Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - centrar rodas ??
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


centrar rodas ??

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
£3O Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Ago 2009
Offline
Mensagens:150
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar £3O Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: centrar rodas ??
    Postado: 01 Ago 2012 as 11:47

                Em outro tópico, perguntei a vocês sobre ajustes de cambio.  Apanhei um pouco, mas consegui afinar o meu trocador.  (Valeu a força pessoal!)

                 Outro dia, troquei os pneus da minha bicicleta e quando fui ajustar a roda traseira como sempre fiz, acertei o toque das pastilhas para que ambas encostem ao mesmo tempo no aro.  Consegui sincronizar as duas mas quando girava a roda e checava na outra extremidade, via que a sincronia não estava tão boa quanto do outro lado.

 

                Como centrar rodas não esta no meu leque de habilidades mecânicas, levei a roda para a loja e acompanhei o mecânico trabalhando.  Saí de lá com a curiosidade atiçada para aprender a fazer eu mesmo o que tinha acabado de acompanhar.

 

                Lí alguns tutoriais na internet e aprendi que para rodas clássicas, se a roda encosta de um lado do centrador (ou da pastilha), temos que afrouxar o raio do mesmo lado em 1/2 volta e apertar os dois laterais a este ¼ de volta.

                Algumas duvidas surgiram conforme ia inspecionando minha roda para ver se os tutoriais se aplicavam.

1-     1-  Quando fui na loja, o mecânico usou uma chave de “niple” e uma de raio para acertar a roda enquanto que nos tutoriais eles usavam apenas a chave de “niple”.

2-      2-  Como proceder quando não é mais possível tencionar os niples?

3-      3- Qual a tradução de niple ?

4-      4- Existe alguma regra para marcas e tipos de trança de raios ??  Em mavics se trabalha assim, em Zipps assado... ??

5-      5- Nos tutoriais eles mencionavam que existem vários tamanhos de niple e que existem chaves universais para eles.  Onde se encontra essas chaves e qual o preço justo ??

6-      6- Se a roda ovalar devo entrar em pânico ??  Como proceder ??

Muito obrigado e boa tarde.

http://labirintodosequipamentos.blogspot.com/
Voltar ao Topo
£3O Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Ago 2009
Offline
Mensagens:150
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar £3O Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2012 as 18:25
up
http://labirintodosequipamentos.blogspot.com/
Voltar ao Topo
vlsantos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mar 2009
RJ
Offline
Mensagens:726
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vlsantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2012 as 18:48
Tem um video bem interessante sobre montagem de rodas. O vídeo é em francês, mas mesmo que você não conheça a língua, vai entender, pois as imagens são repetidas em forma de aula.

Se cadastra no http://cyclingtorrents.nl e baixa esse video com um software de torrent instalado no computador (uTorrent por exemplo)







Editado por vlsantos - 02 Ago 2012 as 18:50
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X