Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Como atravessar cruzamentos difíceis de bike
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Como atravessar cruzamentos difíceis de bike

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
MarcusLisboa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2010
São Vicente
Offline
Mensagens:478
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcusLisboa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Como atravessar cruzamentos difíceis de bike
    Postado: 16 Abr 2019 as 14:50
Vomo vocês fazem para seguir em frente em cruzamentos que os veiculos tendem a virar em sua maioria para algum dos lados?

Eu tento largar na frente mas mesmo assim as vezes levo fechada e derrepente sou obrigado a ficar no meio da via, se o semaforo esta aberto praticamente não é possivel seguir nesses casos viro junto com os carros e retorno assim que possivel ou tento seguir por outro caminho, como é com vocês?
Voltar ao Topo
_danielcorrea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2016
BH-MG
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar _danielcorrea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2019 as 14:58
Se o semáforo está fechado, me posiciono à frente da faixa de pedestre e fico atento à abertura para seguir antes de veículo.

Se o semáforo está aberto, me posiciono mais centralizado na faixa da direita, para evitar que um imbecil me feche. Se quiser que passe por cima.
- E aí, 26 ou 29?
- 27.5!!!
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Abr 2019 as 19:57
Se for um cruzamento lento, eu pedalo na mesma velocidade dos carros e fico entre 2 carros, assim o sujeito de trás não me ultrapassa e eu sigo em frente. Se for um cruzamento rápido ai complica muito, quase sempre eu paro e espero todo mundo parar também. Agora onde nem isso é possível, eu prefiro mudar de rota, alguns cruzamentos são tão perigosos que eu prefiro nem arriscar.
Voltar ao Topo
RodrigoCasita Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Dez 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:147
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RodrigoCasita Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2019 as 09:47
No geral faço como já disseram aqui, fico mais ao meio da via entre 2 carros, mas o melhor mesmo é pegar uma via alternativa, geralmente a paralela já resolve o caso.
Voltar ao Topo
Rafael88 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Out 2017
Santo André-SP
Offline
Mensagens:571
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael88 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Abr 2019 as 11:26
Não uso a bike como meio de transporte p/ deslocamento urbano, mas em pedais que p/ chegar/voltar do destino nos quais tive que passar por locais assim, já teve situações que preferi descer da bike e usar a faixa de pedestres.

Porém não era exatamente a situação do autor do tópico - eu estava na via principal (fluxo elevado de veículos) e precisava virar p/ a esquerda, cruzando a pista contrária.

Como disse, foram situações pontuais. Caso eu precisasse fazer esse trajeto com frequência, buscaria uma alternativa mais segura p/ evitar o "desce da bike, espera semáforo, atravessa, monta na bike etc."
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2019 as 22:24
Se for um deslocamento diário e repetitivo acho importante estudar muito bem o trajeto e pesar os fatores rapidez, dificuldade e segurança, priorizando sempre a segurança mesmo que em detrimento dos outros 2.

Pra deslocamentos eventuais pode não dar tempo ou não valer a pena experimentar diferentes trajetos, aí é só redobrar a atenção e se possível dar aquela espiadinha no google street view pra sentir o que vai pegar pela frente.

Na minha experiência as situações mais complicadas são avenidas de trânsito rápido e faixas estreitas, e rotatórias. As rotatórias vão variar caso a caso, mas no geral o problema são as fechadas dos veículos saindo delas (pois como ficamos sempre à direita eles nos passam pela esquerda pra em seguir nos cortar e sair da rotatória). Se puder evitar, compensa até mesmo pegar mais subidas ou alongar o caminho pra fugir desses riscos.

Cruzamentos também oferecem esse tipo de risco mas como são mais espaçados e o trânsito é menos tenso, dá pra gerenciar melhor.
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X