Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Classificados - Dados devem ser obrigatórios ?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Tópico FechadoClassificados - Dados devem ser obrigatórios ?

 Responder Página  12>
Pergunta: Email e/ou telefone devem continuar obrigatórios nos anuncios ?
Alternativa Votos Estatísticas
99 [93,40%]
7 [6,60%]
Este tópico está fechado, novos votos não são aceitos

Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 1 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4848
Link direto para este Post Tópico: Classificados - Dados devem ser obrigatórios ?
    Postado: 20 Jan 2013 as 15:32
Olá pessoal,

Semana passada rolou uma situação bem chata aqui pra mim. 

Um usuário pediu autorização para postar um produto novo, que foi autorizado. Quando fui verificar o anuncio, faltava forma de contato. A medida padrão nossa é apagar o anúncio, mas ao invés disso, respondi avisando que faltou a forma de contato.

Então, ele me respondeu de forma bem grosseira que não colocaria forma de contato porque num outro anuncio quem negociou com ele, seja lá por quais motivos, ficou ligando pra casa dele e "ameaçando a sua familia".

Bom, não cabe a mim ou a moderação julgar se a história é verdade, se tem exageros ou entrar em qualquer outro detalhe. O usuário está errado porque a foram de contato é obrigatória, sem qualquer exceção! Não quer por a forma de contato ? Não anuncie!

De qualquer maneira, como eu não sou o dono da verdade, queria levantar a discussão com vocês, sobre segurança X eficiência do sistema de classificados.

Não quero levantar a discussão de outros problemas que rolam nos classificados ou no fórum. Agora pra 2013 vou levantar várias disucssões para resolver alguns problemas. Vamos nos manter apenas nesse aspecto dos contatos...

De qualquer maneira, apenas levantando um pouco da história:

- Classificados até a era da internet eram anuncios em jornais ou revistas, onde não tinha outra maneira de contato senão colocar seu telefone ou endereço postal. Até bem pouco tempo, o telefone era fixo, o que muitas vezes representava o telefone da sua residência.

- No começo da internet, aqui mesmo no Pedal antigamente e ainda em muitos outros sites, o formato continua o mesmo: seu anuncio + forma de contato. A diferença hoje é que você pode disponibilizar um email e um tefone celular, ambos muito fáceis de serem criados com segundas intenções, por proteção ou com foco apenas em uma função.  Isso traz uma segurança pro vendedor, mas aumenta o risco para o comprador.

- Há alguns anos atrás, foi votado pela maioria dos usuários do fórum Pedal que o sistema de fórum para ser usado como classificados era melhor, pois era mais dinâmico e permitia perguntas.

- Com o surgimento de fóruns e redes sociais, apareceu a MP (mensagem privada), onde é possível trocar informações sem qualquer troca de contatos. O que é uma falsa segurança, uma vez que agora as partes em negociação não tem ABSOLUTAMENTE nenhum dado um do outro. Quem PODE TER alguma informação é o sistema que intermedia (o forum no nosso caso). Mesmo assim, é inviável, senão impossível, permitir cadastros apenas de pessoas reais. Dados eletrônicos como IP, também SE FOREM guardados pelo sistema, podem ser maliciosamente manipulados por um possível golpista. Caso haja um problema, será necessário acionar judicialmente o sistema (site), para que ele dê as informações que foram guardadas, para tentar, a partir delas, conseguir alguma forma de rastreio.

- Mas muito pior que isso... em uma negociação normal por Mensagem Privada, só existem duas formas de negociar: passando os dados que estariam no anúncio de qualquer maneira ou marcando um encontro físico, sem ter nenhum dado da pessoa (o que eu nem preciso dizer que também é arriscado).


Então, EU não vejo sentido nos dados serem privados. É uma falsa segurança e na verdade, caso haja alguma problema sério como ameaças, é bem mais difícil um rastreamento. Mas principalmente... se a função de um anúncio é vender, qual o propósito de você deixar de ter uma anúncio público para ter uma anúncio que só membros da comunidade podem interagir ? Ok, segurança! Mas a segurança é falsa! Além disso, mesmo com essa segurança, você pode continuar filtrando a venda apenas para um membro da comunidade!

Eu sinceramente fiquei puto com a história pela maneira que o usuário se dirigiu a mim, colocando que a culpa dele receber as supostas ameaças era do site. Daqui a pouco qualquer coisa que aconteça porque alguem resolve não seguir recomendações básicas de segurança, vai ser culpa nossa... e ai, simplesmente não vamos mais ter os classificados.

Querem piorar ? Se fecharmos os classificados apenas para membros antigos com XXX mensagens, será que, por toda essa preocupação com segurança, ninguém vai comprar aquela super mega oferta de um muambeiro que postou no facebook ? Ou do chines que diz dar garantia no ebay ? Mas ai "vale a pena pelo preço" ? Isso já é hipocrisia...


Mas, novamente, como não sou o dono da verdade, está aí a votação! Os dados devem ser privados ou não ? 

A consequencia de serem privados pra quem vende é ter menos chance de vender, em troca de uma falsa segurança. As consequencias pro fórum vai ser uma constante encheção de saco de usuários que ainda não podem mandar MP (por não terem XXX msgs) e nos mandam email pedindo o contato do vendedor Fulano, porque não tem acesso a ele (emails que simplesmente ignoramos e ainda apagamos o anuncio ciado). Ou usuários postando email no proprio anúncio (a alegria para SPAMMERS, além de representar risco) pedindo para que se entre em contato. E a consequencia da consequencia seria uma mudança ainda mais profunda nos classificados, pois ficaria bem dificil de gerenciar...

abs

Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
tarcisoliveira Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 19 Nov 2012
Livramento/RS
Offline
Mensagens:760
Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2013 as 15:40
...


Editado por tarcisoliveira - 21 Jan 2013 as 14:54
Voltar ao Topo
DALOMBA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jan 2011
Brasil - RS
Offline
Mensagens:300
Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2013 as 16:21
Ao meu ver deve ser via MP e depois entre si trocam mail.... é assim que EU faço!!! mesmo que seja falsa segurança.
 
E xxx msg deveriam valer tem muita gente "BAGUNÇANDO" o forum, que repete perguntas, quer comprar nas vendas e assim por diante...
 
Se eu aprendo a pesquisar já é um bom começo assim posso fazer parte de uma comunidade.
abs.
Voltar ao Topo
Adilson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Mai 2011
SJ.d Calçado ES
Offline
Mensagens:999
Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2013 as 16:34
As pessoas precisam compreender que os classificados do fórum são um beneficio e não uma obrigação!
Não gosta das regras?
Simples, feche a tela do navegador e pronto!

O minimo que se pode exigir de alguém que quer vender são fotos e e-mail.

Moderei num fórum onde ninguém anunciava sem antes passar até  CPF para o moderador e os dados eram conferidos junto a receita.
Voltar ao Topo
Marino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:5191
Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2013 as 16:55
Não gosto de ter que por nem o email (por causa de spam) e muito menos o telefone.

Com mensagem privada eu acho melhor. Se você enviar por correio a outra pessoa fica sabendo só o seu endereço. Se tiver a fim de encher o saco, vai ter que vir de outra cidade para bater na tua casa, isso é mais complicado do que pegar o telefone e te ligar.

Se for entregar pessoalmente, aí eu marco em um lugar público, com bastante gente, para ter um pouco mais de segurança.

O risco existe, mas quanto menos dados precisarmos fornecer melhor.


Não entendo também a utilidade de mostrar o seu email e telefone para todos que entrarem no tópico.
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4848
Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2013 as 17:20
Originalmente postado por Marino Marino escreveu:

Não gosto de ter que por nem o email (por causa de spam) e muito menos o telefone.

Não entendo também a utilidade de mostrar o seu email e telefone para todos que entrarem no tópico.


Telefone eu concordo por segurança. A não ser que vc tenha já um celular apenas para uso comercial.

Quanto a spam... em teoria se você colocar seuemail(a)hotmail.com  ou criar um email só para coisas que tem risco de spam, resolve ou ameniza o problema. 

Mostrar os dados para qq um que entra no tópico é importante devido a restrição do uso de MPs para usuários novatos e também pela facilidade. Se eu vejo o anuncio de algo que me interessa e não quero me cadastrar por N motivos, eu tenho como entrar em contato. Tanto que isso se tornou um problema, pois ficam mandando email pra moderação pedindo contato de vendedores.

A restrição da MP existe por outros problemas: um recém-cadastrado tentar entrar em contato para revenda, para mandar vírus, para encher o saco porque foi bloqueado ou qq armação do tipo.


Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
soaresrei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Fev 2006
Santo André- SP
Offline
Mensagens:785
Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2013 as 18:13
Deve ser obrigatório e deveria aumentar o numero de mensagens para anunciar.

A maioria dos problemas são decorrentes de usuários novos.

O negócio é simples, não quer anunciar diante das regras CLARAS pague por um anuncio na bikemagazine, mercado livre etc etc etc.
Voltar ao Topo
Papillon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2008
Sampa
Offline
Mensagens:1777
Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2013 as 18:18

Pedro, acho que o mais importante era "fechar" os classificados para quem não estiver logado, aumentaria bem a segurança.

Aliás, como política para impedir o flood para atingir 20 mensagens condicionar criando um grupo de novatos para que o sujeito tenha de esperar 90 dias para ver os classificados.

Outro ponto temerário são os pedais marcados, postamos onde vamos estar e a que horas vamos estar, além do trajeto a ser feito... qualquer um consegue passeando nos tópicos saber onde haverão 10 bikes onde a mais barata custa 3k.


Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4848
Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2013 as 18:30
Blza.. vamos nos concentrar nessa questão apenas dos dados obrigatórios. To ligado também nos outros problemas, mas vou abrir outros pra lidar com as questões específicas... mas vao rolar mudanças sim.. essas dos encontros vai envolver outras questões de privacidade tb.

Os anúncios só aparecerem para usuários com XXX mensagens é possível, mas esbarra naquilo que eu falei de objetivos:

- Você como vendedor quer que seu anuncio seja visto por 1.000 pessoas ou quer que ele esteja aberto inclusive para a busca do google ?  Ou, reformulando, até que ponto a "falsa segurança" é melhor do que vender rápido ?

Se acabarmos com os classificados em forma de fórum e ter em forma de site (como antigamente), aí é possível ter uma maior flexibilidade. Escolher se os dados podem ser públicos ou privados, filtrar por categoria de produtos, etc... mas ai eu teria que criar um sistema de gerenciamento de perguntas se quisesse ter perguntas e tb o mecanismo de denuncias, etc, etc. Vale a pena ? Sei la... no passado foi pedido para ser como fórum... sera que as coisas mudaram ? 

Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
Guzansky Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Set 2011
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:803
Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2013 as 19:30
Muito válida a dica do Papillon em trocar as 20 mensagens, que podem ser conseguidas em um dia (pelo tamanho do fórum), em um prazo de 90 dias.


Quanto ao telefone constar no anúncio, acho desnecessário, ele pode ser passado por MP. Além disso existem outras formas gratuitas como email, facebook e o próprio MP, ao invés de se pagar uma ligação (muitas vezes para outro estado).

Voltar ao Topo
Flavio Tuix Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Dez 2009
Barra - RJ
Offline
Mensagens:757
Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2013 as 19:34
telefone nao acho válido, mas email pelo menos.

tem q ter uma forma de contato sim, em cada anuncio. nao acho q tenha q restringir só a MP´s. nao coloco email por falha minha, mas em todos meus anuncios eu falo pra mandar mp, mas sempre dou meu email ou telefone, caso queiram entrar em contato.

abrax
Voltar ao Topo
RATTUS Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 29 Abr 2011
My House
Offline
Mensagens:2494
Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2013 as 19:41
Eu prefiro o contato por email primeiro e depois, havendo mesmo interesse, ai sim dou o telefone. Mas fora isso, prefiro ficar sem receber ligação às 23:00 ou na hora da janta rs.
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4848
Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2013 as 19:51
Perai galera.... estamos falando aqui de um pré-requisito....  atualmente no anuncio é OBRIGATÓRIO  por email OU telefone.

Não estamos discutindo se é somente o telefone ou somente o email.  A votação é para saber se vamos continuar assim ou não.  Nunca vai ser obrigatório botar o telefone.  A questão é se o anuncio poderá ter algum dado de contato ou contatos apenas por MP.


Sobre 20 mensagens... mais uma vez, é outro assunto, que na verdade já está votado. Restringir por tempo de cadastro tem uma limitação técnica que vou tentar contornar. Mas isso é assunto de outra votação.

Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
Papillon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2008
Sampa
Offline
Mensagens:1777
Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2013 as 20:00

Eu prefiro vender para quem é cadastrado no forum, me sinto mais a vontade em divulgar meu endereço. Minha ideia e imagino seja essa a vocação dos classificados é me livrar daquilo que comprei e por algum motivo não me serve e não ter lucro em peças.

Em relação ao email... acho que não deve ser obrigatório, porém se um malandro deixar a caixa de mp cheia ele vai poder alegar que não recebeu a mensagem... complicado.


Voltar ao Topo
bicicletada Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Ago 2007
Rinópolis - SP
Offline
Mensagens:809
Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2013 as 20:35
Bom aqui é uma comunidade um forum , de certa forma uma rede social interligada por meio de um propósito o uso da bicicleta , seja para transporte sustentabilidade ou esporte , creio que os dados sim devem ser colocados para contato , o telefone em ultimo caso !

nickves/felipeboo/Loureto/ricrmasc/js.moscarelli/FRS/robervalpedal/Pacheco01/Joerly/RogerioPiloto/Cannondale.acre/Patricko/Acácio Alves Leandro/fdalmeida/Sdiniz/dnortiz/mcrespo/cacolima/GPLRace


Voltar ao Topo
brunoleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Nov 2011
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3273
Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2013 as 21:38
Pedro, uma negociação transparente envolve contatos de ambas as partes. Achei a sugestão de colocar o CPF sensacional (oculto por um sistema do forum).

Acho que vc poderia evidenciar que esse forum não é uma democracia. Vc é o dono e faz as regras (de maneira muito gentil em tentar agradar a grande maioria) e as pessoas devem entender isso. Se o cara achou ruim que ligaram pra casa dele, deveria ter colocado um telefone celular. Infelizmente tem muito mal caráter por aí e vc não tem controle sobre isso.


Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2013 as 22:04
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:


Os anúncios só aparecerem para usuários com XXX mensagens é possível, mas esbarra naquilo que eu falei de objetivos:

- Você como vendedor quer que seu anuncio seja visto por 1.000 pessoas ou quer que ele esteja aberto inclusive para a busca do google ?  Ou, reformulando, até que ponto a "falsa segurança" é melhor do que vender rápido ?


Pedro, acho que é aqui que você mata a charada: Você, como administrador, quer que os anuncios sejam públicos ou beneficiem a comunidade do Pedal.com.br? Acho que seria a segunda opção, não?

A idéia de fechar os classificados somente para cadastrados resolveria uma imensidão de problemas, acabariam com os floders, com a pirataria, com as tranqueiras que entram apenas para fazer dinheiro em peças. Penso que somente as pessoas da comunidade ficaria mais seguro.

O ideal é colocar email também nos anuncios, pelo menos você consegue uma comunicação mais direta. Se bem que das poucas vezes que usei os classificados, foi tudo por MP.
Voltar ao Topo
Gugax Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mai 2012
MG
Offline
Mensagens:905
Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2013 as 01:05
Gostei de algumas idéias acima,junto algumas observações:
Ocultar a área dos classificados permitindo que apenas os cadastrados,que possuem os pré requisitos para anunciar vejam;
criar uma ficha dos anunciantes,só vista pelos administradores com nome,cpf,endereço...que poderia ser consultado em eventualidades;
exigir além de telefone,e-mail e fotos,a procedência do material,e se possível a nota fiscal ou outro documento que prove a origem;
Uma declaração,por parte do anunciante de que o produto está em determinada situação,não é falsificado,nem produto de roubo.

Pelo que sei a ideia dos classificados não é comercial,é um  espaço onde os membros do fórum podem se livrar de seus componentes antigos,ou adquirir novos com segurança.Por isso se algum dia for anunciar,prefiro que a minha oferta seja vista por 1000 foristas do que por desconhecidos.
"Hen oida hoti ouden oida" –Sócrates/ Dei vestri sit purus phantasia!-et ego
"O mundo sempre será como ele é; não importa como queremos que ele seja."- Michael Shermer
Voltar ao Topo
Vash77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jan 2011
Santa Catarina
Offline
Mensagens:2864
Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2013 as 07:10

Vou aproveitar o tópico para abordar outro item: Exclusão de tópicos com mais de 3 meses de inatividade nos classificados.


Acho que se em 3 meses não houve movimentação no tópico nem por parte do criador nem por parte de terceiros, o mesmo deve ser deletado.

Por que isso? Porque vira e mexe aparecem tópicos de 2011 sendo "upados" por conta de postagens de terceiros querendo tirar dúvidas, ao invés de enviar MP tendo em vista que o tópico é bem antigo.

Voltar ao Topo
robervalpedal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Mai 2008
RJ
Offline
Mensagens:1228
Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2013 as 09:55
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

- Você como vendedor quer que seu anuncio seja visto por 1.000 pessoas ou quer que ele esteja aberto inclusive para a busca do google ?  Ou, reformulando, até que ponto a "falsa segurança" é melhor do que vender rápido ?
Sobre colocar email ou telefone estou 100% de acordo.
Eu tenho mais de um email, um principal, para amigos e familiares, um pra compras e afins (pois sempre lotam de propagandas), e um pra fóruns onde deixo lotar de notificações de posts, mps etc



Pedro,
Acho essa questão muito interessante. Se os classificados forem echados somente para os cadastrados no Pedal,  vai colocar em prática algo que até agora fica muito na teoria: o Pedal.com.br é em primeiro lugar um local onde se troca informações sobre bicicletas sendo que os calssificados são uma coisa secundária dentro do fórum.

Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:


Se acabarmos com os classificados em forma de fórum e ter em forma de site (como antigamente), aí é possível ter uma maior flexibilidade. Escolher se os dados podem ser públicos ou privados, filtrar por categoria de produtos, etc... mas ai eu teria que criar um sistema de gerenciamento de perguntas se quisesse ter perguntas e tb o mecanismo de denuncias, etc, etc. Vale a pena ? Sei la... no passado foi pedido para ser como fórum... sera que as coisas mudaram ? 



Aí nesse caso seria uma seção de classificados muito trabalhosa. Pra compensar teria que ter alguém dedicado à essa área. E nesse caso deveria cobrar pelo anúncio. Mantendo como Fórum fica apenas uma das milhares de coisas que o Pedal oferece sem custo. Se em forma de site toma uma dimensão maior.

Voltar ao Topo
satch boogie Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2004
Goiânia - Goiás
Offline
Mensagens:1284
Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2013 as 14:48
Já tive vontade de comprar muita coisa nos classificados mas nunca tive coragem, a não ser de usuários antigos que eu conhecia há muito tempo no fórum, pela falta de segurança se aquela pessoa existe mesmo e se vou receber meu produto.

Já vendi algumas coisas em fórum, mas sempre como uma primeira forma de contato. Depois fechávamos a compra pelo mercado livre ou qualquer site parecido, em que os dados são obrigatórios, o que não exclui qualquer forma de fraude.

Não sei quanto à complexidade e à segurança das informações, mas se alguém quisesse realizar uma transação nos classificados, poderia ser aplicado um cadastro mais detalhado ao já existente (incluindo endereço, CEP e CPF) e que ficaria restrito ao moderador, sem acesso publico, em caso de algum problema com a venda, aí sim o comprador ou vendedor teriam o acesso à essas informações para dirimirem seu problema. Algo parecido é o que acontece com o PAYPAL, Pagamento Digital, etc.


Voltar ao Topo
tarcisoliveira Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 19 Nov 2012
Livramento/RS
Offline
Mensagens:760
Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2013 as 14:53
 Acho que ficaria melhor assim:
Classificados só podem ser vistos por membros do fórum;
E-mail é obrigatório por no anúncio e telefone é dito por MP.
Voltar ao Topo
AlexeiLima Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 14 Set 2012
campo grande
Offline
Mensagens:278
Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2013 as 14:59
E a restrição que nunca sai? ja mandei emails e nada...tem mais de 2 meses.
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4848
Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2013 as 15:56
Galera... só uma coisa... 

A parte de que o Pedal não tem como objetivo ser um site de classificados é verdade, logo traz uma consequência:

- É impossível a gente perder mais tempo ainda com ações manuais, como verificar CPFs, autorizar anúncios etc. Tem que funcionar da forma que é hoje, CASO haja problema, é feita uma denúncia. Por mais automatizado que sejam verificações de CPF, é fácil fraudar... existe geradores de CPF por ai. Mais verificações só aumentam o trabalho manual.

- Além disso, ter que cadastrar dados sensíveis geram mais dois problemas: a segurança desses dados, que passa a ser responsabilidade do site e também espanta muita gente que não quer cadastrar os dados por medo ou por falta de paciência mesmo.

Acho que é muito mais importante usar esse tempo para organizar o fórum, produzir matérias, criar novas funcionalidade, etc.

Não é 100% descartado ter um classificados pagos. Até pensei numa solução hibrida... pago para quem não ter participar e grátis pros usuários antigos/muitas mensagens. Só que isso, mais uma vez, envolve uma série de questões de segurança, relacionamento com cliente, etc... talvez só seja possível com um sistema parceiro que se responsabilize.

E uma outra questão sobre fechar total os classificados... isso tem o lado negativo de atrair menos visitantes... e ai fica a questão de quantas pessoas chegaram no site por causa dos classificados, mas se tornaram um membro ativo, um ciclista mais ativo e amigo de outras pessoas... difícil mensurar, claro.


Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
sassota Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:9146
Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2013 as 16:00
não daria pra fazer uma parceria com um site diferente? tipo o bikemagazine...
a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...
Voltar ao Topo
Mockoso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Dez 2012
Brasil
Offline
Mensagens:1065
Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2013 as 22:27
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:


Originalmente postado por Marino Marino escreveu:

Não gosto de ter que por nem o email (por causa de spam) e muito menos o telefone.

<span style="line-height: 1.4;">Não entendo também a utilidade de mostrar o seu email e telefone para todos que entrarem no tópico.</span>





Telefone eu concordo por segurança. A não ser que vc tenha já um celular apenas para uso comercial.

Quanto a spam... em teoria se você colocar seuemail(a)hotmail.com  ou criar um email só para coisas que tem risco de spam, resolve ou ameniza o problema. 

Mostrar os dados para qq um que entra no tópico é importante devido a restrição do uso de MPs para usuários novatos e também pela facilidade. Se eu vejo o anuncio de algo que me interessa e não quero me cadastrar por N motivos, eu tenho como entrar em contato. Tanto que isso se tornou um problema, pois ficam mandando email pra moderação pedindo contato de vendedores.

A restrição da MP existe por outros problemas: um recém-cadastrado tentar entrar em contato para revenda, para mandar vírus, para encher o saco porque foi bloqueado ou qq armação do tipo.




Antes de me cadastrar, procurei ler as regras, e visitar as "salas" de discussão, e para minha surpresa, mesmo não sendo cadastrado na época, pude navegar livremente nas salas de classificados.

O que eu quero dizer, é que antes de criar um anúncio, esteja ciente que seus dados serão vistos por qualquer pessoa tendo conta ou não no fórum (as regras atuais do fórum permitem), então, criem uma conta de e-mail para poderem utilizar nos classificados. Foi o que eu fiz, como sabia que o e-mail ficaria exposto (jamais coloque n° de celular, telefone ou qualuqer outro dado pessoal que possa trazer problemas, quando pessoas fora da comunidade possam acessar, prefiro restringir até para os membros, pois não se sabe, em muitos casos quem está atrás do teclado), resolvi criar um somente para esse fórum (o outro estava cheio de outras coisas).

Fiz dessa forma, pois já tive problemas com span em outro fórum.

Mas restringir a visualização dos classificados por quem não afz parte do fórum, é uma boa idéia.

T+
Yo soy el Mock! El unico :)
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4848
Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2013 as 22:57
Originalmente postado por sassota sassota escreveu:

não daria pra fazer uma parceria com um site diferente? tipo o bikemagazine...

Só faria com algum site especifico de classificados ou com um sistema ao inves de um site. 
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
LinosFly Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Ago 2006
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:1259
Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2013 as 11:46
Originalmente postado por Papillon Papillon escreveu:

"fechar" os classificados para quem não estiver logado, aumentaria bem a segurança.

Aliás, como política para impedir o flood para atingir 20 mensagens condicionar criando um grupo de novatos para que o sujeito tenha de esperar 90 dias para ver os classificados.



Os classificados do DHBrasil são exatamente assim. Vc só os vê depois do login.

A outra idéia do Papillon também é muito boa, mas eu acho que deveria valer para usuários com mais de 1 ano, assim como também é no DHBrasil.

No Brasil, a democracia é uma ditadura de picaretas.
Voltar ao Topo
Mockoso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Dez 2012
Brasil
Offline
Mensagens:1065
Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2013 as 13:34
Originalmente postado por LinosFly LinosFly escreveu:


Originalmente postado por Papillon Papillon escreveu:

"fechar" os classificados para quem não estiver logado, aumentaria bem a segurança.

Aliás, como política para impedir o flood para atingir 20 mensagens condicionar criando um grupo de novatos para que o sujeito tenha de esperar 90 dias para ver os classificados.



Os classificados do DHBrasil são exatamente assim. Vc só os vê depois do login.

A outra idéia do Papillon também é muito boa, mas eu acho que deveria valer para usuários com mais de 1 ano, assim como também é no DHBrasil.




É válido sim, e, é uma boa idéia.

O n° de recalamações sobre golpes caiu bastante lá.

Sò teve um caso de um usuário que jogou seu tempo de casa no lixo pra aplicar alguns golpes... Infelizmente.

O resto tá mais tranquilo negóciar.

T+
Yo soy el Mock! El unico :)
Voltar ao Topo
fbergo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:5629
Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2013 as 21:57
Aliás, tornar os classificados invisíveis para quem não está logado, ou não tem o número mínimo de mensagens ou não tem o tempo mínimo de registro (se a vontade de muitos for implementada), praticamente resolve o problema dos novatos flooders.

E tornar invisível não é botar um X na frente; É não listar os fórums de classificados enquanto o usuário não se tornar habilitado a usá-los através da participação nos outros sub-fóruns.



Editado por fbergo - 23 Jan 2013 as 21:58
Auf wiedersehen.
Voltar ao Topo
BikeAdventure Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Set 2009
Niterói - RJ
Offline
Mensagens:175
Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2013 as 14:25
Fala galera,
No meu caso nunca precisei de e-mail ou telefone para vender e comprar as coisas aqui no pedal, sempre resolvi tudo por MP, foram poucas as vezes que usei o e-mail e somente para ter o registro das negociações (já que não da pra manter na caixa de MP).
Devido as negociações que pude realizar sem os mesmos não acho que sejam coisas tão indispensáveis assim, o telefone pode ser algo a ser informar pela MP ao usuário interessado, assim expõe seu número um pouco menos, o que diminuiria um pouco os risco ligações indesejadas como foi falado.

Sou a favor da obrigatoriedade apenas de e-mail para contato no anuncio, e somente pelo fato de que se a caixa de MP estiver cheia o usuário não irá receber a mensagem. 

Quanto a questão a visibilidade dos anúncios, fazendo da forma acima como opinei não vejo a necessidade de restringir os classificados/anúncios a usuários logados ou com número X de mensagens ou X tempo de "casa". A restrição de X mensagens e X tempo de "casa" deve ser mantida/feita somente para quem está anunciando e não para quem visualiza os classificados, fazendo assim todos podem ver e comprar os anúncios e só quem estiver com o cadastro dentro dos requisitos poderão anunciar e vender.

Fica aqui minha opinião/sugestão sobre o assunto.

Att,
Davi Lopes Dos Santos
Atenciosamente Davi Lopes
Voltar ao Topo
grdzero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jan 2013
Minas
Offline
Mensagens:22
Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2013 as 18:26
Sinceramente, encontrei este fórum através do google. Fechar a visuaização geral seria ótimo pra quem está cadastrado, porém, pode ter certeza que menos pessoas chegarão até aqui.

Outra coisa: o tópico inicial que me chamou a atenção foi justamente o de um rapaz montando a primeira bike. A partir daí uma coisa puxou a outra, fiquei mais interessado e me cadastrei pra fazer perguntas aos anunciantes, ou simplesmente trocar uma idéia.

A maioria das pessoas que se cadastram nos muitos fóruns por aí não lêem o tópico de regras, classificados etc. Isso é fato! E como eu achei que a regra era praxe como outros fóruns, me deparei com o sistema de pontos, que me impedia de postar. Fiquei um pouco frustrado porque o meu intuito era ser objetivo e resolver meu problema na hora, mas por outro lado, entendo a questão dos que vêm para abusar. Portanto, achei que é uma regra razoável, paleativa, de repente... Indiscutivelmente pessoas inventarão qualquer coisa pra falar em quaisquer tópicos (ainda mais se estão ansiosos ou com certa urgência).

O que não acho viável de forma alguma é a idéia dos 90 dias de espera para postar ou responder nos tópicos restritos. Imagine... São 3 meses de espera. Até lá muita coisa já ocorreu... E convenhamos, quem quer aprontar, apronta de qualquer forma. Quem sai prejudicado são as pessoas de bem.
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2013 as 20:56
Quem falou que você não consegue postar por regra de mensagens? Você já fez 16 posts no fórum.

Se o cara quer vender com urgência, ou melhor, se quer usar o fórum somente usufruir dos classificados, já começou errado. Vai atrás do mercado livre, olx, por isso tem que restringir sim! Eu sou a favor de nem ter nas regras que existem classificados ou então, não citar como se consegue acessar. Assim quem não é e/ou não tem interesse de participar da comunidade não fica enchendo o saco.


Voltar ao Topo
grdzero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jan 2013
Minas
Offline
Mensagens:22
Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2013 as 21:54
Originalmente postado por marcoaleite marcoaleite escreveu:

Quem falou que você não consegue postar por regra de mensagens? Você já fez 16 posts no fórum.

Se o cara quer vender com urgência, ou melhor, se quer usar o fórum somente usufruir dos classificados, já começou errado. Vai atrás do mercado livre, olx, por isso tem que restringir sim! Eu sou a favor de nem ter nas regras que existem classificados ou então, não citar como se consegue acessar. Assim quem não é e/ou não tem interesse de participar da comunidade não fica enchendo o saco.




Pra que você entenda: é preciso ter o número de 20 mensagens, no mínimo, pra se criar tópicos ou responder algumas áreas do fórum.

Discordo de você. Na minha mensagem eu quis dizer que não sabia da existência desse site/fórum e acabei parando aqui por fazer uma pesquisa no Google, interessado em saber mais a respeito sobre montagem de bike. Isso me levou a ler vários outros tópicos e gostar do fórum. É claro que nem sempre será assim para todos.
Voltar ao Topo
marcoaleite Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:5059
Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2013 as 11:46
Sim, por isso que tem que restrição em certas áreas. Ou todo mundo que bate na sua casa pedindo água você convida para entrar e tomar um café? Claro que não, certo?

Para quem quer tirar dúvidas sobre montagens, como o seu caso, todas as áreas são abertas, agora querer tirar dúvidas nos classificados, acho que não devem ser dúvidas sobre montagens.
Voltar ao Topo
velocycle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2011
Brasil
Offline
Mensagens:7101
Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2013 as 12:06
Originalmente postado por grdzero grdzero escreveu:


E como eu achei que a regra era praxe como outros fóruns, me deparei com o sistema de pontos, que me impedia de postar. Fiquei um pouco frustrado porque o meu intuito era ser objetivo e resolver meu problema na hora, mas por outro lado, entendo a questão dos que vêm para abusar. Portanto, achei que é uma regra razoável, paleativa, de repente... Indiscutivelmente pessoas inventarão qualquer coisa pra falar em quaisquer tópicos (ainda mais se estão ansiosos ou com certa urgência).

O que não acho viável de forma alguma é a idéia dos 90 dias de espera para postar ou responder nos tópicos restritos. Imagine... São 3 meses de espera. Até lá muita coisa já ocorreu... E convenhamos, quem quer aprontar, apronta de qualquer forma. Quem sai prejudicado são as pessoas de bem.

Grdzero,

você deve estar enganado pois o sistema de pontos do fórum não impede ninguém de postar como você diz acima, se isso fosse verdade você não estaria postando aqui, se o seu objetivo é resolver qualquer problema relacionado a sua bici todos os tópicos estão abertos para te ajudar, agora se a sua busca de nosso fórum é somente postar vendas nos classificados ai vai precisar das 20 mensagens.

Nada é restrito para postagem no fórum, apenas a área de classificados que é justamente essa que você procura por isso talvez a sua indignação, o Fórum não é um site cujo o objetivo principal seja vendas/compras de bicis ou peças para isso existem outros sites de vendas como Mercado Livre, OLX, Balcão, dentre outros neste você não vai precisa esperar os 90 dias nem vai precisar postar as 20 mensagens da qual você reclama para acessar a área dos classificados.

Já na sua terceira mensagem aqui no fórum fica claro o que você está procurando no fórum e daí em diante saiu disparando várias perguntas sem sentido em vários tópicos para alcançar seu objetivo. Inclusive foi alertado por outro forista Fab1000 como vemos no link abaixo.

http://www.pedal.com.br/forum/como-faco-pra-mandar-mp_topic49400_post1029036.html
Originalmente postado por grdzero grdzero escreveu:

Eu também necessito. Sou novo aqui. Os moderadores do fórum criaram essa regra, certamente, por motivo de abuso, infelizmente.




Editado por velocycle - 27 Jan 2013 as 14:03
Se a resposta acima o ajudou de alguma forma, então não se esqueça de clicar acima em Obrigado!
Voltar ao Topo
grdzero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jan 2013
Minas
Offline
Mensagens:22
Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2013 as 20:39
Originalmente postado por marcoaleite marcoaleite escreveu:

Sim, por isso que tem que restrição em certas áreas. Ou todo mundo que bate na sua casa pedindo água você convida para entrar e tomar um café? Claro que não, certo?

Para quem quer tirar dúvidas sobre montagens, como o seu caso, todas as áreas são abertas, agora querer tirar dúvidas nos classificados, acho que não devem ser dúvidas sobre montagens.


Sim, percebi isso depois. No meu primeiro momento aqui no fórum, assim que criei um registro, quis fazer alguma pergunta a um vendedor, mas não pude. Eu comentei com o intuito de colaborar, assim como você. Espero que me entenda.

Originalmente postado por velocycle velocycle escreveu:

Já na sua terceira mensagem aqui no fórum fica claro o que você está procurando no fórum e daí em diante saiu disparando várias perguntas sem sentido em vários tópicos para alcançar seu objetivo. Inclusive foi alertado por outro forista Fab1000 como vemos no link abaixo


Bom, não nos conhecemos e acho que me julgou mal. Eu não saí "disparando" perguntas e mensagens sem sentido como você disse. Me cadastrei no fórum desde o dia 23 deste mês e tenho 18 mensagens, neste corrente momento. Eu não creio que seja um disparo de mensagens, concorda? Nem considero impertinente o que eu quis dizer em quaisquer mensagens minhas em outros tópicos. Mas, infelizmente, percebi uma certa perseguição aos novos usuários. Pois vejo tantos "veteranos" dizendo apenas uma ou duas palavras em postagens duplas ou triplas, mas sem nenhuma repressão... E como eu disse, você não me conhece e vice-versa. Te respeito se me respeitar.

Perdão à administração/moderação se desfoquei o assunto.


Editado por grdzero - 27 Jan 2013 as 20:42
Voltar ao Topo
velocycle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2011
Brasil
Offline
Mensagens:7101
Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2013 as 23:13

Qual seria então seu interesse em querer enviar Mensagem Privada ainda na sua terceira mensagem de participação no Fórum ? Algum anúncio aonde o vendedor colocou "contatos por MP".


Originalmente postado por grdzero grdzero escreveu:

Eu também necessito. Sou novo aqui. Os moderadores do fórum criaram essa regra, certamente, por motivo de abuso, infelizmente.


Por que você reclama que estaria impedido de postar no Fórum ? Quando todos sabemos que a única área impedida de postar para que inicia no fórum é os CLASSIFICADOS ! Na verdade você não estava impedido de postar no Fórum, mas nos Classificados, certo...Wink

Originalmente postado por grdzero grdzero escreveu:

E como eu achei que a regra era praxe como outros fóruns, me deparei com o sistema de pontos, que me impedia de postar.


E finaliza a constatação e comprovação de sua indignação no Fórum com as 20 mensagens ou o novo sistema de 90 dias para acessar áreas restritas. Os CLASSIFICADOS...Wink

Originalmente postado por grdzero grdzero escreveu:

 
Sim, percebi isso depois. No meu primeiro momento aqui no fórum, assim que criei um registro, quis fazer alguma pergunta a um vendedor, mas não pude.




Editado por velocycle - 27 Jan 2013 as 23:27
Se a resposta acima o ajudou de alguma forma, então não se esqueça de clicar acima em Obrigado!
Voltar ao Topo
Coordenador_1 Ver Drop Down
Avatar
Coordenador

Cadastrado em: 24 Jan 2013
Pedal.com.br
Offline
Mensagens:862
Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2013 as 00:01

Por favor, não se desvirtuem do assunto principal do tópico. 









Editado por Coordenador_1 - 28 Jan 2013 as 00:08
Voltar ao Topo
W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2007
TrêsCorações-MG
Offline
Mensagens:2296
Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2013 as 04:30
Na minha opinião, tem que ter os dados do vendedor obrigatoriamente (e-mail ou telefone).
Isso facilita a venda para pessoas de fora do fórum, evitando que estas ao se interessarem em comprar algo fiquem se cadastrando e enviando mensagens sem-noção até atingir o patamar mínimo para poderem entrar em contato com o vendedor.

Essa desculpa de que se postar o email vai receber SPAM não cola... se isso é tão incômodo assim, então criem um email exclusivamente para essa finalidade, é um serviço gratuito e o cadastro é feito em poucos segundos. Isso resolve o problema de quem reclama que não pode divulgar o email principal no fórum senão vai começar a receber lixo.

Valeu
Marcelo Faraway
____________
CARPE DIEM!
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X