Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - comidas para o pedal
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


comidas para o pedal

 Responder Página  <123>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
RACEcaloi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Out 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:329
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RACEcaloi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2010 as 18:28

Se é por causa da cafeína, há outras alternativas (cápsulas, por exemplo). Pode ser outro energético? Tem também a taurina (Red Bull) que pode ser encontrada em flaconetes com alta concentração. Se o seu organismo já estiver acostumado à cafeína, aí nem faz tanta diferença assim. Atualmente consumo uma quantidade bem menor de café que costumava consumir, e sinto diferença quando tomo uma dose concentrada. Dá mesmo uma sensação de baterias novas. Também deixei os refrigerantes de lado há vários anos. Naquelas situações sociais em que não há outra coisa para beber, o máximo que faço é tomar meio copo de refrigerante com muito esforço. O treco é doce demais.

 

Quer uma boa recuperação? Tome Endurox R4 (já existe o equivalente na Integralmedica mais em conta), alimente-se assim que terminar o treino (faz diferença este tempo), suco de manga, goiaba, laranja, qualquer Del Vale está de bom tamanho.

cycling... the best thing ever!!!
Voltar ao Topo
Paulo69 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:2504
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo69 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2010 as 18:34
O importante é ouvir o corpo. Sem explicação, eu sempre bebi leite depois dos treinos de atletismo e basquete durante minha juventude.  Nos MTB 12 horas eu tomo 2 litros de leite... Me faz bem.
Recentemente saiu uma pesquisa dizendo que leite é ótimo durante atividades físicas...
Ah, eu já sabia. 
 
O importante é sentir-se bem, sem forçar comer algo que nao caia legal.
Voltar ao Topo
rodrigodf Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Dez 2008
Gama - DF
Offline
Mensagens:2035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigodf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2010 as 18:39
postaram em outro topico que leite com nescau dá o mesmo efeito do endurox r4.
felt f75 2011 azul com rodas de carbono 50mm,
Tenis Asics Kayano 18, Speedstar 6
Garmin 910xt
Voltar ao Topo
rodrigodf Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Dez 2008
Gama - DF
Offline
Mensagens:2035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigodf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2010 as 18:42
Originalmente postado por RaulRockSeixas RaulRockSeixas escreveu:

Coca-cola é o instant prego recovery.... te da um gás literalmente, o suficiente pra armezenar mais um pouquinho de glicogenio e quebrar denovo hehehe
se não me engano ano passado o contador deu prego em uma prova, dizendo ele que não tinha conseguido comer por causa dos constantes ataques, e parou na beira da pista e virou uma coca cola e voltou pra corrida.
felt f75 2011 azul com rodas de carbono 50mm,
Tenis Asics Kayano 18, Speedstar 6
Garmin 910xt
Voltar ao Topo
italotimoteo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jul 2007
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:1233
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar italotimoteo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2010 as 18:46
Rodrigo, pelo que eu me lembro foi um pouco diferente.
Ele pregou na última escalada da penúltima etapa da paris-nice. Depois de cruzar a linha de chegada que ele virou a latinha de coca-cola.
Naquela etapa nem tinha como parar. Ele tava fraquíssimo, irreconhecível... Chamando Jesus de Genésio, hahaha
HTFU!
Voltar ao Topo
rodrigodf Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Dez 2008
Gama - DF
Offline
Mensagens:2035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigodf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2010 as 18:51
deve ter sido isso mesmo, heheheh.
felt f75 2011 azul com rodas de carbono 50mm,
Tenis Asics Kayano 18, Speedstar 6
Garmin 910xt
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2010 as 19:20

Outro dia tomei um energético com açúcar antes do pedal. Na boa, fiquei uns 40 minutos fraco para caramba. Não consigo comer nada com açúcar e treinar. 

Um treco que eu gosto é comprar um energetico light e mandar pra dentro antes do pedal. Eu abro, dou um gole a agito bem pra tirar todo o gás. 

Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
vhvalves Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Fev 2010
Niterói - RJ
Offline
Mensagens:749
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vhvalves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2010 as 19:39
Originalmente postado por RaulRockSeixas RaulRockSeixas escreveu:

Coca-cola é o instant prego recovery.... te da um gás literalmente, o suficiente pra armezenar mais um pouquinho de glicogenio e quebrar denovo hehehe
 
Não é melhor tomar um red bull???
 
Coca-cola é foda... já estou uns anos sem tomar... voltar agora não rola...
Venge
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2010 as 19:50
RedBull(350ml) na estrada = R$ 5,00~7,00 reais, Coca cola 2L= R$3,50~5,00
Voltar ao Topo
rodrigodf Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Dez 2008
Gama - DF
Offline
Mensagens:2035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigodf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2010 as 19:51

eu só tinha parado de tomar refri na epoca que tava gordinho, agora nem me importo mais, refrigerante ou suco de caixinha da na mesma merda, tudo lotado de açucar, se for beber suco mesmo é de laranja natural fora isso não importa.

felt f75 2011 azul com rodas de carbono 50mm,
Tenis Asics Kayano 18, Speedstar 6
Garmin 910xt
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2010 as 23:10
Originalmente postado por Paulo69 Paulo69 escreveu:

coca cola descalcifica os ossos.
 

Coca é ótima pra fazer campeonatos de arroto.

 


Seu fruta. Tá intimado então. Encaro vc a seco!!!
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mai 2010 as 01:00
A comida durante o pedal tem relação com a duração e também com a INTENSIDADE. O Rodrigodf comentou que pedalou 4h com 65km de pelote a 43km/h e só bebeu água... Isso não quer dizer muita coisa sobre a intensidade, pois pedalar no plano na proteção do pelote (sem dar a cara no vento por muito tempo) pode resultar numa intensidade baixíssima, e aí apesar do tempo longo e da velocidade alta, realmente não gasta muito das reservas de carboidrato.

Certamente, um pedal como o dele nessas condições significa que o corpo dele aproveita bem as gorduras e é econômico, mas nem o Cancellara consegue pedalar or 4h em média ou alta intensidade (com a cara no vento, subindo e acelerando, sprintando, etc.) tomando só água. Simplesmente não existe, mesmo o mais econômico dos ciclistas ou tritatletas precisa comer senão prega. Outro dia fizemos um pedal de 3:30 com um grupo fortíssimo aqui, e no final o Jean Coloca que é um dos melhores ciclistas da atualidade no país, ficou com fome e quase pregou, e olha que ele comeu durante o pedal! Não tem milagre.

Depois de 1:30 de pedal médio ou forte, já estamos sob risco de pregar. Quanto mais bem condicionado, maior nossa reserva de glicogênio corporal e também maior nossa economia. É por isso que alguns caras aguentam pedalar forte por mais tempo. No começo, todo mundo tá bem, mas é depois de 1:30/2:00 quando o ritmo aperta isso aparece. Quem tem uma boa estratégia de alimentação vai mais longe mais rápido, mas depende tb do nível de condicionamento.

Carboidrato é a principal fonte de energia. Proteína faz diferença depois, por isso produtos como o Endurox R4 são mais indicados para DEPOIS, e não durante. Mas em alguns casos, um pouco de proteína de rápida absorção pode ajudar o corpo a se manter bem alimentado tb. Contanto que a quantidade e a concentração de carbo seja ideal, não faz muita diferença se tem ou não proteína. O que não pode faltar é carboidrato.

Eu me alimento de forma diferente durante as diferentes fases do ano. Quando os pedais são mais longos e light, eu como mais proteína. Quando os treinos são mais intensos e também longos, eu como antes e durante (depois sempre) pq estou tentando repor as reservas não apenas para o treino daquele dia, mas também do dia seguinte. O que importa nesse lance de alimentação é garantir que tenhamos energia suficiente pra terminar o pedal (o treino, a prova, etc.) do dia, mas tb garantir que a energia vai ser suficiente pra intensidade que procuramos.

Em relação aos tipos de alimentos... aí é extenso e complexo. Cada um tem suas receitas, mas uma coisa é certa: quanto mais tempo praticamos o ciclismo, e quanto maiores nossos objetivos, treinos e nível de condicionamento, mais refinamos nossos conhecimentos sobre os alimentos, as técnicas de nutrição e nosso corpo. Existem algumas regras gerais, mas esse aprendizado só vêm com o estudo, o tempo e a experiência mesmo.
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
amoreira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jan 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:308
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar amoreira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mai 2010 as 01:05
Originalmente postado por Fly Fly escreveu:

Originalmente postado por Jcesark Jcesark escreveu:

(...) Uma vez num pedal de MTB com um amigo resolvemos descer depois subir uma serra ( Serra de Corupá-SC). Quase no final do pedal estávamos tão enjoados de bolacha  e gel que atacamos uns pés de couve que tinha na beira da estrada.


Mas que larica!!!
LOLLOLLOL

Minha situação mais drástica foi em um role de mtb, lá em xis de fora. Era para ser uma volta no bairro, virou rolê longo e ninguém levou comida. Não daria pra voltar sem comer algo, todo mundo quebrado. Mas, no meio da roça, sem dinheiro, só achamos uma plantação de milho verde. Atacamos.  De repente surge um sitiante de foice na mão gritando pra largar as espigas dele... Gastamos a pouca energia do milho naquela fuga. (Não me perguntem se o milho 'desceu redondo', não me lembro de complicações gástricas, mas tb não recomendo!)

Hj, mais experiente, levo três barrinhas e às vezes gel. Biscoito estilo club social tb funciona bem. Gatorade ou genéricos ajudam bastante. Pão com goiabada tb é show e me traz boas lembranças dos pedais na adolescência...
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mai 2010 as 01:29
Já troquei algumas bolachas por um remendo de pneu num borracheiro, então comida a mais sempre é bom. Desde que você ache um borracheiro que está matando cachorro a grito...
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
rodrigodf Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Dez 2008
Gama - DF
Offline
Mensagens:2035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigodf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mai 2010 as 02:00
realmente, sou economico em todos os pontos :D
felt f75 2011 azul com rodas de carbono 50mm,
Tenis Asics Kayano 18, Speedstar 6
Garmin 910xt
Voltar ao Topo
pfloresps Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Abr 2010
rio de janeiro
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pfloresps Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mai 2010 as 15:56
Originalmente postado por Paulo69 Paulo69 escreveu:

O importante é ouvir o corpo. Sem explicação, eu sempre bebi leite depois dos treinos de atletismo e basquete durante minha juventude.  Nos MTB 12 horas eu tomo 2 litros de leite... Me faz bem.
Recentemente saiu uma pesquisa dizendo que leite é ótimo durante atividades físicas...
Ah, eu já sabia. 
 
O importante é sentir-se bem, sem forçar comer algo que nao caia legal.

Tbm tomo leite, não só depois do pedal (1L min) como no dia a dia, é a fonte de proteina mais facil e barata que tem só cortar a beirada e virar (desnatado sempre, gordura é um troço meio inutil). Sem contar o resto (vitaminas, calcio blablabla)

Bananada é uma idéia boa, vo começa a usar isso.... Banana eh um troço nem um pouco prático....

O que eu vejo no pão é que eh carbo de cadeia longa, demora mais pra bater na minha opinião.... pão com geléia esse tipo de coisa pra mim é o ideal que a geléia (açúcar) bate na hora e o pao dura mais, e tira o vazio no estomago....

e tbm sou mais um a abandonar a cocacola, só tomo mate tem anos, mate tem mais cafeina e nao tem o pH tao baixo (quem nunca fez aquele experimento de botar o osso de galinha na cocacola nao teve infancia)

Voltar ao Topo
ricardoxem Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Rio Claro
Offline
Mensagens:972
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardoxem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mai 2010 as 16:11
Olá Pessoal,

Costumo levar bananas, pão e uma coisa que eu acho muito boa são as frutas secas, tipo banana seca, uva passa ou ameixa seca. Água.
As frutas secas costumam ser mais leves e possuem teor de açúcar maior, então é uma boa opção.

Abração,
Ricardo.
Voltar ao Topo
rodrigodf Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Dez 2008
Gama - DF
Offline
Mensagens:2035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigodf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mai 2010 as 16:39
acho que você tem a impressão que pão tem fibra, pão de sal por exemplo é farinha pura.
felt f75 2011 azul com rodas de carbono 50mm,
Tenis Asics Kayano 18, Speedstar 6
Garmin 910xt
Voltar ao Topo
Fly Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2009
Içara
Offline
Mensagens:4517
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fly Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mai 2010 as 18:17
Biscoitos ou torradas sao carbos absorvidos mais rapido que o pao.


Voltar ao Topo
ricardoxem Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Rio Claro
Offline
Mensagens:972
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardoxem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mai 2010 as 18:49
Nossa, é verdade!!! Não tinha pensado nisso. Próximo pedal vou levar umas torradas ou bolachas agua e sal. Torrada dá para fazer com o próprio pão. \o/
Valeu a dica!!!

Abração,
Ricardo.
Voltar ao Topo
pfloresps Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Abr 2010
rio de janeiro
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pfloresps Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mai 2010 as 20:32
Pão comum é farinha msm, nao tem fibra to ligado. Mas sei la, eu acho fundamental um açúcar tambem, talvez porque eu espero muito pra comer... 
Voltar ao Topo
tatus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jan 2010
Rio Preto
Offline
Mensagens:55
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tatus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mai 2010 as 08:46
Até 60-80Km eu só bebo água e isotônico, só que sempre me alimento bem antes.
Mais Km que isso, eu como um pão com manteiga e mortadela, pra mim cai bem, tem gente que prefere queijo, no meu caso é pior, depende do tipo de sangue e organismo,  e tomo alguma coisa, antigamente era coca, mas como estou evitando vou tomar outra coisa como gatorade ou suco.
Para recuperação é importante comer logo que chegar em casa e beber bastante água, sem essa de ligar a TV ou tomar banho, vá comer alguma coisa nem que for para esperar a refeição.
Seu metabolismo fica super acelerado por horas depois de uma atividade intensa, não deixe faltar carboidratos e proteínas.

Voltar ao Topo
Jcesark Ver Drop Down

Banido

Cadastrado em: 25 Nov 2008
Mafra-SC
Offline
Mensagens:2074
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jcesark Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2010 as 11:58
Lembrando que se deve evitar fibras durante a prática de exercícios, bem como antes do treino  e imediatamente após.
Fibras são de difícil digestão, então o organismo vai precisar de mais energia para digeri-las e " rouba " a energia que você precisaria para o treino.

Exemplo: Fui uma vez na nutricionista, ela receitou parar com qualquer alimento com muita fibra dois dias antes da maratona.

Exemplo 2 : Nunca vi na tv nas grandes voltas os caras comendo barrinha de cereal durante a prova. 
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2010 as 15:44
Originalmente postado por tatus tatus escreveu:

... depende do tipo de sangue e organismo...


Dieta do tipo sanguineoThumbs Down. Sem evidencias amigo, sem evidencias....
Voltar ao Topo
tatus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jan 2010
Rio Preto
Offline
Mensagens:55
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tatus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2010 as 22:57
Amigo, se formos relativizar tudo não há evidência de um monte de coisas que acreditamos.
Um exemplo básico é o da física quântica onde muitos cientistas provam pela teoria da observância a existência de Deus, enquanto para outros cientistas de outras áreas isso não é válido.
Todos pensam que o ar é transparente porque não aceitam a limitação dos próprios olhos.
Ninguém percebe que dentro de um simples som audível de batida seca há múltiplos harmônicos se propagando que parecem um só som, isso porque não aceitam nossa limitação auricular.  
Tem gente que fala que uso de hormônio artificial da câncer e impotência, mas como conheço gente que tomou e não teve um nem outro seria viável duvidar?
Afinal, são só estatísticas.
Acho que ao menos se usou a palavra errada, um dos tipos de ser humano mais céticos que conheço são os médicos. Se já tem médico admitindo uma correlação e estudando e insistindo nisso, há evidências, que são as estatísticas.
Elas só não são uma verdade absoluta porque comporta exceções comprovadas também, onde há a influência de outros fatores ainda não pontuados que pesam também nessa questão, por isso coloquei tipo sanguíneo e "organismo".
Pode não ser uma tese resolvida pela existência desses outros fatores ainda não desvendados e o grau de afetação que cada um tem nessa tese, mais ninguém abandonou ainda a premissa de que o tipo de sangue influencia na percepção dos alimentos pelo organismo.

Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2010 as 23:23
Originalmente postado por tatus tatus escreveu:

Amigo, se formos relativizar tudo não há evidência de um monte de coisas que acreditamos.
Um exemplo básico é o da física quântica onde muitos cientistas provam pela teoria da observância a existência de Deus, enquanto para outros cientistas de outras áreas isso não é válido.
Todos pensam que o ar é transparente porque não aceitam a limitação dos próprios olhos.
Ninguém percebe que dentro de um simples som audível de batida seca há múltiplos harmônicos se propagando que parecem um só som, isso porque não aceitam nossa limitação auricular.  
Tem gente que fala que uso de hormônio artificial da câncer e impotência, mas como conheço gente que tomou e não teve um nem outro seria viável duvidar?
Afinal, são só estatísticas.
Acho que ao menos se usou a palavra errada, um dos tipos de ser humano mais céticos que conheço são os médicos. Se já tem médico admitindo uma correlação e estudando e insistindo nisso, há evidências, que são as estatísticas.
Elas só não são uma verdade absoluta porque comporta exceções comprovadas também, onde há a influência de outros fatores ainda não pontuados que pesam também nessa questão, por isso coloquei tipo sanguíneo e "organismo".
Pode não ser uma tese resolvida pela existência desses outros fatores ainda não desvendados e o grau de afetação que cada um tem nessa tese, mais ninguém abandonou ainda a premissa de que o tipo de sangue influencia na percepção dos alimentos pelo organismo.



Tatus, vc misturou um monte de coisas no seu argumento. O questionamento científico não pode ser confundido com ceticismo. A prudência e o critério na medicina não podem ser confundidos com ceticismo. Excessões ("pessoas que tomaram hormônios e não tiveram câncer") não podem ser confundidos com regras (existem evidências sólidas de que tomar hormônios sem acompanhamento médico e fora do prescrito aumenta os riscos e probabilidades de desenvolver câncer).

Por falar em riscos e probabilidades... em termos de saúde todo mundo trabalha com estatísticas (é a matéria-prima dos planos de saúde, inclusive) pois elas estão relacionadas com as PROBABILIDADES e RISCOS. Em outras palavras, uma coisa é questionar a física quântica ou filosofar sobre a invisibilidade do ar. Outra completamente diferente é realizar escolhas nutricionais - o que se come e o que se evita comer, dietas da moda e afins - baseado em pseudo-ciência.

Isso tem consequências, é por isso que precisamos de evidências Wink

"...mais ninguém abandonou ainda a premissa de que o tipo de sangue influencia na percepção dos alimentos pelo organismo."


Isso NÃO é uma premissa. É uma tese. São coisas totalmente distintas.

Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
CEPatussi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Porto Alegre-RS
Offline
Mensagens:294
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CEPatussi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2010 as 03:05

Segundo uma nutricionista esportiva que apresentou uma palestra que fui ouvinte, confirma exatamente o que o JK disse e mais: Também evitar gorduras (até mesmo ômega 3) antes e durante. E como dica para recuperação rápida, imediatamente após o final da atividade consumir glicose mais pura possível, ela recomendou para treinos de 1:30 até 2:00 hs dois ou tres merengues pequenos. Sempre que consegui fazer deu um ótimo resultado.

Voltar ao Topo
tatus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jan 2010
Rio Preto
Offline
Mensagens:55
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tatus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2010 as 03:52
[/QUOTE]

Tatus, vc misturou um monte de coisas no seu argumento. O questionamento científico não pode ser confundido com ceticismo. A prudência e o critério na medicina não podem ser confundidos com ceticismo. Excessões ("pessoas que tomaram hormônios e não tiveram câncer") não podem ser confundidos com regras (existem evidências sólidas de que tomar hormônios sem acompanhamento médico e fora do prescrito aumenta os riscos e probabilidades de desenvolver câncer).

Por falar em riscos e probabilidades... em termos de saúde todo mundo trabalha com estatísticas (é a matéria-prima dos planos de saúde, inclusive) pois elas estão relacionadas com as PROBABILIDADES e RISCOS. Em outras palavras, uma coisa é questionar a física quântica ou filosofar sobre a invisibilidade do ar. Outra completamente diferente é realizar escolhas nutricionais - o que se come e o que se evita comer, dietas da moda e afins - baseado em pseudo-ciência.

Isso tem consequências, é por isso que precisamos de evidências Wink

"...mais ninguém abandonou ainda a premissa de que o tipo de sangue influencia na percepção dos alimentos pelo organismo."


Isso NÃO é uma premissa. É uma tese. São coisas totalmente distintas.

[/QUOTE]



Alex, quanto aos hormônios não há tanta certeza assim, até porque se trata de alterações genéticas que não acontecem de uma hora para outra. Eu poderia dizer que foram outros fatores que causam câncer que não os hormônios. Mas tenho que encarar como regra pois as estatísticas dos testes e tudo mais, se direcionam para esse lado, não para as exceções. A mesma coisa acontece com essa questão do sangue; as estatísticas mostram que a predominância dentre os fatores que determinam a facilidade de adaptação de cada tipo sanguíneo a determinado tipo de alimentação é uma constante, que porem possue exceções. Isso são médicos "céticos" que estão falando e não eu. Eu coincidentemente sou bastante cético também.  rs
As conclusões lógicas são baseadas em premissas que nesse caso saem da observação constante dos elementos de pesquisa (estatísticas), e que permitem concluir os silogismos.
Eu não queria de maneira alguma pontuar dieta para as pessoas fazerem,  desculpe se não me fiz entender. Até porque minha dieta é praticamente irrestrita e cada um come o que acha que é melhor e se conhece melhor do que ninguém. Alias, isso tudo foi só por causa de um detalhe da minha primeira resposta que cada um que ler pode avaliar da maneira que quiser, concordando ou não, são todos vacinados, saberão se alimentar bem.
Abraço!
 
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2010 as 13:59
Tatus vc continua misturando as coisas, o Alex falou bem o que eu não conseguiria. 

Não há evidencias, nem indicativos de que a dieta do tipo sanguíneo tenha algum beneficio para a maioria das pessoas, os poucos estudos a respeito são bem manipulados. Eu tenho o livro, já fiz o teste, e comigo não teve o efeito divulgado.

Mais uma coisa, a comunidade médica não passa de uma comunidade técnica, assim como a engenharia, são pessoas treinadas para executar um serviço que foi desenvolvido por cientistas(alguns deles até médicos). Convivo com muitos médicos e a grande maioria são comuns prestadores de serviço, pouquíssimos desenvolvem algum tipo de pesquisa. Ser médico não atribui nenhum valor para determinada opinião.
Voltar ao Topo
renatoxtr Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 03 Set 2009
Niteroi- RJ
Offline
Mensagens:692
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar renatoxtr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2010 as 14:49
Italo, passe a receita prática passo a passo com os ingredientes nacionais, pq tem umas paradas naquele site q nao conheço, kkkk
 
abs
Voltar ao Topo
rodrigodf Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Dez 2008
Gama - DF
Offline
Mensagens:2035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigodf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2010 as 15:52

entrando agora na parte de treino mais forte, minha nova dieta:

comer o tanto que o buxo aguentar sem estourar ou vomitar :D
felt f75 2011 azul com rodas de carbono 50mm,
Tenis Asics Kayano 18, Speedstar 6
Garmin 910xt
Voltar ao Topo
italotimoteo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jul 2007
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:1233
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar italotimoteo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2010 as 16:30
Renato. Eu só pesquisei a receita. Quem fez MESMO foi o RaulRockSeixas.
 
Aliás, ele tá devendo a receita dele, hehehe
HTFU!
Voltar ao Topo
pfloresps Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Abr 2010
rio de janeiro
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pfloresps Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2010 as 18:50
Tatus, isso nao é uma premissa é uma tese - é a conclusão a que se chegou partindo de evidencias e premissas, e que se está tentando testar. Uma premissa nessa situação seria "existem diferentes tipos sanguineos" por exemplo. 

Claro que estamos falando de regra e não excessão, a regra é sempre mais importante porque é mais provável que cada um esteja na regra do que na excessão (probabilidade = 1 - pvalor do teste estatistico)
Voltar ao Topo
renatoxtr Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 03 Set 2009
Niteroi- RJ
Offline
Mensagens:692
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar renatoxtr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2010 as 18:59
Valeu Italo!!!
 
Alguem tem a receita???
Toca Raul!!!! kkk ai RaulRockSeixas!!! toca raul e manda a receita, meu!!!
kkkk
 
Abs
Voltar ao Topo
Fly Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2009
Içara
Offline
Mensagens:4517
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fly Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2010 as 19:11
Estatistica e igual biquini pequeno, mostra tudo mas esconde o essencial!

LOL
Voltar ao Topo
tatus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jan 2010
Rio Preto
Offline
Mensagens:55
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tatus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2010 as 21:33
Originalmente postado por pfloresps pfloresps escreveu:

Tatus, isso nao é uma premissa é uma tese - é a conclusão a que se chegou partindo de evidencias e premissas, e que se está tentando testar. Uma premissa nessa situação seria "existem diferentes tipos sanguineos" por exemplo. 

Claro que estamos falando de regra e não excessão, a regra é sempre mais importante porque é mais provável que cada um esteja na regra do que na excessão (probabilidade = 1 - pvalor do teste estatistico)


Valeu pfloresps, até que enfim alguém me entendeu!!!!!

Você esta certo, eu entendo como conclusão também, mas não posso deixar de entender também que esses dados se tornam um fato concreto pré existente que pode ser tido como uma premissa de algo que os cientistas  ainda não conseguiram explicar ou entender completamente, não deixa de ser a primeira premissa de um silogismo mais complexo. Não deixa de ser um fato.
Digo isso porque normalmente levamos em conta somente as premissas cognitivas para falar em lógica. Nada impede que a partir do conhecimento de um novo fato, esse se torne premissa de um novo silogismo, mesmo que seja a conclusão de um outro silogismo.
Isso se explica simplesmente pelo fato de que toda premissa é um conclusão por mais simples que pareça.
Você mesmo disse que é uma premissa: "existem vários tipos sanguíneos".
Antigamente só existia um!
O que indica que essa não é uma premissa cognitiva; seria se você dissesse: "o sangue é vermelho"
Mesmo assim para um daltônico pode não ser vermelho. Para ele isso não é uma premissa cognitiva.
Amanhã ou depois podem aparecer mais subdivisões sanguíneas, quem duvida?
Foi por isso que citei a relatividade, a coloração do ar e a composição do som.
Se formos relativizar tudo acabam-se as premissas.
Mesmo as premissas mais simples e aparentemente verdadeiras podem ser relativizadas, por isso pedi que não relativizassem um fato. 
Vc esta certo mais uma vez na questão das exceções. Quando eu falei sobre as exceções deixei claro que isso não é um fator impeditivo, mas sim agregador, tenho em mente que o fato de um tipo sanguíneo se adaptar melhor a certo tipo de dieta não quer dizer que o portador tenha aversão maior ou menor a outra dieta, ou que na carência de qualquer elemento no organismo por causa de treinamentos intensos isso não seja sobre-passado.
Existem centenas de fatores que podem se comprometer com essa questão e de diferentes maneiras que ainda são desconhecidas. Nem por isso vou ignorar um fato, da mesma forma como não posso ignorar que: "existem vários tipos sanguíneos".
Obrigado pela resposta, tinha parado de postar porque a discussão não estava levando a nada, agora, sabendo que serei compreendido, me inspirei a concluir.
Abraço! 
 
 
 



Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mai 2010 as 21:35
Tongue
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
clausper Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Dez 2009
Loanda-Pr
Offline
Mensagens:117
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar clausper Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mai 2010 as 02:33
E as barras de chocolate ninguém utiliza? Tenho amigos que levam Charge (misto de chocolate com amendoim)
Voltar ao Topo
rodrigodf Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Dez 2008
Gama - DF
Offline
Mensagens:2035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rodrigodf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mai 2010 as 03:21
problema do chocolate é a gordura, todos são muito gordurosos e gordura saturada.
felt f75 2011 azul com rodas de carbono 50mm,
Tenis Asics Kayano 18, Speedstar 6
Garmin 910xt
Voltar ao Topo
Jcesark Ver Drop Down

Banido

Cadastrado em: 25 Nov 2008
Mafra-SC
Offline
Mensagens:2074
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jcesark Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2010 as 11:55
Artigo interessante do nutricionista Danilo Balu:

Alimentos Orgânicos não são mais saudáveis que os transgênicos


Por Prof. Danilo Balu | 21/05/2010 - Atualizada às 07:30

Há algum tempo foi publicado aqui um Artigo meu que falava sobre uma extensa pesquisa britânica, que comprovava o que já se desconfiava: não há qualquer vantagem em consumirmos alimentos orgânicos, aqueles ditos “naturais” e que não fazem uso de agrotóxicos industrializados em seu cultivo. A pesquisa mostra uma coletânea de estudos e levantamentos mostrando que esses alimentos não são mais saudáveis como tentam nos passar seus produtores. As frutas e legumes são menores, têm um custo de produção maior por causa da maior perda e possuem as mesmas concentrações de micronutrientes por peso. Por outro lado, são bem mais caros e com uma margem de lucro bem maior aos produtores.

Outro argumento usado pelos defensores desse tipo de alimento é que eles geralmente são produzidos mais próximos às cidades dos maiores consumidores e isso faria com que utilizassem menor consumo de combustível fóssil, sendo assim, benéfico à natureza e ao ecossistema. Hoje se sabe que a distância do produtor ao consumidor por si só não diz nada, porque o transporte em larga escala pode ser muito mais eficiente que os dos pequenos produtores. Além disso, alimentos produzidos em países pobres podem ter maior efeito positivo na economia de nações pobres do que em nações européias, por exemplo. Ou seja, não quero advogar em favor dos alimentos não-orgânicos, mas é bom ter claro que suas vantagens propagadas simplesmente não existem.

Outra categoria patrulhada é a dos alimentos geneticamente modificados (AGM), ou também chamados transgênicos. Esse tipo de alimento é consumido desde a década de 1970 e, apesar de incessantes pesquisas por produtores e combatentes do modelo, não há qualquer evidência que condene seu uso por alguma ação nociva à saúde de homens, animais e natureza. Seu uso é seguro e feito em maior escala do que você pode imaginar antes do nome “transgênico” tomar as páginas dos jornais e revistas.

Alimentos naturais - Há uma confusão por parte do consumidor leigo, que atribui à palavra “natural” algo intrinsecamente bom para sua saúde ou benéfico ao planeta. Alguns elementos radioativos são naturais e ninguém os quer nos alimentos. Muitas plantas são naturais e letais. Os exemplos não acabam.

Esses tipos de alimentos estão nos supermercados sem que saibamos ao certo e não há consequências negativas por causa disso. Para se ter uma ideia, cerca de 90% da soja e 80% do milho nas prateleiras americanas são transgênicos. No Brasil, não tenho dados atuais, mas a porcentagem é bem grande para o milho, por exemplo. O problema é que recentemente começou-se uma caçada perigosa a esse alimento e uma estratégia baixa usada pelos combatentes é de querer exigir por lei uma nomenclatura toda técnica nas embalagens. Acontece que o consumidor leigo também ficaria temeroso se soubesse os nomes dos processos de pasteurização do leite, por exemplo.

A decisão do que é bom ou ruim à saúde tem que ser técnica, não ideológica. O que não falta em alimentos orgânicos e transgênicos são pesquisas mostrando que eles são exatamente iguais e seguros como os demais. Assim como você não precisa temer consumir alimentos cultivados com agrotóxicos, você pode estar certo que pesquisas mostram que os alimentos geneticamente modificados vieram para ficar por serem mais baratos e possibilitarem maiores colheitas. O melhor que você pode fazer à sua saúde não está no tipo de plantio, mas naquilo que você ingere (seja ele transgênico ou não) ao longo dos anos.

Prof. Danilo Balu


Consultor Webrun da seção nutrição. Bacharel em Esporte pela Universidade de São Paulo (EEFE-USP) e também graduado em Nutrição (USP). Mais no blog: www.baluzao.com

Voltar ao Topo
 Responder Página  <123>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X