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Tópico trancadoComeçando no esporte com pouco dinheiro

 Responder Responder Página  123 5>
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 Avaliação: Avaliação do Tópico: 1 Votos, Média 5,00  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
danielbns Ver Drop Down
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Link direto para este Post Tópico: Começando no esporte com pouco dinheiro
    Enviado: 10 Ago 2008 as 19:49
então galera pra ajudar o pessoal q quer começar no esporte com poco dinheiro vamos dar as dicas pro pessual montar a sua primeira bike.

1- escolher o q quer fazer urban, freeride, downhill, trial ou tudo.

2- qnto tem pra gastar lembrando q esse é um esporte caro intao nem adianta querer montar bike com 200 reais q é impossível.

3- escolher as peças de acordo com o q vai fazer e o dinheiro q tem, essa é a parte q a galera do fórum ajuda.

bom já dei as dicas iniciais se alguem quiser pode acrescentar alguma coisa.


Editado por danielbns - 10 Ago 2008 as 20:33
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danielbns Ver Drop Down
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Link direto para este Post Enviado: 10 Ago 2008 as 20:10
antes de pensar nas peças pra montar uma bike é sempre bom dar uma olhada nas q ja vem montadas, geralmente é mais vantagem comprar uma montada do q montar, ai vai algumas:

khs dj50 R$ 1799,00


Haro Thread One R$ 1900,00


Pro-X Plus R$ 1800,00


Pro-X Prime R$ 1400,00


prox freeride classic R$ 1110,00



lembrando q esse ano a khs está com suspensao ammo2 de 100mm e a haro q vem pro brasil vem com suspensao suntour duro e nao uma mz dirt jumper.

se estiver algo errada é só me corrigir.











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danielbns Ver Drop Down
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Link direto para este Post Enviado: 10 Ago 2008 as 20:28
pra quem é bem iniciante mesmo, pra ajudar a escolher a modalidade eu vô mandar uns links de vídeos como exemplo.

urban - http://br.youtube.com/watch?v=E1wn5u0rNqQ

freeride - http://br.youtube.com/watch?v=jLjpMXO5L8U&feature=related
esse tem um pouquinho de dirtjump tbm mas ta valendo

downhill - http://br.youtube.com/watch?v=IYjTzq2xisU

trial - http://br.youtube.com/watch?v=mYIKfEU8yl8

não vô falar de todas as modalidades se não vai ficar mó confusão e se eu estiver falando merda corrige ai

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danielbns Ver Drop Down
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Link direto para este Post Enviado: 10 Ago 2008 as 20:32
marcas q vc deve manter distancia:

zoom, gts, balistic, gtk e os outros gt alguma coisa

a galera pode acrescentar alguma coisa ai e tem algumas peças da gts e da zoom q nao sao tao ruins mas o pessual vai falar mais pra frente.
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danielbns Ver Drop Down
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Link direto para este Post Enviado: 10 Ago 2008 as 20:53
bom agora é a parte da escolha das peças então cada um pode colocar peças baratas com bom custo beneficio de preferencia falem todas as peças da bike.

quadro: monaco blackbird, gios freeride ou kalf bull
suspensão: spinner edge ou gts alpha
aro dianteiro: vzan deeper
aro traseiro: vzan vmaxx
cubos: quando
k7: o shimano mais barato q tiver
corrente: aquelas kmc de 20 reais ou menos ou half link se for usar single speed
cambio: shimano tiagra ou sram sx4
passador: shimano alivio ou sram x5
pedivela: shimano acera octalink
central: shimano octalink o mais barato q tiver
caixa de direçao: fsa standart eu uso a uns 2 anos e nunca deu folga e custa 25 reais
canote: qualquer um desde q nao seja de castanha
abraçadeira: qualquer uma
banco: calypso de bmx
guidao: tioga
mesa: zoom dh 52028
manete: se puder uma avid sd5 se nao pode ser tektro ou alguma de aluminio de 2 dedos
manopla: calypso com duas travas
freio: vbreak shimano aqueles de 50 reais
pneus: kenda flame pra urban e maxxis usado pra trilha se puder pegar o novo blz
câmaras: kenda ou pirelli
pedal: gts ou wellgo q é um poco melhor

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danielbns Ver Drop Down
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Link direto para este Post Enviado: 10 Ago 2008 as 20:56
eu aconselho quem ta com poco dinheiro não colocar relação usar single speed mesmo, pois fica bem mais barato e manutenção é quase zero.
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Ravotfonseca Ver Drop Down


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salvador - bahia
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Link direto para este Post Enviado: 11 Ago 2008 as 12:25
onde achar essa haro thread one por 1900 com suspa marzocchi
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danielbns Ver Drop Down
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Link direto para este Post Enviado: 11 Ago 2008 as 13:37
com suspa marzocchi se não me engano não vem pro brasil os q vem pra cá são todos com suntour duro eu já tinha falado isso lê com mais atençao.
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manoeljr Ver Drop Down


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floripa - sc
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Link direto para este Post Enviado: 11 Ago 2008 as 13:37
de começo podes meter umas pecinhas usadas tipo suporte, canote, cubos, pedevela pra deixar mais barato e começar dar rolé logo depois vai substituindo....melhor q comprar peça ruim nova... 
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danielbns Ver Drop Down
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Link direto para este Post Enviado: 11 Ago 2008 as 19:07
acho pertinente colocar o q o thelittle escreveu em outro topico sobre o monaco blackbird pra ajudar a galera na dificil escolha entre gios e monaco.

O Monaco Blackbird é um quadro destinado à 4X mas se adapta a varias modalidades como dirt, street, freeride e DH. Pelo seu baixo custo e excelente geometria é usado por muitas pessoas no Brasil. É um excelente quadro de "entrada" e até mesmo pra quem ja é mais experiente, principalmente no street e dirt, pois como é curto facilita as manobras de giro, o manual, e tem uma geometria boa pra "voar" nos dirts.

Entra pneu maior que 2.1? A caixa de direção é integrada? Aceita cambio dianteiro?

No modelo 2006 e anterior, não entrava pneu maior q 2.1, só aceitava caixa de direção semi-integrada (a parte debaixo ficava dentro do quadro, entao tinha que usar uma caixa comum atolada la dentro) e não tinha local pra passar o cabo do cambio dianteiro.

Os modelos 2007 em diante aceitam cambio dianteiro, e entra pneu até 2.5, mas ainda assim fica apertado, e qualquer entortadinha no aro pode ficar pegando o pneu no quadro. Por isso é recomendado usar 2.3 ou menor. Além disso, os pinos do vbreak estão numa posição "estranha" e ficam do lado de dentro dos "stays", se usar um pneu muito largo fica muito complicado de tirar e colocar a roda, pode ser necessário até murchar o pneu pra passar ali.
 A caixa de direção que entra no modelo 2007 em diante é a caixa tradicional e pode ser usado qualquer caixa de direção comum (não-integrada). Pela posição do tubo de direção, é possível que pegue no quadro a regulagem da suspensão que você vai usar (a Spinner Ammo2 por exemplo, usando uma caixa de direção comum, pega no quadro). Pra solucionar isso vc pode usar uma caixa com esferas grandes embaixo (tipo FSA PIG ou Dabomb Reactor) ou tirar a regulagem da suspensão.

Qual suspensão usar?

Quanto ao garfo, o recomendável é usar um curso em torno de 120mm, assim a geometria fica excelente pra freeride e 4x, mas podem ser usadas suspensões menores (100, 80mm ou garfos rígidos equivalentes à essas alturas) pra dirt ou street. Usar suspensões maiores que 140mm podem ocasionar quebras no quadro, devido o aumento do ângulo da caixa de direção e consequentemente maior alavanca, tendendo "arrancar" a frente do quadro. Uma suspensão de curso ajustável, como a Pike, tornaria a bike excelente pra várias modalidades, adaptando-se para cada uma delas somente mudando o curso do garfo.

Pedivela, qual usar?

Em relação ao pedivela, dá pra usar a maioria deles, mas como o quadro tem os chainstays largos, tem que usar um eixo bem largo (minimo 121mm, recomendado 126 ou maior). Se for usar um pedivela 3 peças procure usar uma coroa menor que 30 dentes, senão pega no quadro. É recomendável testar no quadro antes de comprar qualquer pedivela, coroa ou movimento central.

Quanto pesa?

O modelo 2007 (e acredito que os mais atuais também) tem em torno de 2300g.

Onde eu acho? Quanto custa?

O quadro custa em torno de R$250,00, podendo variar dependendo da loja.  Como a monaco vende produtos mais "populares", o recomendado é procurar em lojas físicas mesmo e é capaz de achar até em lojas mais simples. Na internet aparentemente o pessoal dos sites não se preocupam muito em atualizar preços e o estoque, então é possível achar mais barato perto da sua casa do que comprar na net, pagar o frete e ainda demorar pra receber.

Como fica a bike montada com minhas peças?

Como é um quadro barato, geralmente o pessoal monta monaco com peças numa faixa de preço acessível, então é bastante comum vc encontrar varias bikes com peças parecidas. Blackbird + Ammo, Blackbird + Edge, Blackbird + RST Omega são as mais comuns. Vc pode achar em vários foruns (dh brasil, urban riders, etc) fotos com as bikes montadas com diversas combinações de peças, desde garfos rígidos até suspensões de DH.

Gios Freeride ou Monaco Blackbird?

Comparando com o Gios freeride ele tem um ângulo da caixa de direção bem maior, pois tem uma geometria destinada ao 4X trabalhando com o garfo mais "em pé". Pra modalidades como dirt, street e claro, 4x, o mônaco vai bem melhor por ser bem mais curto e ter uma traseira curta também.
O gios tem uma geometria mais comprida, o garfo fica mais "deitado", talvez no DH seria interessante por permitir que a suspensão receba melhor os impactos que vêm mais "de frente".
Quanto a resistência, especula-se que o gios é mais forte mas não tem nada muito certo.
A maior vantagem do Blackbird sobre o Gios FR, além da geometria, é o fato do quadro ser produzido no Brasil, por uma marca que patrocina o esporte e que está melhorando o quadro ao longo do tempo. Lembrando que a "Gios" original é uma marca italiana que só faz bikes de Speed e não tem nada a ver com as que chegam aqui.

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danielbns Ver Drop Down
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Link direto para este Post Enviado: 11 Ago 2008 as 19:17
seria legal alguem q conhecesse bem o gios freeride seguir a mesma linha q o thelittle usou e fazer sobre o gios tbm, tenho certeza q vai ajudar o pessoal.
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TheLittle Ver Drop Down
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Link direto para este Post Enviado: 11 Ago 2008 as 19:29
excelente tópico, parabéns...

eu ja tinha pensado em reunir algumas "receitas de bolo" pra montar bikes mais básicas mas a preguiça venceu e acabei desistindo.

Recomendo ao pessoal ler com bastante atenção o tópico pra evitar de ficar repetindo coisas já respondidas.
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danielbns Ver Drop Down
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Link direto para este Post Enviado: 12 Ago 2008 as 18:14
seria legal a galera mais experiente começar a colocar itens pra deixar o tópico mais completo
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Pedro Cury Ver Drop Down
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Registrado: 19 Jul 2008
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Link direto para este Post Enviado: 12 Ago 2008 as 19:51
Pois é... até eu reformualr a parte de testes de produtos é legal a gente ir reunindo as informações aqui... eu vou manter esse topico fixo

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Pedro Cury Ver Drop Down
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Link direto para este Post Enviado: 12 Ago 2008 as 20:01
O ideal é a gnete ir ouvindo as idéias do pessoal e ai ir formatando isso no tópico.

Mis umas dicas:

4 - Evitar peças piratas e genéricas, procurar saber sobre isso

5 - Lista de lojas no Brasil: http://www.pedal.com.br/lojas
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marciocbf Ver Drop Down
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Registrado: 21 Jul 2006
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Link direto para este Post Enviado: 13 Ago 2008 as 10:10

Antes q comecem a malhar o Gios Fr chamando de quadro pirata, acho q isso é um assunto delicado afinal de contas a gente compra os quadros nas lojas eles nos entregam notas fiscais e a gente acredita ser uma peça verdadeira. Todos nós sabemos q a Gios nao fabrica nenhum Gios Fr, mas tb sabemos q eh um quadro confiável e q se usado adequadamente dificilmente ele abre.

Tb tem os GT's e Schwinn Mesa's q sao copias baratas q vendem aqui com geometrias idênticas aos originais. Sendo q um GT original custa quase 1000 Reais e os falsetas daqui vc arruma por torno de 260 a 330 reias. Apesar de falsificados são quadros q aguentam um XC mais técnico, mas tem grandes chances de trincar se forem voltados pra um freeride ou DH mais hard core. Já os Schwinn Mesa's falsificados de tamanho 16 q visualmente parecem bons pra freeride, vc arruma por uns 350 reais, mas tratem de ficarem LONGES!!!!!!!!! O quadro parece de papel! a Folha de aluminio é extremamente fina, mais cedo ou mais tarde vai trincar no top tube ou no down tube ou nos dois ao mesmo tempo. Esse sim é um quadro q coloca em risco seus belos dentes!!!
 
Portanto pra começar no Freeride com um quadro barato e confiável vc tem poucas opções: Monaco Black Bird e Gios Fr, se vc nao quiser compartilhar com a pirataria só restará o Monaco BB e o Kalf Bull, q na minha opinião ainda é um quadro experimental e não sabemos muito a respeito dele, apenas q eh bem pesado e q visualmente possui uma solda na Cx de direçao bem reforçada. Porém se nenhum desses te agradar acredito q vc terá desembolsar pelos menos uns 700 reais num Da Bomb, ou 1000 reais num GT Moto e etc...
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Felipeqsob Ver Drop Down
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Link direto para este Post Enviado: 13 Ago 2008 as 13:59
O dificil e´achar gt original,pq a gt parou de trazer quadros e bikes pro brasil e sua fornecedora tbm,pq nao dava pra concorrer com o preço das copias.
Aconselho seguir as configurações que o daniel passou tendo sempe um cuidado maior com suspensão e claro
 
EQUIPAMENTOS=MINIMO CAPACETE E ATE UAM CANELEIRA DE FUTEBOL SE FALTAR GRANA PRA UMA DE FR
De volta, agora no XC!
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Murilo mtb Ver Drop Down
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Banido

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Mensagens:1702
Link direto para este Post Enviado: 13 Ago 2008 as 16:23
6- Veja muitas opiniões antes de adquirir um produto

7- Não pense, que só pq o outro tem uma bike melhor que a tua, que vc vai ser pior que ele.

8- Não vai na onda dos outros

Thumbs%20Up
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berrcmp Ver Drop Down


Registrado: 05 Jul 2008
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Link direto para este Post Enviado: 13 Ago 2008 as 18:30
Marcas nao compraveis: Gts, Gtx,Zoom, balistic, Gtk e qualquer um GT sei la o que brasileiro, Caloi, Sundown (se for sem confianca e basica de mais pois a sundown possui coisas boas ! )
e mais umas com um nome pequeno e sem fama

Marcas compraveis: Gios (FR-X ou freeride) Volare, Voltec, Banshe, Da bomb, Khs, Umf, Mongoose, Kona, Monaco BB e claro as top's. Giant, Specialized e Scott....


Obs: á muitas marcassssssssssssssss que nao coloquei pq é só pensar se a marca é fraca e nao de confianca nao compre... procure comprar marcas de confianca e grandes com o mesmo preco ou pouco mais caro que basicas de mais ...

Abraço e sorte a todos...
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Pedro Cury Ver Drop Down
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Registrado: 19 Jul 2008
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Link direto para este Post Enviado: 13 Ago 2008 as 18:31
Marcio...
 
Vc é um cara inteligente... mas tá viajando numas paradas... deixa eu te esclarecer umas coisas:
 
Sobre lojas, piratas, etc:
 
Se vc chegar numa boca de fumo e pedir 100g de cocaína, mas falar que precisa de nota fiscal e garantia, provavelmente o sangue bao lá vai perguntar se vc quer com descrição completa, selo holografico ou qq outro detalhe, pra ele poder encomendar...
 
Infelizmente não existe nem papai noel e nem coelhinho da páscoa. Dar nota fiscal e garantia, qualquer um dá... pois é melhor o cara vender e tirar do bolso dele uma reposição de algo quebrado, do que não vender. Dificilmente ele vai ser processado se alguém se quebrar com a falha de uma peça, pois isso é culpa do fabricante. Mas uma loja no Rio já foi fechada porque um carinha morreu ou se machucou muito depois de alguma coisa frouxa na bike dele ter soltado, o que supostamente foi culpa do mecânico.
 
Cara.. não se engane.. vai ter gente escrota que sabe o que tá fazendo e vai te enganar mesmo. A inglaterra teve vários problemas com REMÉDIOS falsificados recentemente. To falando de gente q morreu por causa de insulina falsificada e tudo mais. Não foi um erro de produção, foi proposital, alguém tá ganhando dinheiro com isso! Você acha que pra peça de bike alguém vai se importar ?
 
Por isso que eu sou totalmente contra qualquer marca que esteja me enganando... como eu disse... eu tenho opções, não preciso dar meu dinheiro pros demônios.
 
Sobre o Gios:
 
É como eu disse. Se a marca existe fora do país e não produz o produto que é vendido aqui, é uma tentativa de me enganar. Estar escrito Designed in Italy é a segunda forma de me enganar, já que é uma mentira. Não interessa se o quadro é bom, não é bom, etc. Eu já fui enganado (por falta de informação) com aquele Azonic que eu tinha. Por sorte não quebrou comigo, mas sim com o Daniel e por sorte não foi nada grave. Eu não vou repetir os mesmos erros e vou aconselhar que mais ninguém repita. Mas, cada um faz o que quer. Eu não sou ativista nem nada do tipo.
 
Sobre DH:
 
Lembre-se: Downhill é um esporte de competição contra o relógio. Downhill de rígida teoricamente não existe. Só tem dois motivos para se fazer DH de rígida: a pista ser fácil, oque faria os prós escolherem um rígida propositalmente OU falta de grana que é o que reina nos países de 3o mundo. Você não vai ver alguém ganhar uma competição importante de rígida. Se acontecer é uma exceção. Ou seja, tudo que é feito com rígida em trilha, tem que ser enquadrado em freeride, já que ninguém realmente fabrica quadros rígidos para DH.
 
Não é a toa que pouquíssimas marcas (nem sei qual outra fora a banshee), fabrica quadros que aguentam (leia-se dão garantia) suspensão de mais de 150mm. No circuito mundial, ninguem corre com menos de 180mm e a grande maioria com 200mm.
 
Você não tem noção do que é um DH hardcore. Sabe o rock garden da vista chinesa ? O mundial lá da itália tinha pedras maiores e a pista era mais inclinada, com uns 50% de pedras.
 
Sobre Kalf e opções:
 
O Kalf Bull é um quadro excelente e não tem nada de experimental. Você leu o teste que fizemos aqui no site ? Se alguém vai fazer apenas trilha, eu iria de Kalf se fosse pra escolher os mais baratos.
 
Outra coisa muito importante: Iniciante não vai sentir a menor diferença entre um monaco, um kalf um pro-x, etc. Lembra lá no bowl da lagoa que o Raphael não tava conseguindo acertar o 360 por causa da calibragem do pneu ?  Pois é... existem várias variáveis: peso, pista, calibragem, regulagem da suspa, curso da suspa, tamanho da mesa, do guidon, etc. Tenho certeza que se eu tirar a marca das peças e colcoar pra um iniciante andar em 5 bikes com o mesmo quadro e disser q são quadros difernetes, eles vão acreditar. Aliás, nem só iniciante!
 
Lógico que isso não quer dizer que quadro não faça diferença... claro que faz. Mas até um iniciante ter habilidade pra se beneficiar disso, leva um tempo. Óbvio que é melhor começar já com a melhor opção, mas depende de dinheiro.
 
 
Agora.. um pedido muito importante: se alguem quiser levar essa disucssão mais adiante, crie um outro topico pra não poluir esse...
 
 
Originalmente Postado por marciocbf marciocbf Escreveu:

Antes q comecem a malhar o Gios Fr chamando de quadro pirata, acho q isso é um assunto delicado afinal de contas a gente compra os quadros nas lojas eles nos entregam notas fiscais e a gente acredita ser uma peça verdadeira. Todos nós sabemos q a Gios nao fabrica nenhum Gios Fr, mas tb sabemos q eh um quadro confiável e q se usado adequadamente dificilmente ele abre.

Tb tem os GT's e Schwinn Mesa's q sao copias baratas q vendem aqui com geometrias idênticas aos originais. Sendo q um GT original custa quase 1000 Reais e os falsetas daqui vc arruma por torno de 260 a 330 reias. Apesar de falsificados são quadros q aguentam um XC mais técnico, mas tem grandes chances de trincar se forem voltados pra um freeride ou DH mais hard core. Já os Schwinn Mesa's falsificados de tamanho 16 q visualmente parecem bons pra freeride, vc arruma por uns 350 reais, mas tratem de ficarem LONGES!!!!!!!!! O quadro parece de papel! a Folha de aluminio é extremamente fina, mais cedo ou mais tarde vai trincar no top tube ou no down tube ou nos dois ao mesmo tempo. Esse sim é um quadro q coloca em risco seus belos dentes!!!
 
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Pedro Cury Ver Drop Down
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Link direto para este Post Enviado: 13 Ago 2008 as 18:37
Berr - Gios eu não compraria pelo problema que falei e pq não tem as caracteristicas que eu quero e Voltec eu não conheço a marca... não sei se é uma marca com representante no Brasil e nem conheço a marca gringa. Ele ser identico ao Da Bomb Tora Bora me faz ter um enorme pé atrás!
 
Pra quem acredita em papi noel, segue uma coisa legal sobre a famosa marca Azonic:
 
Azonic Brasil:
 
Sério... vcs acham isso uma parada aceitável ? Sem sacanagem.. falando sério agora ?
Mas respondam em outro tópico... :)
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F r e e r i d e R Ver Drop Down


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Link direto para este Post Enviado: 13 Ago 2008 as 19:02
O maior conselho que eu dou pra alguém que ta começando é:
 
Experimente um pouco de tudo, não se baseie apenas em vídeos,
 
tente conhecer pistas de DH, DJ, picos de urban e de FR da sua cidade e o pessoal que pratica cada uma dessas modalidades
 
Depois disso vc com certeza já terá uma opinião formada sobre o que quer praticar, nem que seja mais de uma modalidade.
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TheLittle Ver Drop Down
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Link direto para este Post Enviado: 13 Ago 2008 as 19:07
Originalmente Postado por marciocbf marciocbf Escreveu:

 
Portanto pra começar no Freeride com um quadro barato e confiável vc tem poucas opções: Monaco Black Bird e Gios Fr, se vc nao quiser compartilhar com a pirataria só restará o Monaco BB e o Kalf Bull, q na minha opinião ainda é um quadro experimental e não sabemos muito a respeito dele, apenas q eh bem pesado e q visualmente possui uma solda na Cx de direçao bem reforçada.


marcio, só uma observação:

o kalf bull modelo novo, segundo a propria Kalf, tem 2400g. Se for realmente isso, é um peso excelente pelo custo dele, e claro, se ele for realmente resistente quanto eles dizem. Só pra efeito de comparação, um monaco blackbird pesa em torno de 2300g.
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Pedro Cury Ver Drop Down
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Link direto para este Post Enviado: 13 Ago 2008 as 21:18

Freerider - Otima observação... tem muita gente que começa a andar e se baseia por videos e opiniões de pouca gente que muitas vezes não entendem.. principalmente de vendedores e tal. Ver a coisa como ela é é uma boa idéia... o melhor, se o iniciante puder, é ir num campeonato pra ver como a coisa rola.

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danielbns Ver Drop Down
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Link direto para este Post Enviado: 13 Ago 2008 as 21:19
garantia de loja é sempre suspeita, tem q ser garantia da marca e seguindo a modalidade correta q o produto é proposto.
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danielbns Ver Drop Down
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pra quem é iniciante é meio complicado comprar peças usadas, mas acredito q no Brasil a melhor maneira de ter uma bike decente é comprando peças usadas, tirando guidão pq guidão usado é arriscado.
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marciocbf Ver Drop Down
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Link direto para este Post Enviado: 13 Ago 2008 as 21:59
Originalmente Postado por Pedro Cury Pedro Cury Escreveu:

 
Sobre lojas, piratas, etc:
 
Se vc chegar numa boca de fumo e pedir 100g de cocaína....
 
Sobre DH:
 
Lembre-se: Downhill é um esporte de competição contra o relógio. Downhill de rígida teoricamente não existe. 
 
Sobre Kalf e opções:
 
O Kalf Bull é um quadro excelente e não tem nada de experimental. Você leu o teste que fizemos aqui no site ? Se alguém vai fazer apenas trilha, eu iria de Kalf se fosse pra escolher os mais baratos...
 
Outra coisa muito importante: Iniciante não vai sentir a menor diferença entre um monaco, um kalf um pro-x, etc....  
 
[/QUOTE]
 
Vou responder de uma forma q seja de interesse para os novatos:
 
Sobre lojas, piratas, etc:
 
Como eu disse, é complicado pq o cara novato chega numa loja q possui CNPJ e paga impostos no meio da Zona Sul do Rio de Janeiro e nao sabe q esta sendo enganado, acho isso complicado e nao quero me meter nisso....Deixo para as autoridades, nao vale comparar uma boca de fumo com uma loja conceituada como a Star Bike q vende o Gios Fr por exemplo, as vezes até o dono é mal informado e nem sabe a procedencia da peça, mesmo em grandes lojas...
 
Sobre DH:
 
Com certeza eu concordo com vc, acho q vc nao entendeu, eu disse do cara pegar um qdro de xc como o GT e usar ele pra DH, nós sabemos q mais cedo ou mais tarde vai dar merda, porém sabemos q existem qdros como o Astro Freeride Monocoque(R$1800,00) q pela nossa experiencia e nao pela especificação da fabrica q aguenta um DH na Vista, Miguel Pereira e etc.... Nao digo em termos profissionais, apenas falo do cara pegar um qdro desse e ir treinar DH que dependendo da trilha ele vai curtir.
 
Sobre Kalf e opções:
 
Minha opiniao q eu daria é q esse qdro é muito esquisito e eu nao gosto!!! Eu inclusive estava qdo o Daniel/Formiga testou em Urban e vi muitos contras.
 
eu acho q tem peças q um novato nao vai notar diferença, mas qdo falamos de quadro discordo, eu acho importante sim, eu por exemplo admiro o Monaco BB mas nao me adapto de forma alguma! talvez por ter 1,80m e ele ser curto, eu acabo sentindo dores na coluna. pra mim quadro eh q nem sapato, o cara pode ate nao sair aloprando de cara, mas tem q sentir-se confortavel.
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danielbns Ver Drop Down
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Link direto para este Post Enviado: 13 Ago 2008 as 22:42
acho q o quadro faz muita diferença sim tenho certeza q o cara vai demorar muito mais tempo pra mandar um 180 num kalf do q num monaco bb talvez até num bonnyhop seja mais complicado no kalf e é uma manobra de entrada pro mundo do freeride intao pra mim faz muita diferença sim.

é claro q se o cara andar na bike pela primeira vez nao vai sentir diferença mas concerteza vai sentir qndo começar a tentar fazer alguma coisa.

acho q a escolha do quadro vai muito pela modalidade q o biker se identifica mais, se for um piloto mais agressivo e gosta de manobras em velocidade acho q se daria bem com um kalf bull ou um gios freeride, agora se a intençao é fazer um urban assault priorizando manobras mais tecnicas e quer aprender manobras de giro e etc e tal concerteza o monaco é a melhor pedida por em quanto.

acho q a grande duvida entre os quadros seria entre gios e kalf pois o monaco ficaria numa modalidade a parte.

em relaçao ao giosXkalf eu daria meu voto para o gios por ser mais versatil é só mudar suspensao q ele nao será tao ruim pra um urban assault, agora o kalf nao tem essa opçao, pois mesmo com suspa baixa ele ainda fica muito longo, agora se a ideia é se jogar nos saltos e nas trilhas mais tecnicas ai a garantia e a estabilidade do kalf vao fazer a diferença.
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danielbns Ver Drop Down
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Link direto para este Post Enviado: 13 Ago 2008 as 22:44
eu sou mais critico em relação ao kalf pois qndo testei eu comparei com um quadro de faixa de preço muito superior q é o quadro q eu uso, talvez em relação a um gios freeride nem tenha tanta diferença na pilotagem.

antes de alguem falar q ando na kalf qndo estava comigo e achou bem diferente q a gios eu quero lembrar q só montando um quadro com suas peças pode se dar uma opinião mais concreta sobre a geometria de um quadro.


Editado por danielbns - 13 Ago 2008 as 22:48
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marciocbf Ver Drop Down
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Link direto para este Post Enviado: 14 Ago 2008 as 06:02
lembrando q vc treinou apenas dois dias com as suas peças, o q pra mim nao é tempo suficiente pra se ter uma opiniao tao concreta. por mais q as peças sejam as mesmas, a bike eh completamente diferente devido a altura, angulação e etc..
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Pedro Cury Ver Drop Down
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Link direto para este Post Enviado: 14 Ago 2008 as 06:16
Marcio,
 
O lance da loja z. sul, etc...
Sim, eu to cagando pra quem compra e pra quem vende. Só acho que as pessoas tem o direito de informação e escolha. Se na época que eu comprei o Azonic falso alguem me dissesse: "Segura a onda... esse quadro é falso e pode quebrar. Espera um pouquinho mais que a Da Bomb vai chegar no Brasil". Eu certamente ia esperar. Teria pago um pouquinho mais, mas teria um produto melhor, o valor de revenda seria maior, não teria quebrado na mão do Daniel e eu não estaria ajudando a enriquecer um cara que comprou essa bosta de quadro por 10 real na china sabendo que era falso e podia matar alguém. Eu conheci o quadro através do Jonathan (que anda muito e tava com um desses) e ele tava anunciado na Bike Action. Conversei com alguns lojistas sobre o preço (já que nos eua custava 400 dólares ao invés de 450 reiais) e ou eles não sabiam o porque ou achavam que o cara comprou um grnade lote e conseguiu bom preço, ou que negociou diretamente com a fabrica, etc, etc. Levei umas 2 semanas pra tomar minha decisão. Meu erro foi não ter enviado um email pra Azonic na época. No fim das contas, o otário fui eu...
 
O problema é que importadores trazem, lojistas vendem e até revistas e sites anunciam. Só que o mundo mudou... não existe mais "honestidade grátis". Vendedor vai vender a qualquer custo. Tem loja grande, que anuncia em televisão e que tá vendendo iPod por 40 reais modelos que na europa custam 50 euros. Você acredita que eles são ótimos negociantes e conseguiram um preção ou que esse iPod é um iCópia ou até desviado, roubado, etc ?  Na boa.. é cada um por si... pra não ser enganado hoje tem que pesquisar. Felizmente com a internet podemos pesquisar antes de fazer as coisas.
 
Meu objetivo é só informar e desestimular a divulgação/uso desses produtos. Só que isso é delicado, pq as pessoas não entendem... sempre jogam o argumento do preço e do "fulano tem e não quebra". Mas vai ter um pessoal que vai conseguir absorver a mensagem...então tá bom.
 
Quanto ao Kalf... vamos esperar eles lançarem a versão nova.
 
Ainda tem o Pro-x tb... que ainda não vi ninguém andando.
 
O lance de adaptar a quadro e tal... eu entendo que um usuário novato que procura um quadro nessa faixa de preço tem as seguitnes características:
 
- Não teve bike antes ou pelo menos nenhuma bike boa.
- Não sabe exatamente o que quer, se vai se adaptar, etc.
- Não conhece a variedade de marcas e modelos que existem no mercado.
 
Sendo assim.. não acho que vai haver problemas de adaptação. E quem já é mais experiente não vai procurar (ou não deveria!) quadros nessa faixa de preço... o cara que tem um gios ou monaco ou kalf vai querer trocar por um Da Bomb, Astro, Banshee, Kona, etc...
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kw22 Ver Drop Down
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Link direto para este Post Enviado: 14 Ago 2008 as 06:41

Parabens danielbns!!Otimo topico!

comprei um kalf mes passado!ainda nao montei, me pareçe ser um otimo quadro, mto reforçado!
mais enquanto vcs ai fikam falando so de quadros. e as suspençoes??
diga para quem esta iniciando as genericas e as boas!
vlw
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marciocbf Ver Drop Down
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Link direto para este Post Enviado: 14 Ago 2008 as 09:31

Sobre o Kalf

Conforme eu falei lá em cima, ainda é um quadro em fase de evolução, todos os quadros são assim.

Exemplos:
O Gios Fr dos primórdios tem a balança muito mais fina q o do ano retrasado e o Gios novo tem a Cx com sistema integrado ao invés do Over. Até o Gios q é pirata nós vemos essa tendência a evoluir.

Monaco BB eu nao sei muito, mas sei q os primeiros quadros eram muito protótipos vindo com erros de fabricação ridículos, como aquelas guiazinhas para cabo de freio e marcha virem com os buracos invetidos nao podendo encaixar o conduíte, ou o cara mandava trocar ou fazia adaptação com Zip Tile ou fita isolante. Fora q acho q já tem novos Monacos com algumas diferenças dos antigos. Nao sou a melhor pessoa pra falar dessas novas diferenças.

Kalf Bull
Como os exemplos acima ainda tem q evoluir, uma coisa q eu achei desfavoravel é mandar advanced, como uma ammo-2 entao...hahahahahahaha! Pro cara participar de um campeonato de bunny hopp só se for em superficie lunar q tem gravidade -6 em relaçao a terra! hahahahahahahahahahaha! Antes q vcs falem q se o novato tirar 20cm do chao ja tá bom, vamos lembrar q eu formiga, daniel, felipe aprendemos advanced praticamente sozinhos, nao tinha muitas pessoas pra ajudar e ensinar. um novato q ande com caras mais experientes e pacientes, aprenderá muito mais rapido.

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Emnesia Ver Drop Down
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Link direto para este Post Enviado: 14 Ago 2008 as 10:35
Originalmente Postado por danielbns danielbns Escreveu:



pra quem é iniciante é meio complicado comprar peças usadas, mas acredito q no Brasil a melhor maneira de ter uma bike decente é comprando peças usadas, tirando guidão pq guidão usado é arriscado.



Apoiado. Ainda mais se o guidon passou por 4 pessoas antes de vc (e vc ainda sendo uma das 4 pessoas) e durou 5 anos.


Originalmente Postado por marciocbf marciocbf Escreveu:

Monaco BB eu nao sei muito, mas sei q os primeiros quadros eram muito protótipos vindo com erros de fabricação ridículos, como aquelas guiazinhas para cabo de freio e marcha virem com os buracos invetidos nao podendo encaixar o conduíte, ou o cara mandava trocar ou fazia adaptação com Zip Tile ou fita isolante. Fora q acho q já tem novos Monacos com algumas diferenças dos antigos. Nao sou a melhor pessoa pra falar dessas novas diferenças.



Faltou dizer que alguns vinham com a traseira toda torta, fazendo com que o sortudo mandasse um manual já fazendo curva, o freio ficasse todo pra um lado pegando na perna, o pneu tinha que ficar quase pegando no quadro embaixo pra em cima ele ficar +/- centralizado e o cubo saindo da gancheira qdo forçava mto a pedalada.

Detalhe: esse não é aquele monaco antigo que dava folga na direção. É o novo.
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Pedro Cury Ver Drop Down
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Link direto para este Post Enviado: 14 Ago 2008 as 10:59
Marcio - "e o Gios novo tem a Cx com sistema integrado ao invés do Over."
 
Over é over... é diâmetro. Integrado, semi-integrado e convencional são coisas diferentes. São 3 tipos diferentes de caixa de direção!
 
Você acha isso evolução ? Toma esse artigo pra dar uam treinada no inglês e na física:
http://www.chrisking.com/pdfs/Int%20Headsets%20Explained.pdf
Talvez seja regresso e corte de custo... quem sabe!
 
O Kalf, como botamos no teste e falei acima é um quadro pra trilha, contra o monaco que vai ser um quadro pra urban mais voltado pro street. Em trilha, vai ter muito mais gente querendo estabilidade do que poder mandar bunnyhop. Pegue os quadros tops de DH e de FR, full, das melhroes marcas... os de DH serão mais longos, pois isso é mais estável!
 
Se eu te der uma intense de downhill, vc vai achar impossível de dar bunnyhop. Se eu te der uma Bullit vai ser muito mais fácil e uma rígida curta com suspensão e retorno aberto será ridículo...  todas as bikes são tops só tem propósitos diferentes.
 
Que outro exemplo ? Pega a minha bike e tenta dar bunnyhop... ela é curta e leve...
 
Vcs tão misturando as coisas...
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marciocbf Ver Drop Down
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Link direto para este Post Enviado: 14 Ago 2008 as 11:23
Originalmente Postado por Pedro Cury Pedro Cury Escreveu:

O Kalf, como botamos no teste e falei acima é um quadro pra trilha, contra o monaco que vai ser um quadro pra urban mais voltado pro street. Em trilha, vai ter muito mais gente querendo estabilidade do que poder mandar bunnyhop. Pegue os quadros tops de DH e de FR, full, das melhroes marcas... os de DH serão mais longos, pois isso é mais estável!
 
Se eu te der uma intense de downhill, vc vai achar impossível de dar bunnyhop. Se eu te der uma Bullit vai ser muito mais fácil e uma rígida curta com suspensão e retorno aberto será ridículo...  todas as bikes são tops só tem propósitos diferentes.
 
Que outro exemplo ? Pega a minha bike e tenta dar bunnyhop... ela é curta e leve...
 
Vcs tão misturando as coisas...
 
 
Se vc mesmo disse q nao temos bike hard tail pra DH como no site da Kalf http://www.kalf.com.br/site%20bull.htm diz q o Kalf Bull é pra DH??? Quer dizer entao q a Kalf está nos enganando??? e outra coisa...qdo vc diz q Kalf é um quadro pra trilha vc esta sendo muito subjetivo...tem q especificar mais isso, qq quadro de MTB é pra trilha!!!
 
Sinceramente...estar escrito no site q o Kalf é pra DH é uma tremenda de uma palhaçada!!!
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marciocbf Ver Drop Down
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Link direto para este Post Enviado: 14 Ago 2008 as 11:34
Originalmente Postado por Pedro Cury Pedro Cury Escreveu:

 
Over é over... é diâmetro. Integrado, semi-integrado e convencional são coisas diferentes. São 3 tipos diferentes de caixa de direção!
 Vcs tão misturando as coisas...
 
Sobre os sistemas de Cx, nao concordo q a integrada seja uma regressao, são sistemas diferentes, antes mesmo de postar conversei com o Jorge, um lojista da Jbikeshop, justamente perguntando da diferença dos sistemas e qual o melhor vou publicar a resposta:
 
Marcinho Brandão diz:
tira uma duvida cruel??
Marcinho Brandão diz:
qual eh melhor? over ou integrada??
Jorge-Jbikeshop diz:
seguinte: direção over pode ser integrada ou não..
Jorge-Jbikeshop diz:
integrada é o tp de caixaria que fica embutida dentro do quadro, mas ambas funcionam muito bem, o que ocorre é que na maioria dos quadros de hoje a caixaria já é do tipo integrada.
 
Sempre q eu procuro saber a diferença essa é a resposta q obtenhode lojistas e mecanicos amigos, eles dizem q são sistemas diferentes, mas q os dois funcionam bem. Acho legal vc ter o mesmo quadro com opções diferentes de Cx's, visto q ainda se acha Gios antigos no mercado com facilidade e o consumidor mais detalhista pode optar pelo q melhor lhe convir.
 
 
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Link direto para este Post Enviado: 14 Ago 2008 as 12:20
Marcio...
 
Como eu disse... não existe DH de rígida oficialmente... no Brasil temos esse tipo de exceção por falta de grana. Lá fora se vc quiser competir de rígida, fique a vontade, mas não vai ter uma categoria exclusiva pra isso! Porque todo mundo sabe que não faz sentido competidor com uma bike que não é adequada.
 
A Kalf está no Brasil... nada de errado ela falar que a bike é pra DH... já que NO BRASIL existe DH de rígida... apesar de que EU adotaria freeride ao invés de DH se fosse eles... posso dar essa sugestão.. mas é só um detalhe, questão de conceito.
 
Quadro pra Trilha - Se estamos considerando que é modalidade extrema, só pode ser downhill ou freeride né! Como downhill é competição, qualquer coisa fora competição seria freeride...  porra, vc entendeu!!!  Não precisa entrar no mérito de 4X, slopestyle, dirt jump, etc...
 
Cara... na boa... eu te mando um texto feitos por engenheiros da Chris King e vc me manda um copy & paste de um lojista ?? Fala sério né...  (nada contra o cara, que eu nem conheço!)
 
A função do lojista é vender e do mecânico é consertar! Quem projeta é engenheiro, quem fabrica é fabricante e quem aprova é competidor.  Esse é o certo...  mas se vc quer ouvir a opinião do lojista, do mecânico ou do zézim que anda com o fulanim... aí é questão de escolha!
 
Marcinho... a galera tá começando a partir pro padrão de caixa 1.5" (que alguns chamam de mega-over) até pro XC, devido a maior rigidez e menor peso...
 
Quais quadros novos tão vindo agora integrados ?!? Santa Cruz ? Da Bomb ? Intense ? Specialized ? Cannondale (que aliás, sempre foi 1.5") ? Banshee ? Quais modelos ? "Os quadros.... " pra mim não quer dizer nada.
 
Tem sim alguns tops que vem com caixa integrada... Kona e Transition... mas são quadros de cromo e talvez por isso tenha a ver... eu li esse artigo há muito tempo e acho q ele pode ser tendencioso, mas tem q se parar pra pensar. Tem muito mais quadro de XC assim e se não me engano nenhum full de DH e FR de respeito.
 
Enfim.. a questão da caixa é mais complexa. Pode não ser regresso, mas tb não é evolução, pelo menos do jeito que é feito agora. Um quadro sem procedência vir com isso não quer dizer nada... quem define a qualidade é o topo da cadeia e não a base!
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marciocbf Ver Drop Down
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Registrado: 21 Jul 2006
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Link direto para este Post Enviado: 14 Ago 2008 as 12:47
Entao Pedro,
 
Sobre o artigo eu nao abri pq aqui no trabalho alguns sites sao bloqueados, mas vou ver qdo chegar em casa. Mas pera ai....pra q serve o fórum?? Estamos aqui pra debatermos trocarmos experiências e etc... Foi através de experiencias q descobrimos q mesmo o Gios Fr sendo falseta eh um quadro confiavel.
Sobre os lojistas esse foi um exemplo de um bate de papo q eu tive q estou mostrando aqui, essa mesma conversa eu ja tive com várias pessoas, bikers, lojistas, mecanicos e etc. tem muito cara fdp q quer vender, nao podemos generalizar tb, a minha conversa com o Jorge foi só uma explicação dos sistemas. O cara nao falou nenhum absurdo.
 
Pq se for assim, a kalf q eu sei q vc tem apreço, está indo por esse mesmo lado dizendo q o Bull eh de DH. Desculpa..mas nao é. Podemos ser terceiro mundo e talz, mas temos diversas pistas de DH aqui no Brasil de alto nivel técnico q com certeza esse Kalf vai colocar em risco o piloto. Afinal de contas DH não é contra relógio??? Aposto q se os representantes da Kalf testarem o quadro numa trilha mais bizarra aqui no Brasil vao mudar o conceito rapidinho, ou entao eles estao assumindo esse papel de lojistas q querem vender como vc mesmo fala e colocaram qq especificaçao pra vender. Afinal de contas DH é DH em qq lugar do mundo, uma coisa é ter um Gios e usar pra DH sabendo q ele eh de freeride, outra coisa é usar um V10 pra DH sabendo q ele é pra DH e uma sacanagem é vc usar amarradao um Kalf em DH achando pelo fabricante q ele é pra DH sendo q o qdro é de Freeride. Isso é estupidez...rola até processo! hahahahahahahaa
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leofc Ver Drop Down


Registrado: 18 Mar 2006
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Link direto para este Post Enviado: 14 Ago 2008 as 13:08
A khs dj-50 é uma ótima escolha pra fr, tenho um amigo que usou e gostou muito, e eu agora to com uma 2008 e apesar de ter usado pouco gostei bastante tambem.
Independente da modalidade ou do nivel do piloto recomendo olhar as bikes da khs, tem um excelente custo beneficio e a gente tem que valorizar muito isso a empresa sendo nacional ou nao. 
 
Não li o tópico todo porque se nao vou me atrasar um pouco pra aula, mas não concordo com a frase que diz "downhill de rigida nao existe". Tem categoria só pra rigida, pra mim é como uma categoria mais fraca no automobilismo (é na stock car que tem isso ou to viajando?), e como aqui no pais do futebol a nossa (ciclistas em geral) realidade é outra uma rigida é uma otima opção já que podemos usa-la para mais de uma modalidade usando o mesmo setup ou mudando poucas coisas.


Editado por leofc - 14 Ago 2008 as 13:12
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