Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - como é fixada a espiga de aço em um garfo de alumi
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


como é fixada a espiga de aço em um garfo de alumi

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
z3ka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2014
Fpolis
Offline
Mensagens:48
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar z3ka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: como é fixada a espiga de aço em um garfo de alumi
    Postado: 21 Mai 2016 as 03:17
como é encaixada a espiga de aço em um garfo de aluminio ?

procurei na net e nao achei nada

pergunto isso pois levei um garfo std p/ um mecanico instalar na minha bike, mas na hr de encaixar uma peça ali da caixa de direçao, ela acabou nao entrando como deveria ali na base da espiga, ai ele colocou o garfo de ponta cabeça em uma morsa e desceu a martelada nele, foi uns pancadão msm, nao tem perigo daquela espiga soltar ?
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2016 as 19:46
Eu tenho um garfo fib e aparentemente ela é encaixada mesmo, não tem marcas de solda entre o alumínio e o aço. Só não sabia que dava pra dar umas pancadas pra ela descer do jeito que vc falou. Verifica se a frente tá firme e não tem jogo em qualquer ponta, nem trincas no alumínio. Se tiver tudo firme e integro, acredito que deve tá ok.

Mas ri alto aqui com o pancadão.
Voltar ao Topo
z3ka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2014
Fpolis
Offline
Mensagens:48
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar z3ka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2016 as 20:47
poisé amigo o negocio é encaixado, por isso fiquei meio intrigado, foto com as marcas das marteladas

Voltar ao Topo
z3ka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2014
Fpolis
Offline
Mensagens:48
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar z3ka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2016 as 20:50
esta tudo firme, mas levantou um "beicinho" na frente, deve ter pego uma martelada muito na extrema, e deu uma amassada no alumínio de leve
Voltar ao Topo
leao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2004
Bauru - SP
Offline
Mensagens:2041
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar leao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2016 as 21:32
A espiga é somente prensada no crow. É utilizada uma prensa hidráulica, mas se bater muito forte pode sim soltar a espiga. Lembrando que a espiga é colocada de baixo pra cima.

Editado por leao - 21 Mai 2016 as 21:33
Voltar ao Topo
z3ka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2014
Fpolis
Offline
Mensagens:48
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar z3ka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2016 as 21:46
entendi amigo, interessante, procurei na internet e nao achei nada sobre o assunto

então acredito que se não soltou naquela hora que ele desceu a marretada, não vai ser agora que vai soltar





Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2016 as 22:13
Provavelmente não se soltou por causa do pino que segura ele no lugar , mais eu não aceitaria essa pancadaria no meu garfo.
Nâo existe motivo nenhum pra fazer algo desse tipo.
Voltar ao Topo
z3ka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2014
Fpolis
Offline
Mensagens:48
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar z3ka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2016 as 22:46
o garfo novinho, tbm achei vacilo

Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2016 as 18:30
Originalmente postado por z3ka z3ka escreveu:

o garfo novinho, tbm achei vacilo



Pois é , era so dar uma lixadinha na base , a peça entra sob pressão mais nao e tanta pressão assim não.

Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Mai 2016 as 21:12
Eu tenho um igual(porem over).E TODA espiga de aço ou aluminio é prensada na parte de aluminio.Nao tem nescessidade me marreta nao.
Alias,fica aqui um regra>
Marreta pra quem trabalha com bike é pra TIRAR peças,ou seja,esta quase perdida,e é relativo,pra montar,uma de borracha(igual as de borracheiro).Pra montar o tirar o batente do rolamento da mesa,eu uso uma chave de boca,pra remover,uma faca velha com cuidado,jamais marquei um garfo na parte de aluminio,ja tive 2 Mosso,e removi esta baseplate.
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2016 as 11:14
Uma coisa eu não entendi: se ele bateu em baixo, não foi pra descer a espiga do garfo, sera que a espiga tava torta e ele tentou acertar na mão? Pq nos garfos da mosso, quanto mais perto da base da espiga, mais dificil era encaixar a direção, logo levantar a espiga só piorava.
Voltar ao Topo
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2016 as 13:17
Sinceramente. Ele fez cagada em meter a marreta ai.
Uma porque: Criou micro rachaduras em seu garfo, coisa que a olho você não verá. Além disso ficou horrível e tosco esses amassados ai.
Segundo que: Se não tem ferramenta específica não deveria nem tentar colocar essa espiga.
Eu fico fud... da cara com esses "mexânico" que além de não serem capacitador, não tem ferramentas específicas. No caso uma prensa. Lamentável.
Você estava junto dele quando ele pegou a marreta?? Eu nunca deixaria fazer isso.
Voltar ao Topo
z3ka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2014
Fpolis
Offline
Mensagens:48
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar z3ka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2016 as 21:01
Originalmente postado por newhouse newhouse escreveu:

Uma coisa eu não entendi: se ele bateu em baixo, não foi pra descer a espiga do garfo, sera que a espiga tava torta e ele tentou acertar na mão? Pq nos garfos da mosso, quanto mais perto da base da espiga, mais dificil era encaixar a direção, logo levantar a espiga só piorava.


era pra encaixar uma peça da caixa de direçao, que entra justinha ali
Voltar ao Topo
z3ka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2014
Fpolis
Offline
Mensagens:48
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar z3ka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2016 as 21:05
Originalmente postado por BIRA BIRA escreveu:

Sinceramente. Ele fez cagada em meter a marreta ai.
Uma porque: Criou micro rachaduras em seu garfo, coisa que a olho você não verá. Além disso ficou horrível e tosco esses amassados ai.
Segundo que: Se não tem ferramenta específica não deveria nem tentar colocar essa espiga.
Eu fico fud... da cara com esses "mexânico" que além de não serem capacitador, não tem ferramentas específicas. No caso uma prensa. Lamentável.
Você estava junto dele quando ele pegou a marreta?? Eu nunca deixaria fazer isso.


é vc tem razao, eu deveria ja ter pedido p/ parar com o serviço, achei que era algo normal aquilo, ser leigo é foda

eu tenho um primo serralheiro, vou levar pra ele dar uma acabamento legal nisso ae Cry


Voltar ao Topo
43679 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:3050
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar 43679 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mai 2016 as 21:33
Ele provavelmente pegou um rolamento barato,e meteu a marreta porque o baseplate nao desceu.
Na verdade o dono da bike(nao to falando de vc,ou generalizando)mas a verdade é que mecanicos de bicicletarias pequenas nen tentao oferecer peças melhores aos clientes.
Eu presencio isto diarimente na bicicletaria de um amigo.
Pedem tudo do mais barato,e ainda reclamao.
ai da merda mesmo.
É um ciclo vicioso,o cliente quer o mais barato,e o mecanico nao se especializa.
Aqui um vez um amigo meu ligou,queria que eu o ensinasse a retira a mesa over de uma bike...
Imagino que o rolamento q ele pos nao passe de 12R$,contra 35R$ de um rolamento mediano
Isto estou supondo,nao colocando a culpa no cliente,nao sei oq ue houve na verdade,mas sim,é o que penso.
Este colega meu,pro exemplo,passou a trabalhar com caixa de direçao standard Neco,que é simples,mas melhor que os ...simples.
E ele ta procurando se inteirar de bikes menos simples.

Mas nunca meteu a marreta deste modo em peça nova...
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mai 2016 as 09:44
Isso é verdade, Devair. Pior que bike é igual carro, de tempos em tempos ela precisa de alguma manutenção, só que os mecânicos fazem o serviço tão maios ou menos que eu acabei montando uma mini oficina em casa pra fazer eu mesmo. Como eu sei o quanto a bike anda, sempre deixo o acerto do jeitinho que eu gosto.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X