Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Ciclofaixas compartilhadas em Sorocaba
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Ciclofaixas compartilhadas em Sorocaba

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Ciclofaixas compartilhadas em Sorocaba
    Postado: 21 Abr 2013 as 20:58
Hoje estava passando de carro por Sorocaba - SP, e na rua Comendador Oetterer notei uma faixa compartilhada Bicicletas/Ônibus.

É sério isso??? Alguém já usou? Como os ônibus se comportam dividindo a faixa com as bikes?

No meu entender, esse tipo de compartilhamento me parece bastante arriscado, salvo se os motoristas forem cuidadosamente instruídos e conscientizados para se comportarem com segurança junto aos ciclistas...
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2013 as 09:54
Catzo, não tem nenhum sorocabano aqui pra dar seu pitaco?
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2013 as 11:56
Tal tipo de compartilhamento já existe em Paris e, pelo o que me falaram, parece funcionar. Os motoristas são treinados e equilibrados mentalmente, os ônibus possuem uma espécie de sino, que é mais baixo que uma buzina, para alertar os ciclistas e, ao lado dessas faixas, há pontos de recuo para onde os ciclistas podem ir para dar passagem aos ônibus.

Na verdade estou repetindo coisas que o TC me falou. Ele poderia contar sobre isso muito melhor pois conhece o esquema pessoalmente.
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2013 as 21:06
Ah tá, já imagino até a variante Sorocabana. Motoristas cuidadosamente e meticulosamente orientados via lavagem cerebral para cumprir metas, espaços de recuo para que os ônibus possam esmagar os bikers sem espirrar tripas nos pedestres ou danificar a lataria, e suaves buzinas ferroviárias para gentilmente alertar os ciclistas de sua breve e indolor passagem desta para melhor

Falando sério, precisa ter muita educação e consciência (e falo dos DOIS lados, de nada adianta o motorista ser consciente e o biker se enfiar onde não deve) para que isso dê certo.

E levando em conta que a rede cicloviária de Sorocaba é bem grande (o que estimula o uso da bike) até achei que alguém de lá teria algo a comentar sobre essas faixas...
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2013 as 16:45
Bom, ninguém apareceu para falar nada, então eu resolvi passar em Sorocaba e entrevistar o Xerife do distrito, o Clayton. A quem interessar possa, ele disse que usa diariamente a referida faixa compartilhada e desde que seja no horário permitido (sim, tem isso, o compartilhamento é em horários pré-determinados) os motoristas respeitam sim. Segundo ele, se for tentar usar fora de horário, o bicho pega
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X