Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Como pedalar clipado?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Como pedalar clipado?

 Responder Página  123>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Ravell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Abr 2012
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:2513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar Ravell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Como pedalar clipado?
    Postado: 27 Abr 2012 as 16:52
Como muita gente tem entrado no mundo dos pedais clipless (inclusive eu!), peço ajuda do pessoal mais experiente no assunto para complementar as informações que eu copiei e colei deste artigo:

http://dalamaaocaosbike.wordpress.com/2011/03/11/pedal-de-encaixe-usar-ou-nao-2/#more-555

- O texto abaixo foi um ctrl+c ctrl+v descarado de uma parte do artigo acima -

Esse é um passo importante… ou melhor, uma pedalada importante. Pedalar clipado é a linha que separa os “ciclistas” dos Ciclistas. E por que?
Bom, para o ciclista que pedala com o pé solto, o único movimento possível é o de empurrar o pedal para baixo com um pé, até a posição mais baixa do pedal. Nesse momento, a outra perna passa a empurrar o pedal oposto. Com isso, a pedalada tem apenas uma parte da eficiência possível.


Isso porque com o pedal de encaixe (nome correto do que chamamos “pedal clip”) o movimento é contínuo, ou seja, enquanto um pé está empurrando um pedal o outro pé está puxando o outro pedal para cima. Alguns artigos estimam em mais de 30% no ganho de pedalada.

E é fácil comprovar isso: pedalando clipado, você pode fazer só o movimento de compressão dos pedais durante uns minutos. Ao fazer o movimento completo, o aumento de velocidade é imediato.

Além disso, após estar acostumado (em poucas pedaladas), a sensação de segurança aumenta muito, ao contrário do que se possa pensar.

Um medo comum de quem nunca pedalou clipado é de não conseguir desclipar num momento de aperto… para que esse medo desapareça, é importante conhecer a anatomia do pedal de encaixe.

...

Já diz o velho ditado: “uma imagem vale por mil palavras”. Então vamos ver um excelente vídeo da Schwinn sobre como usar um pedal de encaixe. É em inglês, mas dá para entender só vendo.

 - fim do ctrl+c, ctrl+v -

Como o rapaz explica, tem que se fazer um movimento cíclico, onde um pé empurra e o outro puxa. Existe alguma técnica para isso ou o segredo é ir praticando pra pegar o ritmo e desacostumar de apenas empurrar o pedal ?

Acrescentando um link enviado pelo Voodoo em um tópico num passado não tão distante, explicando como regular corretamente o taquinho na sapatilha (MUITO ÚTIL PARA EVITAR DORES!):



abraço!



Editado por Ravell - 02 Mai 2012 as 17:32
Voltar ao Topo
welderhenrique Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Abr 2012
Maringá - PR
Offline
Mensagens:29
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar welderhenrique Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Abr 2012 as 19:38
Pedalar clipado é bem melhor, só acho que dentro da cidade acontece alguns imprevistos no trânsito que coloca sua vida em risco, esses dias mesmo um caminhão me fechou, tive que frear pra não cair em baixo do caminhão, mas não deu tempo de soltar o pé e levei um tombo, o rendimento é outro quando está clipado, mas seria bem melhor se os motoristas respeitassem mais os ciclistas.
Welder Henrique
Voltar ao Topo
Ravell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Abr 2012
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:2513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ravell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Abr 2012 as 19:51
Então, mas quais as técnicas envolvidas? Li por exemplo que pra subidas, o pessoal recomenda vc puxar o pedal, em vez de empurrar. Esse tipo de dica/informação seria interessnte aos iniciantes no clipless.
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Abr 2012 as 20:00
Originalmente postado por Ravell Ravell escreveu:

Então, mas quais as técnicas envolvidas? Li por exemplo que pra subidas, o pessoal recomenda vc puxar o pedal, em vez de empurrar. Esse tipo de dica/informação seria interessnte aos iniciantes no clipless.


Não seria "puxar em vez de empurrar". Com o pedal clipess você continua empurrando com a mesma intensidade, a diferença é que tende a utilizar a musculatura da parte posterior da perna para puxar o pedal também, o que deixa a pedalada "mais redonda" pois a aplicação de força não ocorre apenas na fase descendente.

Acho que é apenas questão de costume, assim que você se familiariza com o pedal clipess passa a puxar o pé automaticamente, quase inconscientemente.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
Ravell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Abr 2012
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:2513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ravell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Abr 2012 as 20:06
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Originalmente postado por Ravell Ravell escreveu:

Então, mas quais as técnicas envolvidas? Li por exemplo que pra subidas, o pessoal recomenda vc puxar o pedal, em vez de empurrar. Esse tipo de dica/informação seria interessnte aos iniciantes no clipless.


Não seria "puxar em vez de empurrar". Com o pedal clipess você continua empurrando com a mesma intensidade, a diferença é que tende a utilizar a musculatura da parte posterior da perna para puxar o pedal também, o que deixa a pedalada "mais redonda" pois a aplicação de força não ocorre apenas na fase descendente.

Acho que é apenas questão de costume, assim que você se familiariza com o pedal clipess passa a puxar o pé automaticamente, quase inconscientemente.


Valeu Osóri...ops, Voodoo! :D
Voltar ao Topo
TFHG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2011
SP, Interior
Offline
Mensagens:990
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TFHG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Abr 2012 as 04:51
Eu também tenho olhado com mais atenção os pedais clipless.... já cogito a idéia de pegar um.

Msa, me veio uma duvida: Qual a diferença entre os modelos de MTB e os de estrada? Para o uso na cidade, qual o mais adequado? As sapatilhas são compativeis? Uma sapatilha de speed "serve" num pedal de MTB e vice-versa?

O modelo que me agrada é o Shimano PDM324, por possuir plataforma em um dos lados.
KHS Flite 300 "upgrade" 105 + Ultegra
GT Avalanche Expert

Experiência traz consigo bom senso. E boa parte dela é adquirida pela falta dele!
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Abr 2012 as 09:19
Originalmente postado por TFHG TFHG escreveu:


O modelo que me agrada é o Shimano PDM324, por possuir plataforma em um dos lados.
 
Esse pedal é muito bom. Tenho um par deles em uma de minhas bikes. Mas na prática eu acabo utilizando 95% o lado com o clipe, pois pedalar de sapatilha é muito mais eficiente e confortável.
 
O lado plataforma acaba ficando como uma "reserva" para um eventual necessidade de pedalar de chinelo, tênis ou algum problema com o taquinho.
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
ALEXRIDER Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Mar 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:142
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar ALEXRIDER Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Abr 2012 as 13:19
Eu já uso tem uns 8 meses, já rodei mais de 1000km clipado e só sinto receio no trânsito pesado ou quando vou transpor obstáculos muito altos, em todo este tempo só cai uma vez devido estar extremamente cansado na volta de um pedal de 80km e ao tentar subir um meio fio não puxei a bike legal, a bike parou com uma roda em cima e outra em baixo e não consegui soltar o pé e foi chão.

Quanto a eficiência da pedalada é sem comparação, até a musculatura da perna se desenvolveu melhor, certa vez li algo sobre treinamentos para melhorar a performance e dizia a algo sobre pedalar com uma perna só durante um determinado (apoiando a outra na suspa) tempo e alternar, a diferença que fez foi gritante pois a esquerda no início aguentava um pouco menos tempo que a direita (força e coordenação motora) agora pedalo igual com as duas e só com pedal de encaixe consegui este desenvolvimento.

Eu recomendo, pensei que não ia me adaptar mas agora não pedalo sem.

Voltar ao Topo
c4ldas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Fev 2012
Cork, Irlanda
Offline
Mensagens:323
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar c4ldas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2012 as 09:08
Comprei o meu recentemente. Ainda não faço o movimento completo (compressão, retorno, puxada e chute), pois falta a puxada. Mas os outros três sempre foram tranquilos para mim até porque utilizava antes um pedal com birros grandes que facilitavam fazer o movimento de retorno. Mas quando eu estou cansado eu vejo como é bom utilizar esse pedal, pois você pode fazer "qualquer" movimento para a bicicleta andar, o que dá um pouco mais de tempo para descansar as pernas. :P

Quanto à questão de segurança, eu também acho bem melhor para as trilhas. Na última que fiz passei por uns buracos que acho que o pedal comum não deixaria meu pé no lugar. Essas imperfeições de solo nas trilhas podem acabar tirando você da bike.
Voltar ao Topo
BETTIO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jan 2012
Paranagua
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BETTIO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2012 as 16:56
o que dizer.. botei pedal clip a quase um mês atrás, e notei bastante diferença, peguei um  PD-M520  com sapatilha SH XC-060  gostei muito do resultado..
Voltar ao Topo
Ravell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Abr 2012
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:2513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ravell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2012 as 17:18
Originalmente postado por c4ldas c4ldas escreveu:

Comprei o meu recentemente. Ainda não faço o movimento completo (compressão, retorno, puxada e chute), pois falta a puxada. Mas os outros três sempre foram tranquilos para mim até porque utilizava antes um pedal com birros grandes que facilitavam fazer o movimento de retorno. Mas quando eu estou cansado eu vejo como é bom utilizar esse pedal, pois você pode fazer "qualquer" movimento para a bicicleta andar, o que dá um pouco mais de tempo para descansar as pernas. :P

Quanto à questão de segurança, eu também acho bem melhor para as trilhas. Na última que fiz passei por uns buracos que acho que o pedal comum não deixaria meu pé no lugar. Essas imperfeições de solo nas trilhas podem acabar tirando você da bike.

Esse está sendo o meu desafio. Tenho tentado fazer o movimento completo, mas é difícil, pq as coisas acontecem muito rapidamente. Mas é praticar, praticar, praticar!
Voltar ao Topo
Ravell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Abr 2012
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:2513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ravell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2012 as 17:31
Acrescentando um link enviado pelo Voodoo em um tópico num passado não tão distante, explicando como regular corretamente o taquinho na sapatilha:

Voltar ao Topo
rodrimafu Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 22 Out 2011
Lajeado-RS
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrimafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2012 as 02:25
No começo andar clipado requer um pouco de diciplina e treino para conseguir tirar total proveito, mas depois de pegar o jeito só alegreia.< ="text/" ="http://static.conexaomega.com.br/plugin.js">
Voltar ao Topo
Mauro Brisola Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2007
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3948
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mauro Brisola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2012 as 02:44
Originalmente postado por TFHG TFHG escreveu:



Msa, me veio uma duvida: Qual a diferença entre os modelos de MTB e os de estrada? Para o uso na cidade, qual o mais adequado? As sapatilhas são compativeis? Uma sapatilha de speed "serve" num pedal de MTB e vice-versa?


Os pedais de estrada usam taquinhos maiores. Por isso não daria para usar a mesma sapatilha considerando que tua MTB use pedais de encaixe padrão MTB.

Eu resolvo isto usando pedal egg beater na MTB e egg beater Candy na road. Daí posso usar a mesma sapatilha nas duas bikes. Além disso o taco menor permite que se caminhe "normalmente" já que o solado da sapatilha de MTB  pode ser mais estilo tenis. Já com o taco de speed caminhar fica mais complicado.
Voltar ao Topo
francisco silva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2012
Rio de janeiro
Offline
Mensagens:173
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar francisco silva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2012 as 03:21
Fala ai galera !!!!!!


Eu ainda não estou andando clipado pelo mesmo motivo citado várias vezes pelos nossos amigos, " os velhos e doloridos tombos" os parceiros de pista sempre mandam eu comprar uma sapatilha mas na mesma hora me dizem você so vai levar uns tombinhos até se acostumar e é ai que entra o medo de me estabacar no chão, estou precisando criar uma coragem a mais !!!!
valeu galera
Voltar ao Topo
PauloBC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Mai 2012
Brusque
Offline
Mensagens:3637
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PauloBC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2012 as 12:36
Ja usei clips Shimano por 1 ano e td mundo acaba caindo pelo menos uma vez , nem q seja devagar n meio fio. Torci o joelho e tirei o clip pois pra desengatar tem q fazer movimento de torcao e nao podia.
Perde mto rendimento sem clip , pra saltos tb perde mto controle sem. Mas agora quero botar um egg beather , alguem sabe as principais diferencas :
Abraço galera
Voltar ao Topo
magao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2012
Maceió
Offline
Mensagens:236
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar magao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2012 as 13:50
Para os iniciantes segue meu relato: http://www.pedal.com.br/forum/impressoes-em-andar-clipado-para-iniciantes_topic49786.html

Já cai 1x.. mais coisa besta.. hehe 

E estou quase que no automático já.. de empurrar e puxar.. as vezes falha quando estou cansado.. os musculos não respondem..

Abraços,
Giant Trance Team 2006 Grupo SLX Susp Manitou Relic 130 TPC
Ex - Giant Revel 1 mod. 2011
Voltar ao Topo
utR Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Mar 2009
Brasília
Offline
Mensagens:705
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar utR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2012 as 16:46
Originalmente postado por francisco silva francisco silva escreveu:

Fala ai galera !!!!!!


Eu ainda não estou andando clipado pelo mesmo motivo citado várias vezes pelos nossos amigos, " os velhos e doloridos tombos" os parceiros de pista sempre mandam eu comprar uma sapatilha mas na mesma hora me dizem você so vai levar uns tombinhos até se acostumar e é ai que entra o medo de me estabacar no chão, estou precisando criar uma coragem a mais !!!!


Cara to usando sapatilha e pedal com clip a 2 semanas e até hoje não cai. A manhã é só prever a situação e já ir se preparando pra tirar desclipar.
Meu pedal tá excelente, dei uma boa ajustada no parafusos e qualquer movimento lateral, não preciso nem fazer força, o meu pé já desclipa.

De vez em quando eu passo por uns apertos mas sempre dá tempo de desclipar e colocar o pé no chao.  Compra que você não vai se arrepender, melhora e muito a pedalada.


Voltar ao Topo
Mauro Brisola Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2007
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3948
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mauro Brisola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2012 as 17:00
A questão principal de pedalar clipado não é a dificuldade/risco de aprender a usar. Mas sim a impossibilidade de se conseguir pedalar com pedais convencionais depois de estar acostumado com as várias vantagens do sistema!

Dica bem básica para quem está começando: um pedal regulado com força da mola no mínimo destrava bem fácil. Praticamente só com o susto.
Voltar ao Topo
crivian Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Mai 2011
Alvorada - RS
Offline
Mensagens:55
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar crivian Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2012 as 20:26
Francisco e todo o pessoal que tiver medo de cair com pés presos, certa vez lí em uma revista que o movimento de encaixar e desencaixar os tacos nos pedais tem que ser "gravado" pelo cérebro para ficar automático. O artigo dizia que era possível treinar o cérebro, para isto, mandava subir na bicicleta em um local com apoio dos dois lados, como um corredor estreito por exemplo, onde se tem uma parede em cada lado, e ficar encaixando e desencaixando os pés repetidamente, "gravando" o movimento. Se tiver um rolo de treino disponível melhor ainda(dos fixos na roda traseira né! Não vão treinar isto em um rolo triplo!!! hahahaah. Aquilo já é pra lá de difícil de parar em cima, imagina treinar o uso dos tacos). Quando comecei o uso dos tacos fiz este exercício e parace que funcionou, só tive um tombo por causa dos tacos, desencaixei o pé direito e inclinei a bicicleta para o outro lado, aí já viu né, mas isto também dá pra treinar. Já caí outras vezes, mas teria caído com ou sem os tacos, e o impressionante é que temos a impressão de as quedas serão piores com os pés presos, mas quando caímos os pés desencaixam magicamente.
Outra coisa, quando comecei, deixava a regulagem no mínimo de pressão, só não dá pra abusar na força das pedaladas e tem que se cuidar mais nas subidas pois fica fácil o pé escapar dos pedais. Quando chegava próximo a esquinas, semáforos e outros locais onde possivelmente teria de parar, desencaixava um dos pés antecipadamente.

É isto, espero que estas dicas ajudem, e podem ter certeza, depois de acostumar com os tacos o cara até desaprende a andar sem eles. É muito melhor.
Voltar ao Topo
magao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2012
Maceió
Offline
Mensagens:236
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar magao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2012 as 21:19
Originalmente postado por utR utR escreveu:

Originalmente postado por francisco silva francisco silva escreveu:

Fala ai galera !!!!!!


Eu ainda não estou andando clipado pelo mesmo motivo citado várias vezes pelos nossos amigos, " os velhos e doloridos tombos" os parceiros de pista sempre mandam eu comprar uma sapatilha mas na mesma hora me dizem você so vai levar uns tombinhos até se acostumar e é ai que entra o medo de me estabacar no chão, estou precisando criar uma coragem a mais !!!!


Cara to usando sapatilha e pedal com clip a 2 semanas e até hoje não cai. A manhã é só prever a situação e já ir se preparando pra tirar desclipar.
Meu pedal tá excelente, dei uma boa ajustada no parafusos e qualquer movimento lateral, não preciso nem fazer força, o meu pé já desclipa.

De vez em quando eu passo por uns apertos mas sempre dá tempo de desclipar e colocar o pé no chao.  Compra que você não vai se arrepender, melhora e muito a pedalada.



Urt,

Só existem 02 tipos de pessoas:

01. as que ainda não caíram;
02. as que caíram

=)

O problema é quando não se da pra prever.. por exemplo.. andei clipado 2 semanas e não cai.. ultimo passeio na orla bem tranquilão.. cai 1x e quase caiu denovo.. 
Motivo: Imprevisto.. escorregou o pneu da frente.. como tava devagar perdi o equilíbrio e não consegui desclipa!

Queda em camera lenta! hehe

Maioria das vezes vc se liga e desclipa antes.. mais so com o tempo pra ficar automático..

Abraços,
Giant Trance Team 2006 Grupo SLX Susp Manitou Relic 130 TPC
Ex - Giant Revel 1 mod. 2011
Voltar ao Topo
maathheus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2012
Curitiba
Offline
Mensagens:65
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar maathheus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2012 as 01:19
Hoje estimulado pelo que tenho lido no forum resolvi instalar um pedal e comprar uma sapatilha para andar clipado. Fui na bicicletaria, e primeiro levei um baita susto, 120 reais o pedal, e 238 a sapatilha, 358 ao todo. Preços muito maiores do que eu previa, mas enfim resolvi encarar.

O desempenho lipado é realmente diferente, muito mais, senti diferença principalmente nas subidas, e na hora de acelerar, ganha-se velocidade com muito mais facilidade. Mas senti um pouco de cansaso devido eu forçar algusn musculos que não estava acostumado a forçar.

Tambem sofri um pequeno acidente, desclipei o pé direito e inclinei a bike para o lado esquerdo na hora de parar. Não cai, consegui descliapr o esquerdo a tempo, mas acabei torcendo o pé.




Editado por maathheus - 04 Mai 2012 as 01:26
Voltar ao Topo
francisco silva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2012
Rio de janeiro
Offline
Mensagens:173
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar francisco silva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2012 as 01:24
Ai galera!!!!!!

Essa semana vou comprar os pedais  e a sapatilha, vou arriscar mais na melhoria das pedaladas do que nos possíveis tombos ou até mesmo com um pouco de sorte sem eles, e se todo ciclista que usa indica é que o negócio melhora mesmo, e obrigado pelas dicas resolvi vou comprar!
valeu galera
Voltar ao Topo
Ravell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Abr 2012
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:2513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ravell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2012 as 01:30
Não tem mistério pra evitar as quedas bobas: é treinar mesmo em casa apoiado na parede. Umas 300x pelo menos. Treina muito mesmo o ato de clipar e desclipar. Daí é apenas questão de por na cabeça que antes de parar, tem que desclipar e sempre manter isso na cabeça.

Fazendo isso, vc não cairá.

É muito fácil mesmo e o retorno é imenso!
Voltar ao Topo
sabauna Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Abr 2012
Mogi das Cruzes
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sabauna Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2012 as 17:32
Neste final de semana comecei a pedalar clipado, no primeiro dia pedalei 30 Km e no segundo dia 57 Km, e de fato é bem melhor da mais segurança e rendimento, mas precisa treinar bastante, principalmente na hora de parar a bike para evitar os tombos. Ah no segundo dia cai parado, esqueci de desclipar antes, faz parte do aprendizado.
Abraço a todos.
Voltar ao Topo
tbortolotto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Nov 2011
Florianópolis
Offline
Mensagens:701
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tbortolotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2012 as 18:49
Na primeira vez que andei de speed eu já andei clipado e tomei 4 tombos. Então inventei um treino pra me acostumar.

1 - Clipei um pé e mantive o outro desclipado. Como pé clipado eu dava o impulso inicial pra deixar a bike em movimento. Qdo eu ia parar, inclinava suavemente a bike para o lado do pé desclipado. Comecei clipando o pé esquerdo e depois inverti clipando o pé direito. Fiz isso pra aprender a parar pro lado certo. Das vezes que caí não foi por não ter desclipado e sim por desclipar um pé e a bike tombar pro lado do pé clipado!

2 - O segundo exercício foi clipar o pé esquerdo, dar o impulso e clipar o pé direito. No meio do caminho eu desclipava o pé direito e parava a bike. Um jeito fácil que eu me acostumei a desclipar é com o pé na posição de 12h no pedivela (perna flexionada). Na hora de reclipar eu fazia o contrário, reclipava com o pé na posição 6 h do pedivela (perna extendida). Nesse momento eu procurava olhar pro pedal na hora de reclipar. Fiz isso durante 30 min com o pé direito e mais 30 com o esquerdo.

3 - Repeti o exercício 2 mas sem olhar pro pedal. Com o tempo a gente acostuma achar o lado certo do pedal pra clipar sem ver. Uma dica é sempre pisar com a ponta do pé no pedal. Se vc pisar e não clipar é pq o lado está errado. Então eu tirava o pé de cima do pedal, dava impulso com o outro já clipado e tentava denovo até dar certo.

Com isso, consegui ter um domínio mto bom da prática de clipar e evitei mais tombos!
Voltar ao Topo
vitosouza Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Mar 2009
Recife
Offline
Mensagens:54
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vitosouza Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2012 as 09:39
uma coisa é fato: Voce VAI cair. Normalmente cai na hora de parar, devagarzinho, vai inteiro, você, a bike, e é inevitável ver todo mundo rindo de você.

Uma dica é ficar treinando em terreno macio, como grama, areia mais fofa, pra ficar colocando e tirando o pé no clipe, até se acostumar a tirar o pé rodando o calcanhar pra fora.

Você vai sentir muito mais confiante nas descidas, é outro nível de pedal!
Voltar ao Topo
Ravell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Abr 2012
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:2513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ravell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2012 as 09:44
Originalmente postado por vitosouza vitosouza escreveu:

uma coisa é fato: Voce VAI cair. Normalmente cai na hora de parar, devagarzinho, vai inteiro, você, a bike, e é inevitável ver todo mundo rindo de você.

Uma dica é ficar treinando em terreno macio, como grama, areia mais fofa, pra ficar colocando e tirando o pé no clipe, até se acostumar a tirar o pé rodando o calcanhar pra fora.

Você vai sentir muito mais confiante nas descidas, é outro nível de pedal!


Te falar que até hoje não caí por connta de estar clipado e já pedalei mais de 1.000 km assim, tanto em trilhas como estradas e nos pedais urbanos que faço todos os dias.

O segredo pra mim foi ler aqui no forum e entender como as pessoas cairam por vacilo/desatenção e praticar centenas de vezes em casa, o ato de clipar/desclipar com os dois pés, antes de ir pra rua.

Já caí feio numa trilha mas teria caido com ou sem clip então não conta rsrs
Voltar ao Topo
Papillon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2008
Sampa
Offline
Mensagens:1777
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Papillon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2012 as 10:09
Eu só caí uma vez em casa do rolo... a roda da frente caiu e eu tombei clipado...prov. teria caído sem clip também. Na rua nos primeiros dias tive um pouco de dificuldade no momento de parar em farol pois esquecia de estar clipado...com o tempo ficou totalmente automático.
Voltar ao Topo
rsreis Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2012
S. J. Campos/SP
Offline
Mensagens:1257
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rsreis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jul 2012 as 13:29
A verdade é a seguinte: a bike tem duas rodas, probabilidade de cair é muito grande! Pedal clipless é um agravante até que vc se acostume com ele, mas... com ou sem ele, a chance de cair é grande! Faz parte!!!
Voltar ao Topo
Ravell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Abr 2012
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:2513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ravell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jul 2012 as 13:35
Originalmente postado por rsreis rsreis escreveu:

A verdade é a seguinte: a bike tem duas rodas, probabilidade de cair é muito grande! Pedal clipless é um agravante até que vc se acostume com ele, mas... com ou sem ele, a chance de cair é grande! Faz parte!!!


Te falar que me sinto muito mais seguro hj pedalando clipado do que sem. Na verdade, não consigo mais pedalar desclipado. Levo o tênis/sapato na mochila e vou de sapatilha pro trabalho rsrs
Voltar ao Topo
SergioRA1 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Ago 2011
Pindamonhangaba
Offline
Mensagens:3618
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SergioRA1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jul 2012 as 14:46
Originalmente postado por Ravell Ravell escreveu:

Originalmente postado por rsreis rsreis escreveu:

A verdade é a seguinte: a bike tem duas rodas, probabilidade de cair é muito grande! Pedal clipless é um agravante até que vc se acostume com ele, mas... com ou sem ele, a chance de cair é grande! Faz parte!!!


Te falar que me sinto muito mais seguro hj pedalando clipado do que sem. Na verdade, não consigo mais pedalar desclipado. Levo o tênis/sapato na mochila e vou de sapatilha pro trabalho rsrs

Concordo.

Tenho 3 bikes, na Road e MTB uso clipless, quando ando na urbana de pedal plataforma me sinto "solto" em cima da bike... chego até a ficar inseguro, a sensação que dá é de perder a bike dos pés.
Quando der eu vou colocar daquele pedais plataforma com clipe na urbana.
Road: Caloi Strada 2011 Tiagra 18v | MTB: GT Zaskar Elite29 2014 XT 20v | Urban: Caloi Aluminum 2011 Acera 24v
Se a minha mensagem foi útil clique em Obrigado(0).
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jul 2012 as 16:22
Texto de Marcelo Rocha retirado do site  http://www.marcelorocha.com/003/00301009.asp?ttCD_CHAVE=91887


Empurrar e puxar o pedal.... Isso acontece?!
(07/05/2012 - 03:36)

 
    Talvez uma das frases mais faladas por ciclistas quando dão um palpite a alguém que está iniciando o desenvolvimento de sua técnica de pedaladas é: "você tem que empurrar e puxar o pedal". Mas será que isso existe mesmo? Imagine um ritmo ou cadência de pedaladas igual ou maior do que 90 rotações em um terreno plano por exemplo (uma cadência bastante comum); será que quando uma perna está descendo e empurrando o pedal, dá tempo para que o ciclista "puxe" a outra perna? Não! Admitindo que isso fosse possível nessa situação exemplificada, o que será que aconteceria com a eficiência de pedaladas? Nós teríamos os vetores de força da pedalada bastante alterados e uma técnica ineficiente. E a ciência nos prova exatamente o contrário do que diz o senso comum, como por exemplo no trabalho de Gregor em 2000 que realizando diversos testes para as forças atuantes na pedalada com pedais devidamente instrumentados verificou que embora os ciclistas freqüentemente sintam que estão puxando o pedal durante a recuperação (subida do pedal), isso é raro. E além disso, puxar o pedal não é essencial para uma técnica eficiente de pedalada no ciclismo, e os ciclistas competitivos reservam essa ação para subidas e arrancadas (também chamadas entre os atletas de sprints). Foi verificado também que a simetria de força na pedalada é rara, e iremos encontrar constantemente assimetrias entre as pernas na força aplicada ao pedal.
 

 
     Mais uma vez vemos que as afirmações feitas a esmo em geral não têm nenhum valor. Tomem muito cuidado ao ouvir palpites e conselhos de pessoas que não têm preparo técnico-científico para tal. 
 
REFERÊNCIAS 
 
- GREGOR, R. J. Biomechanics of cycling. In: GERRET, W. E. & KIRKENDAL, D. T. Exercise and Sport Science. Philadelphia - EUA: Lippincott Williams & Wilkins, 2000.
 

Marcelo Rocha
Voltar ao Topo
Igor Bambu Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 11 Mai 2007
Cuiabá - Mato Grosso
Offline
Mensagens:571
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Igor Bambu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jul 2012 as 16:35
Pedalar clipado é tudo de bom! Vc e a bike se tornam um só (no sentido figurado kkk)

Eu já pedalei com clip de estrada e achei mais dificil de soltar do que o de mtb (shimano e crank bros)
por isso, na MINHA OPINIÃO é melhor usar de mtb pra cidade, ele é mais ágil.

Recomendo a todos a usarem clip, é um componente que deixa sua capacidade e domínio (após acostumar) muito melhores.. affs.. é muito bom... vou parar de falar, ja deu .... XD kkkkkkkkk


Abraços!
Voltar ao Topo
leolupi Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Jun 2012
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leolupi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Out 2012 as 20:04
Revivendo esse tópico. Pess oal, li esse artigo do Marcelo Rocha e também esse artigo do site Pra Quem Pedala ( http://www.praquempedala.com.br/blog/o-mito-de-puxar-e-empurrar-o-pedal/ - http://www.praquempedala.com.br/blog/o-mito-de-puxar-e-empurrar-o-pedal/) e tive dúvidas a respeito do movimento da pedalada. Afinal, o melhor é realmente puxar e empurrar ou somente empurrar o pedal?
Voltar ao Topo
crivian Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Mai 2011
Alvorada - RS
Offline
Mensagens:55
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar crivian Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Out 2012 as 15:37
leolupi, não tenho conhecimento técnico sobre o assunto e entendo muito pouco de física para opinar sobre a "dinâmica do movimento" ou qualquer coisa parecida, mas vou resumir aqui o que lí e ouví a respeito, pois acredito que quanto mais informações possuímos, melhores condições temos de chegar às nossas próprias conclusões.
Um resumo do que lí e ouví:
1 - Para o movimento de "puxar" o pedal são utilizados músculos diferentes daqueles utilizados para "empurrar" o pedal. Assim, quando apenas "empurramos" os pedais, estamos deixando de aproveitar parte da musculatura e desta forma estaríamos rendendo menos ou sobrecarregando os músculos utilizados para "empurrar" os pedais.
2 - Na pedalada, o movimento de empurrar os pedais é mais natural e é o primeiro que aprendemos, mesmo assim precisamos "aprender", crianças pequenas quando são "apresentadas" a uma bicleta raramente saem pedalando, o instinto é empurrar com os pés no chão, mas aí alguém vai lá e diz: "tem que empurrar os pedais fulaninho!". E claro, como normalmente quando se aprende a andar de bicicleta não há um pedal com clipe nela (graças a Deus!) ninguém diz pra criatura: "tem que empurrar e puxar os pedais fulaninho!". A "moral da história" é que nós, "já experientes na arte de fazer a bike ir pra frente empurrando os pedais", realizamos este movimento naturalmente, então só precisaríamos tornar natural o ato de "puxar" os pedais. É só fazer o teste, quando você puxa o pedal a outra perna empurra automaticamente, isto ocorre porque o movimento de empurrar já está "gravado" no cérebro.
Mal comparando é como acontece com os clipes, no início você tem que se concentrar para desclipar, depois de um tempo fica automático.

Agora, se é eficaz e se vale o esforço de aprender, na minha opnião isso é com cada um. Pra mim o mesmo que vale pra um não necessariamente vale pra todos.
Voltar ao Topo
Carrascal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Out 2011
Minas Gerais
Offline
Mensagens:26
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carrascal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2013 as 15:22
Moçada, vocês conseguem desclipar numa boa com os pedais nas posições de 3 e 9 horas?
Voltar ao Topo
SergioRA1 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Ago 2011
Pindamonhangaba
Offline
Mensagens:3618
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SergioRA1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2013 as 15:29
Originalmente postado por Carrascal Carrascal escreveu:

Moçada, vocês conseguem desclipar numa boa com os pedais nas posições de 3 e 9 horas?

Moleza... se estiver difícil pra você deixe a regulagem do encaixe um pouco mais folgada. No pedal tem um parafuso com o sinal + e -. Pegue uma chave allem e gire 1/2 volta na direção do sinal "-" e depois faça alguns testes pra clipar e desclipar. Se continuar difícil de outra 1/2 volta. Não tem segredo.
Depois há um desgaste natural dos pedais e dos taquinhos e aí é só voltar a apertar a regulagem novamente, girando pra o "+".


Editado por SergioRA1 - 29 Jan 2013 as 15:30
Road: Caloi Strada 2011 Tiagra 18v | MTB: GT Zaskar Elite29 2014 XT 20v | Urban: Caloi Aluminum 2011 Acera 24v
Se a minha mensagem foi útil clique em Obrigado(0).
Voltar ao Topo
HAIRTONNETO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2012
CURITIBA
Offline
Mensagens:1910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HAIRTONNETO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2013 as 15:41
Originalmente postado por Carrascal Carrascal escreveu:

Moçada, vocês conseguem desclipar numa boa com os pedais nas posições de 3 e 9 horas?

Pro meu caso que uso os pedais shimano, na posição de 3 horas é mais fácil e rápido.

To querendo experimentar os egg ainda.
Voltar ao Topo
Carrascal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Out 2011
Minas Gerais
Offline
Mensagens:26
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carrascal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jan 2013 as 16:35
Valeu gente! Vou tentar ajustar a pressão dos pedais então pra ver se facilita a minha vida. Eu tenho encontrado dificuldade em soltar os clips nas 3 e 9 horas. Acabo conseguindo facilmente só na posição de 6 horas e com um pouco menos de facilidade nas 12 horas, mas às vezes só aquela fração de tempo de mudar a posição dos pedais já é o bastante pra embananar a coisa. Grande abraço!

Voltar ao Topo
 Responder Página  123>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X