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Como determinar o tamanho do top tube já que.... |
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leao
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Cadastrado em: 25 Abr 2004 Bauru - SP Offline Mensagens:2041 |
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Postado: 29 Set 2008 as 20:01 |
Como determinar o tamanho correto do top tube + mesa já que a posição de segurar nas speed é junto aos STI e não no guidão (na linha da mesa) ?
O correto é realmente medir até o final da mesa como já me disseram ou posso escolher um quadro+mesa mais curtos já que vou segurar lá nos STI ?
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vinigrando
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Cadastrado em: 17 Jan 2007 Ijui/RS Offline Mensagens:2021 |
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Tem tres medidas:
Top Tube = Comprimento efetivo do top tube (paralelo ao solo); Overall Reach(acho que é isso) = Top Tube Efetivo + mesa; O outro não sei como é o nome, mas é a medida até os STIs, soma-se o reach do guidão a medida acima. O comprimento que você deve ter certeza que é o correto é esse ultimo. O resto se arruma, só tomar cuidado pra não precisar colocar uma mesa de -20mm o uma de 200mm. Em geral tenta-se deixar a mesa proporcional ao quadro, tipo top tube de 56cm, mesa de 120mm, top tube de 54cm mesa de 110mm. mas isso não é regra. Abraço |
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m1c4o
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Cadastrado em: 23 Jun 2005 São Paulo - SP Offline Mensagens:3784 |
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ae leao,
tem um método empírico, mas até que é eficiente, segurando nos STI, olhe na direção do cubo dianteiro (sem se contorcer pra conseguir enxergar eheheheh, apenas fique confortável e olhe), se ele estiver totalmente coberto pela mesa e guidão, o tamanho da mesa está boa
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Floe.
Caloi Strada 2005 (modelo 2004) Preta Caloi 10 Sprint anos 80 Camuflado (em reforma) |
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leao
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Cadastrado em: 25 Abr 2004 Bauru - SP Offline Mensagens:2041 |
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Então, pelos cáculos do site http://www.wrenchscience.com/ para meu tamanho o "overall reach" tem que ser 69,5 cm. Minha MTB tem exatamente essa medida e posso pedalar horas sem problema de dores ou cansaço (depende do treino também, é claro).
Também seguindo esse mesmo site, meu quadro para speed deveria ser 58 cm que combinado com uma mesa de 110 daria praticamente os mesmo 69,5 cm até o guidão, mas segurando nos STI vai ficar muito para frente e acho que minhas costas não vão gostar visto que tenho pouco flexibilidade.
Essa minha dúvida seria somente para eu aprender mais sobre o assunto, visto que o ideal é eu experimentar a bike para escolher o tamanho correto.
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Marino
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Cadastrado em: 24 Abr 2005 São Paulo - SP Offline Mensagens:5191 |
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Estou lendo um livro que se chama Pedalare Bene. E hoje li justamente uma parte que fala sobre isso.
Pelo que fala no livro, você pegando na parte baixa do guidão e fazendo com que o ângulo entre o braço e o antebraço seja de 145º, o joelho chega a encostar no cotovelo quando o ângulo entre a coxa e batata da perna for de 90º. Você pode tirar fotos laterais suas, desenhar linhas e calcular os ângulos. É meio na tentativa, mas acho que dá certo. Existe um outro método, mas precisa-se de uma balança. Tem-se que deixar 40% do peso na frente e 60% do peso atrás. |
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m1c4o
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Cadastrado em: 23 Jun 2005 São Paulo - SP Offline Mensagens:3784 |
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ae,
ou então tentar o método mais ciêntifico, já que com a foto, dependendo da altura da câmera, o ângulo e a própria lente podem causar distorções na foto e consequêntemente nas medidas
só com as medidas do seu corpo já deve ser suficiente, depois basta um pouco de paciência e muita geometria/matemática que você consegue achar a medida exata eheheh
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Floe.
Caloi Strada 2005 (modelo 2004) Preta Caloi 10 Sprint anos 80 Camuflado (em reforma) |
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jcsk8
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Cadastrado em: 26 Mar 2008 Breu Branco/PA Offline Mensagens:668 |
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Creio que deva coincidir enquanto você estiver segurando na parte reta do guidão. Ao segurar nos sti, é normal que se avance um pouco, assim como quando se pega nos bar ends montados em mtb. E acho que na speed a posição é um pouco mais curvada que na mtb também. Menos conforto e mais aerodinâmica. Para compensar isso vc pode encurtar a mesa, aumentar a altura do guidão usando espaçadores. Mas cuidado, se encurtar demais pode começar a tocar os cotovelos com os joelhos na pegada baixa do guidão. |
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Giordano Dal Bianco
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Cadastrado em: 23 Jul 2008 Rondonia Offline Mensagens:219 |
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Nao tem como ter regra...isso varia muito de pessoa p pessoa...o melhor é experimentar varias medidas de mesas...
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Match
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Cadastrado em: 15 Nov 2006 Interior de SP Offline Mensagens:3410 |
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Se entendi, o tamanho da mesa é o elemento que faz o ajuste fino. É isso? Tenho quadro Strada 52, que em principio tá bom pra mim. 1. Se eu querer comprar outro quadro preciso medir o top tube e Seat tube e comprar um quadro similar e daí faço os ajustes pela mesa? Só que Strada é Sloop. Se eu comprar quadro Tradicional não muda muito; só ignorar o Seat da Strada e se basear somente no Top Tube, que não deve ser tamanho muito diferente entre Slop/tradicional. Certo?2. Se comprar pela Net, considerando que tem tamanho P, 52, etc e tal, devo ignorar isso e ver cm do top, pois muito se fala sobre tamanho diferente conforme o modelo do quadro, p.ex, um modelo usa 52 noutro precisa ser 54.
3. Qual a hierarquia dos quadros que se encontra no Brasil equivalentes a uma bike de +- 4.000,00? Acho que seriam mais ou menos intermediários, Aeroteck, etc
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Conrado_Calvet
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Cadastrado em: 30 Out 2008 Rio de Janeiro Offline Mensagens:605 |
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Match, Respondendo a pergunta 1, se vc QUISER comprar um quadro novo, vc deve ficar atento ao top-tube efetivo. Para quadros sloop, como o seu da Strada, é a distância entre o centro do head tube e o centro do canote do selim, mas deve ser a medida paralela ao chão. Para quadro tradicionais é a própria medida do top-tube. Ai com essa medida você pode ajustar duas coisas, a primeira é o avanço como vc falou a segunda variável seria a posição do selim que serve também como ajuste fino para o conforto na pegada do guidon.
2- Sempre levar em consideração o top-tube efetivo, nas páginas dos fabricantes quando eles informam as medidas em geral sempre é apresentado também o top-tube efetivo, só que para a definição do tamanho normalmente é utilizado a medida do seat-tube, então esse 52 está mais relacionado ao comprimento do seat tube e não do top tube. É importante sempre levar em consideração a medida do top-tube quando for comprar um quadro.
Essa última pergunta eu realmente não entendi o que você quer saber.
Abraços
Conrado
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otaviov8
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Cadastrado em: 20 Abr 2009 Ibitinga-SP Offline Mensagens:381 |
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Pessoal, estou pesquisando um guidão novo pra comprar, o meu atual é 42 e preciso de um 44. Me interessei pelos tipo compact, iguais aos que vêem nas Cervélos, Trek´s e outras top´s. A minha dúvida é se o reach desses tipos de guidões são mais curtos ou eles são apenas "menores" na curvatura deles. Pergunto pois preciso reduzir em 1,5 cm a distância entre o bico do selim e o guidão e se eles forem mais curtos também, melhor.
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ogum777
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Cadastrado em: 30 Jun 2009 são paulo Offline Mensagens:2915 |
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é natural que na speed sitamos estar mais à frente. o ângulo do tubo vertical do quadro é maior: em média 74 graus, enquanto nas mtbs é em média 70 graus. isso "gira" o corpo mais pra frente, pq o quadril está mais pra frente em relação aos pedais. numa bike de triathlon ou crontra relógio esse ângulo pode ser de 78 gruas, portanto o corpo vai mais pra frente ainda, permitindo usar as extensões de guidão (os clips) que são utilizados nessas bikes. |
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asbicicletas.wordpress.com
ecourbana.wordpress.com |
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Leandrinho
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Cadastrado em: 16 Nov 2009 São Paulo-SP Offline Mensagens:1910 |
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O pior é as vezes, lá pelas 23 e tantas da noite minha mulher estar batendo foto minha em cima da bike pra eu ver como está minha geometria...rs
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Deru
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Cadastrado em: 01 Abr 2008 Osaka - Japão Offline Mensagens:402 |
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Não adianta só tomar como base a medida do top tube. Por exemplo, se duas bici tiverem 54 cm de top tube efetivo, mas uma com 76 graus no seat tube e a outra com 72, o reach(medida q vai do centro do BB até centro do head tube) do quadro vai ser bem diferente. A bike de 76 graus de seat tube vai ser bem mais "longa", pois vc vai ter q ajustar a o avanço do selim pra trás pra conseguir uma posição neutra pra uma bike de estrada e com isso vai ter q encurtar a mesa pra ter conforto nos braços e ombros. Por isso q eu digo q a medida mais importante é o reach.
O lance de conseguir balancear o peso do ciclista em cima da bike só no bikefit é mais difícil, na maioria das vezes só com um quadro sob encomenda mesmo. Hj em dia a maioria das bikes de corrida tem a traseira muito curta e o seat tube com o angulo normalmente acima de 74 graus, jogando o peso do ciclista na frente. |
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KADU-Mobile
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Cadastrado em: 10 Ago 2004 Paulínia - São Paulo Offline Mensagens:2691 |
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Concordo com as respostas dos colegas, mas essa questão da medida do reach é bem polêmica.
As fórmulas e medidas encontradas são para se ter uma média, mas isso não significa que seja a ideal para vc.
O melhor mesmo é experimentar.
Fiz um bikefit no passado e me colocaram em uma posição extremamente ereta na bike de speed.
No começo giostei, porque a bike ficou mais confortável, mas com o tempo percebi que aquela posição não servia pra mim. Me sentia preso na bike! Os treinos não rendiam! A bike ficou ótima para passear com meu filho, mas para treinar forte negativo!
Ou seja, tudo muito relativo...
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GIANT TCR ADVANCED SL
SCOTT CR1 TREK X-CALIBER |
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