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Centrando coroa/pinha

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FPavão Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Centrando coroa/pinha
    Postado: 18 Mai 2014 as 17:16
Minha dúvida não é sobre chainline, mas sobre deixar tudo no "centro". Isso é, minha fixa, que usa uma pedivela de 2 coroas convertida, fica com a corrente esticada demais em alguns pontos e com folga em outras.

Isso se acentuou na última troca de relação. É uma pedivela gipiemme 42d e uma pinha genérica 16d. Com o pedal direito pra frente, na posição que uso pra dar trackstand, tudo tranquilo, mas com o pedal esquerdo na frente, tem uma folga monstra.

Quando falta lubrificação é outro problema, pois na parte mais esticada da volta faz uma barulheira que parece que vai arrebentar tudo.

Alguém tem uma dica pra centrar a coroa? Sei que a pinha que eu tô usando deve ser uma elipse quase, mas acho que arrumando a coroa já dá pra mitigar o problema.
Fernando Pavão
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Kid Falcon Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kid Falcon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mai 2014 as 18:47
Isso me lembra problema com transmissão da minha caloicross, rs...  Verificou os rolamentos e o estado do eixo do movimento central?
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FPavão Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2014 as 08:58
Sim, os rolamentos estão bons. Tenho 98% de certeza que o problema é na pedivela e pinha. Até pq já tentei centrar várias vezes e o melhor que consegui foi deixar a folga no ponto onde não faço trackstand.

Acho que a solução vai ser comprar uma pedivela single mesmo.
Fernando Pavão
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RaulRockSeixas Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RaulRockSeixas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2014 as 10:53
Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:

Sim, os rolamentos estão bons. Tenho 98% de certeza que o problema é na pedivela e pinha. Até pq já tentei centrar várias vezes e o melhor que consegui foi deixar a folga no ponto onde não faço trackstand.

Acho que a solução vai ser comprar uma pedivela single mesmo.


Não entendo bem como funciona a adaptação do pedivela duplo para single, mas quando estava pensando em montar uma bike de pista sempre aparecia esse problema de nao ter um chainline legal.
Já tentou usar espaçadores na coroa para tentar ajustar um pouco mais o chainline?

A minha pisteira fica com o chainline 100% e já faz um barulheira forte, imagino então se tiver desalinhado!

Outra coisa, até onde sei quanto menor a coroa/pinhao mais barulho... será que nao ajudaria colocar uma coroa um pouco mair e subir um dente no pinhão?


Editado por RaulRockSeixas - 21 Mai 2014 as 10:54
Arrroooocha Pica-Pau!
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FPavão Ver Drop Down
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Mas o problema não é chainline. Isso tá quase bom. Fiz um video pra mostrar:

Fernando Pavão
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FAB1000 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mai 2014 as 13:39
Pensei nas seguintes hipóteses:
- A coroa pode estar ovalada;
- O centro do braço da pedivela não está alinhado ao centro do central, descentralizando o movimento e dando esse jogo na coroa quando passa em determinada posição.


Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
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Kid Falcon Ver Drop Down
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Ocorreu-me o seguinte.  Essa coroa é específica para single speed? Se não for, acredito que pode haver irregularidade no desenho da coroa por necessidade do sistema indexado.  Com caloicross era exatamente a mesma coisa, mas como a coroa não era fixada da mesma forma, dava pra acertá-la.
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Stcunha Ver Drop Down
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Tenho uma trek 820 que tem a coroa ovalada, não seria o caso?
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Kid Falcon Ver Drop Down
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Acho que uma forma de tirar a prova se a coroa está ovalada, é soltá-la e colocá-la noutra posição.  Ou girá-la sem a corrente.  O mesmo com o pinhão traseiro.

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zex Ver Drop Down
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Originalmente postado por FAB1000 FAB1000 escreveu:

Pensei nas seguintes hipóteses:
- A coroa pode estar ovalada;
- O centro do braço da pedivela não está alinhado ao centro do central, descentralizando o movimento e dando esse jogo na coroa quando passa em determinada posição.




 Não é uma enquete, mas pelo vídeo, eu voto na coroa ovalada...


 Tenta instalar uma outra coroa que seja redonda para ver o problema persiste...


Editado por zex - 22 Mai 2014 as 14:28
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FPavão Ver Drop Down
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Tô meio sem tempo de ficar mexendo agora na bike, mas assim que der vou verificar isso da coroa ser ovalada.

Se for, deve ser algo bem imperceptível, pois no olho nunca percebi nada disso. A coroa se não me engano é original da pedivela gipiemme e deve ser da década de 90.

Originalmente postado por FAB1000 FAB1000 escreveu:

- O centro do braço da pedivela não está alinhado ao centro do central, descentralizando o movimento e dando esse jogo na coroa quando passa em determinada posição.




Mas isso faria a coroa se mover em outro plano também, não? Isso é, pareceria que ela está torta, jogando a corrente pra dentro e pra fora em cada volta.
Fernando Pavão
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blaugusto Ver Drop Down
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Minha experiência com moto:

Nas 3 vezes que passei por isso o problema era na corrente.
Acontecia quando eu cagava ao esticar e deixava esticada demais.

Era trocar a corrente que sanava o problema.

Imagino que possa ser o mesmo no seu caso.
Verifique como os colegas disseram.
Se persistir teste com outra corrente.
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FAB1000 Ver Drop Down
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Originalmente postado por FPavão FPavão escreveu:

Tô meio sem tempo de ficar mexendo agora na bike, mas assim que der vou verificar isso da coroa ser ovalada.

Se for, deve ser algo bem imperceptível, pois no olho nunca percebi nada disso. A coroa se não me engano é original da pedivela gipiemme e deve ser da década de 90.

Originalmente postado por FAB1000 FAB1000 escreveu:

- O centro do braço da pedivela não está alinhado ao centro do central, descentralizando o movimento e dando esse jogo na coroa quando passa em determinada posição.




Mas isso faria a coroa se mover em outro plano também, não? Isso é, pareceria que ela está torta, jogando a corrente pra dentro e pra fora em cada volta.


Não, ela está alinhada com a corrente longitudinalmente, mas fora do centro perpendicularmente, como um eixo excêntrico. Aí quando chega a esse ponto, estica a corrente, mesmo com a coroa perfeitamente circular.



Essa situação acho mais difícil, mas não impossível, se o eixo estiver com folga ou torto.

Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
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Kid Falcon Ver Drop Down
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Uma possibilidade para corrigir isso, creio que poderá ser a seguinte:  afrouxe os parafusos da coroa a ponto de poder movê-la um pouco no pedivela.  Nos pontos onde a tensão for maior, a coroa deverá se acomodar mais junto ao eixo ao pedalar.  Feito isso, aperte novamente os parafusos.

No caso das caloicross, recordo-me que problemas assim ocorriam devido ao excesso de tensão na corrente (muito esticada).  Sugiro recuar um pouco a roda, pois corrente precisa de uma ligeira folga pra trabalhar corretamente.
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RaulRockSeixas Ver Drop Down
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Sempre imaginei que a coroa encaixava na aranha sem folga nenhuma, justamente para evitar esse problema..... isso é novidade pra mim.

Arrroooocha Pica-Pau!
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Kid Falcon Ver Drop Down
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Confesso que agora estou um pouco na dúvida... mas vejam isso aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=pqs0_HvMTNw
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Libert Ver Drop Down
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Tive esse problema com a minha vikingx. É como por água no chopp andar com uma fixa que tem folga. Primeiro passei a coroa para o lado de dentro, que melhorou o alinhamento, mas em determinado ponto do giro do pedivela sentia folga na corrente. Então percebi que a coroa estava um pouco desalinhada em relação ao pedivela, coisa de fração de milimetro. Provavelmente por não haver o suporte do lado de dentro que há no lado de fora.

Por isso comprei parafusos de pedivela triplo, que tem a porca com uma base maior, e utilizei arruelas de pressão do lado de fora para apertá-los corretamente. Assim a coroa ficou justinha. Não sinto mais a folga na pedalada. Porém, em casa, com a bike de cabeça para baixo, dá pra sentir uma diferença na tensão da corrente conforme giro o pedivela. Quando o giro o pedivela ou a roda sem corrente, não dá para notar qualquer qualquer anormalidade, olhando de diversos angulos. Mas, quando coloco a corrente, percebo que ela mesma faz umas curvas bem sutis do nada, olhando por cima. 

Por enquanto está ok, já que não sinto na pedalada, mas qualquer dia instalo uma corrente  top da kmc para ver se resolve de vez.

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Libert Ver Drop Down
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Faltou a foto. Com a arruela de pressão e o parafuso de pedivela triplo, a porca preeche melhor o buraco da coroa e pedivela.
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Registro Ver Drop Down
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To com o mesmo problema. A linha da corrente tá perfeita, mas conforme se gira o pedivela a corrente tensiona e afrouxa.

Não sei se a coroa foi feita pra single ou speed. É uma Sakae 3/32 50t NOS.

Os parafusos da coroa afrouxam a cada 5, 10, no máximo 15 km. Mesmo com eles apertados o problema da corrente continua.

Bom, vou tentar algumas dicas do tópico.

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Libert Ver Drop Down
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Originalmente postado por Registro Registro escreveu:

To com o mesmo problema. A linha da corrente tá perfeita, mas conforme se gira o pedivela a corrente tensiona e afrouxa.

Não sei se a coroa foi feita pra single ou speed. É uma Sakae 3/32 50t NOS.

Os parafusos da coroa afrouxam a cada 5, 10, no máximo 15 km. Mesmo com eles apertados o problema da corrente continua.

Bom, vou tentar algumas dicas do tópico.

3/32 é para corrente fina e fixa/ss normalmente usa grossa. Mas também tem pinhão de fixa feita para corrente fina:

http://bikefixabr.blogspot.com.br/2012/04/os-mitos-sobre-bikes-fixas.html

No seu caso, talvez apenas as arruelas sirvam, já que os parafusos não estão segurando a coroa. Se a arruela for de pressão (as únicas arruelas grossas que achei), melhor deixar ela reta com a ajuda de dois alicates.


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sergio_moraes Ver Drop Down
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tira a corrente da coroa e roda o pedivela como se estivesse pedalando bem rapido, se a coroa ficar subindo e descendo, é porque esta oval naquele ponto onde ocorre o sobe e desce, e é exatamente neste ponto em que a corrente estica e afrouxa.
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sergio_moraes Ver Drop Down
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só para completar, faz o mesmo procedimento com a roda, se a catraca ficar subindo e descendo, aí pode ser que a catraca esteja ovalizada ou na pior das hipoteses, seja problema no cubo.
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Registro Ver Drop Down
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Originalmente postado por Libert Libert escreveu:


Originalmente postado por Registro Registro escreveu:

To com o mesmo problema. A linha da corrente tá perfeita, mas conforme se gira o pedivela a corrente tensiona e afrouxa.

Não sei se a coroa foi feita pra single ou speed. É uma Sakae 3/32 50t NOS.

Os parafusos da coroa afrouxam a cada 5, 10, no máximo 15 km. Mesmo com eles apertados o problema da corrente continua.

Bom, vou tentar algumas dicas do tópico.


3/32 é para corrente fina e fixa/ss normalmente usa grossa. Mas também tem pinhão de fixa feita para corrente fina:

http://bikefixabr.blogspot.com.br/2012/04/os-mitos-sobre-bikes-fixas.html

No seu caso, talvez apenas as arruelas sirvam, já que os parafusos não estão segurando a coroa. Se a arruela for de pressão (as únicas arruelas grossas que achei), melhor deixar ela reta com a ajuda de dois alicates.




Obrigado, vou tentar.
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Originalmente postado por Registro Registro escreveu:

To com o mesmo problema. A linha da corrente tá perfeita, mas conforme se gira o pedivela a corrente tensiona e afrouxa.

Não sei se a coroa foi feita pra single ou speed. É uma Sakae 3/32 50t NOS.

Os parafusos da coroa afrouxam a cada 5, 10, no máximo 15 km. Mesmo com eles apertados o problema da corrente continua.

Bom, vou tentar algumas dicas do tópico.

Talvez o problema seja este:

SR Sakae NOS 144mm BCD Track Chainring
Model is designated the Royal LA-5.
Note: NOT compatable with Andel 144mm BCD arms.


http://www.velosolo.co.uk/shopcrank.html

É justamente o meu pedivela. Minha coroa não é a Royal LA-%, mas não consegui descobrir qual é.
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Originalmente postado por Kid Falcon Kid Falcon escreveu:

Uma possibilidade para corrigir isso, creio que poderá ser a seguinte:  afrouxe os parafusos da coroa a ponto de poder movê-la um pouco no pedivela.  Nos pontos onde a tensão for maior, a coroa deverá se acomodar mais junto ao eixo ao pedalar.  Feito isso, aperte novamente os parafusos.


No meu caso tentei essa dica mas não funcionou.

Agora to desconfiado que tá instalado errado o movimento central. Eu tava achando estrando o cara da oficina ter precisado dar tantas cacetadas a ponto de lascar a pintura pra instalar o central.

Enfim, tirei o pedivela pra ver se conseguia perceber se o eixo tava torto, e acho que mc tá errado. Vou em outra oficina.
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Kid Falcon Ver Drop Down
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Acho que ficar dando cacetada em bike... olha... eu acho que não é certo, não importa a razão.  Eu me recordo como se fosse ontem, a primeira vez que mexi no movimento central da minha bike:  fui lá na oficina, pensando comigo em fazer um serviço profissional, de tanto que eu gostava da minha Monark Falcon... e lá vem um "mecânico" com um prego e martelo pra soltar o anel...  Fala sério... pra fazer isso eu mesmo poderia fazer e até vi que poderia fazer melhor com uma daquelas chaves que vinham com as bikes da Caloi...

Manda ver, leva em outro, depois conte o resultado.
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Originalmente postado por Registro Registro escreveu:

To com o mesmo problema. A linha da corrente tá perfeita, mas conforme se gira o pedivela a corrente tensiona e afrouxa.


A chainline não tá tão perfeita assim. Apesar da coroa e do pinhão estarem na medida (42mm), a corrente se move lateralmente (dá uma serpenteada) entre a coroa e o pinhão.

Agora eu não sei se é isso que faz a diferença na tensão ou se é a diferença na tensão que faz isso.


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Registro Ver Drop Down
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Originalmente postado por Kid Falcon Kid Falcon escreveu:

Acho que ficar dando cacetada em bike... olha... eu acho que não é certo, não importa a razão.  Eu me recordo como se fosse ontem, a primeira vez que mexi no movimento central da minha bike:  fui lá na oficina, pensando comigo em fazer um serviço profissional, de tanto que eu gostava da minha Monark Falcon... e lá vem um "mecânico" com um prego e martelo pra soltar o anel...  Fala sério... pra fazer isso eu mesmo poderia fazer e até vi que poderia fazer melhor com uma daquelas chaves que vinham com as bikes da Caloi...

Manda ver, leva em outro, depois conte o resultado.


Levei no João do Butantã. Ele desmontou o central, montou de novo e disse que já tava certo.
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Libert Ver Drop Down
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Esse problema é bem complexo. Acho que pode ser um monte de coisa. Desalinhamento da coroa, do pedivela, do quadro, da corrente. A minha corrente também serpenteia. Talvez o problema seja a própria corrente. Também gostaria de experimentar centrais com medidas menores. Chato é achar.
Em uma roda livre ninguém iria notar essas coisas. Até com barulho na roda livre a gente se acostuma. Mas na fixa qualquer detalhe faz uma diferença enorme. Mesmo porque, com uma marcha só, a vontade é de tirar o máximo possível da bike. Será que se eu comprar uma fixa mais cara, tipo uma specialized langster, não vou me deparar com esse tipo de problema?
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FPavão Ver Drop Down
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Como comecei o tópico, vou dar minha solução: esquecer o problema e pedalar.

Depois de um mês inteiro de chuva aqui em Porto Alegre, desisti de tentar deixar minha relação em condições boas. É desmotivante limpar a bike, limpar e lubrificar a corrente, e no próximo dia pegar um monte de chuva e encher a bike de areia e água de novo.

Nem me importo mais, lubrificação é na base de wd40 genérico, dos mais baratos, aplicado generosamente em todos os cantos da bike, menos nas manoplas e selim. Pelo menos o barulho diminui um pouco assim.
Fernando Pavão
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Libert Ver Drop Down
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É isso aí, o negócio é pedalar. Não fazendo aquela batidinha na corrente depois que a gente alivia o pedal já tá bom demais. Felizmente isso já não acontece mais comigo. O que eu mais gosto na fixa é a integração com a bike. Ela nos obriga a acompanhar a sua velocidade, mantendo a rotação do pedal. Parece até que está pedindo para andar mais. Mas se dá folga na corrente e aquela batidinha na retomada da aceleração, perde a graça.

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RafaelPG Ver Drop Down
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Tenho uma Airwalk fixa.
Desde que a comprei em novembro do ano passado ela tem me dado problemas, fui resolvendo e tudo beleza.
Até que um dia a coroa do pedivela empenou estourando a corrente, como o pedivela nem se quer tinha marca, achei que era esse o problema, então comprei um pedivela Sugino.
Dai tudo bem rodei uns 60km com ele, certa vez andando muito rápido em uma ciclovia desnivelada aconteceu novamente, deu uma pequena entortada na coroa e estourou a corrente.
Quando percebi que a coroa não estava centralizada com o pinhão.

Ai que veio a dor de cabeça mandei na oficina, o cara colocou umas porcas no cubo do lado esquerdo, para que quando apertar o parafuso o quadro não fechar muito e tentar manter o mais alinhado possível, regulou os raios, mas mesmo assim não está 100% centralizada. Agora falta mexer no movimento central e colocar um menor para que a coroa fique o mais próximo do chanline para poder alinhar coroa e pinhão.

Cansei dessa bike e to querendo vender.
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