera, atualmente tenha uma MTB, e pretendo adquirir, uma outra bike (speed ou gravel), já que no meu treino (nível amador) predomina o asfalto. 

Daí estou buscando fazer um comparativo entre a speed x gravel.

Em relação à gravel, li em alguns sites que seria mais confortável que a speed, e encararia melhor vias esburacadas (inclusive rodovias) que a speed.

Assim queria saber dos colegas, se:

1 - a gravel chega ser mais mais confortável que a speed?

2 - pelas características dela (tipo pneu mais largo), ela ficaria muito atrás num pelotão de speed, tendo os speedeiros o mesmo nível (amador) que o meu, ou a gravel tem um giro semelhante ao de uma speed (repito: não busco melhorar milésimos de segundos, só ampliar o leque do treino)? rsrsrs

3 - se a speed for a bike que recomendarem, qual um modelo atual (a partir de 2018) que recomendam dentro de minha faixa de orçamento (R$ 4.500,00)?

OBS: estou de olho na Sense Versa 2020, e queria a opinião dos senhores.
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Vm de 26-28 km/h.
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miniic Ver Drop Down


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Nessa velocidade a resistência do ar já é bem relevante.
Mas ainda é uma velocidade / potência baixa, se for mais forte que a média do pelotão vai acompanhar.
Se for mais fraco com certeza vai ficar para trás.
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Vdd.

Mas tipo: o mesmo speedeiro que faça seus 30km/h de vm, ele vai sentir muita diferença pra manter essa velocidade na gravel?
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miniic Ver Drop Down


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Lembro de um teste a uma vm em torno de 27km/h, posição relaxada vs aero.
Dava em torno de 15 W, que é sim bem perceptível.

Originalmente Postado por Gjfchaves Gjfchaves Escreveu:

Vdd.

Mas tipo: o mesmo speedeiro que faça seus 30km/h de vm, ele vai sentir muita diferença pra manter essa velocidade na gravel?
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Entendido.

E em relação a Bike gravel da Sense: a Versa 2020?

Vale o preço (em torno de 4.400,00)?
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Especificações da Sense Versa 2020: 

Quadro: Sense Alumínio SL Hidroformado 6061 T4-T6 Dupla Espessura/ Tapered/ Cabeamento Interno
Garfo: Sense Alumínio

 

Transmissão:

Alavanca de Câmbio: Shimano Sora R3000 
Câmbio Dianteiro: Shimano Sora FD R3000
Câmbio Traseiro: Shimano Sora FD R3000
Pedivela: Shimano Sora R3000 34X50
Movimento Central: Shimano BSA Sora
Cassete: Shimano HG400-9 11x36
Corrente: KMC X9

 

Rodas da Sense Versa: 

Aros: Sense Disc SL 700c / Raios Sapim Leader
Cubos: Shimano Centerlock RM35
Pneus: Schwalbe G-One Classic Edition 700 x 40c
Discos: Shimano RT30 160mm

 

Componentes Originais:

Selim: Sense Royal Avio
Canote: Sense 31.6 350mm
Guidão: Sense RS2
Fita: Sense
Caixa de direção: Neco Integrado
Conjunto de Freio: Shimano BR317 Mecânico



Detalhes da Sense Versa:

Garantia: 5 anos do quadro, demais peças de acordo com cada fabricante
Peso Aproximado: 11,4 Kg
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miniic Ver Drop Down


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Eu particularmente acho um absurdo 4400 em uma bike com garfo de alumínio e 11,4kg.
Mas se quer gravel tem que aceitar isso...
Por 4600 tínhamos a Triban com grupo 105, rodas Mavic Aksium, abaixo dos 4 temos a Caloi absurdamente mais leve, garfo carbono, grupo 10v.
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luyggi Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de luyggi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Out 2019 as 15:31
pedalar pra viver ou viver para pedalar
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luyggi Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de luyggi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Out 2019 as 15:32
pedalar pra viver ou viver para pedalar
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luyggi Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de luyggi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Out 2019 as 15:37
Tá aí a diferença: mesmo treino na mesma intensidade. Speed x gravel com pneu 700x35. Obs.: no treino com a gravel tirando fora percurso que fiz muito lento morro acima fica com a média 26,9km/h. Dá quase 12% mais lenta a gravel.
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MatheusLPS Ver Drop Down
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Originalmente Postado por luyggi luyggi Escreveu:

Tá aí a diferença: mesmo treino na mesma intensidade. Speed x gravel com pneu 700x35. Obs.: no treino com a gravel tirando fora percurso que fiz muito lento morro acima fica com a média 26,9km/h. Dá quase 12% mais lenta a gravel.

Me desculpe, mas você enviou imagens de treinos diferentes. Em um vc andou 16km e no outro, 26km.

Nem tem como comparar isso.

A propósito, a premissa da gravel não é ser eficiente como uma road puro sangue. A premissa é ser diversificada.


Editado por MatheusLPS - 30 Out 2019 as 17:33
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Gjfchaves Ver Drop Down
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Devido a essa versatilide da gravel é que tenho cogitado a compra.

Nao espero que ela tenha a mesma performance da speed puro sangue.

De fato, o colega postou imagens de treinos de com distâncias e elevação diferentes, sendo o treino da gravel mais puxado.

Mesmo assim, não achei que houve uma diferença tão grande entre ambas.
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luyggi Ver Drop Down
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Justamente... não é grande a diferença. Como citei mais acima, uns 12%.



Editado por luyggi - 30 Out 2019 as 20:23
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ogum777 Ver Drop Down
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Uma gravel tem traseira mais longa que uma speed.

Esse fator afeta substancialmente o desempenho no asfalto.

Não dá pra esperar duma gravel desempenho igual que uma speed.

Todavia, Gravel bikes são pra pegar estradinhas que speeds não pegam. Muitas possuem olhais pra bagageiros, o que as transformam em boas bicicletas também pra cicloturismo, sem falar no bikepacking.

Tenho feito minhas viagens ultimamente com minha Tricross, uma gravel que era gravel antes que o nome surgisse. Anda muito bem em estradas horrorosas que muitas vezes temos que pegar, e roda em estradinhas de terra, se necessário.

Está com pneus na mesma medida que os originais dela, 32mm, mas é um par de Schwalbe Marathon, pneu virtualmente a prova de furos.

Pesa 11 kg e uns quebrados.
Um peso bom pruma bike de cicloturismo, que o principal uso que dou a ela.

Não espero dela o desempenho igual ao das minhas speeds. Ando mais lento. Mas ando por locais onde as speeds não andam, o que é legal.

asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
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luyggi Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de luyggi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Out 2019 as 20:32
Matheus: o treino foi no mesmo local, mesmo ciclista, mesma elevacao, mesma intensidade, bikes diferentes. Costumo treinar por tempo, a unica diferença é que um treino foi de meia hora e outro de uma hora. E também os dois treinos fiz com a bunda colada no banco e na posição aero nas duas bikes. Outro dia vou treinar dando tudo nas duas, mas tenho certeza que a diferença vai aumentar.
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Ogum777, foi um feedback muito bom esse seu.

Como falei acima, o que tem me atraído na gravel é a versatilidade, não de andar na terra, já que não seria o propósito para mim que já tenho uma mtb, mas em vias esburacadas, como ruas, e principalmente rodovias.

Andar em pavimentações adversas sem tanto receio de danificar a bike, furar ou rasgar pneus etc, comparado ao que ocorreria uma uma speed nessas condições.

Meu questionamento sobre o desempenho é só para ter uma ideia aproximada da gravel, quando usada para pedalar em pelotão speedeiros, já que esse seria meu uso mais frequente.
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Luyggi obrigado pelas informações.
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MatheusLPS Ver Drop Down
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Originalmente Postado por luyggi luyggi Escreveu:

Matheus: o treino foi no mesmo local, mesmo ciclista, mesma elevacao, mesma intensidade, bikes diferentes. Costumo treinar por tempo, a unica diferença é que um treino foi de meia hora e outro de uma hora. E também os dois treinos fiz com a bunda colada no banco e na posição aero nas duas bikes. Outro dia vou treinar dando tudo nas duas, mas tenho certeza que a diferença vai aumentar.


Discordo totalmente.

Vc deve ter se confundido com as imagens enviadas. Elas não possuem a mesma elevação.

No treino de 60 min, o dobro do de 30min, é esperado que a velocidade média diminua.

Vc está comparando banana com laranja.

Das imagens enviadas não se pode tirar comparação alguma. Ainda mais a gravel estando no reino mais longo.

Flw
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Em se tratando de um post comparativo, a Oggi Velloce Disc entraria neste grupo?

Um vendedor me indicou ela no lugar da Versa  (que tem até tamanho 55 apenas), pois a mesma não serviria por conta da minha altura.


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luyggi Ver Drop Down
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Matheus: Num treininho assim de meia hora a uma hora, se comeca mais lento e termina mais forte, como da para ver nos segmentos. Sabe nada dos meus treinos, mas se mrsmo assim discorda, o problema é seu...kkkk

Editado por luyggi - 31 Out 2019 as 09:32
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Originalmente Postado por luyggi luyggi Escreveu:

Sabe nada dos meus treinos, mas se mrsmo assim discorda, o problema é seu...kkkk


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Kkkkk.... agora num treino longo sim.... acabam-se as energias e a velocidade media diminui no final.
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