| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | TESTES | COMUNIDADE | CLASSIFICADOS | FORUM | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | SERVICOS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Como tirar porca do cassete emperrada ?
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Como tirar porca do cassete emperrada ?

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
dwsmartins Ver Drop Down

Belo Horizonte
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dwsmartins Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Como tirar porca do cassete emperrada ?
    Enviado: 10 Dez 2019 as 23:18
Pessoal, tô me sentindo um animal! Não no bom sentido da palavra, mas um animal imbecil mesmo...

O caso é que eu instalei um cassete sem usar o torquímetro. Eu tenho dois até, mas nesse dia eu tava com um colega que tem mais conhecimento que ferramentas, daí devo ter colocado mais que os 40Nm recomendados...

Tava tudo indo bem, até descobrir que o cassete é uma bosta (SunRace CSM680, 40-11d de 8v, empenou só de pedalar na cidade com menos de dois meses de uso) e resolvi voltar pro anterior (Shimano CS-HG50-8, que me aguentou por 6000km sem empenar e que eu troquei sem necessidade, por fogo no rabo). Não to conseguindo desparafusar ele nem a reza!

Entendam: é a porca trava que tá agarrada mesmo, nem chegou a sair! Percebi que rolou uma corrosão por baixo da porca que pode estar causando isso. Já jateei óleo desengripante (to usando o M1) e não soltou. Até entortei o imobilizador do cassete fazendo isso!

Alguém aí conhece alguma manha ou mandinga pra soltar a mardita porca do cassete?
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar para o topo
ajunio3 Ver Drop Down

Bahia
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ajunio3 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Dez 2019 as 08:16
Originalmente Postado por dwsmartins dwsmartins Escreveu:

Pessoal, tô me sentindo um animal! Não no bom sentido da palavra, mas um animal imbecil mesmo...

O caso é que eu instalei um cassete sem usar o torquímetro. Eu tenho dois até, mas nesse dia eu tava com um colega que tem mais conhecimento que ferramentas, daí devo ter colocado mais que os 40Nm recomendados...

Tava tudo indo bem, até descobrir que o cassete é uma bosta (SunRace CSM680, 40-11d de 8v, empenou só de pedalar na cidade com menos de dois meses de uso) e resolvi voltar pro anterior (Shimano CS-HG50-8, que me aguentou por 6000km sem empenar e que eu troquei sem necessidade, por fogo no rabo). Não to conseguindo desparafusar ele nem a reza!

Entendam: é a porca trava que tá agarrada mesmo, nem chegou a sair! Percebi que rolou uma corrosão por baixo da porca que pode estar causando isso. Já jateei óleo desengripante (to usando o M1) e não soltou. Até entortei o imobilizador do cassete fazendo isso!

Alguém aí conhece alguma manha ou mandinga pra soltar a mardita porca do cassete?

Se vc ja entortou a ferramenta de imobilização do K7, então precisa de outra com uma alavanca maior

Passar desengripante também ajuda na região

Voltar para o topo
am.araujo Ver Drop Down

SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de am.araujo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Dez 2019 as 09:46
Acho que vc vai precisar de algo mais sofisticado, use uma corrente velha pra segurar o cassete, tente apoiar ela em algo que faça pressão, então use uma alavanca bem grande pra mover o extrator. Eu já passei por problema parecido com um pedal que ficou literalmente grudado num pedivela, passei wd40 e deixei agir, depois usei a chave 15 e apoiei ela numa chave de boca pra criar uma alavanca gigante. Foi preciso uma força descomunal, mas o danado saiu. Se nada der certo, melhor levar numa bicicletaria, eles tem todo tipo de ferramenta, com certeza conseguem destravar esse cassete.
Voltar para o topo
dwsmartins Ver Drop Down

Belo Horizonte
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dwsmartins Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Dez 2019 as 20:07
Assumi a incompetência e levei numa oficina. O mecânico prendeu a roda numa morsa na bancada e prendeu o cassete com a chave de corrente de um jeito que eu não entendi (parecia que tava na morsa tb, mas não me perguntem como). Depois fez uma força absurda (eu ajudei, inclusive) e a %}^**%% da trava do cassete soltou, literalmente numa explosão (só o ruído mesmo, mas definitivamente um BANG).

Eu não tava querendo salvar o cassete, que estava empenado. Ainda da pra recuperar e usar, em caso de necessidade, mas eu me decepcionei com a SunRace, então não faço questão. Tá guardado aqui, mesmo assim.

Com isso, o terreno ficou livre pra instalar o meu CS-HG50-8 antigo. Tive que achar a corrente anterior, pq tava pulando bastante em todas as marchas, mas agora tá tudo OK. O negócio agora é usar até moer e trocar por coisas boas em breve.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar para o topo
Pedalchou Ver Drop Down

São Paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Pedalchou Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 12 Dez 2019 as 16:03
Originalmente Postado por dwsmartins dwsmartins Escreveu:

Assumi a incompetência e levei numa oficina. O mecânico prendeu a roda numa morsa na bancada e prendeu o cassete com a chave de corrente de um jeito que eu não entendi (parecia que tava na morsa tb, mas não me perguntem como). Depois fez uma força absurda (eu ajudei, inclusive) e a %}^**%% da trava do cassete soltou, literalmente numa explosão (só o ruído mesmo, mas definitivamente um BANG).

Eu não tava querendo salvar o cassete, que estava empenado. Ainda da pra recuperar e usar, em caso de necessidade, mas eu me decepcionei com a SunRace, então não faço questão. Tá guardado aqui, mesmo assim.

Com isso, o terreno ficou livre pra instalar o meu CS-HG50-8 antigo. Tive que achar a corrente anterior, pq tava pulando bastante em todas as marchas, mas agora tá tudo OK. O negócio agora é usar até moer e trocar por coisas boas em breve.

cheguei tarde, bom na proxima vez use um soprador termico deixa esquentar a porca e utilize chave grife grande que a porca solta.

abraço
Voltar para o topo

Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.