Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Cicloturismo com pneus tubeless
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Cicloturismo com pneus tubeless

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
marconova666 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Mai 2014
Ribeirão Pires
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marconova666 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Cicloturismo com pneus tubeless
    Postado: 04 Jun 2014 as 04:12
Pessoal

Qual é a opinião e a experiência de vcs com com pneus tubeless em cicloturismo, principalmente em cicloviagens relativamente longas (acima de 1.000 km) por locais remotos (interior do Brasil, Patagônia, Bolívia, etc)?
Recomendam?
Porque?

Abçs

Marco
Voltar ao Topo
yurininja Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Ago 2004
ponta grossa -
Offline
Mensagens:2035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar yurininja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2014 as 10:44
Só é vantagem se vc não quer se preocupar com furos constantes ou com a famosa mordida de cobra.
Se quer parar bastante para trocar de câmara, ficar procurando arame ou espinho no pneu e se preocupar com mordidas de cobra, use câmara!

Vc deverá levar um frasco com um pouco de selante e, é claro, uma câmara reserva.....


Vc tem prática em montar TL nas suas rodas?
Voltar ao Topo
W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Fev 2007
TrêsCorações-MG
Offline
Mensagens:2296
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar W0LVER1NE_MG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2014 as 18:18
O problema do tubeless é encher, caso ele vaze totalmente ou precise desmontar. Normalmente vai requerer um compressor ou cilindro de CO².
E de qualquer forma, vai precisar levar câmara para uma emergência (pneu der um corte, aro amassar, acabar o selante, etc).
Mas tem o lado bom, que é diminuir a probabilidade de furos (coisa que também se consegue num pneu com câmara e fita anti-furo).

Outra opção "intermediária" é usar câmara de ar com selante, assim você se livra dos problemas de montagem e enchimento dos pneus, sob o custo de algumas gramas a mais de peso.

Valeu
Marcelo Faraway
____________
CARPE DIEM!
Voltar ao Topo
marconova666 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Mai 2014
Ribeirão Pires
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marconova666 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2014 as 20:57
Originalmente postado por yurininja yurininja escreveu:

Só é vantagem se vc não quer se preocupar com furos constantes ou com a famosa mordida de cobra.
Se quer parar bastante para trocar de câmara, ficar procurando arame ou espinho no pneu e se preocupar com mordidas de cobra, use câmara!

Vc deverá levar um frasco com um pouco de selante e, é claro, uma câmara reserva.....


Vc tem prática em montar TL nas suas rodas?


Cara, eu acho osso ficar trocando trocando câmara de pneu, principalmente em viagens longas.... aliás, acredito q ninguém goste disso....heheheeh
Voltar ao Topo
marconova666 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Mai 2014
Ribeirão Pires
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marconova666 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2014 as 20:59
Originalmente postado por W0LVER1NE_MG W0LVER1NE_MG escreveu:

O problema do tubeless é encher, caso ele vaze totalmente ou precise desmontar. Normalmente vai requerer um compressor ou cilindro de CO².
E de qualquer forma, vai precisar levar câmara para uma emergência (pneu der um corte, aro amassar, acabar o selante, etc).
Mas tem o lado bom, que é diminuir a probabilidade de furos (coisa que também se consegue num pneu com câmara e fita anti-furo).

Outra opção "intermediária" é usar câmara de ar com selante, assim você se livra dos problemas de montagem e enchimento dos pneus, sob o custo de algumas gramas a mais de peso.

Valeu


Minha dúvida principal era justamente se era possível enchê-los com bombas portáteis dupla ação.... então não é?
Li em algum lugar q o CO2 provoca o ressecamento do líquido selante..... é verdade?

Outra questão: rodas específicas para tubeless aceitam pneus comuns de kevlar ou de arame?
Mais uma! rs.... pneus tubeless podem dobrados como os de kevlar?

Voltar ao Topo
yurininja Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Ago 2004
ponta grossa -
Offline
Mensagens:2035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar yurininja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2014 as 07:45
Originalmente postado por W0LVER1NE_MG W0LVER1NE_MG escreveu:

O problema do tubeless é encher, caso ele vaze totalmente ou precise desmontar. Normalmente vai requerer um compressor ou cilindro de CO².
Valeu

Depende do aro e do pneu..... Nas minhas rodas atuais eu consigo encher só com a bombinha de mão (e das mais jaguaras). Aqui no fórum tem até um vídeo que fiz.... (em algum tópico....).
Uma vez, em Prudentópolis, caí de um jeito que o aro "comeu" uma mistura de folhas e terra..... só limpei a borda do aro com a mão e enchi com a bombinha novamente (e já nem tinha mais selante.... estava seco fazia tempo!)

Originalmente postado por marconova666 marconova666 escreveu:


Minha dúvida principal era justamente se era possível enchê-los com bombas portáteis dupla ação.... então não é?
É sim... depende do aro e pneu.....
Ainda tem a opção de, caso role um desastre que vc tenha que desmontar, colocar uma câmara e seguir até um posto ou borracharia para montar novamente o TL usando o compressor deles


Originalmente postado por marconova666 marconova666 escreveu:


Li em algum lugar q o CO2 provoca o ressecamento do líquido selante..... é verdade?

Depende do selante.... eu tenho um cartucho de CO2 e nem carrego ele.

Originalmente postado por marconova666 marconova666 escreveu:


Outra questão: rodas específicas para tubeless aceitam pneus comuns de kevlar ou de arame?
Ambos!

Originalmente postado por marconova666 marconova666 escreveu:

Mais uma! rs.... pneus tubeless podem dobrados como os de kevlar?
Perfeitamente. Geralmente são vendidos dobrados e, muitas vezes, são de Kevlar.
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2014 as 10:14
Como fica a questão do transporte da bike em aeronaves, que normalmente requerem o esvaziamento dos pneus? Num setup tradicional o maior problema disso é encher novamente, mas pelo que vi, não são todos os setups tubeless que permitem encher "na mão" (embora existam alguns que permitem, como o Yuri comentou).

Pra quem for despachar a bike numa viagem aérea, acho interessante saber...
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
yurininja Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Ago 2004
ponta grossa -
Offline
Mensagens:2035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar yurininja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2014 as 10:35
Não é necessário desmontar o pneu..... Só murchando bem já resolve!
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2014 as 21:24
Sim, isso eu sei, mas nessa de murchar bem, não tem risco de vazar selante ou qq coisa do tipo?
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
yurininja Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Ago 2004
ponta grossa -
Offline
Mensagens:2035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar yurininja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2014 as 22:28
Se não chegar a descolar a parede do aro, não tem problema!

Pra descolar as paredes dos meus tem que querer muito, pois com eles totalmente vazios ainda necessita fazer força!

Só sei de um caso de atleta que murchou pra viajar de avião.... tudo susse!

Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2014 as 10:37
Para esses casos, de precisar encher com o selante dentro e bomba de mão, pneus Tubless são melhores dos que os convencionais que a galera usa para baixar peso, certo?

Já que nesses casos o benefício que se está procurando é o de furar menos e não somente diminuir peso, visto os tubeless originais pesarem mais do que os convencionais. E se acontecer um problema maior eu também posso colocar uma câmara dentro dele e seguir viagem. Só não sei como consertar. rsrsrs
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
yurininja Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Ago 2004
ponta grossa -
Offline
Mensagens:2035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar yurininja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2014 as 10:53
O Ideal é usar pneus TL ou TLR!

Pra arrumar um possível rasgo dá pra usar remendo de câmara mesmo.... Tem ainda a opção do macarrão (igual aos de borracharias).

Pneus que não são TLR são mais difíceis de encher.... aí tem que ter compressor e saco......
Alguns são exceção. Já peguei alguns TL horríveis pra montar (Rubena) e alguns não TL que montam bem fácil (CrossMark 26x2.25, p.e.)

O ideal é fugir de pneus que comprometem algo em favor do peso (Rubena, p.e., que costuma furar e rasgar as laterais).

Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2014 as 11:04
Valeu Yuri.
Tenho um CST Critter 29x2,1" dobrável aqui e vou ver pesquisar mais sobre ele e ver o que faço.
Abraço e obrigado.


Editado por FAB1000 - 06 Jun 2014 as 11:04
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
marconova666 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Mai 2014
Ribeirão Pires
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marconova666 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2014 as 12:04
Ótimas informações Yuri!

Que marcas de pneus tubeless resistentes e q podem ser enchidos com bomba "jaguara" (q p$*#% é essa.... rs) vc recomenda?

Valeu

Voltar ao Topo
yurininja Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Ago 2004
ponta grossa -
Offline
Mensagens:2035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar yurininja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2014 as 13:09
Hahahaha..... Jaguara é algo "de segunda".
A minha bomba é daquelas GTS de 10zão...

Sobre encher com bomba..... vai depender do pneu e do aro. No caso, estou usando aros ROVAL Control 29". Mas meus aros Mavic 819 (que são próprios para TL) tbm enchem com bomba (com o Nevegal TL).

Eu converto pneus pra uma galera. Os que podem ser enchidos com bomba são a pequeníssima minoria. Não se prenda a isso!

Para ciclotur eu aconselharia pneus como os CST citados no post acima, pois são pneus baratos....
Se for pra investir mais, procuraria aqueles Schwalbe da linha Marathon, que são específicos para ciclotur. Eles possuem uma camada antifuro, compostos específicos para a modalidade, alta durabilidade...... coisa top mesmo!
Que eu sei que tem/tinha um par desses é o user Western. Manda uma MP pra ele, pois acredito que não está mais usando..... numa dessas vc's negociam um valor camarada.

Independente da escolha que vc fizer, o importante é vc estar acostumado com o sistema TL. Montar antes, rodar, desmontar, montar novamente...... isso dará prática e "manhas" que serão muito úteis na viagem! Outra coisa é levar câmaras e pneu reserva (além de um pouco de selante), pois nunca se sabe se não encontrará uma navalha fincada no asfalto.......

Vc já usou TL antes?
Voltar ao Topo
marconova666 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Mai 2014
Ribeirão Pires
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marconova666 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2014 as 13:16
Originalmente postado por yurininja yurininja escreveu:

Hahahaha..... Jaguara é algo "de segunda".
A minha bomba é daquelas GTS de 10zão...

Sobre encher com bomba..... vai depender do pneu e do aro. No caso, estou usando aros ROVAL Control 29". Mas meus aros Mavic 819 (que são próprios para TL) tbm enchem com bomba (com o Nevegal TL).

Eu converto pneus pra uma galera. Os que podem ser enchidos com bomba são a pequeníssima minoria. Não se prenda a isso!

Para ciclotur eu aconselharia pneus como os CST citados no post acima, pois são pneus baratos....
Se for pra investir mais, procuraria aqueles Schwalbe da linha Marathon, que são específicos para ciclotur. Eles possuem uma camada antifuro, compostos específicos para a modalidade, alta durabilidade...... coisa top mesmo!
Que eu sei que tem/tinha um par desses é o user Western. Manda uma MP pra ele, pois acredito que não está mais usando..... numa dessas vc's negociam um valor camarada.

Independente da escolha que vc fizer, o importante é vc estar acostumado com o sistema TL. Montar antes, rodar, desmontar, montar novamente...... isso dará prática e "manhas" que serão muito úteis na viagem! Outra coisa é levar câmaras e pneu reserva (além de um pouco de selante), pois nunca se sabe se não encontrará uma navalha fincada no asfalto.......

Vc já usou TL antes?


Nunca usei.
Mas já vi uns vídeos e assim q comprar vou treinar a montagem e tbm fazer uma viagem mais curta pra testar.
Mas pelas informações q colhi acredito q vou gostar bastante.

Cara, muito obrigado peja ajuda!
Vc tbm faz cicloviagens?

Abç
Voltar ao Topo
carlos_henriquefj Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Out 2009
belo horizonte
Offline
Mensagens:202
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carlos_henriquefj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2014 as 13:26
Cara, acho que selante é bom para tudo: fiz o Caminho de Santiago de Compostela (quase 900 km), em todo tipo de terreno com pneus de kevlar super macios - não tive sequer um furo. Também não é necessário um compressor ou bomba de CO² para recompor o pneu, caso seja obrigado a esvaziá-lo para embarcar no avião; levei uma bomba com dupla função (alta pressão x alto volume), para uso tanto no pneu quanto na suspensão, mais nada além disso. Estou com o mesmo setup desde 2010 e ainda não sei o que é um furo de pneu... Claro que periodicamente mando repor o selante, que vai secando, mas é tranquilo, dá para fazer até mesmo em casa.

 
Voltar ao Topo
yurininja Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Ago 2004
ponta grossa -
Offline
Mensagens:2035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar yurininja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2014 as 14:30
Me falta tempo para cicloviagens....

Ano passado fiz uma (que tem algumas fotos perdidas aqui....) com uns amigos. Utilizei um Kona full (não ando em bike seca), mas a adaptação do bagageiro não ficou tão boa (aliado ao excesso de bengos...)

Gostaria de um quadro full específico para ciclotur. Já pirei bastante naquele Panamericano, mas custa os rins e um olho!


Estou muito afim de viajar com a patroa e dog agora na semana que vem (viajar de carro, levando a bike!). Inicialmente eu pensava em ir pro Uruguai, pra fugir do fervo da copa, mas uma semana é muito pouco tempo......

Estou pensando em ficar aqui no BR mesmo.... numa dessas vou para algum lugar que fuja do fervo e que role alguns pedais..... o ideal seria algum lugar com gente que possa mostrar os picos e trilhas.
Voltar ao Topo
nanito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Out 2012
Novo Hamburgo
Offline
Mensagens:509
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nanito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2014 as 14:52
Para encher o pneu tubeless com a bomba de pé ou de mão, é preciso que o pneu fique bem justo no aro. Ou seja, se vc já tem um aro que é osso pra colocar e tirar o pneu, está ok para encher com a bomba de pé ou de mão. Se ficar muito folgado (conseguir montar e desmontar o pneu com a mão mesmo) é necessário algumas voltas a mais na fita do aro. Se fez tubeless com câmara aro 20", recomendo dar várias voltas de fita isolante e silver-tape, e depois a câmara de aro 20", e ver se o pneu ficou bem justo no aro. Assim dá pra encher o pneu sem a necessidade de um compressor.

Voltar ao Topo
alexcristiano Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Out 2012
Florianópolis
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexcristiano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2014 as 23:48
Originalmente postado por marconova666 marconova666 escreveu:

Pessoal

Qual é a opinião e a experiência de vcs com com pneus tubeless em cicloturismo, principalmente em cicloviagens relativamente longas (acima de 1.000 km) por locais remotos (interior do Brasil, Patagônia, Bolívia, etc)?
Recomendam?
Porque?

Abçs

Marco

Olá Marco, tudo bem ? Sou novo aqui no fórum, mas gosto muito de cicloturismo. Não cheguei a fazer nenhuma viagem de 1.000km, mas entre 400 e 700km já foram várias.

Já tem um tempo que só uso tubeless, o feito em casa mesmo, com câmara aro 20 e bico fino. Pneus normais (RaceKing 2.2 pra mim e Panaracer Fire XC 2.1 pra esposa):


Até agora, quase 100% alegrias :-) Teve uma ocasião em que o líquido já estava seco, eu não tinha levado extra, e precisei colocar uma câmara. Em outra, um furinho persistente demorou um pouco para vedar, mas acabou dando certo.

Em compensação, no restante do tempo, chega a impressionar. No ano passado, pedalando no norte da Argentina, passamos por uma vegetação que havia sido roçada, e não vimos que tinha espinhos muito grossos. De 4 bikes, duas precisaram reparar os pneus dianteiros e traseiros, em alguns casos com até 4 espinhos cada pneu. Não preciso dizer que estas duas estavam com câmaras de ar.... A minha e a da esposa intactas. Até retiramos alguns espinhos do pneu só para ver como era, e vedou logo em seguida...

Para voar, sempre murcho um pouco, como se fosse para ficar com uns 15psi de pressão. Isso não causa prejuízos, não descola a borda, não perde a vedação, e deixa fácil encher depois. Além disso, é necessário, pois se deixássemos o pneu com uma pressão alta, ao ser submetido a uma pressão ambiente muito baixa durante o vôo, poderia causar, aí sim, uma ruptura da vedação por conta da diferença de pressão (a pressão não aumenta muito, de 10 a 15 psi durante o voo, mas se o pneu estiver com 40psi, levar para 55psi não seria legal).

Uma coisa que gosto é de utilizar uma bomba de mão que tenha apoio para ser utilizada no chão, com mangueira (curta). Isso, além de facilitar muito o processo de encher o pneu, evita a eventual ruptura da junção da válvula com a câmara de aro 20, que pode ser ocasionada pelo movimento que pode ser gerado com a bomba de mão. Se tiver um manômetro, ajuda a limitar a pressão no pneu (que deve ser de no máximo 40psi).

Exemplo de uma bomba muito parecida com a minha:


Elas não são necessariamente maiores que uma bomba 'normal', aqui tem uma foto de outra, um pouco diferente, no suporte:


Essas bombas são tão boas que em uma viagem com 8 pessoas, todos com suas próprias bombas, sempre que precisavam usar vinham pedir essa emprestada, rs.



No mais, levar sempre um pouco de líquido, de preferência nestas garrafinhas pequenas da notubes, um pedaço de mangueira que permita injetar o líquido pela válvula presta sem precisar desmontar o pneu (uso as de aquario, que encaixam por fora da presta e por fora do bico da garrafa), reparo para pneu tubeless, e câmara de pneu e reparo de câmara. Com isso dá para ficar um bom tempo fora de casa, rs.

Abraços,
Alex Cristiano

Voltar ao Topo
alexcristiano Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Out 2012
Florianópolis
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexcristiano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2014 as 23:53
Ah, esqueci de comentar, para dar mais segurança e evitar vazamentos na garrafinha da notubes, eu recorto um círculo de câmara de pneu, com diâmetro equivalente ao interno da tampa da garrafa e coloco entre a garrafa e a tampa antes de rosquear. Fica 100% estanque ! 

Abraço,
Alex Cristiano
Voltar ao Topo
nanito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Out 2012
Novo Hamburgo
Offline
Mensagens:509
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nanito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2014 as 07:22
Alex Cristiano, já que optaste por fazer o tubeless com camara de aro 20, porque optou pelo bico fino? Euvparticularmente acho uma porcaria o bico fino...
Voltar ao Topo
alexcristiano Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Out 2012
Florianópolis
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexcristiano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2014 as 10:10
Originalmente postado por nanito nanito escreveu:

Alex Cristiano, já que optaste por fazer o tubeless com camara de aro 20, porque optou pelo bico fino? Euvparticularmente acho uma porcaria o bico fino...

Oi amigo, tudo certo ? Atualmente, penso que é isso mesmo, cada um acha uma coisa, rs...

As duas válvulas são boas e resolvem nossos problemas, não vejo muita diferença entre elas, ou algo que diga que uma é superior à outra de forma absoluta.

A schrader ganha em algumas coisas (mais vazão de ar se for montar tubeless com bomba de mão, mais fácil de achar câmara reserva num cicloturismo no interior, poder encher direto no posto sem precisar de adaptador, todas permitem tirar o miolo, etc).

A presta é melhor em outras (melhor fixação no aro, menor perda de pressão ao longo do tempo, mais fácil de colocar líquido sem desmontar a roda, menor chance de ruptura na junção câmara / válvula, etc). Em compensação, tem que carregar um adaptador (pequeno, leve e barato) e escolher na hora da compra uma que permita retirar o miolo (para facilitar a colocação do líquido).

Além disso, tem as questões pessoais que vão influenciar (se a roda é schrader ou presta e se quer usar adaptador para diminuir de schrader para presta ou se quer aumentar o furo na roda para caber schrader, padronização com outras bikes e rodas em casa para diminuir o número de peças reserva, padronização com o grupo que viaja junto para facilitar empréstimo de bomba e câmara reserva, etc).

No meu caso, avaliando os quesitos acima, preferi usar a presta. E entendo quem usa a schrader. As duas são boas opções, até a notubes, ao vender os kits, tem presta (maioria) e schrader (freeride e downhill).

Abraço,
Alex Cristiano
Voltar ao Topo
alexcristiano Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Out 2012
Florianópolis
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexcristiano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2014 as 10:24
Para referência, uma boa câmara 20" com bico fino para fazer tubeless em aro 26" é a Qtubes Superlight Presta:

Comprei última vez na Jenson:
http://www.jensonusa.com/Bicycle-Tubes/Q-Tubes-Super-Light-20-Presta-Tube - http://www.jensonusa.com/Bicycle-Tubes/Q-Tubes-Super-Light-20-Presta-Tube

Outra dica para facilitar o enchimento inicial do pneu com tubeless adaptado, para quem estiver tendo problemas, é utilizar uma câmara 26" para "abraçar" o pneu depois de montado no aro, pressionando-o contra a roda por toda a extensão. 

Abraço,
Alex Cristiano
Voltar ao Topo
vagneraugusto Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Jun 2014
BH / MG
Offline
Mensagens:117
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vagneraugusto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Abr 2015 as 22:27
Originalmente postado por yurininja yurininja escreveu:

Hahahaha..... Jaguara é algo "de segunda".
A minha bomba é daquelas GTS de 10zão...

Sobre encher com bomba..... vai depender do pneu e do aro. No caso, estou usando aros ROVAL Control 29". Mas meus aros Mavic 819 (que são próprios para TL) tbm enchem com bomba (com o Nevegal TL).

Eu converto pneus pra uma galera. Os que podem ser enchidos com bomba são a pequeníssima minoria. Não se prenda a isso!

Para ciclotur eu aconselharia pneus como os CST citados no post acima, pois são pneus baratos....
Se for pra investir mais, procuraria aqueles Schwalbe da linha Marathon, que são específicos para ciclotur. Eles possuem uma camada antifuro, compostos específicos para a modalidade, alta durabilidade...... coisa top mesmo!
Que eu sei que tem/tinha um par desses é o user Western. Manda uma MP pra ele, pois acredito que não está mais usando..... numa dessas vc's negociam um valor camarada.

Independente da escolha que vc fizer, o importante é vc estar acostumado com o sistema TL. Montar antes, rodar, desmontar, montar novamente...... isso dará prática e "manhas" que serão muito úteis na viagem! Outra coisa é levar câmaras e pneu reserva (além de um pouco de selante), pois nunca se sabe se não encontrará uma navalha fincada no asfalto.......

Vc já usou TL antes?




Caro Yuri,

Sou novato no mundo das pedaladas fora do centro urbano. Tenho uma MTB 29er e estou começando a fazer trilhas agora. Tenho a intenção de fazer cicloturismo mais para frente e estou para tomar uma decisão que vai impactar na escolha dos pneus: Tubeless ou não, eis a questão.

Se optar pelo Tubeless, necessitarei montar outro par de rodas, pois um jogo de rodas deixaria para fazer trilhas e o outro usaria nos meus deslocamentos na cidade, no dia a dia e para cicloturismo.

A dúvida é a seguinte: será que eu conseguiria um pneu Tubeless bom para uso urbano e para cicloturismo? Lembrando que no cicloturismo eu pegarei trechos de asfalto e de terra.

É nesse ponto que entra a Schwalbe. Procurei na internet pneus Tubeless para bikes road ou para uso urbano/cicloturismo e só achei Schwalbe.

São eles:

* Racing:
Schwalbe ONE HS 448
http://www.schwalbetires.com/bike_tires/racing_tires/ONE

Ironman HS 432
http://www.schwalbetires.com/bike_tires/racing_tires/Ironman

* Road:
Marathon Almotion HS 453
http://www.schwalbetires.com/bike_tires/road_tires/Marathon_Almotion

Após longas pesquisas na internet vi que a Schwalbe é uma excelente empresa que fabrica excelentes produtos. Antes de pensar no Tubeless, cheguei até comprar um pneu Schwalbe Marathon Supreme RoadStar 28" 50-622 Reflex 622 x 50 mm / 28 x 2,00 " (http://www.schwalbetires.com/bike_tires/road_tires/marathon_supreme) para usar na cidade e deixar o pneu com cravos para o MTB, mas ainda não o utilizei justamente pela dúvida que estou agora.

* Penso que com pneus sem ser Tubeless eu teria maior flexibilidade ao ir para o cicloturismo, pois poderia ter 3 tipos de pneus (MTB, cidade e cicloturismo) e trocá-los facilmente com apenas um jogo de rodas. O lado ruim é a possibilidade de furos atrapalhar a pedalada. Tenho usado um 'camelão' velho que tenho aqui em casa para ir trabalhar e desde janeiro já furei o pneu 5 vezes. Na 4ª vez eu troquei os pneus, pois estavam ressecados e mesmo assim em menos de um mês furou novamente. Aqui em Belo Horizonte as ruas e passeios são cheios de cacos de vidros, pregos, parafusos, entre outras coisas. Tenho fita anti furo da Schwalbe. Se eu usar um Schwalbe para cidade e outro para cicloturismo, ambos com fita anti furo as chances de problemas com furos são bem próximas do Tubeless ou não?

* Se partir para o Tubeless acredito que dos 3 pneus citados o ideal seria o último (Marathon Almotion HS 453), pois aguenta mais peso (até 120kg ante os 75kg dos outros pneus). Mas estou achando ele muito slick. Não seria melhor um pneu com característica mais mista? Conhece algum Tubeless da Schwalbe ou outra equivalente um pouco mais misto para o tamanho do meu aro?

Outra coisa: o aro da minha bike é esse: Bontrager Mustang Elite Tubeless Ready 28 furos. Eles é bom? Da para encher o pneu com essas bombas pequenas? Se partir para o Tubeless mesmo, montaria outro jogo de rodas para cidade/cicloturismo: recomendaria o mesmo aro ou outro tipo?

Desculpe o testamento, mas é que a decisão de optar pelo Tubeless tem algumas vantagens (tranquilidade, por exemplo) e desvantagens (custo, por exemplo) e é menos comum, principalmente, para cicloturismo.

Abraços.

Vagner Augusto
Voltar ao Topo
padrerludovico Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2015
sao paulo
Offline
Mensagens:124
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar padrerludovico Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Abr 2015 as 20:46
sempre usei bico fino nunca tive problemas mas sempre fui muito cuidadoso nas horas de calibrar esta e a hora critica do bico fino.
Voltar ao Topo
yurininja Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Ago 2004
ponta grossa -
Offline
Mensagens:2035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar yurininja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Abr 2015 as 22:37
Opa!

Vamos por partes..... para facilitar um pouco!
Originalmente postado por vagneraugusto vagneraugusto escreveu:

 Tubeless ou não, eis a questão. 
TUBELESS, SEMPRE!

Originalmente postado por vagneraugusto vagneraugusto escreveu:

 necessitarei montar outro par de rodas, pois um jogo de rodas deixaria para fazer trilhas e o outro usaria nos meus deslocamentos na cidade, no dia a dia e para cicloturismo.
Melhor coisa! Vc pode ter um par de rodas com pneus cravudos para as trilhas e um par com pneus para seus deslocamentos e cicloturs.... Já providencie uma relação para cada roda (powerlink obrigatório, coroas podem ficar nas duas rodas) 

Originalmente postado por vagneraugusto vagneraugusto escreveu:

 
A dúvida é a seguinte: será que eu conseguiria um pneu Tubeless bom para uso urbano e para cicloturismo? Lembrando que no cicloturismo eu pegarei trechos de asfalto e de terra.
Consegue sim, mas vai depender do seu conceito de pneu bom pra isso e de seu bolso.
Eu optaria por um pneu barato (como os CST citados nos posts acima). Aguenta conversão para tubeless e não vai ser ruim em trechos não asfaltados.

Originalmente postado por vagneraugusto vagneraugusto escreveu:

 
Aqui em Belo Horizonte as ruas e passeios são cheios de cacos de vidros, pregos, parafusos, entre outras coisas. Tenho fita anti furo da Schwalbe. Se eu usar um Schwalbe para cidade e outro para cicloturismo, ambos com fita anti furo as chances de problemas com furos são bem próximas do Tubeless ou não?
Não tenho experiência com fitas anti furo e com os Schwalbe com proteção. Realmente furos de caco de vidro são um chute, pois eles fazer pequenos (e grandes!) cortes nos pneus.... Vou ficar devendo a resposta comparativa, mas adianto que se vc adicionar pedaços de borracha ou de látex junto com o selante, vai permitir que ele vede cortes maiores...

Originalmente postado por vagneraugusto vagneraugusto escreveu:

 
Se partir para o Tubeless acredito que dos 3 pneus citados o ideal seria o último (Marathon Almotion HS 453), pois aguenta mais peso (até 120kg ante os 75kg dos outros pneus). Mas estou achando ele muito slick. Não seria melhor um pneu com característica mais mista? Conhece algum Tubeless da Schwalbe ou outra equivalente um pouco mais misto para o tamanho do meu aro?
Não se limite a pneus tubeless.... outros pneus podem ser convertidos tranquilamente. Eu não gosto de pneus slick e, como disse acima, usaria um pneu barato (e com cravos) para queimar no asfalto.

Originalmente postado por vagneraugusto vagneraugusto escreveu:

 
o aro da minha bike é esse: Bontrager Mustang Elite Tubeless Ready 28 furos. Eles é bom? Da para encher o pneu com essas bombas pequenas? Se partir para o Tubeless mesmo, montaria outro jogo de rodas para cidade/cicloturismo: recomendaria o mesmo aro ou outro tipo?
Não conheço seu aro... mas ele já é Tubeless Ready, o que é um bom sinal!
Se "encher com bombas pequenas" é dar aquela primeira inflada no pneu.... só testando pra saber! se for pra simplesmente encher.... enche sim!
Pra cicloturismo seria interessante uma roda forte. Já dispensaria seu aro só por ser de 28 furos..... além de ser uma roda mais fraca que uma equivalente de 32 furos, se acontecer algo com ele vai ser foda encontrar um aro de 28 furos para substituir o seu. Num cicloturismo eu iria de 32 furos!

Originalmente postado por vagneraugusto vagneraugusto escreveu:

 
Desculpe o testamento, mas é que a decisão de optar pelo Tubeless tem algumas vantagens (tranquilidade, por exemplo) e desvantagens (custo, por exemplo) e é menos comum, principalmente, para cicloturismo.
O custo para usar tubeless é baixo... com um investimento inicial de R$120,00 vc já está de Tubeless e, se acontecer algo, taca uma câmara e guarda o bico (considerando que vc comprou um bico.... o investimento pode diminuir se vc utilizar bicos de câmaras...)


Desculpe a demora.... mas só vi agora o tópico!
Voltar ao Topo
vagneraugusto Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Jun 2014
BH / MG
Offline
Mensagens:117
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vagneraugusto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2015 as 00:04
Estava esquecendo do pequeno detalhe: a relação. Minha bike é uma 29er com 2x10v, mais para XC.
Para cicloturismo não é adequada essa relação, ne?! Tem que ter pelo menos 3 coroas, ne?!
Ai sim vou morrer numa grana. Teria que montar as rodas, comprar pneus, discos, cassete, corrente, coroa e pedivela.
Mas de qualquer maneira se eu for fazer esses usos ou eu compro uma bike só para essa finalidade (cidade/cicloturismo) e mantenho a outra para trilha ou uso uma bike com duas configurações: uma para trilha (com componentes melhores) e outra para cidade/cicloturismo.
Acho que ainda fica mais barato usando uma bike com duas configurações. O que acha? rs
Originalmente postado por yurininja yurininja escreveu:

Melhor coisa! Vc pode ter um par de rodas com pneus cravudos para as trilhas e um par com pneus para seus deslocamentos e cicloturs.... Já providencie uma relação para cada roda (powerlink obrigatório, coroas podem ficar nas duas rodas)
Originalmente postado por vagneraugusto vagneraugusto escreveu:

 necessitarei montar outro par de rodas, pois um jogo de rodas deixaria para fazer trilhas e o outro usaria nos meus deslocamentos na cidade, no dia a dia e para cicloturismo.

Sério que pneus convertidos oferecem boa segurança, não vazam fácil e possuem boa durabilidade? Não é muito complicado converter não?
Originalmente postado por yurininja yurininja escreveu:


Não se limite a pneus tubeless.... outros pneus podem ser convertidos tranquilamente. Eu não gosto de pneus slick e, como disse acima, usaria um pneu barato (e com cravos) para queimar no asfalto

Originalmente postado por vagneraugusto vagneraugusto escreveu:


Se partir para o Tubeless acredito que dos 3 pneus citados o ideal seria o último (Marathon Almotion HS 453), pois aguenta mais peso (até 120kg ante os 75kg dos outros pneus). Mas estou achando ele muito slick. Não seria melhor um pneu com característica mais mista? Conhece algum Tubeless da Schwalbe ou outra equivalente um pouco mais misto para o tamanho do meu aro?

Indicaria algum aro bom para cicloturismo de 32 furos para uma 29er?
Originalmente postado por yurininja yurininja escreveu:


Não conheço seu aro... mas ele já é Tubeless Ready, o que é um bom sinal!
Se "encher com bombas pequenas" é dar aquela primeira inflada no pneu.... só testando pra saber! se for pra simplesmente encher.... enche sim!
Pra cicloturismo seria interessante uma roda forte. Já dispensaria seu aro só por ser de 28 furos..... além de ser uma roda mais fraca que uma equivalente de 32 furos, se acontecer algo com ele vai ser foda encontrar um aro de 28 furos para substituir o seu. Num cicloturismo eu iria de 32 furos!

Originalmente postado por vagneraugusto vagneraugusto escreveu:


o aro da minha bike é esse: Bontrager Mustang Elite Tubeless Ready 28 furos. Eles é bom? Da para encher o pneu com essas bombas pequenas? Se partir para o Tubeless mesmo, montaria outro jogo de rodas para cidade/cicloturismo: recomendaria o mesmo aro ou outro tipo?

Muito obrigado pela ajuda!
Voltar ao Topo
yurininja Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Ago 2004
ponta grossa -
Offline
Mensagens:2035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar yurininja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2015 as 15:16
Minha opinião é que, se vc puder, é bem melhor ter duas bikes......
Uma pra trilha e outra, mais simples (até pra não chamar atenção), para deslocamentos urbanos e ciclotur. Com o tempo vc pode ir upando elas sem se prender a padrões que sirvam nas duas configurações....

A maioria dos pneus aceitam conversão tranquilamente. Os Schwalbe e os Maxxis são muito top pra isso; Continental é uma bosta... Já converti e usei CST de arame também!

Sobre a relação.... vc pode usar 2x10 numa boa. Não vai ser muito diferente..... faça um teste pra ver!

Sou um apaixonado pelos aros Mavic da série 8xx, mas estão custando mais de R$1000 o par!
Tente comprar um par de rodas que vem nas Scott.... a galera tira pra colocar rodas melhores e costuma vender a bons preços. Eu já intermediei a venda de 4 pares desses, entre R$300 e R$600...
Voltar ao Topo
vagneraugusto Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Jun 2014
BH / MG
Offline
Mensagens:117
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vagneraugusto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2015 as 15:40
Já que vc falou que 2x10 da para usar numa boa vou dar uma testada. O pessoal costuma falar que vou sentir falta de marcha principalmente nas descidas em estradões.
Se chegar à conclusão de que dá para usar 2x10 talvez, seja mais viável, montar as rodas. Mas vou avaliar a possibilidade de 2 bikes.
Quanto às rodas acho que não precisa ser uma tão top assim. Vou olhar a dica das Scott.
Originalmente postado por yurininja yurininja escreveu:

Minha opinião é que, se vc puder, é bem melhor ter duas bikes......
Uma pra trilha e outra, mais simples (até pra não chamar atenção), para deslocamentos urbanos e ciclotur. Com o tempo vc pode ir upando elas sem se prender a padrões que sirvam nas duas configurações....

Sobre a relação.... vc pode usar 2x10 numa boa. Não vai ser muito diferente..... faça um teste pra ver!

Sou um apaixonado pelos aros Mavic da série 8xx, mas estão custando mais de R$1000 o par!
Tente comprar um par de rodas que vem nas Scott.... a galera tira pra colocar rodas melhores e costuma vender a bons preços. Eu já intermediei a venda de 4 pares desses, entre R$300 e R$600...
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X