Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Como mudar a bike e melhorar as escaladas?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Como mudar a bike e melhorar as escaladas?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Khalaf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:146
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Khalaf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Como mudar a bike e melhorar as escaladas?
    Postado: 03 Ago 2011 as 15:49
Pessoal,
 
Depois de quase dois anos sem pedalar estou voltando aos poucos. Como moro bem próximo do Pico do Jaraguá, estou treinando as escaladas por lá. Tenho uma Caloi Potenza 2009 com Tiagra relação 52x39 cassete 12x23 de 9 velocidades, mas preciso alterar essa relação pq está muito difícil de subir. Qual a melhor opção para alterar a bike e assim melhorar o desempenho?
 
Aproveitando, vale a pena substituir mesa, guidão e canote (todos Truvativ XR de alumínio) por peças de carbono ganhando assim alguns gramas?
Voltar ao Topo
Edson Sobreira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Nov 2004
-Guarulhos - SP
Offline
Mensagens:1761
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edson Sobreira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2011 as 15:56
Khalaf, dois anos sem pedalar é um bom tempo e voltar aos poucos subindo logo o pico do Jaraguá não é a melhor opção, como vc mora perto do Pico acaba sendo privilegiado por ter a Bandeirantes e a Anhanguera como quintal de casa, acredite mas só melhorar a bike não vai adiantar muita coisa, se o seu condicionamento não estiver bom o suficiente para encarar o Pico. Você deve fazer quilometragem, que deve servir para o seu corpo acostumar novamente com o pedal, depois disso ai sim vc pode começar a enfrentar o Pico. Eu faço isso, quando fico um tempo parado, procuro fazer quilometragem, sem nada de subida, pq meu corpo não está preparado para a carga de esforço que se exige na subida, só depois de alguns treinos longos é que vou encaixando uma subida ou outra. E treino de serra mesmo, só quando estiver bem condicionado
Antigo usuário Edson de Lima Sobrei

http://www.strava.com/athletes/232181
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2011 as 16:21
Khalaf.

Para tornar a relação mais leve você pode colocar uma pedivela compacta ou um cassete com pinhões com mais dentes. Pode até afrescalhar de vez e colocar uma pedivela tripla! Porém, antes de trocar a relação, vale a pena prestar atenção ao que o Edson falou. Talvez um pouco mais de condicionamento faça esta necessidade de marchas mais leves cessar.

Para subir melhor, pode-se treinar, levando em consideração a formação da base como já disse o Edson, ou pode-se colocar um motorzinho na bicicleta.

Quanto à troca dos componentes de alumínio que você citou por semelhantes de carbono não vale a pena. Se quer tirar peso, vale a pena começar tirando peso das rodas, de fora para dentro.

Hug
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
acunha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2007
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:2388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2011 as 16:22
Qto vc pesa, qual sua altura e qto tempo vc leva pra subir o Jaragua ?
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2011 as 16:34
só trocar o cassete para que ela tenha final de 27 dentes. É o jeito mais barato, você só vai precisar trocar a corrente também.

Mas subir bem depende mais da experiência de subir muitas ladeiras constantemente do que a bike ou das peças que ela tem. Claro que uma relação mais leve é importante para você se manter na cadência ideal e não quebrar no meio do pico.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
Khalaf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:146
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Khalaf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2011 as 16:56
Edson, o condicionamento está melhorando pq antes de ir para a rua estava treinando na bicicleta da academia, mas mesmo assim preciso melhorar.
 
lgalicki, as rodas troquei quando comprei a bike colocando Xero Lite e ganhei quase 1 kilo nessa mudança.
 
acunha, 1,70m e 70kg. Antes de parar eu subia entre 17/18 minutos e agora está em 24, mas mesmo quando subia em 18 minutos sentia que poderia melhorar se tivesse uma relação mais leve.
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2011 as 17:24
Originalmente postado por Khalaf Khalaf escreveu:

Edson, o condicionamento está melhorando pq antes de ir para a rua estava treinando na bicicleta da academia, mas mesmo assim preciso melhorar.
 
lgalicki, as rodas troquei quando comprei a bike colocando Xero Lite e ganhei quase 1 kilo nessa mudança.
 
acunha, 1,70m e 70kg. Antes de parar eu subia entre 17/18 minutos e agora está em 24, mas mesmo quando subia em 18 minutos sentia que poderia melhorar se tivesse uma relação mais leve.

Tá certo. Neste caso, teria que ver se não vale mais a pena comprar um quadro mais leve. Bastaria ver quanto peso a menos cada real compraria em ambos casos: troca de quadro e troca de componentes. O quadro da Potenza é bem pesadinho.
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
acunha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2007
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:2388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2011 as 18:51
http://www.kreuzotter.de/english/espeed.htm

O Jaragua tem 4,4k e sobe 300m de desnivel...
Pra subir em 24min com esse peso (supondo bike de 9kg), ou seja, 11km/h, precisa de 180w
Se reduzir 10kg (!!!) no conjunto, e manter a potencia necessaria (180w), reduz o tempo de subida pra 21min
Se mantiver o peso atual mas aumentar a potencia pra 232w, a velocidade media vai pra 14km/h e o tempo cai pra 18min 50seg

Com um pouco mais de calculo, da pra saber qual a relacao de marcha ideal, considerando as velocidades medias de subida acima (11 e 14k/h) e a cadencia "alvo" (ex:80)...
Voltar ao Topo
korgis Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Dez 2008
sao paulo
Offline
Mensagens:264
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar korgis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2011 as 19:01
cara se eu fosse você não substituiria peça alguma dessa bike, aliás um ótima bike, acontece que você ficou dois anos sem andar e encarar o jaraguá logo de cara ñ é mole não, porem a escalada do Jaraguá vale a muito a pena, pra quem estiver próximo eu recomendo
Voltar ao Topo
Xmotta Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Set 2005
brasilia - DF
Offline
Mensagens:1471
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Xmotta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Ago 2011 as 01:04
Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

http://www.kreuzotter.de/english/espeed.htm

O Jaragua tem 4,4k e sobe 300m de desnivel...
Pra subir em 24min com esse peso (supondo bike de 9kg), ou seja, 11km/h, precisa de 180w
Se reduzir 10kg (!!!) no conjunto, e manter a potencia necessaria (180w), reduz o tempo de subida pra 21min
Se mantiver o peso atual mas aumentar a potencia pra 232w, a velocidade media vai pra 14km/h e o tempo cai pra 18min 50seg

Com um pouco mais de calculo, da pra saber qual a relacao de marcha ideal, considerando as velocidades medias de subida acima (11 e 14k/h) e a cadencia "alvo" (ex:80)...


   RESUMINDO...


   VAI TREINAR...

   Comprar peças não leva ninguém há lugar nenhum, treino SIM..!!!
SPZ Carve 29er
KUOTA Kryon Sram force 22
Voltar ao Topo
acunha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2007
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:2388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Ago 2011 as 01:06
Mais umas continhas...
Se considerar uma velocidade-alvo de 11km/h para subida do Jaragua (exemplo anterior)...
Com uma relacao 34x27 vai rodar a 69rpm, razoavel pra subida...
Com uma relacao 39x27 vai rodar a 60rpm, já muito baixa, mas dá pra subir de pé
Com uma relacao 39x25 vai rodar a 56rpm, dureeeeza
Com uma relacao 39x23 vai rodar a 51rpm... moendo cana !

Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Ago 2011 as 01:27
Originalmente postado por acunha acunha escreveu:

Mais umas continhas...
Se considerar uma velocidade-alvo de 11km/h para subida do Jaragua (exemplo anterior)...
Com uma relacao 34x27 vai rodar a 69rpm, razoavel pra subida...
Com uma relacao 39x27 vai rodar a 60rpm, já muito baixa, mas dá pra subir de pé
Com uma relacao 39x25 vai rodar a 56rpm, dureeeeza
Com uma relacao 39x23 vai rodar a 51rpm... moendo cana !





51rpm é moendo cana? Hahahaha...

De pirraça, só pra ver se conseguia, subi uma ladeira aqui perto de casa com cerca de 1km e em média 5 a 6% de inclinação, em 52x11. Subi a cerca de 17km/h, em torno de 30rpm. Cheguei com o batimento no VDO ao final da subida. Parecia que estava pedalando em camera lenta, rs...
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
Khalaf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:146
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Khalaf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Ago 2011 as 17:48
Mas eu já estou treinando, só que nas duas ultimas semanas utilizei o Jaraguá como parte do treino e fiz 3 subidas. Mesmo quando eu estava bem fazia tempo na casa de 18 minutos "moendo cana" como o acunha escreveu utilizando a relação 39x23. Creio que com uma relação mais "leve" a segunda metade da subida ficará mais suave, já que a primeira metade acho mais tranquilo subir.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X