Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Colete refletivo
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Colete refletivo

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Rover Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jan 2004
São Carlos - SP
Offline
Mensagens:2442
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rover Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Colete refletivo
    Postado: 17 Mai 2011 as 03:00
Fala aí galera, tudo XTR?

Hoje, bem no final de tarde,  saí par dar uma role de 1 hora pela cidade e na volta a bateria do farol começou a enfraquecer e sinceramente, fiquei meio preocupado. Já tinha escurecido, o sinalizador traseiro estava ok, mas na frente quase zero de iluminação.
Foi aí que comecei a fuçar na WEB e achei um colete que achei interessante, segue o modelo:




http://www.brooksrunning.com/Nightlife-Reflective-Vest/280046305.037,default,pd.html


O engraçado é que até hoje, nunca ví um biker utilizando colete refletivo, não sei se é por preconceito ou por falta de informação.
Qual a sua opinião sobre o assunto?

Abração e obrigado pela participação.
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2011 as 03:08
Eu já vi vários, desde os modelos mais elaborados como esse até os mais simples, encontrados em lojas de material de segurança.

No escritório temos os mesmos usados pelos funcionários da Rodonorte e funcionam muito bem, basta um leve facho de luz para o peão que estiver usando brilhar feito uma lâmpada.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
h.pinheiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Out 2010
Rio RJ
Offline
Mensagens:506
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar h.pinheiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2011 as 03:18
Vou ter que andara noite, usarei este simples de obra, fica como Voodoo falou,igual lâmpada: brilhando.
Voltar ao Topo
lafon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lafon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2011 as 03:43
Eu sempre quis um, e na decathlon de Ribeirão tem um excelente que vivo namorando, mas R$150,00 é muita grana...prefiro carregar pilhas extras...
Voltar ao Topo
lafon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lafon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2011 as 04:06

Uploaded with ImageShack.us
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2011 as 10:46

O pessoal que faz Audax usa o colete. De acordo com o regulamento do desafio, o equipamento é obrigatório e se o biker não estiver utilizando, é desclassificado.

Eu sempre carrego um "X" refletivo na pochete; o modelo é utilizado por operários em geral; uso especialmente quando faço viagens ou pedaladas que (quase sempre) terminam a noite.
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2011 as 10:50
Ah! Uma alternativa para as "pilhas fracas" é utilizar aqueles adesivos refletivos aprovados pelo CONTRAN para veículos em geral. Eu apliquei na bike o modelo feito pela 3M. Separei a parte branca da  vermelha, e recortei ambas ao meio em tiras finas. Coloquei a parte branca colada nas laterais/frente do garfo e as tiras vermelhas envolveram os stays na parte traseira da bike. Quando exposto a luz de faróis de veículos, fica visível a uma grande distância.
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
ratrimuzz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Abr 2011
Americana/SBO -
Offline
Mensagens:80
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ratrimuzz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2011 as 11:35
marcos_netto

Gostei da idéia! Simples e eficás. Assim que eu achar vou comprar e aplicar até no capacete(discretamente).

Valeu!
GABBA GABBA HEY ! 
Voltar ao Topo
Maurão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jan 2011
São Bernardo-SP
Offline
Mensagens:103
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Maurão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2011 as 11:43

Fiz o mesmo que o marcos_netto, comprei apenas 1 adesivo desses, aprovados pelo Contram, que são utilizados em ônibus, cortei em tiras finas e colei no bagageiro as vermelhas e no garfo e quadro as brancas. Colei também 2 pedaços pequenos na parte de trás do capacete.

Junto com as lanternas, a bike fica parecendo uma árvore de natal quando saio a noite, não tem como não ser visto.
Voltar ao Topo
gtavares Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 27 Out 2010
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:1415
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gtavares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2011 as 11:45
Esse da Decatlon parece legal, mas não sei se  pagaria $150 em um colete refletivo...se eu não me engano tem um da Curtlo que parece ser bacana também mas deve ser nessa faixa de preço !!
Voltar ao Topo
RATTUS Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 29 Abr 2011
My House
Offline
Mensagens:2494
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RATTUS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2011 as 12:59
Originalmente postado por lafon lafon escreveu:


Uploaded with ImageShack.us


Esse é bacana. Gostei !
Voltar ao Topo
ninocoutinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2010
Itabira - MG
Offline
Mensagens:1612
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ninocoutinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2011 as 13:51
A dica do Marcão e do Maurão é o mínimo q temos q fazer, se pedalamos muito à noite. A gente tem q fazer de tudo pra não ficar invisível. Já postei aqui noutra oportunidade, mas como sou exibido e não tenho vergonha, posto de novo! Na minha reclinada, saio assim, com uma mistura de diversos refletivos:

- esses aprovados pelo Contran, q colei atrás do banco, e atrás e nas laterais do capacete;
- um adesivo verde q comprei no mercado livre, q distribuí pela bike;
- uma tornozeleira refletiva, q serve pra prender a barra da calça e não esbarrar na corrente;
- colete refletivo;
- refletivo de aro, de moto, é bem fraquinho e acaba só compondo o visual!







Esse refletivo verde não reflete tanto, acaba também mais compondo o visual de OVNI. Reparem nessa foto da minha traseiraEmbarrassed: ali, tem bastante refletivo no q seriam os seat stays ou chain stays, mas eles nem aparecem... só aparece os de caminhão e os do colete.

Eu tirei as fotos com os piscas desligados, mas tem um atrás do banco, bem no meio, e um perto do eixo traseiro, do lado esquerdo. Todos daqueles cateye mais simplezinho. Na verdade, ultimamente troquei de capacete. Esse aí das fotos eu deixei pra andar na bike convencional, e no outro, pras reclinadas, instalei outro pisca, atrás (ainda pretendo colar novos refletivos):



Esse bambu aí é uma vareta q estou usando como sinalizador! Tem um refletivo na ponta (a ponta fica a 1,80m de altura, do chão), também, mas não terminei de arrumar, e também não tenho nenhuma foto em detalhe.
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
Voltar ao Topo
Aloneghost Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jul 2009
niteroi
Offline
Mensagens:2134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aloneghost Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2011 as 14:00
decathlon não vende pela internet?



Não encontro coletes refletivos que não sejam os famigerados coletes em PVC.

Convenhamos que são quentes para ficar pedalando por ai.

Se alguém tiver alguma dica de onde se vende pela internet.

AloneGhost
msn:aloneghosts(a)hotmail.com
http://aloneghosts.blogspot.com
Voltar ao Topo
hbronze Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Fev 2011
Sampa
Offline
Mensagens:726
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hbronze Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2011 as 14:07
Eu comprei essa jaqueta na CRC $ 42.00
 
Uploaded with ImageShack.us
 
Uploaded with ImageShack.us
 
Abraços
Voltar ao Topo
Rover Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jan 2004
São Carlos - SP
Offline
Mensagens:2442
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rover Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2011 as 14:33
Hbronze

Me diz uma coisa, esse modelo permite a  saída do ar quente, ou fica aquele efeito estufa?

Achei outro interessante na Chain:



Uploaded with ImageShack.us

O legal é que as laterais são em tela, o que permite a  saída do ar quente.
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=57339


Abração


Editado por Rover - 17 Mai 2011 as 14:53
Voltar ao Topo
DavidGSP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mar 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:565
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DavidGSP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2011 as 14:47
Eu uso esses coletes que os flanelinhas utilizam, só o colete mesmo sem a manga, ainda posso fazer um bico guardando carro quando tem show perto de casa hehehe.
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2011 as 15:35

Outra dica de como iluminar seu capacete:

 
 
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
Maurão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jan 2011
São Bernardo-SP
Offline
Mensagens:103
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Maurão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2011 as 15:45
Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

Outra dica de como iluminar seu capacete:

 
 
 
Pô Marcos, repercussão internacional. Já pode até pensar em patentear a idéia.Thumbs Up
Voltar ao Topo
hbronze Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Fev 2011
Sampa
Offline
Mensagens:726
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hbronze Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2011 as 16:22
Rover,
 
Essa jaqueta é super leve e o tecido permite seu corpo respirar numa boa e tem o ziper para voce controlar também, é extremamente confortavel e leve.
 
Não é como aqueles anorak da trilhas & rumos que voce tira esta molhado de suor.
 
Foi a melhor compra que eu fiz
 
 
Abraços
 
Voltar ao Topo
gtavares Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 27 Out 2010
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:1415
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gtavares Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2011 as 16:24
E aonde foi feita essa compra ?!
Voltar ao Topo
Aloneghost Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jul 2009
niteroi
Offline
Mensagens:2134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Aloneghost Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2011 as 16:49
Sei que meu problema não é visibilidade a noite!!!








Uploaded with ImageShack.us









Mas acho que um coleta a mais ajuda!!!!
No geral são melhores que piscas. Na exceção de o veiculo motorizado não estar de farol aceso.






Mas alguém conhece onde comprar um colete nacional, de preferência, hehehe, que não seja de pvc?
AloneGhost
msn:aloneghosts(a)hotmail.com
http://aloneghosts.blogspot.com
Voltar ao Topo
ninocoutinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2010
Itabira - MG
Offline
Mensagens:1612
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ninocoutinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2011 as 17:24
Originalmente postado por gtavares gtavares escreveu:

E aonde foi feita essa compra ?!
]

Parece q ele comprou na chain reaction.
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
Voltar ao Topo
Rover Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jan 2004
São Carlos - SP
Offline
Mensagens:2442
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rover Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2011 as 18:33
Originalmente postado por hbronze hbronze escreveu:

Rover,
 
 
Não é como aqueles anorak da trilhas & rumos que voce tira esta molhado de suor.
 
Foi a melhor compra que eu fiz
 
Abraços
 


Era essa mesma a minha preocupação, pois tenho uma jaqueta da Conquista que fica uma sauna, não sei o que é pior, ficar molhado da chuva, ou do suor.hehehe

Abração amigo.
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2011 as 18:33
Originalmente postado por Maurão Maurão escreveu:

Pô Marcos, repercussão internacional. Já pode até pensar em patentear a idéia.Thumbs Up

Tá achando que o gauchão é pouca bosta!? Ele é muita bosta! LOL

Veja só: http://www.tamiasoutside.com/about/
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
Maurão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jan 2011
São Bernardo-SP
Offline
Mensagens:103
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Maurão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2011 as 18:57
Originalmente postado por lgalicki lgalicki escreveu:

Originalmente postado por Maurão Maurão escreveu:

Pô Marcos, repercussão internacional. Já pode até pensar em patentear a idéia.Thumbs Up

Tá achando que o gauchão é pouca bosta!? Ele é muita bosta! LOL

Veja só: http://www.tamiasoutside.com/about/
Tá fraco não...
Voltar ao Topo
lafon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lafon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2011 as 20:06
esse modelo da decathlon que eu coloquei é o corta vento fluor, mas tem um modelo que nas costas é aquele tecido furadinho refletivo, com zípper e bem colado no corpo com a mesma qualidade da flets..
Voltar ao Topo
SilvioSa Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 21 Mai 2004
Brasília/DF
Offline
Mensagens:1450
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SilvioSa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2011 as 20:50
Quer ficar parecendo uma nave espacial? Vá no Mercadolivre e compre dois leds neon monte-os na traseira do seu capacete com uma bateria de 9v. Como normalmente a noite se usa roupas claras, aponte o facho dos leds para as suas costas. Todo mundo irá de te ver.
Voltar ao Topo
SilvioSa Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 21 Mai 2004
Brasília/DF
Offline
Mensagens:1450
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SilvioSa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2011 as 20:52
Voltar ao Topo
sascencio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mai 2006
SJosé Campos-SP
Offline
Mensagens:908
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sascencio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2011 as 22:50

Nos treinos em que pego trechos na cidade e nas ciclo viagens e à noite uso um "colete refletivo em X" que paguei R$ 12,00 e vende em qualquer loja que trabalha com produtos de segurança.

As vantagens são que não atrapalha na pedalada, não esquenta e é baratinho... rsrsrs...

Tambem tenho nas minhas bikes refletivos no guidon, no canote e nas rodas para garantir se acabar pedalando à noite. Se já for sair a noite daí também já levo um farol e lanterna traseira...

Segue foto usando o colete numa saída em viagem com a bike de cicloturismo:



Editado por sascencio - 17 Mai 2011 as 23:07
Voltar ao Topo
ROGENER Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mai 2010
Sumaré/SP
Offline
Mensagens:118
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ROGENER Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2011 as 02:46
Originalmente postado por Aloneghost Aloneghost escreveu:

decathlon não vende pela internet?



Não encontro coletes refletivos que não sejam os famigerados coletes em PVC.

Convenhamos que são quentes para ficar pedalando por ai.

Se alguém tiver alguma dica de onde se vende pela internet.

 
 
Tem bastante coisa a partir de R$10,00.
 
Abraço!
Podemos fazer algo pelo nosso planeta? Sure we can!
Voltar ao Topo
lafon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2010
Cerquilho-SP
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lafon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2011 as 18:35
Ontem fui à Decathlon comprar o colete. Ele realmente é ótimo, porém custa R$120,00!!! Desencanei e fui até uma loja de EPI e comprei um modelo excelente por R$25,00...eu realmente recomendo...marca rfx


Vantagens:
- malha trançada que permite a evaporação do suor
- tamanhos s,m,g,gg
- absurdamente leve
Voltar ao Topo
ninocoutinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2010
Itabira - MG
Offline
Mensagens:1612
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ninocoutinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2011 as 19:16
Originalmente postado por lafon lafon escreveu:

Desencanei e fui até uma loja de EPI e comprei um modelo excelente por R$25,00...eu realmente recomendo...marca rfx

Essa é a marca do meu, q aparece nas fotos que postei lá em cima, da reclinada verde. único defeito q notei até hoje é na costura do velcro do bolsinho q tem do lado esquerdo do peito - bolsinho ótimo pra colocar um celular. Essa costura no meu veio bem ruim e o velcro praticamente já saiu, mas pra falar a verdade nem faz falta, pois não pedalo de ponta-cabeça então dificilmente o celular vai pular fora. De qualquer forma, acho q qualquer pessoa ruim de costura é capaz de pregar de novo o velcro com o mínimo de decência (como tenho uma preguiça absurda de fazer isso, logo o velcro vai acabar caindo).

E q papo mais sem-fim sobre "velcro"!!!
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
Voltar ao Topo
carlos_henriquefj Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Out 2009
belo horizonte
Offline
Mensagens:202
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carlos_henriquefj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2011 as 19:52
Opção de colete barato:

http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=39493

E tem também esta jaqueta:

http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=37599

tem uns capacetes com leds, também, mas não achei para comprar (ainda)...



Editado por carlos_henriquefj - 07 Jun 2011 as 19:53
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X