| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Como definir níveis de trilha (leve~pesada)
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.

%>

Como definir níveis de trilha (leve~pesada)

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
goyos Ver Drop Down

Bauru-SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de goyos Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Como definir níveis de trilha (leve~pesada)
    Enviado: 04 Jan 2016 as 22:51
Alguém que tenha tempo e paciência poderia buscar no youtube(ou qualquer lugar) videos que demonstrem o que é uma trilha leve, média, pesada....E definir para leigos (como eu) qual o nível de peças que deve ser utilizado.

Por exemplo, estrada de terra batida um grupo altus (vou utilizar shimano como exemplo) da conta. Uma trilha leve/média um grupo alivio, trilhas pesadas precisa de um grupo deore (isso tudo foi um exemplo, e não estão corretas as indicações). Ta, mais o que se encaixa em trilha leve/média/pesada? Gostaria de ver um vídeo que demonstrasse o que é cada tipo de trilha. As vezes o que é trilha pesada pra mim não é pra vocês que entendem mais do assunto, ai pode acontecer de eu comprar um grupo mais caro sendo que nem preciso dele.

Procurei tópico com exemplos desse tipo e não encontrei. Não sei se utilizei a busca de maneira correta também.

Por exemplo, este vídeo é uma estrada de terra apenas. (terra + algumas imperfeiçoes)
https://youtu.be/rEijdB1_e_Y?t=54 - https://youtu.be/rEijdB1_e_Y?t=54
Um grupo altus daria conta?um suspensão sem ajustes ajudaria ou atrapalharia?

Este seria uma trilha leve? (mais imperfeiçoes + pedras)
https://youtu.be/9TAKkeUkIYw?t=109 - https://youtu.be/9TAKkeUkIYw?t=109
Já é necessário um deore?

Este com muitas pedras e piso bem irregular seria pesada já ou média? 
http://youtu.be/DYVtk6AD1zI?t=147 - http://youtu.be/DYVtk6AD1zI?t=147
Neste caso se faz necessário uma bike full suspension? Uma susp boa na dianteira  daria conta?

Os videos não são meus!

Para quem tiver a paciência de ver os exemplos e ajudar a entender quais os tipos de trilha e que nível de equipamento é necessário para cada tipo.
Voltar para o topo
jbtozetti Ver Drop Down

Mauá-SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de jbtozetti Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Jan 2016 as 00:06
isso varia de acordo com o conhecimento/experiência de cada um neste tipo de terreno, a discussão é muito variada pois as opiniões são divergentes

a minha visão (simples/básica/tosca) é esta >>> http://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=83585&PID=1402616&title=estao-querendo-me-enganar#1402616
Voltar para o topo
zex Ver Drop Down

Maringá pr
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de zex Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Jan 2016 as 01:02
Originalmente Postado por jbtozetti jbtozetti Escreveu:

isso varia de acordo com o conhecimento/experiência de cada um neste tipo de terreno, a discussão é muito variada pois as opiniões são divergentes

a minha visão (simples/básica/tosca) é esta >>> http://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=83585&PID=1402616&title=estao-querendo-me-enganar#1402616

Eu respondi lá no outro post citado, mas vou responder aqui também.....

Uma coisa que faz com que a trilha fique pesada é a velocidade e o jeito com que o ciclista passa pelos obstáculos.... Se estiver muito rápido, uma trilha leve pode se tornar bem pesada para a bike..... E quanto mais rápido  mais forte são as  pancadas que a bike recebe e dependendo da situação e da pancada, pode até causa um acidente.... Eu quando vejo que o caminho está ficando muito irregular eu sempre diminuo a velocidade nem que tenha que passar bem devagar.......O importante é completar a trilha LOL...  

Editado por zex - 05 Jan 2016 as 01:04
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar para o topo
Kaus Ver Drop Down

Florianópolis
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Kaus Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Jan 2016 as 10:50
Tenho uma teoria.

Resistir na trilha é muito fácil, quero ver é funcionar na trilha.

LOL
Voltar para o topo
márcio rahal Ver Drop Down

CBA e CGDE
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de márcio rahal Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Jan 2016 as 10:59
Não é uma ciência exata, são muitos fatores e variáveis envolvidas.

Trilha pesada é aquela que você faz com dificuldade (pra vc e pro seu equipo)

Trilha leve é aquela que vc faz com facilidade (pra vc e pro seu equipo).

é como penso.
SPZ Crosstrail Elite
Voltar para o topo
leao Ver Drop Down

Bauru - SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de leao Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Jan 2016 as 11:38
Quanto menos tempo você ficar com a bunda no selim, mais pesada é a trilha.  kkkkk
Voltar para o topo
HwBlack Ver Drop Down

Bahia
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de HwBlack Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Jan 2016 as 12:52
Sabendo usar um Grupo Alivio da pra ir em qualquer trilha. 
Voltar para o topo
Leo Amaral Ver Drop Down

Brasilia
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Leo Amaral Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Jan 2016 as 13:50
A definição não obedece um padrão rígido. Alguns grupos classificamas trilhas de acordo com o seu nível de pedal. Ex.: um grupo pode achar que uma trilha é fácil e outro achar que é difícil.
O Rebas, em Brasília, divulgam a forma dd classificação das trilhas que fazem:http://www.rebasdocerrado.com.br/trilhas/criterios/criterios.htm

Equipamentos: já vi gente fazendo trilhas com fixas. Já vi bike de 30 mil quebrando...
Compre o que puder pagar e vá trocando o que precisar. Tinha uma gt avalanche que aguentou muita pancada.
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar para o topo
zex Ver Drop Down

Maringá pr
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de zex Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Jan 2016 as 15:51
Uma coisa que o pessoal esqueceu de perguntar.... E que eu também não sei dizer, mas  qual seria a quilometragem para se considerar uma trilha fácil ou difícil?  10km 20km 50km 100km? As vezes podemos pegar um trecho mais difícil , outro mais fácil.....
Voltar para o topo
Gordontb4 Ver Drop Down

Brasil
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de Gordontb4 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Jan 2016 as 16:07
O que define o nível de uma trilha além da complexidade dos obstáculos é o preparo do ciclista e seu nível de pilotagem.
Pq digo isso?
De nada adianta colocar um ciclista inexperiente com um foguete nas mãos ( e nos pés) se ele nao consegue transpor os obstaculos , por mais simples que sejam.
Isso também vale para um ciclista experiente com uma bike relativamente inferior ao seu nível técnico mas que consegue suplantar facilmente diversos obstaculos que são teoricamente dificeis.
Voltar para o topo
Gordontb4 Ver Drop Down

Brasil
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Gordontb4 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Jan 2016 as 16:09
Originalmente Postado por zex zex Escreveu:

Uma coisa que o pessoal esqueceu de perguntar.... E que eu também não sei dizer, mas  qual seria a quilometragem para se considerar uma trilha fácil ou difícil?  10km 20km 50km 100km? As vezes podemos pegar um trecho mais difícil , outro mais fácil.....

Depende... prefiro pegar 100km no plano em linha reta do que 10km de subida pesada com piso de baixa aderência .
Voltar para o topo
Mafu Ver Drop Down

Campos/RJ
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Mafu Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Jan 2016 as 14:49
Existe um sistema de classificação de trilhas, salvo engano da IMBA, mas se refere basicamente aos níveis de dificuldade técnica.

A questão de ser leve, média ou pesada teria que ser baseada em níveis de esforço para enfrentar as trilha. Nesse ponto a coisa complica um pouco mais.

O próprio nível de condicionamento pode fazer com que uma trilha média possa ser considerada leve por alguns e pesada por outros.

Em termos gerais, podemos dizer que trilhas curtas (entra 10 e 20 km) com poucas subidas, poderiam se enquadrar nas leves. Trilhas um pouco mais longas (30 a 50 km) com algumas subidas mais íngremes poderiam ser enquadradas em médias. E trilhas mais longas ( + de 60 km) com subidas variadas poderiam se as trilhas pesadas.

Porém, e se for uma trilha curta com subidas fortes? ou uma trilha de 40 km de terreno plano? ou de 20 km com muita areia e sem subidas?

Há muitas variáveis que podem alterar o nível de esforço de uma trilha e acho muito difícil estabelecer uma classificação padrão nesses termos.
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar para o topo
zex Ver Drop Down

Maringá pr
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de zex Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Jan 2016 as 21:18
Eu particularmente penso que a trilha pesada é aquela que destrói,  mói a bike , que leva a resistência ao máximo...., Se a bike não for boa, ela vai quebrar independente de ser nova ou velha .....Como exemplo eu cito uma descida no estilo do downhill  onde o cara desce "despinguelado" , passando por cima de tudo , valas, pedras, raízes, riachos barrancos, morrinhos , tudo com uma grande velocidade.... 
Voltar para o topo

Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

X