| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | TESTES | COMUNIDADE | CLASSIFICADOS | FORUM | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | SERVICOS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Chainline é sempre um problema?
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Chainline é sempre um problema?

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
rowisen Ver Drop Down

CG
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rowisen Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Chainline é sempre um problema?
    Enviado: 10 Jul 2019 as 18:16
Galera... estou montando uma Speed do zero e já estou com todos os componentes comprados, porém uma parte ainda a caminho. Estava pesquisando sobre montagem, já que será a primeira vez que irei montar uma bike do zero, e me deparei com o tal do chainline... entendi que é o alinhamento da coroa com o k7 e tal e vi maneiras de fazer o alinhamento, mas uma coisa que não consegui entender é se a atenção a isso é uma coisa muito recorrente ou se costuma dar problemas apenas quando se faz adaptações na bike (como coroa única em quadros projetados para utilizar mais coroas ou vice-versa).

Em outras palavras... como estou montando uma speed com 2 coroas e 11s, terei que me preocupar com o chainline mesmo assim ou é só instalar o movimento central Hollowtech II com ambos os lados encostados no quadro e vai dar certo? Realmente estou boiando nessa parte.
Voltar para o topo
Hugobh77 Ver Drop Down

Belo Horizonte
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Hugobh77 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Jul 2019 as 19:34
Qual vai ser o quadro? Provavelmente o seu central vai servir de uma medida x a y e vai depender da medida lá no quadro. O seu já é hollowtech e ele vem com anéis espaçadores para fazer o acerto caso necessite. Isso só vai ter como saber na hora da montagem da relação.

Editado por Hugobh77 - 10 Jul 2019 as 19:35
Voltar para o topo
rowisen Ver Drop Down

CG
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rowisen Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Jul 2019 as 21:08
Originalmente Postado por Hugobh77 Hugobh77 Escreveu:

Qual vai ser o quadro? Provavelmente o seu central vai servir de uma medida x a y e vai depender da medida lá no quadro. O seu já é hollowtech e ele vem com anéis espaçadores para fazer o acerto caso necessite. Isso só vai ter como saber na hora da montagem da relação.
O quadro é o Ballistech Roubaix II (Vicinitech). Infelizmente no mercado nacional não temos muitas opções e eu não tinha intenção de investir tanto no quadro, então foi o que deu pra comprar rsrs

Sobre saber apenas na hora da montagem da relação... os vídeos que eu vi ensinando a fazer isso ou envolvia o uso de um paquímetro (não tenho um) ou no olhômetro analisando o alinhamento da corrente e tal... só que nessa segunda opção a coroa era única. Existe alguma maneira mais "caseira" pra fazer essa verificação, sem ser com paquímetro?
Voltar para o topo
dimas2dimas Ver Drop Down

Cascavel (PR)
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dimas2dimas Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Jul 2019 as 22:00
Vai precisar medir o centro do quadro ate a coroa. Utilizar chainline errado vai gerar maior desgaste da transmissão.

Dimas C. Prado

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar para o topo
rowisen Ver Drop Down

CG
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rowisen Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Jul 2019 as 23:37
Agooooooooooooora que eu entendi como funciona esse tal de Chainline rsrs no manual do pedivela diz qual é a medida, então eu faço a pré montagem do pedivela e faço a medição pra ver se deu a medida que pede ou se ficou faltando... era essa peça que estava faltando no meu quebra-cabeça rsrs

No caso do 105 R7000 o manual pede 43.5 mm.
Voltar para o topo
dimas2dimas Ver Drop Down

Cascavel (PR)
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dimas2dimas Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jul 2019 as 00:29
Originalmente Postado por rowisen rowisen Escreveu:

Agooooooooooooora que eu entendi como funciona esse tal de Chainline rsrs no manual do pedivela diz qual é a medida, então eu faço a pré montagem do pedivela e faço a medição pra ver se deu a medida que pede ou se ficou faltando... era essa peça que estava faltando no meu quebra-cabeça rsrs

No caso do 105 R7000 o manual pede 43.5 mm.

Exato. e Usa espaçador pra chegar aos 43,5. parece complicado, mas não é não! se vc medir o central + o copo externo + distancia das coroas (média das duas) do ponto de apoio do pedivela no central não precisa nem montar. 

Pra não restar dúvida...

Editado por dimas2dimas - 11 Jul 2019 as 00:29
Dimas C. Prado

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar para o topo
rowisen Ver Drop Down

CG
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rowisen Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Jul 2019 as 20:57
Originalmente Postado por dimas2dimas dimas2dimas Escreveu:

Exato. e Usa espaçador pra chegar aos 43,5. parece complicado, mas não é não! se vc medir o central + o copo externo + distancia das coroas (média das duas) do ponto de apoio do pedivela no central não precisa nem montar. 
Hoje comecei a fazer as medidas pra ir adiantando o processo, já que provavelmente na semana que vem irei receber a ferramenta e também o movimento central...

Medi o quadro ali onde fica o movimento central e deu 68 mm... dividi por 2 e tive uma parte da equação, 34 mm dos 43,5 necessários.

Porém peguei o pedivela pra ver o que eu podia fazer pra medi-lo (e ficar faltando medir apenas a borda externa do movimento central pra saber se vai ficar certo ou quanto de espaçador terei de colocar) mas me parece meio difícil de medir o pedivela.

Talvez o paquímetro facilite para fazer essa medida, mas como não tenho um vou ter que achar um jeito de improvisar.

Aquele tubo do pedivela que faz a integração fica um pouco recuado no meio do pedivela... será que fica exatamente no meio das duas coroas? Ou seja, seria apenas medir a borda do movimento central e voilà?

Voltar para o topo
Hugobh77 Ver Drop Down

Belo Horizonte
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Hugobh77 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Jul 2019 as 22:40
Lembrei de uma coisa aqui rowisen, geralmente quando o Chainline está correto a distância do pedivela até o seatStay é a mesma dos dois lados. Até porque um lado não pode ter muita diferença do outro para não causar desalinhamento do seu quadril em relação ao selim.
Voltar para o topo
rowisen Ver Drop Down

CG
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rowisen Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Jul 2019 as 22:53

Lembrei de uma coisa aqui rowisen, geralmente quando o Chainline está correto a distância do pedivela até o seatStay é a mesma dos dois lados. Até porque um lado não pode ter muita diferença do outro para não causar desalinhamento do seu quadril em relação ao selim.
Então a linha da corrente tem mais a ver com o tubo do movimento central desalinhado (quadro desalinhado) do que com alguma especificação técnica?

Desculpa se a pergunta é muito leiga, mas como é a primeira vez que estou lidando com essas coisas, realmente estou boiando e descobrindo tudo na raça rsrs

Edit:

Estava vendo umas imagens relacionadas a chainline no google e vi isso... o cara usou dois espaçadores do lado da coroa e teve então que usar um espaçador do lado oposto, provavelmente para não ter problema com a questão do balanceamento que você citou...

Mas tipo... hipoteticamente, se sem espaçadores eu tiver a mesma distância em ambos os lados e eu colocar um espaçador de cada lado... vou continuar com a mesma distância em ambos os lados mas a linha da corrente terá mudado, não?

Acho que não entendi muito bem kkkk

Editado por rowisen - 18 Jul 2019 as 22:57
Voltar para o topo
Hugobh77 Ver Drop Down

Belo Horizonte
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Hugobh77 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Jul 2019 as 23:43
Os espaçadores são para ajustar o movimento central de acordo com o tamanho da caixa do movimento. É por que um mesmo central vai servir para pedivela road, onde a caixa é mais estreita, tanto para MTB onde a caixa costuma ser mais larga. Depende tbem do fabricante do quadro. Independente disso o tamanho do eixo do pedivela não muda. Por isso te falei que daria para ver isso na hora da montagem. Dos que vi até hoje geralmente vai um espaçador a mais do lado da coroa. Na Breezer ficou o lado da coroa com 1 e o outro sem nada devido ao tamanho da caixa.
Voltar para o topo
rowisen Ver Drop Down

CG
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rowisen Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Jul 2019 as 23:51

Os espaçadores são para ajustar o movimento central de acordo com o tamanho da caixa do movimento. É por que um mesmo central vai servir para pedivela road, onde a caixa é mais estreita, tanto para MTB onde a caixa costuma ser mais larga. Depende tbem do fabricante do quadro. Independente disso o tamanho do eixo do pedivela não muda. Por isso te falei que daria para ver isso na hora da montagem. Dos que vi até hoje geralmente vai um espaçador a mais do lado da coroa. Na Breezer ficou o lado da coroa com 1 e o outro sem nada devido ao tamanho da caixa.

Ah, entendi... então de qualquer forma terei que ver quanto vai dar do meio das coroas até o centro da caixa do movimento central, pra ver se tem os tais 43.5 mm que o 105 sugere. Se faltar eu coloco o espaçador pra chegar nesse valor, então eu faço isso que você falou se medir os dois lados da pedivela pra ver se estão com a mesma distância com relação ao centro do quadro/seatstay.

Foi bom você me falar desse detalhe, não estava considerando isso e com certeza na prática irá me ajudar a ajustar tudo.

O movimento central e as ferramentas para instalar já estão em trânsito pro meu estado e devem chegar semana que vem.
Voltar para o topo

Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.