Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Claris ou Sora, realmente faz diferença?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Claris ou Sora, realmente faz diferença?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Tales M Gonçalves Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Jul 2019
RS
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tales M Gonçalves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Claris ou Sora, realmente faz diferença?
    Postado: 27 Jul 2019 as 14:46
Olá membros do fórum, sou lojista no Rio Grande do Sul e estou montando minha primeira bike de estrada.
Quero montar uma bike que me possibilite praticar exercícios regulares com ela, talvez todos os dias. Que me possibilite promover minha loja em pedais de grupo frequentes e talvez participar de competições.

Estou pensando nos grupos Shimano Claris R2000 e Sora R3000, como lojista e mecânico sei muito bem que a diferença entre os dois é apenas o numero de marchas no cassete e alguma coisinha de peso.

A pergunta é a seguinte, compensa gastar 500 reais a mais no grupo Sora? Ja tenho algumas peças aqui que não o precisaria comprar, por isso os 500 reais. 9v para 8v tem tanta diferença? É impossível competir usando o Claris? A diferença é grande?

Sou novo no fórum e estou postando por que acho que entendi as regras, se eu tiver fazendo algo contra as regras por favor me avisem.
Voltar ao Topo
rowisen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2018
CG
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar rowisen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2019 as 15:14
Originalmente postado por Tales M Gonçalves Tales M Gonçalves escreveu:

   Olá membros do fórum, sou lojista no Rio Grande do Sul e estou montando minha primeira bike de estrada.
Quero montar uma bike que me possibilite praticar exercícios regulares com ela, talvez todos os dias. Que me possibilite promover minha loja em pedais de grupo frequentes e talvez participar de competições.

Estou pensando nos grupos Shimano Claris R2000 e Sora R3000, como lojista e mecânico sei muito bem que a diferença entre os dois é apenas o numero de marchas no cassete e alguma coisinha de peso.

A pergunta é a seguinte, compensa gastar 500 reais a mais no grupo Sora? Ja tenho algumas peças aqui que não o precisaria comprar, por isso os 500 reais. 9v para 8v tem tanta diferença? É impossível competir usando o Claris? A diferença é grande?

Sou novo no fórum e estou postando por que acho que entendi as regras, se eu tiver fazendo algo contra as regras por favor me avisem.

Opa, amigo! Bem vindo!

Quanto a ter muita diferença... muita diferença não tem, considerando que estamos falando de 8 e 9 velocidades especificamente. Mas o abismo entre 8 velocidades e 11 velocidades, que é o mais completo, é maior que de 9 pra 11. Vendo por essa perspectiva faz sim muita diferença.

Você sentirá mais quando estiver em uma determinada inclinação e cadência, por exemplo, e ao mudar a maré você não encontrar uma marcha para manter a cadência (isso também se aplica em vento contra). A situação se complica se você precisar de K7 com cogs maiores (depende da região onde mora), pois o escalonamento vai piorando à medida que os cogs seguintes precisam ser maiores.

Enfim... dá pra participar de competições sim, mas você terá essa desvantagem.

Ah, e claro... além disso e do peso, como você citou, o funcionamento do conjunto também sofre alterações conforme vai subindo de nível, então as trocas de marchas em grupos mais tops tendem a serem melhores e também tendem a desregular com menor frequência.

Editado por rowisen - 27 Jul 2019 as 15:14
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2019 as 15:22
Originalmente postado por rowisen rowisen escreveu:

Originalmente postado por Tales M Gonçalves Tales M Gonçalves escreveu:

   Olá membros do fórum, sou lojista no Rio Grande do Sul e estou montando minha primeira bike de estrada.
Quero montar uma bike que me possibilite praticar exercícios regulares com ela, talvez todos os dias. Que me possibilite promover minha loja em pedais de grupo frequentes e talvez participar de competições.

Estou pensando nos grupos Shimano Claris R2000 e Sora R3000, como lojista e mecânico sei muito bem que a diferença entre os dois é apenas o numero de marchas no cassete e alguma coisinha de peso.

A pergunta é a seguinte, compensa gastar 500 reais a mais no grupo Sora? Ja tenho algumas peças aqui que não o precisaria comprar, por isso os 500 reais. 9v para 8v tem tanta diferença? É impossível competir usando o Claris? A diferença é grande?

Sou novo no fórum e estou postando por que acho que entendi as regras, se eu tiver fazendo algo contra as regras por favor me avisem.

Opa, amigo! Bem vindo!

Quanto a ter muita diferença... muita diferença não tem, considerando que estamos falando de 8 e 9 velocidades especificamente. Mas o abismo entre 8 velocidades e 11 velocidades, que é o mais completo, é maior que de 9 pra 11. Vendo por essa perspectiva faz sim muita diferença.

Você sentirá mais quando estiver em uma determinada inclinação e cadência, por exemplo, e ao mudar a maré você não encontrar uma marcha para manter a cadência (isso também se aplica em vento contra). A situação se complica se você precisar de K7 com cogs maiores (depende da região onde mora), pois o escalonamento vai piorando à medida que os cogs seguintes precisam ser maiores.

Enfim... dá pra participar de competições sim, mas você terá essa desvantagem.

Ah, e claro... além disso e do peso, como você citou, o funcionamento do conjunto também sofre alterações conforme vai subindo de nível, então as trocas de marchas em grupos mais tops tendem a serem melhores e também tendem a desregular com menor frequência.


Vai ter um Gap maior, mas não te impede de competir. Usei o Claris por uns 4000km, ainda do modelo 2400, nunca desregulou, foi embora robisto e justinho (é meio barulhento nas trocas) quanto ao Sora o grupo te permite ter uma marcha adicional pra subida (k7 11-25 de 9v é bem escalonado e dá pra subir praticamente tudo, ja no claris ou vai de 12-25 e fica sem final ou vai de 11-23 e sobe pesado ou vai de 11-32 que pra mim nao faz sentido em road por ficar muito leve e com gaps de 3 dentes na parte intermediária).

Pela diferença pequena de valor eu, pessoalmente, iria logo de Sora, acho que vale os R$500,00 e valoriza numa possivel revenda. Diferença de funcionamento, regulagem e qualidade acho que não há. Já no uso, um gap e uma marcha extra podem fazer a diferença (acho a cor do sora mais bonita também).

Editado por dimas2dimas - 27 Jul 2019 as 15:24
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
rowisen Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2018
CG
Offline
Mensagens:536
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar rowisen Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2019 as 15:38
Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Diferença de funcionamento, regulagem e qualidade acho que não há. Já no uso, um gap e uma marcha extra podem fazer a diferença (acho a cor do sora mais bonita também).
Tem razão, Dimas... realmente entre Claris e Sora não deve ter diferença de qualidade/funcionamento... pelo menos não que dê pra se considerar.  Quando disse que teria essa diferença, não levei em consideração apenas os dois grupos citados e sim toda a linha Shimano.
Voltar ao Topo
Tales M Gonçalves Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Jul 2019
RS
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tales M Gonçalves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2019 as 15:44
Obrigado pelas respostas rápidas idas rowisen e dimas2dimas, costumo usar marchas pesadas, eu tinha uma bike que montei com umas peças abandonadas, marcha atras r uma coroa única de 52 dentes na frente, só que usei um quadro sundown simples de alumínio que tava jogado aqui e umas rodas 700 e a geometria ficou horrível, central alto demais, não adiantava aumentar o banco. Tenho 1.85 de altura e ficava horrível pedalar naquela tralha, dor no joelho que nunca tinha sentido comecei a sentir, e nas costas. Estava pesquisando e vi que o melhor mesmo é usar uma pegada mais spinner, pra evitar lesões e subir melhor, acho o 50x34 da Claris um pouco pequeno, mas ele tem opção de pedivela 170 e 175mm, mas talvez seja uma boa tentar um estilo mais spinner. Moro em uma cidade no nível do mar, praticamente só tem plano, exceto por algumas subidas no interior, como vou pra promover talvez vá para o interior. Quando saio de casa sempre tenho que descer uma rua e quando volto subir, andei em uma 50x34 com cassete 7v 11x28 que Montei para um cliente e achei de boas subir com ele. O maior cassete que eu usaria é o 28.
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2019 as 17:54
Originalmente postado por Tales M Gonçalves Tales M Gonçalves escreveu:

Obrigado pelas respostas rápidas idas rowisen e dimas2dimas, costumo usar marchas pesadas, eu tinha uma bike que montei com umas peças abandonadas, marcha atras r uma coroa única de 52 dentes na frente, só que usei um quadro sundown simples de alumínio que tava jogado aqui e umas rodas 700 e a geometria ficou horrível, central alto demais, não adiantava aumentar o banco. Tenho 1.85 de altura e ficava horrível pedalar naquela tralha, dor no joelho que nunca tinha sentido comecei a sentir, e nas costas. Estava pesquisando e vi que o melhor mesmo é usar uma pegada mais spinner, pra evitar lesões e subir melhor, acho o 50x34 da Claris um pouco pequeno, mas ele tem opção de pedivela 170 e 175mm, mas talvez seja uma boa tentar um estilo mais spinner. Moro em uma cidade no nível do mar, praticamente só tem plano, exceto por algumas subidas no interior, como vou pra promover talvez vá para o interior. Quando saio de casa sempre tenho que descer uma rua e quando volto subir, andei em uma 50x34 com cassete 7v 11x28 que Montei para um cliente e achei de boas subir com ele. O maior cassete que eu usaria é o 28.


Ja usei 165, 170 e 172,5 tenho 1,67m de altura e 77 de cavalo. O 165 é muito bom de girar, mas não rendo em subidas. O 170 é o ideal e o 172,5 uso na bike de treino e longas distâncias onde subo bastante, nenhum me da dor ou fadica. A Cadência sobe conforme o pedivela encurta, naturalmente.
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2019 as 19:21
500 reais é muita coisa, não vale a pena pagar tudo isso a mais no Sora.
Corrente do 8v é bem barata, 9v já fica bem mais cara.
O pedivela R2000 já é compatível com as coroas 4 braços, da para trocar por maiores, tipo 52-36.
Tenho uma SuperSix com R7000 e uma Audax com R2000 com cassete 12-25.
Uso majoritariamente a Audax, muito mais barato de manter, escalonamento é bem decente, funcionamento é ótimo.
Iria no Claris (na verdade já fui) sem sombra de dúvidas.
Voltar ao Topo
Tales M Gonçalves Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Jul 2019
RS
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tales M Gonçalves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2019 as 22:36
Realmente, acho que 500 reais ou 25% a mais do que o Claris não vai valer a pena, especialmente se eu combinar com o cassete 12x25
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2019 as 02:53
Originalmente postado por Tales M Gonçalves Tales M Gonçalves escreveu:

Realmente, acho que 500 reais ou 25% a mais do que o Claris não vai valer a pena, especialmente se eu combinar com o cassete 12x25

Se foramdar em grupo, 50x12 vai prejudicar a velocidade final. Trocar as coroas por 52-36 compensaria a falta do cog de 11 dentes, mas custaria quase o valor da diferença para o Sora. Continuo achando que vale a pena um range um pouco maior com 9v, bem como uma possivel revenda seja facilitada pelo Sora. Lembrando que 10% a menos de velocidade final faz diferença!

Quanto aos Cassetes, o escalonamento do 11-28 de 9v permite manter melhor cadencia por possuir menores gaps nas relações com velocidade mais alta.

11-12-13-14 -16 -18    -21     -24   -28 (melhor opção)
11-12-13 -15 -17 -19 -21 -23 -25
11   -13 -15 -17 -19 -21     -24   -28
   12-13 -15 -17 -19 -21 -23 -25

A primeira opção, Sora 9v 11-28 tem o melhos escalonamento para utilização em estrada. O pulo de 11 para 13 acaba por ocasionar um salto de praticamente 20% na cadência. A sequencia 11-12-13-14-16-18 permite manter a cadencia adequada, com saltos inferiores a 11%, com variacao de 7 dentes em 6 marchas, ao passo que no 8v seriam 9 ou 10 dentes em 6 marchas, com enorme buraco onde mais se nota diferença (11-13-15-17).

Usei um Claris com 11-28 com Gaps de 2 em 2, quando troquei por um Tiagra de 10v com 11-32 mas sem os gaps na parte vaixa do cassete, a pedalada revolucionou. Posteriormente passei para 11-25 com 10v e é a melhor relação pra quem busca desempenho com bom custo/benefício. Atualmente utilizo um 105 5800 e um Ultwgra R8000 com 11-28 (mesmo escalonamento do 11-25 10v com o cog 28 a mais) sendo esta a relação definitiva para meu uso.

Julgo a relação 11-28 de 9v a mais vantajosa dentre as pretendidas e quanto às correntes, o custo de uma 9v não é 20 reais maior que uma de 8v, sendo ambas muito baratas. Pense com carinho, pois de 8 para 9 velocidades a diferença é bastante sentida nos gaps.

Sou da opinião que se você pode, partir para o melhor que se pode ter é a escolha certa. Se vai usar a bike como propaganda do seu negócio, ter um Sora certamente agregará maior valor ao produto.

Editado por dimas2dimas - 28 Jul 2019 as 02:58
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2019 as 09:55
50x12 a 100 rpm dá 53 km/h, 120 rpm 63,39 km/h.
No plano (caso do colega) 53 km/h seria necessária uma potência em torno de 700 W, que é muita potência. Para 63 km/h estamos falando de perto de 1200 W, que é absolutamente fora da realidade de quem usa Claris, Sora, Tiagra...

Encomendei recentemente um pedivela 105 do aliexpress, com movimento central, por 400 reais... 500 reais só para a troca de coroas me parece um pouco super estimado...

Ainda assim, acho que vale testar uma bike com essa relação primeiro (50x12) e ver se vc vai precisar do cog de 11 ou de uma coroa maior.
Quando comprei a Audax negociei com a loja para testar a bike com o cassete 12-25, a troca é rápida e nesse caso eles tinham em estoque.
Efetuei a compra dela já com essa configuração, deixando o cassete original lá.

Sobre as correntes, 9v é aproximadamente o dobro do preço da 8v. Na bicicletaria comprei 10 correntes simples KMC X8 por 200 reais. O preço das correntes é ~20-25 reais 8v, ~50 reais 9v, ~100 reais 10v, ~150 reais 11v.
Peguei a comum, para usar também na urbana que uso para trabalhar, uma sense move. A proporção de preços da 8v e 9v é parecida em modelos melhores, como a KMC Gold. Nesse caso a 8v vai para ~50 reais e a 9v ~100 reais.

Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:


Se foramdar em grupo, 50x12 vai prejudicar a velocidade final. Trocar as coroas por 52-36 compensaria a falta do cog de 11 dentes, mas custaria quase o valor da diferença para o Sora. Continuo achando que vale a pena um range um pouco maior com 9v, bem como uma possivel revenda seja facilitada pelo Sora. Lembrando que 10% a menos de velocidade final faz diferença!

Quanto aos Cassetes, o escalonamento do 11-28 de 9v permite manter melhor cadencia por possuir menores gaps nas relações com velocidade mais alta.

11-12-13-14 -16 -18    -21     -24   -28 (melhor opção)
11-12-13 -15 -17 -19 -21 -23 -25
11   -13 -15 -17 -19 -21     -24   -28
   12-13 -15 -17 -19 -21 -23 -25

A primeira opção, Sora 9v 11-28 tem o melhos escalonamento para utilização em estrada. O pulo de 11 para 13 acaba por ocasionar um salto de praticamente 20% na cadência. A sequencia 11-12-13-14-16-18 permite manter a cadencia adequada, com saltos inferiores a 11%, com variacao de 7 dentes em 6 marchas, ao passo que no 8v seriam 9 ou 10 dentes em 6 marchas, com enorme buraco onde mais se nota diferença (11-13-15-17).

Usei um Claris com 11-28 com Gaps de 2 em 2, quando troquei por um Tiagra de 10v com 11-32 mas sem os gaps na parte vaixa do cassete, a pedalada revolucionou. Posteriormente passei para 11-25 com 10v e é a melhor relação pra quem busca desempenho com bom custo/benefício. Atualmente utilizo um 105 5800 e um Ultwgra R8000 com 11-28 (mesmo escalonamento do 11-25 10v com o cog 28 a mais) sendo esta a relação definitiva para meu uso.

Julgo a relação 11-28 de 9v a mais vantajosa dentre as pretendidas e quanto às correntes, o custo de uma 9v não é 20 reais maior que uma de 8v, sendo ambas muito baratas. Pense com carinho, pois de 8 para 9 velocidades a diferença é bastante sentida nos gaps.

Sou da opinião que se você pode, partir para o melhor que se pode ter é a escolha certa. Se vai usar a bike como propaganda do seu negócio, ter um Sora certamente agregará maior valor ao produto.
Voltar ao Topo
Tales M Gonçalves Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Jul 2019
RS
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tales M Gonçalves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2019 as 19:07
Shocked Não acredito que voce comprou shimano do aliexpress!!
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2019 as 20:05
Não estava afim de entregar meu rim para a blue cycle.
Voltar ao Topo
dagspina Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Mar 2015
Jandira
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dagspina Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2019 as 21:06
Eu também iria na 9v, pois pode ser ter um 11/28 com 50/34 sem os gaps monstruosos que você teria em um de 8v, 11/28 da para encarar qualquer subida no Brasil, e 9v nao é tao caro assim de se manter, ficaria uma bike mais versátil, indo muito bem no plano e subindo bem também...


(a) Off Topic
Hahaha nem eu, comprei meu ultegra r8000 no Aliexpress e é perfeito, sem sinal de falsificação, pois é muito preciso, e nao desregula o que seria indícios de falsificação, enquanto o par de STI no Brasil custa por volta de 1.800,00, pagamos por volta de 680 no Aliexpress.

Editado por dagspina - 29 Jul 2019 as 21:20
https://www.strava.com/athletes/9072939
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2019 as 22:05
Tem Tiagra de 10v modelo 4700 por 12x180,00 no Mercadolivre, novo e com frete grátis. Com o Claris a 1500,00 e o Sora a 2000,00 iroa direto pro Tiagra por menos de 2.200,00.

Quanto a correntes, R$50,00 é um valor ínfimo dada a durabilidade do componente. É item de desgaste e vai ser trocado a cada 3 ou 4 meses se vc rodar muito, muito mesmo.

Ja pensaste num Tiagra?
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jul 2019 as 22:14
E o tiagra é um baita grupo honesto, nao que os outros nao sejam.
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2019 as 08:24
Por 12x200, 20 reais a mais que o Tiagra, vc pega o 105 R7000.
Aí quando vc cair e quebrar o STI ou quando quiser trocar alguma coisa vc tem total compatibilidade com as linhas superiores.
Além de ser bem mais novo que o Tiagra 4700.
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2019 as 23:40
Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

Por 12x200, 20 reais a mais que o Tiagra, vc pega o 105 R7000.
Aí quando vc cair e quebrar o STI ou quando quiser trocar alguma coisa vc tem total compatibilidade com as linhas superiores.
Além de ser bem mais novo que o Tiagra 4700.


Pior que tem por 12x208! Um achado! É 53-30 x 11-28, sobe vem e desce melhor ainda, sem necessidade de pedalar a 120rpm explodindo o coração pra acompanhar um pelote na descida!

Teria um facilmente. Atualmente estou usando um 5800 e um R8000, esta limha nova é muito silenciosa e precisa nas trocas. A corrente dura 2000km (até mais, mas por prevenção... o barato sai caro as vezes... troco antes de dilatar 0.50%). Comprando meia dúzia no ebay sai 95-100 reais a unidade da KMC x11. Estou usando a X11ELGold também (comprei somente por ser mais leve, embora um pouco mais car) e eatou surpreso com o desempenho e bom tratamento do metal, zero oxidação até o momento (3 meses/1500km)

Pelo meu uso, recomendo tanto o 105 quanto o Ultegra. Já usei Claris 2400, Tiagra 4600, Tiagra 4700, 105 5800 e Ultegra R8000.

Com o valor tão próximo, reafirmo: escolha axertada é o melhor grupo que podemos adiquirir no momento, já sabendo que com o passar do tempi pequenos detalhes como suavidade de trocas, ausencia de gaps e mais precisão sob alta exigência se tornam mais importantes (eu mesmo não tenho vontade de voltar a usar grupo 8v, mas se quisesse uma bike mais acessível e que consumisse menos corrente teria um Tiagra 4700 sem dúvidas).

Quanto ao questionamento do tópico, os grupos - opinião de usuário - fazem sim diferença, afinal se você vai treinar sério, qualquer fator capaz de promover melhoria de desempenho deve ser levado em consideração. Se não vai treinar muito, mas gosta de utilizar o melhor que pode comprar que é adequado ao seu uso... Vale muito a pena também.
Se custo de manitenção é um fator limitante, um grupo de 9v e 10v lhe atenderá bem.
Minha ressalva aos grupos de 8v continua sendo o escalonamento insuficiente, pecando pela falta de marcha no extremo da relação ou pelos gaps imensos na extensão toda do cassete.


Editado por dimas2dimas - 30 Jul 2019 as 23:56
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X