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Ciclovia da Paulista : Longe de ser perfeita

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felipemichael Ver Drop Down
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Cadastrado em: 14 Ago 2015
sao paulo
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    Postado: 27 Ago 2015 as 00:21
Agente ve tanta roubalheira nesse governo do Hadad..

se ele direcionasse um pouquinho da grana superfaturada para a ciclovia, faria um serviço melhorzinho

fiz meu primeiro test drive ontem, e notei os seguintes (GRAVES) defeitos

a primeira coisa que vejo é que esteticamente é feia... tinta vermelha no chao, é de mal gosto.   A tinta poderia ser uma cor mais bonita... mas esse é um detalhe nao tao importante

2 - postes na nossa frente.  Chato ter que pedalar desviando de um poste a cada 100 metros

3 - tem que parar em toda esquina.  só numa bosta de pais como o Brasil que tem uma ciclovia ridicula como essa.  a bike nao anda.  a cada esquina temos que esperar o sinal fechar..
se ele fosse um pouquinho mais inteligente , e usasse melhor o dinheiro, ao inves de roubar, faria uma passagem SUBTERRANEA em cada esquina  (passariamos por baixo, sem necessidade de se preocupar com os carros que estao nas travessas da paulista)  outra ideia, seria passarmos por cima, tipo viaduto... a cada esquina um mini viaduto com o objetivo de nao ficar parando a cada esquina

trabalho porco, coisa de pais atrasado.
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etnies Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Nov 2011
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Eu raramente utilizo a ciclovia da paulista por não ser rota dos meus giros, mas uso a avenida de carro umas 3x por semana, e te digo: Tenho medo de andar na faixa de esquerda, já vi pelo menos 5 ciclistas desviando de pessoas ou skatistas/in line/etc e caindo na faixa de rolagem dos veículos.

Ontem mesmo vi um ciclista enroscando em umas das barras laterais "de proteção" da ciclovia, o cara caiu e a roda à mostra na faixa de rolagem da esquerda dos veículos, poderia ter causado um acidente maior...



De qualquer forma, em qualquer ciclovia ou ciclofaixa o cuidado tem que ser triplicado...


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DavidGSP Ver Drop Down
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kkkkkkkkkkkkkk passagem subterrânea? viaduto a cada esquina! é pra rir ou pra chorar? asfalto pigmentado agora virou tinta vermelha? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk num viaja mano, imagina quanto custaria a ciclovia se em cada esquina tivesse um túnel, e a cor vermelha é padrão internacional está inclusive citado no CTB kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
Tem muita ciclovia com defeitos bem mais graves do que esses aí kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e aonde vc tirou a informação que a ciclovia foi superfaturada? Que eu saiba o orçamento inicial foi o mesmo orçamento final.
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thisouz Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Mar 2013
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Por Deus!!! 

Esse tópico é sério?!?!?

Essa ciclovia da Paulista já foi exaustivamente discutida e ainda tem gente opinando em cima de achismos...
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sol invictus Ver Drop Down
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Cadastrado em: 18 Ago 2015
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longe de ser perfeita mas TEM, eu aqui na minha cidade implorando pra ter qualquer cosia parecida com uma, hoje indo pro trabalho quase um onibus me atropelou , nada fora do normal, se eu tivesse uma ciclovia
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Denmarq Ver Drop Down
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Cadastrado em: 28 Ago 2012
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Fumou maconha mofada...
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jbtozetti Ver Drop Down
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Cadastrado em: 21 Mai 2013
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só pra informar o nosso amigo aí, a tal cor vermelha da pintura da ciclovia é padrão internacional ok? e não propaganda socialista Wink
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ISAAKEU Ver Drop Down
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Cadastrado em: 20 Jan 2015
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Se não tem RECLAMA se tem RECLAMA, na boa não sou defensor de politicos e nem quero entrar no mérito mas na minha opinião td que um governante faz para beneficiar o povo aos meus olhos, é bem vindo. E vc deveria se informar melhor antes de ter criado esse tópico, perdeu a chance de ficar quieto.
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AdrianoRN Ver Drop Down
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Túnel na AV Paulista????

E o metrô passa onde?

Se a CET foi burra ao construir a ciclovia, o que falar dessa sua proposta?

A Paulista tem várias esquinas, logo, seja com ou sem ciclovia você tem que parar várias vezes. Quer "retão" vai para rodovia.

Por fim, se você está tão correto nas acusações de superfaturamento por que não denunciou ainda? A promotora Mansur vai adorar.
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Walmir Passarelli Ver Drop Down
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Cadastrado em: 23 Mar 2015
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Ahhf, cada uma viu....
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Natão Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Jun 2015
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Perfeita não é mesmo. Mas quebra muito o galho... Não dá pra fazer milagres na Paulista sem gastar muuuuuuita grana. Não é simplesmente fazer um túnel... tem toda uma estrutura, até o metrô passa ali do lado, então não é bem assim.

Ciclovia da Paulista é luxo perto de muitas pelo Brasil a fora... isso sem mencionar o fato de existirem poucas pelo país...rs.

Seus comuna... vermelho, vermelho kkkk lol.
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Pepebike Ver Drop Down
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O melhor é rir...



Enquanto isso: "TCM aponta problemas de estrutura e sobrepreço em ciclovias de SP"

“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
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felipemichael Ver Drop Down
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sao paulo
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Confusedhttp://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/07/justica-obriga-prefeitura-de-sp-divulgar-valores-de-ciclovias.html
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felipemichael Ver Drop Down
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sao paulo
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seria perfeitamente possivel uma passagem subterranea a cada cruzamento

mesmo se passasse pelo metro, isso seria otimo, pois a galera teria a paisagem do metro quando entrassem no tunel.

e dinheiro nao é desculpa, pois se voces considerar o tanto que eles roubam
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43679 Ver Drop Down
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Poxa,ciclovia do PT é sempre vermelha,cor da Grande Mãe Russia.

Na Russia,a ciclovia anda em voce.

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felipemichael Ver Drop Down
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sao paulo
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o problema nao é o PT.

é o vermelho.  é uma cor que nao me agrada

devia ser azul
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Carlos sp Ver Drop Down
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Originalmente postado por felipemichael felipemichael escreveu:

seria perfeitamente possivel uma passagem subterranea a cada cruzamento

mesmo se passasse pelo metro, isso seria otimo, pois a galera teria a paisagem do metro quando entrassem no tunel.

e dinheiro nao é desculpa, pois se voces considerar o tanto que eles roubam



Não sei o que você tomou cara, mas quero uma dose dupla para essa sexta!LOLLOLLOL


Editado por Carlos sp - 28 Ago 2015 as 09:37
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DavidGSP Ver Drop Down
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Paisagem do metrô, agora sim eu vi vantagem, passagem subterrânea já!
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Natão Ver Drop Down


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Magina só, andando de bike e vendo o metro passando aos teus pés... ou do teu lado, separados por um blindex?? Show. Vê duas doses dessa aí.
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ISAAKEU Ver Drop Down
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Esse felipemichael deve ser o cara mais do contra que existe pqp..kkkk
Ta enchendo o forum de tópicos sem noção kkkk
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sergio_moraes Ver Drop Down
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Cadastrado em: 29 Mar 2014
Rio das Ostras
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Originalmente postado por felipemichael felipemichael escreveu:

o problema nao é o PT.

é o vermelho.  é uma cor que nao me agrada

devia ser azul

Deixa eu ver se entendi, não te agrada então não serve pra mais ninguem? é isso?

Porra onde é que está o responsável pela pintura da ciclovia que não perguntou pro moço o que ele achava da cor????????????
força sempre!!
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rafasm76 Ver Drop Down
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Eu pensei que morreria sem ver uma ideia "jenial" como essa kkkk.

Não pode ser sério isso...
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felipemichael Ver Drop Down
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sao paulo
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bom, eu estava auzente durante o dia de hoje, mas apenas reunindo material bom para postar aqui.

eu costumo dizer que adoro ser sub-estimado pois é ai que eu gosto de mostrar que eu estava certo 

o material que eu tenho, senhores, reune provas de que eu nao estou errado, e muito menos viajando na maionese, como muitos acharam...   

vou começar falando sobre a cor

que o show começe !


Originalmente postado por jbtozetti jbtozetti escreveu:

só pra informar o nosso amigo aí, a tal cor vermelha da pintura da ciclovia é padrão internacional ok? e não propaganda socialista Wink

errado.  padrao é uma palavra que nao entra no meu vocabulario.  o ser humano é livre para criar, e sair da mesmisse.  gosto de idéias originais, e pessoas que desafiam o status quo.

as fotos a seguir representam a verdadeira tendencia mundial em ciclovias.  a cor do momento é o verde tiffany  (inspirado nas lojas tiffany)  vejam, muito mais fashion, agradavel , que o vermellho

acho que esta no momento de eu parar de falar e vamos as fotos?






e que tal essa cor, que até lembra os mares de cam cum??



enfim... o bom gosto existe
mas nem todos entendem

no proxima postagem iremos abordar o lance da galeria subterranea, ou aérea
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43679 Ver Drop Down
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Qdo eu comecei a usar internet,a 15 anos atras,Caps Lock travado(caixa alta)era considerado má educaçao,gritar.Era usado por pessoas mal educadas,que queria enfiar sua opiniao goela(garganta)abaixo de todos os outros.
Uma das variantes do conhecido Troll.

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felipemichael Ver Drop Down
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sao paulo
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Originalmente postado por Natão Natão escreveu:

Magina só, andando de bike e vendo o metro passando aos teus pés... ou do teu lado, separados por um blindex?? Show. Vê duas doses dessa aí.

um dia kennedy disse aos americanos:  alguns homens veem as coisas como estao, e perguntam porque?  eu vejo coisas que nunca foram feitas, e pergunto, por que nao?

Em paises de engenharia avançada, já existe o conceito de ciclovias por baixo da terra, ou até aéreas.

voces estao achando isso engraçado pois no Brasil realmente tudo anda muito atrasado, mas em alguns anos, voces vao ver qe eu tinha razao !

vamos as fotos.  
Apreciem sem moderação



foto 1 - o conceito de viaduto de ciclovia em esquinas já existe, dessa forma nao sao atrapalhados pelo cruzamento dos carros.  a idéia aqui é que na Paulista fosse feito uma em cada esquina.


foto 2 - mais um exemplo de ciclovia suspensa.  O futuro chegou.


foto 3 - apesar da ciclovia na foto não levar o nada a lugar nenhum, proporciona que os atletas treinem sem a intervenção dos carros.





Em sorocaba, ela já existe !








Agora, que tal falarmos da ciclovia SUBTERRANEA ??

confiram as fotos
Ciclovia subterranea em Dubai


Na paulista, seria tipo assim


                                            Ciclovia subterranea Verde Tiffany



Mais um lindo exemplo de ciclovia suspensa.
prefeito hadad, um dia voce aprende !
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43679 Ver Drop Down
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Relaxe o tom politico pexe.E desligue o maldito caps.Ou prevejo que saira na mesma velocidade q chegou.
Mesmo q tenha boas ideias,modere o tom,saia do politico.E caso nao saiba,a ciclovia da Paulista ja tem um topico proprio,e dizem que é um milagre ter alguma ciclovia la.
Se o prefeito tenta um projeto destes ai,apresenta o orça(q sao so projetos e maquetes)o povo de SP sai as ruas pedindo a cabeça dele(com voce no comando da passeta)
Fez,gastou ? a mais,ma agora responda se foi tudo por bolso dele?
VOce acha mesmo q so foi pro bolso dele o super faturamento?
Fala serio,voce nao pode ser tao burro.
Imagina a qtde de gente q levou um por fora.
Agora imagina um projeto fantasioso destes q tu propos...
O problema do povo é achar q so politico rouba.Para roubar dinheiro publico,tem uma legiao de ladroes envolvidos.
E a maioria NAO é politico.

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Alessandro_sp Ver Drop Down
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Felipe, tá de gozação que vc vai apresentar um monte de mockup 3D de "possíveis mas improváveis" opções de ciclovias pra embasar o que tá querendo provar???

Tá, vamos ficar na de Sorocaba. Já pedalou lá? Eu já! É bem legal mas tem trechos mais complicados (como esse da foto) por serem estreitos. Pega duas bikes com guidões largos e fica mais tenso, porém não impossível.

Em Salto (cerca de 50km de Sorocaba) há uma ciclovia (curta mas está lá) mais estreita e cheia de desvios. E ainda assim o pessoal usa.

Cara, idéia pode ter, a cabeça e o papel aceitam tudo. Agora, você conhece uma coisa chamada custo x benefício? E outra chamada Vitória de Pirro? Então.
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
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gms Ver Drop Down


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Estética é algo bem subjetivo. Isso não faz que não seja possível criticá-la, mas você precisa de argumentos bem embasado e pode ter certeza de que "é feia, é de mal gosto, poderia ser uma cor mais bonita" não é uma crítica bem embasada. É uma crítica baseada em opiniões fracas e igualmente subjetivas.

A cor vermelha é chata? Que pena.
A cor vermelha é feia? Calamidade.
Isso faz com que você tenha menos vontade de usar? Azar.
E as pessoas que acham o verde tiffany chata e/ou feia? E se essas pessoas ficarem com menos vontade de usar por causa disso? Por que beneficiar você e não eles?

Vê como a sua crítica é fraca? O que eu quero saber é se o verde tiffany que você defende tras algum benefício além do estético. Em relação ao vermelho, ele contrasta melhor com o asfalto escuro? Ele consegue realçar melhor o ciclista, fazendo com que ele fique mais visível para pedestres e motoristas, diminuindo as chances de um acidente? O pigmento usado para conseguir essa cor dura mais do que a vermelha? É mais barata? É mais ecológico? Consegue fazer fotossíntese?

Sobre postes na ciclovia, sim são um problema. O ideal seria que a cidade não tivesse postes, mas o custo para fazer isso é tremendo, o transtorno também e a vontade política é bem baixa. Se fosse esperar o enterramento dos fios para fazer algo, nada seria feito.

Sobre fazer ciclovias sob ou sobre os cruzamentos. Possível? Sim, sem dúvida. Possível NA PAULISTA? Aí eu já não sei.

O que você argumenta claramente é que é possível fazer ciclovias subterrâneas (o que é óbvio, passa por algo chamado túnel) e suspensas (o que também é bem óbvio, passa por algo chamado ponte). Mas isso não quer dizer que é possível fazê-los NA PAULISTA.

Me parece que você afirma categóricamente que sim, é possível uma "uma passagem SUBTERRANEA em cada esquina". Você acha mesmo que a coisa é tão simples assim para afirmar sem sequer fazer um estudo? Sem ver a distância da esquina e para ver a inclinação do acesso ao túnel? Sem saber o tem embaixo de cada cruzamento para saber se tem espaço? Sem saber sequer o que tem ali? Podem ter tubos com fiações diversas que teriam de ser desviadas, pode ser que se chegue abaixo do teto do metro, fazendo com que seja necessário construir não só um túnel mas também uma ponte, pode ser que seja necessário reforçar a estrutura suportando o asfalto. Você levou todas essas variáveis em consideração?

Por fim, outra coisa sobre cores.
Citar Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito
Desenvolvido pela Câmara Temática de Engenharia de Tráfego, da Sinalização e da Via, órgão de assessoramento ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) composto por técnicos e especialistas de trânsito de todo o Brasil, o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito é um documento técnico dividido em diversos volumes, sendo o Volume IV destinado à “uniformização e padronização da sinalização horizontal”. A sinalização horizontal é justamente a sinalização de solo ou, como define o documento técnico, “um subsistema da sinalização viária composta de marcas, símbolos e legendas, apostos sobre o pavimento da pista de rolamento”.

O texto do Volume IV do Manual foi aprovado pela Resolução nº 236 do Contran, de 11 de maio de 2007, que revogou os padrões anteriores, de 1986, e determinou que os órgãos e entidades de trânsito teriam até 30 de junho de 2008 para se adequarem às novas regras. Ou seja, desde pelo menos 2008, a cor vermelha é obrigatória em ciclovias implantadas em vias públicas.

Originalmente postado por Contran Contran escreveu:

4.4 Padrão de formas e cores

A sinalização horizontal é constituída por combinações de traçado e cores que definem os diversos tipos de marcas viárias.

(…)

4.4.2 Padrão de cores:

(…)

    Vermelha, utilizada para:
    – Demarcar ciclovias ou ciclofaixas;
    – Inscrever símbolo (cruz).

[Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito - Volume IV
Conselho Nacional de Trânsito - Contran, 2007, pg. 7]

Você pode baixar o manual no link:
www.denatran.gov.br/publicacoes/download/manual_horizontal_resolucao_236.pdf
Texto retirado de:
http://vadebike.org/2014/11/pintura-cor-vermelha-ciclovias-legislacao-contran/

Claro que você pode ler isso e dizer "o ser humano é livre para criar, e sair da mesmisse.  gosto de idéias originais, e pessoas que desafiam o status quo." mas o papel do poder público não é ir contra as regras. O poder público pode até questionar as regras, mas não cabe à ela ferir as regras para depois questionar.  Ela (deveria) questinar primeiro e só depois agir, de acordo com o resultado do questionamento.
Claro que aceitar isso, principalmente no Brasil, é mais complicado, visto a corrupção que rola solta, mas comparar corrupção com pintar a ciclovia de outra cor é complicado.
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felipemichael Ver Drop Down
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Cadastrado em: 14 Ago 2015
sao paulo
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Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Relaxe o tom politico pexe.E desligue o maldito caps.Ou prevejo que saira na mesma velocidade q chegou.
Mesmo q tenha boas ideias,modere o tom,saia do politico.E caso nao saiba,a ciclovia da Paulista ja tem um topico proprio,e dizem que é um milagre ter alguma ciclovia la.
Se o prefeito tenta um projeto destes ai,apresenta o orça(q sao so projetos e maquetes)o povo de SP sai as ruas pedindo a cabeça dele(com voce no comando da passeta)
Fez,gastou ? a mais,ma agora responda se foi tudo por bolso dele?
VOce acha mesmo q so foi pro bolso dele o super faturamento?
Fala serio,voce nao pode ser tao burro.
Imagina a qtde de gente q levou um por fora.
Agora imagina um projeto fantasioso destes q tu propos...
O problema do povo é achar q so politico rouba.Para roubar dinheiro publico,tem uma legiao de ladroes envolvidos.
E a maioria NAO é politico.


Desculpe, mas em nenhum momento eu lembro de ter usado Caps... uso as letras maiores, com o tamanho da caligrafia maior, que é uma coisa totalmente diferente.

desculpe estar postando sobre um assunto que já rolava no forum, realmente o assunto já existia, mas eu queria que o forum focasse na minha opinião , que é bem diferente da maioria das que eu li.. abordei uma visão nova e contestadora sobre a ciclovia

sabe, somos um pais muito rico, e se nao existisse roubo por parte de politicos e empresarios, teriamos as melhores ciclovias , aereas, subterraneas, e pela cidade toda.. e um pais desenvolvidissimo.  seria sim possivel construir coisas maravilhosas para o povo brasileiro, que merece.

mas nao... eles fazem ciclovias com o unico objetivo de superfaturar  , eles nao se importam com o povo, apenas com o enriquecimento deles.  a ciclovia é apenas uma desculpa para poder roubar.


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felipemichael Ver Drop Down
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sao paulo
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Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Felipe, tá de gozação que vc vai apresentar um monte de mockup 3D de "possíveis mas improváveis" opções de ciclovias pra embasar o que tá querendo provar???

Tá, vamos ficar na de Sorocaba. Já pedalou lá? Eu já! É bem legal mas tem trechos mais complicados (como esse da foto) por serem estreitos. Pega duas bikes com guidões largos e fica mais tenso, porém não impossível.

Em Salto (cerca de 50km de Sorocaba) há uma ciclovia (curta mas está lá) mais estreita e cheia de desvios. E ainda assim o pessoal usa.

Cara, idéia pode ter, a cabeça e o papel aceitam tudo. Agora, você conhece uma coisa chamada custo x benefício? E outra chamada Vitória de Pirro? Então.

quanto a Vitoria do Pirro, nunca ouvi falar.

sobre custo beneficio, conheço tambem, mas o que realmente atrapalha é a má vontade dos politicos, e o super faturamento.  seria possivel sim, somos um pais rico.  sao paulo é a cidade mais rica do brasil, devia ser exemplo

quanto as ciclovias que voce citou,nunca as usei
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felipemichael Ver Drop Down
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Originalmente postado por gms gms escreveu:

Estética é algo bem subjetivo. Isso não faz que não seja possível criticá-la, mas você precisa de argumentos bem embasado e pode ter certeza de que "é feia, é de mal gosto, poderia ser uma cor mais bonita" não é uma crítica bem embasada. É uma crítica baseada em opiniões fracas e igualmente subjetivas.

A cor vermelha é chata? Que pena.
A cor vermelha é feia? Calamidade.
Isso faz com que você tenha menos vontade de usar? Azar.
E as pessoas que acham o verde tiffany chata e/ou feia? E se essas pessoas ficarem com menos vontade de usar por causa disso? Por que beneficiar você e não eles?

Vê como a sua crítica é fraca? O que eu quero saber é se o verde tiffany que você defende tras algum benefício além do estético. Em relação ao vermelho, ele contrasta melhor com o asfalto escuro? Ele consegue realçar melhor o ciclista, fazendo com que ele fique mais visível para pedestres e motoristas, diminuindo as chances de um acidente? O pigmento usado para conseguir essa cor dura mais do que a vermelha? É mais barata? É mais ecológico? Consegue fazer fotossíntese?

Sobre postes na ciclovia, sim são um problema. O ideal seria que a cidade não tivesse postes, mas o custo para fazer isso é tremendo, o transtorno também e a vontade política é bem baixa. Se fosse esperar o enterramento dos fios para fazer algo, nada seria feito.

Sobre fazer ciclovias sob ou sobre os cruzamentos. Possível? Sim, sem dúvida. Possível NA PAULISTA? Aí eu já não sei.

O que você argumenta claramente é que é possível fazer ciclovias subterrâneas (o que é óbvio, passa por algo chamado túnel) e suspensas (o que também é bem óbvio, passa por algo chamado ponte). Mas isso não quer dizer que é possível fazê-los NA PAULISTA.

Me parece que você afirma categóricamente que sim, é possível uma "uma passagem SUBTERRANEA em cada esquina". Você acha mesmo que a coisa é tão simples assim para afirmar sem sequer fazer um estudo? Sem ver a distância da esquina e para ver a inclinação do acesso ao túnel? Sem saber o tem embaixo de cada cruzamento para saber se tem espaço? Sem saber sequer o que tem ali? Podem ter tubos com fiações diversas que teriam de ser desviadas, pode ser que se chegue abaixo do teto do metro, fazendo com que seja necessário construir não só um túnel mas também uma ponte, pode ser que seja necessário reforçar a estrutura suportando o asfalto. Você levou todas essas variáveis em consideração?

Por fim, outra coisa sobre cores.
Citar Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito
Desenvolvido pela Câmara Temática de Engenharia de Tráfego, da Sinalização e da Via, órgão de assessoramento ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) composto por técnicos e especialistas de trânsito de todo o Brasil, o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito é um documento técnico dividido em diversos volumes, sendo o Volume IV destinado à “uniformização e padronização da sinalização horizontal”. A sinalização horizontal é justamente a sinalização de solo ou, como define o documento técnico, “um subsistema da sinalização viária composta de marcas, símbolos e legendas, apostos sobre o pavimento da pista de rolamento”.

O texto do Volume IV do Manual foi aprovado pela Resolução nº 236 do Contran, de 11 de maio de 2007, que revogou os padrões anteriores, de 1986, e determinou que os órgãos e entidades de trânsito teriam até 30 de junho de 2008 para se adequarem às novas regras. Ou seja, desde pelo menos 2008, a cor vermelha é obrigatória em ciclovias implantadas em vias públicas.

Originalmente postado por Contran Contran escreveu:

4.4 Padrão de formas e cores

A sinalização horizontal é constituída por combinações de traçado e cores que definem os diversos tipos de marcas viárias.

(…)

4.4.2 Padrão de cores:

(…)

    Vermelha, utilizada para:
    – Demarcar ciclovias ou ciclofaixas;
    – Inscrever símbolo (cruz).

[Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito - Volume IV
Conselho Nacional de Trânsito - Contran, 2007, pg. 7]

Você pode baixar o manual no link:
www.denatran.gov.br/publicacoes/download/manual_horizontal_resolucao_236.pdf
Texto retirado de:
http://vadebike.org/2014/11/pintura-cor-vermelha-ciclovias-legislacao-contran/

Claro que você pode ler isso e dizer "o ser humano é livre para criar, e sair da mesmisse.  gosto de idéias originais, e pessoas que desafiam o status quo." mas o papel do poder público não é ir contra as regras. O poder público pode até questionar as regras, mas não cabe à ela ferir as regras para depois questionar.  Ela (deveria) questinar primeiro e só depois agir, de acordo com o resultado do questionamento.
Claro que aceitar isso, principalmente no Brasil, é mais complicado, visto a corrupção que rola solta, mas comparar corrupção com pintar a ciclovia de outra cor é complicado.


voce fez um bom trabalho e bem argumentado nessa postagem, e irei responder as partes que mais me chamaram a atenção.

1 - a cor é subjetiva mesmo, gosto é subjetivo.  mas pergunte as mulheres, que são as donas da razao quando falamos em estetica ... eu te garanto que 8 em 10 vao preferir o verde tiffany

- a prefeitura nem sequer perguntou para os cidadaoes, ou fez uma enquete para ver que cor era a mais bonita.  a paulista é nossa.   se a maioria escolhesse o vermelho, ai tudo bem, apesar de eu nao concordar, pelo menos foi feita a vontade da maioria

mas creio que nao... se perguntarmos para especialistas em construção, estilo, beleza, artistas plasticos, tenho quase certeza que vao preferir o verde tiffany, .  eu teria mais prazer em andar em uma ciclovia mais bonitona, claro... mas fazer o que ne?

sobre o aspecto de marcar a pista, o verde tambem é superior ao vermelho... é muito mais chamativa a cor verde do que esse vermelho

sobre os aspectos tecnicos, realmente teria que ser feita uma analise do local levando em conta toda a infra estrutura ja presente.. creio que uma passagem dentro do metro, seria muito massa, mas se nao fosse possivel, uma ponte em cada esquina seria magnifica

sobre a lei que voce citou, prefiro nao comentar, pois eu sou uma pessoa que odeia a burocracia, regras, legislações e qualquer tipo de coisa que nos molde.

abraços
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gms Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2015 as 09:00
Originalmente postado por felipemichael felipemichael escreveu:

1 - a cor é subjetiva mesmo, gosto é subjetivo.  mas pergunte as mulheres, que são as donas da razao quando falamos em estetica ... eu te garanto que 8 em 10 vao preferir o verde tiffany

Mas se não for embasada, continua sendo uma defesa fraca e subjetiva, independente de quem esteja dizendo.
Pensemos numa situação similar. Um pintor profissional com trabalhos reconhecidos mundialmente vai criticar uma pintura. Se ele simplesmente disser "Essa pintura é feia", por mais que ele seja profissional, essa crítica é vazia, sem sustança. Na verdade, nem sei se isso pode ser chamado de crítica, se não uma opinião. Uma crítica mais contundente iria incluir porque a pintura "é feia" (composição, cores, perspectiva e blá blá blá). O fato de ser alguém que pode ser considerado como "dono da razão quando falamos de pintura" não faz com que sua crítica possa manter o mesmo valor se desprovida de conteúdo.
Originalmente postado por felipemichael felipemichael escreveu:


- a prefeitura nem sequer perguntou para os cidadaoes, ou fez uma enquete para ver que cor era a mais bonita.  a paulista é nossa.   se a maioria escolhesse o vermelho, ai tudo bem, apesar de eu nao concordar, pelo menos foi feita a vontade da maioria

mas creio que nao... se perguntarmos para especialistas em construção, estilo, beleza, artistas plasticos, tenho quase certeza que vao preferir o verde tiffany, .  eu teria mais prazer em andar em uma ciclovia mais bonitona, claro... mas fazer o que ne?

E desde quando eles perguntam tanto assim para a população? Claro que isso não é uma resposta decente, mas o que você está ignorando completamente aqui é que existe uma coisa chamada "legislação" que versa especificamente sobre a cor que deve ser utilizada para demarcações diversas no território nacional. E essa legislação diz claramente que a demarcação de ciclovias ou ciclofaixas deve ser vermelha.

Não há motivos para perguntar qual cor a população quer porque qualquer cor que não a definida pela legislação seria ilegal e poderia ser questionada perante a justiça. Vê como o problema não é perguntar? O que você e qualquer um pode fazer é propor uma alteração na legislação via seu representante. Não sei se é possível alterar resolução via lei, mas se for possível, você mesmo pode fazê-lo. Para propor projetos de lei que não modificam a Constituição é necessário a assinatura de, no mínimo, 1% dos eleitores do país de ao menos cinco unidades da federação diferentes (com no mínimo 0,3% dos eleitores em cada um deles). Portanto, se tem convicção de que a cor verde tiffany para ciclovias é o desejo do povo, tentar mudar pode não estar fora do seu alcance.

Originalmente postado por felipemichael felipemichael escreveu:

sobre o aspecto de marcar a pista, o verde tambem é superior ao vermelho... é muito mais chamativa a cor verde do que esse vermelho

Talvez sim, talvez não. Desconheço o motivo de a cor escolhida no Brasil ser a vermelha. Não sei se fizeram algum estudo ou se pegaram uma cor que estava sobrando.
Fato é que não existe um padrão internacional, ao contrário do que foi dito neste tópico.
Neste site tem fotos de ciclovias vermelha, vermelha desbotada, azul, verde.
http://john-s-allen.com/blog/?p=2293
Nos EUA sequer era pintado e só mais recentemente que estão começando a pintar. A escolha lá foi a cor verde por motivos legais também e não estéticos. Eu não sei exatamente o motivo, mas a cor vermelha não poderia ser utilizada para tal fim, nem branca e amarela, que são utilizadas para sinalização para carros já. Sobraram azul e verde, mas a cor azul é utilizada internacionalmente para indicar acessibilidade e vagas exclusivas. Ou seja, a cor verde foi optada, ao que me parece, por exclusão.

Na Europa, como pode ver no blog que coloquei o link, não é seguido um padrão. Cada país utiliza a cor que bem entender e pinta como bem entender. Alguns pintam apenas nos cruzamentos, outros pintam a extensão completa da faixa e por aí vai.

Originalmente postado por felipemichael felipemichael escreveu:

sobre a lei que voce citou, prefiro nao comentar, pois eu sou uma pessoa que odeia a burocracia, regras, legislações e qualquer tipo de coisa que nos molde.

abraços

Isso faz com que você ache que a ciclovia possa ser de qualquer cor. Até pode, mas para isso tem todo um processo burocrático a ser realizado.
Não estou dizendo que a burocracia é boa ou ruim, apenas que ignorá-la não vai ajudar o seu argumento (de que o público deveria ter sido consultado e que cor tal deveria ter sido usada porque é melhor), visto que estamos inseridos nessa burocracia toda. Uma discussão mais útil seria como diminuir a burocracia, mas ela foge do escopo tanto do tópico quando da seção do fórum.
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jjmac Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jjmac Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2015 as 10:25
mi mi mi eu não gosto de tal cor

mi mi mi eu quero as coisas do meu jeito

mi mi mi eu não vou postar no tópico já existente porque eu quero atenção, vulgo troll

mi mi mi meu argumentos são na base do meu achismo e das minhas vontades e não do que é real.


Essas maquetes só são possiveis em países desenvolvidos, com $ pra gastar com isso. Aqui não temos o básico (saúde, segurança e educação) e quer ciclovias suspensas na Paulista?

Usar útopias e achar que está se baseando na realidade é algo que está se tornando padrão atualmente.
 
Is.40:31
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Originalmente postado por jjmac jjmac escreveu:

mi mi mi eu não gosto de tal cor

mi mi mi eu quero as coisas do meu jeito

mi mi mi eu não vou postar no tópico já existente porque eu quero atenção, vulgo troll

mi mi mi meu argumentos são na base do meu achismo e das minhas vontades e não do que é real.


Essas maquetes só são possiveis em países desenvolvidos, com $ pra gastar com isso. Aqui não temos o básico (saúde, segurança e educação) e quer ciclovias suspensas na Paulista?

Usar útopias e achar que está se baseando na realidade é algo que está se tornando padrão atualmente.
 

Veja pelo lado bom, ainda bem que o Haddad não frequenta o fórum e lê essas groselhas, se o cara gastou "só" 8 MILHÕES na ciclovia da Paulista, que o pessoal está enxergando um monte de defeitos, imagina esses "minhocão de bike"... Fala sérioLOL
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https://www.youtube.com/watch?v=IsHXTQsxElI

O Fernando Maldadd(apelido do cara)exprica.A entrevista é longa,mas acho obrigatoria pra quem e de SumPaulo(moro no Parana)
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sao paulo
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Originalmente postado por gms gms escreveu:

E desde quando eles perguntam tanto assim para a população? Claro que isso não é uma resposta decente, mas o que você está ignorando completamente aqui é que existe uma coisa chamada "legislação" que versa especificamente sobre a cor que deve ser utilizada para demarcações diversas no território nacional. E essa legislação diz claramente que a demarcação de ciclovias ou ciclofaixas deve ser vermelha. 
Não há motivos para perguntar qual cor a população quer porque qualquer cor que não a definida pela legislação seria ilegal e poderia ser questionada perante a justiça. Vê como o problema não é perguntar? O que você e qualquer um pode fazer é propor uma alteração na legislação via seu representante. Não sei se é possível alterar resolução via lei, mas se for possível, você mesmo pode fazê-lo. Para propor projetos de lei que não modificam a Constituição é necessário a assinatura de, no mínimo, 1% dos eleitores do país de ao menos cinco unidades da federação diferentes (com no mínimo 0,3% dos eleitores em cada um deles). Portanto, se tem convicção de que a cor verde tiffany para ciclovias é o desejo do povo, tentar mudar pode não estar fora do seu alcance.
Talvez sim, talvez não. Desconheço o motivo de a cor escolhida no Brasil ser a vermelha. Não sei se fizeram algum estudo ou se pegaram uma cor que estava sobrando.
Fato é que não existe um padrão internacional, ao contrário do que foi dito neste tópico.
Neste site tem fotos de ciclovias vermelha, vermelha desbotada, azul, verde.
http://john-s-allen.com/blog/?p=2293
Nos EUA sequer era pintado e só mais recentemente que estão começando a pintar. A escolha lá foi a cor verde por motivos legais também e não estéticos. Eu não sei exatamente o motivo, mas a cor vermelha não poderia ser utilizada para tal fim, nem branca e amarela, que são utilizadas para sinalização para carros já. Sobraram azul e verde, mas a cor azul é utilizada internacionalmente para indicar acessibilidade e vagas exclusivas. Ou seja, a cor verde foi optada, ao que me parece, por exclusão.
Na Europa, como pode ver no blog que coloquei o link, não é seguido um padrão. Cada país utiliza a cor que bem entender e pinta como bem entender. Alguns pintam apenas nos cruzamentos, outros pintam a extensão completa da faixa e por aí vai.
Isso faz com que você ache que a ciclovia possa ser de qualquer cor. Até pode, mas para isso tem todo um processo burocrático a ser realizado.
Não estou dizendo que a burocracia é boa ou ruim, apenas que ignorá-la não vai ajudar o seu argumento (de que o público deveria ter sido consultado e que cor tal deveria ter sido usada porque é melhor), visto que estamos inseridos nessa burocracia toda. Uma discussão mais útil seria como diminuir a burocracia, mas ela foge do escopo tanto do tópico quando da seção do fórum.

PRIMEIRO GOSTARIA DE ADIANTAR QUE VOCE ESCREVE MUITO BEM, E TRABALHA COM EXCELENTE ARGUMENTAÇÃO E PODER DE PERSUAÇÃO.  MINHAS CONGRATULAÇÕES, MAS IREI TENTAR RESPONDE-LO NA MEDIDA DO POSSIVEL.

OBRIGADO DESDE JÁ PELA CONTRIBUIÇÃO EXELENTE.

AGORA ENTENDI MELHOR COMO isso tudo funciona (das cores)

desculpa, eu estava com o caaps ligado, e só agora percebi..

então, creio que os EUA utilizaram a cor verde tiffany em homenagem a loja Tiffany mesmo, que nasceu naquele pais.

abraços
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Originalmente postado por jjmac jjmac escreveu:

mi mi mi eu não gosto de tal cor

mi mi mi eu quero as coisas do meu jeito

mi mi mi eu não vou postar no tópico já existente porque eu quero atenção, vulgo troll

mi mi mi meu argumentos são na base do meu achismo e das minhas vontades e não do que é real.



exatamente
quem nao chora nao mama, meu caro
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Na maioria do mundo é vermelha,cora da Grande Mãe Russia.
Nos EUA,é obvio o poruqe de nao ser vermelha.Aqui ela é vermelha no mandato do PT,qdo o Aero,digo,Aecio ganhar ele muda.

https://vadebici.wordpress.com/2013/12/02/chuva-e-sangue-na-ciclovia-nao-foi-por-falta-de-aviso/

A discordia dos BR.Imbecil que pega bicicleta uma vez pro ano da nisto
As mulher na Holanda pedala de salto e da um show ...
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sao paulo
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porque é obvio que nao é vermelha nos eua?  explique ...
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Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Na maioria do mundo é vermelha,cora da Grande Mãe Russia.
Nos EUA,é obvio o poruqe de nao ser vermelha.

Nos EUA, o uso da cor vermelha como forma de controle de tráfego não é permitido. Apenas para alguns experimentos, aprovados caso a caso.
Essa informação é tirada diretamente do Manual on Uniform Traffic Control Devices, preparado pelo Federal Highway Administration.
http://mutcd.fhwa.dot.gov/knowledge/faqs/faq_part3.htm#cpq1
Um exemplo de uso que parece estar começando é o uso de pavimentação vermelha para indicar faixas exclusivas de ônibus.
http://www.seattletimes.com/seattle-news/seattle-drivers-seeing-red-mdash-as-bus-only-lanes-installed/
http://www.nyc.gov/html/brt/html/about/sbs-features.shtml

Não sei se na maioria do mundo a cor utilizada é vermelha e não tenho dados para afirmar isso. Fato é que não é a única cor utilizada.
De acordo com o pedido enviado pela cidade de Chicago para pintar as ciclofaixas de maneira experimental, eles listam qual cor alguns lugares usam.
Citar Red is used in the Netherlands, Germany, Sweden, Denmark, Switzerland, and Belgium. Red is also employed in cities in Florida, Minnesota, and California.  Blue is used in Denmark, Montreal, Portland, OR, Arlington, VA, and Cambridge, MA.  Yellow, to CDOT’s knowledge, is used only in Switzerland. Green is used in some cities in Germany, France, and Australia.  Green is also used in an FHWA approved experiment in Vermont.

Não que isso queira dizer que o vermelho é o mais utilizado.
http://nacto.org/wp-content/uploads/2011/02/Chicago_Color-request-with-attachments.pdf

Nesse arquivo eles também detalham os prós e contras de algumas cores, mas são baseados no contexto dos EUA então alguns desses pontos não tem valor algum para outros países.


Originalmente postado por Devair Devair escreveu:

Aqui ela é vermelha no mandato do PT,qdo o Aero,digo,Aecio ganhar ele muda.

Aqui no Brasil se usa vermelho porque é uma determinação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) de 2007.
A escolha tem relação política? Não.

Claro que é possível fazer suposições de que tem sim, porque 2007 era o PT que estava no poder e por isso o Contran escolheu essa cor, mas isso tem tanta validade quanto dizer que nos EUA a cor vermelha nas ciclovias não é utilizada porque vermelho é a cor do comunismo. Especulações baseadas em achismos e generalizações.
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