Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Como tirar porca do cassete emperrada ?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Como tirar porca do cassete emperrada ?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Como tirar porca do cassete emperrada ?
    Postado: 10 Dez 2019 as 23:18
Pessoal, tô me sentindo um animal! Não no bom sentido da palavra, mas um animal imbecil mesmo...

O caso é que eu instalei um cassete sem usar o torquímetro. Eu tenho dois até, mas nesse dia eu tava com um colega que tem mais conhecimento que ferramentas, daí devo ter colocado mais que os 40Nm recomendados...

Tava tudo indo bem, até descobrir que o cassete é uma bosta (SunRace CSM680, 40-11d de 8v, empenou só de pedalar na cidade com menos de dois meses de uso) e resolvi voltar pro anterior (Shimano CS-HG50-8, que me aguentou por 6000km sem empenar e que eu troquei sem necessidade, por fogo no rabo). Não to conseguindo desparafusar ele nem a reza!

Entendam: é a porca trava que tá agarrada mesmo, nem chegou a sair! Percebi que rolou uma corrosão por baixo da porca que pode estar causando isso. Já jateei óleo desengripante (to usando o M1) e não soltou. Até entortei o imobilizador do cassete fazendo isso!

Alguém aí conhece alguma manha ou mandinga pra soltar a mardita porca do cassete?
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
ajunio3 Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Nov 2017
Bahia
Offline
Mensagens:399
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ajunio3 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2019 as 08:16
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Pessoal, tô me sentindo um animal! Não no bom sentido da palavra, mas um animal imbecil mesmo...

O caso é que eu instalei um cassete sem usar o torquímetro. Eu tenho dois até, mas nesse dia eu tava com um colega que tem mais conhecimento que ferramentas, daí devo ter colocado mais que os 40Nm recomendados...

Tava tudo indo bem, até descobrir que o cassete é uma bosta (SunRace CSM680, 40-11d de 8v, empenou só de pedalar na cidade com menos de dois meses de uso) e resolvi voltar pro anterior (Shimano CS-HG50-8, que me aguentou por 6000km sem empenar e que eu troquei sem necessidade, por fogo no rabo). Não to conseguindo desparafusar ele nem a reza!

Entendam: é a porca trava que tá agarrada mesmo, nem chegou a sair! Percebi que rolou uma corrosão por baixo da porca que pode estar causando isso. Já jateei óleo desengripante (to usando o M1) e não soltou. Até entortei o imobilizador do cassete fazendo isso!

Alguém aí conhece alguma manha ou mandinga pra soltar a mardita porca do cassete?

Se vc ja entortou a ferramenta de imobilização do K7, então precisa de outra com uma alavanca maior

Passar desengripante também ajuda na região

Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2019 as 09:46
Acho que vc vai precisar de algo mais sofisticado, use uma corrente velha pra segurar o cassete, tente apoiar ela em algo que faça pressão, então use uma alavanca bem grande pra mover o extrator. Eu já passei por problema parecido com um pedal que ficou literalmente grudado num pedivela, passei wd40 e deixei agir, depois usei a chave 15 e apoiei ela numa chave de boca pra criar uma alavanca gigante. Foi preciso uma força descomunal, mas o danado saiu. Se nada der certo, melhor levar numa bicicletaria, eles tem todo tipo de ferramenta, com certeza conseguem destravar esse cassete.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2019 as 20:07
Assumi a incompetência e levei numa oficina. O mecânico prendeu a roda numa morsa na bancada e prendeu o cassete com a chave de corrente de um jeito que eu não entendi (parecia que tava na morsa tb, mas não me perguntem como). Depois fez uma força absurda (eu ajudei, inclusive) e a %}^**%% da trava do cassete soltou, literalmente numa explosão (só o ruído mesmo, mas definitivamente um BANG).

Eu não tava querendo salvar o cassete, que estava empenado. Ainda da pra recuperar e usar, em caso de necessidade, mas eu me decepcionei com a SunRace, então não faço questão. Tá guardado aqui, mesmo assim.

Com isso, o terreno ficou livre pra instalar o meu CS-HG50-8 antigo. Tive que achar a corrente anterior, pq tava pulando bastante em todas as marchas, mas agora tá tudo OK. O negócio agora é usar até moer e trocar por coisas boas em breve.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
Pedalchou Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2019
São Paulo
Offline
Mensagens:68
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedalchou Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2019 as 16:03
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Assumi a incompetência e levei numa oficina. O mecânico prendeu a roda numa morsa na bancada e prendeu o cassete com a chave de corrente de um jeito que eu não entendi (parecia que tava na morsa tb, mas não me perguntem como). Depois fez uma força absurda (eu ajudei, inclusive) e a %}^**%% da trava do cassete soltou, literalmente numa explosão (só o ruído mesmo, mas definitivamente um BANG).

Eu não tava querendo salvar o cassete, que estava empenado. Ainda da pra recuperar e usar, em caso de necessidade, mas eu me decepcionei com a SunRace, então não faço questão. Tá guardado aqui, mesmo assim.

Com isso, o terreno ficou livre pra instalar o meu CS-HG50-8 antigo. Tive que achar a corrente anterior, pq tava pulando bastante em todas as marchas, mas agora tá tudo OK. O negócio agora é usar até moer e trocar por coisas boas em breve.


cheguei tarde, bom na proxima vez use um soprador termico deixa esquentar a porca e utilize chave grife grande que a porca solta.

abraço
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2022 as 14:09
Aqui quando não é loja de boutique de bike è bicicletaria que não dá conta do que seria trivial da cidade do interior que vim. Tal como o DswMartins levei um aro com cassete pra soltar porque não consegui sozinho. Apesar de sugerir desde o início de usarem a morsa, tentaram no modo trivial, depois aumentaram um pouco a alavanca. Sugeri também inclusive usar um maçarico mas um dos mecânicos disse que não funcionaria mas o outro disse  que poderia sim dar certo. Só que não tinham isso lá. Por fim usaram a morsa e também não girou absolutamente nada. Como estavam apelando pra métodos cada vez mais improvisados depois de 15 minutos temi pelo aro de naipe bom (MAVIC das antigas e 29 anos sem abrir Wacko) e desisti por ora. Cada vez mais temos ao menos nas capitais apenas lojas de trocar peças e só. Desafios não fazem parte do pacote.
O cassete é shimano bem antigo e freehub de aço, ambos de 93. A aparência de uso do cassete é no meio do caminho, nem tão intenso nem pouco demais. Disse inclusive que poderiam matá-lo se se conseguisse soltá-lo do freehub. 
Pode dar solda fria entre cassete e freehub? Se sim, o que pode ajudar além de alavancas grandes e morsas? algum desingripante específico? amônia (acho que é isso mesmo..)
Aceito humildemente sugestões para o desafio. 
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2022 as 23:55
 Pode ser que isso seja resultado de ferrugem na trava.

Acho que o melhor caminho é usar WD-40  e uma alavanca maior para remover o cassete.

Outra opção é tentar um removedor de ferrugem, porém isso é bem agressivo pro metal. Não pode ficar muito tempo em contato com a peça pois pode danificá-la.

Caso consiga, lembre-se de colocar graxa na porca quando reinstalar. Vai evitar muita dor de cabeça.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2022 as 01:14
Ë, acho que ë mesmo por aí mesmo q tenho que ir. Talvez tente ainda um soprador tërmico no setor de oficinas daqui e leve a outra bicicletaria próxima logo após esquentar. Obrigado pelas dicas.
Voltar ao Topo
Joao Angú Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mai 2018
Brasil
Offline
Mensagens:384
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2022 as 12:59
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

O  
Pode dar solda fria entre cassete e freehub? Se sim, o que pode ajudar além de alavancas grandes e morsas? algum desingripante específico? amônia (acho que é isso mesmo..)
Aceito humildemente sugestões para o desafio. 

Bom, vou tentar te ajudar, apesar de nunca ter acontecido isso comigo. Eu uso muito aqui, um produto usado para limpar carburador sem desmontá lo, consigo encontrar esse produto com grande facilidade aqui , só para você ter ideia, eu tenho 2 bikes antigas, 1 delas nem tem suspenção apesar de ser mtb, eu consegui retirar o crown race do steerer do garfo dessa bike citada, olha que essa peça foi montada provavelmente em 1994 e deixada lá até ano passado quando eu resolvi mudar o movimento de direção e depois de 3 ou 4 dias com muita paciencia e aplicando o produto (Car 80) e dando leves pancadas no sentido de saída finalmente consegui observar que o mesmo estava se movimentando lentamente aí depois foi fácil. Se você quiser tentar usar esse produto, caso o anel retentor do cassete esteja preso por corrosão, provavelmente esse produto vai ajudar. Você pode aplicar o mesmo na parte interna do anel, tentando fazer com que o líquido penetre na parte interna em sentido a rosca e o anel, você borrifa e espera uns 30 min, borrifa mais um pouco e espera 30 min, vai fazendo isso e depois de bastante tempo, voce pega a chave de desmontar e faz um pouco de força no sentido de desmontagem, se não sair, voce volta a borrifar mais o produto espera os 30 min e borrifa novamente e vai tentando. Aqui em casa eu tenho 1 morsa que era do meu pai, eu as vezes uso para retirar o cassete do free hub, como eu não tenho a chave que segura o cassete, eu ponho a roda em cima da morsa prendo uma corrente velha na morsa e ponho a chave no anel retentor e aplico força, sempre funcionou. Depois nos conte como foi o desfecho.

Editado por Joao Angú - 06 Mar 2022 as 18:40
Voltar ao Topo
Joao Angú Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mai 2018
Brasil
Offline
Mensagens:384
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2022 as 13:03
Originalmente postado por Joao Angú Joao Angú escreveu:

Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

O  
Pode dar solda fria entre cassete e freehub? Se sim, o que pode ajudar além de alavancas grandes e morsas? algum desingripante específico? amônia (acho que é isso mesmo..)
Aceito humildemente sugestões para o desafio. 

eu ponho a roda em cima da morsa prendo uma corrente velha na morsa e ponho a chave no anel retentor e aplico força, sempre funcionou. Depois nos conte como foi o desfecho.

Galera, desculpem me meu erro de português, eu queria ter escrito roda, enfim, agora nem sei como se faz para editar, enfim, novamente peço desculpas.

Editado por Joao Angú - 06 Mar 2022 as 18:41
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2022 as 13:55
Originalmente postado por Joao Angú Joao Angú escreveu:

Galera, desculpem me meu erro de português, eu queria ter escrito roda, enfim, agora nem sei como se faz para editar, enfim, novamente peço desculpas.

Clica em "opções de post" e depois em "editar mensagem".

edit: lendo a tu resposta sem editar, não tem como não rir!!!


Editado por GabrielSL329 - 05 Mar 2022 as 13:55
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2022 as 20:25
Valeu Jõao Angu, grande força. Obrigado mais uma vez.Thumbs Up
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2022 as 09:13
Fala Ligeiro! Nem lembrava mais desse tópico. Nessa época eu tava aprendendo com meus (muitos) erros ainda. Mas esses erros diminuíram bastante, ainda bem.

Hoje o que eu uso é um imobilizador de cassete melhor, da BTwin, que é bem mais rígido na haste e pega nos dentes da engrenagem menor (tem que ser 11, 12, 13 ou 14 dentes, mais que isso não pega).

https://www.decathlon.com.br/chave-trava-para-sacar-cassete/p

Na época, eu não havia entendido como o mecânico prendeu o imobilizador dele, que era do tipo tradicional, porém mais forte que o que eu tinha na época. Hoje eu sei que foi com uma morsa grande, enrolando a corrente do imobilizador na quarta engrenagem ou até na terceira, contando da maior pra menor.

Na morsa grande havia espaço pra prender também a chave da porca do cassete e ele usou calços de borracha dura pra apoiar as ferramentas. Estou descrevendo de uma conversa que tive com ele depois de um tempo, nunca fiz isso na prática.

Imagino que esse setup trave o cassete ao mesmo tempo que aplica força na porca. O resto foi girar a roda, a quatro mãos e com bastante força.

Numa nota final, o maior problema que eu tive na época foi a haste do imobilizador vagabundo que eu tinha torcendo. Acredito que com o imobilizador atual não passaria por isso.

Boa sorte aí!

Editado por dwsmartins - 06 Mar 2022 as 09:14
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
Joao Angú Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mai 2018
Brasil
Offline
Mensagens:384
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2022 as 18:43
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por Joao Angú Joao Angú escreveu:



Clica em "opções de post" e depois em "editar mensagem".

edit: lendo a tu resposta sem editar, não tem como não rir!!!

Muito obrigado pela dica, consegui editar e agora ficou aceitável. Eu tenho a mania de escrever e não ler tudo, e saiu aquilo kkkkkkkkk.
Voltar ao Topo
Joao Angú Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mai 2018
Brasil
Offline
Mensagens:384
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2022 as 18:53
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:


Valeu Jõao Angu, grande força. Obrigado mais uma vez.Thumbs Up

Por nada, espero que você resolva isso dentro de breve, só para contribuir, você havia reclamado das oficinas mecânicas aí, aqui também é tenso, uma vez quando deixei minha bike para reporem 1 raio quebrado e alinhar novamente, pedi para dar um pequeno aperto no cone da roda traseiro, coisa mínima, mas pq eu não tinha ferramenta adequada para fazer isso aqui em casa, e quando busquei a bike e fui conferir aqui em casa, eles tinham apertado tanto que eu tive que folgar e eu mesmo sem ter a chave adequada de cone, improvisei com uma aqui até ficar dentro do normal.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mar 2022 as 16:17
Creio q cada vez mais nas capitais no centro nao há espaço para bicicletarias que, diante de toda sorte de situações mecanicas sabe ou ao menos procura dar solução.
A política, q nao se aplica no meu caso pois nao desistirei do cubo e do aro, é joga tudo fora e compra novo, ai a coisa funciona melhor e mais rapido pro lado deles. Na minha cidade não só quebrariam a cabeça e talvez a peça mas tentariam com afinco. Ate porque em cidade do interior ou na perifa de grandes centros onde morava poucos se dão ao luxo de trocar peças se há possibilidade de conserto.

Editado por Ligeirinho - 07 Mar 2022 as 16:18
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X