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Ciclocomputador

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Cedraz01 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 05 Fev 2017
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cedraz01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Ciclocomputador
    Postado: 05 Fev 2017 as 20:33
Bom dia, estou numa duvida, fui tirar a circunferência da roda da bike para configurar o ciclocomputador, e encontrei um resultado, e na tabela que vem com o ciclocomputador tem outros resultados, o pneu da bike é aro 26 x2.00 que segundo a tabela é essa, á circunferência 2074 para ser colocado no ciclocomputador .
E eu achei outra circunferência usando a medida pelo pito, que deu 2035.
Essa medida 2035 eu fui ver na tabela e é de um pneu aro 26 x1.75 segundo eu vi na tabela.
Qual dessas medidas eu uso para configurar o ciclocomputador?
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Leo Amaral Ver Drop Down
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Cadastrado em: 04 Fev 2013
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Fev 2017 as 21:28
Repita a medição e use a que você achou. Se você pesquisar no forum vsi achar diversos relatos de pneus 2.1 maiores que 2.2 etc. Parece que pneu é como sapato: depende da régua DF o fabricante.

Editado por ltadeu70 - 05 Fev 2017 as 21:31
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"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
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stefanl Ver Drop Down
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Cadastrado em: 23 Mar 2016
Sumare
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2017 as 08:30
Como voce mediu ?  a forma mais simples seria medir no chao.
Coloque por exemplo o bico da valvula na posicao inferior (6 horas), e marque esse ponto no chao.
Empurre a bike ate a roda girar uma volta completa  e o bico parar novamente em 6 horas.
Meça a distancia entre os 2 pontos no chao com uma trena.
A margem de erro é insignificante.
Use este valor e esqueca o que diga o manual do ciclocomputador.

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Rockelvin Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Jun 2017
Jataí - Goiás
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rockelvin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jun 2017 as 19:03
Também estou com esse problema para configurar o aparelho.
Minha bike é 29" e a medida deu 2,27mt ou 227cm, então coloquei 2270 no ciclocomputador e não virou nada.
O meu é o Sunding SD-563 B.
Alguém que tenha um desse ou que saberia me ajudar?
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rafael_rtg Ver Drop Down
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Cadastrado em: 10 Fev 2016
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jun 2017 as 10:05
Método para tirar com precisão a circunferência, para quem tem espaço, rs...

Marquei um ponto do pneu com lubrificante TecTire Seco (fácil de limpar depois), e depois pedalei em linha reta no meu quintal, depois so tirar a distancia entre uma marca e outra... Da para improvisar com água também, mas como tava quente as marcas se apagavam rapidamente rs....

Mas a técnica do bico também da certinho, porem dessa maneira tira o mimimi que a circunferência muda com você em cima da bike....


Editado por rafael_rtg - 30 Jun 2017 as 10:06
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Ramai Ver Drop Down
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Cadastrado em: 12 Jul 2014
Itaberaba - BA
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ramai Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jun 2017 as 15:15
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Método para tirar com precisão a circunferência, para quem tem espaço, rs...

Marquei um ponto do pneu com lubrificante TecTire Seco (fácil de limpar depois), e depois pedalei em linha reta no meu quintal, depois so tirar a distancia entre uma marca e outra... Da para improvisar com água também, mas como tava quente as marcas se apagavam rapidamente rs....

Mas a técnica do bico também da certinho, porem dessa maneira tira o mimimi que a circunferência muda com você em cima da bike....

Genial, cara!!! Vou até medir novamente, dessa forma! Clap
Obrigado! 
Scott
Bikes e aviões <3
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Rockelvin Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Jun 2017
Jataí - Goiás
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rockelvin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2017 as 21:11
Fiz a medida pela circunferência da roda, só q mesmo assim ainda não deu certo.
Tô apelando com esse bagulho q nada dá certo
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Gryphon Ver Drop Down
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Cadastrado em: 05 Jun 2016
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2017 as 22:57
O jeito mais preciso é medindo a circunferência da roda com uma trena. Com ela dá para ter uma medida com precisão de milímetro, coisa que a medida usando a volta da roda no chão não consegue.

Existe uma margem de erro natural que normalmente o pessoal despreza por conta da deformação do pneu sob carga.
Antigamente todo mundo desprezava esse erro porque não havia como ter outra medida paralela para aferição. Hoje com GPS no celular, esse erro aparece. É pequeno, mas ao longo de 2 ou 3 mil quilômetros, o erro acumulado começa a pesar.
Se este for o caso, é possível mexer proporcionalmente no ajuste de circunferência da roda de forma a chegar numa medida efetiva, altamente precisa.
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rafael_rtg Ver Drop Down
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Cadastrado em: 10 Fev 2016
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2017 as 11:05
Cara confio muito mais no Ciclo com medidor de velocidade do que no GPS de Celulares e ate de Ciclos como Garmin... Para economizar bateria e gerar arquivos pequenos, eles usam métodos de interpolação, (marca entre um ponto e outro), e ja foi discutido aqui no forum, que analisando os arquivos, ate os garmin chegam a ficar alguns segundos sem marcar um ponto, e isso aumenta as diferenças... Posso afirmar GPS não profissional/dedicado não é 100% confiável... e tem mais gente que me entende:


Quanto ao método da volta no chão, o metodo que falei não tem erro pelos seguinte motivos:

Você marcando um ponto do pneu com lubrificante (ou água), e andar em linha reta em cima da bike, as marcas entre um ponto e outro já vai estar considerando a deformação com você em cima da bike... Depois é só medir com uma trena... não tem erro.... 

Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

O jeito mais preciso é medindo a circunferência da roda com uma trena. Com ela dá para ter uma medida com precisão de milímetro, coisa que a medida usando a volta da roda no chão não consegue.

Existe uma margem de erro natural que normalmente o pessoal despreza por conta da deformação do pneu sob carga.
Antigamente todo mundo desprezava esse erro porque não havia como ter outra medida paralela para aferição. Hoje com GPS no celular, esse erro aparece. É pequeno, mas ao longo de 2 ou 3 mil quilômetros, o erro acumulado começa a pesar.
Se este for o caso, é possível mexer proporcionalmente no ajuste de circunferência da roda de forma a chegar numa medida efetiva, altamente precisa.




Editado por rafael_rtg - 19 Jul 2017 as 11:06
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Leo Amaral Ver Drop Down
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Cadastrado em: 04 Fev 2013
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2017 as 14:24
Qual a necessidade de tanta precisão?
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Gryphon Ver Drop Down
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Cadastrado em: 05 Jun 2016
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jul 2017 as 22:48
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Você marcando um ponto do pneu com lubrificante (ou água), e andar em linha reta em cima da bike, as marcas entre um ponto e outro já vai estar considerando a deformação com você em cima da bike... Depois é só medir com uma trena... não tem erro....


Opa! Tem erro sim, e muito!

No caso de marcar os alinhamentos da válvula com o chão, você acumula um monte de erros.
- Quem garante que a válvula está 100% na vertical no ponto inicial da medida?
- Quem garante que a válvula está 100% na vertical no ponto finall da medida?
- Quem garante que a marca que você faz no chão no ponto inicial está 100% alinhado com a válvula?
- Quem garante que a marca que você faz no chão no ponto final está 100% alinhado com a válvula?
- Quem garante que a cantoneira de início de medida da trena está 100% alinhada com o centro imaginário da marca difusa de lubrificante que você deixou no chão marcando o ponto inicial?
- Quem garante que a leitura que você faz na trena está 100% alinhada com om o centro imaginário da marca difusa de lubrificante que você deixou no chão marcando o ponto final?

Você tem erros de medida em todos esses pontos, e esses erros são cumulativos.
Uma roda de 29 polegadas de diâmetro tem 2314 mm de perímetro. Você acumula fácil um erro médio de 50 a 100 mm nesse procedimento. Isso representa um erro entre 2 a 4%. Parece pouco, mas em 1000 km, isso significa entre 20 e 40 km a mais ou a menos.

Quando você não tem uma referência, este é um erro que passa despercebido, mas quando você tem uma referência ou uma base de comparação as coisas mudam bastante.
Pense que você e um amigo calibraram duas bicicletas iguais com ciclocomputadores iguais, mas o seu erro de calibração foi de 4% otimista enquanto seu colega cometeu um erro de 4% pessimista. Vocês fazem um percurso juntos de 1000 km e vão conferir seus coclocomputadores. Diferença de 80 km. Uma diferença de 8% é significativa.
Agora eu pergunto: se vocês só tem seus ciclocomputadores, qual das duas medidas está mais certa?

Pronto, você caiu no mesmo caso do Strava e afins. E não só eles.

Em automóvel é muito comum, por exemplo, trocar um pneu, digamos, 175/70R13 por um 185/70R13. Para a maioria das pessoas a troca foi por um pneu mais largo, mas na verdade foi uma troca também por um pneu com maior diâmetro. O aumento é sutil, menor que o erro com a válvula da bicicleta, mas em muitos casos, suficiente para fazer um motorista passar a ser constantemente multado por radar.
De novo. Se é só para ter a informação de velocidade e quilometragem, o erro causado pela troca do pneu sem recalibrar o velocímetro é ignorado pelo motorista por falta de referência e o erro ser pequeno ao ponto de não ser percebido, mas as coisas mudam bastante quando ele é confrontado contra outro instrumento de medida.

Agora pega a roda, passa a trena em volta do diâmetro externo e meça. Você terá a precisão de milímetro porque sua medida é direta, sem acúmulo de erros por processos intermediários.
Se você calibrar outra bike, mesmo que com outra medida de roda, o erro comparativo será sempre pequeno.

Sobre GPS te passo algo interessante. Procure seu histórico de localização do Google e depois compare com o mesmo trecho registrado no Strava. A diferença é surpreendente.
Não importa se você está processando trajetórias por GPS ou sinais sonoros a partir de um CD. Há métodos de processamento de sinais melhores e piores. Um CD  (que faz registro discreto do sinal) tem qualidade de áudio muito superior a um LP (que faz o mesmo registro de forma contínua). Mas se usar as técnicas erradas de gravação, a qualidade do CD fica muito inferior à do LP. Acredite. Existe toda uma matemática e toda uma engenharia por trás dos sistemas de amostragem digital. Tem gente que não sabe implementar e faz coisas simples e grotescas e tem gente que mal sabe o básico, vê o erro da implementação grotesca e diz que o processo todo não presta. Não é bem assim que isso funciona.
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TomSemFreio Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TomSemFreio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jul 2017 as 23:45
Se em 100 metros (em termos práticos, um quarteirão), você desviar 1,5m p esquerda ou direita e retornar, lá se vão 3% de erro em relação ao medido no GPS. Isso se for de uma vez, porque você pode fazer 3 desvios de 0,5m que a discrepância em relação ao GPS será a mesma.
Imagine subindo uma ladeira em zigzag.

Portanto, a calibragem pode ser a mais precisa do mundo que nunca vai bater com o GPS. Uns 2-3% de erro é normal.
Antonio Carlos
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rafael_rtg Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2017 as 01:14
Gryphon tem certeza que leu minha forma de medir? Não tem nada a ver com o bico...

A marca de Lubrificante que eu faço é direto no pneu, faço essa marcação no pneu, e ando em cima da bike, o que vai acontecer? Vamos ter marcas no chão, medindo entre uma marca e outra temos a circunferência considerando a pressão, peso do ciclista e etc...

Tmb não sei pq tanta precisão, é mais teimosia de saber qual é a forma mais eficiente rs...
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rafael_rtg Ver Drop Down
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Cadastrado em: 10 Fev 2016
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Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2017 as 01:18
Exatamente, o GPS por não não marcar essas pequenas mudanças de direções, e devido aos modos de interpolação que ele chega a ficar segundos sem ler, é que temos uma variação... Isso se aplica em andar em zig zag, ao fazer curvas curtas, etc...

Originalmente postado por TomSemFreio TomSemFreio escreveu:

Se em 100 metros (em termos práticos, um quarteirão), você desviar 1,5m p esquerda ou direita e retornar, lá se vão 3% de erro em relação ao medido no GPS. Isso se for de uma vez, porque você pode fazer 3 desvios de 0,5m que a discrepância em relação ao GPS será a mesma.
Imagine subindo uma ladeira em zigzag.

Portanto, a calibragem pode ser a mais precisa do mundo que nunca vai bater com o GPS. Uns 2-3% de erro é normal.


Editado por rafael_rtg - 21 Jul 2017 as 01:19
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