| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Cicloturismo - Cubos, Raios e Aros (Dúvidas)
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


%>

Cicloturismo - Cubos, Raios e Aros (Dúvidas)

 Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Marco Antonio de Avi Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 01 Set 2017
São Paulo
Desconectado
Mensagens:45
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Marco Antonio de Avi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Cicloturismo - Cubos, Raios e Aros (Dúvidas)
    Enviado: 21 Abr 2019 as 20:28
Boas Pessoal!!!

Estou dando um up em minha Bike Alfameq Tirreno 26", 21" e quadro diamante (antigo dos bons)!!!
Pretendo utilizá-la em cicloturismo, vou utilizar freio a disco e cubos Shimano, somente que os modelos que me são disponíveis, são:
Tourney TX505 36 furos
Alívio M435 36 furos
Alívio M4050 32 furos

Dilemas:
Priorizo os 36 furos do M435 ou o cubo mais recente M4050 de 32 furos, ou o TX505 por ser também mais atual (será que o sistema de proteção a poeira e a água, além da resistência entre eles são compatíveis?)

Raios de Inox ou Aço Carbono? Resistência / Maleabilidade?

Aro Vzan Extreme, que tal?

Abraço e Obrigado!!!

 
Voltar para o topo
csrocha Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 09 Jul 2013
Guará I - DF
Desconectado
Mensagens:320
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de csrocha Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Abr 2019 as 15:13
Não sou entendido de peças e componentes, vou com o que tenho... como dizem aqui no fórum, se vc for esperar pelas opiniões e montar uma bicicleta ideal é capaz de nunca sair de casa.

Se vai para longas viagens, tipo toda a América do Sul, concordo que precisa procurar bons componentes, para evitar dor de cabeça, mas se vai só por aqui no Brasil mesmo, especialmente nas regiões mais desenvolvidas, não se preocupe com detalhes. Eu tive um cubo estourado (da marca high-one) a 14 kms de Araraquara. Nem precisei esquentar muito a cabeça, logo um socorro da concessionária da estrada apareceu e me deixou na entrada da cidade, onde resolvi e segui viagem.

Fui ver o meu cubo traseiro e vi que é um Alivio M430, que veio originalmente na bike. Os aros são Vzan Extreme, sempre uso dessa marca e modelo nesses quase 6 anos que faço viagens.

Muito difícil você ter um problema grave se estiver viajando por aqui, como já disse. Agora, se vai para Patagônia ou Bolívia, melhor se preocupar mesmo...

Espero ter ajudado.

Voltar para o topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 25 Mai 2018
SP
Desconectado
Mensagens:791
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de am.araujo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 26 Abr 2019 as 18:21
Bom, os cubos de entrada da shimano não tem muita diferença entre eles. Dependendo do modelo o sistema de vedação é melhor e ele é mais leve, porem os cubos da shimano mais básicos já tem uma vedação muito boa, a menos que vc vá fazer uso extremo deles pode escolher qualquer modelo que a diferença na pratica é pequena, todos são muito resistentes.

Se vc pretende fazer viagens longas e carregar muito peso, acho mais prudente pegar um modelo de 36 furos. Se for viagens curtas com pouca bagagem pode escolher o que te agrada mais. O aro vzan extreme é muito bom e confiável, acho que raios inox é mais aconselhava pois eles não enferrujam com o tempo, é uma boa combinação.


Editado por am.araujo - 26 Abr 2019 as 18:24
Voltar para o topo
Marco Antonio de Avi Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 01 Set 2017
São Paulo
Desconectado
Mensagens:45
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Marco Antonio de Avi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Abr 2019 as 08:48
Originalmente Postado por csrocha csrocha Escreveu:

Não sou entendido de peças e componentes, vou com o que tenho... como dizem aqui no fórum, se vc for esperar pelas opiniões e montar uma bicicleta ideal é capaz de nunca sair de casa.

Se vai para longas viagens, tipo toda a América do Sul, concordo que precisa procurar bons componentes, para evitar dor de cabeça, mas se vai só por aqui no Brasil mesmo, especialmente nas regiões mais desenvolvidas, não se preocupe com detalhes. Eu tive um cubo estourado (da marca high-one) a 14 kms de Araraquara. Nem precisei esquentar muito a cabeça, logo um socorro da concessionária da estrada apareceu e me deixou na entrada da cidade, onde resolvi e segui viagem.

Fui ver o meu cubo traseiro e vi que é um Alivio M430, que veio originalmente na bike. Os aros são Vzan Extreme, sempre uso dessa marca e modelo nesses quase 6 anos que faço viagens.

Muito difícil você ter um problema grave se estiver viajando por aqui, como já disse. Agora, se vai para Patagônia ou Bolívia, melhor se preocupar mesmo...

Espero ter ajudado.


Legal, me ajudou muito na minha escolha.
Obrigado!!!
Voltar para o topo
Marco Antonio de Avi Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 01 Set 2017
São Paulo
Desconectado
Mensagens:45
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Marco Antonio de Avi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Abr 2019 as 08:50
Originalmente Postado por am.araujo am.araujo Escreveu:

Bom, os cubos de entrada da shimano não tem muita diferença entre eles. Dependendo do modelo o sistema de vedação é melhor e ele é mais leve, porem os cubos da shimano mais básicos já tem uma vedação muito boa, a menos que vc vá fazer uso extremo deles pode escolher qualquer modelo que a diferença na pratica é pequena, todos são muito resistentes.

Se vc pretende fazer viagens longas e carregar muito peso, acho mais prudente pegar um modelo de 36 furos. Se for viagens curtas com pouca bagagem pode escolher o que te agrada mais. O aro vzan extreme é muito bom e confiável, acho que raios inox é mais aconselhava pois eles não enferrujam com o tempo, é uma boa combinação.

Muito Obrigado!!!

Já definido!!! M475, 36 Furos com Disco 06 parafusos.

Velu!!!
Voltar para o topo
viniciusduin Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 05 Jun 2019
Brasilia
Desconectado
Mensagens:11
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de viniciusduin Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Jun 2019 as 18:17
Também estou querendo iniciar com o cicloturismo agora. Mas não entendo de componentes. Não gostaria de investir muito dinheiro, mas os vendedores de loja ficam sempre me dizendo que tem que ter suspensão boa, sistema de frenagem bom e que no mínimo vou gastar uns 2.500,00

Mas estou achando caro desse preço.

Estive pensando em quadro de alumínio, mas os vendedores também me disseram que não aguenta... Tá difícil.

Portanto não tenho ideia sobre nada. Não sei qual quadro usar, nem câmbio, nem aros e nem freios. kkkk 

Desculpem o desabafo, mas estou bem perdido. 
Voltar para o topo
Marco Antonio de Avi Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 01 Set 2017
São Paulo
Desconectado
Mensagens:45
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Marco Antonio de Avi Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Jun 2019 as 19:18
Originalmente Postado por viniciusduin viniciusduin Escreveu:

Também estou querendo iniciar com o cicloturismo agora. Mas não entendo de componentes. Não gostaria de investir muito dinheiro, mas os vendedores de loja ficam sempre me dizendo que tem que ter suspensão boa, sistema de frenagem bom e que no mínimo vou gastar uns 2.500,00

Mas estou achando caro desse preço.

Estive pensando em quadro de alumínio, mas os vendedores também me disseram que não aguenta... Tá difícil.

Portanto não tenho ideia sobre nada. Não sei qual quadro usar, nem câmbio, nem aros e nem freios. kkkk 

Desculpem o desabafo, mas estou bem perdido. 

Vinícius, boas!!!

Realmente não é nada fácil mesmo. O negócio e ver que tipo de uso quer ter para a bicicleta, pesquisar muito para erra pouco.
Veja também:
https://www.facebook.com/groups/cicloturismobrasil/ - https://www.facebook.com/groups/cicloturismobrasil/

Abraço.
Voltar para o topo
christianmdt Ver Drop Down


Registrado: 08 Out 2017
rio de janeiro
Desconectado
Mensagens:1196
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de christianmdt Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Jun 2019 as 19:36
Originalmente Postado por viniciusduin viniciusduin Escreveu:

Também estou querendo iniciar com o cicloturismo agora. Mas não entendo de componentes. Não gostaria de investir muito dinheiro, mas os vendedores de loja ficam sempre me dizendo que tem que ter suspensão boa, sistema de frenagem bom e que no mínimo vou gastar uns 2.500,00

Mas estou achando caro desse preço.

Estive pensando em quadro de alumínio, mas os vendedores também me disseram que não aguenta... Tá difícil.

Portanto não tenho ideia sobre nada. Não sei qual quadro usar, nem câmbio, nem aros e nem freios. kkkk 

Desculpem o desabafo, mas estou bem perdido. 


se voce nao sabe o que quer, como nos vamos saber?
Voltar para o topo
MVBeber Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 29 Jan 2009
São Leopoldo / RS
Desconectado
Mensagens:103
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de MVBeber Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Jun 2019 as 22:08
Originalmente Postado por viniciusduin viniciusduin Escreveu:

Também estou querendo iniciar com o cicloturismo agora. Mas não entendo de componentes. Não gostaria de investir muito dinheiro, mas os vendedores de loja ficam sempre me dizendo que tem que ter suspensão boa, sistema de frenagem bom e que no mínimo vou gastar uns 2.500,00

Mas estou achando caro desse preço.

Estive pensando em quadro de alumínio, mas os vendedores também me disseram que não aguenta... Tá difícil.

Portanto não tenho ideia sobre nada. Não sei qual quadro usar, nem câmbio, nem aros e nem freios. kkkk 

Desculpem o desabafo, mas estou bem perdido. 

Bueno, vamos por parte então. Vou partir da minha experiencia (que não é lá grandes coisas) do que leio e do que você comenta: Queres uma bike para Cicloturismo. 
1) Que tipo de cilcoturismo queres fazer, pegar a bike no fim de semana e dar uma volta pela cidades num tiro de 100, 200km, ou em viagens mais longas, tipo uma semana, ou mesmo um mês. 
2) Vais por lugares inospitos, sem recursos, ou por cidades povoadas?
3) Qual seu biotipo? Uma bike para alguém que pesa 60kg é diferente para alguém como eu que pesa 105kg. 
4) você vai usar somente em cicloturismo ou quer para fazer uma trilha de vez em quando, fazer um rolê com a galera pelas trilhas das redondezas?
5) Qual a sua intimidade com mecânica de bikes? Gosta de sujar as mãos?

Premissas das bikes de cicloturismo: 
A Bike tem que resistente para o seu peso, o peso da própria bike e o peso da bagagem. 
Quanto mais simples, menos manutenção. Se a viagem for longa, considere a necessidade de manutenções periódicas. 
um bom lugar para começar, além do fórum aqui, obviamente, são essas dicas aqui: http://www.pedarilhos.com.br/blog/recomendacao-bicicleta-cicloturismo/

Grande abraço.  

Endorphine, 2015.
Freios V-brake Deore, sapatas Koolstop.
Rodas Vzam Speed 700, raios inox, Cubos Alívio 430.

https://www.strava.com/athletes/16371516
Voltar para o topo

 Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X