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Como Treinar para Prova MTB de 85km

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Roberto Holanda Ver Drop Down
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Registrado: 08 Mai 2012
Iguatu
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Roberto Holanda Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Como Treinar para Prova MTB de 85km
    Enviado: 22 Abr 2015 as 20:29
Queria saber dos amigos a maneira mais eficiente para treinar para uma Maratona(XCM) de 85km em estradões, com altimetria acumulada em torno de 900m. Tenho 4 meses para treinar, já pedalo a uns 3 anos e completo pedais de 60km sem muita dificuldades numa média de 21km/h e fiz um de 85km a 19,5km/h, possuo um Garmin 800 com sensor de cadência.

Pensei em repetir esse mesmo treino abaixo pelos 4 meses que tenho até a prova, no que poderia ser melhorado o treinamento?


SEMANA SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SÁBADO DOMINGO
DESCANSO ACADEMIA DESCANSO 30km ASFALTO ACADEMIA DESCANSO 90KM MTB
DESCANSO ACADEMIA DESCANSO 30km ASFALTO ACADEMIA DESCANSO 50KM MTB
DESCANSO ACADEMIA DESCANSO 30km ASFALTO ACADEMIA DESCANSO 90KM MTB
DESCANSO ACADEMIA DESCANSO 30km ASFALTO ACADEMIA DESCANSO 50KM MTB


Obrigado! 
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lyra Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de lyra Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Abr 2015 as 20:32

só 2x treinos de bike por semana? pouco.
http://ciclobits.blogspot.com
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Roberto Holanda Ver Drop Down
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Registrado: 08 Mai 2012
Iguatu
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Roberto Holanda Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Abr 2015 as 20:37
Oi Lyra,

Posso substituir a academia da terça-feira por um treino de bike, faz mais diferença na terça?
O que acha de treinos específicos(tiro, Zona)? Sugere algo?
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lyra Ver Drop Down
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Registrado: 07 Ago 2009
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de lyra Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Abr 2015 as 21:16
Bom... eu não tenho tanta experiencia assim para preescrever treino, mas eu pensaria em algo com 2 treinos no meio da semana e dois no fds (ou 1 longão no fds). Como a prova é relativamente longa, eu não me preocuparia muito em fazer intervalos curtos de alta intensidade, mas sim intervalos mais longos de media intensidade. 3x12m, 2x20m, 3x15min, etc... Basicamente o century plan do time-crunched cyclist do Carmichel :-).
http://ciclobits.blogspot.com
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Pernasdeaço Ver Drop Down
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Registrado: 18 Abr 2015
Ilhéus BAHIA
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Pernasdeaço Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Abr 2015 as 02:26
BOM DIA , DE UMA OLHADA NO MEU CANAL E TENTA TREINAR DESSE JEITO :D ,

https://www.youtube.com/channel/UCFnnw4X1dsM6Oegzfg71XeQ - https://www.youtube.com/channel/UCFnnw4X1dsM6Oegzfg71XeQ

OBRIGADO !
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Roberto Holanda Ver Drop Down
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Registrado: 08 Mai 2012
Iguatu
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Roberto Holanda Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Abr 2015 as 05:53
Lyra,

Não terei como segurar 4x treinos por semana, mas farei o máximo que der. Vou tentar fazer as maiores distancias possíveis para mim ir acostumando com a resistência que a prova exige.

Obrigado!
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Roberto Holanda Ver Drop Down
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Registrado: 08 Mai 2012
Iguatu
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Roberto Holanda Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Abr 2015 as 05:55
Henrique,

O seu vídeo de Cadência x Esforço já mim ajuda já faz tempo! rs

Obrigado por compartilhar seu conhecimento.
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padrerludovico Ver Drop Down
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Registrado: 01 Abr 2015
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de padrerludovico Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Abr 2015 as 09:36
Pelomenos trés vezes por semana de treino está ótimo ritmo de treino e deixar pra socar a bota na prova kkkk
boa prova amigo
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wilsonn Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de wilsonn Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Abr 2015 as 10:02
AMIGÃO....  
A sua média está muito baixa.... 

Tente fazer esse treino:

Terça: 40km com batimentos no maximo zona 3
Quarta: 25km com batimentos na zona 2
Quinta: 40km na zona 3, e duarante o percurso 4 tiros de 10 minutos no seu esforço maior, descnsa 5 minutos na zona 2 e faça os outros 3 tiros q falta.

Sábado: Ande 60km sem passar da zona 3
e no domingo ande 100km sem passar da zona 4 

Faça isso até chegar a competicao, voce vai ir bem ! 
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wilsonn Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de wilsonn Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Abr 2015 as 10:04
esse é um treino que faço com um profissional da área ! ;)
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Roberto Holanda Ver Drop Down
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Registrado: 08 Mai 2012
Iguatu
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Roberto Holanda Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Abr 2015 as 18:00
Oi Wilsonn,

   Pode comentar sobre esse treino que você estar fazendo no momento?


Muito obrigado!
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wilsonn Ver Drop Down
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Registrado: 08 Abr 2015
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de wilsonn Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Abr 2015 as 08:52
é um treino que faço já a 5 meses ... 
me preparando pra competicoes... 
treinar meu cardio... uma coisa q aprendi muito, é que nao adianta você só treinar explosao... que seu coracao vai andar no limite e vai cansar rapido demais nas provas;

A questão é começar a treinar seu coração na zona 3, nao passar disso, e a cada vez mais tentar andar mais rapido sem passar dessa zona.
E variando a semana com alguns tiros. por exemplo ontem...

Aquece 10 minutos zona 2... + 10 minutos zona 3....
e da 20 tiros de 1 minuto no seu limite... e descansa 1 minuto. 
acabou os 20 tiros... vai pra casa na zona 2... 


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Rafhaway Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Rafhaway Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Abr 2015 as 12:42
Wilson achei interessante seu treino.     Eu por questão de trabalho só tô conseguindo treinar 3 vezes por semana, na terça faço um treino de força/velocidade, não tão forte assim mas dá uns 60 km em média.    Isso no asfalto, com algumas subidas médias.
E sábado faço treino de giro duas horas rodo uns 55 km com média de 26 km/h, no asfalto também com subidas bem fracas em circuito.
E domingo faço um longo, em média 100 km com terra no meio, normalmente faço médias de 21 km/h ou próximo disso.

Comprei um monitor cardíaco e quero começar a monitorar essa questão de zonas, mas nos sites que procurei eles dividem as zonas em moderada (50-60% FcMax), controle de peso (60-70%), aeróbica (70-80%), limiar anaeróbico (80-90%) e esforço máximo (90-100%).

Essas zonas 1, 2 e 3 se referem a que zonas dessa tabela?

Valeu.
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wilsonn Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de wilsonn Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Mai 2015 as 08:04
Originalmente Postado por Rafhaway Rafhaway Escreveu:

Wilson achei interessante seu treino.     Eu por questão de trabalho só tô conseguindo treinar 3 vezes por semana, na terça faço um treino de força/velocidade, não tão forte assim mas dá uns 60 km em média.    Isso no asfalto, com algumas subidas médias.
E sábado faço treino de giro duas horas rodo uns 55 km com média de 26 km/h, no asfalto também com subidas bem fracas em circuito.
E domingo faço um longo, em média 100 km com terra no meio, normalmente faço médias de 21 km/h ou próximo disso.

Comprei um monitor cardíaco e quero começar a monitorar essa questão de zonas, mas nos sites que procurei eles dividem as zonas em moderada (50-60% FcMax), controle de peso (60-70%), aeróbica (70-80%), limiar anaeróbico (80-90%) e esforço máximo (90-100%).

Essas zonas 1, 2 e 3 se referem a que zonas dessa tabela?

Valeu.

Eae amigo blza ??? pow.. vc está andando bem pra caramba.
Meus treinos eram iguais os seus na semana... só que tudo na terra.. .asfalto aqui o pessoal nao curte mesmo. rsrs

A zona 1 voce praticamente nao precisa usar.
As zona2 é a de 60/70%
e Zona3 70a80%

O interessante é que no Garmin, você consegue colocar a opção de Zona cardíaca mesmo.
Ai ela vai medindo certinho. por exemplo:

quando você tem que fazer um treino na zona 3.
No garmin, qunado vc está na zona3 e vai subindo de ritmo ele vai aumentando 3.1 ... 3.2 .... 3.3...  3.4 ... e assim sucessivamente, e quando para com o esforço  ele vai baixando.
Mas o que passei foi só alguns exemplos do que ando treinando. 
Toda semana sao treinos diferentes... 
na minha cidade 4 pessoas treinam com esse profissional.. e todos focado em provas de MTB, entao todos os treinos que ele passa é para treinar provas de 40km com no maximo 700metros de subidas
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BIRA Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de BIRA Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Mai 2015 as 08:41
Originalmente Postado por wilsonn wilsonn Escreveu:

AMIGÃO....  
A sua média está muito baixa.... 

Tente fazer esse treino:

Terça: 40km com batimentos no maximo zona 3
Quarta: 25km com batimentos na zona 2
Quinta: 40km na zona 3, e duarante o percurso 4 tiros de 10 minutos no seu esforço maior, descnsa 5 minutos na zona 2 e faça os outros 3 tiros q falta.

Sábado: Ande 60km sem passar da zona 3
e no domingo ande 100km sem passar da zona 4 

Faça isso até chegar a competicao, voce vai ir bem ! 


ótimo, até hoje não tinha visto uma ordem tão boa quanto a essa que você especificou ai em cima. Para isso preciso de um monitor cardíaco, qual você me indica?
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wilsonn Ver Drop Down
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Registrado: 08 Abr 2015
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de wilsonn Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Mai 2015 as 10:19
Originalmente Postado por BIRA BIRA Escreveu:

Originalmente Postado por wilsonn wilsonn Escreveu:

AMIGÃO....  
A sua média está muito baixa.... 

Tente fazer esse treino:

Terça: 40km com batimentos no maximo zona 3
Quarta: 25km com batimentos na zona 2
Quinta: 40km na zona 3, e duarante o percurso 4 tiros de 10 minutos no seu esforço maior, descnsa 5 minutos na zona 2 e faça os outros 3 tiros q falta.

Sábado: Ande 60km sem passar da zona 3
e no domingo ande 100km sem passar da zona 4 

Faça isso até chegar a competicao, voce vai ir bem ! 


ótimo, até hoje não tinha visto uma ordem tão boa quanto a essa que você especificou ai em cima. Para isso preciso de um monitor cardíaco, qual você me indica?

Essa que passei para ele, é só um treino q 2 meses antes de uma competicao meu treinador me passou, voltada mesmo para competicao. 

Como tinha falado pro amigo ali em cima.... eu recomendo o Garmin.... pois ele já tem a opção de você colocar a Zona Cardíaca... pois só ver o batimento no relógio confunde.... no garmin ele mostra as zonas, vou colocar uma foto anoite para voces verem como eh no garmin.
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Rafhaway Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Rafhaway Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Mai 2015 as 10:44
Originalmente Postado por wilsonn wilsonn Escreveu:

Originalmente Postado por Rafhaway Rafhaway Escreveu:

Wilson achei interessante seu treino.     Eu por questão de trabalho só tô conseguindo treinar 3 vezes por semana, na terça faço um treino de força/velocidade, não tão forte assim mas dá uns 60 km em média.    Isso no asfalto, com algumas subidas médias.
E sábado faço treino de giro duas horas rodo uns 55 km com média de 26 km/h, no asfalto também com subidas bem fracas em circuito.
E domingo faço um longo, em média 100 km com terra no meio, normalmente faço médias de 21 km/h ou próximo disso.

Comprei um monitor cardíaco e quero começar a monitorar essa questão de zonas, mas nos sites que procurei eles dividem as zonas em moderada (50-60% FcMax), controle de peso (60-70%), aeróbica (70-80%), limiar anaeróbico (80-90%) e esforço máximo (90-100%).

Essas zonas 1, 2 e 3 se referem a que zonas dessa tabela?

Valeu.

Eae amigo blza ??? pow.. vc está andando bem pra caramba.
Meus treinos eram iguais os seus na semana... só que tudo na terra.. .asfalto aqui o pessoal nao curte mesmo. rsrs

A zona 1 voce praticamente nao precisa usar.
As zona2 é a de 60/70%
e Zona3 70a80%

O interessante é que no Garmin, você consegue colocar a opção de Zona cardíaca mesmo.
Ai ela vai medindo certinho. por exemplo:

quando você tem que fazer um treino na zona 3.
No garmin, qunado vc está na zona3 e vai subindo de ritmo ele vai aumentando 3.1 ... 3.2 .... 3.3...  3.4 ... e assim sucessivamente, e quando para com o esforço  ele vai baixando.
Mas o que passei foi só alguns exemplos do que ando treinando. 
Toda semana sao treinos diferentes... 
na minha cidade 4 pessoas treinam com esse profissional.. e todos focado em provas de MTB, entao todos os treinos que ele passa é para treinar provas de 40km com no maximo 700metros de subidas


Vou participar de um desafio dia 17 que são 75 km com 1500m de altimetria.  São duas montanhas pra escalar, uma 100% pedalável a outra no meio da floresta, vai ter que carregar a bike no ombro por uns bons trechos.  CryLOL

Duro que meio de semana eu treino a noite, aí não encaro pegar terra.   E pra treinar cadência acho melhor no asfalto, em um circuito muito bom aqui e perto de casa pra ajudar.    Agora os longos de final de semana são na terra e procurando subidas, areião e tudo mais.   Já cheguei a fazer um de 138 km com 60% na terra.    

Fiz um longo com o monitor cardíaco, mas não defini zonas foi só pra ver como eu me comportava mesmo.   Na primeira subidinha ele já passou da zona máxima de treino (tenho 33 anos, então meu limite máximo é 187 e fazendo a conta lá dos 90% deu uns 169), cheguei a 172.    Fiquei de cara, se for assim vou ter que virar uma tartaruga andar lento pra caceta, depois num sequência de subidas fortes na terra deu mais de 175 o tempo inteiro. 

Sei que no final o máximo que atingi foi 182 batimentos com batimentos médios de 142, isso em 100 km com uns 60% na terra mais ou menos, e altimetria total de 900 metros.




Editado por Rafhaway - 06 Mai 2015 as 14:19
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BIRA Ver Drop Down
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Originalmente Postado por wilsonn wilsonn Escreveu:

Originalmente Postado por BIRA BIRA Escreveu:

Originalmente Postado por wilsonn wilsonn Escreveu:

AMIGÃO....  
A sua média está muito baixa.... 

Tente fazer esse treino:

Terça: 40km com batimentos no maximo zona 3
Quarta: 25km com batimentos na zona 2
Quinta: 40km na zona 3, e duarante o percurso 4 tiros de 10 minutos no seu esforço maior, descnsa 5 minutos na zona 2 e faça os outros 3 tiros q falta.

Sábado: Ande 60km sem passar da zona 3
e no domingo ande 100km sem passar da zona 4 

Faça isso até chegar a competicao, voce vai ir bem ! 


ótimo, até hoje não tinha visto uma ordem tão boa quanto a essa que você especificou ai em cima. Para isso preciso de um monitor cardíaco, qual você me indica?


Essa que passei para ele, é só um treino q 2 meses antes de uma competicao meu treinador me passou, voltada mesmo para competicao. 

Como tinha falado pro amigo ali em cima.... eu recomendo o Garmin.... pois ele já tem a opção de você colocar a Zona Cardíaca... pois só ver o batimento no relógio confunde.... no garmin ele mostra as zonas, vou colocar uma foto anoite para voces verem como eh no garmin.


legal. Que modelo é esse garmim?
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wilsonn Ver Drop Down
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o que uso é um dos mais simples... modelo 510
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lucasguilima Ver Drop Down
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dos mais simples é 1300 dilmas??
0.0

https://buy.garmin.com/pt-BR/BR/fitness-e-outdoor/ciclismo/edge-510/prod112885.html
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tadioto Ver Drop Down


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Caraca 1300 conto ta puxado mesmo, eu estou procurando um treino pra fazer para o Big biker de São Luís do Paraitinga, fiz a inscrição na categoria Sport Sub 30 - 66km, to meio cabreiro kkkkkk meu objetivo é terminar a prova.

Existe algum outro tipo de monitor cardíaco mais barato ?
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