Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Cicloturismo p/ iniciantes, onde e como começar???
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Cicloturismo p/ iniciantes, onde e como começar???

 Responder
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 1 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Urd Sama Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Dez 2011
Offline
Mensagens:26
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Urd Sama Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Cicloturismo p/ iniciantes, onde e como começar???
    Postado: 20 Jan 2012 as 01:06
Querido moderador, se já existir um tópido similar me perdoe. Pesquisei e falhei miseravelmente em encontrá-lo.

Voltei a pedalar depois dos 30, depois de anos buscando uma atividade física q me fosse atraente, a bicicleta tem me parecido uma opção muito boa.

Nas minhas pesquisas pela internet me deparei com vários relatos falando de aventuras cicloturísticas e as suas maravilhas, o que me deixa com muita vontade de sair por aí pedalando nesse mundão sem fim, porém bate aquele medo e fica a dúvida primordial:

POR ONDE COMEÇAR????? T-T

De verdade, não sei. Só sei q não rola eu sair por aí sozinha pedalando, então seguem alguns itens que acho eu devem ser considerados:

1.Bicicleta - qual comprar???

Umas dicas de boas bicicletas para cicloturistas iniciantes são válidas.

Fui lá, fiz um bikefit e comprei essa bicicleta (q estou gostando muito, demorei mais de um mês p/ encontrar o melhor custo x benefício) e coloquei esse bagageiro. Qdo comprei ambos não estava considerando iniciar cicloturismo, estava apenas pensando em fazer umas trilhas e o bagageiro era p/ eu colocar minha mochila qdo a utilizasse p/ trabalhar (já vi o povo falando q esse bagageiro não é muito bom, mas comprei bem antes do assunto surgir). Não tenho como comprar outra por enquanto, então preciso saber se essa é boa p/ começar.

2. Preparação física - o quanto devo treinar anter de começar?

Já faço uns 15kms diariamente e de 30 a 40kms no fim de semana sem me desgastar tanto, é suficiente?

3. Onde começar? Como escolher trajetos

Como vocês escolhem os caminhos a serem percorridos? Percebi que vocês utilizam o Google Earth, mas além do software, o que vcs levam em consideração na hora de escolher um trajeto.

Quais seriam o melhores caminhos p/ quem está começando agora? (No meu caso, seriam trajetos em SP, de preferencia perto da capital)

Vcs pedalam em rodovias? É seguro? Já sofreram acidentes?

Existem agências de turismo que trabalham com cicloturismo, vale a pena contratar o serviço dessas agências?

4. Sozinho ou acompanhado? 

Eu não conheço NINGUÉM que pratique cicloturismo, meu primeiro contato com essa modalidade por pela internet enquanto pesquisava p/ comprar minha bicicleta, de pouquinho em pouquinho.

Daí eu pergunto, dá p/ começar sozinho(a)?

Se sim, quais as dicas de segurança p/ pedalar sozinho por aí?

5. Qualquer dica p/ iniciantes é válida!

Sério, pessoal, o que vcs puderem passar de dicas fico agradecida!

A parte mais técnica sobre equipamente deixo p/ tópicos específicos pq este já está muito extenso.

pq eu só quero saber COMOFAS// cicloturismo.... Embarrassed

OBRIGADA!


Ghost Rider
Voltar ao Topo
Urd Sama Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Dez 2011
Offline
Mensagens:26
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Urd Sama Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2012 as 01:08
Uma ultima dúvida: Esses livrinhos de trilhas valem a pena? Sempre vejo p/ vender em lojas de bike, mas nunca sei se realmente vale a pena...
Ghost Rider
Voltar ao Topo
W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2007
TrêsCorações-MG
Offline
Mensagens:2296
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar W0LVER1NE_MG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2012 as 03:54
Não sei se você ou alguém vai ter paciência de ler tudo que vou escrever, mas lá vamos nós:
 
Originalmente postado por Urd Sama Urd Sama escreveu:

POR ONDE COMEÇAR????? T-T
Essa nem preciso responder, pois você já começou. Entrou num fórum de cicloturismo - e imagino eu que esteja acompanhando com frequência - fez um bikefit, comprou uma bike decente e tem andado com regularidade para ganhar preparo.
Isso é o começo.
 
Originalmente postado por Urd Sama Urd Sama escreveu:

1.Bicicleta - qual comprar???
Bom, você já comprou a bike, e para mim ela parece bem boa em termos de peças e qualidade. Pode ser sua bike para sempre, necessitando somente aprimorar ela com upgrades aqui e ali (coisas de futuro e que as suas primeiras viagens vão te dar dicas sobre o que seria). 
Já o bagageiro é problemático como você mesmo percebeu ao ler o fórum, mas acredito que ele segura a onda por um tempo. Só não arriscaria grandes jornadas de vários dias com ele, principalmente se for por lugares aonde você dificilmente conseguiria comprar outro para prosseguir.

Originalmente postado por Urd Sama Urd Sama escreveu:

2. Preparação física - o quanto devo treinar anter de começar?
Isso que tem andado (15Km por dia e de 30 a 40Km por final de semana) já é ótimo, desde quê você mantenha essa regularidade. Se puder aumentar, se sentir que dá, faça; deixa seu corpo ditar o ritmo e a duração das suas pedaladas, mas é importante que você não encare como treino e sim como passeio... pois cicloturismo não é competição, não envolve desempenho. Vez por outra você terá metas a cumprir em função de tempo, mas a princípio a idéia fundamental é se divertir ao longo da viagem, e não apenas nos destinos. Você está fazendo turismo usando uma bicicleta, nunca se esqueça disso!
É verdade que quanto mais você anda no dia a dia, mais tranquilamente vai superar as distâncias de uma viagem mais longa, mas como disse antes, seu corpo vai ditar esse ritmo. Após algumas semanas passeando com regularidade você perceberá que naturalmente está andando mais rápido ou se cansando menos, e daí sempre que puder esticar o trajeto do passeio ou aumentar o ritmo (mas sempre passeando!), melhor.
Eu bato muito nessa tecla de passeio x treino, porque treino muitas vezes se torna sofrido, desprazeroso, e tem como finalidade fazer com que você melhore seu desempenho ao máximo para enfrentar outros em competições. Como não vai precisar de desempenho máximo nas suas viagens de cicloturismo, então não tem porque encarar sofrimento no dia a dia.
 
Originalmente postado por Urd Sama Urd Sama escreveu:

3. Onde começar? Como escolher trajetos
Esse é provavelmente o maior dos seus problemas.
Pelo que deu a entender, você mora na maior metrópole brasileira, e para a grande maioria isso significa que para sair pra passear de bike você vai logo de cara pegar trânsito e possivelmente lugares inseguros, a menos que tenha como se locomover por outros meios até sair dessa região, ou seja: pegar um metrô, ou ir de carro até determinado ponto, ou mesmo ter quem a leve (e talvez a busque).
Se não é o seu caso - você mora em um lugar aonde é possível sair pedalando sem pegar tráfego intenso e nem passar por áreas de risco até que encontre, digamos assim, a natureza - então esquece o que falei acima.
 
Os trajetos você escolhe por beleza, afinidade, curiosidade... e sugestões.
Esses três primeiros critérios são pessoais seus e você terá que "montar" eles de acordo com o que pretende. Já as sugestões você encontra aqui no fórum, ou em blogs de cicloturistas, ou conversando com amigos bikers.
O Google Maps na verdade não escolhe para você, ele só te mostra aonde tem caminho a partir do momento que você escolhe de onde até aonde deseja ir. E já te dou uma dica preciosa aqui: os melhores caminhos geralmente não constam no Google Maps.
Tem o Google Earth, que ajuda no sentido de te mostrar uma visão geral de determinados lugares que nunca foi, mas assim como o Maps, você precisa saber antes qual será o trajeto para poder então ficar namorando ele pelas imagens de satélite.
 
Sobre rodovias: muitas das vezes a única forma de ir de um ponto A a um ponto B é através delas; então, é quase inevitável que vez por outra você tenha que pedalar numa rodovia durante algum passeio ou viagem de bike. De um modo geral, rodovias sem acostamento e movimentadas não são recomendadas para pedalar por motivos óbvios; mas esses dois fatores isoladamente (ou seja, rodovia sem acostamento mas sem movimento, ou rodovia movimentada mas com um grande acostamento) podem não ser problema, mas ainda assim devem ser evitados. Rodovia tranquila para pedalar é aquela que tem acostamento amplo e não tem movimento.
É o costume e a prática que vão te dar a tranquilidade de andar nelas, e nada impede que um ciclista venha a enfrentar rodovias "complicadas"... apenas não é recomendado, ainda mais para quem não está acostumado.
Lembrando duas coisas fundamentais: primeiro, numa rodovia, ande SEMPRE na mão correta de direção, exceto em último caso se houver acostamento largo e for inviável atravessar para o lado da mão correta. Segundo, esteja e seja o mais visível possível, independente da hora do dia ou da noite. Roupas de cores claras e chamativas ajudam bastante (não tem que vestir um abadá ou se fantasiar de palhaço, apenas evitar roupas que possam te camuflar), assim como usar refletores e iluminação noturna (farol e luz traseira).
 
Eu já sofri acidentes em rodovias, e foram todos por minha culpa ou por culpa de amigos que estavam de bike junto, nunca foram por causa de veículos motorizados - ainda bem. O que já não posso dizer em relação a cidades, aonde a maioria dos acidentes foram por culpa de carros ou pedestres.

Sobre agências de turismo, pode valer a pena sim utilizá-las... eu nunca utilizei, mas já li relatos sobre passeios feitos por agências e aonde as pessoas ficaram muito satisfeitas. Só acho - minha opinião - que passeios de agências por um lado trazem certas comodidades (carros de apoio, agendamentos e reservas, transporte de bagagem, etc) mas por outro tiram um pouco da sua liberdade, tanto de escolha dos caminhos, horários e lugares a ficar, quanto da escolha de quem vai te acompanhar. Além da questão dos preços - quanto mais bem organizado for e mais comodidades a agência proporcionar, provavelmente mais cara será.
Originalmente postado por Urd Sama Urd Sama escreveu:

4. Sozinho ou acompanhado? 

Aqui vale como nunca o ditado: antes só, do que mal acompanhado.
Ter a companhia de uma pessoa que não tem uma certa afinidade com você, ou que esteja com um ritmo de passeio muito diferente do seu (seja pra mais lenta, seja pra mais apressada) ou ainda que não compartilhe da sua idéia de passeio ideal, vai ser muito ruim.
 
Entretanto, existe um outro ditado - na verdade, é um epitáfio - que diz: "a felicidade só é verdadeira quando compartilhada".
Procure, incessantemente a cada instante da sua vida, pessoas que possam ser boas companhias; seja pelas conversas interessantes ou pela cumplicidade do silêncio; seja por fazerem você se sentir mais solta na presença delas ou pela segurança que elas lhe transmitem; pela alegria efusiva ou pela serenidade; ou simplesmente por gostarem das mesmas coisas que você. E se encontrar uma que seja tudo isso, você encontrou A companhia.
Ei, essa dica vale para a vida também Embarrassed 
 
Repare que você pode encontrar cicloturistas que possam ser uma boa companhia ou pode tentar converter boas companhias que já tem, em cicloturistas... essa última costuma dar mais certo. Para isso, investigue com seus amigos se nenhum anima a lhe acompanhar nessa nova empreitada, bote "pilha" neles, e se não der certo com os mais próximos, use as ferramentas que esse mundo moderno nos proporciona para encontrar um "conhecido": redes sociais, comunicadores instantâneos, blogs, fóruns de mensagens. Use isto para mostrar a todos que você é uma aspirante a cicloturista, e assim fica mais fácil encontrar ou ser encontrada por alguém que possa acompanhá-la.
 
E enquanto não encontra, paciência... vai se virando sozinha mesmo, isso tem seu lado bom e funciona para muitos como uma forma de terapia, aonde você passa horas e horas convivendo com você mesma! Vai ser saudável e produtivo, você perceberá.
Mas tome as devidas precauções, hein? Sozinha, tem que evitar regiões desertas (a menos que vá para o interiorzão, bem roça) e também lugares com riscos de assalto, além de situações que envolvam risco de acidente.
E não use a companhia de um fone de ouvido enquanto pedala! Ele vai te distrair do cansaço, mas também do trânsito e das belas paisagens. Se é pra ficar ouvindo música, fica em casa! (mas isso já é opinião pessoal minha hehehe)
 
 
Originalmente postado por Urd Sama Urd Sama escreveu:

5. Qualquer dica p/ iniciantes é válida!
Use filtro solar.
(tô brincando hahaha)

Bom, use bermudas de ciclismo (aquelas com forro nas "partes baixas"). Em longas distâncias, seu traseiro agradece. Se não se sente a vontade somente com elas, coloque uma bermuda normal por cima (o bom que terá bolsos também). E use camisas leves e de preferência de secagem rápida, pois nunca se sabe quando vai pegar aquela baita subida que vai encharcar elas de suor, ou então quando vai descer água do céu. Se for um dia de sol intenso e você vai pedalar o dia inteiro sob ele, pode usar uma camiseta clara de manga longa, que vai refletir o sol e proteger sua pele.
Aprenda também a fazer coisas básicas da manutenção de sua bike: saber consertar um pneu furado ou trocar uma câmara - assim como levar sempre consigo o material para isso - é essencial. Se não souber, peça para alguém lhe ensinar (nem que seja o mecânico da sua loja de bike preferida) e pratique, treine trocar a câmara de ar mesmo que não esteja furada, até que você consiga fazer isso com uma certa competência. Se tem uma coisa que você vai ter que fazer nessa vida de cicloturista, é trocar uma câmara.
Saiba também lubrificar a corrente, que é uma coisa simples e necessária de se fazer com periodicidade. E vez por outra, leve a bike para uma revisão geral. Uma revisão bem feita antes de uma viagem evita muitos problemas ao longo dela.
Cuide bem do motor da sua bicicleta, também: ele precisa de bom repouso para render bem no dia seguinte; deve ser abastecido antes de entrar na reserva; a qualquer alerta no painel, fique atenta e procure descobrir o que está gerando o problema nele; e não deve ser exigido demais sob o risco de fundir.
(traduzindo: durma bem, beba e coma antes de sentir sede e fome, se alguma parte do corpo dói procure saber a causa e trate de saná-la, e não force demais para que não tenha cãimbras, espasmos musculares ou piripaques de outra natureza.
 
Enfim, eu poderia ficar aqui horas lembrando e escrevendo dicas, mas o fórum já está cheio delas... as que não encontrar nas leituras aqui e nos blogs, os passeios vão lhe ensinar naturalmente.
O importante nesse estágio inicial é ganhar quilometragem, então... pegue a bike e vá.
 
Valeu, bons pedais!
Marcelo Faraway
____________
CARPE DIEM!
Voltar ao Topo
W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2007
TrêsCorações-MG
Offline
Mensagens:2296
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar W0LVER1NE_MG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2012 as 03:58
Originalmente postado por Urd Sama Urd Sama escreveu:

Uma ultima dúvida: Esses livrinhos de trilhas valem a pena? Sempre vejo p/ vender em lojas de bike, mas nunca sei se realmente vale a pena...
Alguns valem, é um recurso a mais para conhecer novas trilhas.
Mas trilha mesmo, no meio do mato, é uma coisa que se você não conhece bem e está sozinha, não convém fazer. Há o risco de se perder, de cair feio e não ter socorro, e em alguns lugares, de assalto.
 
Valeu
Marcelo Faraway
____________
CARPE DIEM!
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2012 as 16:45
1-A bike é ótima, de boa qualidade; já o bagageiro vai quebrar uma hora, mas aí você compra outro.

2-Preparação física é pedalar regularmente, só isso, afinal cicloviagem não é competição. Se você vai trabalhar com ela, ótimo, já é sinal de que pedala frequentemente. Complicado é quem só pedala de final de semana ou de vez em nunca. E sim, é o suficiente!

3-Para quem sai de sp, a primeira viagem deve ser pegar o trem até rio grande da serra e ir até paranapiacaba, 12km de ida. Lá é uma estrada pequena, é relativamente fácil de se localizar, e qualquer problema, você está perto da civilização. Pense como uma minicicloviagem, voê vai encontrar natureza, lugares bonitos, vai cansar um pouco nas subidas e vai pedalar uma distância razoável.

Eu gosto de pedalar em rodovias, algumas estradas são mais tranquilas, outras são hostils, sem acostamento em alguns trechos, muito trânsito, muitas quebradas na beira da estrada, muito lugar feio. Uma estrada que é razoável é a rod. dos imigrantes, dá para acessar sem muito perregue por sp: http://www.bikemap.net/route/1081270

Bom, a agência pode ser legal dependendo do tipo de pessoa que é, existem pessoas mais ou menos aventureiras, com mais ou menos dinheiro.

4-Não recomendo que você vá sozinho se você não é autosuficiente. Você sabe trocar um pneu furado? Sabe dizer o que há de errado com a bike e consertar? Sabe o que levar para comer e beber? Sabe se localizar com mapas? Se for não para algumas dessas perguntas, não recomendo. Existem grupos de cicloturismo no orkut ou no facebook e muita gente que faz viagens frequentes.

5-A dica é: comece pequeno e vá ganhando confiança pelas experiências que você adquiriu. Tem gente que tenta dar um passo maior que a perna e o resultado é, depois de passar por muito sofrimento, é desisitir de pedalar. Não cometa esse erro. 
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
priscilanovak Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Dez 2011
Porto Alegre
Offline
Mensagens:48
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar priscilanovak Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2012 as 18:04
Urd Sama, estamos no mesmo barco...

Mas já te digo uma coisa: no começo é legal acompanhar um grupo de pedaladas! Eu conheci alguns parceiros do PoaBikers no domingo passado, quando fizemos o "passeio do suco" a 35 km de Porto Alegre, onde moro. (Ida e volta fechou em 86,4 km). Minha bicicleta (Valentina) é toda boa e linda, top, mas algumas coisas estavam desregulada e eu, na minha santa inocência, nem percebi que:

- Os pneus estavam com 25 psi de pressão (o correto é entre 40 e 65!)
- O banco estava muito baixo (coisa de pessoa anã como eu)
- Eu não sabia nem subir na bicicleta pedalando (pois estava acostumada com o banco baixo)
- O banco estava mais para trás do que poderia
- O avanço pode ser mais inclinado e menos horizontal (pois tenho o tronco curto e isso facilitaria a pedalada)
- O pezinho estava frouxo

Podem morrer de rir da minha "santa inocência", mas realmente não tinha me passado pela cabeça que essas mudanças simples fariam a diferença na hora de pedalar!!
Tudo isso foi percebido pelo pessoal que eu acompanhei. Estão acostumados a pedalar por tudo quanto é lugar e são muito parceiros.

De qualquer forma, acho que pedalar sozinha tem lá suas vantagens. No meu caso, não tem nenhuma, pois ainda não aprendi a fazer manutenção na magrela (não precisei).

Quanto aos locais para pedalar, eu escolho alguns pontos dentro da cidade (sim, enfrentando carros e tudo) e vou. De preferência, passo por caminhos sem muitas ladeiras (se bem que, depois de colocar o selim mais alto e mais pra frente, minha ideia de ladeiras passou a ser menos cruel) e +/- movimentados. Totalmente deserto também não dá...

Voltei a pedalar só em dezembro, então não tenho experiência suficiente pra te dizer muitas outras coisas. Como não moro em SP não tenho dicas muito úteis sobre trajetos.

BOAS PEDALADAS!!
Conheça o blog da minha bicicleta:
Valentina Magrela
Voltar ao Topo
priscilanovak Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Dez 2011
Porto Alegre
Offline
Mensagens:48
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar priscilanovak Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2012 as 18:08
Ah, mais um detalhe. Quanto ao bagageiro, eu pesquisei aqui no forum por "melhor bagageiro" e nem vi muita discussão sobre os que seriam mais resistentes... Peguei de cara um Topeak e sorte a minha que tinha em mãos pra vender na loja aqui em POA! Normalmente tem que encomendar...
Conheça o blog da minha bicicleta:
Valentina Magrela
Voltar ao Topo
luismendes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2008
Porto
Offline
Mensagens:1557
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luismendes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2012 as 18:39

  Olá Urd Sama !! Parabéns pela iniciativa !! Se vc pegar mesmo o bichinho da bike, e eu espero que pegue, dae não tem jeito, não vai mais conseguir parar... vamos lá !

Pergunta 1 - A bike é o bagageiro tão ótimos !! Não se preocupe com equipamento, pelo menos por enquanto, acho que tem muito a questão de vc ir descobrindo o que te agrada, conforme o teu estilo de andar, por onde vc anda, etc..

Pergunta 2 - É suficiente sim !

Perguntas 3 e 4 - Em SP tem milhares de opções, mas um defeito comum, a entrada na estrada geralmente é complicada, porque são ligações a partir das marginais, a Imigrantes tem acesso fácil, mas umas entradinhas venenosas em SBC, Diadema, etc.. Mas tem MUITA gente fazendo ciclotur em SP, e MUITA gente aqui no fórum, vai conversando com o pessoal que vc combina umas voltas pra ir pegando o jeito da coisa.

  E eu vou terminar o post agora pq já tem gente me enchendo a paciência no trabalho em plena sexta-feira 20min antes de ir embora !!! Confused !!!
Voltar ao Topo
Urd Sama Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Dez 2011
Offline
Mensagens:26
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Urd Sama Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2012 as 12:42
Obrigada a todos pelas respostas e pelas dicas.

Estou pensando em 2 coisas: uma é talvez começar a pedalar com um desses grupos de pedais noturnos, p/ conhecer mais pessoas e quem sabe encontrar uma galera q curta cicloturismo.

Curti muito a sugestão do passeio para Paranapiacaba. Quem sabe essa seja o meu primeiro passeio..


Ghost Rider
Voltar ao Topo
Andreus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2011
Guarulhos
Offline
Mensagens:102
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Andreus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2012 as 13:39
Sempre tem uns passeios e discussões legais nesse grupo aqui: http://br.groups.yahoo.com/group/cicloturismo_brasil/:


22 janeiro domingo
Cicloviagem à Cidade de Salesópolis

22 janeiro 2012 o dia inteiro – Metrô ItaqueraCicloviagem à Cidade de Salesópolis – Monteiro bike Olá amigos Ciclistas, realizaremos um passeio ciclístico à Cidade Turística de Salesópolis. Data: 22/01/2012 (Domingo). - Kilometragem: 180 (i...Organizado por Monteiro Bike |

25 janeiro quarta-feira
Pedal Aniversário de São Paulo

25 janeiro 2012 de 8:00 a 12:00 – Loja EXTRA ITAIM BIBIUm passeio pelo centro histórico da maior cidade do nosso Brasil. Serão 26 quilômetros por locais que marcaram a trajetória dessa metrópole. Um maravilhoso passeio de bicicleta passando pelos pontos...Organizado por Carlos Mesquita |

29 janeiro domingo
19º Indaiatuba by Bike

29 janeiro 2012 de 8:00 a 11:45 –Estacionamento Parque EcológicoPasseio ciclístico organizado pelo Depto. de Turismo da Prefeitura, gratuíto, com carro de apoio, nesta edição visitaremos uma represa da cidade.Organizado por Sidnei Di Santi Junior |

Passeio-trilha Cachoeira do Sagui
29 janeiro 2012 de 9:00 a 14:00 – São Paulo - SPPasseio ciclístico no extremo sul da cidade de São Paulo, dentro de uma Área de Proteção Ambiental. Região com importante remanescente de Mata Atlântica. Local com característica rural e comunidades.
..Organizado por Bike Ciclotur |

12 fevereiro domingo

COPA USP DE MONTAIN BIKE - DESAFIO CAMPUS I
12 fevereiro 2012 o dia inteiro – Campus I da USP - Escola de Engenharia de LorenaEtapa 01 - Lorena - EEL - Campus I da USP Dia 12 de fevereiro de 2012 Categoria PRO - 60 Km Categoria SPORT - 40 Km Categoria SPORT LIGHT - 25 Km INFO:www.copauspmtb.com.brOrganizado por Arapy Gomes de Assis |

Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2012 as 18:15
Originalmente postado por Urd Sama Urd Sama escreveu:

Obrigada a todos pelas respostas e pelas dicas.

Estou pensando em 2 coisas: uma é talvez começar a pedalar com um desses grupos de pedais noturnos, p/ conhecer mais pessoas e quem sabe encontrar uma galera q curta cicloturismo.

Curti muito a sugestão do passeio para Paranapiacaba. Quem sabe essa seja o meu primeiro passeio..



Grupos noturnos são ótimos lugares p/ se familizarizar com a bike, ganhar condicionamento, conhecer pessoas e aprender a andar em grupo. É como se fosse uma escola para quem quer fazer coisas maiores, você aprende a se comportar no trânsito, perde o medo de andar na rua e qualquer coisa, sempre tem alguém para te ajudar.

Aqui tem uma lista e uma mapa relativamente atualizadas dos passeios noturnos de sp, ajuda bastante a encontrar um mais próximo ou conhecer novos grupos: http://www.wde.com.br/bike/passeios.htm
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
Dhiego Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Fev 2012
Paulista - PE
Offline
Mensagens:265
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dhiego Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2012 as 20:47
Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

3-Para quem sai de sp, a primeira viagem deve ser pegar o trem até rio grande da serra e ir até paranapiacaba, 12km de ida. Lá é uma estrada pequena, é relativamente fácil de se localizar, e qualquer problema, você está perto da civilização. Pense como uma minicicloviagem, voê vai encontrar natureza, lugares bonitos, vai cansar um pouco nas subidas e vai pedalar uma distância razoável.
Poneis me explica melhor como seria esse pedal? Fiquei com muita vontade de ir lá!
Voltar ao Topo
Oliva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2670
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Oliva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2012 as 23:51
Como podemos votar este tópico como fixo?
A Urd fez de uma única vez todas as perguntas que surgiram aqui ao longo do tempo hahaha :D

Seria interessante fixar esse tópico como uma referência pros novatos.
Voltar ao Topo
Ravell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Abr 2012
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:2513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ravell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Abr 2012 as 23:53
Tô cada vez mais animado com o que leio por aqui! Adorei essa dica do passeio por Paranapiacaba! Não vejo a hora de montar minha bike "pra sempre" pra começar esses pedais :)

A minha atual malemá vai aguentar o tranco diário que tenho feito rsrs Preciso agilizar essa nova bike!
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2012 as 03:23
Originalmente postado por Dhiego Dhiego escreveu:

Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

3-Para quem sai de sp, a primeira viagem deve ser pegar o trem até rio grande da serra e ir até paranapiacaba, 12km de ida. Lá é uma estrada pequena, é relativamente fácil de se localizar, e qualquer problema, você está perto da civilização. Pense como uma minicicloviagem, voê vai encontrar natureza, lugares bonitos, vai cansar um pouco nas subidas e vai pedalar uma distância razoável.
Poneis me explica melhor como seria esse pedal? Fiquei com muita vontade de ir lá!

Basicamente é pegar a bike em um domingo, pois nesse dia é liberado o transporte de bikes nos vagões do metrô e da cptm, e ir até a estação rio grande da serra. Da estação, basicamente é ir até a rodovia e ir andando pelo acostamento até a cidade de paranapiacaba. Lá você pode almoçar, andar pela cidade, tirar umas fotos, descansar e depois curtir o caminho de volta para rio grande da serra. O caminho é bem simples, dê uma olhada pelo google maps. 

O Waldson já fez esse caminho de sp. Dê uma olhada nas fotos dele para ver como é a região: http://www.pedal.com.br/forum/passeio-ate-paranapiacaba-relato-fotos_topic3557.html
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
caioha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Mar 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:102
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar caioha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2012 as 03:31
Vc tem como se locomover carro com bagageiro? Minha cidade o que não falta e trilha e lugares para se conhecer estamos a 60 km da capital Sta Isabel muita natureza para descontrair e muito ar puro 
liberdade sobre duas rodas
Voltar ao Topo
Dhiego Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Fev 2012
Paulista - PE
Offline
Mensagens:265
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dhiego Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2012 as 11:17
Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

Originalmente postado por Dhiego Dhiego escreveu:

Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

3-Para quem sai de sp, a primeira viagem deve ser pegar o trem até rio grande da serra e ir até paranapiacaba, 12km de ida. Lá é uma estrada pequena, é relativamente fácil de se localizar, e qualquer problema, você está perto da civilização. Pense como uma minicicloviagem, voê vai encontrar natureza, lugares bonitos, vai cansar um pouco nas subidas e vai pedalar uma distância razoável.
Poneis me explica melhor como seria esse pedal? Fiquei com muita vontade de ir lá!

Basicamente é pegar a bike em um domingo, pois nesse dia é liberado o transporte de bikes nos vagões do metrô e da cptm, e ir até a estação rio grande da serra. Da estação, basicamente é ir até a rodovia e ir andando pelo acostamento até a cidade de paranapiacaba. Lá você pode almoçar, andar pela cidade, tirar umas fotos, descansar e depois curtir o caminho de volta para rio grande da serra. O caminho é bem simples, dê uma olhada pelo google maps. 

O Waldson já fez esse caminho de sp. Dê uma olhada nas fotos dele para ver como é a região: http://www.pedal.com.br/forum/passeio-ate-paranapiacaba-relato-fotos_topic3557.html


Poneis, sensacional!!! Já tinha olhado +/- a rota no google maps. Mas pelas imagens do Waldson é outra coisa. Muito show! Curto muito esses lugares assim e andar de trem então nem se fala (claro, quando não quebra LOL). Vou me organizar pra ir daqui 1 mes pois preciso comprar muitas coisas (bolsa de selim, bomba, kit remendo e etc etc).

Vlw pelas dicas.

Ah, também sou a favor de colocar esse tópico como fixo! Clap

Voltar ao Topo
Dhiego Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Fev 2012
Paulista - PE
Offline
Mensagens:265
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dhiego Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2012 as 11:32
Originalmente postado por caioha caioha escreveu:

Vc tem como se locomover carro com bagageiro? Minha cidade o que não falta e trilha e lugares para se conhecer estamos a 60 km da capital Sta Isabel muita natureza para descontrair e muito ar puro 

Cara, ainda não comprei o bagageiro; to juntando R$ pra pegar um Thule.

Mas assim que comprar, vou planejar um pedal pra esses lados também.

Você fica a 60km da capital na cidade de Santa Isabel? É isso?
Voltar ao Topo
will_bill_br Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 07 Dez 2010
-
Offline
Mensagens:494
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar will_bill_br Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2012 as 12:22
procura no Facebook:
"PASSEIOS CICLISTICOS EM SP" é uma galera que sempre ta armando viagens pra todo gosto, desde idas até o Ibirapuera e até mesmo descer a Mogi-Bertioga de madrugada...
Voltar ao Topo
Dhiego Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Fev 2012
Paulista - PE
Offline
Mensagens:265
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dhiego Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2012 as 13:12
Eu prourei no fórum mas não achei. Acredito que tenha, só não achei os termos corretos para pesquisar:

Queria um tutorial para fazer consertos simples da bike durante um pedal e o mais comum que é remendar ou trocar a camara de ar. Alguem sabe onde tem?

Obrigado
Voltar ao Topo
Charlesxavier Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Fev 2011
Goiânia
Offline
Mensagens:1279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Charlesxavier Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2012 as 19:53
este topico vai ser util pra mim também, muitas respotas otimas ^^

Originalmente postado por Dhiego Dhiego escreveu:

Eu prourei no fórum mas não achei. Acredito que tenha, só não achei os termos corretos para pesquisar:

Queria um tutorial para fazer consertos simples da bike durante um pedal e o mais comum que é remendar ou trocar a camara de ar. Alguem sabe onde tem?

Obrigado


da uma procurada no youtube que vc acha muitaa gente ensinando a remendar pneus, trocar camaras, usar um extrator de corrente etc...

tem alguns sites que vc acha no proprio google tbm ensinando alguns macetes como ajustar os cambios e talz....
Charles Douglas Xavier~~
Trilhas de Goias!
Voltar ao Topo
atilaribeiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Abr 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar atilaribeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2012 as 16:53
Bom dia galera do fórum!!!

Alguém tem dicas sobre rotas de estradas de terra batida no Rio de Janeiro???
Passeios para iniciantes com vistas interessantes e um baixo nível de dificuldade.
Abraço a todos. 
Atila Ribeiro
Voltar ao Topo
atilaribeiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Abr 2012
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar atilaribeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Abr 2012 as 01:12
Originalmente postado por atilaribeiro atilaribeiro escreveu:

Bom dia galera do fórum!!!

Alguém tem dicas sobre rotas de estradas de terra batida no Rio de Janeiro???
Passeios para iniciantes com vistas interessantes e um baixo nível de dificuldade.
Abraço a todos. 


Ninguém do RJ???

Atila Ribeiro
Voltar ao Topo
Mauro Brisola Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2007
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3948
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mauro Brisola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Abr 2012 as 02:17
A primeira dica que eu daria é acostumar-se com pedaladas em distâncias cada vez maiores e aprender bastante sobre o equipamento. A sintonia com a bike é fundamental...

O resto é pegar a estrada e aproveitar os ótimos momentos que o cicloturismo proporciona. De preferência com segurança e boa companhia.
Voltar ao Topo
caioha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Mar 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:102
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar caioha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Abr 2012 as 14:06
Isso ai meu brother e olha lugar para pedalar não falta, só da um toque no dia que combinamos um pedal por aqui
liberdade sobre duas rodas
Voltar ao Topo
Paropesi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Abr 2012
Guarulhos - SP
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paropesi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Abr 2012 as 15:20
Topico muito bom para quem está começando como eu !!

Parabens galera
Voltar ao Topo
Ravell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Abr 2012
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:2513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ravell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2012 as 00:39
Originalmente postado por W0LVER1NE_MG W0LVER1NE_MG escreveu:


Originalmente postado por Urd Sama Urd Sama escreveu:

4. Sozinho ou acompanhado? 

Aqui vale como nunca o ditado: antes só, do que mal acompanhado.
Ter a companhia de uma pessoa que não tem uma certa afinidade com você, ou que esteja com um ritmo de passeio muito diferente do seu (seja pra mais lenta, seja pra mais apressada) ou ainda que não compartilhe da sua idéia de passeio ideal, vai ser muito ruim.
 
Entretanto, existe um outro ditado - na verdade, é um epitáfio - que diz: "a felicidade só é verdadeira quando compartilhada".
Procure, incessantemente a cada instante da sua vida, pessoas que possam ser boas companhias; seja pelas conversas interessantes ou pela cumplicidade do silêncio; seja por fazerem você se sentir mais solta na presença delas ou pela segurança que elas lhe transmitem; pela alegria efusiva ou pela serenidade; ou simplesmente por gostarem das mesmas coisas que você. E se encontrar uma que seja tudo isso, você encontrou A companhia.
Ei, essa dica vale para a vida também Embarrassed 
 
Repare que você pode encontrar cicloturistas que possam ser uma boa companhia ou pode tentar converter boas companhias que já tem, em cicloturistas... essa última costuma dar mais certo. Para isso, investigue com seus amigos se nenhum anima a lhe acompanhar nessa nova empreitada, bote "pilha" neles, e se não der certo com os mais próximos, use as ferramentas que esse mundo moderno nos proporciona para encontrar um "conhecido": redes sociais, comunicadores instantâneos, blogs, fóruns de mensagens. Use isto para mostrar a todos que você é uma aspirante a cicloturista, e assim fica mais fácil encontrar ou ser encontrada por alguém que possa acompanhá-la.

Eu fiz exatamente isso Wolvs! Botei pilha na namorada e ela comprou a idéia! Colocou a bike antiga dela na revisao e já começamos a fazer uma preparação física para futuras viagens. Enquanto não compramos bikes novas, vamos treinando nas antigas, andando juntos em ciclovias mesmo, enquanto no dia-a-dia, vou andando com minha bike e já me despedindo, pois comprei a 29er Karakoram 4.0 do Kyuragui e mais pra frente só vou trocar os câmbios pra mudar de Acera para Deore.

No outro mês, vamos comprar uma bike boa pra minha namorada daí poderemos começar as viagens propriamente ditas.

Além de pedalar fds, estamos nadando todos os dias pra ganhar preparo e isso tem sido muito bom! Pra vc ver né, algo que iniciou como um projeto de trajeto de trabalho, no que está se tornando :P

Obrigado mais uma vez pela sua contribuição com dicas maravilhosas :)
Voltar ao Topo
Ravell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Abr 2012
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:2513
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ravell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2012 as 00:41
Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

Originalmente postado por Dhiego Dhiego escreveu:

Originalmente postado por poneis poneis escreveu:

3-Para quem sai de sp, a primeira viagem deve ser pegar o trem até rio grande da serra e ir até paranapiacaba, 12km de ida. Lá é uma estrada pequena, é relativamente fácil de se localizar, e qualquer problema, você está perto da civilização. Pense como uma minicicloviagem, voê vai encontrar natureza, lugares bonitos, vai cansar um pouco nas subidas e vai pedalar uma distância razoável.
Poneis me explica melhor como seria esse pedal? Fiquei com muita vontade de ir lá!

Basicamente é pegar a bike em um domingo, pois nesse dia é liberado o transporte de bikes nos vagões do metrô e da cptm, e ir até a estação rio grande da serra. Da estação, basicamente é ir até a rodovia e ir andando pelo acostamento até a cidade de paranapiacaba. Lá você pode almoçar, andar pela cidade, tirar umas fotos, descansar e depois curtir o caminho de volta para rio grande da serra. O caminho é bem simples, dê uma olhada pelo google maps. 

O Waldson já fez esse caminho de sp. Dê uma olhada nas fotos dele para ver como é a região: http://www.pedal.com.br/forum/passeio-ate-paranapiacaba-relato-fotos_topic3557.html

Será meu primeiro passeio no próximo final de semana pra inaugurar a bike nova :D
Voltar ao Topo
W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2007
TrêsCorações-MG
Offline
Mensagens:2296
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar W0LVER1NE_MG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2012 as 03:36
Originalmente postado por Ravell Ravell escreveu:

Eu fiz exatamente isso Wolvs! Botei pilha na namorada e ela comprou a idéia! Colocou a bike antiga dela na revisao e já começamos a fazer uma preparação física para futuras viagens. Enquanto não compramos bikes novas, vamos treinando nas antigas, andando juntos em ciclovias mesmo, enquanto no dia-a-dia, vou andando com minha bike e já me despedindo, pois comprei a 29er Karakoram 4.0 do Kyuragui e mais pra frente só vou trocar os câmbios pra mudar de Acera para Deore.

No outro mês, vamos comprar uma bike boa pra minha namorada daí poderemos começar as viagens propriamente ditas.

Além de pedalar fds, estamos nadando todos os dias pra ganhar preparo e isso tem sido muito bom! Pra vc ver né, algo que iniciou como um projeto de trajeto de trabalho, no que está se tornando :P
Andar de bike, acima de tudo, traz um estado de espírito que é muito positivo na vida das pessoas... acaba se tornando uma filosofia de vida saudável e feliz. Smile

Valeu
Marcelo Faraway
____________
CARPE DIEM!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X