Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Como determinar o tamanho do top tube já que....
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Como determinar o tamanho do top tube já que....

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
leao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2004
Bauru - SP
Offline
Mensagens:2041
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Como determinar o tamanho do top tube já que....
    Postado: 29 Set 2008 as 20:01
Como determinar o tamanho correto do top tube + mesa já que a posição de segurar nas speed é junto aos STI e não no guidão (na linha da mesa) ?
 
O correto é realmente medir até o final da mesa como já me disseram ou posso escolher um quadro+mesa mais curtos já que vou segurar lá nos STI ?
Voltar ao Topo
vinigrando Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Jan 2007
Ijui/RS
Offline
Mensagens:2021
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vinigrando Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Set 2008 as 20:08
Tem tres medidas:

Top Tube = Comprimento efetivo do top tube (paralelo ao solo);
Overall Reach(acho que é isso) = Top Tube Efetivo + mesa;
O outro não sei como é o nome, mas é a medida até os STIs, soma-se o reach do guidão a medida acima.

O comprimento que você deve ter certeza que é o correto é esse ultimo. O resto se arruma, só tomar cuidado pra não precisar colocar uma mesa de -20mm o uma de 200mm.
Em geral tenta-se deixar a mesa proporcional ao quadro, tipo top tube de 56cm, mesa de 120mm, top tube de 54cm mesa de 110mm. mas isso não é regra.

Abraço
Voltar ao Topo
m1c4o Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Jun 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3784
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar m1c4o Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Set 2008 as 23:10
ae leao,
 
tem um método empírico, mas até que é eficiente, segurando nos STI, olhe na direção do cubo dianteiro (sem se contorcer pra conseguir enxergar eheheheh, apenas fique confortável e olhe), se ele estiver totalmente coberto pela mesa e guidão, o tamanho da mesa está boa
Floe.



Caloi Strada 2005 (modelo 2004) Preta

Caloi 10 Sprint anos 80 Camuflado (em reforma)
Voltar ao Topo
leao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2004
Bauru - SP
Offline
Mensagens:2041
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2008 as 13:00
Então, pelos cáculos do site http://www.wrenchscience.com/ para meu tamanho o "overall reach" tem que ser 69,5 cm. Minha MTB tem exatamente essa medida e posso  pedalar horas sem problema de dores ou cansaço (depende do treino também, é claro).
 
Também seguindo esse mesmo site, meu quadro para speed deveria ser 58 cm que combinado com uma mesa de 110 daria praticamente os mesmo 69,5 cm até o guidão, mas segurando nos STI vai ficar muito para frente e acho que minhas costas não vão gostar visto que tenho pouco flexibilidade.
 
Essa minha dúvida seria somente para eu aprender mais sobre o assunto, visto que o ideal é eu experimentar a bike para escolher o tamanho correto.
Voltar ao Topo
Marino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:5191
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2008 as 18:03
Estou lendo um livro que se chama Pedalare Bene. E hoje li justamente uma parte que fala sobre isso.

Pelo que fala no livro, você pegando na parte baixa do guidão e fazendo com que o ângulo entre o braço e o antebraço seja de 145º, o joelho chega a encostar no cotovelo quando o ângulo entre a coxa e batata da perna for de 90º.
Você pode tirar fotos laterais suas, desenhar linhas e calcular os ângulos. É meio na tentativa, mas acho que dá certo.

Existe um outro método, mas precisa-se de uma balança. Tem-se que deixar 40% do peso na frente e 60% do peso atrás.
Voltar ao Topo
m1c4o Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Jun 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3784
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar m1c4o Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2008 as 22:38
ae,
 
ou então tentar o método mais ciêntifico, já que com a foto, dependendo da altura da câmera, o ângulo e a própria lente podem causar distorções na foto e consequêntemente nas medidas
 
só com as medidas do seu corpo já deve ser suficiente, depois basta um pouco de paciência e muita geometria/matemática que você consegue achar a medida exata eheheh Big%20smile
Floe.



Caloi Strada 2005 (modelo 2004) Preta

Caloi 10 Sprint anos 80 Camuflado (em reforma)
Voltar ao Topo
jcsk8 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Mar 2008
Breu Branco/PA
Offline
Mensagens:668
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jcsk8 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Out 2008 as 08:28
Originalmente postado por leao leao escreveu:

Então, pelos cáculos do site http://www.wrenchscience.com/ para meu tamanho o "overall reach" tem que ser 69,5 cm. Minha MTB tem exatamente essa medida e posso  pedalar horas sem problema de dores ou cansaço (depende do treino também, é claro).
 
Também seguindo esse mesmo site, meu quadro para speed deveria ser 58 cm que combinado com uma mesa de 110 daria praticamente os mesmo 69,5 cm até o guidão, mas segurando nos STI vai ficar muito para frente e acho que minhas costas não vão gostar visto que tenho pouco flexibilidade.
 
Essa minha dúvida seria somente para eu aprender mais sobre o assunto, visto que o ideal é eu experimentar a bike para escolher o tamanho correto.


Creio que deva coincidir enquanto você estiver segurando na parte reta do guidão. Ao segurar nos sti, é normal que se avance um pouco, assim como quando se pega nos bar ends montados em mtb. E acho que na speed a posição é um pouco mais curvada que na mtb também. Menos conforto e mais aerodinâmica. Para compensar isso vc pode encurtar a mesa, aumentar a altura do guidão usando espaçadores. Mas cuidado, se encurtar demais pode começar a tocar os cotovelos com os joelhos na pegada baixa do guidão.


Voltar ao Topo
Giordano Dal Bianco Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Jul 2008
Rondonia
Offline
Mensagens:219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Giordano Dal Bianco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Out 2008 as 14:00
Nao tem como ter regra...isso varia muito de pessoa p pessoa...o melhor é experimentar varias medidas de mesas...
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2010 as 13:09

Se entendi, o tamanho da mesa é o elemento que faz o ajuste fino.

É isso?
Tenho quadro Strada 52, que em principio tá bom pra mim.
1. Se eu querer comprar outro quadro preciso medir o top tube e Seat tube e comprar um quadro similar e daí faço os ajustes pela mesa?
Só que Strada é Sloop. Se eu comprar quadro Tradicional não muda muito; só ignorar o Seat da Strada e se basear somente no Top Tube, que não deve ser tamanho muito diferente entre Slop/tradicional. Certo?
 
2. Se comprar pela Net, considerando que tem tamanho P, 52, etc e tal, devo ignorar isso e ver cm do top, pois muito se fala sobre tamanho diferente conforme o modelo do quadro, p.ex, um modelo usa 52 noutro precisa ser 54.
 
3. Qual a hierarquia dos quadros que se encontra no Brasil equivalentes a uma bike de +- 4.000,00? Acho que seriam mais ou menos intermediários, Aeroteck, etc
Voltar ao Topo
Conrado_Calvet Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Out 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:605
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Conrado_Calvet Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2010 as 18:42

Match,

Respondendo a pergunta 1, se vc QUISER comprar um quadro novo, vc deve ficar atento ao top-tube efetivo. Para quadros sloop, como o seu da Strada, é a distância entre o centro do head tube e o centro do canote do selim, mas deve ser a medida paralela ao chão. Para quadro tradicionais é a própria medida do top-tube. Ai com essa medida você pode ajustar duas coisas, a primeira é o avanço como vc falou a segunda variável seria a posição do selim que serve também como ajuste fino para o conforto na pegada do guidon.
 
2- Sempre levar em consideração o top-tube efetivo, nas páginas dos fabricantes quando eles informam as medidas em geral sempre é apresentado também o top-tube efetivo, só que para a definição do tamanho normalmente é utilizado a medida do seat-tube, então esse 52 está mais relacionado ao comprimento do seat tube e não do top tube. É importante sempre levar em consideração a medida do top-tube quando for comprar um quadro.
 
Essa última pergunta eu realmente não entendi o que você quer saber.
 
Abraços
Conrado
Voltar ao Topo
otaviov8 Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Abr 2009
Ibitinga-SP
Offline
Mensagens:381
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar otaviov8 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2010 as 20:45
 Pessoal, estou pesquisando um guidão novo pra comprar, o meu atual é 42 e preciso de um 44. Me interessei pelos tipo compact, iguais aos que vêem nas Cervélos, Trek´s e outras top´s. A minha dúvida é se o reach desses tipos de guidões são mais curtos ou eles são apenas "menores" na curvatura deles. Pergunto pois preciso reduzir em 1,5 cm a distância entre o bico do selim e o guidão e se eles forem mais curtos também, melhor. 
Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2010 as 19:47
Originalmente postado por jcsk8 jcsk8 escreveu:


Creio que deva coincidir enquanto você estiver segurando na parte reta do guidão. Ao segurar nos sti, é normal que se avance um pouco, assim como quando se pega nos bar ends montados em mtb. E acho que na speed a posição é um pouco mais curvada que na mtb também. Menos conforto e mais aerodinâmica. Para compensar isso vc pode encurtar a mesa, aumentar a altura do guidão usando espaçadores. Mas cuidado, se encurtar demais pode começar a tocar os cotovelos com os joelhos na pegada baixa do guidão.


é natural que na speed sitamos estar mais à frente. o ângulo do tubo vertical do quadro é maior: em média 74 graus, enquanto nas mtbs é em média 70 graus. isso "gira" o corpo mais pra frente, pq o quadril está mais pra frente em relação aos pedais.

numa bike de triathlon ou crontra relógio esse ângulo pode ser de 78 gruas, portanto o corpo vai mais pra frente ainda, permitindo usar as extensões de guidão (os clips) que são utilizados nessas bikes.
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
Leandrinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Nov 2009
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:1910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leandrinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2010 as 00:15
Originalmente postado por m1c4o m1c4o escreveu:

ae,
 
ou então tentar o método mais ciêntifico, já que com a foto, dependendo da altura da câmera, o ângulo e a própria lente podem causar distorções na foto e consequêntemente nas medidas
 
só com as medidas do seu corpo já deve ser suficiente, depois basta um pouco de paciência e muita geometria/matemática que você consegue achar a medida exata eheheh Big%20smile
Cara, to rindo aqui...tu usa as mesmas ''soluções tupiniquins'' que eu uso....
O pior é as vezes, lá pelas 23 e tantas da noite minha mulher estar batendo foto minha em cima da bike pra eu ver como está minha geometria...rs
 
Voltar ao Topo
Deru Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2008
Osaka - Japão
Offline
Mensagens:402
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Deru Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2010 as 15:34
Não adianta só tomar como base a medida do top tube. Por exemplo, se duas bici tiverem 54 cm de top tube efetivo, mas uma com 76 graus no seat tube e a outra com 72, o reach(medida q vai do centro do BB até centro do head tube) do quadro vai ser bem diferente. A bike de 76 graus de seat tube vai ser bem mais "longa", pois vc vai ter q ajustar a o avanço do selim pra trás pra conseguir uma posição neutra pra uma bike de estrada e com isso vai ter q encurtar a mesa pra ter conforto nos braços e ombros. Por isso q eu digo q a medida mais importante é o reach.
O lance de conseguir balancear o peso do ciclista em cima da bike só no bikefit é mais difícil, na maioria das vezes só com um quadro sob encomenda mesmo. Hj em dia a maioria das bikes de corrida tem a traseira muito curta e o seat tube com o angulo normalmente acima de 74 graus, jogando o peso do ciclista na frente.
Voltar ao Topo
KADU-Mobile Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Ago 2004
Paulínia - São Paulo
Offline
Mensagens:2691
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar KADU-Mobile Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2010 as 10:25
 
Concordo com as respostas dos colegas, mas essa questão da medida do reach é bem polêmica.
As fórmulas e medidas encontradas são para se ter uma média, mas isso não significa que seja a ideal para vc.
O melhor mesmo é experimentar.
Fiz um  bikefit no passado e me colocaram em uma posição extremamente ereta na bike de speed.
No começo giostei, porque a bike ficou mais confortável, mas com o tempo percebi que aquela posição não servia pra mim. Me sentia preso na bike! Os treinos não rendiam! A bike ficou ótima para passear com meu filho, mas para treinar forte negativo!
Ou seja, tudo muito relativo...
GIANT TCR ADVANCED SL
SCOTT CR1
TREK X-CALIBER
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X