Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Com um orçamento de R$250, oque comprar primeiro?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Com um orçamento de R$250, oque comprar primeiro?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Mateus Fróes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Mai 2018
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mateus Fróes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Com um orçamento de R$250, oque comprar primeiro?
    Postado: 24 Nov 2018 as 16:48
Olá pessoal, gostaria de dicas de quais equipamentos para a manutenção devo adquirir primeiro levando em consideração m orçamento de 250 reais.
Levando em consideração desde a lubrificação (graxas e óleos) e ferramentas básicas, e se possível com o tempo quais outras adquirir.

Eu quero ficar menos dependente das oficinas.


E quais ferramentas vocês levam durante os pedais?
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2018 as 17:45
Uma boa multitool, lubrificante de corrente pro tipo de pedal, graxa, chave de corrente.

depois, faça um cronograma de manutenção em quilometragens e vá comprando ferramental específico para cada coisa, a medida que tais manutenções apareçam...

o canal pedaleria ensina a fazer diversas ferramentas também.
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
azazel66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2016
Pará - SGA
Offline
Mensagens:845
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2018 as 17:46
e claro, bomba de mão e de pé para encher pneus.
199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium
2015 - B'twin RockRider 340
2016 - GT Karakoram Comp
2018 - Scott Spark 960
Voltar ao Topo
caquitows Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jul 2018
Ubatuba
Offline
Mensagens:33
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar caquitows Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2018 as 21:38
Fala man,

Eu diria que um lubrificante bom (smoove ou squirt), considerando que você faça uma boa lavagem na sua bike já é um bom caminho.

Depois:

- chave ou multi-chave para conseguir tirar a roda e regular a altura do selim (caso não seja quick-release)
- bomba de mão
- para troca de pneu: espátulas, câmara e remendo (levar uma pinça é bom também)

Com isso você consegue ficar 80% do tempo sem precisar da oficina.

Depois sim:

- bomba de pé
- power/missing links (na verdade se você tiver um bom relacionamento com a oficina, talvez você consiga um/dois pares)
- se comprou uma multi-chaves sem chave de corrente, vende e compra uma com chave de corrente.

Se quiser ficar mais hardcore (na minha opinião):

- régua de desgaste de corrente (esse até tem como medir na régua/paquímetro mesmo)
- cavalete/suporte para lavagem e manutenção de bike (esse dá para improvisar)

Sobre as manutenções: com a minha antiga full-suspension (Specialized Epic) eu fazia revisão 1 vez por mês, que fazia um uso mega intenso da bike. Já com a minha gravel (Specialized Diverge) vi que 1 vez a cada dois meses já é o suficiente, ainda sim, os próprios mecânicos me "xingam" porque a bike é nova (2019 :D).

Qualquer barulho na bike eu levo pra eles.
Voltar ao Topo
caquitows Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jul 2018
Ubatuba
Offline
Mensagens:33
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar caquitows Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Nov 2018 as 15:27
Achei um vídeo se você quiser ser ultra hardcore com coisas de mecânica... o cara fala sobre as ferramentas que ele usa para construir as bikes dele...

https://youtu.be/jCR5Pz8j4e4
Voltar ao Topo
bicicleteiropoa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mai 2012
Offline
Mensagens:99
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bicicleteiropoa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2018 as 15:54
Também estou nessa de ficar menos dependente das oficinas.
Comprei uma maletinha JWS no mercado livre. Ela é bem limitada mas tem algumas coisas. O mais interessante foram as chaves de cone (fiz manutenção no cubo e na catraca da bike do meu filho) e a chave de movimento central (fiz a manutenção na minha mtb, octalink). O problema que o sacador de pedivela que vem nela é apenas para o ponta quadrada, daí tive de comprar um para o octalink.
Me arrependi de não ter comprado a maleta da Super B, que é mais cara, mas um pouco mais completa e vem outras coisas mais uteis.
Meu pai me doou uma morsa que ele tinha lá parada e estou montando uma bancada desmontável na garagem.
Quanto as ferramentas, vai comprando à medida que vai precisando.
Vai pesquisando os preços na internet e nas oficinas. As vezes da oficina é um pouco mais caro mas compensa o frete.
Cuidado em mexer em qualquer coisa que nunca mexeu antes. Ontem inventei de mexer no freio hidráulico da minha MTB e fiz merda (consegui tirar o pistão do buraquinho que ele se encaixa, apertando os manetes sem as pastilhas), depois fui ver no vídeo da Park Tool, que jamais se deve fazer isso. Agora está na oficina para os caras regularem o fluido. 
Até ia fazer isso, mas tinha de comprar as tais seringas, copinhos, conectores, fluido da Shimano, e não sei mais o que, e no final das contas iria gastar R$ 200 reais só nisso. Daí preferi deixar na oficina, pq a grana só vai dar para a troca das pastilhas e do rotor.
Uma coisa boa e fácil de fazer, que as oficinas fazem um mistério, é essa retirada do pedivela e do movimento central pra dar uma limpada. Deve ser feito com cuidado em relação às roscas e a colocação de graxa (ver o tipo de graxa: com lítio não deve ser usada onde há peças de plásticos, mas apenas onde há metal com metal, se há peças de plástico, graxa branca a base de cálcio dá pra usar de boa).
Nesse procedimento, o maior problema é a possibilidade do soquete escapar e espanar o engate do mov. central (isso ocorreu comigo na recolocação). Para isso há uma ferramenta própria para não ocorrer, mas pode haver improvisação com uns parafusos e arruelas (tem vídeo sobre essa ferramenta na pedaleria).
A propósito, se nunca trabalhou em oficina de bike, antes de fazer qualquer coisa olha uns quantos vídeos no You Tube sobre o procedimento.
Meus preferidos são:
Pedaleria
Onde Pedalar
Chave Quinze
Park Tool School (em inglês, mas dá pra colocar legendas em português traduzidas automaticamente, que ficam um pouco bizarras, diante do grande volume de termos técnicos, mas o visual é bem intuitivo).
O negócio é começar de vagar.
Com as manutenções que fiz, o valor da maletinha da JWS (R$ 220,00) e do extrator de pedivela octalink (R$ 50,00) já se pagaram.
Esses tempos até fiz a manutenção da bike do meu vizinho, que gostou da minha dedicação e me deu a bike dele pra praticar (óbvio que não cobrei nada). Ele saiu bem faceiro com a bike tinindo.
Abraços
Voltar ao Topo
christianmdt Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Out 2017
rio de janeiro
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christianmdt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2018 as 17:18
Pneus!
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2018 as 20:04
Mecânica de bike em geral não é difícil, com a ferramenta certa dá pra fazer em casa mesmo. Só tem duas coisas que eu acho realmente difícil, sacar pedivela e central de ponta quadrada e enraiar roda, esses dois eu só faço em casa quando to com tempo, do contrario nem tento.
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2018 as 02:04
Depende de qual pedivela estamos falando, tu nem tira em casa.
Da minha bike, hoje a tarde eu e o mecânico nos peidamos para tirar dois parafusos aleatórios, nada de outro mundo...
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
bicicleteiropoa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mai 2012
Offline
Mensagens:99
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bicicleteiropoa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2018 as 12:13
Para sacar o pedivela tem que se ter a ferramenta certa.
Comprei o sacador do octalink e o meu saiu de boa (também estava bem engraxado). O movimento central estava praticamente solto.
As vezes a bike encrenca mesmo, daí é necessário pedir ajuda pra quem tem mais experiência.
Mas há algumas coisas que podem complicar, ainda mais em componentes de ponta.
No Youtube, o canal Park Tool School tem um vídeo bem legal de como identificar a ferramenta certa para sacar o pedivela e vários outros vídeos mostrando a prática da retirada conforme os diferentes tipos (uma, duas ou três peças) e as diferenças entre um fabricante e outro.

Bem só pra relatar que a lenda da pinça do meu freio hidráulico eu teria de levar mesmo a oficina, pois cheguei lá e o filho do velhinho dono da oficina estava apanhando porque um dos pistões estava emperrado e já estava pronto para abrir a pinça. 

Daí chamamos o velhinho (com mais de 50 anos de experiência em oficina de bike) e eu ele conseguimos tirar o pistão encravado sem abrir a pinça, só utilizando o compressor de ar (o que eu não tenho em casa e, somente investiria nisso, se resolvesse abrir uma oficina). Era sujeira no pistão que fez com que ele encravasse. Além de comer uma pastilha desigualmente, provocou um severo desgaste no rotor (prejuízo).

Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2018 as 12:36
Agora eu sempre engraxo quando vou montar o central e pedivela, ajuda bastante no futuro. Mas eu tive quadro antigo, na época que tentei a primeira vez, que não teve jeito, parecia que tinham fundido numa peça só. Ai desencanei, joguei o quadro no porta malas e levei na bicicletaria.
Voltar ao Topo
bicicleteiropoa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mai 2012
Offline
Mensagens:99
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bicicleteiropoa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2018 as 12:47
Uma vez fui na oficina de um amigo meu, ótimo mecânico por sinal, que um cliente dele havia comprado uma bicicleta antiga dessas marcas italianas de renome e, aparentemente ela estava boa, mas não havia como tirar o movimento central, canote e caixa de direção sem destruir tais componentes. Ele estava sugerindo para o cliente devolver a bike para o vendedor e desfazer o negócio. As vezes não tem jeito mesmo.

Voltar ao Topo
Anonimo Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Jun 2018
Campinas-sp
Offline
Mensagens:175
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Anonimo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2018 as 13:16
Aproveitando o tópico, vcs acham que a graxa nautica, ela é boa para o uso em pedal e canote? E outra, o que vcs podem me dizer de uma corrente que esteja um pouco grande para o conjunto? o que ela pode causar?por exemplo: troca de marchas tardia, etc?
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2018 as 16:59
Esse artigo aqui é bem legal pra vc saber qual a graxa certa:

http://www.mtbbrasilia.com.br/2016/03/15/como-escolher-a-melhor-graxa-para-a-manutencao-da-sua-bicicleta/

A corrente quando está grande ele acaba deixando o cambio mole, principalmente nos pinhões menores. A corrente passa a balançar mais e pode escapar do pinhão ou girar em falso, também pode tornar a troca de marchas menos precisa. Existe uma formula que eu sempre uso pra verificar se o tamanho está bom, mas só serve pra sistemas com duas coroas ou mais: na marcha mais leve e na mais pesada da relação as duas polias do cambio devem estar alinhadas na vertical:



Pra uma coroa, acho que só o método da shimano funciona, que consiste em passar a corrente pela coroa e pelo maior pinhão direto, sem o cambio, depois adicionar mais dois gomos, esse método também funciona pra sistemas com 2 ou 3 coroas:


Voltar ao Topo
daLuz Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Jul 2018
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar daLuz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2018 as 22:36
O pessoal aqui desse fórum tá de parabéns!! 👌
Originalmente postado por caquitows caquitows escreveu:

Fala man,

Eu diria que um lubrificante bom (smoove ou squirt), considerando que você faça uma boa lavagem na sua bike já é um bom caminho.

Depois:

- chave ou multi-chave para conseguir tirar a roda e regular a altura do selim (caso não seja quick-release)
- bomba de mão
- para troca de pneu: espátulas, câmara e remendo (levar uma pinça é bom também)

Com isso você consegue ficar 80% do tempo sem precisar da oficina.

Depois sim:

- bomba de pé
- power/missing links (na verdade se você tiver um bom relacionamento com a oficina, talvez você consiga um/dois pares)
- se comprou uma multi-chaves sem chave de corrente, vende e compra uma com chave de corrente.

Se quiser ficar mais hardcore (na minha opinião):

- régua de desgaste de corrente (esse até tem como medir na régua/paquímetro mesmo)
- cavalete/suporte para lavagem e manutenção de bike (esse dá para improvisar)

Sobre as manutenções: com a minha antiga full-suspension (Specialized Epic) eu fazia revisão 1 vez por mês, que fazia um uso mega intenso da bike. Já com a minha gravel (Specialized Diverge) vi que 1 vez a cada dois meses já é o suficiente, ainda sim, os próprios mecânicos me "xingam" porque a bike é nova (2019 :D).

Qualquer barulho na bike eu levo pra eles.
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2018 as 02:16
Originalmente postado por Anonimo Anonimo escreveu:

Aproveitando o tópico, vcs acham que a graxa nautica, ela é boa para o uso em pedal e canote? E outra, o que vcs podem me dizer de uma corrente que esteja um pouco grande para o conjunto? o que ela pode causar?por exemplo: troca de marchas tardia, etc?


O pior, é ela cair com um solavanco, e ser sugada pela roda... Homem ao mar! Digo, solo!
No meio do caminho, tem de arrebentar o câmbio, até ela só cair fora volta e meia...

Algo mais remoto, é um desgaste mais rápido da corrente.
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
marcoscarraro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2015
RS
Offline
Mensagens:12
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcoscarraro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2019 as 21:04
Cara compra o básico, desengraxante costumo usar Jimo é muito bom, e um oleo de agrado para corrente, recentemente estou testando os produtos da Solifes, muito bom tanto o hiperlubrificante quanto o desengraxante. Chaves allen, bomba de pé (se tens bike speed, se for MTB nos postos já fica tri). Não é muito bom ficar tirando a corrente para lavar a bike, isso acaba por desgastar os links e uma hora podem se soltar sem esforço.
abs
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2019 as 19:02
Os links não serão forçados, isso não cola... A emenda é barata, a corrente é cara...
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X