Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Cicloviagem Sorocaba-Curitiba
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Cicloviagem Sorocaba-Curitiba

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
RicardoWatanabe Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Dez 2013
Santo André
Offline
Mensagens:40
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RicardoWatanabe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Cicloviagem Sorocaba-Curitiba
    Postado: 09 Abr 2015 as 15:38
No próximo feriadão (18-21 de abril), estou programando uma cicloviagem partindo da cidade de Sorocaba, SP, para Curitiba, PR.

Como moro em Santo André, SP, farei a viagem até Sorocaba de ônibus, evitando uns trechozinhos que estão com alta incidência de assaltos (Rodoanel, em especial), também para ganhar meio dia de pedalada (afinal, são só quatro dias de feriado).

Pretendo fazer a rota a seguir: http://ridewithgps.com/routes/7437344

Seguirei por asfalto.

Alguém já fez essa rota? Ou ao menos parte dela?

Eu acho que estas são estradas tranquilas com relação ao trânsito, estarei eu certo? No Street View, me pareceu que a pista está em boas condições.

Pelo que pude notar, existem longos trechos "desertos", com poucos pontos para abastecimento. Alguma sugestão de pontos para dormir - lugar para armar uma rede ou montar barraca ou ainda pousadas (a princípio, pretendo parar nas cidades de Guapiara e Tunas)?

Alguma recomendação especial em relação a rota? Ou sugestão de paradas para visitar no caminho?

Abraços,
Voltar ao Topo
JulioCWB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Mar 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:1218
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JulioCWB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2015 as 16:09
Não conheço o resto do caminho, mas o trecho à partir de Adrianópolis é bem conhecido dos speedeiros da região. O asfalto é muito bom, pouco movimento. Mas é um trecho pesado, com subidas bem duras. Então descanse bem pra enfrentar esse trecho.
Voltar ao Topo
MOISESRETKA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Fev 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:152
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MOISESRETKA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2015 as 17:08
Olá Ricardo,

Com certeza será um belo pedal. Eu moro em Curitiba e conheço o trecho de Tunas até Curitiba, pela estrada da Ribeira que é a que você estará pedalando.

Sobre esta estrada, é pista simples, sem acostamento, com muito sobe e desce, alguns trecho com subidas de 5 km sem refresco, com bastante curvas, porém com asfalto em ótimas condições em 90% dela, apenas em alguns trechos tem um ou outro buraco ou algum desmoronamento.

Sobre a estrutura. Tunas é uma cidade pequena, não tem muita coisa, tem um ou outra lanchonete e nem um restaurante bacana que fica em frente a um posto de combustível, de resto, só mato. 45 km após Tunas você vai chegar em Bocaiuva do Sul, também é uma cidade pequena mas tem mais estrutura, mas nada de mais também. Depois de Bocaiuva, uns 25 km você vai chegar em Colombo que é região metropolitana de Curitiba, aqui você terá bastante opções, porém cuidado com o trânsito, a medida que você avança em direção a Curitiba o trânsito só aumenta.

Depois de Colombo você já estará em Curitiba, ai fica a teu critério, vai ter opções para todos os bolsos.

De resto, divirta-se.

Moisés

MRETKA
Voltar ao Topo
realz Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Ago 2013
Sorocaba - SP
Offline
Mensagens:141
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar realz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2015 as 17:13
a estrada de sorocaba até salto de pirapora está bem perigosa, não recomendo que você utilize ela.
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2015 as 18:34
Tirando o que os colegas já mencionaram, sobre a falta de opções de apoio, tem que analisar também se haverá sinal de celular. Sem apoio e sem celular fica mais complicado, não é impossível obviamente mas pede precauções maiores.

Da experiência que tenho com cidades na região do Ribeira, a estrutura para hospedagem normalmente é mínima a inexistente. Talvez nas mais turísticas, perto do PETAR, Caverna do Diabo, etc.

Sei que em São Miguel Arcanjo tem 2 opções de hospedagem, e já fiquei em uma delas. Não gostei muito por ser perto do centro e numa rua movimentada, de sábado tive que aturar batidão tunts-tunts até a madrugada. Nem morto de cansado do pedal consegui ter um sono reparador...

Em Sete Barras não achei nada em termos de hospedagem, a cidade é bastante, mas bastante simples mesmo. E olhe que é vizinha de Registro.

Imagino que as outras cidades "perdidas" no meio dessa região sejam de certa forma parecidas.

De qq forma desejo boa sorte, certamente será um pedal memorável!
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
RicardoWatanabe Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Dez 2013
Santo André
Offline
Mensagens:40
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RicardoWatanabe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2015 as 20:03
Obrigado a todos que responderam!

Agora vou planejar o que levar nos alforjes. Acho que vou levar barraca e rede, quem sabe alguém deixa eu levantar acampamento no quintal.

Quanto ao celular, essa é uma preocupação que tenho. Eu tenho um rastreador por satélite, um Spot Gen3, mas mesmo assim um celular sempre faz falta! Tô vendo se compro um telefone por satélite, assim acabo com esse problema.

Sobre o trecho que pedalarei no Paraná, fiquei "babando" enquanto mapeava o percurso! Me deu vontade de montar na bicicleta e pedalar naquela hora...

Abraços,
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2015 as 21:28
Ricardo, acho que pra essa viagem um satelital é overkill...

Eu faria basicamente 2 coisas.

1, fuçaria o que desse no google street view pra ver possíveis pontos de apoio (bairros/postos de abastecimento/casas etc) nos trechos mais ermos. Colocaria isso numa "colinha".

2, na bagagem colocaria 1 pneu e várias camaras reserva, levaria um tubinho de SUUM (isotônico efervescente) e talvez um suporte de caramanholas daqueles maiores, pra garrafa de 1.5l. Comida energética para caso de necessidade, e pronto.

O resto é cautela e paciência. Nesses trechos desconhecidos tem que ir devagar. Olhando no google maps e no street view vc tem uma noção até de locais com curvas perigosas, por exemplo.

Com sua "colinha" vc pode ir mapeando em que ponto se encontra e se tiver algum problema já sabe pra que lado deve ir até o (suposto) ponto de auxílio mais próximo.

Outra coisa que cai bem, é algum app com GPS que funcione offline, sem precisar de conexão de dados ou sinal de celular. Eu uso um meio limitado, chamado Maverick, que pelo menos é bem levinho e funciona legal offline. A versão paga (se me lembro é baratinha) tem funcionalidades interessantes e vc poderia adicionar todos esses pontos de "socorro" do seu roteiro.
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
csrocha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jul 2013
Guará I - DF
Offline
Mensagens:320
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar csrocha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2015 as 22:54
Haha, vai mesmo e depois posta o relato... vou fazer esse trecho, a partir de Itapetininga em setembro ou outubro. Já fiz minha "colinha" e estou no aguardo de alguma experiência por lá.

Achei ótimo a opinião do moisesretka, dá pra ter uma boa ideia de todo o percurso.

Boa trip!

Voltar ao Topo
RicardoWatanabe Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Dez 2013
Santo André
Offline
Mensagens:40
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RicardoWatanabe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Abr 2015 as 09:38
Alessandro,

Obrigado!

Agora, só estou contando os dias... :-)

Eu nunca tinha pensado em marcar "na colinha" as casas pelo caminho! Boa ideia! Na minha última viagem, mudei a rota tantas vezes, que a cola acabou não servindo para nada (a viagem seria basicamente por asfalto com trechos de terra e acabei fazendo quase toda ela por terra!).

Optei por desenhar esse percurso porque queria evitar a BR116, mas eu também não faço a menor ideia do que vou encontrar pela frente. Mas fiquei animado com os comentários do pessoal e acho que fiz uma boa escolha.

O telefone por satélite é um investimento que pretendo fazer para a viagem que estou planejando fazer pelas Américas, se tudo der certo pretendo sair por 1,5 ou 2 anos percorrendo todo o continente.

Abraços,
Voltar ao Topo
RicardoWatanabe Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Dez 2013
Santo André
Offline
Mensagens:40
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RicardoWatanabe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Abr 2015 as 09:43
Opa! csrocha,

Pode deixar se eu tiver um bom material, e tempo, eu escrevo um "post" no meu http://www.ricardowatanabe.com/blog/ - blog. Eu não tenho muito tempo para escrever, então, muitas das viagens que faço acabam sem relato nenhum.

Eu fiquei animado após ler as mensagens, acho que será um pedal recompensador.

Abraços,
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Abr 2015 as 10:49
Ricardo, vc não é o único que gosta de colinha...


IMG40D_2011_11_02_410 by alessandro_sp, on Flickr


IMG40D_2011_11_02_409 by alessandro_sp, on Flickr



Fiz baseado na foto aérea do Google Earth, pra saber mais ou menos onde estavam as cachoeiras e pontos mais altos do local. Bateu direitinho e deu uma boa agilizada!

Editado por Alessandro_sp - 10 Abr 2015 as 10:54
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
RicardoWatanabe Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Dez 2013
Santo André
Offline
Mensagens:40
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RicardoWatanabe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2015 as 18:46
Alessandro,

Caraca! Fiquei até emocionado! Que coisa linda. Fiquei até com vergonha... Eu uso o "Ride with GPS" e lá tenho a opção de criar mapas em pdf, que imprimo e levo no meu porta-mapas, eu também faço a transferência dos percursos no Garmin.

Eu achava que estudava direito minhas rotas, mas o que você faz é muito show!

Abraços,

Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Ricardo, vc não é o único que gosta de colinha...

https://flic.kr/p/pQ9K6c -
https://flic.kr/p/pQ9K6c - IMG40D_2011_11_02_410 by https://www.flickr.com/people/81716910%28a%29N02/ - alessandro_sp, on Flickr

https://flic.kr/p/pQ9K2z -
https://flic.kr/p/pQ9K2z - IMG40D_2011_11_02_409 by https://www.flickr.com/people/81716910%28a%29N02/ - alessandro_sp, on Flickr



Fiz baseado na foto aérea do Google Earth, pra saber mais ou menos onde estavam as cachoeiras e pontos mais altos do local. Bateu direitinho e deu uma boa agilizada!
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Abr 2015 as 14:03
Na época eu não tinha GPS... Hoje tenho um bem básico no smartphone, funciona offline, aí faria de outra forma. Mas mapinha desenhado facilita bastante!

Lógico que não precisa ser assim, esse eu detalhei porque o objetivo era identificar locais pra fotografar, e lá eu não teria nem acesso à internet. Mal tinha sinal de celular. Então não teria google earth ou qq outro auxílio, assim preferi caprichar mais.

Mas pra uma viagem, faria apenas uma coisa mais esquemática, tipo aqueles roteiros que tem no guia 4 rodas, com a estrada e em posição sequencial, os pontos de interesse (mirantes, postos, cidades, hotéis, pedágios). No seu caso, seria bom achar qq lugar onde pudesse pedir água, abrigo ou algum socorro em caso de necessidade. Isso já resolveria muita coisa.

Se até a data da viagem já estiver com o satelital, menos mal, mas essa colinha sempre ajuda, mesmo que vc tenha a garantia do telefone.
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
Waldson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3965
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Waldson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Abr 2015 as 21:44
É, essa hora o Ricardo já está cansado de pedalar! Big smile

Vá com Deus companheiro e faça uma ótima cicloviagem!

Vá com Deus!

Grande abraço!
Waldson (Antigão cicloturista)
Blog = Pedalando com o Antigão
http://pneunaestrada.blogspot.com
Voltar ao Topo
CristianRMS Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Abr 2014
Joinville
Offline
Mensagens:213
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CristianRMS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Abr 2015 as 07:39
Notícias do pedal?
Voltar ao Topo
RicardoWatanabe Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Dez 2013
Santo André
Offline
Mensagens:40
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RicardoWatanabe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2015 as 19:15
Obrigado Antigão!

Acabei de voltar da viagem. Vou preparar um relato. Mas posso adiantar que é um pedal fantástico! O lugar é lindíssimo, mas é um pedal duro, as serras são pesadas, com subidas para dar e vender, e as descidas bastante perigosas, elas são muito sinuosas e com grande inclinação. Há trechos praticamente desertos. Demos o azar de não encontrar "nada" aberto, no domingo, na cidade de Guapiara (onde pretendíamos recompor nossos estoques de água). O trecho no sul de São Paulo exige um bom planejamento. Nossa sorte é que o bar do Baixinho estava aberto e fizemos a "limpa" no estoque de água da loja.

Foram necessários os quatro dias de pedalada e mais uma carona numa caminhonete para cumprir todo o percurso!

Mas valeu a pena. Vou escrever um relato sobre a viagem e sobre detalhes do percurso.

Depois eu posto o link.

Abraços,
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mai 2015 as 16:58
Também no aguardo do relato, Ricardo!
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mai 2015 as 17:48
Opa, acabei encontrando... Nada que um google não resolvesse.

http://www.ricardowatanabe.com/blog/?p=623
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X