| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | TESTES | COMUNIDADE | CLASSIFICADOS | FORUM | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | SERVICOS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Como atravessar cruzamentos difíceis de bike
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Como atravessar cruzamentos difíceis de bike

 Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
MarcusLisboa Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 21 Jul 2010
São Vicente
Desconectado
Mensagens:425
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de MarcusLisboa Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Como atravessar cruzamentos difíceis de bike
    Enviado: 16 Abr 2019 as 14:50
Vomo vocês fazem para seguir em frente em cruzamentos que os veiculos tendem a virar em sua maioria para algum dos lados?

Eu tento largar na frente mas mesmo assim as vezes levo fechada e derrepente sou obrigado a ficar no meio da via, se o semaforo esta aberto praticamente não é possivel seguir nesses casos viro junto com os carros e retorno assim que possivel ou tento seguir por outro caminho, como é com vocês?
Voltar para o topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 17 Nov 2016
BH-MG
Desconectado
Mensagens:733
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de _danielcorrea Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Abr 2019 as 14:58
Se o semáforo está fechado, me posiciono à frente da faixa de pedestre e fico atento à abertura para seguir antes de veículo.

Se o semáforo está aberto, me posiciono mais centralizado na faixa da direita, para evitar que um imbecil me feche. Se quiser que passe por cima.
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar para o topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 25 Mai 2018
SP
Desconectado
Mensagens:581
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de am.araujo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Abr 2019 as 19:57
Se for um cruzamento lento, eu pedalo na mesma velocidade dos carros e fico entre 2 carros, assim o sujeito de trás não me ultrapassa e eu sigo em frente. Se for um cruzamento rápido ai complica muito, quase sempre eu paro e espero todo mundo parar também. Agora onde nem isso é possível, eu prefiro mudar de rota, alguns cruzamentos são tão perigosos que eu prefiro nem arriscar.
Voltar para o topo
RodrigoCasita Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 02 Dez 2016
São Paulo
Desconectado
Mensagens:93
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de RodrigoCasita Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Abr 2019 as 09:47
No geral faço como já disseram aqui, fico mais ao meio da via entre 2 carros, mas o melhor mesmo é pegar uma via alternativa, geralmente a paralela já resolve o caso.
Voltar para o topo
Rafael88 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 09 Out 2017
Santo André-SP
Desconectado
Mensagens:408
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Rafael88 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Abr 2019 as 11:26
Não uso a bike como meio de transporte p/ deslocamento urbano, mas em pedais que p/ chegar/voltar do destino nos quais tive que passar por locais assim, já teve situações que preferi descer da bike e usar a faixa de pedestres.

Porém não era exatamente a situação do autor do tópico - eu estava na via principal (fluxo elevado de veículos) e precisava virar p/ a esquerda, cruzando a pista contrária.

Como disse, foram situações pontuais. Caso eu precisasse fazer esse trajeto com frequência, buscaria uma alternativa mais segura p/ evitar o "desce da bike, espera semáforo, atravessa, monta na bike etc."
Voltar para o topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 20 Out 2005
Itu - SP
Desconectado
Mensagens:9325
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Alessandro_sp Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Ago 2019 as 22:24
Se for um deslocamento diário e repetitivo acho importante estudar muito bem o trajeto e pesar os fatores rapidez, dificuldade e segurança, priorizando sempre a segurança mesmo que em detrimento dos outros 2.

Pra deslocamentos eventuais pode não dar tempo ou não valer a pena experimentar diferentes trajetos, aí é só redobrar a atenção e se possível dar aquela espiadinha no google street view pra sentir o que vai pegar pela frente.

Na minha experiência as situações mais complicadas são avenidas de trânsito rápido e faixas estreitas, e rotatórias. As rotatórias vão variar caso a caso, mas no geral o problema são as fechadas dos veículos saindo delas (pois como ficamos sempre à direita eles nos passam pela esquerda pra em seguir nos cortar e sair da rotatória). Se puder evitar, compensa até mesmo pegar mais subidas ou alongar o caminho pra fugir desses riscos.

Cruzamentos também oferecem esse tipo de risco mas como são mais espaçados e o trânsito é menos tenso, dá pra gerenciar melhor.
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar para o topo

 Responder Responder
  Compartilhar   


Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.